You are on page 1of 3

01. cido actico e bromo, sob presso de 1atm, esto em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante.

Nessas condies, qual o estado fsico preponderante de cada uma dessas substncias? Dados: o cido actico apresenta temperatura de fuso igual a 17C e temperatura de ebulio a 1 atm igual a 118C. O bromo apresenta temperatura de fuso igual a - 7C e temperatura de ebulio a 1 atm igual a 59C.

a) cido actico slido e bromo lquido. b) cido actico lquido e bromo gasoso. c) cido actico gasoso e bromo slido. d) cido actico slido e bromo gasoso. e) cido actico gasoso e bromo lquido. 02. O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, temperatura ambiente, tm suas massas constantemente diminudas, terminando por desaparecer sem deixar resduo. Esta observao pode ser explicada pelo fenmeno da: a) fuso. b) sublimao. c) solidificao. d) liquefao. e) ebulio. 03. Aquecendo-se continuamente uma substncia pura, presso constante, quando se observa a passagem do estado slido para o lquido, a temperatura do sistema: a) constante e igual ao ponto de ebulio. b) constante, mesmo depois que todo o slido tenha desaparecido.

c) constante, enquanto h slido. d) aumenta gradativamente. e) aumenta at acabar todo o slido.

04. Considere as seguintes propriedades de 3 substncias:

substncia A: quando colocada dentro de um recipiente move-se sempre para o fundo; substncia B: quando colocada dentro de um recipiente espalha-se por todo o espao disponvel; substncia C: quando colocada dentro de um recipiente, move-se sempre para o fundo, espalhando-se e cobrindo-o.

Os estados fsicos das substncias A, B e C so, respectivamente: a) lquido, slido e gasoso. b) gasoso, slido e lquido. c) slido, gasoso e lquido. d) slido, lquido e gasoso. e) gasoso, lquido e slido. 05. A temperatura em que determinada substncia pura se solidifica, em condies constantes: a) depende da quantidade de calor oferecida; b) depende somente da quantidade de substncia; c) depende da quantidade de calor e de substncia utilizados; d) igual temperatura em que ela se vaporiza; e) igual temperatura em que ela se funde. 06. Das trs fases de uma substncia, a que possui menor energia cintica a fase________, cuja caracterstica apresentar________. Os termos que preenchem corretamente as lacunas so:

a) slida b) lquida c) gasosa d) lquida e) slida -

forma e volume variveis forma prpria e volume varivel forma varivel e volume prprio forma e volume variveis forma, e volume prprios.

07. Assinalar a alternativa correta. a) Liquefao o nome dado passagem de slido para lquido. b) Ocorre sublimao quando as gotas da chuva tocam o asfalto quente. c) Ocorre uma fuso quando colocamos uma vasilha com gua no freezer. d) O sistema, constitudo por dois cubos de gelo em um copo com gua, trifsico. e) o estado fsico gasoso possui mais movimentao das molculas..

You might also like