You are on page 1of 5

A Clula Miocrdica Histologia

O micito uma clula muscular com cerca de 25 m de dimetro e at 100 m de extenso, com estrias transversais semelhantes as do msculo esqueltico. No entanto, diferente do msculo estriado esqueltico, os micitos possuem apenas 1 ou 2 ncleos de localizao central. Em volta dos micitos o tecido conjuntivo rico em capilares. Cada micito contm numerosas miofibrilas, constitudas de protenas contrteis reunidas em unidades funcionais chamadas sarcmeros. As protenas se dispe de maneira filamentar e sobrepostas entre si, formando uma unidade corredia capaz de se contrair e expandir. O Sarcmero fica compreendido entre o espao de 2 linhas Z. A Linha Z um disco de sustentao onde ficam ancoradas as protenas funcionais do Sarcmero.

Protenas Contrteis Miosina Protena composta por subunidades chamadas de cadeia leve e pesada. Formam um filamento espesso situado no meio do sarcmero. Os filamentos de actina se dispes a sua volta. Essa protena contm o mecanismo funcional da contratilidade. A molcula de miosina possui em sua extremidade uma terminao globular, a cabea, que se projeta do filamento de miosina em direo a actina. Quando em contato com essa ela se deforma encurtando a extenso do sarcmero como num sistema mecnico de engrenagens. Actina Filamento fino em alfa hlice, parte de cada uma das linhas Z em direo ao centro do sarcmero, mas no chegam a metade do caminho entre as linhas Z-Z. Tropomiosina um filamento em dupla hlice, que se assenta por entre as molculas de actina. Sua funo inibir a interao Actina-Miosina

Troponina A Troponina uma molcula pequena que possui 3 sub-unidades: T, I e C. Ela se dispes em intervalos regulares na molcula de actina e responsvel por inibir a ao da tropomiosina sobre a actina, permitindo a sua interao com a miosina (inibio da inibio). A ao da Troponina dependente de clcio, que uma vez ligado a subunidade C passa a atuar e permitir a contrao. Titina Esta uma protena fina e extremamente longa. Ela liga as linhas Z uma a outra, passando por dentro do complexo das cadeias de miosina. Isso cria uma sustentao ao sarcmero.

Membrana Celular A membrana celular do micito denominada de sarcolema. O sarcolema possui caractersticas singulares em relao a clulas de outros tecidos. Invaginaes estreitas e profundas, em forma de dedo de luva formam canais que atravessam a clula, aumentando a rea de contato funcional com o meio extra celular. Essa unidade funcional especializada da membrana celular chamada de tbulo T. Esse sistema permite uma rapidez na propagao do impulso eltrico e trocas inicas com o meio extra celular. O disco intercalar (gap junction) uma regio especializadas da membrana de contato entre dois micitos. So regies de ntima relao entre o meio intracelular de duas clulas, permitindo velocidade na propagao do estmulo eltrico. Retculo Sarcoplasmtico Trata-se de uma rede intracelular de canalculos, intimamente relacionados aos tbulos T. Nele fica estocado o clcio intracelular, que ser liberado para o citoplasma livre conforme estmulo eltrico e em seguida re-captado. Mitocndrias A necessidade constante e enorme de energia do micito exige uma grande concentrao de mitocndrias, que se dispe por entre as miofibrilas, constituindo 35% do volume da clula.

Mecanismo de Contrao
O mecanismo de contrao se inicia com o processo de excitao celular. A eletrofisiologia da membrana do micito assunto abordado no curso de ECG. Dinmica do Clcio Aps a despolarizao da clula, durante a fase 2 do potencial de ao ocorrer a entrada de clcio na clula. A presena do clcio no citoplasma ir desencadear a srie de

reaes entre as protenas contrateis que produziro a contrao muscular. No entanto a quantidade de clcio que passa pelo sarcolema e tbulos T muito pequena em relao ao necessrio para a contrao muscular. O Clcio que passa ao citoplasma ao nvel da membrana e dos tbulos T deflagra a liberao do clcio armazenado nos retculos sarcoplasmticos que envolvem as miofibrilas. A concentrao do clcio citoplasmtico ento se eleva em 10 X em relao a condio de repouso e passa a ficar disponvel para a ligao com a Troponina. A Troponina ligada ao clcio muda a conformao da tropomiosina desbloqueando a ligao actina-miosina. A fora de contrao proporcional a concentrao do clcio. Ao trmino da fase 2 o clcio para de entrar no citoplasma e reabsorvido rapidamente de volta ao reticulo sarcoplasmtico, atravs da bomba de clcio ATP dependente. Essa bomba regulada por uma protena, chamada fosfolambam que inibe a ao da bomba quando est na forma desfosforilada. Excessos de clcio intracelular so trocados por sdio do meio extracelular, por canais de troca especficos. Interao Actina-Miosina

Actina e Miosina interagem como um sistema corredio, com o encurtamento da distncia ZZ durante a contrao muscular. A miosina possui em sua molcula uma parte delgada em longa e uma poro terminal globular, a cabea. A cabea da molcula de miosina o ponto de interao com a actina. Uma vez ligada a actina ela se dobra formando um movimento em alavanca, fazendo deslizar o sarcmero. A reao ATP dependente.

A contrao regulada pela ligao do clcio a troponina. A troponina ligada ao clcio modifica a disposio espacial da tropomiosina, que uma alfa hlice representada em azul no esquema acima e se dispe em volta da actina inibindo a interao com a cabea da miosina. O relaxamento depende da queda da concentrao de clcio no citoplasma, levando ao desligamento do clcio a troponina e reconstituio da disposio original do sarcmero. Vimos que a recaptao de clcio dependente de energia e portanto o relaxamento muscular exige consumo de ATP. Conclui-se que o relaxamento um processo to ativo quanto a prpria contrao.

Vasos Sanguineos
Estrutura da parede dos vasos arteriais Tnica ntima O endotlio uma mono camada de clulas, na poro mais interna do vaso. Longe de ser um mero revestimento celular da parede interna do vaso, o endotlio possui uma funo endcrina importante, relacionada a regulao do tnus vasomotor. Substancia tanto vasodilatadoras como vasoconstrictoras so produzidas e liberadas pelo endotlio, entre as mais importantes, o xido ntrico, a endotelina, prostaciclina (PGI ) e o fator ativador de plaquetas (PAF). A lmina basal um fino tecido abaixo do endotlio, limitado pela lamina elstica interna, separando a camada ntima da mdia. Esta parte da ntima ganha extrema importncia quando analisarmos a doena aterosclertica, pois nessa regio que acontecero as modificaes que levam a formao do ateroma.
2

Tnica Mdia Camada formada predominantemente por clulas musculares lisas, que determinam o tnus vascular. Os mediadores locais, originados do endotlio, influenciam a regulao do calibre dos vasos. Nas artrias de grande e mdio calibre, as clulas musculares se organizam em camadas intercaladas por matriz extracelular rica em elastina. Nas artrias de menor calibre essa organizao no to bem definida. Tnica Adventcia A tnica adventcia a camada mais externa dos vasos, por onde fluem os vasos que nutrem a prpria artria (vasa-vasorum). O tecido fibroso era considerado apenas um meio de suporte tecidual at recentemente. Evidencias demonstram papel ativo da adventcia na remodelao arterial e clulas presentes na adventcia, alm dos prprios fibroblastos, como macrfagos e mastcitos, parecem contribuir ativamente na funo vascular.

You might also like