You are on page 1of 5

Como criar uma empresa em 9 passos

Passo 1: A Concepo da Ideia


O primeiro grande desafio na altura de criar um negcio prprio a concepo da ideia. Nesta fase o investimento do empreendedor no se contabiliza em euros, mas sim em tempo dispendido na concepo da ideia. Um projecto empresarial pode ter vrias fontes de inspirao. A ideia pode surgir da experincia profissional do empreendedor, dos seus hobbies, da constatao de uma necessidade do mercado. As fontes de inspirao so inmeras, mas o fundamental que neste processo - quase sempre solitrio - o potencial empresrio no perca a noo de que o seu projecto tem de ser acima de tudo realista. Aqui so definidas as bases da empresa. das etapas mais importantes do processo de criao de um negcio e nenhum pormenor deve ser negligenciado. No momento de estruturar a ideia de negcio, o empreendedor deve considerar vrios aspectos que vo desde a sua experincia profissional ao perfil do consumidor, passando pela oportunidade do negcio e a existncia, ou no, de projectos empresariais semelhantes. Para ajud-lo a testar o seu perfil empreendedor e a viabilidade da sua ideia dever procurar responder de forma rigorosa s seguintes questes: Tenho perfil de empreendedor? Qual o destinatrio do meu produto? O mercado necessita daquilo que tenho para oferecer? Que servios prestarei? Quais os benefcios do meu servio? Qual a minha concorrncia? Como poderei diferenciar-me da concorrncia? Que preo irei cobrar pelos meus servios? Qual o investimento inicial de que vou necessitar? Como vou financiar-me? Qual a melhor localizao para a minha empresa? A actividade que quero desenvolver carece de algum licenciamento especial? Qual o capital social que a minha empresa dever ter? Existe algum tipo de apoio para a minha actividade? Como escolherei os meus scios e qual o nmero de scios ideal para o meu projecto? O REALISMO deve pautar a concepo da sua ideia. Para no ter sobressaltos dever procurar descrever as possveis tendncias do seu mercado e qual o seu potencial de crescimento, os processos legais necessrios ao incio da sua actividade, a capacidade do negcio nos primeiros anos, bem como identificar os pontos fracos e fortes da empresa.

Lembre-se que algumas ideias, pela sua inovao devero ser protegidas legalmente. Em Portugal, compete ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial atribuir o registo de direitos.

Passo 2: Testar a Ideia/Anlise de Mercado


verdade que o segredo a alma do negcio. Mas no menos verdade que s faz sentido criar uma empresa se o mercado necessitar do produto ou servio que lhe quer oferecer. Esta a fase em que vai comear a testar se a sua ideia tem potencial. Rodeie-se de pessoas da sua confiana, conte-lhes o seu projecto e procure avaliar as potencialidades do mesmo. tambm nesta fase que vai comear a procurar informao sobre aquilo que vai necessitar para concretizar o seu projecto. Poder comear a fazer um levantamento das etapas legais que vai ter de cumprir, consultando um advogado se necessrio. O fundamental nesta fase analisar de forma rigorosa - com base em levantamentos e estudos concretos - as reais condicionantes do mercado. Entre os aspectos a considerar nesta fase esto: a singularidade do produto/servio; o perfil do cliente-tipo; a dimenso do mercado; a concorrncia e quotas de mercado e as potencialidades de crescimento do negcio. tambm o momento em que dever elaborar o Plano de Marketing descrevendo produtos/servios, escolhendo polticas de distribuio, preos e formas de promoo, tudo com oramentos previsveis.

Passo 3: Rodear-se da equipa certa


Esta a fase em que se testam as certezas. o momento em que se vai fazer uma primeira abordagem constituio da sua equipa procurando estabelecer compromissos firmes com os recursos humanos que considera fundamentais para o seu projecto. No vai recrutar funcionrios, mas vai rodear-se dos parceiros que possam enriquecer o seu projecto. O sentido da realidade fundamental. No deve seleccionar as pessoas pela sua capacidade de investimento financeiro no projecto, mas sim pelas suas qualidades tcnicas. Lembre-se que se estiver a investir numa rea que no domina na perfeio, a melhor forma de colmatar lacunas encontrando os parceiros adequados. Procure pessoas que partilhem a sua viso de negcio e ambio para evitar posteriores incompatibilidades e rupturas na gesto quotidiana do projecto. Lembre-se tambm que medida que a presso aumenta frequente ocorrerem baixas na equipa. A partir daqui as tarefas sero mais rduas. Escolha os 'guerreiros' certos para o seu exrcito.

Passo 4: Elaborao do Plano de Negcios

Esta fase uma das fundamentais para o sucesso da sua empresa. Vai passar para o papel de forma estruturada todas as ideias que desenvolveu at ao momento. momento de discutir estratgias, definir prioridades, descartar ideias menos boas. nesta fase que elabora aquele que ser o carto-de-visita da sua empresa junto de potenciais investidores e financiadores externos. O objectivo desta fase que a equipa conceba um plano de negcios que exponha de forma realista como que a equipa planeia transformar as suas ideias num negcio exequvel, sustentvel e lucrativo. Esta uma das etapas mais complicadas e minuciosas do processo de criao de uma empresa. Na elaborao do Plano de Negcios devem constar dados referentes Anlise de Mercado, Plano de Investimentos, Fontes de Financiamento, Plano de Tesouraria e Rentabilidade do Projecto. O elevado grau de aspectos tcnicos inerentes elaborao do Plano de Negcios leva muitos empreendedores a recorrer a apoio especializado. Assim, alm da equipa, no ser demais ter a ajuda de um consultor, advogados e at empresas de contabilidade.

5 Passo: Conseguir o capital inicial


O empreendedor e a sua equipa devem decidir como vo financiar o seu projecto. H vrias opes possveis. O ideal seria que conseguisse financiar o seu negcio com capitais prprios, mas a percentagem de empreendedores que consegue criar uma empresa sem recorrer a financiadores externos residual. Assim, deve estar preparado para defender o seu projecto junto da Banca, de investidores privados ou empresas de capital de risco. A vida do seu negcio depende do financiamento e por isso importante ter uma estimativa bastante realista das necessidades de capital inicial fundamentais para o arranque do negcio. A partir daqui ser mais fcil definir onde se dever dirigir para conseguir esse capital. Qualquer que seja a sua escolha, dever ter uma estratgia para atrair os investidores e convenc-los de que o seu projecto vivel. O ideal ser encontrar uma forma de fazer com que o seu projecto se distinga da 'pilha' de projectos que as entidades financiadoras sempre tm para analisar. Nesta fase o objectivo conseguir um compromisso de financiamento que assegure a criao da empresa. Depois de assumido esse compromisso, necessrio recorrer a um advogado para fechar o negcio com as fontes de financiamento.

Passo 6: Constituio Formal da Empresa


Uma vez ultrapassada a questo do capital inicial o empreendedor poder avanar para a constituio formal da empresa. Esta uma das fases mais penosas, pela carga burocrtica que lhe est associada.

Dever comear por escolher a forma jurdica ideal para o caso da sua empresa. A partir daqui poder dirigir-se a um dos vrios Centros de Formalidades de Empresas (CFE) para cumprir as seguintes tarefas: Pedido do Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominao de Pessoa Colectiva; Pedido do Carto Provisrio de Pessoa Colectiva; Marcao de Escritura Pblica; Celebrao de Escritura Pblica; Declarao de incio de actividade; Requisio do Registo Comercial, publicao no DR e inscrio no Registo Nacional de Pessoas Colectivas; Inscrio na Segurana Social; Pedido de Inscrio no cadastro Comercial ou Industrial.

Passo 7: Encontrar o local ideal


O local que escolhe para instalar a sua empresa faz toda a diferena. Alm de ser uma das primeiras imagens que os seus clientes tm de si, dever adequar-se actividade que quer desenvolver, aos 'targets' que quer alcanar e a vrios outros factores. A primeira deciso que ter de tomar se procura um espao prprio ou arrendado. A partir daqui, poder recorrer a um agente imobilirio que lhe poder ser til pela experincia que tem na rea. No se precipite. Um erro pode causar-lhe um gasto desnecessrio de dinheiro. Seja prudente nas suas escolhas e lembre-se que factores como: uma m localizao; uma rea desadequada; uma renda exagerada ou um compromisso de arrendamento excessivamente longo podem fazer de uma escolha aparentemente acertada um mau investimento.

Passo 8: Definio dos corpos directivos e recrutamento de colaboradores


Agora que est prestes a iniciar a actividade da sua empresa e j tem uma estimativa do nmero e perfil de colaboradores de que vai necessitar para colocar a empresa a funcionar, altura de iniciar o processo de recrutamento. Dever prestar particular ateno aos cargos de direco e lembrar-se que poder iniciar a actividade da empresa com um nmero reduzido de colaboradores e apostar num recrutamento posterior, medida da expanso da empresa. Se apostou numa rea na qual no tem particular experincia e conhecimento, pode suprir eventuais lacunas de formao recrutando especialistas nesses sectores. Lembre-se que o talento vital. Rodeie-se de profissionais empreendedores e com capacidade de iniciativa. Lembre-se tambm que o seu compromisso com os recursos humanos da sua empresa vai alm das condies salariais. Defina estratgias de reteno dos seus recursos.

Passo 9: Iniciar a actividade da empresa


Se sobreviveu a todas estas fases chegado o momento de iniciar a actividade da sua empresa. Assegure-se de que todos os pormenores esto operacionais para receber o cliente desde as instalaes, aos recursos humanos, s estruturas de comunicao (telefones, faxes, mails). Nesta fase deve estabelecer os principais sistemas de gesto e definir reas de contabilidade, logstica, controlo de qualidade e outras. tambm importante que defina e inicie o processo de promoo da empresa. Pode apostar em campanhas de publicidade, maillings para o seu pblico-alvo, 'press releases' e outros meios. Dever ainda motivar os seus colaboradores para o incio de actividade, dar-lhes indicaes precisas daquilo que se espera e dos objectivos a atingir. tambm o momento de contactar os fornecedores e definir prazos.

EST PRONTO PARA RECEBER OS SEUS CLIENTES!

You might also like