You are on page 1of 7

Especial

A BUSCA DO HOMEM PELA COMPREENSO DA ALMA, ESSNCIA DIVINA E


BASE DA CONSCINCIA IMORTAL QUE PEREGRINA ATRAVS DAS REENCARNAES A CAMINHO DA ILUMINAO

Por Roberto Brlio

conhecimento que o ser humano pode ter da realidade da alma constitui a informao mais importante que venha a adquirir em toda a sua existncia, pois inmeras pessoas desconhecem que, alm do corpo fsico, cada um tem uma alma imortal que dirige os seus atos. Mesmo os que dizem saber que o ser humano formado de corpo e alma, desconhecem sua participao na vida humana e que a mesma se manifesta pelo pensamento, pela inteligncia, pelo senso de responsabilidade, pelo carter, pela conscincia, pela vontade, pelo livre-arbtrio, pela intuio e pelo anseio, muitas vezes oculto, de ser til aos seus semelhantes. A aquisio desse conhecimento pode trazer um enriquecimento do seu ser advindo-lhe o reconhecimento da unidade da criao e da responsabilidade pela sua prpria existncia e o amor que deve dispensar a todos os seres da natureza e, especialmente, s criaturas humanas, independentemente de sua idade, raa, condies sociais, econmicas e do seu prprio estado fsico. Todo ser humano uma alma pensante que se identifica pelos seus atributos prprios e no pela sua aparncia fsica ou pelos seus adornos complementares. A alma um ser de constituio energtica que apresenta a forma do ser humano, amoldando-se sua idade, sexo e caractersticas do corpo no qual imprime sua vitalidade. A individualidade e a grandeza lhe facultam vida plena, quando se encontra na espiritualidade ou na condio de estar vivificando um organismo biolgico, participando da constituio do ser humano. Alma a denominao dada por Kardec ao esprito encarnado, como est em O Livro dos Espritos, pg. 100, item 134. Essa denominao simplesmente didtica, visto que alma e esprito designam a mesma entidade, respectivamente, quando est encarnada ou quando se encontra no mundo espiritual.

A alma segundo a Bblia


Sua criao e sobrevivncia so mencionadas na Bblia. Consta do Gneses que o homem foi feito alma vivente (Ge 2,7), visto que criou Deus o homem sua imagem; imagem de Deus o criou; macho e fmea os criou (Ge 1,27). A mensagem segundo a qual o homem foi feito a alma vivente tem um significado muito importante, evidenciando que o ser humano deve pensar e viver como alma encarnada e no pelos atributos inerentes ao seu corpo fsico. Da alma sabemos, ainda, que desfruta do privilgio da imortalidade, como consta da afirmao contida nos Salmos: Tu, senhor, livraste a minha alma da morte (SL 116,6). Do mesmo modo, Jesus lembra que a alma imortal, afirmando: No temais os que matam o corpo e no podem matar a alma (Mt 10,28). Falando sobre a alma, Allan Kardec, em O Livro dos Mdiuns, rene dois conceitos, o da existncia e o da imortalidade da alma. Diz que na formao do ser humano h a participao do corpo fsico e da alma ou esprito. Afirma que o esprito o elemento principal dessa unio, pois o ser pensante e sobrevive morte. O corpo no mais do que um acessrio do esprito, um invlucro, uma roupagem que ele abandona depois de ele usar. No obstante esteja aparentemente oculta no organismo, a alma est sujeita a receber os efeitos das aes boas ou ms perpetradas pelo ser humano. No Evangelho de So Marcos h uma observao sobre a conduta das pessoas que, desviadas do bem, podem ser danosas prpria alma, aconselhando o desapego dos valores transitrios da vida: O que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Mc 8, 36). Essa mensagem de So Marcos nos faz pensar que se o ser humano passar pela vida en-

12

13

Especial

SENDO A ALMA RESPONSVEL PELO PENSAMENTO E PELO LIVRE-ARBTRIO, NATURAL QUE POSSA EXERCER INFLUNCIA NO APENAS SOBRE O SEU COMPORTAMENTO, MAS TAMBM SOBRE AS CLULAS DO SEU ORGANISMO, GERANDO OS
SEUS ESTADOS DE SADE OU DE DOENA

tretido em preocupaes frvolas, sua alma ter que enfrentar as conseqncias de uma vida desperdiada. Os diferentes caracteres psicolgicos que qualificam o ser humano no so determinados pelas peculiaridades dos seus rgos fsicos, da sua aparncia e constituio, mas pelos atributos da alma que participa em todos os atos da vida. Desse modo, uma pessoa no se torna um cientista porque recebeu hereditariamente circunvolues cerebrais diferenciadas nesse sentido, mas porque a sua alma dotada das qualidades de cientista. Esse conceito est de acordo com o que ensina Allan Kardec em O Livro dos Espritos, item 370: O esprito dispe sempre das faculdades que lhe so prprias. Ora, no so os rgos que do as faculdades, e, sim, estas que impulsionam o desenvolvimento dos rgos.

Sendo a alma responsvel pelo pensamento, pelo livre-arbtrio, pela conduta das criaturas, natural que possa exercer influncia no apenas sobre o seu comportamento mas tambm sobre as clulas do seu organismo, condicionando os seus estados de sade ou de doena.

Deslizes da alma
A tendncia para a constante procura de satisfaes pessoais, prazeres mundanos, bens materiais ou extravasamento de maldades, procura incessante do poder e da supremacia sobre suas semelhanas, decorre basicamente da ao da alma que no teve a oportunidade de ser educada nos moldes dos valores que enaltecem a vida humana. Analisando o conceito popular segundo o qual as pessoas podem cometer deslizes quando a carne fraca, Allan Kardec, no livro O Cu e o Inferno, diz: A carne s fraca porque o esprito fraco, o que inverte a questo, deixando quele a responsabilidade de todos os seus atos. A carne destituda de pensamento e vontade no pode prevalecer jamais sobre o esprito, que ser pensante e de vontade prpria.

Lei de causa e efeito


Em virtude de sua natureza espiritual, e na condio de estar vivificando um organismo biolgico, a alma realiza em cada criatura o encontro entre o humano e o divino. Como esprito encarnado, o ser humano tem sua dignidade e deve ser respeitado, no obstante a situao em que possa encontrar-se e as faltas que tenha praticado. um ser em fase de evoluo, a caminho do seu aprimoramento, ainda que esteja passando por situaes menos dignas . Na prtica, cada pessoa pode conduzir livremente sua vida, procurando praticar o bem e desfrutar condies progressivamente melhores ou optar por uma conduta menos digna para si mesma em relao aos demais seres humanos. O importante que, diante desses acontecimen-

De modo geral, a doutrina esprita classifica o ser como constitudo de trs organismo bsicos que interagem entre si: esprito, perisprito (campo mental e emocional) e corpo fsico (alm do duplo etrico, que se desfaz com a morte)

14

tos, a alma participa, consciente ou inconscientemente, de todos os atos da vida e as aes boas ou ms que tenha praticado so registradas no arquivo perispiritual e se enquadram na lei de reciprocidade ou de causa e efeito e suas conseqncias, respectivamente, boas ou ms, retornam para o mesmo ser, nesta vida ou em vidas futuras, porque as existncias so solidrias umas com a outras. As boas aes voltam sob a forma de alegria, sade e bem-estar e as ms, como diferentes modalidades de sofrimentos. Nos tempos atuais, h um nmero crescente de pessoas que procuram dedicar-se vivncia interior por meio de diferentes recursos, como os religiosos, esotricos, meditao, grupos de estudo, retiro espiritual e prticas orientais , que, a par da realizao dos seus anceios, podem levar ao reconhecimento da alma. Nesse mesmo sentido, o espiritismo incentiva a prtica do bem sem limitaes, o estudo, a prece e a educao espiritual, que levam reforma ntima. Entre os que se dedicam aos estudos orientais comum a prtica da meditao atravs de uma autoanlise, que consiste em dar um mergulho no seu interior, num trabalho lento e gradativo que leva o reconhecimento de sua prpria individualidade. Podem, assim, ser descortinadas suas diferentes qualidades, suas aspiraes mais ntimas, e encontradas as razes que levam ao reconhecimento do seu ser. Dispondo de novas vises interiores, o homem comum comea a reconhecer as peculiaridades de sua alma que, embora possa manter-se aparentemente oculta, manifesta sua prpria essncia e sua participao em todos os atos da vida humana. O ser humano vai descobrindo novos horizontes no seu eu interior, reconhecendo que o saber intelectual expressa a sa-

bedoria da alma e que, conduzindo para a espiritualidade, leva sua iluminao. Reconhece que a intuio um atributo da alma e, embora tenha sido relegada em favor do saber intelectual, est presente em todas as realizaes humanas, como nas descobertas cientficas e demais atividades relacionadas ao conhecimento. O estudo da alma deixou de ser do mbito puramente religioso ou teosfico para constituir uma realidade no menos cientfica. E, embora ainda no possa ser demonstrada pelos recursos materiais, evidenciada pelos seus atributos, que podem ser cientificamente observados.

Atributos do crebro
O crebro, apesar das aparncias, no o criador dos pensamentos, mas um recurso para a manifestao de outros atributos da alma, como a vontade, o querer, a determinao, a intuio e a conscincia. As diferentes modalidades do conhecimento que adornam a personalidade humana so muito importantes mas podem ser superestimadas, levando vaidade intelectual e ao orgulho, altamente prejudiciais ao entendimento da realidade da alma. Para o reconhecimento dessa realidade, no so indispensveis conhecimentos de alta sabedoria, pois este um campo em que os simples e os sbios se identificam. Esse conhecimento, que no passado era revelado apenas a alguns iniciados, comea a ser desvendado por um grande nmero de pessoas, visto que a humanidade se encontra no limiar da realidade e nada pode manter-se oculto no alvorecer da nova era que se aproxima, a Era do Esprito.

15

Especial

FILOSOFIAS ORIENTAIS, COMO O HINDUISMO, J EXPLICAVAM A EXISTNCIA DA ALMA DE FORMA CLARA, H MILHARES DE ANOS ANTES DE CRISTO:
COM A MORTE, NO SE PERDE NADA DAQUILO QUE A ALMA ADQUIRIU. AS EXPERINCIAS QUE O HOMEM FEZ NAS VIDAS PASSADAS TORNAM-SE INSTINTOS E INCITAM-NO AO PROGRESSO, AT INCONSCIENTEMENTE. BHAGAVAD GITA

Indagaes sobre a alma


Quem sou eu? Como conhecer e identificar este ser que est em mim? So perguntas que inquietam os seres humanos desde remota antiguidade. Para se chegar ao conhecimento dessa verdade, necessrio despojar-se das vaidades intelectuais e tornar-se como criana, que se encontra numa fase da vida mais propcia s manifestaes da alma na vida humana. Essa afirmao se identifica com o ensinamento de Jesus quando afirma: se no vos converterdes e no vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos cus (Mt. 18,3). Durante a infncia, o ser humano tem o dom de expandir as peculiaridades de sua alma, recentemente chegada do reino espiritual, e pode, mais facilmente, relatar fatos ocorridos na vida regressa. E como ainda no assimilou a influncia psicosocial do ambiente em que vive, , freqentemente, mais simples e humilde, qualidades enaltecidas por Jesus ao afirmar que Aquele que se tornar humilde como este menino, este o maior Reino dos Cus (Mt. 18,4). A vivncia da realidade da alma se caracteriza pela valorizao dos bens espirituais e pelo despreendimento das preocupaes voltadas para os bens transitrios da vida. O amor o recurso para que o ser humano possa viver a realidade da alma, o requisito essencial para que possa alcanar a vida plena como ser vivente. A senda espiritual de cada um percorrida individualmente, mesmo que esteja participando de treinamentos em grupos de estudos ou freqentando as mesmas instituies religiosas, visto que os seres humanos so almas que apresentam graus diferentes de evoluo e tm experincias prprias, individuais e indivisveis. E, medida que vo alcanando graus mais sensveis de conscincia, cada um vai se capacitando para alcanar estados progressivamente mais elevados de percepo espiritual. Mas a fase primeira para se alcanar o conhecimento da realidade da alma consiste em admitir sua existncia como parte integrante do organismo humano, responsvel pelos seus atributos psquicos e es-

pirituais e pelos atos da vida diria. A explorao do mundo interior teve em Scrates um dos seus mais brilhantes adeptos, e a humanidade teve nesse homem um dos seus mais insignes pensadores. Sua ateno esteve sempre voltada para os problemas que preocupam particularmente os jovens a poltica e a moral. Ele viveu em Atenas no perodo de 399 a 470 a. C., sendo considerado um dos maiores filsofos gregos, homem de singular sabedoria, de retido, de carter e de devotado amor justia e aos seres humanos. Para ele, no havia verdadeira filosofia se o homem no se voltasse, reflexivamente, para si mesmo. Suas idias levavam a uma moral individual, baseada na essncia espiritual de cada ser humano, alicerando a conduta de cada um na plena conscincia responsvel. Mas em sua poca os homens estavam voltados para uma falsa poltica democrtica e consideravam que suas idias poderiam ser prejudiciais aos jovens que o seguiam com fervor. Esse homem, que teve por seguidor um contemporneo como Plato, foi acusado de corromper a mocidade. A razo de Scrates a razo humana que duvida, que investiga e que leva cada um a ter as suas prprias convices. A bem da verdade, Scrates no se marginalizou da sociedade. Quando foi convocado para a guerra entre Esparta e Atenas, pensou muito e ficou uma noite inteira meditando, porque era humilde, obediente e amava sua comunidade. Sendo um homem forte e de elevada estatura, foi para a guerra movido por uma estraordinria fora interior e, na luta que era individual entre soldados, procurou defender-se e no matou nenhum adversrio por considerar todos os homens seus verdadeiros irmos. Sua filosofia sintetizada no seu ensinamento fundamental que atravessa os sculos e se mantm atualizado: Conhece-te a ti mesmo. Essa preposio ainda lembrada como base para o conhecimento do eu interior; a prpria alma.

16

O pensamento de Descartes
Mais recentemente, no sculo 17 da era atual, o eminente pensador francs, Ren Descartes (1596-1650), centrava suas flexes no ser imaterial atuante em seu organismo. Reconheceu que o ser humano formado de corpo e alma, dois princpios completamente distintos, um material e outro espiritual, e que o pensamento est relacionado ao seu eu espiritual. Teve assim, a percepo do seu eu espiritual, independentemente dos seus atributos fsicos, chegando famosa concluso, ainda no contestada: Penso, logo existo. Segundo ele, o corpo se manifesta pelos seus atributos fsicos e a alma, pelo pensamento e pela vontade. H, todavia, uma perfeita harmonia entre ambos, como pode ser observado nas sensaes e nos sentimentos em que a alma recebe os estmulos das impresses corporais e, por outro lado, a vontade impulsiona a dinmica do corpo. Partindo do reconhecimento do seu Imagens das divindades hindus Shiva e Ganesha e de mestres iluminados prprio eu, e plenamente convencido do potencial da inteligncia humana, acreditou na posos da Luz, ao afirmar que a pineal a glndula da sibilidade de substituir a f cega pela razo e pela vida espiritual do homem. cincia . Contudo, h uma diferena muito grande entre Na verdade, Descartes pode ser considerado um os ensinamentos desses dois insignes pensadores. precursor do espiritismo, pois h alguma semelhana Ren Descartes procurou evidenciar a existncia entre certos anseios, como a expresso penso, logo da alma tendo por base sua vida na matria e Allan existo e a afirmao de Allan Kardec, segundo a Kardec analisa a vida do esprito na matria tendo por qual a alma um esprito que pensa, como est base sua existncia como ser csmico, universal. Esse em O Livro dos Espritos, item 460. Outro ponto de conceito do mestre lions tem dupla conotao: esconvergncia o de considerar que a f deve ser tuda a alma na erraticidade, como esprito, e na vida baseada na razo e na cincia, conceito que se idenbiolgica como ser encarnado, durante certo perotifica com a f raciocinada de Allan Kardec em O do de tempo. Evangelho Segundo o Espiritismo, itens 6 e 7. H A situao do esprito viver na Terra, encarnado num ainda, outro conceito, segundo o qual, para Descarcorpo fsico, apenas uma das condies, como ser cstes, a glndula pineal o centro da alma, conmico, de participar da vida humana, mas que tem na ceito idntico ao de Andr Luiz no livro MissionriCasa do Pai muitas moradas (Jo 14, 2).

17

Especial

PARA OS ESPRITOS, A ENCARNAO PODE SER UM ATO DE EXPIAO OU DE MISSO. DE EXPIAO PARA OS ESPRITOS IMPERFEITOS QUE TM NECESSIDADE DE ENFRENTAR DIFERENTES DIFICULDADES E SOFRIMENTOS COMO SERES HUMANOS,
MANEIRA PELA QUAL PODEM RESSARCIR AS FALTAS COMETIDAS

A alma e o espiritismo
Seguindo a seqncia da evoluo dos conhecimentos adquiridos no Ocidente sobre a realidade da alma, em diferentes pocas, destaca-se Allan Kardec, o emrito codificador da Doutrina Esprita, nascido em Lyon, na Frana (1804-1869), que transcreve a mensagem revelada pelo Esprito da Verdade, luz do cristianismo, onde o ser espiritual, que d vida criatura humana, muito bem estudado nas diferentes modalidades de sua existncia. Seus ensinamentos vm adquirindo progressivamente maior nmero de adeptos em todas as camadas sociais, em diferentes partes do mundo. Alguns conceitos contidos em O Livro dos Espritos so aqui transcritos livremente no seu contedo por serem indispensveis interpretao que se procura dar, no presente texto, sobre a realidade da alma ou esprito: 1- Os espritos so os seres inteligentes da criao e se caracterizam pela sua individualidade. Foram criados simples e ignorantes e tm a oportunidade de evoluir e tornarem-se perfeitos. 2- O pensamento, a inteligncia, as qualidades morais e a conscincia so atributos da alma. 3- As almas so os espritos encarnados. Fazem parte da constituio dos seres humanos, temporariamente, para se purificarem e esclarecerem, e fora deles, como espritos, povoarem o Universo. 4- A participao dos espritos na formao dos seres humanos faz-se atravs do processo da reencarnao, um fenmeno de associao, advindo-lhes a oportunidade de evolurem, pois todos os espritos tendem perfeio. 5- O esprito revestido por um envoltrio de natureza eletromagntica, o perisprito, que no organismo humano constitui o liame entre a alma e o corpo fsico, e, aps a separao que se realiza no desenlace, o perisprito tambm se desprende do corpo e se mantm unido ao esprito. 6- Se os espritos, como seres encarnados, procederem de modo contrrio Lei de Deus, recebero, como retorno, nesta vida

ou em vidas futuras, as provas correspondentes s suas faltas, sob forma de sofrimentos fsicos ou psquicos, ou dificuldades nos diferentes setores da vida. 7- Os atributos da individualidade humana so os do esprito encarnado. Assim, um homem de bem a encarnao de um esprito bom e um homem perverso, a encarnao de um esprito impuro, ignorante. 8- Os seres que cometem faltas, que agridem a lei, no retrogradam espiritualmente. Mantm-se estacionrios e, se no tiverem a oportunidade de se reparar, na mesma existncia, as faltas cometidas tero que retornar em encarnaes futuras, quantas sejam necessrias, e enfrentar diferentes modalidades de sofrimentos, que constituem formas de reparao de suas faltas, e tero a oportunidade de refazer a existncia no aproveitada para alcanar algum progresso espirtual. 9- Os espritos sofrem, quer no mundo corporal quer no espiritual, as conseqncias das suas imperfeies. 10- Para os espritos, a encarnao pode ser um ato de expiao ou de misso. de expiao para os espritos imperfeitos que tm necessidade de enfrentar diferentes dificuldades e sofrimentos como seres humanos, maneira pela qual podem ressarcir as faltas cometidas. Para os espritos mais evoludos, a reencarnao constitui uma misso que eles aceitam prazerosamente, com o fim de ajudar os seres humanos a alcanar mais rapidamente o progresso nos diferentes setores da vida. So almas primorosas que podem reencarnar isoladamente ou em grupos, e mesmo em diferentes pases; distinguem-se pelos seus dotes cientficos, artsticos, culturais e outros, identificam-se pelos seus ideais de amor aos semelhantes, procurando incentivar o progresso e o bem-estar dos seres humanos nas diferentes reas de atuao, motivando a evoluo da conscincia humana nos ideais de paz, fraternidade e progresso.

18

You might also like