You are on page 1of 2

O que so vrus, worms e cavalos de Tria?

Vrus, worms e cavalos de Tria so programas mal-intencionados que podem causar danos ao seu computador e s informaes armazenadas nele. Tambm podem deixar a Internet mais lenta e usar o seu computador para espalhar-se entre os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e o restante da Web. A boa notcia que, com preveno e algum bom senso, voc ter menos probabilidade de ser vtima dessas ameaas.

O que um vrus?
Um vrus um cdigo de computador que se anexa a um programa ou arquivo para poder se espalhar entre os computadores, infectando-os medida que se desloca. Ele infecta enquanto se desloca. Os vrus podem danificar seu software, hardware e arquivos. Vrus (s. m.) Cdigo escrito com a inteno explcita de se autoduplicar. Um vrus tenta se alastrar de computador para computador se incorporando a um programa hospedeiro. Ele pode danificar hardware, software ou informaes. Assim como os vrus humanos possuem nveis de gravidade diferentes, como o vrus Ebola e o vrus da gripe, os vrus de computador variam entre levemente perturbador e totalmente destrutivo. A boa notcia que um verdadeiro vrus no se dissemina sem ao humana. necessrio que algum envie um arquivo ou envie um email para que ele se alastre.

O que um worm?
Um worm, assim como um vrus, cria cpias de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente. Primeiro, ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informaes. Depois que o worm contamina o sistema, ele se desloca sozinho. O grande perigo dos worms a sua capacidade de se replicar em grande volume. Por exemplo, um worm pode enviar cpias de si mesmo a todas as pessoas que constam no seu catlogo de endereos de email, e os computadores dessas pessoas passam a fazer o mesmo, causando um efeito domin de alto trfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a Internet como um todo. Quando novos worms so lanados, eles se alastram muito rapidamente. Eles obstruem redes e provavelmente fazem com que voc (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir pginas na Internet. Worm (s. m.) Uma subclasse de vrus. Um worm geralmente se alastra sem a ao do usurio e distribui cpias completas (possivelmente modificadas) de si mesmo atravs das redes. Um worm pode consumir memria e largura de banda de rede, o que pode travar o seu computador. Como os worms no precisam viajar atravs de um programa ou arquivo "hospedeiro", eles tambm podem se infiltrar no seu sistema e permitir que outra pessoa controle o seu computador remotamente. Exemplos recentes de worms incluem o worm Sasser e o worm Blaster.

O que um cavalo de Tria?


Assim como o mitolgico cavalo de Tria parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior que tomaram a cidade de Tria, os cavalo de Tria da atualidade so programas de computador que parecem ser teis, mas na verdade comprometem a sua segurana e causam muitos danos. Um cavalo de Tria recente apresentava-se como um email com anexos de supostas atualizaes de segurana da Microsoft, mas na verdade era um vrus que tentava desativar programas antivrus e firewalls. Cavalo de Tria (s. m.) Um programa de computador que parece ser til, mas na verdade causa danos. Os cavalos de Tria se alastram quando as pessoas so seduzidas a abrir o programa por pensar que vem de uma fonte legtima. Para proteger melhor os usurios, a Microsoft envia com freqncia boletins de segurana via email, mas eles nunca contm anexos. Tambm publicamos nossos alertas de segurana no nosso site de segurana antes de envi-los a nossos clientes.

Os cavalos de Tria tambm podem ser includos em software que voc baixa gratuitamente. Nunca baixe software de uma fonte em que voc no confia. Sempre baixe as atualizaes e patches da Microsoft a partir do Microsoft Windows Update ou do Microsoft Office Update.

Como se espalham os worms e outros vrus?


Na prtica, todos os vrus e vrios worms no podem se espalhar sem que voc abra um arquivo ou execute um programa infectado. Muitos dos vrus mais perigosos foram espalhados principalmente via anexos de email, os arquivos que so enviados com as mensagens de email. Geralmente voc tem como saber que um email contm um anexo, pois este exibido como um cone de clipe de papel que representa o anexo e contm o seu nome. Fotos, cartas escritas no Microsoft Word e at mesmo planilhas eletrnicas do Excel so apenas alguns dos tipos de arquivo que voc pode receber atravs de email a cada dia. Um vrus ativado quando voc abre um arquivo anexo infectado (geralmente voc abre o anexo clicando duas vezes no seu cone). Dica: nunca abra nada que esteja anexado a um email a menos que esteja esperando pelo anexo e conhea exatamente o contedo do arquivo. Se receber um email com um anexo de algum que no conhece, exclua o email imediatamente. Infelizmente, algumas vezes no seguro nem mesmo abrir anexos de pessoas que voc conhece. Os vrus e os worms so capazes de roubar informaes de programas de email e enviar a si mesmos a todos os endereos no seu catlogo de endereos. Portanto, se voc receber um email de algum com uma mensagem que voc no entende ou um arquivo que voc no est esperando, sempre entre em contato com a pessoa e confirme o contedo do anexo antes de abri-lo. Outros vrus podem se espalhar atravs de programas que voc baixa da Internet ou de programas de computador infectados com vrus que voc pega emprestado de amigos ou compra em uma loja. Essas so maneiras menos comuns de contrair um vrus. A maioria das pessoas infectada por vrus ao abrir ou executar anexos de email desconhecidos.

Como posso saber se tenho um worm ou outro vrus?

Ao abrir e executar um programa infectado, possvel que voc no saiba que foi contaminado por um vrus. O seu computador pode ficar lento ou travar e ser reiniciado repetidamente. Algumas vezes o vrus ataca os arquivos necessrios para iniciar o computador. Nesse caso, possvel que voc se depare com uma tela vazia ao ligar o computador. Todos esses sintomas so sinais comuns de que o seu computador foi infectado por um vrus embora esses problemas tambm possam ser causados por problemas de hardware ou software sem nenhuma relao com vrus. Tome cuidado com mensagens que informam que voc enviou um email que continha um vrus. Isso significa que o vrus listou o seu endereo como remetente de um email corrompido. Isso no significa necessariamente que voc foi infectado por um vrus. Alguns vrus tem a capacidade de falsificar endereos de email.

You might also like