You are on page 1of 4

O principal componente do vidro a Slica (SiO2).

. A mistura de areia com os demais componentes do vidro dirigida at o forno de fuso com temperatura de at 1.700C e, nesse estgio, sua consistncia igual a caramelo. A forma bsica da slica tem o formato de uma pirmide, com silicone no centro ligado simetricamente a quatro tomos de oxignio nas suas pontas: tem a frmula qumica SiO4 e tem carga negativa. Resfriando-se rapidamente a slica derretida, uma organizao randomica do tetraedro formada, ligada pelas pontas, originando um material amorfo conhecido como slica vtrea.

Por razes prticas e econmicas, o ponto de derretimento e a viscosidade elevados do silicone so reduzidos adicionando o xido do sodium (um fluxo) na forma de um carbonato e os tomos do sdio-oxignio incorporam a rede do silicone-oxignio, de acordo com seus estados de valncia. Estes tomos so conhecidos como formadores da rede. Outros constituintes principais do vidro liso: O clcio e o magnsio incorporam a estrutura da rede como modificadores da rede e a ao destes modificadores fazer as estruturas mais complexas de modo que quando os componentes so derretidos juntos, no processo de resfriamento, seja mais difcil para os tomos se arranjar em configuraes apropriadas para que a cristalizao ocorra. No processo de produo de vidro, a taxa resfriamento arranjada conforme a viscosidade aumenta e a mobilidade dos tomos impedida, evitando assim que a cristalizao ocorra.

O espectro eletromagntico a principal fonte de energia provedora de luz e calor. Todos os corpos, incluindo o vidro, emitem e absorvem energia na forma de ondas eletromagnticas.

A superfcie do sol emite ondas eletromagnticas. Uma banda entre 380 nm e 780 nm do espectro solar recebido pela superfcie da terra e visvel. Essa banda fica entre o Ultravioleta e o Infravermelho. O espectro abaixo de 380 nm (ultraviolet) invisvel. Uma combinao dos tamanhos das ondas visveis do espectro nos d a cor branca e cada tamanho de onda associado a uma cor. A principal rea para o vidro a banda entre os raios Ultravioleta e o Infravermelho, que representam a luz do dia ou a luz visvel. A energia pode existir em diversas formas como calor, luz, qumica, nclear, mecnica e eltrica, que podem ser transformadas de um tipo para outro.

Calor
Radiao infravermelha uma parte da radiao eletromagntica cujo comprimento de onda maior que o da luz visvel ao olho do ser humano, porm menor que o das microondas, consequentemente, tem menor frequncia que a da luz visvel e maior que a das microondas. O vermelho a cor de comprimento de onda mais larga da luz visvel, compreendida entre 700 nanometros e um milmetro. Os infravermelhos esto associados ao calor porque os corpos na temperatura normal emitem radiao trmica no campo dos infravermelhos. No espectro eletromagntico, encontra-se entre a luz visvel e as microondas. A luz infravermelha tem uma variao de tamanho de ondas que vai do vermelho ao violeta. Conforme indicado no diagrama abaixo, apenas uma pequena faixa entre 380 nm e 780 nm do espectro solar recebida pela superfcie da terra visvel aos olhos.

Quando as ondas infravermelhas atingem a superfcie do vidro elas sofrem reflexo, transmisso ou absoro. Reflexo Reflexo solar mede a capacidade da superfcie de um material refletir a luz do sol (incluindo as ondas de luz visvel, infravermelho e ultravioleta) em uma escala de 0 a 1. Um valor 0.0 indica que a superfcie absorve toda a radiao solar e um valor de 1.0 indica total reflexo.

Transmisso A transparncia do vidro permite a passagem dos raios solares que aquecem o ambiente. Esta transmisso medida atravs do fator solar do vidro. Quando a radiao incide sobre um vidro, uma parte da mesma refletida para o exterior, outra parte passa diretamente para o interior e o restante absorvido na massa do vidro da qual, em mdia, dois teros so irradiados para o exterior e o tero restante irradiado para o interior. Essa transmisso de calor varia de acordo com a espessura, a cor e a metalizao do vidro.

Emissividade a capacidade de uma superfcie absorver ou emitir radiao eletromagntica. O vidro tem emissividade alta por natureza. No entanto quando uma camada baixoemissiva (vidro Low-E) aplicada, como por exemplo o Pilkington K Glass, a superfcie do vidro no absorve a energia, mas sim a reflete de volta para o ambiente, melhorando assim o valor U da rea envidraada. Transmisso do calor solar total

o total de calor que passa pelo vidro. Esse total determinado pelo coeficiente de sombreamento. Absoro Toda energia absorvida produz calor (em circunstncias especiais algumas ondas se tornam fluorescentes) . O calor transita entre altas e baixas temperaturas. Porm, o calor produzido pela absoro aumenta a temperatura do material que pode ser conduzido atravs do material ou dissipado a partir da sua superfcie. O tipo da metalizao aplicada ao vidro influencia em todos os fatores. Uma excelente gama de produtos para controle solar est disponvel para consulta, tendo sido desenvolvida para se adequar as necessidades de reflexo, transmisso e absoro requeridas em cada projeto.

You might also like