You are on page 1of 8

Postou 03 September 2005 - 05:12 PM

Por vezes o nosso computador quer por vrus, quer por programas mal instalados deixa de funcionar convenientemente e a soluo passa por uma formatao. Este guia destina-se exactamente a auxiliar todos aqueles que pretendem formatar o seu computador mas no sabem como o fazer. Ateno que o processo de formatao ir limpar o seu disco rgido por completo! Como tal se possuir e-mails, documentos importantes ou outro tipo de dados que no deseja perder faa antes da formao uma cpia de segurana.

Bios

Para formatar o seu PC livrando-se de tudo o que tem no seu disco rgido ter de arrancar o seu computador com o disco do Windows XP inserido no leitor. Para isso insira o disco no leitor e reinicie o seu computador. Se aps reiniciar arrancar o sistema operativo que j possua no disco e no aparecer uma mensagem que diga Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD... ento porque no tem este dispositivo definido para arranque ou ento o disco rgido est preparado para arrancar primeiro que o leitor de CDs. Estas linhas que se seguem destinam-se apenas a quem no consegue arrancar com a instalao do Windows XP a partir do CD. 1. Reinicie o seu PC e v premindo a tecla DEL (que a mais usada na maioria dos computadores para aceder Bios).

2. Vai-lhe aparecer um ecr que lhe permite configurar todos os aspectos relativos configurao do hardware do seu computador. Importa salientar que existem Bios diferentes e como tal nem todas as definies se encontram no mesmo sitio numas e noutras. Vamos apresentar os dois casos mais comuns.

3. No caso de possuir uma Bios semelhante representa nas imagens apenas teria que ir opo Boot, e escolher Boot Device Priority.

4. Nessa opo o CDROM tem sempre que aparecer primeiro que o Disco Rgido de forma a que o arranque possa ser feito a partir do CD. Caso contrrio o sistema iria arrancar do disco rgido ignorando o que se encontrava no leitor. Sintetizando, no h qualquer problema em ter a drive de disquetes em primeiro lugar. Tenho em ateno a posio do CD-ROM em relao ao disco rgido. CD-ROM sempre primeiro. No caso de possuir uma bios diferente desta da American Megatrends, por exemplo uma da AMIBIOS, teria de seleccionar a opo Advanced Bios Features e a procurar pela opo Boot Device. No se esquea CD-ROM sempre primeiro que o disco rgido. J est? Muito bem ento grave as alteraes e saia da Bios. A instalao do Windows

1. Quando arranca a instalao do Windows vai-se deparar em primeiro lugar com um menu de Boas Vindas ao programa de configurao. A clique no Enter para dar inicio ao processo de instalao do Windows XP.

2. Vai surgir uma janela que mostra o contracto de licena do Windows XP. Vamos concordar com o mesmo e como tal damos um clique em F8.

3. Neste caso em concreto no temos nenhuma partio nosso disco rgido, e tudo o que temos de fazer carregar na tecla Enter, mas podamos ter. Ora nesse caso em vez de nos surgir uma janela na qual aparece a informao Espao no particionado, teramos uma informao do gner C: Partio 1 [FAT32] (ou [NTFS] . Ora neste caso para a eliminar teramos que carregar na tecla e de seguida quando aparecesse um novo ecr a dizer que a partio que pretendemos eliminar uma partio do sistema, carregvamos em Enter. Agora aps eliminar a partio ir obter um ecr que diz Espao no particionado. Carregue na tecla Enter.

4. nesta nova janela que vamos definir o espao que queremos dar a partio. Poder criar uma partio que use todo o espao do disco rgido ou ento por exemplo criarmos uma s com metade do espao disponvel. Contudo como neste guia queremos simplificar ao mximo o processo da instalao definimos o espao mximo. Ou seja se o espao disponvel no disco rgido de 15351 MB criamos uma partio com 15351. Ou seja se tiver um disco de 40351 MB, 40GB, o tamanho da sua partio ser 40351. Carregue agora na tecla Enter para criar.

5. Agora ir aparecer um ecr com a informao C: Partio 1 (Novo <Raw> agora na tecla

. Carregue Enter.

6. No novo ecr escolha a opo Formatar a partio utilizando o sistema de ficheiros NTFS. Poder tambm optar por uma formatao rpida mas recomendamos a terceira opo. Ou seja em NTFS e no rpida. Porque razo devemos escolher NTFS? Bem, em primeiro lugar um sistema bastante mais seguro e alm disso suporta ficheiros com mais de 4GB, coisa que no acontece com a FAT. Este aspecto particularmente til para todos aqueles que trabalham com edio de vdeo e afins. Aps seleccionar a opo pretendida com os cursores carregue em Enter.

7. Ir ter inicio a formatao. Dependendo da dimenso do disco este processo poder levar de 5 a 30 minutos ou at mais.

8. Aps o disco estar formatado e os primeiros ficheiros estarem copiados o seu computador vai ser reiniciado.

9. A instalao do Windows XP vai ser retomada. Aguarde. Vo sempre sendo indicados os minutos que faltam para que o processo de instalao fique concludo.

10. Quando lhe surgir a janela para definir as opes regionais e de idioma uma vez que esta verso do Windows XP em Portugus no ter de fazer qualquer tipo de alteraes e pode dar um clique em seguinte. Mas podia-se dar o caso de o Windows ser em Ingls e ter que alterar algumas definies. Esta breve explicao que se segue destina-se apenas a possuidores da verso inglesa do Windows. Clique em Customize. Agora no separador Regional Options altere a linguagem de English (United States) para Portuguese (Portugal). Em baixo onde surge Locations escolha tambm Portugal. Agora no separador Languages clique em Details. Em Installed Services clique em Add. Em Input Language escolha Portuguese (Portugal). Onde diz Default Input Language seleccione Portuguese (Portugal). No separador Advanced escolha Portugal. Clique agora em Apply e de seguida em OK. Agora j pode continuar com o processo de instalao dando um clique em Next.

11. Na prxima janela ter que introduzir o seu nome de se desejar o nome da empresa. No obrigatrio. Clique em Seguinte.

12. Agora ter que introduzir o nmero de srie do Windows. Procure no seu manual junto do

certificado de autenticidade. Como indica na janela na parte inferior deste certificado.

13. De seguida ter de introduzir o nome do seu computador. Escolha um nome a seu gosto. No se esquea que no pode ter mais do que 15 caracteres nem espaos.

14. Agora caso seja necessrio acerte os aspectos relativos data e hora e tambm ao Fuso Horrio. Na verso portuguesa no necessrio alterar o Fuso horrio, mas no caso de a verso ser Inglesa iria aparecer Pacific Time (US & Canada); Tijuana e teria que se alterar para (GMT) Meried. Greenwich; Lisbon.

15.

Agora

aguarde

enquanto

Windows

XP

instalado.

16. Assim que o Windows estiver instalado vai aparecer uma janela de Boas Vindas ao sistema operativo da Microsoft. Clique em seguinte.

17. Agora ir surgir uma janela que o questiona acerca da forma como se vai ligar Internet. Se possuir uma ligao ADLS escolha ignorar uma vez que o seu ISP lhe forneceu certamente um CD de instalao do modem e ainda os dados relativos ao seu acesso. No caso de possuir um operador por cabo como a Netcabo ento escolha Rede Local (LAN). Clique em Seguinte.

18. Agora na Configurao de uma ligao de banda larga coloque um visto na opo Obter um IP Automaticamente e tambm em Obter o DNS Automaticamente.

19. Agora vai aparecer uma janela que lhe pergunta se pretende activar o Windows ou no? Pode activ-lo logo aqui ou ento faz-lo mais tarde. Se pretender activ-lo escolha a opo Sim, activar o Windows atravs da Internet agora, caso contrrio seleccione a opo No, lembrar-me periodicamente. Clique agora em seguinte.

20. A instalao do Windows est praticamente concluda. Resta-lhe apenas indicar o nome ou nick que ir usar no computador. Agora antes de mais importante que tenha instalada no seu computador uma firewall. que caso contrrio quando estiver a fazer as actualizaes do Windows poder deparar-se com uma janela muito chata que lhe vai indicar que o seu computador vai ser reiniciado dentro de 60 segundos e depois l se vai a actualizao por gua abaixo alm de ficar infectado pelo Blaster. Se possuir solues da Panda ou da Norton instaleas. Caso contrrio e se at por acaso no usava nenhuma Firewall considere a alternativa grtis que referimos pouco da ZoneLabs. Se novato nestas andanas tambm disponibilizamos um guia que o ensina a instalar a ZoneAlarm. As actualizaes

21. Aps ter instalado a Firewall tempo de actualizarmos o Windows. Para isso vamos ao Menu Iniciar, e de seguida dentro de Todos os programas escolhemos Windows Update.

22. Se lhe aparecer uma janela a perguntar-lhe se pretende instalar e executar Windows Update clique em Sim.

23.

Agora

clique

em

Pesquisar

por

actualizaes.

24. Vo ser encontradas certamente um grande nmero de actualizaes que vo servir para proteger o seu sistema. Ora clique em Rever e instalar actualizaes. Se o seu Windows XP ainda no possui o Service Pack 1 vai-lhe aparecer uma mensagem a vermelho indicando que o total de items seleccionados inclui um item exclusivo que tem que ser instalado separadamente de outras actualizaes. Clique em Instalar Agora. A primeira actualizao a ser instala ser o Service Pack 1, uma vez que muitas das actualizaes criticas encontradas so resolvidas por este pacote.

25. Vai-lhe aparecer uma nova janela com a mesma informao acerca do item exclusivo que neste caso o Service Pack 1. Clique em Ok.

26. O Service Pack 1 vai ser instalado. Este processo ir demorar algum tempo como tal aguarde. Aps a instalao do mesmo ser-lhe- pedido que reinicie o seu computador. Faa isso e quando o mesmo tiver reiniciado faa de novo o processo de actualizao do Windows Update. Dever faz-lo at que frente de Actualizaes crticas e Service Packs aparea o nmero 0. Das outras actualizaes que se encontram sob o separador Windows XP deve dar

especial ateno ao DirectX9 e tambm ao Windows Media Player 9. Instale estes componentes. Agora j temos o Windows XP actualizado e instalado, apenas faltam os programas de que necessitamos para trabalhar e tambm os drivers. Vai encontrar tambm uma lista dos sites onde poder fazer download dos drivers que possa necessitar.

NOTA: Publicao deste teste foi retirado do suplemento de informtica, Jogos e Multimdia do 24Horas e Jornal de Noticias, Bits & Bytes, e est devidamente autorizada pelos seus responsavis. expressamente proibida a reproduo destes contedos por terceiros.

You might also like