You are on page 1of 6

A massa e a distncia da Terra ao Sol, no s criam condies de vida, mas tambm geram fenmenos geolgicos externos e internos muito

diversificados, que conduzem ao desenvolvimento de uma srie de ambientes muito variados que sustentam uma enorme diversidade de formas de vida, contribuindo estas tambm, activamente, para a manuteno desse ambiente de vida. As duas caractersticas principais da Terra, que determinam as diversas condies para a existncia de vida, so a sua massa moderada e a distncia a que se encontra do Sol. a massa da Terra, nem muito grande nem muito pequena, que lhe permite, por um lado, ter uma atmosfera, que ficou presa pela gravidade, e por outro, produzir no seu interior uma quantidade de energia que lhe permite ser um planeta com uma grande dinmica interna, a partir da qual se geram sismos e vulces, se formam montanhas e se movem os continentes, entre outros fenmenos geolgicos.

s condies referidas junta-se o efeito da distncia da Terra ao Sol. A distncia de cerca de 150 milhes de quilmetros faz com que a maior parte da superfcie da Terra seja nem muito quente nem muito fria. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a gua pode existir no estado lquido. Esta gua lquida permitiu a origem e evoluo da vida e ainda , actualmente, o garante da vida na Terra, sendo o principal constituinte dos seres vivos. s condies referidas junta-se o efeito da distncia da Terra ao Sol. A distncia de cerca de 150 milhes de quilmetros faz com que a maior parte da superfcie da Terra seja nem muito quente nem muito fria. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a gua pode existir no estado lquido. Esta gua lquida permitiu a origem e evoluo da vida e ainda , actualmente, o garante da vida na Terra, sendo o principal constituinte dos seres vivos.

A gua no estado lquido ajuda a manter a temperatura mdia superfcie da Terra em valores moderados, pois retira dixido de carbono da atmosfera para a formao de rochas como o calcrio. O dixido de carbono, em valores moderados, faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" mantendo o planeta relativamente quente, quer de dia quer de noite. Sem este efeito a Terra seria muito mais fria e, provavelmente, os oceanos congelariam. Por outro lado, se existisse tanto dixido de carbono na nossa atmosfera como em Vnus, provavelmente a temperatura da Terra seria de centenas de C. Assim, a massa da Terra aliada sua distncia ao Sol permitem a existncia de gua no estado lquido e esta a manuteno de temperaturas compatveis com a vida... a ligao entre vida e gua to profunda que... "viemos" da gua e a maior parte do nosso organismo gua.

Curiosidade: Estamos constantemente a ouvir falar do efeito de estufa como algo de perigoso e relacionado com a poluio devida queima dos combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo, que liberta grandes quantidades de dixido de carbono para a atmosfera, gs que se torna responsvel pelo aquecimento da Terra. Contudo o dixido de carbono, em valores moderados gera um efeito de estufa ligeiro que faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" que mantm o nosso planeta relativamente quente, o que indispensvel vida. Trata-se, portanto, de um "bom" efeito de estufa. J em Vnus, podemos observar o "mau" efeito de

estufa. A maior parte da atmosfera de Vnus formada por dixido de carbono (CO2) cerca de 95%, algum azoto, vapor de gua e cidos como o sulfrico e o clordrico. to densa e volumosa que extremamente difcil de observar, mesmo pelas sondas espaciais a enviadas, como a Magalhes e a Pioneer. Tanto CO2 associado sua proximidade ao Sol gera um efeito de estufa que determina a existncia de temperaturas de cerca de 500 C junto ao solo Irrespirvel e insuportvel!

You might also like