You are on page 1of 4

Romantismo

Pr- Romantismo. Caos organizado era naquela altura a palavra que talvez define-se melhor a poca de

transio para o Romantismo. Na medida sobretudo em que, derivando de uma estrutura cultural clssica predominante greco-latina, o pr romantismo provoca a sua desagregao por dentro. Os pr-romnticos vem na natureza o mundo exterior que, atravs das sensaes, se interioriza modelando as ideias. Na Histria, o incio do Romantismo em Portugal. O romantismo todo o perodo cultural, artstico e literrio que se iniciou na Europa no final do sculo XVIII, e que se espalhou pelo Mundo mais ou menos at ao final do sculo XIX. Painel desta poca: Revoluo Francesa, Revoluo Industrial (Inglaterra) e a burguesia como classe dominante. Podemos dizer que o romantismo nasceu principalmente em trs pases: Alemanha, Inglaterra e Itlia e mais tarde em Frana que exactamente onde o romantismo sim, ganha fora por causa dos artistas franceses. O romantismo baseavase muito na valorizao das emoes, liberdade de criao, amor platnico, temas religiosos individualismo, nacionalismo e histria. Este movimento foi muito influenciado pela liberdade conquistada na revoluo Francesa. No foi atravs da prosa, mas sim da poesia lrica que a literatura se fundiu no romantismo. A literatura neste tempo deixa de ser uma simples distraco mas torna-se um importante meio para a critica s instituies (como a igreja, como j referimos em cima) essencialmente a falsidade da burguesia. Os temas mais marcantes desta poca, foi a escravido, os preconceitos raciais e sociais e o falso puritanismo. Em Portugal, depois da morte de D. Joo VI, os absolutistas apoderaram-se do poder, tendo posto o infante D. Miguel no trono. Os miguelistas perseguiram os liberais, forando grade nmero deles a exilar-se em Frana e em Inglaterra. Esta dispora da inteligentzia liberal teve consequncias culturais considerveis: todos os corifeus da nova vaga literria e todos os grandes dirigentes polticos futuros conheceram ento as noites brancas do exlio. Tiveram assim de certo modo, uma educao europeia e romntica forada. Regressados do exlio, estes homens, estes escritores e estes polticos, tentaram transformar Portugal num pas novo. Em Portugal aplicado Literatura e s artes. Este termo, criado sobre formas adjectivas implantadas na cultura europeia desde os finais dos anos setecentos. Romantismo designa uma constante do esprito humano a disposio dionisaca, que se acompanha da predominncia da imaginao e da sensibilidade sobre a razo. capaz de traduzir a emotividade e a fantasia, contraposta a uma outra caracterizada pela sensatez e pelo equilbrio.

O romantismo um perodo literrio complexo e elstico, mas definvel a partir da predominncia adquirida, em conexo com o contexto sociocultural de atitudes anmicas, perspectivas filosficas, orientaes estticas. Em Portugal na Literatura destaca-se Garret e Herculano que vivem intensamente a transio da sociedade-velha para o liberalismo. Ambos conhecem jovens no exlio que lhes mostram novas ideias e se abrem culturalmente. Impem-se muito pelo perfil ideolgico e cvico que pela criao literria. Nesta primeira gerao romntica, deu-se o grande surto do jornalismo informativo, poltico e cultural, que tanto contribui para a opinio pblica e a disseminao da literatura tiveram um papel importante. Sendo ento que podemos conclui que romantismo uma atitude nova de esprito que diante os problemas da vida e do pensamento implica uma profunda transformao que vai ter de abranger a filosofia e outras artes. Os romnticos no gostam de regras e batem-se e destacam-se essencialmente pela sua total liberdade. O eu torna-se o universo onde eles vivem Os romnticos vivem para si, vivem exactamente virados para dentro do seu mundo por isso que muitas vezes se sente melancolia, tristeza, solido e essas tipo de sentimentos, at o suicido passou a ser normal. Os romnticos queria uma espcie de reabilitao do Cristianismo contra a luta das contra- reformas. Na minha opinio acho que em Portugal o romantismo tinha uma grande influncia na literatura especialmente no patriotismo. possvel vermos em vrios textos e poesias dessa poca em que mostravam que as pessoas era muito patriotas e que defendiam muito o seu pas. Podamos ver que eles amavam tudo o que fosse nacional.

Bibliografia:
Biblos (Enciclopdia VERBO das Literaturas de Lngua Portuguesa) Editora: VERBO; O Romantismo em Portugal Jos- Augusto Frana , Livros Horizonte As origens do romantismo em Portugal lvaro Manuel Machado, Biblioteca Breve do instituto de cultura Portuguesa.

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/ensino/caract_romant.htm

http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt/cr/ha/seculo_19/romantismo.htm

You might also like