You are on page 1of 17

Sumrio

INTRODUO ........................................................................................................................................ 1
SISTEMA NERVOSO ------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3 1.1. Subdivises Anatmicas do Sistema Nervoso ------------------------------------------------------------- 3 1.1.1. Sistema nervoso perifrico (SNP) -------------------------------------------------------------------------- 3 1.1.2. Sistema nervoso central (SNC) ----------------------------------------------------------------------------- 3 2.2. Subdivises Funcionais do Sistema Nervoso-------------------------------------------------------------- 4 2. NERVOS CRANIANOS ---------------------------------------------------------------------------------------------- 5 2.1. Nervos Sensitivos, Motores e Mistos ------------------------------------------------------------------------ 5 2.2. Os 12 pares de Nervos Cranianos ............................................................................................. 5 3. ESPECIFICIDADE DOS NERVOS ACESSRIO E HIPOGLOSSO ...................................................... 8 3.1. Nervo Acessrio (xI)...................................................................................................................8 3.2. Nervo Hipoglosso (XII) ------------------------------------------------------------------------------------------ 9 4. PATOLOGIAS DOS NERVOS ACESSRIOS E HIPOGLOSSO............................................................10 4.1. Nervo Acessrio (xI).................................................................................................................10 4.2. Nervo Hipoglosso (XII) ............................................................................................................10 CONCLUSO .....................................................................................................................................12 BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................................................13 ANEXOS ............................................................................................................................................14

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA TURMA TA4N

DISCIPLINA: MTODOS E TCNICAS DE AVALIAO EM FISIOTERAPIA PROFESSORAS: ALYNE SEVERIANO E ANA CRISTINA

NERVOS CRANIANOS NERVOS ACESSRIO XI E HIPOGLOSSO XII

Trabalho em grupo, da disciplina de Mtodos e Tcnicas de Avaliao em Fisioterapia, com nfase nos nervos cranianos XI e XII.

ACADMICOS: ALIM REIS CAVALCANTE CRISTINA LCIA FRANCISCA LCIA DE ANDRADE

NATAL 2011

INTRODUO

Os nervos que levam informaes da periferia do corpo para o SNC so os nervos sensoriais (nervos aferentes ou nervos sensitivos), que so formados por prolongamentos de neurnios sensoriais (centrpetos). Aqueles que transmitem impulsos do SNC para os msculos ou glndulas so nervos motores ou eferentes, feixe de axnios de neurnios motores (centrfugos). Existem ainda os nervos mistos, formados por axnios de neurnios sensoriais e por neurnios motores. Quando partem do encfalo, os nervos so chamados de cranianos; quando partem da medula espinhal denominam-se raquidianos. Nervos cranianos so os que fazem conexo com o encfalo. Sua maioria liga-se ao tronco enceflico, exceto os nervos olfatrio e o ptico, que se ligam respectivamente ao telencfalo e ao diencfalo. As fibras dos nervos cranianos podem ser classificadas em aferentes e eferentes. Os dois tipos de fibras (aferentes e eferentes) so divididas em somticas e viscerais que podem ser gerais ou especficas. No homem, os nervos cranianos agrupam-se em doze pares. Trs deles so exclusivamente sensoriais, cinco so motores e os quatro restantes so mistos. Especificamente, vamos abordar os nervos cranianos XI Acessrio e XII Hipoglosso.

1. SISTEMA NERVOSO

Para o exame clnico correto do SN necessrio ter conhecimento prvio de alguns aspectos anatmicos e fisiolgicos do mesmo. No sistema nervoso central, os neurnios encontram-se na substncia cinzenta. Esta est localizada na periferia do crebro e cerebelo, no centro da medula, e distribuda em ncleos no tronco enceflico. A substncia branca formada por axnios mielinizados que se distribuem em tratos. Estes tratos podem ser eferentes (motores) ou aferentes (sensitivos); estes ltimos transmitem informao referente dor, temperatura, propriocepo, tato, sabor, etc. Alguns desses tratos transmitem, tambm, informaes referentes ao sistema nervoso autnomo. Os tratos so denominados segundo seu local de origem e terminao (espinho cerebelares, vestbulo espinhais, etc.) Mediante o exame do sistema nervoso podem ser detectadas alteraes basicamente em 4 funes: 1) motora; 2) proprioceptiva; 3) sensitiva; 4) do sistema nervoso autnomo. A funo motora realizada por dois tipos de neurnios: os neurnios motores superiores, localizados principalmente no tronco enceflico, em grandes animais, e que tm uma funo inibidora sobre os neurnios motores inferiores; e os neurnios motores inferiores, localizados nos cornos ventrais da medula. Uma alterao motora manifestase clinicamente por paralisia, que pode ser total ou parcial (paresia). A paresia, dependendo da localizao da leso, aparece como uma debilidade dos msculos dos membros, cabea e/ou pescoo. Quando as leses localizam-se nos neurnios motores inferiores a paralisia flcida. Quando a leso afeta os neurnios motores superiores ou os tratos que conduzem seus axnios a paralisia espstica; isto porque os neurnios motores inferiores so liberados da funo inibidora exercida normalmente pelos neurnios motores superiores. A funo proprioceptiva permite ter noo espacial da localizao de seus membros, pescoo e cabea. Esta noo transmitida desde receptores localizados principalmente nas articulaes atravs dos tratos espinhocerebelar, espinhoreticular e espinhotalmico a neurnios localizados no tronco enceflico e cerebelo. Leses localizadas nesses tratos ou neurnios causam deficincias proprioceptivas, conhecidas como ataxia.

Alm da informao proprioceptiva os neurnios sensitivos do sistema nervoso perifrico transmitem informaes de sensaes dolorosas para os neurnios sensitivos da medula, tronco enceflico e cerebelo e estas a enviam ao crebro para um processamento posterior da informao. As deficincias nocioceptivas so detectadas observando a resposta a estmulos dolorosos (pinamento com agulhas, por exemplo). O sistema nervoso autnomo (simptico e parassimptico) controla a atividade da musculatura lisa e cardaca e das glndulas. Forma parte dos nervos oculomotor, facial, vago e glossofarngeo e, tambm, encontra-se na medula espinhal. Leses nos nervos cranianos mencionados anteriormente podem causar anormalidades na contrao das pupilas, na salivao e na atividade da musculatura lisa do sistema digestivo e respiratrio superior. Alteraes do sistema nervoso autnomo relacionadas medula espinhal causam alteraes funcionais das vsceras das cavidades torcica e abdominal.. Leses no hipotlamo podem causar distrbios na regulao da temperatura (hipertermia ou hipotermia).

1.1 . Subdivises Anatmicas do Sistema Nervoso 1.1.1. Sistema nervoso perifrico (SNP)
O sistema nervoso perifrico consiste em todo o tecido nervoso situado fora do sistema nervoso central, incluindo as terminaes nervosas, os nervos, plexos nervosos e gnglios associados. O SNP transporta as informaes dos rgos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os rgos efetores (msculos e glndulas).

1.1.2. Sistema nervoso central (SNC)


Sistema nervoso central - substncia branca e cinzenta. A camada mais externa do encfalo tem cor cinzenta e formada principalmente por corpos celulares de neurnios. J a regio enceflica mais interna tem cor branca e constituda principalmente por fibras nervosas (dendritos e axnios). A cor branca se deve a bainha de mielina que reveste as fibras. Na medula espinal, a disposio das substncias cinzenta e branca se inverte em relao ao encfalo; a camada cinzenta interna e a branca, externa.

2.2. Subdivises Funcionais do Sistema Nervoso


Do ponto de vista fisiolgico funcional, o sistema nervoso classificado de acordo com a sua funo em: Sistema sensrio-motor; Sistema servoso perifrico; e Sistema nervoso autnomo (vegetativo). O sistema nervoso sesrio-motor encarrega-se da relao do organismo com o meio ambiente. Ele recebe impulsos sensoriais (visuais, auditivos, gustativos ...LIVRO GRANDE)

2. NERVOS CRANIANOS

So os nervos ligados ao encfalo, enquanto nervos ligados medula espinal so denominados nervos espinais ou raquidianos. Possumos doze pares de nervos cranianos, responsveis pela interveno dos rgos do sentido, dos msculos e glndulas da cabea, e tambm de alguns rgos internos. O nervo uma estrutura anatmica formada por mltiplos axnios e dendritos neuronais, responsvel pela transmisso do impulso eltrico nervoso. De forma simplificada, podemos entender que cada nervo envolvido por um tubo de tecido conjuntivo (chamado epineuro) e que este, possui vrios fascculos nervosos que esto envolvidos por outra camada de tecido conjuntivo (perineuro) que est revestida de uma terceira camada de tecido conjuntivo chamada endoneuro. As fibras nervosas so formadas por um axnio e suas bainhas envoltrias. As fibras nervosas dividem-se em dois tipos: as Amielnicas (axnios pequenos que possuem apenas uma dobra de mielina) e as Mielnicas (axnios de grande calibre que apresentam muitas dobras de bainha de mielina). A regio em que no apresenta mielina conhecida como ndulo de Ranvier, e atravs desta regio que o impulso nervoso propagado. Os nervos sensoriais transmitem um impulso gerado por um receptor sensorial do sistema nervoso central. Como exemplo, podemos citar os nervos motores, que transmitem um impulso do sistema nervoso central at um msculo ou vscera perifrica. Os nervos ou pares cranianos so os que saem diretamente do encfalo (crebro) seguindo em direo face (enervao motora e sensorial), aos rgos do sentido, vsceras e msculos proximais do tronco, estes so responsveis por fazer ligao com o encfalo. Os doze pares de nervos so classificados com denominao especfica, sendo numerados em algarismo romanos.

2.1. Nervos Sensitivos, Motores e Mistos


Nervos sensitivos so os que contm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos rgos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores so os que contm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central

at os rgos efetuadores (msculos ou glndulas). Nervos mistos contm tanto fibras sensitivas quanto motoras.

2.2. OS 12 Pares de Nervos Cranianos


I - Nervo Olfatrio um nervo sensitivo, com a funo de olfao, sua origem se d no bulbo olfatrio. II - Nervo ptico - Passa pelo forame ptico e tem funo de viso, sua origem se d na retina. Chega at o crnio pelo canal ptico. III - Nervo culo-Motor - Tem a funo de motricidade dos msculos ciliar, esfincter da pupila e grande parte dos msculos extrnsecos do bulbo do olho, sua origem se d nos pednculos cerebrais. IV - Nervo Troclear - Passa pela fissura orbital superior, tem a funo de motricidade do msculo oblquo superior do bulbo do olho, originado nos pednculos cerebrais. V - Nervo Trigmio um nervo misto, pois responsvel pelos movimentos da mastigao e percepes sensoriais da face, seios da face e dentes. Sua origem se d no portio maior e portio menor. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos mastigatrios. O nervo trigmeo dividido em trs partes nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular. VI - Nervo Abducente - Passa pela fissura orbital superior, desempenha a motricidade do msculo reto lateral do bulbo do olho, sua origem se d no sulco bulbar. VII - Nervo Facial Tambm um nervo misto, pois possui uma raiz motora e outra sensorial gustativa. O nervo facial d inervao motora os msculos cutneos da cabea e pescoo. A raiz motora formada pelo nervo facial, e a raiz motora chamada de nervo intermdio. VIII - Nervo Vestbulo-Coclear - A funo deste nervo orientar a movimentao e audio. um nervo sensitivo. As fibras do nervo vestbulo-coclear auxiliam impulsos nervosos relacionados ao equilbrio e audio. IX - Nervo Glossofarngeo Este nervo tem percepes gustativa no posterior da lngua e sensoriais da faringe, laringe e palato. um nervo misto. X - Nervo Vago Este nervo tem percepes sensoriais da orelha, faringe, laringe, trax e vsceras. um nervo misto, Originado no soalho do 4 ventrculo.

XI - Nervo Acessrio - Este nervo que d controle motor para a faringe, laringe, palato, msculos esternocleidomastideo e trapzio. constitudo por uma raiz craniana e outra espinhal. originado no bulbo. XII - Nervo Hipoglosso - Este nervo que tem motricidade sobre os msculos da lngua, com exceo do msculo palato grosso. O nervo hipoglosso sai do crnio e vai at os msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua. Sua origem se d no bulbo e passa pelo forame condiliano anterior.
Tab. 1.Fundamentos de Neuroanatomia (Cosenza, Ramon M)

3. ESPECIFICIDADE DOS NERVOS ACESSRIO ( XI) E HIPOGLOSSO (XII)

Os nervos cranianos diferem dos nervos espinhais no s quanto diversidade nos pontos de origem, mas tambm quanto estrutura e funo. Alm disso, embora alguns nervos cranianos sejam mistos quanto a funo, outros so exclusivamente sensitivos ou motores. Ainda com respeito funo, preciso notar que na regio da cabea existem rgos dos sentidos especiais, que no existem no resto do corpo, como o caso dos rgos auditivos e e da viso. (CONSENZA, 2005). H invervao dos msculos esternocleidomastideo(ECOM) e trapzio

msculos da lingua, por exemplo, so de responsabilidade de dois nervos especificos : o nervo acessorio (XI) e hipoglosso(XII).

3.1 . Nervo Acessrio (XI)


Nervo acessrio essencialmente motor, ou seja de movimento, mas tambm contm fibras proprioceptivas dos msuculos que ele inverva. formado por uma raiz craniana (bulbar) e uma raiz espinal. Araiz craniana origina-se dos msuculos ambguo e acessrio situados no bulbo e , juntamente com o nervo vago, promove a inervao de msculos da faringe e da laringe ( envolvidos no mecanismo da deglutio) e das vsceras torcicas e abdominais. A raiz espinal surge dos 5 primeiros segmentos medulares cervicais, passa pelo formae magno, une-se raiz craniana, constituindo um tronco comum que emerge do crnio atravs do farame jugular em companhia dos nervos vago e glossofarngeo. A raiz espinal inerva os msuculos

esternocleidomastideo e trapzio. ( FONTES; FUKUJIMA;CARDEAL, 2007, p.54). Este nervo assim como os demais, com exeo dos nervos olftorio , ptico e vestibulococlear, contm axnios de neurnios motores, sendo o nervo acessorio de ncleo ambguo , que uma coluna alongada de motoneuronios na parte

ventrolateral da formao reticular bulbar. Sua localizao exata decrita da seguinte forma:
Seus axnios emergem pelos nervos glossofarngeo e vago e pela parte craniana do nervo acessrio. Este se junta ao vago no

9
forame julgular. O ncleio ambiguo inerva os msculos esqueleticos do palato, da faringe, da laringe e da parte superior do esfago; por conseguinte, participa da deglutio e da fonao. (FONTES; FUKUJIMA;CARDEAL, 2007, p.55)

3.2 . Nervo Hipoglosso (XII)


O nervo hipoglosso essencialmente motor; suas fibras aferentes originam-se em ncleos do hipoglosso situados no bulbo. O nervo hipoglosso emerge do crnio pelo canal do hipoglosso e tem trajeto descendente, dirigindo-se, a seguir, para adiante, distribuindo-se aos msculos extrnsecos e intrnsecos da lngua. Este nervo representa grande importncia, pois responsvel pelo controle motor da lngua,

consequentemente pela palavra falada, deglutio e o processo de alimentao. Outro fator importante deste sua poro sensitiva aonde seus proprioceptores conduzem impulsos nervosos ao bulbo, informando a posio e funo dos msculos. ( FONTES; FUKUJIMA;CARDEAL, 2007, p.54). A localizao anatomica de seu ncelo motor descrita da seguinte forma:
alongado ncleo motor fica situado no assoalho do IV ventriculo , prximo linha mdia. As radculas passam ventralmente pelo bulbo, emergindo no sulco pr olivar. Ao longo de seu trajeto , elas ficam prximas ou nas partes laterais do lemnisco medial e do trato piramidal. O nervo hipoglosso inerva os msuculos ipsilaterais da lngua. (FONTES; FUKUJIMA;CARDEAL, 2007, p.55)

10

4. PATOLOGIAS HIPOGLOSSO

DOS

NERVOS

ACESSRIOS

Como qualquer parte do corpo os nervos esto sujeitos as patologias , traumas e leses. Como a inteno do trabalho, a priori no relatar tais acometimentos,

descrevemos dois de maior relevncia na literatura.

4.1 Nervo Acessrio

Paralisia do trapzio por leso do nervo espinhal acessrio A localizao subcutnea do nervo espinhal acessrio no tringulo cervical posterior torna-o particularmente suscetvel a leso durante bipsia de linfonodo cervical, resseco de massas tumorais, ferimentos cortantes superficiais e outros procedimentos cirrgicos nessa regio. As leses iatrognicas do nervo espinhal acessrio decorrentes desse procedimento constituem a principal etiologia da patologia desse nervo. Acarretando em dificuldade de elevao dos membros superiores pela e assimetria entre as escapulas.

Imagens: Revista Brasileira de Ortopedia disponvel em: <ttp://www.rbo.org.br/materia.asp?mt=1418&idIdioma=1> 11 de abril de 2011

11

4.2 Nervo Hipoglosso


O nervo hipoglosso (12 nervo craniano) essencialmente motor e emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este emerge do crnio pelo canal hipoglosso, assumindo um trajeto descendente, distribuindo-se para os msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua. O schwannoma do hipoglosso causa comum de paralisia do 12 nervo craniano, podendo ser leso puramente intracraniana, intra- e extracraniana ou essencialmente extracraniana. O nervo acometido ir acarretar em dificuldade na fala, na deglutio e fonao. Os schwannomas do 12 nervo, embora seja o mais comum a acometer o nervo, so leses extremamente raras, benignas, solitrias e que crescem lentamente atravs da cisterna magna e se estendem extracranialmente pelo canal do nervo hipoglosso.

Imagens: Revista Brasileira de Ortopedia disponvel em: <ttp://www.rbo.org.br/materia.asp?mt=1418&idIdioma=1> 11 de abril de 2011

12

CONCLUSO
Os nervos cranianos em sua maior parte inervam a estrutura da cabea e do pescoo e alguns destes nervos trazem informaes dos rgos dos sentidos ao crebro, outros servem aos msculos de controle; outros nervos conectam-se a glndulas ou rgos internos como o corao e ao pulmo. Os nervos cranianos, anatomicamente, se dividem em nervos sensoriais, motores e mistos. Em geral, os ncleos dos nervos sensoriais tendem a estar localizado na lateral do tronco enceflico enquanto que os ncleos motores localizam-se medialmente. Os nervos mistos, com fibras motoras e sensrias tm mais de um ncleo original pelo menos um sensorial (aferente) e um motor (eferente|). Em especfico observamos que os nervos acessrios e hipoglosso destacam-se pela sua inervao aos msculos do trapzio e esternocleideomastodeo e os msculos da lngua respectivamente. O conjunto dos nervos cranianos compe o SN contribuindo para a interao do indivduo com o meio externo e interno.

13

BIBLIOGRAFIA
CONSENZA, M. Ramom Fundamentos de Neuroanatomia 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. BECKER, Antje Huter Fisioterapia em Neurologia So Paulo: Livraria Editora Santos, 2008. FONTES, Sissy Veloso; FUKUJIMA, Marcia Maiumi; CARDEAL, Jos Osmar Fisoterapia Neurofuncional (Fundamentos Para a Prtica) So Paulo: Atheneu Editora, 2007. DANTAS, A. M. - OS Nervos Cranianos: Estudo Anatomoclnico- Rio de janeiro: Guanabara Kogan, 2005,p. 213.

BARBOSA, A. B. RODRIGUES; GALVO C. N.; YAMASAKI H.; HIDALGO. G. - Schwannoma do hipoglosso: relato de caso- Disponvel em :
<http://www.spr.org.br/files/public/magazine/public_88/109.pdf> acesso 09 de maro de

2011; LECHOS ,V., FERREIRA A., SILVA, L. H P., SEVERO A. -Paralisia do trapzio por leso do nervo espinhal acessrioREVISTA BRASILEIRA DE

ORTOPEDIA. Disponvel: < http://www.rbo.org.br/materia.asp?mt=1418&idIdioma=1 > acesso em 11 de abril de 2011.

14

Anexos

15

You might also like