You are on page 1of 3

A Cidade dos Resmungos

Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam, resmungavam, resmungavam. No vero, resmungavam que estava muito quente. No inverno, que estava muito frio. Quando chovia, as crianas choramingavam porque no podiam sair. Quando fazia sol, reclamavam que no tinham o que fazer. Os vizinhos queixavam-se uns dos outros, os pais queixavam-se dos filhos, os irmos das irms. Todos tinham um problema, e todos reclamavam que algum deveria fazer alguma coisa. Um dia chegou cidade um mascate carregando um enorme cesto s costas. Ao perceber toda aquela inquietao e choradeira, ps o cesto no cho e gritou: - cidados deste belo lugar! Os campos esto abarrotados de trigo, os pomares carregados de frutas. As cordilheiras esto cobertas de florestas espessas, e os vales banhados por rios profundos. Jamais vi um lugar abenoado por tantas convenincias e tamanha abundncia. Por que tanta insatisfao? Aproximem-se, e eu lhes mostrarei o caminho para a felicidade. Ora, a camisa do mascate estava rasgada e puda. Havia remendos nas calas e buracos nos sapatos. As pessoas riram que algum como ele pudesse mostrar-lhes como ser feliz. Mas enquanto riam, ele puxou uma corda comprida do cesto e a esticou entre os dois postes na praa da cidade. Ento segurando o cesto diante de si, gritou: - Povo desta cidade! Aqueles que estiverem insatisfeitos escrevam seus problemas num pedao de papel e ponham dentro deste cesto. Trocarei seus problemas por felicidade! A multido se aglomerou ao seu redor. Ningum hesitou diante da chance de se livrar dos problemas. Todo homem, mulher e criana da vila rabiscou sua queixa num pedao de papel e jogou no cesto. Eles observaram o mascate pegar cada problema e pendur-lo na corda. Quando ele terminou, havia problemas tremulando em cada polegada da corda, de um extremo a outro. Ento ele disse: Agora cada um de vocs deve retirar desta linha mgica o menor problema que puder encontrar. Todos correram para examinar os problemas. Procuraram, manusearam os pedaos de papel e ponderaram, cada qual tentando escolher o menor problema. Depois de algum tempo a corda estava vazia. Eis que cada um segurava o mesmssimo problema que havia colocado no cesto. Cada pessoa havia escolhido os seu prprio problema, julgando ser ele o menor da corda. Da por diante, o povo daquela cidade deixou de resmungar o tempo todo. E sempre que algum sentia o desejo de resmungar ou reclamar, pensava no mascate e na sua corda mgica. Extrado de O Livro das virtudes II O Compasso Moral, William J. Bennett, Editora Nova Fronteira, pgs, 534-535. (Brasil Seikyo, 23 de janeiro de 1999, edio 1492, Caderno Dez, C1)

Sorte ou Azar
Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era ter um cavalo, mas no tinha dinheiro. Justamente nesta dia passou em sua rua uma cavalaria, que levava um potrinho incapaz de acompanhar o grupo. O dono da cavalaria, sabendo do desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho. Exultante o menino aceitou. Um vizinho, tomando conhecimento do ocorrido, disse ao pai do garoto: "Seu filho de sorte!" "Por qu?", perguntou o pai. "Ora", disse ele, "seu filho queria um cavalo, passa uma cavalaria e ele ganha um potrinho. No uma sorte?" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", comentou o pai. O menino cuidou do cavalo com todo zelo, mas um dia, j crescido, o animal fugiu. Desta vez, o vizinho diz: "Seu filho azarento, hein? Ele ganha um potrinho, cuida dele at a fase adulta, e o potro foge!" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", repetiu o pai. O tempo passa e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cerc-los e fica com todos eles. Observa o vizinho: "Seu filho de sorte! Ganha um potrinho, cria, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", responde novamente o pai. Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos, quando cai e quebra a perna. Vem o vizinho: "Seu filho de azar! o cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e quebra a perna." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", insiste o pai. Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho. Todos os jovens so convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. O vizinho: "Seu filho de sorte..." Assim na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois. O que parece azar num momento, pode ser sorte no futuro. Do livro: O Sucesso no Ocorre por Acaso - Dr. Lair Ribeiro - Ed. Objetiva

Que Tipo de Pessoas Vivem neste lugar?


Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou beira de um osis, junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe: Que tipo de pessoas vive neste lugar? Que tipo de pessoa vive no lugar de onde voc vem? Perguntou pr sua vez o ancio. Oh! Um grupo de egostas e malvados - replicou-lhe o rapaz estou satisfeito de haver sado de l. A isso o velho replicou: a mesma coisa voc haver de encontrar pr aqui. No mesmo dia, um outro jovem se acercou do osis para beber gua e vendo o ancio perguntou-lhe: Que tipo de pessoas vive pr aqui? O velho respondeu com a mesma pergunta: Que tipo de pessoas vive no lugar de onde voc vem? O rapaz respondeu: Um magnfico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste pr ter de deix-las. O mesmo encontrar pr aqui, respondeu o ancio. Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho: Como possvel dar respostas to diferentes mesma pergunta? Ao que o velho respondeu: Cada um carrega no seu corao o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares pr onde passou, no poder encontrar outra coisa pr aqui. Aquele que encontrou amigos ali, tambm os encontrar aqui. Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de ns est escrito no passado. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e o futuro somos ns que criamos e isso s depende de ns mesmos.

You might also like