You are on page 1of 3

Introduo

3. Ciclo Geografia
Na Geografia e nas reas curriculares para as quais esta fornece contributos directos, as Metas de Aprendizagem de fim de ciclo e ano de escolaridade foram concebidas tendo por base um conjunto de referenciais epistemolgicos e didcticos, ligados natureza do conhecimento geogrfico e sua transposio para o meio escolar. A par destes princpios, a sua concepo reflecte ainda o papel que a Geografia deve desempenhar na formao dos jovens, patente no Currculo Nacional e nas Orientaes Curriculares do Ensino Bsico. Por ltimo, sendo a globalizao uma marca da sociedade contempornea, pareceu-nos tambm incontornvel contar na sua concepo com os contributos de um conjunto diversificado de experincias curriculares desenvolvidas alm fronteiras. Sendo as Metas de Aprendizagem uma ferramenta de apoio operacionalizao do Currculo Nacional, a sua elaborao deve efectuar-se em intrnseca ligao como o mesmo, reflectindo os princpios pedaggicos que o sustentam. Na disciplina de Geografia, respeitar esta ideia, implicou tomar, partida, as seguintes decises: ancorar as metas de fim de ciclo nas treze competncias especficas da geografia, explicitadas no Currculo Nacional (ME-DEB, 2001: 108); organizar as metas em torno dos trs domnios de competncias: i) A localizao; ii)

O conhecimento dos lugares e regies; iii) O dinamismo das inter-relaes entre espaos; ligar as metas de final de ciclo aos conhecimentos substantivos e processuais da geografia, especficos de cada domnio temtico; seleccionar em cada tema, os conhecimentos e tcnicas adequadas operacionalizao das metas de aprendizagem; conceber as metas intermdias e os nveis de desempenho esperados em cada ano de escolaridade, em termos de complexidade de raciocnio, em estrito respeito pelas capacidades cognitivas dos alunos; organizar as metas e as estratgias de ensino, vertical e horizontalmente, de forma a garantir que o trabalho do aluno progrida em termos de grau de dificuldade, na linha do

Coordenao cientfica: 1

defendido

pelas

teorias

das

aprendizagens

significativas,

pela

descoberta,

construtivistas, da mediao e socializao, que suportam o Currculo Nacional. Existem formas muito distintas de planear a progresso das aprendizagens, partindo dos conhecimentos e das destrezas consideradas de fcil apropriao pelo aluno, para as mais complexas, que exigem a mobilizao de formas elaboradas de pensamento e raciocnio. Neste contexto, tendo em ateno a concepo da aprendizagem dominante no currculo, a natureza dos conhecimentos geogrficos e as competncias a desenvolver pelos alunos ao longo dos trs primeiros ciclos de escolaridade, as metas obedecem a uma lgica de organizao do currculo em espiral, mesmo se os contedos temticos das experincias de aprendizagem se alteram com o ano de escolaridade, de forma a respeitar as orientaes curriculares. Para desenvolver os conhecimentos e as competncias especficas preconizadas pelo Currculo Nacional definiram-se trs grandes grupos de metas, transversais aos diferentes ciclos de escolaridade:

As relacionadas com a construo do conhecimento atravs da aplicao do mtodo cientfico, orientadas para a identificao e resoluo de problemas sociais e ambientais. Dada a variedade de cdigos lingusticos usados pela cincia geogrfica para expressar o seu conhecimento (cartogrficos, estatsticos, icnicos e verbais), este conjunto de metas convocam os alunos para a vivncia de trs grandes tipos de experincias educativas: i) as que visam a compreenso da informao que lhe chega do exterior, nomeadamente, a proveniente da escola, da famlia, do crculo de amigos ou dos mass media; ii) as que facilitam a elaborao de um mtodo de trabalho racional ou cientfico; e iii) as que exploram os procedimentos ligados recolha, tratamento e apresentao da informao, tendo em vista a sua comunicao.

As que se prendem com a aquisio e mobilizao de vocabulrio especfico na descrio de lugares e regies, bem como na construo de explicaes simples de fenmenos geogrficos. No sentido das experincias no se transformarem numa mera aprendizagem memorstica de vocabulrio, conduzindo frequentemente criao de pseudo-conceitos, com graves consequncias nas aprendizagens futuras, o

vocabulrio chave da disciplina prioritariamente construdo pelos alunos mediante a elaborao de mapas conceptuais e colocao de questes de relevncia geogrfica, e aplicado a situaes concretas.

Coordenao cientfica: 2

Por ltimo, as que se prendem com o desenvolvimento de competncias de comunicao, utilizando a diversidade de tcnicas de expresso cartogrfica, icnica, estatstica e verbal correntemente utilizadas pela cincia geogrfica, bem como diferentes dispositivos, incluindo as TIC. O domnio destes procedimentos permite aos alunos passar, progressivamente, de uma aprendizagem subjectiva a uma comunicao intersubjectiva, e fazer com que os mesmos se dem conta que graas ao conhecimento das convenes, dos smbolos e dos cdigos da linguagem geogrfica, o seu trabalho pode ser lido, entendido e partilhado por outras pessoas, e no fim de contas, que utilizem o saber geogrfico correctamente na vida quotidiana.

Equipa: Herculano Alberto Pinto Cachinho (Coordenador, Instituto de Geografia e Ordenamento do Territrio, Universidade de Lisboa)

Ana Cristina Casimiro Antnio George Camacho Emlia Sande Lemos Maria Helena Esteves Maria Manuela Brazo

Coordenao cientfica: 3

You might also like