You are on page 1of 15

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL ALOYSIO RIBEIRO de ALMEIDA CURSO TCNICO EM MECNICA

MAYKON DOS SANTOS

TANSMISSO POR CORREIAS

VARGINHA ABRIL DE 2011 MAYKON DOS SANTOS

Pgina 1

TANSMISSO POR CORREIAS

Trabalho apresentado disciplina de Elemento de Mquinas, solicitado pelo professor Erik Vitor da Silva, como requisito parcial de avaliao no bimestre no curso Tcnico em Manuteno Mecnica.

VARGINHA ABRIL DE 2011

Pgina 2

MAYKON DOS SANTOS

TANSMISSO POR CORREIAS

Aprovado em __ de Abril de 2011 NOTA:________

EXAMINADOR

Prof: Erik Vitor da Silva

Pgina 3

DEDICATRIA

Tudo no passa de um paradoxo do pretrito imperfeito, complexo com a teoria da relatividade. (Mamonas Assassinas)

Pgina 4

SUMRIO
INTRODUO..................................................................................06 TANSMISSO POR CORREIAS....................................................07 MATERIAL DAS CORREIAS.........................................................07 TRANSMISSO POR CORREIAS PLANAS.................................07 TRANSMISSO POR CORREIAS TRAPEZOIDAIS..................08 CORREIAS POLY-V OU MICRO-V..............................................10 CORREIAS SINCRONIZADORAS................................................10 VANTAGENS.....................................................................................11 MANUTENAO E CUIDADOS.......................................................11 CONCLUSO.....................................................................................13 BIBLIOGRAFIA................................................................................14

Pgina 5

INTRODUO
O presente trabalho objetiva apresentar as correias como elemento de transmisso de potncia, suas caractersticas, particularidades, usos e inovaes assim como tratar dos vrios tipos de polias que so associadas a tais correias. Este conhecimento se faz importante , visto que, nos dias de hoje, as correias ganham cada dia mais espao na indstria devido sua facilidade de manuteno, baixo custo, limpeza e proteo contra vibraes e sobrecargas.

Pgina 6

Transmisses Por Correias


Transmisso - Conjunto mecnico composto de duas ou mais polias unidas por uma ou mais correias, para a realizao de movimento e/ou fora de um eixo (geralmente o eixo do motor) a outro eixo (geralmente o eixo de maquinas). Na transmisso por polias e correias, a polia que transmite movimento fora chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e fora a polia movida ou conduzida. Correia - Elemento de maquina que, sendo movimentado por uma polia motriz , transmite fora e velocidade a polia movida ou, utilizado para transportar mercadorias, sendo um dos sistemas mais eficientes j inventado, e podendo ser usado em uma grande variedade de maquinas e aplicaes. So divididas em dois grandes grupos : 1. Correias para transporte (transportadoras) = Geralmente largas esteiras, utilizadas para transportar objetos, mercadorias, etc.; 2. Correias de transmisso = Utilizadas para movimentar acionamentos que exigem desde fora, velocidade , sincronismo de movimento ou ambas. Os principais tipos de correias de transmisso so : Correias em perfil V - seu formato lembra a forma da letra V , quando cortado ao meio ; Correias Sincronizadoras - Correias dentadas onde os dentes da correia engrenam nos dentes da polias, sendo utilizadas em acionamento onde requer sincronismo de movimentos e fora ; Micro - V ou Poly-V - Correia com pequenos frisos em V, que so mais compactas que as correias em V convencionais ; Correias Variadoras de Velocidade - Correia que, devido ao seu formato lembra o perfil das correias em V, porm com uma construo muito mais reforada ,sendo utilizadas em acionamentos que exigem mudanas peridicas de rotaes ;

Material das correias


Os materiais empregados para fabricao das correias so couro; materiais fibrosos e sintticos ( base de algodo, plo de camelo, viscose, perlon e nilon) e material combinado (couro e sintticos).

Transmisso por correia plana


Essa maneira de transmisso de potncia se d por meio do atrito que pode ser simples, quando existe somente uma polia motora e uma polia movida (como na figura abaixo), ou mltiplo, quando existem polias intermedirias com dimetros diferentes.

Pgina 7

A correia plana, quando em servio, desliza e, portanto no transmite integralmente a potncia. A velocidade perifrica da polia movida , na prtica, sempre menor que a da polia motora. O deslizamento depende da carga, da velocidade perifrica, do tamanho da superfcie de atrito e do material da correia e das polias. O tamanho da superfcie de atrito determinado pela largura da correia e pelo ngulo de abraamento ou contato que deve ser o maior possvel e calcula-se pela seguinte frmula: Para obter um bom ngulo de abraamento necessrio que: a relao de transmisso i no ultrapasse 6:1; a distncia entre eixos no seja menor que 1,2 (D1 + D2). No acionamento simples, a polia motora e a movida giram no mesmo sentido. No acionamento cruzado as polias giram em sentidos contrrios e permitem ngulo de abraamento maiores, porm o desgaste da correia maior.

A correia plana permite ainda a transmisso entre rvores no paralelas.

Transmisso por correias Trapezoidais


A correia em V ou trapezoidal inteiria, fabricada com seo transversal em forma de trapzio. feita de borracha revestida de lona e formada no seu interior por cordonis vulcanizados para suportar as foras de trao.

Pgina 8

O emprego da correia em V prefervel ao da correia plana e possui as seguintes caractersticas: Praticamente no tem deslizamento. Relao de transmisso at 10:1. Permite uma boa proximidade entre eixos. O limite dado por p = D + 3/2h (D = dimetro da polia maior e h = altura da correia). A presso nos flancos, em consequncia do efeito de cunha, triplica em relao correia plana. Partida com menor tenso prvia que a correia plana. Menor carga sobre os mancais que a correia plana. Elimina os rudos e os choques, tpicos da correia emendada com grampos. Emprego de at doze correias numa mesma polia. As sees padronizadas das correias trapezoidais so designadas por letras, A, B, C, D, E, tendo dimenses nominais (b e t), que permitem bom trabalho com as polias padronizadas..

Pgina 9

O perfil dos canais das polias em V deve ter as medidas corretas para que haja um alojamento adequado da correia no canal. A correia no deve ultrapassar a linha do dimetro externo da polia e nem tocar no fundo do canal, o que anularia o efeito de cunha.

Correias Poly-V ou Micro - V


So correias em que a base da correia apresentas frisos longitudinais (no sentido do comprimento da correia). Trabalham em polias frisadas, onde os frisos da correias se encaixam perfeitamente nos frisos das polias . Estas correias foram projetadas para combinar a grande flexibilidade das correias planas com a eficincia das transmisses de correias em V, apresentando a vantagem de trabalharem com polias de dimetros menores que as das correias de perfil em V convencionais, trabalhando tambm em alta velocidade.

Correias Sincronizadoras
So correias em que a base da correia apresenta dentes transversais largura da correia, sendo que estes dentes servem para encaixar nos sulcos ou dentes das polias, fazendo assim um engrenamento do acionamento, com trabalho silencioso tanto em baixa como em alta rotao, e sem a necessidade de lubrificao do acionamento, realizando assim um trabalho totalmente limpo , sem contaminao e silencioso. Passo (P) a distncia do centro de um dente para o centro de ouro dente. Variaes de passo : Correia de passo em polegada, dente trapezoidal (passos MXL, XL, L, H , XH e XXH) (Fig. 1A); Correia sincronizadora de passo milimtrico, dente trapezoidal (T2,5, T5, T10,T20, AT5, AT10 e AT20) (Fig. 1A); Correia de passo milimtrico, dente semicircular (passos 2M, 3M, 5M, 8M, 14M e 20M) (Fig. 2A); Variaes de construo: Correia sincronizadora com o dentado simples (internamente) (Fig. 1A e 2A) ; Correia sincronizadora DUPLO DENTADA (DZ, D ou TP) (Fig. 3A e 4A);

Pgina 10

Vantagens
As principais vantagens encontradas em transmisses por correias acontecem em funo do elemento ser flexvel, no ter partes mveis e ter como princpio de transmisso o atrito. Assim, podemos citar como vantagens em relao a outros mtodos de transmisso: Segurana: A transmisso por correias oferece proteo contra choques (em decorrncia do deslizamento), vibraes (em funo do elemento ser flexvel) e sobrecarga (tambm decorrente do deslizamento). No caso do choque e/ou sobrecarga exceder a fora de atrito, ocorrer o deslizamento da correia, protegendo, assim, o sistema motor, o que no ocorre nas transmisses por correntes e engrenagens. Economia : A transmisso por correias mais econmica que qualquer outro tipo de transmisso, tanto no custo da instalao quanto da manuteno, uma vez que o preo das correias fabricadas em srie no elevado, o mecanismo no exige lubrificao (como exigem correntes e engrenagens) e a substituio das correias gastas se faz fcil e economicamente. Tambm tem-se uma economia de tempo de parada de produo, uma vez que as correias podem ser substitudas de um modo cmodo e rpido. Versatilidade : As transmisses por correias podem ser projetadas com grandes redues ou grandes multiplicaes de rotaes e, numa mesma instalao, com uma nica correia, podem-se obter diferentes relaes de velocidades, bastando para isso colocar a correia, ora em um par, ora em outro par de polias. Alm disto, a transmisso de rotaes pode ser conseguida com rotaes no mesmo sentido ou em sentidos opostos. Comodidade : Uma transmisso est a salvo das vibraes que podem ser observadas nas transmisses por engrenagens. Isso se deve ao fato das correias serem flexveis.

manuteno e cuidados
A correia importante para a mquina. Quando mal aplicada ou frouxa, provoca a perda de velocidade e de eficincia da mquina; quando esticada demais, h quebra dos eixos ou desgaste rpido dos mancais. As polias devem ter uma construo rigorosa quanto concentricidade dos dimetros externos e do furo, quanto perpendicularidade entre as faces de apoio e os eixos dos flancos, e quanto ao balanceamento, para que no provoquem danos nos mancais e eixos. Os defeitos

Pgina 11

construtivos das polias tambm influem negativamente na posio de montagem do conjunto de transmisso. aconselhvel para um bom desempenho e vida til das correias, manter os canais livres de lubrificantes, solventes, ou qualquer outra substncia que impea a aderncia das correias aos gornes e para impedir a degradao da borracha por ataque qumico.

Pgina 12

CONCLUSO
Vimos que as correias so elementos flexveis, que podem ser composta de vrios materiais e formas, responsvel pela transmisso de rotao entre dois eixos paralelos. Em sua forma mais simples, a transmisso por correias composta por um par de polias, uma motriz (fixada ao eixo motor) e outra resistente, e uma correia ou grupo delas.

Pgina 13

BIBLIOGRAFIA
Pereira, Ubirajara de Araujo; Machado, Abel de Oliveira., Correias e Cabos, Edies Engenharia, 1965. Faires, Virgil Moring, Elementos Flexveis de Mquinas, Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1975. Catlogos Dayco, Gates, Goodyear. Apostila Elementos Flexveis, Perrin.

Pgina 14

Pgina 15

You might also like