You are on page 1of 18

Breve histrico da proteo radiolgica

1.895 1.896 1.897 Roentgen observa uma radiao at ento desconhecida. chama-a raios - X. Becquerel descobre a emisso de radiao de urnio. chama-a de radiao ativa. Marie Curie lana o termo radioatividade. Juntamente com seu marido Pierre descobrem os elementos rdio e polnio

20 elementos so conhecidos. Observa-se benefcios e nocividades 1.900 decorrentes da manipulao da radiao. Conclui-se que medidas de proteo so necessrias. Por ocasio do 2 Congresso Inter. de Radiologia, da Sociedade 1.928 Internacional de Radiologia, decidiu-se estabelecer o Comit Internacional de Proteo ao raio X e radium. 1.950 O nome do comit alterado para Comisso Internacional de Proteo Radiolgica ICPR. criada no Brasil a Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN e seu rgo de fiscalizao - o Laboratrio de Dosimetria.

1.951 Acontece a 1 publicao - publicao 1 da ICPR. 1.962

O Laboratrio de Dosimetria transferido para a Companhia Brasileira 1.972 de Tecnologia Nuclear - NUCLEBRAS. o nome mudado para Instituto de Radioproteo e Dosimetria - IRD. 1.976 1.979 Sai o decreto 77.052 de 19/01 que dispe sobre a fiscalizao sanitria ( art. 3 - VIII ) O IRD reincorporado a CNEN - agora rgo de pesquisas e fiscalizao. A violao de uma fonte de csio-137 de 1.375 curies, deu origem ao acidente radiolgico de Goinia. O Ministrio da Sade (MS), Ministrio do Trabalho ( MT), Ministrio de Urbanismo e Meio Ambiente, Colgio Brasileiro de Radiologia (CBR), Conselho Nacional dos Secretrios de Sade (CONASS) e Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), elaboram um termo de compromisso formalizado em 25/11/87. 1.987 Antes da formalizao do termo, responsveis pela vigilncia sanitria de todos os estados, renem-se em Goinia. assinado o termo que estabelece a criao de laboratrios de referncia para o suporte tcnico das aes de vigilncia sanitria, no campo das radiaes ionizantes. Dezembro - o governo procura, como soluo imediata para evitar outros sinistros, promover um curso para tcnicos em vigilncia sanitria. A DVS - Diviso de Vigilncia Sanitria do CSVS/SESA/PR., inicia o cadastramento de todas as fontes de radiao ionizante do estado e

1.988 inicia a estruturao do SPR - Servio de Proteo Radiolgica. Em 16/11/89, a SESA/PR., em convnio com a CNEN, inaugura o 1 Laboratrio de Referncia em Proteo Radiolgica - LPR - do pas. O servio de proteo radiolgica em radiodiagnstico mdico 1.989 descentralizado para a 2 Regional de Sade O SPR/LPR desenvolve atividades de rotina em cadastramento e inspees :em radiodiagnstico (exceto Curitiba), radioterapia, medicina nuclear, indstria e pesquisa apresentado durante o III Congresso Regional International Radiation 1.995 Protection Association - IRPA, o programa estadual de proteo radiolgica para os rgos de sade do Paran - Brasil Dentro da reforma organizacional da SESA, o SVSRI desenvolve cursos. A oficinas de trabalho,treinamentos em servio para tcnicos das partir Vigilncias Regionais e Municipais em consonncia com os princpios de de descentralizao e municipalizao do SUS,capacitando-os para as 1.996 aes de vigilncia no contexto da Proteo Radiolgica.

A euforia que sucedeu descoberta dos raios X seguiu-se um perodo de depresso: muitos mdicos e cientistas que utilizavam a radiao para fins teraputicos ou de pesquisa viram-se acometidos por irritaes e descamaes cutneas, queimaduras e at mesmo formas cancerosas. Logo se descobriu que a utilizao da radiao na ausncia de proteo adequada produzia leses nos tecidos a ela expostos. Ao incidir sobre os tecidos, a radiao provoca a emisso de eltrons (chamados fotoeltrons) com energia de milhares de eltrons-volt. O fenmeno causa a destruio da estrutura das clulas dos tecidos da carne, dos ossos e do sangue. De incio, o efeito se manifesta localmente como irritao cutnea, depois pode-se transformar em leso grave, com cicatrizao dificultosa. A radiao pode alterar a estrutura molecular das clulas somticas, com conseqncias sobre o metabolismo e a reproduo celulares. Pode tambm atingir as clulas sexuais, o que representa perigo ainda maior. por isso que um equipamento de raios X s pode e s deve ser manejado por pessoas competentes e devidamente protegidas.

Princpios bsicos de proteo radiolgica

Durante toda a vida, os seres humanos esto expostos diariamente aos efeitos das radiaes ionizantes. Estas radiaes podem ser de origem natural ou artificial. Quanto proteo radiolgica, pouco podemos fazer para reduzir os efeitos das radiaes de origem natural. No entanto, no que diz respeito s fontes artificiais, todo esforo deve ser direcionado a fim de controlar seus efeitos nocivos. neste aspecto, que a proteo radiolgica pode ter um papel importante.

Pode-se observar que a maior contribuio deve-se s irradiaes mdicas e, dentro desta categoria, o radiodiagnstico o que possui a maior porcentagem. Devido esta constatao, todo esforo deve ser direcionado no sentido de controlar e reduzir estes valores, o que pode ser atingido atravs da aplicao efetiva dos preceitos de proteo radiolgica. Segundo a norma da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) o conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contra possveis efeitos indevidos causados por radiao ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e de fontes naturais modificadas tecnologicamente. Essas medidas esto fundamentadas em trs princpios bsicos:

- Justificao - Otimizao - Limitao de doses individuais.

Justificao da prtica

Nenhuma prtica deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefcio para o indivduo exposto ou para a sociedade. A exposio mdica deve resultar em um benefcio real para a sade do indivduo e/ou para a sociedade. Deve-se considerar a eficcia, os benefcios e riscos de tcnicas alternativas disponveis com o mesmo objetivo, mas que envolvam menos ou nenhuma exposio a radiaes ionizantes.

Otimizao da proteo radiolgica

O princpio da otimizao implica em que as exposies devem manter o nvel de radiao o mais baixo possvel. Esse princpio se aplica a todas as atividades que demandam exposies s radiaes ionizantes. Tais atividades devem ser planejadas, analisando-se em detalhe o que se pretende fazer e como ser feito. A proteo radiolgica otimizada quando as exposies empregam a menor dose possvel de radiao, sem que isso implique na perda de qualidade de imagem.

Limitao de doses individuais

As doses de radiao no devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteo de cada pas. Esse princpio no se aplica para limitao de dose ao paciente, mas sim para trabalhadores ocupacionalmente expostos radiao ionizante e para o pblico em geral. Incide sobre o indivduo considerando todas as exposies, decorrentes de todas as prticas que o indivduo possa estar exposto.

Efeitos de Altas Doses

Toda exposio aguda no resulta em morte. Se um grupo de pessoas exposto a doses de radiao, os efeitos acima podem ser observados. A informao desta tabela foi retirada da NCRP Report No. 89, "Guidance on Radiation Received in Space Activities," 1989. Na tabela, os valores de dose so o limiar para incio do efeito observado em pessoas mais sensveis exposio.

Efeitos de Altas Doses Dose (Rad) Efeitos Observados

15-- Mudana na contagem sangunea do grupo 25 50 100 150 Mudana na contagem sangunea de um indivduo Vmito (limiar) Morte (limiar)

320-- DL 50/30* com cuidado mnimo 360 480-- DL 50/30* com cuidados mdicos 540 1.100 DL 50/30* com cuidados mdicos intensivos (transplante de medula) *DL 50/30 a dose letal em que 50% dos expostos quela dose morrero dentro de 30 dias.

s vezes difcil entender por que algumas pessoas morrem, enquanto outras sobrevivem depois de serem expostas a mesma dose de radiao. A principal razo para isto a sade dos indivduos quando expostos e quais so suas capacidade individuais em combater os efeitos incidentais da exposio radiao, bem como suas sensibilidades infeces.

Alm da morte, h outros efeitos de dose de alta radiao.


Perda de Cabelo (epilao) similar aos efeitos na pele e ocorre depois de doses agudas de cerca de 500 Rad. Esterilidade pode ser temporria ou permanente em homens, dependendo da dose. Em mulheres, geralmente permanente, mas para isto requer-se doses altssimas, da ordem de 400 Rad nas clulas reprodutivas. Cataratas (turvamento da lente do olho) surgem para um limiar de dose de 200 Rad. Os nutrons so especialmente relacionados com as cataratas, devido ao fato do olho conter gua e esta ser absorvedora de nutrons. Sndrome Aguda de Radiao Se vrios tecidos importantes e rgos so danificados, pode-se produzir uma reao aguda. Os sinais iniciais e sintomas de SAR so nusea, vmito, fadiga e perda de apetite. Abaixo de 150 Rad, estes sintomas que so diferentes daqueles produzidos por uma infeco viral podem ser a nica indicao externa de exposio radiao. Acima de 150 Rad, uma das trs sndromes de radiao se manifestam dependendo do nvel da dose.

Sndrome Hematopoitica

rgos Afetados rgos formadores do sangue Sistema Gastrointestinal Crebro e Msculos

Sensibilidade Altamente sensvel

Gastrointestinal Sistema Nervoso Central

Muito sensvel Menos sensvel

Resposta Biolgica Doses de Radiao

< 5 Rad 5--50 Rad

Nenhum efeito imediato observado Ligeira variao na contagem do sangue

50--150 Rad Ligeira variao na contagem do sangue e sintomas de nusea, vmito, fadiga, etc. 150--1.100 Severas mudanas no sangue sero notadas e os sintomas aparecem imediatamente. Aproximadamente 2 semanas depois, Rad algumas pessoas expostas morrem. Aqueles expostos a 300500 Rad, at a metade morrero dentro de 30 dias sem tratamento mdico intensivo. A morte ocorre devido a destruio dos rgos formadores do sangue. Sem glbulos brancos, as infeces aparecem. Na margem inferior desta faixa de dose, o

isolamento, antibiticos e transfuses podem ajudar a medula a gerar novas clulas e o paciente poder se recuperar totalmente. Na margem superior desta faixa, necessrio um transplante de medula. 1.000--2.000 A probabilidade de morte aumenta para 100% dentro de 1 ou 2 semanas. Os sintomas iniciais aparecem imediatamente. Poucos Rad dias depois, h uma piora drstica, devido destruio do sistema gastrointestinal. Uma vez que o sistema gastrointestinal pra de funcionar, nada pode ser feito e o tratamento mdico apenas um paliativo para a dor. > 2.000 Rad A morte uma certeza. Em doses acima de 5.000 Rad, o sistema nervoso central (crebro e msculos) no consegue mais controlar as funes corporais, como respirao e circulao sangunea. A morte ocorre dentro de dias ou horas. Nada pode ser feito.

Como visto, nada pode ser feito se a dose for muito alta e destruir o sistema gastrointestinal e o sistema nervoso central. Por isto, nem sempre um transplante de medula bem sucedido. Determinao dos Efeitos Biolgicos Para qualquer agente biologicamente perigoso muito difcil correlacionar a dose administrada com a resposta ou o dano provocado. A quantidade de dano no caso da radiao pode ser a freqncia de uma dada anormalidade na clula de um animal versus a dose recebida. H algumas evidncias de que os efeitos genticos da radiao constituem um fenmeno linear e uma das suposies fundamentais no estabelecimento de normas de proteo radiolgica e no controle da atividade da radiao em programas de sade pblica tem sido levar em conta o efeito linear da radiao. Portanto, sempre suposto algum grau de dano quando a populao exposta a pequena quantidade de radiao. Esta suposio torna a tarefa de estabelecer normas de proteo radiao muito ingrata. Levando-se em conta que os seres vivos apresentam certo grau de radiossensiblidade ou radioresistncia, normalmente, tem-se trabalhado com uma curva de dose e resposta limiar, isto , a partir de um determinado valor de dose haver um efeito associado, e no mais quando a radiao se torna infimamente presente.

Modelo de Risco Linear de consenso geral entre especialistas que os riscos da radiao esto relacionados a um modelo linear proporcional e no a um modelo limiar, que a partir de determinado valor comecem a aparecer os efeitos. Tais estimativas de risco so estritamente aplicveis a uma populao irradiada e no a um indivduo. Para estimativas individuais, a Probabilidade de Causas (PC) freqentemente usada, levando-se em considerao no apenas a dose, mas tambm fatores adicionais que podem influenciar o desenvolvimento de efeitos especficos em determinado indivduo. A exposio radiao no garantia de males. Mas, devido a um modelo linear, quanto mais exposio, mais risco e no h dose de radiao to pequena que no produza um efeito colateral. Efeitos da Exposio Baixas Doses de Radiao H trs categorias gerais para os efeitos resultantes exposio baixas doses de radiao. Efeitos Genticos --sofrido pelos descendentes da pessoa exposta Efeitos Somticos --primariamente sofrido pelo indivduo exposto. Sendo o cncer o resultado primrio, diz-se muitas vezes Efeito Carcinognico. Efeitos In-Utero --Alguns erradamente consideram estes como uma conseqncia gentica da exposio radiao, porque o efeito observado aps o nascimento, embora tenha ocorrido na fase embrionria/fetal. No entanto, trata-se de um caso especial de efeito somtico, porque o feto exposto radiao. Efeitos Genticos: mutao da clulas reprodutivas transmitidas aos descendentes de um indivduo exposto Os efeitos genticos atingem especificamente as clulas sexuais masculinas e femininas, espermatozides e vulos. As mutaes so transmitidas aos descendentes dos indivduos expostos. A radiao um agente mutagnico fsico. H tambm agentes qumicos, bem como agentes biolgicos (vrus) que causam mutaes. Um fato importante a lembrar que a radiao aumenta a taxa de mutao espontnea, mas no produz quaisquer novas mutaes. Entretanto, uma possvel razo para que os efeitos genticos resultantes de exposio a baixas taxas de dose no tenham sido observados que as clulas reprodutivas podem espontaneamente absorver ou eliminar estas mutaes nos primeiros estgios da fertilizao.

Nem todas as mutaes so letais ou prejudicam o indivduo, porm mais prudente considerar que todas as mutaes so ruins, e assim, pela norma NRC (10 CFR Part 20), a exposio radiao deve ser a mnima absoluta ou As Low As Reasonably Achievable (ALARA). Isto particularmente importante, pois qualquer que seja a dose sempre haver um efeito proporcional ela, sem haver um limiar para incio dos efeitos. Efeitos Somticos em Indivduos Expostos O resultado primrio o cncer. Os efeitos somticos (carcinognicos) so, de uma perspectiva ocupacional de risco, os mais significativos, principalmente para os trabalhadores da rea que podem ter conseqncias na sua sade, a saber, o cncer. A radiao um exemplo de agente fsico carcinognico, enquanto o cigarro um exemplo de agente qumico que causa cncer e os vrus, agentes biolgicos. Diferente dos efeitos genticos da radiao, o cncer radioinduzido bem documentado. Muitos estudos foram realizados que indicam a relao entre radiao e o cncer. Alguns indivduos estudados e os cnceres induzidos:

cncer de pulmo--trabalhadores de minas de urnio cncer dos ossos--pintores de mostrador de relgio base de rdio cncer de tiride--pacientes em terapia cncer de seio--pacientes em terapia cncer de pele--radiologistas leucemia--sobreviventes de exploses de bombas, exposio intrauterina, radiologistas, pacientes em terapia Efeitos In-Utero em Embries/Fetos

Os efeitos podem ser


morte intrauterina retardamento no crescimento desenvolvimento de anormalidades cnceres na infncia

Os efeitos intrauterinos envolvem a produo de mal formaes em embries em desenvolvimento. A radiao um agente fsico teratognico. H muitos agentes qumicos (como a talidomida) e muitos agentes biolgicos (como os vrus que causam sarampo) que tambm podem produzir mal formaes enquanto o beb ainda est no estgio de desenvolvimento embrinico ou fetal. Os efeitos da exposio in-utero podem ser considerados como subconjunto de uma categoria geral de efeitos somticos. As mal formaes

produzidas no indicam um efeito gentico, pois quem est sendo exposto o embrio e no as clulas reprodutivas dos pais. Os efeitos da exposio intruterina dependero do estgio de desenvolvimento fetal. Semanas aps a concepo 0-1 (pr-implantao) 2-7 (organognese) Efeito morte intrauterina retardamento no crescimento/desenvolvimento de anormalidades/cncer o mesmo acima com menor risco, associado com possveis anomalias funcionais

8-40 (estgio fetal)

Risco de Radiao H riscos associados com qualquer valor de exposio radiao. Os riscos aproximados para as trs categorias de efeitos de exposio a baixos nveis de radiao so: Efeito Gentico Somtico (cncer) In-Utero (cncer) In-Utero (todos os efeitos) Casos de Excesso para 10.000 por Rad 1 para 2 2 para 10 2 para 6 10 para 100

Gentico Os riscos de exposio a 1 Rem de radiao aos rgos reprodutores so de aproximadamente 50 a 1.000 vezes menor que o risco espontneo para vrias anomalias. Somtico Para cnceres radioinduzidos, o risco estimado pequeno se comparado a uma incidncia normal de 1 a 4 chances de desenvolver qualquer

tipo de cncer. No entanto, nem todos os cnceres esto associados exposio radiao. O risco de morte devido a um cncer radioinduzido a metade do risco de adquirir um cncer. In-Utero Os riscos espontneos de anormalidades fetais de cerca de 5 a 30 vezes maior do que o risco de exposio a 1 Rem de radiao. No entanto, o risco de cncer em crianas devido exposio in-utero quase o mesmo que o risco para adultos expostos radiao. Devido a sensibilidade intrauterina, a NRC, em 10 CFR Part 20, requer que em mulheres grvidas, a dose de radiao seja mantida abaixo ou igual a 0.5 Rem durante toda a gestao, o que um dcimo da dose anual permitida para trabalhadores ocupacionais. Este limite se aplica para a trabalhadora que declarar por escrito seu estado de gravidez, seno aplica-se os limites convencionais. Obs.: Unidades de Atividade e Exposio A atividade de uma amostra com tomos radioativos (ou fonte radioativa) medida em: 1 Bq (Becquerel) = uma desintegrao por segundo 1 Ci (Curie) = 3,7 x 1010 Bq 1 Sievert = 100 rem 1 Gray = 100 rad

Exposies ocupacionais

Nas exposies ocupacionais normais, nas prticas abrangidas pela Portaria 453, o controle deve ser feito de maneira que:

- A dose efetiva anual no deve exceder 20mSv em qualquer perodo de 5 anos consecutivos, no podendo exceder 50mSv em um ano;

Estudantes com idade entre 16 e 18 anos, em estgio de treinamento profissional a dose efetiva anual no deve exceder o valor de 6mSv;

- proibida a exposio ocupacional de menores de 16 anos;

- A dose efetiva anual de indivduos do pblico no deve exceder a 1mSv. Para mulheres grvidas devem ser observados os requisitos adicionais:

- A gravidez deve ser notificada ao titular do servio to logo seja constatada;

- As condies de trabalho devem garantir que a dose na superfcie do abdmen no exceda 2mSv durante todo o perodo restante da gravidez.

Mtodos de reduo de exposio s radiaes

Os mtodos descritos a seguir podem ser adotados visando a reduo de exposio as radiaes. - Tempo, blindagem e distncia; - Hbitos de trabalho; - Sinalizao; - Monitorao.

Tempo, blindagem e distncia

A reduo do tempo de exposio ao mnimo necessrio, para uma

determinada tcnica de exames, a maneira mais prtica para se reduzir a exposio radiao ionizante e quanto mais distante da fonte de radiao, menor a intensidade do feixe.

Hbitos de trabalho

- Utilizar sempre as tcnicas adequadas para cada tipo de exame, evitando a necessidade de repetio e reduzindo o efeito da radiao espalhada sobre o profissional das tcnicas radiolgicas; - O Tecnlogo e o Tcnico devero sempre utilizar seu dosmetro pessoal durante a jornada de trabalho; - Sempre posicionar-se atrs do biombo ou na cabine de comando durante a realizao do exame;

- Usando aparelhos mveis de raios X o profissional das tcnicas radiolgicas deve aplicar, da melhor maneira os conceitos de radioproteo (tempo, blindagem e distncia); - Sempre utilizar acessrios plumbferos e o dosmetro por fora do avental nos exames em que seja necessrio permanecer prximo ao paciente; - As portas de acesso de instalaes fixas devem ser mantidas fechadas durante as exposies.

Sinalizao

Monitorao

O uso do dosmetro individual por parte dos Tecnlogos e Tcnicos constitui o principal meio de avaliao da eficincia de um programa de controle de dose estabelecido e dos procedimentos adotados no servio de radiodiagnstico. O dosmetro individual de uso exclusivo do usurio no servio para o qual foi designado.

Procedimentos de proteo radiolgica

Na utilizao dos raios X nos procedimentos em radiodiagnstico para atingir o objetivo radiolgico, deve-se ter em mente que o paciente que obtm o benefcio do exame. Portanto todo meio de proteo radiolgica deve ser utilizado para que as doses, principalmente nos trabalhadores, sejam to baixas quanto razoavelmente exeqveis.

Proteo dos indivduos ocupacionalmente expostos

- Efetuar rodzio na equipe durante os procedimentos de radiografia em leito e UTI; - Utilizar sempre as tcnicas adequadas para cada tipo de exame, evitando a necessidade de repetio, reduzindo o efeito sobre ele da radiao espalhada; - Informar corretamente ao paciente os procedimentos do exame, evitando a necessidade de repetio; - Sempre utilizar acessrios plumbferos e o dosmetro por fora do avental nos exames em que seja necessrio permanecer prximo ao paciente; - Utilizar o dosmetro pessoal durante a jornada de trabalho; - Posicionar-se atrs do biombo ou na cabine de comando durante a realizao do exame; - Usando aparelhos mveis de raios X deve-se aplicar, da melhor maneira os conceitos de radioproteo (tempo, blindagem e distncia);

- As portas de acesso de instalaes fixas devem ser mantidas fechadas durante as exposies.

Proteo dos pacientes

O paciente busca e deve obter um benefcio real para a sua sade em comparao com detrimento que possa ser causado pela radiao. Deve-se dar nfase otimizao nos procedimentos de trabalho,por possuir um influncia direta na qualidade e segurana da assistncia aos pacientes. - Sempre fazer uso de protetor de gnadas e saiote plumbfero em pacientes, exceto quando tais blindagens excluam ou degradem informaes diagnsticas importantes; - Sempre buscar a repetio mnima de radiografias; - Efetuar uma colimao rigorosa rea de interesse do exame; - Otimizar seus fatores de tcnica (tempo, mA e kV) para uma reduo de dose, mantendo a qualidade radiogrfica.

Preveno de acidentes

Deve-se desenvolver os meios e implementar as aes necessrias para minimizar a contribuio de erros humanos que levem ocorrncia de exposies acidentais. Manter as instalaes e seus equipamentos de raios-X nas condies exigidas pela Portaria 453, devendo prover servio adequado de manuteno peridica; Evitar a realizao de exposies mdicas desnecessrias; Compensaes ou privilgios especiais para indivduos ocupacionalmente expostos no devem, em hiptese alguma, substituir a observao das medidas de proteo e segurana.

A AIEA - Agncia Internacional da Energia Atmica, ligada a ONU lana smbolo de advertncia para os perigos das radiaes
A Agncia Internacional da Energia Atmica (AIEA) da Organizao das Naes Unidas (ONU) lanou um novo smbolo para tentar diminuir o nmero de vtimas das exposies acidentais s fontes radioativas, como alguns aparelhos

mdicos. Este novo smbolo, elaborado em colaborao com a ISO (Organizao Internacional de Normalizao) constituir uma advertncia suplementar, alm do desenho de trs tringulos pretos num fundo amarelo j afixado em todos os equipamentos que emitem radiaes. O novo desenho apresenta num fundo vermelho ondas de irradiao, um crnio e dois ossos cruzados (smbolo de perigo mortal).

O novo smbolo foi desenhado aps um estudo de cinco anos envolvendo 1.650 pessoas de diferentes idades e experincias em 11 pases, , entre eles a China, a ndia, a Tailndia, os Estados Unidos, o Qunia e a Arbia Saudita, para "garantir que sua mensagem de 'perigo e fique longe' fosse clara e entendida por todos". O novo smbolo (ISO 21482) dever ser afixado, voluntariamente, em equipamentos de categorias 1, 2 e 3 (as mais perigosas das 5 categorias existentes) capazes de levar morte ou provocar ferimentos graves por radiao. Integram estas categorias os equipamentos de tratamento contra o cncer, ou os equipamentos de raio X. Ao contrrio do smbolo nuclear tradicional existente desde 1946, o novo desenho somente ser visvel dentro dos equipamentos para os que tentarem abri-los.

Transporte de Material Radioativo

A Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN, tem como uma de suas atribuies, o estabelecimento de normas de controle que cobrem as atividades relativas ao transporte de materiais radioativos e nucleares. O objetivo fundamental dessas normas o estabelecimento de requisitos de segurana e proteo radiolgica a serem atendidos desde a origem at o destino final, pelos quais sejam garantidos um nvel adequado de controle da eventual exposio de pessoas, os bens e o meio ambiente, contra os efeitos nocivos da radiao ionizante, tanto em condies normais de transporte como em condies de acidentes.

Com a finalidade de harmonizar as atividades de transporte desses materiais radioativos e nucleares, a CNEN e o IBAMA, firmaram e emitiram em 03/5/2007, um documento chamado de Termo de Referncia CNEN-IBAMA, intitulado "Controle da Atividade de Transporte de Materiais Radioativos", o qual dever ser atendido junto com a Norma da CNEN, quando se tratar dessas situaes de transporte. Os documentos da CNEN envolvidos em transporte de materiais radioativos e nucleares so: -Termo de Referncia CNEN - IBAMA -Norma CNEN-NE-2.01 -Norma CNEN-NE-5.01 -Posio Regulatria 5.01/001 Transporte de material radioativo por motocicletas -Requerimento para transporte de material radioativo RTMR

You might also like