You are on page 1of 4

REGIMENTO INTERNO OUVIDORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS MG

CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES E DOS OBJETIVOS

Art. 1 A Ouvidoria da UNIFAL-MG, rgo suplementar da Reitoria, um veculo de comunicao entre a comunidade, interna e externa, e os rgos da estrutura organizacional da instituio, contribuindo para o exerccio da cidadania e visando ao aprimoramento institucional de maneira democrtica e participativa. Art. 2 Compete Ouvidoria: I - receber, apurar a procedncia e encaminhar consultas, crticas, denncias, elogios, reclamaes, solicitaes, sugestes ou demais manifestaes que lhe forem dirigidas por membros das comunidades universitria e externa, referentes s atividades da UNIFAL-MG; II - acompanhar as providncias adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o(s) interessado(s) informado(s) do trmite dos processos; III - propor aos rgos da Administrao da UNIFAL-MG a edio, alterao e revogao de atos normativos internos, com vistas ao aperfeioamento acadmico e administrativo da Instituio, nos termos da legislao vigente; IV - promover e divulgar suas aes, visando melhor consecuo de seus objetivos; V - encaminhar semestralmente a Reitoria o relatrio das atividades praticadas; Art. 3 No exerccio das atribuies previstas no artigo anterior, a Ouvidoria da UNIFAL-MG dever: I - receber as requisies formuladas por membros da comunidade, mesmo aquelas sem identificao, neste caso, se justificveis as razes de anonimato e aceitas pelo Ouvidor, encaminhando-as a quem de direito; II - recusar como objetos de apreciao as questes pendentes de deciso judicial, podendo, entretanto, apresentar solues no mbito administrativo; III - rejeitar e determinar o arquivamento de manifestaes consideradas improcedentes, mediante despacho fundamentado, podendo o requerente recorrer da deciso ao Reitor no prazo de trs dias aps a sua cincia; IV - promover as necessrias diligncias, visando ao esclarecimento das questes em anlise, sendo, no entanto, expressamente vedada a participao do titular da Ouvidoria, ou qualquer de seus membros, como defensor dativo em processo administrativo interno; V - manter contato com outras Ouvidorias e entidades representativas da sociedade com vistas ao aprimoramento dos servios e do exerccio da cidadania;

VI - atender o requisitante sempre com cortesia e respeito, sem discriminao ou prjulgamento, oferecendo-lhe uma resposta objetiva questo apresentada, no menor prazo possvel; VII - agir com integridade, transparncia, imparcialidade e justia, zelando pelos princpios da tica, moralidade, legalidade, impessoalidade e eficincia pblica; VIII - resguardar o sigilo das informaes. IX - promover a divulgao do servio de Ouvidoria da UNIFAL-MG. Art. 4 Sero consideradas razes para o anonimato: I - direito de manter-se no anonimato e privacidade; II - escndalo moral do manifestante; III - represlias, opresso e perseguio, com conseqncias individuais, coletivas ou para terceiros; IV - por razes polticas e partidrias. Art. 5 Sero consideradas improcedentes as manifestaes com assdio, trotes, perseguio, ameaas, intimidao, com a finalidade de denegrir, prejudicar e ferir a honra de outros. Pargrafo nico. Tambm ser considerada improcedente as manifestaes desprovidas de razo, veracidade, ou aquela que tm a inteno de subverter a ordem universitria e o bem estar social.

CAPTULO II DA ORGANIZAO Art. 6 A Ouvidoria da UNIFAL-MG dirigida pelo Ouvidor, escolhido pelo Reitor dentre os servidores pblicos federais ativos e estveis da UNIFAL-MG. Pargrafo nico. Por necessidade e a critrio do Ouvidor podero ser designadas pelo Reitor, Comisses ou Assessorias necessrias realizao dos trabalhos tcnicos da Ouvidoria. Art. 7 Constituem motivos para a destituio do Ouvidor, bem como de qualquer outro membro da Ouvidoria: I - comprovada incompetncia no desempenho das funes previstas no artigos 2. e 3; II - perda do vnculo funcional ou acadmico com a UNIFAL-MG; II - prtica de atos que extrapolem sua competncia, nos termos estabelecidos por este Regimento; IV - conduta tica incompatvel com a dignidade da funo; V - outras prtica e condutas que, a critrio da Reitoria, justifiquem a destituio.

Art. 8 O Ouvidor poder ser substitudo pelo Reitor a qualquer tempo. Pargrafo nico. Em caso de frias, impedimento temporrio ou afastamento do Ouvidor, no superior a 60 (sessenta) dias, ser designado pelo Reitor o nome de um Ouvidor Substituto.

CAPTULO III DO FUNCIONAMENTO Art. 9 Ouvidoria so asseguradas plena autonomia e independncia no exerccio de suas atribuies. Art. 10 Ouvidoria ser assegurado, para desempenho de suas funes, o acesso direto aos servidores docentes e tcnico-administrativos e discentes da UNIFAL-MG, bem como a documentos e informaes, no mbito da Universidade. Art. 11 interpelao por parte da Ouvidoria, os seguintes prazos devero ser obedecidos: I - 05 (cinco) dias teis para resposta a pedido de informao; II - 10 (dez) dias teis para resposta reclamao ou manifestao sobre a pertinncia de denncia envolvendo o interpelado. 1 No havendo resposta da parte interpelada nos prazos acima referidos, a Ouvidoria reiterar a solicitao, com prazo de mais cinco dias teis, contados a partir da data do recebimento da nova notificao. 2 O no cumprimento dos prazos dispostos no artigo anterior sujeitar, ainda, o dirigente ou o servidor apurao de sua responsabilidade, por meio de procedimentos administrativos pertinentes, mediante representao do Ouvidor. Art. 12 Todos os membros e Unidades da UNIFAL-MG devero prestar, quando solicitados, apoio e informao Ouvidoria, assegurados os direitos constitucionais privacidade, intimidade e imagem pessoal. Art. 13 Caber Ouvidoria a divulgao de suas rotinas administrativas, visando otimizao de suas funes. Art. 14 Para efeito de controle, todas as solicitaes encaminhadas Ouvidoria sero documentadas em ordem cronolgica, cujo registro dever constar: I - Nmero e tipificao da manifestao;

II - Nmero de protocolo; III - Data de recebimento; IV - Identificao e endereo do manifestante; V - Assunto e descrio da manifestao; VI - Descrio datada e cronolgica dos encaminhamentos; VII - Resposta manifestao. 1 A identificao do inciso IV opcional ao manifestante que requeira o anonimato.

2 As manifestaes sero recebidas atravs de formulrio eletrnico especfico disponvel no stio da UNIFAL-MG na internet. Mesmo em caso do atendimento pessoal, o demandante dever apresentar a manifestao atravs do formulrio eletrnico, para fins de registro. Art. 15 Desde que solicitado formalmente, a documentao relativa s demandas poder ser acessada por um perodo de 01 (um) ano por qualquer interessado, exceto no que diz respeito ao inciso IV do artigo anterior.

CAPTULO IV Das Disposies Finas e Transitrias Art. 16 O presente Regimento entrar em vigor na data da sua aprovao, revogadas as disposies em contrrio.

You might also like