You are on page 1of 28

I. QUESTES OBJETIVAS QUESTO 01 (Descritor: perceber que as dinmicas temporais supem: sucesso/simultaneidade, agora/antes/depois, continuidade/ruptura, permanncias/mudanas.

) Assunto: Renascimento 1 - "No h um Renascimento, h mltiplos. O mais caracterstico desse fenmeno histrico , pois, a rica variedade das suas manifestaes, assemelhadas algumas prticas e produes entre si, contrastante outras, convergentes ainda algumas e contraditrias inmeras." (Conf. Nicolau SEVCENKO, O Renascimento, p.73) A partir da leitura do texto pode-se concluir que a) o Renascimento cultural significou uma mudana na Europa e ajudou a fortalecer o iderio liberal. b) o Renascimento, apesar de ter sido um movimento que apresenta diversas formas, manteve durante os sculos XIV e XV, o clima de religiosidade tpico do incio da Idade Mdia. c) o Renascimento foi um movimento que apresentou uma variedade muito grande de manifestaes artsticas e cientficas, e at na poltica possvel perceber inovaes. d) o Renascimento foi marcado por uma grande diversidade ideolgica, agregando elementos das tradies europias, asiticas e at do sculo XV da Amrica. QUESTO 02 (Descritor: identificar o tema, o objetivo e o uso social das diferentes fontes histricas.) Assunto: Descobrimentos "Ali desembarcou o dito capito com os seus soldados armados para pelejarem, porque mandou primeiro um batel com alguns a descobrir campo, e deram novas de muitos gentios que viram; porm no foram necessrias armas, porque s de verem homens vestidos e calados, brancos e com barba (do que tudo eles carecem) os tiveram por divinos e mais que homens, e assim chamando-lhes Carabas, que quer dizer na sua lngua coisa divina, se chegaram pacificamente aos nossos." SALVADOR, Frei Vicente. Histria do Brasil - 1500-1627 O texto acima foi retirado do primeiro livro sobre a histria do Brasil. correto afirmar que o autor a) diz existir no imaginrio indgena um olhar religioso sobre os portugueses. b) confirma que todos os ndios so representantes da mesma cultura. c) desconsidera elementos importantes do pensamento antropolgico para compor uma viso parcial, mas dotada de uma veracidade inquestionvel, acerca dos indgenas. d) v nos grandes contingentes indgenas da Amrica do Sul a maior concentrao de mo-de-obra da Amrica.

QUESTO 03 (Descritor: perceber que as dinmicas temporais supem: sucesso/simultaneidade, agora/antes/depois, continuidade/ruptura, permanncias/mudanas.) Assunto: Colonizao. A colonizao do Brasil foi, no incio, conflituosa. Portugal procurou implementar um sistema que j havia sido sucesso nas ilhas do Atlntico, no entanto, a necessidade de mudana na estrutura de explorao colonial foi necessria a partir de 1549. Assinale a alternativa que justifica a afirmao anterior. a) O sistema de capitanias hereditrias implantado no obteve sucesso, fazendo com que a Coroa Portuguesa implantasse o Governo Geral para organizar a colonizao. b) O sistema de capitanias hereditrias no obteve o xito esperado e foi definitivamente substitudo por um sistema de contratao de terras. c) O sistema de Governo Geral foi implantado para solucionar o problema da falta de interesse dos colonos na implementao de uma colonizao de povoamento. d) O ideal de colonizao lusa no previa qualquer tipo de organizao de explorao, como ns colnias espanholas.

QUESTO 04 (Descritor: inferir informaes, temas, assuntos e contextos em diferentes fontes histricas.) Assunto: Minerao Vila Rica, por exemplo, uma das primeiras vilas da regio, fundada em 1711, havia crescido na metade do sculo XVIII. Sua populao alcanava cerca de 20 mil pessoas, quantidade considerada grande naquela poca. Entretanto, a maioria era de negros e mulatos pobres vivendo em uma estrutura social onde riqueza e opulncia eram apenas aparncia...

O historiador Eduardo Frieiro referiu-se Vila Rica como "Vila Pobre". Entendia nunca ter havido tal opulncia "a no ser na fantasia, amplificadora de escritores inclinados s hiprboles romnticas (...) A realidade foi bem diversa." (http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/vila_rica_pobre.html) Sobre a imagem e o texto acima, seria corretor afirmar que: a) ambos procuraram exaltar a sociedade mineradora pelo seu aspecto de distribuio de riqueza. b) ambos questionam a idia do desenvolvimento da regio mineradora pelo fato de haver uma grande concentrao de riqueza. c) a sociedade mineradora se notabilizou pelo desenvolvimento de uma sociedade rica e com distribuio de riqueza. d) a sociedade mineradora produziu uma sociedade justa e com menor explorao da mo-de-obra escrava.

QUESTO 05 (Descritor: selecionar as principais idias veiculadas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Renascimento (UFV SERIADO 2001 Adaptada) O fragmento abaixo uma expresso representativa das idias do movimento humanista do Renascimento. Leia-o e responda questo que o segue. "Agora todas as disciplinas se encontram restitudas (restitudas ao estado em que se achavam na Antigidade, antes do parntesis da Idade Mdia), as lnguas instauradas: grega, sem a qual vergonha que uma pessoa se diga sbia, hebraica, caudaica, latina... Todo o mundo est cheio de gentes sbias, de preceptores doutssimos, de livrarias (bibliotecas) muito amplas, de tal maneira que sou de opinio que, nem no tempo de Plato, nem no de Ccero, nem no de Papiniano, no havia tal comodidade de estudo como hoje se v..." (Carta de Gargantua a seu filho, in Rabelais, 'Pantagruel', retirado de FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de Histria. Lisboa: Platano, 1976. v.2, p.147.) CORRETO dizer que este movimento humanista foi: a) um movimento intelectual predominante no pensamento medieval, que valorizava os direitos humanos e o indivduo. b) um movimento intelectual marcado pelo antropocentrismo e pela valorizao da produo cultural da Antigidade Greco-Romana como fonte de inspirao. c) um movimento intelectual tpico do perodo medieval no qual o homem passava a ocupar um lugar de destaque no pensamento filosfico. d) um movimento social que valorizava os preceitos humanos de caridade, tendo como um dos expoentes principais So Francisco de Assis. QUESTO 06 (Descritor: identificar e selecionar informaes centrais e perifricas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Expanso Martima (UFV SERIADO 2005 Adaptada) Leia com ateno o trecho abaixo: A Amrica, mesmo antes de ser descoberta, fazia parte da fico. A viso de um outro mundo muito distante e difcil de ser alcanado cristalizava-se, com o passar dos anos, em imagens. O oceano era repleto de monstros e o paraso, exuberante. As informaes trazidas pelos viajantes, cheias de detalhes, despertavam um impulso que ia muito alm dos limites impostos pela realidade. (THEODORO, Janice da Silva. Descobrimentos e colonizao. 2. ed. So Paulo: tica, 1989, p. 11.) Com base no fragmento acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A crena na existncia de um paraso na Terra associava-se busca de um lugar sem as misrias existentes na Europa. b) A identificao da natureza americana com o paraso no impediu que a explorao do Novo Mundo fosse marcada por prticas predatrias. c) O perodo em que os europeus enfrentaram os oceanos Atlntico e ndico era marcado pela crena em mundos fantsticos. d) Os povos do Novo Mundo no representaram um obstculo para os conquistadores, pois j faziam parte do imaginrio europeu.

QUESTO 07 (Descritor: interpretar informaes coletadas em diferentes registros e fontes histricas acerca dos processos histricos relativos aos sculos XV ao XIX, sobretudo no Brasil.) Assunto: Brasil Holands A batalha dos Guararapes considerada o marco final de uma histria que comeou h algumas dcadas antes, e que fez o Brasil viver uma experincia colonial diferente. A experincia em questo era a) a vinda dos franceses, que a partir de 1555 fundaram, na Baa da Guanabara, a Frana Antrtica. b) a disputa entre paulistas e portugueses pelo ouro das Minas Gerais, que ficou conhecida por Guerra dos Emboabas. c) a Guerra dos Mascates, disputa entre comerciantes de Recife e senhores de engenho de Olinda. d) a presena dos holandeses no nordeste brasileiro, realizando uma colonizao fora dos padres portugueses. QUESTO 08 (Descritor: comparar fontes iconogrficas relativas ao mesmo fato ou realidade histrica percebendo suas semelhanas e diferenas.) Assunto: Expanso martima Observe as imagens abaixo.

Sobre as imagens acima possvel afirmar que

a) apesar dos dois veculos serem da mesma poca, eles no possuem nada em comum. b) as duas imagens so representativas de um perodo de desbravamento, a saber: as caravelas no c) d)
Renascimento, e o nibus espacial no sculo XX. a expanso martima pode ser comparada corrida espacial, por haver um clima de Guerra Fria entre Portugal e a Espanha. as duas imagens evocam um carter religioso, pelo qual a misso cruzadistica verificada nos dois eventos. 5

QUESTO 09 (Descritor: identificar e selecionar informaes centrais e perifricas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Cotidiano na colnia No Brasil, logo aps Portugal ter tomado posse destas terras, a mulher europia que para c veio, teve uma liberdade invejvel frente opresso em que viviam as mulheres na Europa. Isso porque estavam em nmero bastante reduzido; e, portanto, valorizado. As mulheres da classe mais baixa, ou seja, aquelas que no estavam destinadas a se casarem com os homens com algum tipo de posse ou riquezas, aquelas que tinham que trabalhar para viverem, poderiam ir e vir a hora que bem entendessem, poderiam escolher seus parceiros, o pai de seus filhos, se queriam ou no continuarem vivendo com quem estavam. No havia ainda a presena da Igreja; portanto, a sociedade era bastante flexvel. (Miriam Munhoz Fernandes. O papel da mulher na sociedade brasileira: da sociedade colonial at os dias atuais.http://www.monteirolobato.com.br/material/palestra_miriam.doc) Sobre o texto, correto dizer que a) existe uma ambigidade, pois ao mesmo tempo em que a mulher na colnia tem mais liberdade do que aquela na Europa, ela possua o direito de intervir diretamente na administrao das cidades. b) a flexibilidade do papel da mulher na sociedade colonial deve-se ao fato de que o Brasil era uma regio que se dedicava ao sistema de plantation. c) as condies infra-estruturais da colnia levaram a um processo de imigrao que com o afluxo de mulheres. d) a mulher, no perodo colonial, tinha uma grande liberdade devido presena pouco expressiva da Igreja naquele momento.

QUESTO 10 (Descritor: entender a forma como as imagens foram interpretadas e apropriadas com o passar dos anos e como elas foram engendrando novas verses da Histria.) Assunto: Inconfidncia Mineira Observe o quadro a seguir:

O quadro anterior refere-se leitura da sentena de Tiradentes, um dos personagens da Inconfidncia Mineira. Sobre o quadro e a Inconfidncia Mineira, assinale a alternativa CORRETA: a) o quadro insiste na tese de que Tiradentes foi a figura central do movimento. b) o carter nacionalista da tela no muda o fato de que o Brasil j havia alcanado muita liberdade para a colnia ao criar o Ato adicional de 1834. c) a forma como o quadro retrata a Inconfidncia Mineira justifica a ao violenta dos conspiradores que acabaram matando centenas de pessoas. d) a morte de Toms Antonio Gonzaga tornou a execuo de Tiradentes um episdio sem importncia para o Brasil.

QUESTO 11 (Descritor: associar dados e informaes coletadas nas fontes iconogrficas aos textos histricos em que esto inseridas, buscando relaes de complementaridade e de alteridade entre ambos.) Assunto: Economia colonial

Assinale a alternativa que se relaciona com as imagens acima: a) As imagens mostram as diversas etapas da produo de acar e a diversidade da mo-de-obra em termos tnicos. b) Os escravos eram responsveis por todas as atividades, cabendo aos homens livres o trabalho de purgao. c) O trabalho nos engenhos seguia um ritmo bastante acelerado com a utilizao de maquinrio sofisticado e pouca mo-de-obra. d) A produo aucareira se dava com a utilizao farta de mo-de-obra escrava, responsvel pelas diversas etapas da produo.

QUESTO 12 (Descritor: reconhecer que os acontecimentos sociais so resultantes de um conjunto de aes humanas interligadas, de durao varivel, sucessivas e simultneas, motivadas por fatores diversos, o que gera conflitos e rupturas e delineia os movimentos de transformao histrica.) Assunto: Minerao A sociedade mineradora trouxe um novo ritmo de desenvolvimento para o Brasil Colnia. Uma das razes disso foi a) um aumento das reas agrcolas, especialmente no Nordeste, que passou a fornecer produtos para as regies de minas. b) a implantao do sistema de capitanias hereditrias, que ajudou a desenvolver a explorao de minrios. c) um constante afluxo de capitais investidos em setores de bens de consumo na prpria colnia. d) a criao de um mercado interno com o desenvolvimento de cidades.

QUESTO 13 (Descritor: interpretar informaes coletadas em diferentes registros e fontes histricas acerca dos processos histricos relativos aos sculos XV ao XIX, sobretudo no Brasil.) Assunto: Cotidiano na colnia Quem se debrua sobre a religiosidade colonial no pode ter como parmetro as normas e os padres do catolicismo doutrinal, ditado pela teologia e pelo direito cannico. A rigor, se este existe, no foi a colnia portuguesa da Amrica o lugar adequado para se visualizar sua forma acabada. O que aqui se v um catolicismo popular marcado pela precariedade da evangelizao e pela hipertrofia da constelao devocional. (SOARES, Mariza. Devotos da Cor: identidade tnica, religiosidade e escravido no Rio de Janeiro, sculo XVIII. Rio de Janeiro. Civilizao Brasileira, 2001. p. 76.) O texto citado anteriormente: a) indica que a atuao da Igreja Catlica na colnia brasileira se deu de forma diferente do que na Europa, com uma evangelizao precria e distante da teologia convencional. b) afirma existir uma dupla caracterstica na colnia, ou seja, a Igreja, ao mesmo tempo em que evangeliza, procura se envolver na explorao das riquezas naturais. c) ressalta a participao expressiva dos negros africanos que foram evangelizados graas atuao dos jesutas. d) reflete uma postura passional e sem contexto demonstrando um desconhecimento do autor sobre a poca colonial.

QUESTO 14 (Descritor: estabelecer relao entre o tema, a autoria e o contexto histrico a que se referem as fontes histricas.) Assunto: Unio Ibrica "Ao ser unido pessoalmente a Felipe II de Espanha, como reino e Coroa, Portugal conservou, com efeito, a sua autonomia aparente. Filipe II foi forado, na verdade, a jurar nas cortes de Tomar de 1581, embora com sabor amargo, a conservao dos Foros, liberdades, privilgios do reino." Oliveira, Antnio de, Poder e oposio poltica em Portugal no perodo Filipino, 1580 1640. Lisboa, Difel, 1990. A afirmao acima faz referncia a um perodo da histria em que: a) Portugal e Brasil se uniram configurando um reino unido. b) a Espanha, aliada de Portugal, atacou o exrcito francs com sua invencvel armada. c) Portugal e Espanha se uniram de comum acordo em uma confederao para enfrentar o poder ingls. d) o rei Felipe II passou a possuir o maior imprio colonial do mundo ao unir Portugal e Espanha em um nico reino.

10

QUESTO 15 (Descritor: posicionar-se criticamente diante de fatos da realidade presente a partir da interpretao de suas relaes com o passado.) Assunto: Afirmao tnica

A Unicamp mantm um sistema que possibilita aos negros, ndios, pardos e alunos egressos da rede pblica de ensino uma pontuao a mais no vestibular, mas mantm um sistema de cotas como outras universidades. Com base nos dados apresentados pelo grfico, CORRETO afirmar: a) as aprovaes dos negros representam o dobro de aprovaes de brancos, o que demonstra haver uma verdadeira democracia racial em nosso pas. b) a relao de negros e pardos aprovados no vestibular se manteve estvel durante os anos 2003/2004, apesar dos grandes investimentos em educao. c) os negros comeam a alcanar a universidade, mas ainda representam em 2003/2004 uma porcentagem pequena, o que demonstra que nada feito para mudar a situao no Brasil. d) as universidades procuram manter mecanismos de acesso a setores tradicionalmente marginalizados no Brasil desde o Perodo Colonial.

QUESTO 16 (Descritor: inferir informaes, temas, assuntos e contextos em diferentes fontes histricas.) Assunto: Reforma Protestante Verdadeiramente existem muitas coisas nessa natureza corrupta que pode induzir ao desprezo; mas se voc corretamente pesa todas as circunstncias, o homem , entre outras criaturas, uma certa preeminente espcie 11

da Divina sabedoria, justia, e bondade, ao qual chamado pelos antigos de mikrikosmoj (um mundo em miniatura). Joo Calvino, disponvel http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/A_Imagem_Deus_Homem_Calvino.pdf O discurso de Calvino vem confirmar a) o carter renascentista de seu pensamento que valoriza o homem. b) a teoria da predestinao, que v no homem a fonte de toda a sabedoria. c) a luta dos protestantes contra a perseguio catlica. d) as disputas entre luteranos e calvinistas na questo das razes da salvao. QUESTO 17 (Descritor: interpretar, historicamente, fontes, registros e documentos de natureza diversa.) Assunto: Descobrimento Nicolau Coelho, escolhido por Cabral para estabelecer contato com os indgenas assim que a armada fundeou, fez-lhes sinal para que pousassem as armas, no que foi obedecido. No pde haver entendimento por fala, mas foram efetuados os primeiros contatos por via gestual. Houve troca de presentes, recebendo os amerndios barretes vermelhos, uma carapua de linho e sombreiro preto; em troca deram aos portugueses um sombreiro de penas vermelhas e pardas, bem como um colar de contas midas, que foram levados para bordo e posteriormente enviados a D. Manuel.
(Max Justo Guedes e Jorge Couto. catlogo da exposio Descobrimento do Brasil promovida pela Comisso Nacional para a Comemorao dos Descobrimentos Portugueses realizada na Igreja da Graa, em Santarm, Portugal, 2005)

em:

A descrio do primeiro contato dos portugueses com os indgenas no Brasil a) revela o que seria a relao amistosa entre ndios e portugueses durante toda a colonizao. b) prenuncia a unio de duas culturas que acabou mudando a sociedade portuguesa radicalmente devido aos novos hbitos adquiridos. c) mostra apenas uma situao circunstancial, uma vez que o contato com o indgena nem sempre foi pacfico. d) revela a inferioridade do povo indgena frente grandiosidade da cultura portuguesa. QUESTO 18 (Descritor: entender que as imagens podem ser desconstrudas a partir dos procedimentos histricos.) Assunto: Renascimento (UFPB - Vestibular Seriado 2004 - adaptado) Observe a imagem abaixo:

A imagem um detalhe que compe o afresco no teto da Capela Sistina, em Roma (Itlia), pintado entre 1508 e 1512. Sobre o contexto histrico desta obra, pode-se afirmar que 12

I. - sintetiza, na expresso plstica, a idia de que o homem foi uma criao privilegiada de Deus. II.- enfoca a negao da divindade, refletindo os valores do capitalismo vigente durante o Iluminismo. III. - se trata de uma arte cuja finalidade didtica da doutrinao catlica se sobrepe afirmao do gnio artstico individual. A(s) afirmao(es) correta(s) (so) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) todas. QUESTO 19 (Descritor: reconhecer que os acontecimentos sociais so resultantes de um conjunto de aes humanas interligadas, de durao varivel, sucessivas e simultneas, motivadas por fatores diversos , o que gera conflitos e rupturas e delineia os movimentos de transformao histrica.) Assunto: Colonizao (UFPB - Vestibular Seriado 2006 adaptado) A questo da montagem da empresa agrcola e a da mo-de-obra constituram os principais problemas para a estruturao do processo colonizador. Com a resoluo dessas questes, os portugueses puderam, efetivamente, estabelecer o seu domnio no Brasil. Sobre a empresa colonial brasileira e a escravido, considere as afirmativas abaixo: I. A ausncia de um excedente demogrfico em Portugal, no incio do sculo XVI, inviabilizou a transferncia de portugueses para a Colnia, diferentemente do que aconteceu com os ingleses na Amrica do Norte, no sculo XVII. II. A Holanda desempenhou um papel decisivo no incio da colonizao brasileira porque, alm de viabilizar a distribuio de acar no mercado europeu, financiou a compra de escravos e a infra-estrutura produtiva necessria, a exemplo da construo de engenhos. III. A vinda de escravos e o desenvolvimento da empresa aucareira, no sculo XVI, estimularam a intensa imigrao de portugueses, que vinham em busca de trabalho, nos engenhos, e das terras localizadas no interior da Colnia. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas III. c) apenas I e II. d) I, II e III. QUESTO 20 (Descritor: selecionar as principais idias veiculadas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Escravido Se para os homens livres e pobres podemos discutir o engajamento compulsrio ou opcional no trabalho martimo, para os escravos essa opo era inexistente: a iniciao no trabalho, embora tambm ocorresse cedo, estava sob o arbtrio do senhor ou de quem os tomava em aluguel. Na colnia, a escassez de trabalhadores qualificados nos estaleiros - onde encontramos profisses idnticas s dos navios - foi contornada pela formao de mo-de-obra livre ou escrava, comprando-se cativos especialmente destinados s tarefas da construo naval ou outros que j dominassem as tcnicas do ofcio.
RODRIGUES, Jaime. Cultura martima: marinheiros e escravos no trfico negreiro para o Brasil (scs. XVIII e XIX). Rev. bras. Hist. , So Paulo, v. 19, n. 38, 1999 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 Oct 2007.

13

A leitura do fragmento de texto pode nos permite concluir que: a) a escassez de escravos levava a uma procura por mais mo-de-obra cativa, intensificando o trfico negreiro. b) a atividade da construo naval apresentava grande diversificao na mo-de-obra, que podia ser livre ou escrava. c) os escravos estavam presentes em todos os setores de trabalho na colnia. d) os escravos no tinham opo de escolher o trabalho que desejavam fazer, embora a funo que mais os atraia era o trabalho nos navios negreiros.

14

QUESTO 21 (Descritor: associar dados e informaes coletadas nas fontes iconogrficas aos textos histricos em que esto inseridas, buscando relaes de complementaridade e de alteridade entre ambos.) Assunto: Revoluo Francesa

O quadro acima retrata um acontecimento que se relaciona a) ao contexto da Revoluo Francesa, quando Napoleo Bonaparte tomou o poder. b) ao processo da independncia das treze colnias inglesas da Amrica do Norte. c ao perodo do terror durante a Revoluo Francesa. d) ao perodo de criao da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado.

15

QUESTO 22 (Descritor: selecionar as principais idias veiculadas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Iluminismo I - Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as distines sociais no podem ser fundadas seno sobre a utilidade comum. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, 26 de agosto de 1789 Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienveis, que entre estes esto a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Declarao da Independncia, 4 de julho de 1776 Os fragmentos acima tm em comum a) a preocupao de revelar o individualismo burgus e a influncia do pensamento de distino social, caracterstica de uma sociedade estamental. b) a preocupao em elevar os ideais de igualdade dos indivduos, tpico das idias ilustradas. c) um forte teor religioso caracterstico do pensamento iluminista. d) o desejo de manifestar a igualdade do ponto de vista tnico. QUESTO 23 (Descritor: identificar e selecionar informaes centrais e perifricas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Liberalismo econmico Adam Smith era um crtico do mercantilismo, e a China, segundo muitos, pratica o mercantilismo, com a acumulao de supervits. Vivemos a oportunidade de igualdade maior entre naes, Folha de So Paulo, 02 de setembro de 2007. Assinale a alternativa que aponta o princpio do mercantilismo ao qual a China estaria relacionada. a) Trata-se da preocupao em estabelecer um Estado forte e interventor com a implantao de colnias em todo o Oriente. b) Trata-se o metalismo devido preocupao da China em aumentar sua explorao de ouro. c) Trata-se do princpio do livre mercado devido ao interesse de aumentar seu potencial de concorrncia. d) Trata-se da preocupao de manter uma balana comercial favorvel, com o nmero de exportaes superando o de importaes.

16

QUESTO 24 (Descritor: reconhecer que os fatos histricos tm sua singularidade, mas no se resumem a ela, estando inseridos em um contexto maior constitudo de elementos gerais, de natureza temtica, temporal e espacial.) Assunto: Escravido Os grupos mveis do Ministrio do Trabalho j deixaram de fazer seis operaes de combate ao trabalho escravo aps receberem 18 denncias de condies degradantes pelo pas. As operaes foram canceladas; no houve visitas s fazendas. O prejuzo resulta da polmica em torno da usina Pagrisa, no Par. A pasta suspendeu as fiscalizaes dos oito grupos especiais aps senadores contestarem a libertao de 1.064 trabalhadores da Pagrisa e criarem uma comisso para apurar excessos da fiscalizao. Folha de So Paulo, 08 de outubro de 2007. O fragmento acima revela a) a permanncia de aspectos renascentistas na sociedade atual. b) a definitiva extino da escravido graas abolio. c) a presso de grupos de base popular na luta contra a escravido. d) a permanncia de prticas que remontam ao perodo colonial.

17

II. QUESTES SUBJETIVAS QUESTO 25 (Descritor: posicionar-se criticamente diante de fatos da realidade presente a partir da interpretao de suas relaes com o passado.) Assunto: Absolutismo (UFJF SERIADO - 2006) Para compreender as sociedades do presente necessrio conhecer o passado. Assim, para entender as sociedades ocidentais da atualidade importante conhecermos como viviam, por exemplo, as sociedades na poca do Absolutismo. Leia, atentamente, o texto abaixo, que se refere s sociedades atuais e, em seguida, faa o que se pede. _ Em muitas sociedades do sculo XX, verificamos a coexistncia de pessoas muito ricas com pessoas muito pobres. Mesmo que boa parte das Constituies dos pases ocidentais determine que todos os indivduos so iguais perante a lei, a realidade nem sempre o reflexo da lei. H ainda muita injustia social. De todo modo, h importantes avanos, como a aplicao do chamado imposto progressivo. Nesse sistema, quem ganha mais, paga um percentual maior de imposto de renda, ao passo que quem ganha menos no contribui ou contribui com um percentual menor. O sufrgio universal, atravs do qual quase todos os cidados maiores de idade escolhem seus governantes, outro importante avano dessas sociedades. Por outro lado, as sociedades ocidentais passaram por transformaes comportamentais. Hoje as mulheres podem exercer quase todas as funes que antes eram consideradas masculinas e, portanto, proibidas s mulheres. Alm disso, funes consideradas tipicamente femininas, como cuidar dos filhos e do lar, tm sido cada vez mais divididas entre homens e mulheres. a) Identifique, no texto, uma caracterstica que tambm pode ser atribuda s sociedades absolutistas. b) Transcreva dois trechos que falam de aspectos que no se encaixam nas sociedades absolutistas e explique o porqu.

QUESTO 26 (Descritor: identificar e selecionar informaes centrais e perifricas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Revoluo Francesa (UFJF SERIADO - 2006) A Revoluo Francesa no deve ser considerada apenas como uma revoluo burguesa. Embora esta tenha sido a ideologia e a sua forma dominante, ela foi o produto da confluncia de quatro movimentos distintos: uma revoluo aristocrtica (...), uma revoluo burguesa (...), uma revoluo camponesa (...) e uma revoluo do proletariado urbano (...). FLORENZANO, Modesto. As revolues burguesas. So Paulo: Brasiliense, 1981, 2 ed, pp. 15-16. Cite e analise, com suas prprias palavras, dois argumentos que justificam o porqu de a Revoluo Francesa no poder ser considerada somente como uma revoluo burguesa.

18

QUESTO 27 (Descritor: posicionar-se criticamente diante de fatos da realidade presente a partir da interpretao de suas relaes com o passado.) Assunto: Unio Ibrica Quase metade dos espanhis e um em cada quatro portugueses defendem que Portugal e Espanha deveriam ser um pas nico. Estas so as principais concluses de duas pesquisas realizadas em outubro nos dois pases. Sem projeto poltico que aponte uma unio ibrica, os resultados despertaram polmica. Portugal vive uma grave crise econmica e as empresas espanholas marcam cada vez mais presena no pas. Folha de So Paulo, 12 de novembro de 2006.

a) Identifique um perodo da histria de Portugal e Espanha que se assemelha ao fato descrito pelo
fragmento do texto acima.

b) Levando em conta o que ocorreu no passado, apresente um desdobramento, para Portugal, dessa
possvel aliana. QUESTO 28 (Descritor: produzir textos interpretativos, analticos e argumentativos sobre os processos histricos contemplados em fontes iconogrficas.) Assunto: Sociedade mineradora

As fotos acima esto relacionadas ao passado colonial de Minas Gerais. Explique o contexto em que surge a arquitetura retratada nas imagens.

19

QUESTO 29 (Descritor: selecionar as principais idias veiculadas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Conjurao baiana "Povo que viveis flagelados com o pleno poder do indigno coroado, esse mesmo rei que vs criastes; esse mesmo rei tirano o que se firma no trono para vos vexar, para vos roubar e para vos maltratar." Panfleto dos conjurados baianos de 1798 na Bahia. E, pela deduo dos fatos descritos e suas convincentes provas, o que tudo visto, e mais dos autos, condenam os rus Luiz Gonzaga das Virgens, pardo, livre, soldado, solteiro, 36 anos; Lucas Dantas de Amorim Torres, pardo, liberto, solteiro, 24 anos; Joo de Deus Nascimento, pardo, livre, casado, alfaiate, 27 anos; Manoel Faustino dos Santos Lira, pardo, forro, alfaiate, 22 anos [...] a que com barao e prego, pelas ruas pblicas desta cidade, sejam levados a Praa da Piedade, por ser tambm uma das mais pblicas dela, onde, na forca, que, para este suplcio se levantar mais alta do que a ordinria, morram morte natural para sempre, depois do que lhes sero separadas as cabeas e os corpos, pelo levante projeto, pelos ditos rus, chefes, a fim de reduzirem o continente do Brasil a um Governo Democrtico.
AUTOS de devassa do levantamento e sedio intentados na Bahia em 1798. Anais do Arquivo Pblico da Bahia. Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, v.30, 1959.

Aps a leitura dos fragmentos acima, estabelea uma relao entre eles. QUESTO 30 (Descritor: reconhecer, nas aes e relaes humanas em diferentes tempos histricos, semelhanas e diferenas, permanncias e rupturas, conflitos e solidariedade, igualdade e desigualdade.) Assunto: Economia colonial O Brasil deve deixar de ser o maior produtor de acar do mundo, mesmo que tenha produo recorde de cana na safra 2007/2008. Segundo a Organizao Internacional do Acar, a produo da ndia vai superar a do Brasil diante da deciso de muitos produtores brasileiros de destinar uma parcela cada vez maior de sua produo para o etanol e de uma certa desacelerao da indstria brasileira em 2008. A produo indiana atingir 33,15 milhes de toneladas, 8% mais que na safra anterior e recorde no pas. A produo global deve atingir a marca indita de 169 milhes de toneladas, 4 milhes maior que a safra anterior.
http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=11150, 25/08/2007

Segundo o fragmento do texto acima, o Brasil deixar de ser o maior produtor mundial de acar. Compare esta notcia com um perodo de nossa histria colonial em que a hegemonia do Brasil na exportao de acar foi ameaada.

20

QUESTO 31 (Descritor: identificar e selecionar informaes centrais e perifricas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Sociedade colonial O acar , nos dois primeiros sculos, a base principal da colonizao, sobretudo no Nordeste. Apoiada no trabalho escravo fornecido por comerciantes portugueses e controlada pelo regime de monoplio e pelas companhias de comrcio, a produo aucareira uma valiosa fonte de lucro para a metrpole. (...) Mas, no sculo XVIII, a minerao de ouro e diamante torna-se a principal base econmica da colnia. Desde que os paulistas descobrem as primeiras minas, na dcada de 1690, os arraiais e as vilas no param de crescer na regio das Gerais, em Gois e em Mato Grosso. Com o ouro, vem a prosperidade e nasce uma sociedade mais urbana e complexa que a das regies aucareiras, essencialmente escravista e patriarcal. (Economia Colonial - Almanaque Abril, SP. Editora Abril, 2000) Identifique as principais diferenas apresentadas pelo fragmento entre sociedade aucareira e a mineradora no Brasil colonial. QUESTO 32 (Descritor: reconhecer que a histria se constri nos embates de agentes sociais, individuais e coletivos em diferentes tempos e espaos histricos.) Assunto: Sistema colonial As relaes entre o Brasil e a metrpole no so estveis e pacficas e h grandes conflitos entre os diferentes grupos da sociedade colonial. A Coroa portuguesa, alm de impor a submisso poltica e cultural, obriga os colonos a pagar pesados tributos sobre o que exportam e preos elevados nos produtos que importam. Isso fonte permanente de confronto, em que temos, como exemplos, a Revolta dos Beckman no Maranho, em 1684, ou a Revolta de Felipe dos Santos em Vila Rica, em 1720. (Revoltas Coloniais - Almanaque Abril, SP. Editora Abril, 2000) A partir da leitura do texto, estabelea uma relao de causa e efeito no fenmeno discutido. QUESTO 33 (Descritor: demonstrar como as fontes histricas podem ser lidas de forma diferente, dependendo da maneira do olhar e das perguntas feitas a elas.) Assunto: Expanso martima Leia com ateno os seguintes fragmentos de texto extrados do livro de Gnesis, da Bblia. "Deus disse: renam-se as guas que esto debaixo dos cus num nico lugar, a fim de aparecer terra seca. E assim aconteceu. Deus, parte slida, chamou terra, e, mar, ao conjunto das guas. E Deus viu que isto era bom." "Deus disse: Que as guas sejam povoadas de inmeros seres vivos, e que na terra voem aves, sob o firmamento dos cus. Deus criou, segundo as suas espcies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas guas, e todas as aves aladas, segundo as suas espcies. E Deus viu que isto era bom." Gnesis, cap.1 Relacione os fragmentos acima com o imaginrio europeu no final da Idade Mdia e no perodo moderno.

21

QUESTO 34 (Descritor: associar as representaes culturais, os modos de comunicao e as formas de organizao do cotidiano (hbitos, valores, idias) dos diferentes grupos tnicos formadores da sociedade brasileira sua identidade pessoal e social e ao seu respectivo processo histrico.) Assunto: Escravido Houve um quilombo no Leblon, idealizado pelo portugus Jos de Seixas Magalhes, homem de idias avanadas, fabricante de malas e sacos de viagem. Em sua chcara - conhecida como Quilombo Leblon cultivava camlias com o auxlio de escravos fugidos e com a cumplicidade dos principais abolicionistas da capital do Imprio, flores que eram o smbolo por excelncia do movimento abolicionista e da Confederao Abolicionista. Com a proteo do Imperador e de sua filha, o quilombo do Leblon nunca chegou a ser seriamente investigado, continuando Seixas a enviar princesa seus subversivos ramalhetes de camlias. A Princesa ousou, algumas vezes, aparecer em pblico com uma dessas flores a adornar-lhe a roupa, fato sempre notado pelos jornais. Foram-lhe oferecidos, inclusive, quando da assinatura da Lei urea, bouquets de camlias pelo presidente da Confederao Abolicionista, Joo Clapp, e pelo Seixas. http://www.rio.rj.gov.br/rio_memoria/1888_texto.htm Os quilombos sempre foram, tradicionalmente, vistos como um espao ilcito. A partir do texto explique como o Quilombo do Leblon se tornou uma experincia diferente. QUESTO 35 (Descritor: demonstrar como as fontes histricas podem ser lidas de forma diferente, dependendo do olhar e das perguntas feitas a elas.) Assunto: Expanso martima "E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em p, com as mos levantadas, eles (os ndios) se levantaram conosco e alaram as mos, ficando assim, at ser acabado: e ento tornaram-se a assentar como ns... e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoo." Carta de Caminha a El-Rei, 1 de maio de 1500 A leitura do texto acima pode ser relacionada a uma das razes dos portugueses para fazer a expanso martima. Identifique essa razo e justifique. QUESTO 36 (Descritor: opinar sobre verses apresentadas em diferentes fontes histricas.) Assunto: Iluminismo "Nossa divisa sem quartel aos supersticiosos, aos fanticos, aos ignorantes, aos loucos, aos perversos e aos tiranos... ser que nos chamamos de filsofos para nada?" (Carta de Diderot a Voltaire, em 29 de setembro de 1762.) A partir da leitura do texto e dos princpios bsicos do Iluminismo, justifique a afirmao de Diderot.

22

QUESTO 37 (Descritor: construir uma viso crtica acerca de interpretaes de fatos e processos da Histria do Brasil e do Mundo ocidental entre os sculos XVI e XIX, j sedimentadas e incorporadas pela historiografia tradicional.) Assunto: Iluminismo Pensando no racionalismo elabore um pargrafo, estabelecendo uma relao entre o renascimento cultural, o pensamento de Ren Descartes e Isaac Newton e o pensamento iluminista. QUESTO 38 (Descritor: interpretar a dinmica econmica e as relaes de trabalho na Colnia e no Imprio a partir de fontes histricas diversas: iconogrficas, estatsticas, verbais, etc.) Assunto: Imigrao na colnia Estimativas de Imigrao Portuguesa no Brasil Perodo 1500-1580 1581-1640 1641-1700 1701-1760 600.000 1808-1817 24.000 1827-1829 2.004 1837-1841 629 1856-1857 16.108 1881-1900 316.204 1901-1930 754.147 1931-1950 148.699 1951-1960 235.635 1961-1967 54.767 1981-1991 4.605 Amrica Imprio Mdia anual Mdia anual Portuguesa Colonial Amrica Portuguesa Imprio Colonial 100.000 280.000 300.000 120.000 10.000 2.666 668 125 8.054 15.810 25.138 7.434 23.563 7.823 406 500 3.500 5.000 2.000

Fonte: Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 Analise os dados da tabela acima verificando a vinda de imigrantes portugueses para o Brasil no perodo colonial.

23

QUESTO 39 (Descritor: perceber ironias, humor e analogias presentes nas diferentes fontes histricas.) Assunto: Colonizao Observe a charge a seguir.

PAIVA, Miguel & SCHWARCZ, Lilia. Da colnia ao Imprio. Um Brasil para ingls ver.... So Paulo: Brasiliense, 1987, p. 11 A partir das informaes fornecidas pela charge, faa uma contextualizao histrica da mesma.

24

QUESTO 40 (Descritor: estabelecer relao entre o tema, a autoria e o contexto histrico a que se referem as fontes histricas.) Assunto: Minerao Com o Tratado de Methuen (1703), firmado com a Inglaterra, pas j inserido no capitalismo industrial, o processo de industrializao em Portugal sufocado. Seu mercado interno foi inundado pelas manufaturas inglesas, enquanto a Inglaterra se comprometia a comprar os vinhos fabricados em Portugal. Canaliza-se, assim, para a Inglaterra, o capital portugus, diante da desvantagem dos preos dos produtos agrcolas em relao aos manufaturados. Desta maneira, enquanto uma metrpole entrava em decadncia (Portugal), outra estava em ascenso (Inglaterra). BAUSBAUM, Lenico. Histria sincera da Repblica: das origens at 1889. Rio de Janeiro: Livraria So Jos, 1957, p. 29. Relacione a questo central do texto com a economia do Brasil do sculo XVIII.

25

GABARITO DAS QUESTES OBJETIVAS QUESTO 01 QUESTO 02 QUESTO 03 QUESTO 04 QUESTO 05 QUESTO 06 QUESTO 07 QUESTO 08 QUESTO 09 QUESTO 10 QUESTO 11 QUESTO 12 C A A B B D D B E A D D QUESTO 13 QUESTO 14 QUESTO 15 QUESTO 16 QUESTO 17 QUESTO 18 QUESTO 19 QUESTAO 20 QUESTO 21 QUESTO 22 QUESTO 23 QUESTO 24 A D D A D A C B C B D D

GABARITO DAS QUESTES ABERTAS QUESTO 25 a) O aluno poder indicar a presena da desigualdade social como elemento comum s duas sociedades que so comparadas. b) O aluno poder apontar as passagens referentes s constituies dos pases ocidentais [que determinam] que todos os indivduos so iguais perante a lei, aplicao do chamado imposto progressivo, ao sufrgio universal, s mulheres [que] podem exercer quase todas as funes (...) antes (...) consideradas masculinas esta associada afirmao segundo a qual as funes consideradas tipicamente femininas, como cuidar dos filhos e do lar, tm sido cada vez mais divididas entre homens e mulheres- como exemplos de aspectos da sociedade contempornea que no se encaixam nas sociedades absolutistas do Antigo Regime na Europa. Nestas, dada a estratificao em ordens e estamentos da estrutura social e ao carter marcadamente patriarcalista das relaes sociais, tendia a prevalecer a hereditariedade dentro das dinastias como forma de transmisso do poder poltico, a atribuio desigual de direitos s diferentes ordens e estamentos, a iseno tributria da nobreza, assim como o predomnio dos homens nas funes e atividades de carter pblico. QUESTO 26 Entre os argumentos poderia ser citado: Revoluo camponesa: os camponeses constituam um dos principais grupos envolvidos na Revoluo Francesa, j que estavam submetidos s pssimas condies de trabalho no campo, decorrentes das relaes feudais. Eles promoveram saques e foram responsveis pelo grande medo. Revoluo burguesa: a burguesia viu na Revoluo a oportunidade de fazer valer os princpios da igualdade civil, contrrios aos do Antigo Regime e que ordenavam a sociedade em trs estados: clero, nobreza e povo. Revoluo aristocrtica: para a aristocracia francesa, a Revoluo representava o fim da ordem que lhe conferia os maiores privilgios, o que a levou a lutar pela manuteno do Antigo Regime e dos seus privilgios. Revoluo do proletariado urbano: o proletariado urbano foi um dos primeiros grupos afetados pela carestia ocorrida no perodo imediatamente anterior ecloso da revoluo, da seu interesse em participar dela.

26

QUESTO 27 a) O texto trata do interesse de portugueses e espanhis de unirem os dois pases. No final do sculo XVI e incio do XVII, Portugal e Espanha tiveram a experincia da Unio Ibrica (1580-1640) em que ficaram unidos como um nico reino. b) Os portugueses podem perder sua autonomia poltica e ficaram dependentes economicamente, caso no sejam estabelecidos critrios claros e consensuais para essa unio. QUESTO 28 As fotos mostram Diamantina e Ouro Preto, destacando a arquitetura colonial, expresso do sculo XVIII, quando Minas Gerais passou pelo perodo de desenvolvimento urbano devido atividade mineradora. Minas se tornou o grande centro populacional e econmico do Brasil. QUESTO 29 Os textos so referentes Conjurao Baiana. O primeiro um panfleto convocando a populao baiana para a luta, e o segundo est relacionado ao momento final da Conjurao, quando os lderes foram condenados morte e ao esquartejamento. QUESTO 30 O perodo em questo refere-se aos desdobramentos da expulso dos holandeses do Brasil colonial, pois, impedidos de ficarem no Brasil, eles foram para as Antilhas onde investiram na produo e exportao de acar, aumentando a oferta e fazendo diminuir os preos do produto no mercado internacional, o que ocasionou uma crise na atividade aucareira no Brasil. O texto faz referncia a uma diminuio da produo de acar no Brasil devido ao aumento da produo de lcool, o que tornar a ndia a maior produtora de acar do mundo. Certamente, isso no trar grandes problemas para o Brasil como na poca colonial, pois no depende mais exclusivamente do acar, mas poder ocasionar uma queda nos preos internacionais do produto. QUESTO 31 O Ouro e os diamantes se transformaram na principal base econmica da sociedade, tornando-a mais urbana e complexa, onde existia um nmero maior de agentes sociais diferentes da sociedade patriarcal aucareira. QUESTO 32 O fenmeno em questo a relao conflituosa entre metrpole e colnia, pois, alm da dominao poltico cultural, tambm existia uma explorao tributria pesada sobre os produtos exportados e importados. A relao de causa e efeito clara. Com a superexplorao, surgem revoltas como a de Felipe dos Santos, em Vila Rica, e a dos irmos Beckman, no Maranho. QUESTO 33 Os fragmentos acima revelam um pouco da influncia do pensamento religioso na formao do imaginrio europeu no final da Idade Mdia e no perodo moderno, na medida em que trazem a idia dos oceanos habitados por criaturas feitas por Deus nas quais se incluem monstros marinhos.

27

QUESTO 34 O Quilombo do Leblon foi uma iniciativa do portugus Jos de Seixas Magalhes, que recebeu negros fugitivos e passou a produzir flores para abastecer a cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se um espao tolerado pelas autoridades j que contava com o apoio da princesa Isabel e do prprio Imperador Dom Pedro II. QUESTO 35 A frase acima descreve a primeira missa no Brasil. Os portugueses viam na expanso martima, alm da oportunidade de enriquecimento, a de encontrar um novo caminho para as ndias, rompendo com o monoplio rabe-italiano no comrcio de especiarias, alm da possibilidade de levar o catolicismo para outras regies do mundo. A primeira missa demonstra esse ideal cruzadstico na prtica, dando incio a um processo de evangelizao. QUESTO 36 A frase de Diderot um libelo contra os valores do Antigo Regime e da religiosidade exacerbada, valorizando a razo e criticando o poder desptico dos reis absolutistas. QUESTO 37 O pensamento racionalista tem os seus primeiros momentos com a busca de uma lgica analtico dedutiva j no perodo do Renascimento, com figuras como Galileu Galilei, Giodano Bruno, Coprnico e o empirismo de Francis Bacon. No sculo XVII, o pensamento racionalista se fortaleceu com as idias de Ren Descartes e o universo mecnico de Newton. O sculo XVIII foi o perodo de maior elevao dos ideais racionalistas, j que esses deixam de estar apenas no mundo da cincia, mas passam a ser vistos como essenciais toda atividade humana, por isso a religio passa a ser criticada como um inibidor da razo. O poder monrquico absolutista tambm passa a ser criticado, o que se constitui em uma atitude racionalista na poltica. QUESTO 38 A tabela apresenta uma regularidade na imigrao no perodo de 1500 at 1580, representando 1/3 dos imigrantes do imprio colonial portugus. No sculo XVIII, ocorreu um aumento considervel de imigrantes entre 1701 e 1760, devido minerao no Brasil. Com a decadncia dessa atividade, o nmero de imigrantes diminuiu. QUESTO 39 A charge faz referncia ao deslumbramento dos portugueses, com a possibilidade de explorao do Brasil. Ele cita o ouro, a terra em que possvel plantar cana e produtos tropicais. Tudo isso foi explorado pelos portugueses, ilustrando a afirmativa do portugus de que o melhor viver de exportao. QUESTO 40 O texto explicita as desvantagens do Tratado de Methuen para Portugal, que pagava pelos tecidos um valor maior do que o vinho que exportava para a Inglaterra. O endividamento junto a Inglaterra obrigou Portugal a procurar alternativas para sanar seus prejuzos. Uma soluo foi implementar um sistema rigoroso de explorao colonial no Brasil durante o perodo da minerao, impondo pesados impostos.

28

You might also like