You are on page 1of 2

Reduo a condio anloga de escravo

Reduo a condio anloga de escravo, ou crime de plgio (neste caso, evidentemente, sem relao com o crime contra a propriedade intelectual) o crime previsto no artigo 149 do Cdigo Penal Brasileiro, no captulo dos crimes contra a liberdade individual. Ocorre com frequncia com prostitutas que aceitam trabalhar no exterior, porm, ao chegarem no pas de destino, o aliciador retm seu passaporte e afirma que s o devolver quando a dvida com ele estiver paga. Nunca estar, pois a prostituta ainda tem suas despesas de moradia, alimentao, sade, vesturio etc. Tambm comum com trabalhados braais, em especial no interior da regio amaznica, que se deslocam por dias no meio da selva, contratados por algum a servio do empregador final, para a rea em que iro trabalhar, morar e comer, vivendo sob condies desumanas e contraindo uma dvida crescente com o proprietrio/possuidor da terra, sem referncias humanas ou geogrficas em um lugar desconhecido e distante do que ele conhecia antes da viagem que ele no sabia que seria sem volta.

Art. 149- Reduzir algum a condio anlogo de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forados ou a jornada exaustiva, quer sujeitandoo a condies degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto. Pena- recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos e multa, alm da pena correspondente violncia.

GARANTISMO PENAL

O garantismo penal um modelo penal que busca fortalecer o direito penal mnimo,atravs de critrios de racionais e cvicos interveno penal, deslegitimando qualquer modelo de controle social maniquesta que coloque a defesa social acima dos direitos e das garantias individuais. No que toca aos direitos fundamentais, considerados como direitos humanos constitucionalizados, estes ganham a funo de estabelecer o objeto e os limites do direito penal nas sociedades democrticas. Tal modelo de direito penal considera como trao estrutural e substancial da democracia a tutela das minorias marginalizadas frente s maiorias integradas. Da decorre o objetivo do garantismo em limitar o poder punitivo estatal, negar os pressupostos basilares do positivismo jurdico e, por consequencia, afirmar uma interpretao da lei conforme a Constituio da Repblica . Importante salientar no modelo terico minimalista elaborado por Luigi Ferrajoli,h dez condies imprescindveis para o estabelecimento da responsabilizao penal e aplicao da sano: observncia de um fato exterior, danoso para terceiro, praticado por um sujeito imputvel, previsto anteriormente pela lei como crime, sendo indispensvel a sua proibio e punio. Necessrio que se faam presentes os seguintes requisitos de ordem processual: instruo probatria realizada por uma acusao pblica dentro de um processo contraditrio, julgado por um juiz imparcial . Infere-se desta equao garantista a preocupao de se realizar os propsitos de um Estado eminentemente democrtico a partir do direito

You might also like