You are on page 1of 5

Dicas O que no se deve fazer em uma Redao

Comear usando palavras contidas no tema, como fazamos na 1 srie da tia Teteca; - Comear os pargrafos com as mesmas palavras, para ficar esttico; - Descuidar das margens e alinhamento dos pargrafos, inspirando-se em produes impressionistas; - Usar perodos muito longos e cheios de informaes intercaladas em outras, para complicar a vida do pobre corretor de sua redao; - Entrar em desespero e arrancar os poucos cabelos ainda existentes; - Rasurar, usar corretivos ou fazer aquele remendinho discreto como o carro dos Bombeiros; - Dar uma de esperto, fazendo uma introduo copiando a seguinte frase, original e indita: " O qualquer coisa um fenmeno ambguo", por no achar que existe outra maneira; - Usar aqueles chamados lugares-comuns para comear a bendita concluso, inspirando-se, quem sabe, naquele carrinho velho que s pegava no tranco; - Explicar to explicadinho cada detalhe que as benditas 30 linhas sejam poucas para o seu testamento (no se esquea daquela doao para a prof de redao e portugus); - Confundir os estilos, construindo um primor da Literatura Brasileira com uma dissertao um pouco narrativa, descrevendo um fato; - Achar que no tem assunto para tratar aquele tema, complicando o que simples, s para valorizar mais o curso e os seus professores (o corpo docente agradece a homenagem, mas dispensa); - Ficar uma hora para decidir sobre qual estilo e tema vai escrever, optando pelo unidunit, em vez de fazer a melhor escolha para voc mesmo.

Esttica de Redao

- Nunca comece uma redao com perodos longos. Basta fazer uma frase-ncleo que ser a sua idia geral a ser desenvolvida nos pargrafos que se seguiro; - Nunca coloque uma expresso que desconhea, pois o erro de ortografia e acentuao o que mais tira pontos em uma redao; - Nunca coloque hfen onde no necessrio como em penta-campeo ou separao de slabas erroneamente como ca-rro (isto s acontece em espanhol e estamos escrevendo na lngua portuguesa);

Nunca use grias na redao, pois a dissertao a explicao racional do que vai ser desenvolvido e uma gria pode cortar totalmente a seqncia do que vai ser desenvolvido alm de ofender a norma culta da Lngua Portuguesa; - Nunca esquea dos pingos nos "is" pois bolinha no vale; - Nunca coloque vrgulas onde no so necessrias (o que tem de erro de pontuao!); - Nunca entregue uma redao sem verificar a separao silbica das palavras; - Nunca comece a escrever sem estruturar o que vai passar para o papel; - Tenha calma na hora de dissertar e sempre volte frasencleo para orientar seus argumentos; Verifique sempre a esttica: Pargrafo, acentuao, vocabulrio, separao silbica e principalmente a pontuao que a maior dificuldade de quem escreve e a maioria acha que to fcil pontuar! - Respeite as margens do papel e procure sempre fazer uma letra constante sem diminuir a letra no final da redao para ganhar mais espao ou aumentar para preencher espao; - A letra tem que ser visvel e compreensvel para quem l; - Prepare sempre um esquema lgico em cima da estrutura intrnseca e extrnseca; - No inicie nem termine uma redao com expresses do tipo: "... Eu acho... Parece ser... Acredito mesmo... Quem sabe..." mostra dvidas em seus argumentos anteriores; - Cuidado com "superlativos criativos" do tipo: "... mesmamente... apenasmente.". E de "neologismos incultos" do tipo: "...imexvel... inconstitucionalizvel...".

Conselhos teis:

Evite repeties de sons, de palavras e de idias. Palavras terminadas em o, so, sso, dade, mente provocam eco na sua redao. A repetio de palavras denota vocabulrio escasso. A repetio de idias demonstra falta de cultura, de conhecimento geral. Em vez de substituir as repeties por sinnimos, reestruture o perodo, pois a idia continuar sendo repetida. Reestruturar o perodo significa reescrev-lo, dando outra formao sinttica. Por exemplo, em vez de escrever O homem est destruindo a Natureza, sem pensar no seu prprio futuro reestruture para Destrise a Natureza, sem se importar com o futuro Evite o exagero de conectivos (conjunes e pronomes relativos). Por dois motivos: para evitar a repetio e para no elaborar perodos muito longos. No generalize; seja especfico. Utilize argumentos concretos, fatos importantes. Uma redao cheia de generalizaes demonstra a falta de cultura de seu autor, a falta de conhecimentos gerais, a falta de contato com a realidade atual. Para evitar esse problema, leia bastante; leia jornais, revistas, livros; assista a programas de reportagens, a filmes; interesse-se pela cultura; alimente sua inteligncia. No faa afirmaes incoerentes. Como: Os jovens esto totalmente sem informaes hoje...; Ningum gosta de ler...; No h escritores bons hoje em dia.... A incoerncia tambm demonstra falta de conhecimento. No faa afirmaes levianas.

Como: Todo poltico corrupto... No afirme o que no pode ser provado. No escreva perodos muito curtos nem muito longos. Evite mais de dois perodos por linha, ou seja, no coloque mais do que dois pontos finais em uma mesma linha. Evite escrever mais de duas linhas sem um ponto final sequer. No faa pargrafos muito curtos nem muito longos. O ideal seria que os pargrafos contivessem, no mnimo, 4 linhas e, no mximo, 7 linhas. Estruture adequadamente os perodos. Perodos mal-estruturados demonstram falta de conhecimento da lngua. Observe a pontuao. Nunca coloque vrgula entre o sujeito e o verbo, nem entre o verbo e o seu complemento. - No use expresses populares e cristalizadas pela populao. A dissertao um trabalho tcnico, portanto no se admitem expresses populares. Expresses cristalizadas so frases comuns a qualquer cidado, de qualquer nvel cultural.

No use expresses vulgares

Por ser um trabalho tcnico, no h espao para vulgaridades. No use linguagem figurada. Todas as palavras da dissertao devem ser usadas em seu sentido exato.

Se for usar ttulo, faa-o por meio de expresso curta. Alguns concursos vestibulares exigem ttulo na dissertao. Se for o caso, use poucas palavras e s coloque ponto final, se usar verbo. Cuidado com usos de conjunes: mas, porm, contudo so adversativas, indicam fatores contrrios; portanto, logo so conclusivas; pois explicativa, e no causal. No deixe os pargrafos soltos. H de haver ligao entre eles. A ausncia de elementos coesivos entre oraes, perodos e pargrafos erro grave. No use a palavra eu nem a palavra voc e evite a palavra ns. A dissertao deve ser impessoal. No se dirija ao examinador, como se estivesse conversando com ele. No use palavras estrangeiras nem grias. Por ser trabalho tcnico, use apenas palavras da Lngua Portuguesa. Atente para no elaborar frases ambguas. Se houver duplo sentido em uma frase, como o examinador saber por qual optar? Atente para no entrar em contradio. Preste ateno a tudo o que for exposto na redao, para no dizer o contrrio mais frente. Lembre-se de que h quatro palavras muito importantes: Originalidade e Criatividade - No trabalhe com exemplos muito simples ou comuns; seja criativo. Use sua inteligncia. Homem e Sociedade - Tudo o que for colocado em sua redao deve ser importante para a sociedade de um modo geral, e no apenas a voc ou a um pequeno grupo de pessoas

You might also like