You are on page 1of 2

LEI N 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994. Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 7 So direitos do advogado:

A participao do advogado perante a comisso parlamentar de inqurito. (...) Registre-se, ainda, por necessrio, que, se certo que a Constituio atribuiu s CPIs os poderes de investigao prprios das autoridades judiciais (CF, art. 58, 3), no menos exato que os rgos de investigao parlamentar esto igualmente sujeitos, tanto quanto os juzes, s mesmas restries e limitaes impostas pelas normas legais e constitucionais que regem o due process of law, mesmo que se cuide de procedimento instaurado em sede administrativa ou poltico-administrativa, de tal modo que se aplica s CPIs, em suas relaes com os Advogados, o mesmo dever de respeito cuja observncia tambm se impe aos Magistrados (e a este Supremo Tribunal Federal, inclusive) s prerrogativas profissionais previstas no art. 7 da Lei n. 8.906/94, que instituiu o Estatuto da Advocacia. O Advogado ao cumprir o dever de prestar assistncia tcnica quele que o constituiu, dispensando-lhe orientao jurdica perante qualquer rgo do Estado converte, a sua atividade profissional, quando exercida com independncia e sem indevidas restries, em prtica inestimvel de liberdade. Qualquer que seja o espao institucional de sua atuao (Poder Legislativo, Poder Executivo ou Poder Judicirio), ao advogado incumbe neutralizar os abusos, fazer cessar o arbtrio, exigir respeito ao ordenamento jurdico e velar pela integridade das garantias jurdicas legais ou constitucionais outorgadas quele que lhe confiou a proteo de sua liberdade e de seus direitos, dentre os quais avultam, por sua inquestionvel importncia, a prerrogativa contra a autoincriminao e o direito de no ser tratado, pelas autoridades pblicas, como se culpado fosse, observando-se, desse modo, as diretrizes, previamente referidas, consagradas na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. (HC 88.015, Rel. Min. Celso de Mello, deciso monocrtica, julgamento em 14-2-06, DJ de 21-2-06)

II a inviolabilidade de seu escritrio ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondncia escrita, eletrnica, telefnica e telemtica, desde que relativas ao exerccio da advocacia; (Redao dada pela Lei n. 11.767, de 2008).

A alegao de afronta ao sigilo profissional, tendo em vista que o paciente advogado e teriam sido interceptadas ligaes travadas com seus clientes, (...) no merece acolhida, j que os delitos que lhe foram imputados teriam sido cometidos justamente no exerccio da advocacia. O simples fato de o paciente ser advogado no pode lhe conferir imunidade na eventual prtica de delitos no exerccio de sua profisso. (HC 96.909, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 17-11-09, 2 Turma, DJE de 11-12-09). No que tange ao inciso II do art. 7 da lei (...), julgou-se improcedente o pedido, explicitandose que o mbito material da inviolabilidade no elide o art. 5, XII, da CF e que a exigncia do acompanhamento da diligncia ficar suplantada, no gerando ilicitude da prova resultante da apreenso, a partir do momento em que a OAB, instada em carter confidencial e cientificada com as cautelas prprias, deixar de indicar o representante. (ADI 1.105 e ADI 1.127, Rel. p/ o ac. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 17-5-06, Plenrio, Informativo 427).

You might also like