You are on page 1of 8

I-

Introduo

Anemia definida pela Organizao Mundial de Sade (OMS) como a condio na qual o contedo de hemoglobina no sangue est abaixo do normal como resultado da carncia de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficincia. A hemoglobina o pigmento dos glbulos vermelhos (eritrcitos) e tem a funo vital de transportar o oxignio dos pulmes aos tecidos. Os valores normais para a concentrao de hemoglobina sangunea de 13gdL para homens, 12 g dL para mulheres e 11 g dL para gestantes e crianas entre 6 meses e 6 anos.Segundo a Organizao Mundial de Sade, 30% da populao mundial anmica, sendo que sua prevalncia entre as crianas menores de 2 anos chega a quase 50%.So vrias as causas de anemia, sendo a anemia por deficincia de ferro a mais prevalente em todo o mundo. Crianas, gestantes, lactantes (mulheres que esto amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reproduo so os grupos mais afetados pela doena, muito embora homens -adolescentes e adultos- e os idosos tambm possam ser afetados por ela.

1.1- Objetivo Abordar os principais temas sobre a anemia como: definio, tipos, causas, sintomas, destruio de hemcias (destino dos componentes), efeitos da anemia sobre o corao e circulao sanguinea. Entre eles curiosidades, maiores grupos envolvidos, sua importncia fisiolgica para o conhecimento do biomdico. 1.2- Justificativa O conhecimento do trabalho ser de estrema importante para atuao do biomdico em sua rea de trabalho.

II-

Desenvolvimento

A fisiologia o ramo da biologia que estuda as mltiplas funes mecnicas, fsicas e bioqumicas nos seres vivos. De uma forma mais sinttica, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. uma disciplina importante em diversos cursos da rea da sade como medicina, odontologia, biomedicina e muitos outros. Quem faz o estudo da Fisiologia logo descobre que a fsica uma das maiores aliadas desse estudo por que ajuda a explicar como acontecem muitas aes dentro do organismo. Sendo assim, neste trabalho ser abordado o tema anemia um dos distrbios mais frequentes na atualidade. Apesar de extremamente comum, ela muitas vezes mal diagnosticada, mal tratada e quase sempre mal explicada aos pacientes, sendo necessria uma pequena e simples explicao fisiolgica.

2.1- Definio Anemia o nome que se d quando ocorre uma diminuio dos nossos glbulos vermelhos do sangue, as chamadas hemcias ou eritrcitos. So essas clulas que transportam o oxignio vindo dos pulmes para todos os outros rgos. Na prtica clnica, o diagnstico de anemia feito basicamente pela dosagem do hematcrito e da hemoglobina, feitas no famoso hemograma que todos j devem ter feito alguma vez na vida. O hematcrito o percentual do sangue que ocupado pelas hemcias (glbulos vermelhos). Um hematcrito de 45% significa que 45% do sangue compostos por hemcias. Os outros 55% so basicamente gua e todas as outras substncias diludas. Pode-se notar, portanto, que praticamente metade do sangue , na verdade, composto por glbulos vermelhos. As hemcias so produzidas na medula ssea e tm uma vida de apenas 120 dias. As hemcias velhas so destrudas pelo bao (rgo situado esquerda na nossa cavidade abdominal). Isso significa que a cada 4 meses trocamos todas as nossas clulas vermelhas. A produo e a destruio so constantes, de modo a se manter sempre um nmero estvel de hemcias circulantes no sangue. A hemoglobina uma molcula portadora de ferro que fica dentro da hemcia. A hemoglobina o componente mais importante da hemcia por ser ela a responsvel pelo transporte de oxignio pelo sangue. O ferro um elemento essencial da hemoglobina. Pessoas com carncia de ferro no conseguem sintetizar hemoglobinas, que por sua vez so essenciais para a produo das hemcias. Portanto, uma diminuio das hemoglobinas obrigatoriamente leva uma diminuio as hemcias, ou seja, anemia. Na prtica, a dosagem de hemoglobina acaba sendo a mais precisa na avaliao de uma anemia, uma vez que o hematcrito pode ser influenciado por um sangue mais ou menos diludo.

2.2- Tipos Os principais tipos de anemia so: Anemia da carncia de ferro (anemia ferropriva) Anemia das carncias de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de cido flico Anemia das doenas crnicas Anemias por defeitos genticos: - anemia falciforme - talassemias - esferocitose - deficincia de glicose-6-fosfato-desidrogenase Anemias por destruio perifrica aos eritrcitos: - malria - anemias hemolticas auto-imunes - anemia por fragmentao dos eritrcitos Anemias decorrentes de doenas da medula ssea: - anemia aplstica - leucemias e tumores na medula 2.3- Causas A anemia tem trs causas bsicas: pouca produo de hemcias pela medula, elevada destruio de hemcias pelo corpo, perda de hemcias e ferro atravs de sangramentos. As causas distintas de anemia, que no se resolvem apenas com reposio de ferro so: 1- Uma lcera no estmago ou um cncer de intestino causam sangramentos e perda de hemcias, levando anemia Anemia por perda de sangue. 2- Uma infeco ou tumor que atinge a medula ssea impede a produo de hemcias, tambm levando anemia Anemia por falta de produo de sangue Um medicamento que seja txico para as hemcias e cause sua destruio antes de 120 dias, tambm leva anemia Anemia por rpida destruio das hemcias

muito comum pacientes receberem o diagnstico de anemia e serem tratados com ferro, sem nenhum tipo de investigao, como se todas as anemias acontecessem por deficincia deste elemento. E mesmo aquelas que realmente so por perda de ferro, a causa deve ser elucidada, pois freqentemente estamos falando de doenas do tubo digestivo. O ferro no vai tratar o tumor ou a lcera do trato gastrointestinal que est a sangrar de modo oculto. Vai apenas mascarar os sintomas a curto prazo e postergar o diagnstico.

Abaixo uma demonstrao do nmero de doenas que podem causar anemia e ficaro sem diagnstico se no forem investigadas: -Neoplasias -Insuficincia renal -Leucemias -Linfomas -Mieloma mltiplo -Doenas do trato gastrointestinal -Hipotireoidismo

- Deficincias de vitaminas como B12 e cido flico ( -Toxicidade da medula ssea por drogas -Doenas do fgado -Infeces. -Lpus -Sndrome hemoltica urmica -(AIDS) -(Alcoolismo) -Sangramento digestivo

2.4- Sintomas
Na anemia aguda, causada pela perda sbita de sangue ou pela destruio aguda dos glbulos vermelhos, a falta de volume no sistema circulatrio mais importante que a falta de hemoglobina. Os sinais e sintomas mais proeminentes consistem em queda da presso arterial devido diminuio do volume sanguneo total, com tonteira e desmaio subseqentes, taquicardia e palpitao, sudorese, ansiedade, agitao, fraqueza generalizada e possivelmente uma diminuio da funo mental. Na anemia crnica, o volume sanguneo total est normal, mas ocorre uma diminuio dos glbulos vermelhos e hemoglobina. A falta de hemoglobina causa descoramento do sangue, com palidez do paciente, e falta de oxignio em todos os rgos, com os sinais clnicos decorrentes desta alterao. Portanto, os principais sinais e sintomas so: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposio para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianas, apatia (crianas muito "paradas").

2.5- Destruio das Hemcias (Destino dos compostos)

2.6- Efeitos da anemia sobre o corao e circulao sangunea


Na anemia falciforme, os glbulos vermelhos contm uma hemoglobina diferente, a hemoglobina S, que faz com que eles tomem a forma de uma meia lua ou foice, depois que o oxignio libertado. As clulas em foice tornam-se rgidas ou endurecidas e tendem a formar grupos que podem fechar os pequenos vasos sangneos, dificultando a circulao do sangue. Como h vasos em todas as partes do corpo, a leso pode ocorrer em qualquer rgo crebro, ossos, pulmes, rins e outros.

III-

Concluso

3.3- Consideraes gerais

O sangue carreia nutrientes, gases e produtos do metabolismo das clulas. At os dias de hoje no existe nenhum substituto para o sangue. Doadores so a nica fonte de sangue para os pacientes que dele necessitam. O sangue possui uma parte lquida denominada plasma e uma parte celular composta de glbulos vermelhos ou hemcias, glbulos brancos ou leuccitos e plaquetas. As clulas do sangue so produzidas na medula dos ossos, especialmente nos ossos chatos como vrtebras, costelas e esterno. Essas clulas so essenciais para a vida, pois so responsveis pelo transporte do oxignio aos tecidos, pelo controle das infeces do organismo e por ajudar no controle de sangramento. Uma unidade de sangue doada pode ser separada em: glbulos vermelhos ou hemcias, plaquetas, plasma, e crioprecipitado (componentes no celulares). O plasma a parte lquida do sangue. Sua funo transportar gua e nutrientes para todos os tecidos do organismo. O plasma tambm contm sais minerais, protenas relacionadas com a coagulao do sangue (fatores da coagulao) e com a defesa contra infeces (imunoglobulinas), hormnios, enzimas e as clulas do sangue.

As hemcias so clulas anucleadas e possuem a forma de um disco bicncavo. Contm no seu interior uma protena chamada hemoglobina a qual responsvel pelo transporte do oxignio do pulmo a todas as partes do organismo e do gs carbnico dos tecidos para os pulmes. A anemia resulta da alterao estrutural ou diminuio do nmero de glbulos vermelhos ou da reduo da quantidade de hemoglobina presente no seu interior. Assim, hemoglobina o principal componente da hemcia. Ela formada no interior dos eritroblastos na medula ssea, um pigmento responsvel pelo transporte do oxignio para os tecidos e confere hemcia a sua colorao avermelhada. Quando a quantidade de hemoglobina combinada com o oxignio grande, o sangue toma a colorao vermelho viva, do sangue arterial. Quando a combinao com o oxignio existe em pequenas quantidades, a colorao do sangue vermelho escura, do sangue venoso.

Os leuccitos so as clulas de defesa do nosso organismo contra infeces. Eles possuem a capacidade de migrar do sangue para os tecidos e combater microorganismos que invadem o corpo. A diminuio do nmero de leuccitos ou a alterao da sua funo deixa o organismo suscetvel a mltiplas infeces. As plaquetas so pequenos fragmentos celulares presentes no sangue que contribuem para a parada do sangramento aps um ferimento. Pacientes com diminuio do nmero de plaquetas ou que possuem plaquetas com funo prejudicada tm risco aumentado de hemorragia. O sangue produzido na medula ssea dos ossos chatos, vrtebras, costelas, quadril, crnio e esterno. Nas crianas, tambm os ossos longos como o fmur produzem sangue.

IV-

Bibliografia

http://www.felipex.com.br/nossa_solidar12.htm http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4697&ReturnCatID=1775
http://www.mdsaude.com/2008/09/anemia.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-cardiovascular/sangue3.php

You might also like