You are on page 1of 11

OBJETIVO O objetivo desse trabalho reproduzir um experimento e atravs deste experimento, determinar a ordem de grandeza da constante de Planck.

. INTRODUO A constante de Planck, representada por h, uma das constantes fundamentais da Fsica, usada para descrever o tamanho dos quanta. Tem um papel fundamental na teoria de Mecnica Quntica, aparecendo sempre no estudo de fenmenos em que a explicao por meio da mecnica quntica se torna influente. Tem o seu nome em homenagem a Max Planck, um dos fundadores da Teoria Quntica. Seu valor de aproximadamente: , ou, com eV como unidade de energia: , Um dos usos dessa constante a equao da energia do fton, dada pela seguinte equao:

onde: E = energia do fton, denominada quantum; h = constante de Planck; = frequncia da radiao. Letra do alfabeto grego, que tem som de "ni". - Constante reduzida de Planck Em algumas equaes de fsica, tal como a equao de Schrdinger,

aparece o smbolo , que apenas uma abreviao conveniente para diferindo da constante de Planck pelo fator 2. Consequentemente:

chamada de constante reduzida de Planck, ou para alguns, constante de Dirac,

Em 1900 Max Planck fez uma hiptese que a distribuio de energia de osciladores atmicos no contnua. Assim o espectro de radiao trmica pode ser explicado se o espao entre os nveis de energia proporcional freqncia de oscilao (quantizao da energia).

Planck no explicou por que a energia quantizada. Mas agora sabemos que os nveis de energia de um oscilador so quantizados devido natureza quntica das partculas. Esta tambm a razo pela qual os eltrons no entram em colapso no tomo.

Quando o diferena entre os nveis de energia pequena comparado

, a energia mdia do oscilador

. Quando o diferena se torna

pequena,

tende zero.

Atravs da equao a cima obtem-se:

Para grandes comprimentos de onda:

concordando com a distribuio de Rayleigh-Jeans Ento sumariamente o que Planck fez com a descoberta dos quanta foi a mistura entre a distribuio da radincia por unidade de comprimento de onda de Rayleigh-Jeans, que falhava para altas freqncias (catstrofe do infravermelho), com a de Wien, que discordava para baixas freqncias. Equipamentos Utilizados - LED Diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs so encontrados em todos os tipos de aparelhos. Eles formam os nmeros em relgios digitais, transmitem informaes de controles remotos, iluminam relgios e informam quando suas ferramentas esto ligadas. Basicamente, os LEDs so lmpadas pequenas que se ajustam facilmente em um circuito eltrico. Mas diferentes de lmpadas incandescentes comuns eles no tm filamentos que se queimam e no ficam muito quentes. Alm disso, eles so iluminados somente pelo movimento de eltrons em um material semicondutor.

Um diodo o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor um material com capacidade varivel de conduzir corrente eltrica. A maioria dos semicondutores feita de um condutor pobre que teve impurezas (tomos de outro material) adicionadas a ele. O processo de adio de impurezas chamado de dopagem. No caso dos LEDs, o material condutor normalmente arseneto de alumnio e glio (AlGaAs). No arseneto de alumnio e glio puro, todos os tomos se ligam perfeitamente a seus vizinhos, sem deixar eltrons (partculas com carga negativa) livres para conduzir corrente eltrica. No material dopado, tomos adicionais alteram o equilbrio, adicionando eltrons livres ou criando buracos onde os eltrons podem ir. Qualquer destas adies pode tornar o material um melhor condutor. Luz uma forma de energia que pode ser liberada por um tomo. Ela feita de uma grande quantidade de pequenos pacotes tipo partculas que tm energia e momento, mas nenhuma massa. Estas partculas, chamadas ftons, so as unidades bsicas da luz. Os ftons so liberados como um resultado do movimento de eltrons. Em um tomo, os eltrons se movem em orbitais ao redor do ncleo. Eltrons em orbitais diferentes tm quantidades diferentes de energia. De maneira geral, os eltrons com mais energia se movem em orbitais mais distantes do ncleo. Para um eltron pular de um orbital mais baixo para um mais alto, algo deve aumentar seu nvel de energia. Inversamente, um eltron libera energia quando "cai" de um orbital mais alto para um mais baixo. Essa energia liberada na forma de um fton. Uma grande queda de energia libera um fton de alta energia, que caracterizado por uma alta freqncia. A emisso de luz de um LED envolve uma "queda" a partir da banda de conduo para um orbital mais baixo, quando ento os eltrons liberam energia na forma de ftons. Isso acontece em qualquer diodo, mas voc pode apenas ver os ftons quando o diodo composto por um material especfico. Por exemplo, os tomos em um diodo de silcio padro so arrumados de forma que os eltrons "saltem" uma distncia relativamente curta. Como resultado, a freqncia do fton to baixa que invisvel ao olho humano - est na poro infravermelha do espectro de luz.

Diodos emissores de luz visvel (VLEDs), como os que iluminam um relgio digital, so feitos com materiais que possuem uma grande distncia entre a banda de conduo e os orbitais mais baixos. A distncia determina a freqncia do fton - em outras palavras, ela determina a cor da luz. Enquanto todos os diodos liberam luz, a maioria no o faz muito eficientemente. Em um diodo comum, o prprio material semicondutor termina absorvendo parte da energia da luz. Os LEDs so fabricados especialmente para liberar um grande nmero de ftons para fora. Alm disso, eles so montados em bulbos de plsticos que concentram a luz em uma direo especfica. A maior parte da luz do diodo ricocheteia pelas laterais do bulbo, viajando na direo da ponta redonda.

- Potencimetro Um potencimetro consiste em um dispositivo que permite variar a intensidade de corrente que circula num dado circuito por variao da sua resistncia total. No mais do que um resstor, ou um conjunto de resstores associados em srie, que pode ser ligado em um ou mais pontos para se obter uma fraco conhecida da tenso total, ao longo do resstor ou do conjunto. Atravs do deslocamento de um cursor ou do rodar de um contacto rotativo, intercala-se uma maior ou menor poro de uma resistncia enrolada em forma de bobina ou em forma circular em torno do eixo de rotao.

- Ferro de soldar O ferro de soldar um dispositivo elctrico que tem como base de funcionamento a transformao de corrente elctrica em calor que fornecido atravs de uma resistncia, com o qual podemos unir duas partes metlicas. Com estes pequenos aparelhos podemos fazer a unio de duas partes metlicas, como componentes, placas de circuito, fios condutores, etc., por meio de um material que tem o nome de solda. O circuito e o funcionamento de um ferro de soldar muito bsico. somente uma resistncia bobinada e montada sobre um tubo de material refractrio, ou seja, um tubo que suporta temperaturas elevadas. O interior deste tubo tem uma ponta metlica na extremidade, com boa condutibilidade trmica (que deixa passar bem o calor), como o exemplo do cobre. esta ponta que vai derreter a solda que ser usada para unir os componentes electrnicos, condutores, etc.

- Solda A solda o material usado para a unio destas partes metlicas e tem como finalidade permitir um bom contacto elctrico e uma perfeita rigidez entre os dois (ou mais) materiais. A solda mais comum feita de estanho, um material brando, malevel, leve, que derrete a uma temperatura de 231,84 graus centgrados.

Dados experimentais Para realizar o experimento, necessitamos dos valores dos comprimentos de onda emitidos pelos LEDs, para que possamos obter o valor da freqncia da radiao. No experimento foi usada uma rede de difrao para decompor e analisar a luz emitida por cada um desses LEDs.

- Espectro para o LED verde A medida espectral do LED verde foi realizada para uma distancia de 6 cm entre a rede de difrao e a rgua. Sabemos que , determinamos o valor mdio para o comprimento de onda emitido pelo LED verde e completamos a tabela. Como os LEDs apresentam uma faixa de freqncias, precisamos calcular este valor mdio. O procedimento foi realizado tanto para o lado esquerdo quanto para o lado direito do ponto central.

Obs: onde H a distncia entre a rede de difrao e a rgua. A rede de difrao utilizada de 106 fendas/mm. Os valores obtidos para o LED verde foram:

Resultados obtidos para o LED verde Comprimento de onda da Xmximo mdio xmin mdio extremidade para X mximo 5,5cm Como 4,5cm 6,7572*10-7 m

Comprimento de onda da extremidade para x mnimo 6 *10-7 m

Comprimento de onda mdio da faixa espectral emitida 6,3786*10-7 m

, teremos que:

Para o LED verde teremos:

- Espectro para o LED azul Foram usadas as mesmas distancias entre a rede e a rgua, e a rede de difrao continua sendo a de 106 fendas/mm. Resultados obtidos para o LED azul Comprimento de onda da Xmximo mdio xmin mdio extremidade para X mximo 6cm Como 6cm 7,07 *10 m , teremos que:
-7

Comprimento de onda da extremidade para x mnimo 5,038 *10 m


-7

Comprimento de onda mdio da faixa espectral emitida 6,0548*10-7 m

Para o LED azul teremos:

Vamos agora prosseguir com o experimento que permitir obter o valor aproximado da constante de Planck. O nosso interesse nesse experimento apenas obter a ordem de grandeza dessa constante. Comeamos com uma DDP zero e fomos aumentando esta DDP at o LED verde comear a acender, foi feita a medida e encontrado um valor de 2,32V. Aumentamos ainda mais a DDP aplicada, o LED verde acendeu-se com mais intensidade, e o LED azul comeou a acender, visto que para o LED azul precisamos de maior energia para comear o processo de conduo de eletricidade. - Determinao da constante de Planck

Como o valor da constante de Planck dado por

, sendo que e

a carga do eltron e vale 1,6 * 10-19, a partir dos valores obtidos e organizados na tabela abaixo, temos: Resultado experimental obtido para a constante de Planck Frequncia da Valor da DDP LED Verde Azul radiao emitida 4,9547 Hz 4,7032 Hz necessria para acender o LED 2,32 V 2,43 V

Valor da constante h 7,857 * 10-34 7,8924 * 10-34

Referncias bibliogrficas

Potencimetro. Infopdia. Porto: Porto Editora, 2003-2010. Disponvel em: < http://www.infopedia.pt/$potenciometro > Acesso em: 20 de Junho de 2010. HARRIS, Tom. Artigo: Como funcionam os LEDs. Disponvel em < http://eletronicos.hsw.uol.com.br/led.htm > Acesso em: 20 de Junho de 2010. Artigo: Utilidade e funcionamento do ferro de soldar. Disponvel em < http://www.tecnologiadoglobo.com/2009/05/ferro-soldar-utilidadefuncionamento/ > Acesso em: 27 de Junho de 2010.

You might also like