You are on page 1of 5

O Desafio de Aprendizagem que consta no Caderno de Atividades referente disciplina Formao Social, Econmica e Poltica do Brasil, sofreu algumas

s alteraes. Por isso, siga as orientaes do Desafio de Aprendizagem proposto abaixo:

Desafio de aprendizagem
Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3 Alteraes: Edilene Xavier Rocha Garcia Universidade Anhanguera Campo Grande

Formao Social, Econmica e Poltica do Brasil. Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Etapa n.o 1
Aula-tema: O perodo colonial: estrutura econmica poltica e social Essa atividade importante para que voc reflita sobre o nascimento do Brasil como colnia de Portugal. Para desenvolv-la, siga os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 Organizem-se em grupo de, no mnimo trs, e no mximo cinco integrantes e veja o vdeo disponvel em http://www.videolog.uol.com.br/video.php?id=225551, acesso em 19/01/10. Tambm disponvel no ambiente moodle. Nele o historiador Bris Fausto explica o perodo colonial brasileiro. Passo 2 - No vdeo, o historiador Bris Fausto destaca a inadequao de expresses como o Brasil foi descoberto pelos portugueses. Por qu? Debata esta colocao e se posicione diante dela. Passo 3 - Elabore um pequeno ensaio, com o mximo de 3 laudas (pginas) que verse sobre a relao que se estabeleceu entre os portugueses colonizadores e os povos indgenas brasileiros. Que tipo de desigualdade marcou a referida relao? Quais reflexos a mesma gerou na formao da sociedade brasileira? Reflita ainda sobre como vivem hoje os ndios no Brasil e como o quadro atual se relaciona ao perodo em que o Brasil foi colnia de Portugal.

Etapa n.o 2
Aula-tema: Segundo Reinado: transformaes socioeconmicas e crise do imprio Essa atividade vlida para que voc pense sobre o Brasil durante o perodo conhecido como Imprio.

Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 - Para visualizar o que foi o perodo do Imprio no Brasil assista ao vdeo que se encontra em http://www.videolog.uol.com.br/video.php?id=225557 , acessado em 19/01/10. Tambm disponvel no ambiente moodle. Ao longo dele, pense na questo do negro no contexto de estruturao da sociedade brasileira. Passo 2 - Observe a imagem do Quadro Loja de Rap, aquarela inacabada do pintor Jean-Baptiste Debret, que mostra o cotidiano dos negros no Brasil da escravido. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/ www.folha/ilustrada/ult90u453725.shtml. Acessado em: 19/maio/2010. Tambm disponvel no ambiente moodle. Discuta a escravido do negro na histria do Brasil e reflita em que medida a abolio da escravido significou a liberdade do mesmo na sociedade brasileira. At que ponto esse perodo histrico reverbera no racismo da atual sociedade? Debata ainda a situao dos negros na realidade do Brasil nos dias de hoje. Elabore um texto com a mesma formatao da Etapa anterior, 03 laudas, contendo as principais reflexes feitas pelo grupo a respeito do assunto.
Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

117 Aprendizagem

Etapa n.o 3
Aula-tema: A era Vargas e a poltica trabalhista Essa atividade importante para que voc se volte com um pouco mais de ateno chamada Era Vargas na histria do Brasil, principalmente no que se refere questo trabalhista, que foi de grande destaque na poca. Para cumpri-la, devem-se seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 - Pesquise na internet textos sobre A Era Vargas e a poltica trabalhista. Passo 2 - Pesquise na internet e observe as charges do ilustrador Nelo Lorenzon. Debata o governo de Getlio Vargas, passando por pontos como populismo e direitos trabalhistas. Discuta como a articulao de tais elementos est associada dominao de classes, isto , como a concesso de benefcios econmicos e sociais para as classes menos favorecidas pode traduzir-se em manipulao poltica na busca por votos. Passo 3 - Discuta as relaes de desigualdades s quais esto submetidas s classes menos favorecidas, economicamente, na sociedade brasileira da atualidade. Elabore um texto com os principais pontos decorrentes das discusses realizadas pelo grupo conforme formatao das etapas anteriores (03 laudas).

Etapa n.o 4
Aula-tema: Ditadura militar: o AI-5, milagre brasileiro e os anos de chumbo Essa atividade importante para que voc se aprofunde no perodo em que predominou a ditadura militar no Brasil. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS

Passo 1 - Leia o texto de Maria Paula Alvim, disponvel no site http://www.recantodasletras.uol.com.br/artigos/1008951, acessado em 19/05/10. Tambm disponvel no ambiente moodle. Passo 2 - Procure e oua alguma das msicas citadas pela autora. Reflita sobre a mesma. Debata como o viver sob censura prejudicava, entre outras coisas, a aquisio de conhecimento e como isso, por sua vez, tem reflexos sobre o senso de criticidade do brasileiro de hoje.

Etapa n.o 5
Aula-tema: Brasil contemporneo: de Sarney a FHC Essa atividade importante para que voc repense as marcas da histria na constituio do brasileiro. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.
Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

118

PASSOS
Passo 1 - Leia o captulo 5, chamado O homem cordial, do livro Razes do Brasil, de Srgio Buarque de Holanda, cuja resenha est disponvel no ambiente moodle. Explique com suas palavras o que o autor aponta como sendo o homem cordial, quais suas principais caractersticas e quais as marcas brasileiras que o mesmo traz em si. Passo 2 - Um dos pontos tomados pelo autor como negativos, no que se refere sociedade brasileira, refere-se s relaes pessoais e familiares que muitas vezes se do no mbito do Estado, ou seja, trata-se de um no-discernimento entre privado e pblico. Debata como tal aspecto pode ser hoje em dia tambm verificado no Brasil e elabore um texto com os principais pontos decorrente desta discusso (ver formatao nas etapas anteriores).

Etapa n.o 6
Aula-tema: Brasil contemporneo: o governo Lula Essa atividade importante para que voc consiga dar um fechamento a todas as discusses e reflexes feitas ao longo das atividades anteriores. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos a seguir.

PASSOS
Passo 1 - Tenha em mos tudo o que produziu ao longo das atividades anteriores, pois ir elaborar um dossi, que deve, portanto, consistir em um texto, de no mximo 10 laudas (pginas) no qual se faa o balano entre o passado, a histria, e o presente a atualidade. Em outras palavras, o texto deve evidenciar como a formao poltica e social brasileira se deu em muitos momentos de forma atrelada a diferentes desigualdades que, por sua vez, deixaram marcas que se fazem presentes no que a sociedade efetivamente se tornou e hoje.

Passo 2 - De posse de tais informaes, dados e reflexes, o grupo deve elaborar ento o dossi com no mximo 10 laudas, que obrigatoriamente deva aparecer os pontos discutidos ao longo das etapas e passos anteriores.
Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

119

Etapa n.o 7
PASSOS
Passo 1 Aps o cumprimento de todas as 06 (seis) Etapas anteriores o grupo dever elaborar uma sntese (texto-resumo) para ser postada no ambiente virtual moodle. Trata-se de um texto-resumo que dever ser de no mnimo trs e no mximo cinco laudas (pginas) contendo os principais pontos que caracterizaram cada Aula-tema, ou seja, dever necessariamente conter os itens abaixo: Aula-tema O perodo colonial: estrutura econmica poltica e social Aula-tema Segundo Reinado: transformaes socioeconmicas e crise do imprio Aula-tema A era Vargas e a poltica trabalhista Aula-tema Ditadura militar: o AI-5, milagre brasileiro e os anos de chumbo Aula-tema Brasil contemporneo: de Sarney a FHC Aula-tema Brasil contemporneo: o governo Lula

Passo 2 A sntese tambm dever conter obrigatoriamente capa, desenvolvimento, consideraes finais e referncias bibliogrficas, segundo as normas da ABNT. Na confeco do texto, o importante que normas bsicas sejam observadas: 1) Alinhamento justificado do texto; 2) Tamanho da fonte em 12, Times New Roman ou Arial 3) Espaamento entre linhas 1,5; 4) O nmero de pginas dever ser de 03 a 05. 5) O Texto do Desafio de Aprendizagem dever ser elaborado em Doc. Word 2003. 6) essencial lembrar que na capa do trabalho devem constar os seguintes pontos: Nome e RA dos integrantes do grupo; Nome da disciplina; Nome do polo a que pertencem os acadmicos. Ateno: O Desafio de Aprendizagem dever ser realizado em grupos de 3 (trs) a 5 (cinco) integrantes, sendo que o mesmo dever manter-se fixo ao longo das etapas. Passo 3 - Aps ter confeccionado a sntese, a mesma dever ser postada no ambiente virtual moodle, respeitando a data prevista para entrega. importante dizer que, ainda que a Sntese tenha sido feito em grupo, a postagem no ambiente virtual moodle dever ser feita individualmente. OBSERVAES:

1. Vale ressaltar que o texto deve ser de autoria do prprio grupo de acadmicos, e todas as obras utilizadas de outros autores, devem ser acompanhadas de sua citao, ou seja, nome do autor, nome da obra, editora, mantendo, assim, a tica na produo acadmica. Ou seja, todos os textos utilizados para fundamentar suas ideias devero ser citados ao final de seu ensaio no item chamado Referncias Bibliogrficas.

2. Metodologia para as citaes: No caso de livro siga o exemplo abaixo: SOBRENOME, Nome. Ttulo da obra. Cidade: Editora, ano. Exemplo: REGO, Jos M.; MARQUES, Rosa M. (Orgs.). Formao econmica do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2003. No caso de um artigo cientfico obtido via internet siga o exemplo abaixo: SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo. Disponvel em: site em que o texto foi encontrado. Acesso em: data de acesso ao site. Exemplo: SANTANA, R. S. A trajetria histrica do servio social e a construo do seu projeto tico-poltico. Revista Servio Social & Realidade, Franca. Disponvel em: http://www.franca.unesp.br/ssrealidade/SSR_8N1.pdf Acesso em: 27mar. 2011

Bom trabalho a todos(as) Prof Edilene Garcia

You might also like