You are on page 1of 4

1.

LNGUA
O conceito de lngua varia muito segundo a corrente terica que o professe. Para ns, importante expor os conceitos com os quais nos alinhamos. Abaurre e Pontara (2006:3) entendem a lngua como um sistema de representao socialmente construdo, constitudo de signos lingusticos

Observe-se aqui o carter social da lngua, uma vez que s existe mediante esta negociao entre seus falantes. Complementamos o conceito das autoras com o de Marcuschi (2005:31), para quem a lngua um conjunto de prticas sociais e cognitivas historicamente situadas.

Sendo assim, no podemos entender a lngua como uma estrutura autnoma, alheia realidade dos falantes e imutvel.

2. LINGUAGEM
Abaurre e Pontara definem muito bem linguagem como uma atividade humana que, nas representaes de mundo que constri, revela aspectos histricos, sociais e culturais. por meio da linguagem que o ser humano organiza e d forma s suas experincias.

Se entendermos a profundidade deste conceito, entenderemos que no podemos reduzir a linguagem a um meio de comunicao, como normalmente se faz, j que a partir dela que construmos nossa memria e consequentemente nossa Histria. Sem linguagem no existiria a civilizao como conhecemos.

3. SIGNO LINGUSTICO
Toda lngua se compe de signos lingusticos, que so as unidades de significao que possuem um significante (uma memria acstica de um termo) e um significado (conceito contido em um signo, acionado pelo significante). Naturalmente de uma lngua para outra os significantes podem mudar. O que passa desapercebido que o conceito profundo de um termo tambm pode ser diferente em duas lnguas que comparemos, muito embora se refiram ao mesmo ser na natureza. Isso acontece porque tudo na lngua representao, nada retm as coisas in natura, tudo se realiza como cultura. Assim, quando falamos de uma vaca em portugus, no Brasil, o conceito ser muito diferente do que se ter na ndia, por motivos bvios. mais uma vez a confirmao de que a lngua uma representao de mundo.

4. SINGNO NO CONTEXTO DA LINGUAGEM

5. E STRUTURA LINGUSTICA
Lingstica a cincia que estuda a linguagem. O termo foi empregado pela primeira vez em meados do sculo XIX, para distinguir as novas diretrizes para o estudo da linguagem, em contraposio ao enfoque filolgico mais tradicional. A filologia ocupa-se, principalmente, da evoluo histrica das lnguas, tal como se manifestam nos textos escritos e no contexto literrio e cultural associado. A lingstica tende a dar prioridade lngua falada e maneira como ela se manifesta em determinada poca. Apresenta ainda uma tendncia maior universalizao e aspira construo de uma teoria geral da estrutura da linguagem que abarque todos os seus aspectos. O desenvolvimento, ao longo dos sculos, de vrias hipteses sobre a formao, evoluo e funcionamento da linguagem criou a base para as pesquisas lingsticas atuais. Origem da lingstica. Antes do sculo XIX, quando a lingstica ainda no havia adquirido carter cientfico, os estudos nessa rea eram dominados por consideraes empricas sobre a prpria condio da linguagem, que proliferaram em vrios glossrios e gramticas cujo objetivo era explicar e conservar as formas lingsticas conhecidas. No sculo V antes da era crist, surgiu na ndia a primeira gramtica destinada a preservar as antigas escrituras sagradas. Na Grcia antiga, as questes propostas em torno da naturalidade e arbitrariedade da linguagem -- ou seja, o que existe nela "por natureza" ou "por conveno" -- deram origem a duas escolas opostas: os analogistas sustentavam a regularidade bsica da linguagem, devida conveno, e os anomalistas consideravam que a linguagem era irregular, por refletir a prpria irregularidade da natureza. As pesquisas sobre essas questes, que os gramticos romanos se encarregariam, mais tarde, de continuar e transmitir, impulsionaram o progresso da gramtica no Ocidente. A concepo da linguagem como um espelho em que se refletia a verdadeira imagem da realidade levou as gramticas especulativas medievais a destacarem o aspecto semntico -- relativo ao significado -- da lngua. A partir do sculo XV, a tradio gramatical greco-romana, que at ento imperara, perdeu importncia medida que avanava o estudo das lnguas vernculas e exticas.

6. LNGUA NATURAL
Lngua natural (lngua ordinria, lngua humana ou somente lngua no uso comum) um conceito formulado pela filosofia da linguagem e pela lingustica para se referir s linguagens desenvolvidas naturalmente pelo ser humano como instrumento de comunicao, como as lnguas faladas e a lngua de sinais. As linguagens formais, desenvolvidas de forma artificial, no constituem lnguas naturais, assim como as linguagens do mundo animal. Entre as primeiras encontram-se a lngua escrita, a linguagem de computador, etc. Entre as ltimas, a linguagem das abelhas, por exemplo, primeiramente estudada por Karl Von Frisch. As lnguas de sinais ou lnguas gestuais so tambm lnguas naturais, visto possurem as mesmas propriedades caractersticas: gramtica e sintaxe com dependncias no locais, infinidade discreta e generatividade/criatividade. Lnguas de sinais ou gestuais como a norteamericana, a francesa, a brasileira ou a portuguesa esto devidamente documentadas na literatura cientfica.

7. SIGNIFICANTE
Significante um conceito retirado da lingustica, a lingustica que nasceu no comeo do sculo passado com Saussure. Saussure nos diz que a unidade lingustica o signo lingustico, e o signo lingustico composto por duas partes: o significante (S) e o significado (s). A palavra "rvore", por exemplo, um signo por ter um significado - o

conceito - e um significante - a "imagem acstica" rvore. Saussure rompe com tradies que nos fazem pensar a unidade lingustica como a relao de um termo a uma coisa: "o signo lingustico une, no uma coisa a um nome, mas um conceito e uma imagem acstica. Esta ltima no o som material, coisa puramente fsica, mas a marca fsica deste som, a representao que nos dada por nossos sentidos; ela sensorial, e se nos ocorre chamla 'material', apenas neste sentido e por oposio ao outro termo da associao, o conceito, geralmente mais abstrato" (Curso de lingustica geral, Saussure).

8. SIGNIFICADO
Um significado um conceito, a idia de definio envolvida na representao expressa pelo significante. A palavra lobo, por exemplo, significante do conceito de grande mamfero carnvoro que habita extenses vastas em regies do hemisfrio norte. O signo lingustico a unio do significante e do significado (SIGNO = SIGNIFICANTE + SIGNIFICADO).

9. R ELAES INTRA -LINGUSTICA


Na Linguagem Humana, existem dois tipos de traduo, a Intralingstica e a Interlingustica. A traduo intralingstica se d quando um texto traduzido para outro texto utilizando-se a mesma Linguagem Humana para os dois textos, tanto o prototexto (o texto de partida) quanto parfrase (o texto traduzido). No caso dos compiladores isso se d entre textos da mesma linguagem, modificando-se o padro, por exemplo, uma traduo de um texto escrito na linguagem C para outro texto tambm em C porm com o padro ANSI. Os compiladores que fazem este tipo de traduo intralingstica so chamados de Filtros. J a traduo interlingustica ocorre quando um texto traduzido para outro texto, porm, numa linguagem diferente para cada um dos textos. Isso acontece tambm nos compiladores, quando uma linguagem de programao de Alto Nvel, Java, por exemplo, transformada numa Linguagem de Programao de Baixo Nvel, Assembler, por exemplo.

10.

C AMPO SEMIOLGICO

Nomes especficos para designar essa cincia geral dos signos surgiram relativamente tarde. Entre eles, os termos semitica e semiologia se firmaram como as designaes mais conhecidas para a cincia do signo, s vezes como sinnimos, s vezes como rivais terminolgicos. Alternativas terminolgicas, tal como semasiologia, sematologia ou semologia caram em desuso. Tambm caiu em desuso um antigo sentido do conceito de semitica ligado sinalizao militar, embora, no Novo Dicionrio Aurlio (edio de 1975), encontra-se ainda a seguinte definio de semitica: arte de comandar manobras militares por meio de sinais, e no de voz. Tanto o termo semitica quanto o termo semiologia tm as razes de suas constituintes iniciais e principiais nas palavras gregas semeon, signo, e sema, sinal, signo. Tal como a gramtica e a aritmtica ou a biologia e a filologia, que so campos de estudos de diversas reas de conhecimento humano, a semitica e a semiologia, nas suas origens, so os campos de estudo dos signos e dos sinais. Na sua forma neo-grega, semeiotik, o conceito aparece, pela primeira vez, no contexto da medicina. Desde a Antiguidade, o diagnstico mdico descrito como a parte semitica da medicina. O mdico grego Galeno de Prgamo (139-199), por exemplo, classificou o diagnstico mdico como um processo de semiosis. Aquilo que os antigos designaram como semeitica, portanto, ainda no era a teoria geral dos signos, mas uma de suas reas especficas, a saber, o aprendizado mdico dos sintomas. Na medicina dos sculos XVII e XVIII, a forma grega semeiotica se encontrava ao lado da forma latina semitica (desde 1490). Desde o incio do sculo XVII, surgiram as primeiras variaes do conceito de semiologia, que correspondem mais importante alternativa terminolgica para o conceito semitica. Em um tratado latino, de 1617, C. Timpler

define o ensino dos signos fisionmicos do corpo humano como semiologica ou, tambm, semeiologica

11. 12. 13. 14. 15.

C DIGO DE LINGUAGENS L XICO M EMRIA COLETIVA T EXTO CIENTFICO F UNO DA LINGUAGEM DOCUMENTRIA

WIKIPEDIA. Lngua Natural.Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_natural http://dicionario.babylon.com/linguagem_natural/>

http://www.brasilescola.com/portugues/linguistica.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_natural http://ocifloripa.blogspot.com/2007/04/os-maravilhosos-conceitos-lacanianos.html

Traducoes Linguagens Humanas, Artur Andr timba_bra@hotmail.com


Tatiane Almeida talmeida04@hotmail.com Mateus Oliveira - mateus_osilva@hotmail.com., comp2009-1_n07_noturnob

http://blog.cybershark.net/miguel/2009/02/12/saussure-signo-significante-e-significado/

Semitica e semiologia: os conceitos e as tradies,


Por Winfried Nth 10/03/2006 http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=11&id=82

Blog do Miguel, Saussure signo,


significante e significado, Posted by Miguel on February 12, 2009,
http://blog.cybershark.net/miguel/2009/02/12/saussure-signo-significante-e-significado/

You might also like