You are on page 1of 2

Planeamento de Formao - Gesto de Empresas

Gesto de Empresas
1. Descrio do Curso A empresa uma unidade econmico-social, com fins de Benefcio Econmico (lucro), onde o capital, o trabalho e a direco se coordenam para realizar uma produo socialmente til, de acordo com as exigncias de um bem comum. Os elementos necessrios para formar uma empresa so: capital, trabalho, matria-prima e recursos materiais. Para cumprir com este objectivo a empresa combina natureza e capital. E tudo isto s possvel exercendo uma actividade de Gesto de Empresas.

2. Objectivos do Curso No final da aco de formao, todos os formandos estaro aptos a compreender os mecanismos gerais da gesto e estratgia, de acordo com a estrutura, poder de deciso e a identidade dos elementos que esto interligados, quer contabilsticos, quer financeiros. Os formandos sabero interpretar os resultados do controlo de gesto para implementar as aces correctivas necessrias e alcanar os objectivos definidos. Adquiriro competncias para medir a rendibilidade e os custos da prpria unidade ou servio, e tambm para conceber e utilizar um quadro de indicadores para gerir a actividade e faz-la progredir de forma positiva.

3. Destinatrios Todos os Quadros e Gestores, que tenham a responsabilidade de um servio, de uma actividade, de uma unidade de fabrico. O ciclo tambm interessa aos Quadros operacionais ou funcionais a quem uma responsabilidade de gesto ser cometida brevemente.

4. Informaes
Durao: Aces: Data De 2011-10-17 a 2011-11-15 Material entregue: Tipologia de Formao: Regime: Horrio Das 14:00 s 17:00 Material de apoio Formao Presencial. Laboral. Local CF1 60 horas

07 01 Planeamento de Gesto de Empresas 2011-06-10 v01

1/2

5. Contedos Programticos Gesto de Empresas MDULO 1 - GESTO DE EMPRESAS O Negcio e o Papel do Gestor; Estrutura Organizacional Seis instrumentos para a tomada de decises Identidade Organizacional: A Base da Cultura Corporativa MDULO 2 - PROBLEMTICA DA GESTO DE EMPRESAS: POLTICA DA EMPRESA Gesto estratgica Objectivos (MBO) Management By Objectives Anlise Estratgica Estratgias possveis Etapas de aplicao da anlise estratgica Planeamento e os Projectos de Investimento MDULO 3 - ANLISE ECONMICA FINANCEIRA Processo Oramental Controlo Oramental Objectivo da Anlise de Balano Anlise do Equilbrio Financeiro Demonstrao de Resultados(DRE) MDULO 4 - CONTABILIDADE Funes da Contabilidade Contabilidade Geral Contabilidade Analtica para a Gesto MDULO 5 - ANLISE DAS FORMAS DE FINANCIAMENTO Origens de Recursos; Aplicaes de Recursos Tipos de Financiamento Anlise nas Origens e Aplicaes Terminologia Contabilstica Determinar a estrutura de Capitais investidos MDULO 6 - ESTATSTICA Definio Planeamento e Programao de uma Observao Estatstica Amostra e Populao; Atributos e Variveis Mtodo Estatstico Recolha de Dados; Representao Grfica Medidas de Tendncia Central

6. Metodologias Utilizadas As metodologias a utilizar pelo formador sero expositivas, demonstrativas, e/ou activas, privilegiando sempre que possvel esta ltima.

07 01 Planeamento de Gesto de Empresas 2011-06-10 v01

2/2

You might also like