You are on page 1of 5

Exerccios: ~ Bsicas Nocoes ,

Prof. Jerry
1.1) (UFPB) Um professor de fsica, verificando em sala de aula que todos os seus alunos encontram-se sentados, passou a fazer algumas afirmaes para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento. Das afirmaes seguintes formuladas pelo professor, a nica correta : a) Pedro (aluno da sala) est em repouso em relao aos demais colegas, mas todos ns estamos em movimento em relao Terra. b) Mesmo para mim (professor), que no paro de andar, seria possviel achar um referencial em relao ao qual eu estivesse em repouso. c) A velocidade dos alunos que eu consigo observar agora, sentados em seus lugares, nula para qualquer observador humano. d) Como no h repouso absoluto, nenhum de ns est em repouso, em relao a nenhum referencial. e) O Sol est em repouso em relao a qualquer referencial. 1.2) (UFMG) Observe esta figura.

Daniel est andando de skateem uma pista horizontal. No instante t , ele lana uma bola, que, do seu ponto de vista, sob verticalmente. 1 A bola sobe alguns metros e cai, enquanto Daniel continua a se mover em trajetria retilnea, com velocidade constante. No instante t , a bola retorna mesma altura de que foi lanada. 2 Despreze os efeitos da resistncia do ar. Assim sendo, no instante t , o ponto em que a bola estar, mais provavelmente :
2

a) K. b) L. c) M. d) qualquer um, dependendo do mdulo da velocidade de lanamento.

1.3) (PUC) Leia com ateno a tira da Turma da Mnica mostrada abaixo e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princpios da Mecnica Clssica.

I. Casco encontra-se em movimento em relao ao skate e tambm em relao ao amigo Cebolinha. II. Casco encontra-se em repouso em relao ao skate,mas em movimento em relao ao amigo Cebolinha. III. Em relao a um referencial fixo fora da Terra, Casco jamais pode estar em repouso. Est(o) correta (s): a) apenas I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III. 1.4) (UEL) A Teoria da Relatividade Restrita, proposta por Albert Einstein (1879-1955) em 1905, revolucionria porque mudou as idias sobre o espao e o tempo, mas em perfeito acordo com os resultados experimentais. Ela aplicada, entretanto, somente a referenciais inerciais. Em 1915, Einstein props a Teoria Geral da Relatividade, vlida no s para referenciais inerciais, mas tambm para referenciais no-inerciais. Sobre os referenciais inerciais, considere as seguintes afirmativas: I. So referenciais que se movem, uns em relao aos outros, com velocidade constante. II. So referenciais que se movem, uns em relao aos outros, com velocidade varivel. III. Observadores em referenciais inerciais diferentes medem a mesma acelerao para o movimento de uma partcula.

Assinale a alternativa correta . a) Apenas a afirmativa I verdadeira. b) Apenas a afirmativa II verdadeira. c) As afirmativas I e II so verdadeiras. d) As afirmativas II e III so verdadeiras. e) As afirmativas I e III so verdadeiras. 1.5) (Acafe) Trs jovens, Pedro, Carlos e Mrcia movimentam-se de uma posio inicial A at uma posio final B, percorrendo trajetrias diferentes, como mostra a figura abaixo. Pedro segue pela trajetria 1 e realiza o percurso em 100 s. Carlos segue pela trajetria 2 e realiza o percurso em 200 s. Mrcia segue pela trajetria 3 e realiza o percurso em 50 s.

A respeito da situao proposta, so feitas as seguintes afirmaes: I. Os deslocamentos dos trs jovens so idnticos. II. O mdulo da velocidade mdia de Mrcia igual ao valor de sua velocidade escalar mdia. III. O mdulo da velocidade mdia de Pedro igual a 4 m/s. IV. O valor da velocidade escalar mdia de Carlos de A alternativa que contm todas as afirmaes a) III IV b) I II c) I II III d) II III IV e) I IV
2ms

corretas :

1.6) (Udesc) Um carro fez o percurso de Florianpolis a Itaja com velocidade escalar mdia de 40 km/h e retornou, fazendo o percurso de Itaja a Florianpolis com uma velocidade escalar mdia de 60 km/h. Podemos afirmar que a velocidade escalar mdia no percurso total (FlorianpolisItaja-Florianpolis) igual a:

a) 48 km/h. b) 50 km/h. c) 24 km/h. d) 90 km/h. e) 45 km/h. E.1.7) (Udesc) Calcular a velocidade mdia de um atleta, nos seguintes casos: a) Numa pista retilnea, ele anda 80 m, velocidade de 0,5 m/s. Depois corre 120 m a 4,0 m/s. Todo o movimento ocorre num nico sentido. b) Na mesma pista, ele caminha a 0,5 m/s, durante 2,0 minutos. Depois corre 4,0 m/s, durante 2,0 minutos. Neste caso, o sentido do movimento invertido no exato instante em que o atleta inicia a corrida. E.1.8) (UECE) Numa dada corrida de automobilismo, no instante em que completava a vigsima volta, o lder alcanava pela segunda vez um determinado retardatrio. Se a velocidade mdia do retardatrio era de 180 km/h, a velocidade mdia do lder era, em km/h: a) 190 b) 200 c) 210 d) 240 E.1.9) (Udesc) Considere uma viagem de ida e volta, Joinville-Florianpolis-Joinville. Metade do tempo da viagem de ida feita a 60 km/h, enquanto a outra metade feita a 80 km/h. Na volta, a metade da distncia percorrida a 60 km/h, com a outra metade sendo percorrida a 80 km/h. Com base nessa informao, calcule: a) a velocidade mdia da viagem de ida; b) a velocidade mdia da viagem de volta; c) a velocidade mdia de toda a viagem. E.1.10) (Fuvest-SP) Uma partcula est em movimento circular uniforme e percorre um quarto de volta. A razo entre os mdulos da velocidade escalar mdia e da velocidade vetorial mdia vale: a) b) c) d) e) p 22 p 2.
p 2 22 p 2p 2 . .

You might also like