You are on page 1of 10

Fazendo rvores de arame ou fio eltrico

Modelar rvores uma das ocupaes tpicas do hobbista que no se contenta em rodar seus trens por ferrovias completamente divorciadas da realidade, quer por falta de cenrio, quer por se cercarem de uns poucos morros, construes e arremedos de rvores, dispostos aleatoriamente sobre a base da maquete. Alm do prazer de criar sem dvida um blsamo para o esprito justifica essa atividade o fato de que as rvores comerciais via de regra so estereotipadas, inaturais, feias e caras. Diversamente, as artesanais quando feitas com zelo e carinho so variadas, mais verossmeis e bonitas como se v na foto da Capa, podendo ainda ser bem baratas se produzidas em quantidade. Ao contrrio do que muita gente pensa, a execuo de rvores para maquete no requer talento especial, mas apenas pacincia, capricho e certa dose de observao e bom gosto. E, desde que o material necessrio esteja mo, possvel fazer umas 50 ou 60 delas num nico final de semana, usando arame ou fio eltrico como elemento estrutural. Para o esqueleto de rvores Z ou de pequenas rvores N, uso fio de 0,1 a 0,5 mm de espessura, retirado de bobinas de transformadores queimados. O mostrado na foto n 1 novo, n 36, de 0,127 mm. Para rvores N mais encorpadas ou pequenas rvores HO, uso fio n 30, de 0,25 mm, retirados dos fios flexveis usados nas instalaes eltricas; ou arame n 28, de 0,3 mm. Para rvores HO maiores, o mais indicado o arame n 26, de 0,4 mm de espessura.

Material
1 pedao de ripa de tamanho adequado 2 pregos 8x8 ou 10x10 Fio eltrico ou arame da espessura indicada ao caso Fragmentos de espuma ou lquen, verdes Pedaos de isopor de pelo menos 2 cm de espessura, cortados em tronco de pirmide quadrangular Quadrados de cartolina de lado no mnimo 1 cm maior que o da base das pirmides de isopor 2 recipientes de boca larga de 500 ml latas vazias de Nescau, por exemplo 2 frascos de 250 ml de Modeling Paste, da Acrilex, encontrada em casas fornecedoras para artistas plsticos Tinta latex (Suvinil, Coraltex etc.) nas cores branca e preta Corante universal ou especfico para tinta latex (Coralcor, Xadrez, Suvinil Corante etc.) nas cores verde e marrom P de serragem ou de espuma na cor verde desejada

Cola branca, Matte Varnish da Acrilex, pina, pincel redondo pequeno, polvilhador e pulverizador pequenos (cf. "Engenhocas e utenslios para decorar mini-ferrovias", CO-84/16, foto n 1)

Preparao
1 Marca-se na ripa a distncia a que os pregos devero ficar um do outro, a qual determinada pela altura da rvore que se deseja modelar, obedecida a escala em que se est trabalhando. Na foto n 1, A, essa distncia de 3 cm, prpria para rvores Z de 5 a 7 metros de altura. Perde-se metade desses 3 cm com a torcida dos fios, a curvatura dos ramos e a parte introduzida no isopor. Essa perda compensada e complementada pela copa, de modo que no final a arvorezinha ter de 2,5 a 3,5 cm de altura na maquete. Para se obter o mesmo resultado nas escalas N e HO, a distncia entre os pregos ser cerca de 4 e 7,5 cm, respectivamente. 2 Introduzem-se os 2 pregos nos locais marcado na ripa, deixando cerca de 8 mm de fora, e cortam-se-lhes as cabeas para facilitar a retirada da meada de fios no momento oportuno. 3 Num dos recipientes de boca larga prepara-se a Modeling Paste, diluindo-a em gua na proporo de 1 para 1/3, ou seja, um frasco e meio de massa em meio frasco de gua, totalizando 500 ml. Mexa bem com uma vareta at convert-la numa pasta semi-lquida. 4 Mistura-se a gosto o latex preto com o branco, a fim de obter um cinza de mdio a escuro, ao qual se acrescentam gotas dos corantes verde e marrom para matiz-lo, tambm a gosto. Despeja-se o resultado dessa mistura no outro recipiente de boca larga, at a metade, completando com gua e mexendo bem para homogeneiz-la. 5 Dilui-se 1 parte do Matte Varnish que um gel em 3 partes de gua e, depois de mexer muito bem, coloca-se uma parte desta soluo no vaporizador.

Como fazer
O procedimento para a modelagem de rvores de arame ou fio eltrico o seguinte, de acordo com a seqncia mostrada nas fotos n 1 e 2: A Com a ponta presa num dos pregos, passa-se o fio ou arame de um para outro, sucessivamente, tantas vezes quantas o porte da rvore e o nmero de galhos exigirem. O importante que a operao termine no mesmo prego por onde comeou, de modo a obter uma meada com nmero par de fios no caso, 12 para uma rvore Z de porte mdio e 6 ramos principais. B Tira-se a meada dos pregos, d-se uma boa torcida numa das extremidades para formar o tronco, e apara-se a outra para libertar os fios, que devero ser torcidos 2 a 2, deixando nas pontas uma pequena forquilha para facilitar a fixao dos fragmentos de espuma ou lquen que iro compor a copa. Estes ramos ainda podem ser torcidos em grupos de 2 ou 3 para simular a continuao do tronco ou galhos mais grossos.

A maioria das rvores principalmente as frutferas e as urbanas no apresenta razes expostas, mas se o hobista as desejar pode separar uns 3 ou 4 fios at 5 mm da extremidade inferior e dar-lhes o formato de razes. C Concludo o esqueleto da rvore, introduz-se a extremidade inferior com um pouco de cola branca no pice de um dos troncos de pirmide, previamente furados para este fim. No final, quando a rvore for retirada do isopor para o "plantio", seu "p" poder ser umedecido para amolecer a cola e facilitar a remoo dos fragmentos eventualmente aderidos a ele, com um canivete, faca Olfa ou instrumento assemelhado. D Segurando o suporte de isopor pela base, introduz-se a estrutura da rvore na Modeling Paste, retirando o excesso com o pincel. Esta operao deve ser repetida pelo menos uma vez, com intervalos de 60 a 90 minutos, principalmente quando a estrutura de fio envernizado (como o da foto), no qual a pasta no pega com facilidade. Depois do segundo o tronco e os galhos tendem a engrossar cada vez mais, a cada banho, podendo ser trabalhados a pincel para simular rvores retorcidas ou encarquilhadas. E Decorridos 60 ou 90 minutos da ltima demo de pasta, mergulha-se a estrutura na tinta cinzenta, para lhe dar cor. O excesso de tinta eliminado tambm a pincel, mas deve-se evitar um segundo banho para no afetar as manchas esbranquiadas que conferem um ar natural ao tronco e aos ramos. F Trs ou 4 horas aps a pintura j se pode formar a copa da rvore, colando com cola branca os pedaos de espuma ou lquen nas forquilhas dos ramos. No caso da espuma nunca se deve usar um s pedao grande para a copa pois, por mais que seja picado e repicado com os dedos ou pina o efeito sempre negativo. G No dia seguinte fixa-se o suporte de isopor num quadrado de cartolina com fita adesiva dupla face, p. ex. deixando abas que permitam segurar o conjunto com a pina. Feito isso, vaporiza-se a copa com o Matte Varnish. Depois de retirar com pincel o que respingou nos ramos e tronco, polvilha-se o p de serra por toda a copa da arvorezinha na parte superior, na inferior e nas laterais. H O lquen proporciona folhagem um efeito muito mais natural do que a espuma (foto n 2). Infelizmente esse material no beneficiado e comercializado no Brasil, de modo que s mediante importao se pode ter acesso a ele.

Como plantar
O "plantio" das rvores de arame muito simples: Basta furar no local escolhido com um furador do mesmo dimetro do "p" a ser enterrado. Pode-se usar um prego montado na ponta de uma vareta. O "p" da rvore introduzido no orifcio com um pouco de cola branca. O excesso de cola no precisa ser removido pois ser absorvido pela "grama" ao redor. Em caso de dvida, pode-se polvilhar um pouco de p de serra, verde ou marrom, se for o caso , sobre ela.

Se o "p" no ficar folgado no orifcio, no dia seguinte a rvore estar to firme que a folhagem se necessrio poder ser retocada.

Observaes
1 A tinta latex e o Matte Varnish costumam sedimentar, razo pela qual devem ser remexidos antes de usar, sempre que deixados em repouso por mais de 4 ou 5 horas. A Modeling Paste bem mais estvel, mas mesmo assim costumo revolv-la toda vez que a deixo sem uso por mais de 24 horas. 2 Na revista Globo Cincia de 1991/Ago (pg. 42 a 45) encontra-se uma reportagem sobre os lquens da Mata Atlntica, no sul do Estado de So Paulo. Pelas fotos coloridas que a ilustram pude deduzir que possumos um gnero, o Cladina, muito semelhante ao lquen importado, que antigamente adquiria do Sidnei Paulo Diana, na Brinquedos Raros, R. Livramento, 285, So Paulo, SP, Tel.: 011-884-1202 e 884-0145, e que agora peo diretamente Discount Train Warehouse, nos EUA. Todavia, quem tiver a oportunidade de colher nosso lquen se que permitido poder benefici-lo e colori-lo de acordo com a seguinte receita de Dave Frary em "How to Build Realistic Model Railroad Scenery", 1 edio, pginas 50 a 52: Limpe bem o lquen, inclusive de suas partes escuras Leve ao fogo, numa vasilha grande, uma soluo com 3 partes de gua e 1 de glicerina barata, na qual se tenha dissolvido corante para tecidos (Tingecor ou Vivacor da Guarany, p. ex.) na cor desejada, na proporo indicada pelo fabricante. Comece pelos tom mais claro, pois o mesmo banho poder ser reaproveitado para os mais escuros Quando o lquido chegar ao ponto de fervura junte o lquen tanto quanto a soluo comportar deixando ferver por 5 minutos. Retire a vasilha do fogo e deixe esfriar Quando a soluo estiver relativamente fria, calce luvas de borracha e retire o lquen aos bocados, espremendo-os bem sobre a prpria vasilha para no perder tintura, e espalhe-os sobre folhas de jornal para secar, revirando-os o mais que puder Uns 2 ou 3 dias depois, quando j no tingir seus dedos, o lquen poder ser empacotado em sacos plsticos A tintura que sobrou poder servir para novo tingimento, desde que se acrescente mais um pouco de glicerina e corante, de preferncia mais escuro que o anterior

3 As dicas sobre o "plantio" de rvores supem um terreno macio, feito de papel engessado sobre papelo corrugado ou isopor. Se o colega descuidado aplicou o papel engessado sobre madeira, ter que fazer o furo com uma broca...

Como fazer rvores para sua maquete


Se voc gosta de fazer maquetes impecveis e super realistas, ento este o lugar certo (ou o post certo) para voc. Hoje o Arquitetnico vai te ensinar a fazer rvores SENSACIONAIS para colocar na sua maquete e voc poder impressionar no seu projeto. Primeiramente vou fazer uma lista de tudo o que preciso para construir as rvorezinhas:

Esponja de lavar loua Tinta acrlica ou similar com a cor da sua preferncia (nesta caso foram usados Verde Oliva, Verde Musgo, Verde Ma, Marrom fosco) Fio de cobre Pincel mdio Estilete Liquidificador! =D

A quantidade dos materias depende do nmero de rvores que voc quer fazer. Agora vamos ao passo-apasso:

1. Primeiramente pegue a sua esponja e corte a parte mais mole (ui!) fora, pois s vamos usar a parte mais durinha. 2. Agora pegue a parte que voc quer e corte em pedaos menores e coloque no liquidificador. 3. Triture a esponja at ficar no tamanho desejado. Se voc quer uma rvore mais cheia, faa pedaos maiores. Se quer uma menos robusta, faa pedaos pequenos. Agora pegue os pedacinhos, coloque dentro de uma tigela ou algo parecido e misture com a tinta com a cor da copa da sua rvore. Nesse caso usamos o verde.

4. Depois de misturado, coloque tudo em um lugar bem arejado e espere secar a tinta. Vai ficar mais ou menos assim: 5. Enquanto as esponjas secam, voc pode comear a construir o tronco de sua rvore usando o fio de cobre. Esse fio pode ser encontrado em lojas de materiais de construo. Se voc no achar, pode comprar um desses fios eltricos e desemcaplo, dentro haver um fio de cobre. Novamente, a quantidade deve ser estabelecida por voc. Tudo depende da escala em que est trabalhando e do tipo de rvore que quer representar (pequeno, mdio e grande porte). Corte o fio de cobre com um tamanho 4 vezes maior que a altura da sua rvore: 6. Dobre o feixe no meio:

7. O prximo passo iniciar a toro do fio. Junte o feixe e tora com bastante fora a primeira parte do tronco. Repare que fica uma argola no final, esta pode ser apertada com um alicate. Este tipo de rvore necessita de um espao para ser enterrado na base da maquete para que haja uma melhor sustentao (deixe aproximadamente 1cm).Tora firmemente at chegar altura do tronco da rvore desejada mais 1cm para enterrar. Cuide para que as ondulaes no fiquem muito chamativas.Tora com bastante firmeza e separe bem os fios para melhorar o acabamento. 8. Ao chegar ao final do tronco, comece as subdivises. Recomendo que no se divida em mais de duas partes, misturando os fios dos 2 feixes anteriores para que a toro fique mais firme. Continue as subdivises. Repare que, a cada subdiviso, o comprimento dos galhos vai diminuindo. importante que a rvore no fique muito simtrica. 9. No necessrio torcer at o final, bom deixar sempre dois fios sozinhos para cada segmento, cada um tendo mais ou menos 1 cm de comprimento. O tronco da rvore ficar assim:

10. Agora pinte o tronco com a tinta marrom fosca.

11. Agora veja como uma rvore pintada j fica com um aspecto muito mais realstico MANO!

12. Agora chegou a hora de finalizar a rvore. Vamos colocar as esponjas nos galhos. Coloque um pedao no fio, e dobre ele formando uma argola, para que a esponja no caia:

13. Vai colocando! quase uma terapia Hahahaii o sarcasmo hein.. Mas srio, coloque uma musiquinha para tocar ou assista Tv ao mesmo tempo, se no voc vai acabar se extressando. Tem que ter pacincia ok? Olha como vai ficando:

14. PRONTO!!! Agora que voc colocou todas as esponjas s arrumar ela do jeito que quiser. Vou te mostrar 3 jeitos diferentes:

You might also like