You are on page 1of 5

Lngua enrolada

O professor de portugus mais conhecido do pas fala sobre os maus-tratos cotidianos infligidos ao nosso idioma
Mario Sabino

"O sujeito que usa um termo em ingls no lugar do equivalente em portugus um idiota"
Foto: Claudio Rossi

A agenda do paulista Pasquale Cipro Neto, de 42 anos, anda carregadssima. Ele ministra cursos, mantm programas no rdio e na televiso, presta consultoria a jornais e est finalizando um livro. Em meio a tantas atividades, ainda encontrou tempo para estrelar um comercial de uma rede de lanchonetes. Poder-se-ia at pensar que se trata de um mago da auto-ajuda ou de um administrador com tcnicas mirabolantes de reengenharia. Pasquale, no entanto, professor de portugus um idioma que, de to maltratado no dia-a-dia dos brasileiros, precisa ser divulgado e explicado para os milhes que o tm como lngua materna. Num intervalo de seus afazeres, ele deu a seguinte entrevista a VEJA. Veja Por que o portugus to mal falado e to mal escrito no Brasil? Pasquale H duas causas visveis. Com o depauperamento geral da educao, o ensino da lngua portuguesa acabou confiado a

professores despreparados para a tarefa. Os brasileiros tambm lem pouco, o que resulta numa tremenda limitao de vocabulrio. Existe, ainda, um motivo invisvel para o estado trgico em que se encontra o portugus no Brasil: a m inteno. Uma grande parcela da populao mantida na ignorncia, com o propsito de distanci-la da sintaxe dominante. E na sintaxe dominante que so redigidos os contratos e as leis, um exemplo cabal de que lngua poder. Sem ter acesso a ela, o povo facilmente manobrado. Veja Como o senhor v o uso de tantas palavras inglesas no cotidiano dos brasileiros? Pasquale Essa invaso a face mais irritante de um pas colonizado culturalmente como o nosso. Outro dia, presenciei uma cena surrealista no banheiro de um centro de compras, vulgo shopping center. Ao lavar as mos, um sujeito quebrou a saboneteira porque traduziu "push", "empurrar" em ingls, por "puxar". No h motivo para uma saboneteira no Brasil ter inscries em outra lngua. Sempre me pergunto por que as pizzarias que entregam por encomenda tm de ser "delivery". Sem falar no "disk", que uma bobagem de origem indecifrvel. O sujeito que usa um termo em ingls no lugar do equivalente em portugus , na minha opinio, um idiota. Evidentemente, no h mal nenhum em utilizar palavras estrangeiras que no tm correlato na nossa lngua. Tenho muita simpatia, por exemplo, pela palavra "dumping", que significa vender abaixo do preo de custo. sinttica e forte no existe em portugus uma palavra para substitu-la adequadamente. Veja Em que lugar do Brasil se fala o melhor portugus?

Pasquale Certa vez fui ao Maranho porque me disseram que l se falava um portugus menos contaminado. Pura lenda. Acho que, no cmputo geral, o carioca o que se expressa melhor sob a tica da norma culta. Ele no come o "s" quando usa o plural, utiliza os pronomes com mais propriedade, no erra tanto nas concordncias e tem uma linguagem mais criativa. Veja E onde se fala o pior?

Pasquale A So Paulo que fala "dois pastel" e "acabou as ficha" um horror. No acredito que o fato de ser uma cidade com grande nmero de imigrantes seja uma explicao suficiente para esse portugus esquisito dos paulistanos. Na verdade, inexplicvel. Veja O que o senhor acha da sintaxe do presidente Fernando Henrique Cardoso? Pasquale O presidente segue aquilo que se chama norma urbana culta. claro que, sob a luz da gramtica normativa, h problemas em seus discursos, em especial naqueles feitos de improviso. Mas d para

entender as dificuldades de Fernando Henrique: se falar difcil, podem cham-lo de pedante. Se falar muito fcil, haver quem diga que se trata de um demagogo. De qualquer forma, ele tropea muito menos no portugus do que o Fernando anterior. Veja O ex-presidente Fernando Collor errava muito?

Pasquale E como! O curioso que muitas pessoas que votaram nele justificaram sua escolha dizendo que o Lula era analfabeto. Ora, o Fernandinho detonava a lngua. Ele costumava mandar bilhetinhos para seus assessores com erros de concordncia. Certa vez escreveu "Causa-me espanto as repercusses", com o verbo no singular e o sujeito no plural. Fernandinho tambm dizia barbaridades do tipo "a polcia interviu" e tal coisa "no se adqua". Ningum falava nada. Em compensao, o mundo caiu em cima do ex-ministro Rogrio Magri quando ele soltou o "imexvel". Sabe por qu? Porque lngua no Brasil um incrvel elemento de discriminao social. Os mesmos que apedrejam o Lula porque ele fala "penso de que" bancam os surdos ao ouvir um empresrio cometer uma bobagem idntica. No h diferena entre a linguagem mdia do empresrio brasileiro e a de um sindicalista. Estamos todos nivelados por baixo. Veja De onde vem o famigerado "a nvel de"?

Pasquale O "a nvel de" uma daquelas bizarrices que surgem da cabea do cidado que, na falta de contedo, tenta sofisticar seu discurso lascando no meio umas expresses de efeito. No caso especfico do "a nvel de", virou praga mundial. O pior que em 99% das vezes no faz o menor sentido. J ouvi gente dizendo que "o jogador sofreu uma contuso a nvel de joelho", o que ridculo. Assim como essa, existem outras expresses idiotas. Hoje, por exemplo, ningum faz nada "para", mas "no sentido de". Usar a lngua direito no inventar rococs, ser claro, direto. Veja Por que os brasileiros se confundem tanto na hora de usar crase? Pasquale O caso da crase espelha bem a desgraa do ensino de portugus no Brasil. Crase uma coisa maravilhosa. um fenmeno da lngua portuguesa que pode ser explicado de uma forma muito simples: antes de mais nada, preciso dizer para o aluno que a palavra "crase" vem do grego e significa "fuso", "mistura". Depois, o professor deve mostrar que uma crase normalmente formada pela fuso da preposio "a" exigida pela palavra anterior com o artigo feminino "a" da palavra posterior. O aluno precisa entender ainda que, quando coloca o maldito acento chamado "grave", e no "acento crase", est indicando a ocorrncia do fenmeno. necessrio mastigar todo o processo, o que poucos colegas fazem. Veja O que o senhor acha do Dicionrio Aurlio, o mais

popular do Brasil? Pasquale Um bom dicionrio tem de ter critrios bem definidos, no pode oscilar entre o rigor absoluto com a lngua e a condescendncia. Desse ponto de vista, o Aurlio inconsistente. Do verbo "conscientizar", para citar um exemplo, ele s registra a forma transitiva direta. NoAurlio, as pessoas "conscientizam o problema" e no "se conscientizam do problema", que como todo mundo fala. J "parabenizar", que no portugus, transformou-se em um verbete. H tambm erros de grafia, o que imperdovel. No verbete "trlebus", a palavra est sem acento. Alm disso, ele no tinha direito de escrever "frma", com o acento diferencial no "o". Esse acento diferencial de timbre caiu na reforma ortogrfica de 1971. Como o Aurlio era contra a eliminao do diferencial, registrou a palavra do jeito dele. Veja Como o senhor avalia o portugus falado na televiso?

Pasquale No assisto a novelas e, por isso, no posso avaliar o que se passa nelas. Quanto aos apresentadores de telejornais, os que vm do meio impresso parecem dominar melhor o portugus. No esporte, porm, uma tragdia. Os locutores vivem inventando umas expresses bobas, como "correr atrs do prejuzo", usada para o time que precisa virar uma partida. Quem o maluco que "corre atrs do prejuzo"? As pessoas correm atrs do lucro. Outra cretinice o "handicap", "desvantagem" em ingls, que virou seu antnimo nas transmisses esportivas a equipe que joga em casa no Brasil passou a ter um "handicap". Veja Qual foi o pior erro que o senhor j cometeu?

Pasquale Morro de vergonha de ter esquecido em certa ocasio, enquanto estava corrigindo uma prova do vestibular do ITA, a forma irregular do pretrito perfeito do verbo "prazer": "prouve". Cometi um deslize tambm na gravao de um dos comerciais que fiz recentemente. Em determinado momento, cansado de gravar e regravar, soltei: "Portanto, voc deve dizer para mim comer". O pessoal caiu na risada. Antes que eu me esquea: o correto "para eu comer". Veja mais confortvel vender hambrgueres do que hamburgers? Pasquale Quando aceitei fazer os comerciais, impus a condio de no mencionar o produto. No vendi hambrgueres nem hamburgers. Divulguei a lngua portuguesa.

Copyright 1997, Abril S.A.

Abril Online

Abril.com Mais sites Abril Assine Loja SAC

You might also like