You are on page 1of 9

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

O PROCESSO HISTRICO DO ESTATUTO DO IDOSO E A INSERO PEDAGGICA NA UNIVERSIDADE ABERTA


Rita de Cssia da Silva Oliveira1 UEPG- UATI/UCTI soliveira13@uol.com.br RESUMO: O presente artigo apresenta reflexes sobre o processo de envelhecimento e a velhice na realidade brasileira. Nesse cenrio surpreendente de envelhecimento acelerado, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, criou h 15 anos o Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI). O referido Programa baseia-se no princpio da Educao Permanente e nas polticas pblicas para esse segmento da populao, a poltica Nacional do Idoso, Lei 8842/94 e o Estatuto do Idoso, Lei n. 10.741/03 que estimulam a criao de universidades abertas para atenderem essa faixa etria. A UATI possui como objetivos a integrao de geraes, oferecendo ao idoso a aquisio de conhecimentos, atualizao, possibilitando a elevao da auto estima, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do exerccio da cidadania. O Programa constitudo por disciplinas terico-prticas, totalizando uma carga horria de 240 horas, incluindo o Estgio de Insero Comunitria. O idoso passa a se ver como protagonista de sua vida e no coadjuvante, conquistando um espao mais respeitado no cenrio familiar e social. Palavras-chave: Histria da educao, terceira idade, polticas pblicas, universidade aberta. THE PROCESS HISTORIC OF STATUTE AGED AND THE PEDAGOGICAL INSERTION OF THE THIRD AGE IN THE UNIVERSITY OPENED ABSTRACT: This article presents reflections on the process of aging and the oldness in Brazilian reality. In this surprising scene of accelerated aging, State University of Ponta Grossa, created 15 years ago, the University Opened for Third Age Program (UATI), which is based on the principle of the Permanent Education and the public politics for this segment of the population. The National politics of the Aged Law 8842/94 and the Statute of the Aged Law 10741/03 stimulate the creation of opened universities to take care of this age group. The UATI has the objective of integrating generations, offering to the aged an acquisition of knowledge and updated, information making possible the rise of seef-steem, contributing to the improvement of the quality of life and the exercise of the citizenship. The Program has theorical-practical disciplines totalizing 240 hours of studies including a community Insertion period. The aged becomes a protagonist of his life conquering a more respected space in the familiar and social scenary. Key-words: education, third age, public politics and open university.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

278

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

INTRODUO O panorama demogrfico mundial tem apresentado mudanas nos ltimos anos devido ao declnio das taxas de fertilidade e mortalidade e como decorrncia a longevidade tem-se apresentado como um fenmeno real. O Brasil tem sido surpreendido por uma significativa mudana demogrfica. Atualmente apresenta cerca de 15 milhes de idosos e, segundo projeo do IBGE, no ano de 2025, ser o sexto pas mais idoso do mundo, apenas perdendo para a Sua, Frana, Estados Unidos, Uruguai. Argentina, China, com um contingente de 34 milhes de idosos, cerca de 15% da populao. Diante dessa realidade, diferentes segmentos como a sade, transporte, habitao, previdncia social e educao precisam ser redimensionados para atender esse novo perfil populacional. O Processo histrico sobre o envelhecimento no eram includos no rol das prioridades para pesquisa, mas com a mudana da pirmide etria, o aumento do contingente de idosos e a conseqente longevidade, foram assumindo e se impondo com maior visibilidade, respeito e referencial terico consistente. A presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo histrico da terceira idade, identificar aspectos educacionais abordados pelo Estatuto do Idoso enquanto poltica pblica, analisar a importncia da educao permanente como mediadora no processo de incluso social do idoso, atribuindo novos significados essa faixa etria, atravs do Curso da Universidade Aberta para a Terceira Idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para ser possvel essa anlise buscou-se coletar depoimentos dos idosos quanto as mudanas de comportamento por eles experimentados depois de freqentarem a UATI. A VELHICE NA SOCIEDADE BRASILEIRA A velhice no Brasil rompeu com a conspirao silenciosa e manifestou-se como um fenmeno relevante, tornando-se uma preocupao da sociedade poltica e civil. A sociedade capitalista, em particular a brasileira, impe um isolamento social s pessoas que envelhecem e no participam diretamente do processo produtivo. E como a histria esta em movimento, no pela ao das elites ou da providncia divina ou pelo simples desejo dos homens, mas pelas contradies internas ao prprio processo da histria envelhecer ou velhice se apresenta mais do que um fato natural ou um fenmeno biolgico, constitui um fato histrico e social, varivel conforme os interesses de uma determinada sociedade burguesa que vem determinando na sociedade, o tempo e o espao em que estes poro atuar enquanto produtivos e
[...]a velhice, como todas as situaes humanas, tem uma dimenso existencial: modifica a relao com o mundo e com sua prpria histria. Por outro lado, o homem nunca vive em estado natural: na sua velhice, como em qualquer idade, um estatuto lhe imposto pela sociedade a qual pertence. (BEAUVOIR,1990, p.15)

O idoso uma inveno social emergente da dinmica demogrfica, do modo de produo, da estrutura social vigente, das ideologias dominantes, dos valores e culturas preponderantes.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

279

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Mosquera (1978) considera que a velhice no pode ser vista como um acidente um destino que se apodera da pessoa e que muitas vezes a deixa estupefata ante as suas marcas e conseqncias. Os valores intrnsecos representao que uma sociedade tem de velhice sero norteadores responsveis pelas aes que vo possibilitar ou no a proteo e a incluso social de seus idosos, bem como qualidade das relaes a serem estabelecidas com eles. fato consumado o [...] envelhecimento populacional do Pas, que sucede de maneira rpida, embora pouco se tenha feito em resposta a essa evidncia, mesmo diante do alerta silencioso e impotente da prpria populao idosa.(Oliveira,1999, p.127) O Brasil ainda no equacionou satisfatoriamente a situao do idoso e suas necessidades refletidas pela baixa prioridade atribuda Terceira Idade.
Percebe-se que o envelhecimento populacional do Brasil ocorre em razo de alguns aspectos: o aumento da expectativa de vida, a diminuio da taxa de fecundidade, atribuda em grande parte aos avanos da medicina, e a busca de oferecer melhores condies de vida populao em termos de moradia, saneamento bsico, alimentao, transporte, embora ainda exista muito o que fazer (Idem, 1999, p.131).

Ao mesmo tempo em que a cincia desenvolve instrumentos capazes de prolongar a vida do homem, oferecendo recursos tecnolgicos, de proteo e segurana, a sociedade desestimula a participao da populao idosa nos processos socioeconmicos e culturais de produo, deciso e integrao social. O processo desordenado de desenvolvimento determina problemas sociais graves e afeta sensivelmente a estrutura social, econmica e poltica. nesse quadro que situam as questes relativas velhice no Brasil. Definir velhice, em tempos de quebra de paradigmas um desafio. H quem faa uso dessa palavra para designar algo ou algum fora de moda, sem utilidade ou ainda, improdutivo. Felizmente, essa viso pejorativa do termo vem sendo sobreposta por uma concepo mais ampla, onde fatores como o cronolgico, biolgico, psicolgico e social devem ser analisados. A juventude e a velhice no so concepes absolutas, mas interpretaes sobre o percurso da existncia e, dessa maneira so passveis de transformaes. Aspectos histricos e as polticas pblicas voltados para o idoso - aspectos educacionais. O processo histrico teria sua dinmica na contradio dialtica entre as classes sociais, que as confrontava em uma luta. Em outros termos, empregando uma palavra muito usada, em especial no Brasil dos anos de 1970, o "fio condutor", a "mola propulsora" da histria seria a luta de classes e neste contexto o envelhecimento se reveste de complexidade em diferentes dimenses, o idoso deve ser visualizado em todos os aspectos porque hoje est surgindo um novo idoso, mais ativo, participativo, valorizado, conhecedor de seus direitos e deveres como cidado. O ano de 1999 foi considerado o Ano Internacional do Idoso em virtude da grande importncia e preocupao em relao a este segmento da populao, mas pouco se avanou em prticas significativas para essa faixa etria no sentido de uma valorizao do idoso na sociedade, e, no ano de 2003, essa faixa etria foi contemplada como tema da Campanha da Fraternidade, ressaltando sua importncia e a necessidade de maiores pesquisas nesse campo.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

280

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

A problemtica do idoso, na sociedade brasileira, no nova, segundo autores como Salgado (1991), Fernandes (1997), Oliveira (1999), Palma (2000), a Constituio Federal de 1988 (Artigos 229 e 230) apenas aponta diretrizes principio lgicos acerca do tema, mas no determina polticas especficas para esta parcela da populao. A tendncia no Brasil valorizar aquilo que novo e desprezar o que velho. A prpria educao faz o velho se sentir um objeto fora de uso. Dessa realidade emerge a necessidade de programas alternativos que garantam maior qualidade de vida para essa populao. No se trata apenas de uma preocupao da sociedade poltica, mas tambm da sociedade civil que precisa se conscientizar do envelhecimento da populao brasileira. A sociedade poltica tambm assumiu sua responsabilidade diante desse novo panorama demogrfico brasileiro, elaborou a Poltica Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso. So leis elaboradas para preservar os direitos do idoso e evitar que essa faixa etria sofra discriminaes e seja marginalizado na sociedade brasileira. Como uma etapa da vida, a velhice nem sempre encarada de forma natural. Muitos indivduos querem viver por muito tempo, mas no querem envelhecer. Uma contradio que reflete dessa situao pessimista e marginalizadora que a sociedade atribui ao idoso. A valorizao do idoso ponto central para a insero e participao desse segmento etrio na sociedade brasileira. Uma tutela especfica para o idoso surgiu em 1994, com a Lei 8842/94 que estabelece a Poltica Nacional do Idoso em razo de vrias reivindicaes feitas pela sociedade em meados da dcada de 70 e principalmente em razo do documento Polticas para a Terceira Idade nos anos 90, produzida pela Associao Nacional de Gerontologia ANG estabelecendo um rol de recomendaes sobre a questo dos idosos.A referida Lei foi promulgada a fim de assegurar os direitos sociais do idoso possibilitando condies para promoo da autonomia, integrao e participao na sociedade. No que tange educao, a lei trata da incluso da Gerontologia e Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores e, nos currculos mnimos, nos diversos nveis de ensino formal, inserindo contedos voltados para o processo de envelhecimento bem como o desenvolvimento de programas educativos, especialmente nos meios de comunicao, a fim de produzir conhecimentos informando sobre o assunto de forma a eliminar preconceitos. Preceitua-se o apoio do governo na criao de universidades abertas para a terceira idade como meio de universalizar s diferentes formas do saber e tambm o desenvolvimento de programas que adotem modalidades de ensino distncia, adequados s condies do idoso compatibilizando currculos, metodologias e material didtico aos programas educacionais destinados a essa faixa etria. Se a sociedade brasileira proporcionasse aos cidados mais velhos o tratamento e a considerao dispensada aos adultos eliminar-se-ia os estatutos especiais para os idosos, afirma Fernandes (1997). Sabe-se que as leis existem para regular o comportamento dos indivduos dentro de uma sociedade estabelecendo seus direitos e deveres; porm, necessrio se faz uma legislao especfica para os idosos em razo da prpria excluso destes da sociedade produtiva. Deste modo, segundo o autor, tornou-se necessria a criao do Estatuto do Idoso em 2003, que veio resgatar, os princpios constitucionais que garantem aos cidados idosos direitos que preservem a dignidade da pessoa humana, sem discriminao de origem, raa, sexo, cor e idade. A falta de vontade poltica, acusao feita por estudiosos e profissionais responsveis quanto aos vinte anos de expectativas de atitudes governamentais em favor do 281

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

pblico idoso, sendo colocado como prioridade por alguns apenas em suas campanhas eleitorais. Flagra-se na sociedade brasileira um discurso favorvel ao idoso, porm inserido em uma realidade prtica incompatvel, ora reforado pelo paternalismo, ora pelo assistencialismo, ora potencializando essa faixa etria, mas sem oferecer um real espao social. O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03, veio resgatar os princpios constitucionais que garantem aos cidados os direitos que preservem a dignidade da pessoa humana, sem discriminao de origem, raa, sexo, cor e idade conforme o artigo 3 IV da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. A imagem positiva da velhice contempornea, segundo afirma Lopes (2000) parece ter contribudo para o interesse que a sociedade brasileira passou a nutrir pelo tema, estimulando a efetivando a criao de Programas para a terceira idade, com distintos perfis econmicos, o que tambm [...] confirmam a possibilidade de a velhice ser vivida com uma imagem positiva. (LOPES, 2000, p.28). O Estatuto do Idoso, Lei 10741/ 03, prescreve no captulo V o direito do idoso educao e o incentivo por parte do governo para a criao de programas que atendam a especificidade dessa faixa etria. No entanto, verifica-se como incipientes essas iniciativas para atender o aumento quantitativo dos idosos na sociedade brasileira. Constata-se a inexistncia de um espao educacional para essa clientela, um lugar adequado que se busque o aprimoramento do conhecimento, a busca de novos conhecimentos, visando a promoo do ser humano. A Educao como processo histrico na terceira idade A educao permanente se apresenta como a necessidade de ampliar a participao dos indivduos na vida social e cultural, visando a melhoria nas relaes interpessoais, qualidade de vida, compreendendo o mundo e tendo esperana de futuro. Pela educao permanente assume-se uma nova concepo de vida humana, cujo princpio central s aprender a ser, mas principalmente viver para aprender, interagindo com quem est ao seu redor. O fenmeno educativo deve ser entendido como uma prtica social situada historicamente em uma realidade total; dependendo do projeto de homem e de sociedade que se deseja construir, a educao pode ser trabalhada dentro de uma perspectiva ingnua ou crtica, dentro de uma perspectiva que vise alienar ou libertar os seres nela envolvidos, surgindo como instrumento eficaz na criao do tipo de homem e de sociedade idealizada (OLIVEIRA, 1999). Pela educao permanente, o idoso volta a estudar, reflete sobre a sua vida, desenvolve e amplia suas habilidades, elabora novos objetivos e traa estratgias para alcan-los. Pensar na possibilidade de educao para idosos pensar em instrumentos de melhoria na qualidade de vida desse segmento etrio. A educao para a terceira idade constitui um dos desafios para a sociedade brasileira face ao significativo contingente de idosos existentes atualmente no pas. As universidades ampliam sua funo social, [...] buscando integrar aqueles que se encontram margem do processo de desenvolvimento (Idem, 1999, p.240). A educao permanente se apresenta como uma necessidade de ampliar a participao dos indivduos na vida social e cultural, visando a melhoria nas relaes interpessoais e na sua qualidade de vida.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

282

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Considerando a informao, atualizao e aquisio de conhecimentos aspectos relevantes para o processo de incluso social dos idosos, a Universidade Estadual de Ponta Grossa criou e implementou a Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), desde 1992, visando a integrao de geraes, atualizao, valorizao humana e social da terceira idade, aquisio de conhecimentos, analisando constantemente a problemtica do idoso nos diversos aspectos; biopsicolgicos, filosficos, poltico, espiritual, religioso, econmico e sciocultural, possibilitando o resgate da dignidade, participao, exerccio da cidadania, elevao da auto estima dos idosos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, tornando-o mais ativo, alegre, participativo e integrado sociedade. Dependendo da viso e dos esteretipos que a sociedade atribui ao idoso, sero direcionados os significados e o valor velhice, e como decorrncia, a intensidade de ateno e programas oferecidos visando a melhoria na qualidade de vida e maior insero dessa faixa etria na sociedade da qual muito contriburam para construir e que hoje lhes negado o direito de usufruir dos benefcios por ela oferecidos. No se pode omitir a relevncia da educao como mediadora desse processo de incluso social do idoso. Com a insero do idoso na comunidade universitria, a integrao entre geraes ocorre necessariamente, fomentando debates sobre as questes que envolvam essa faixa etria, analisando preconceitos e discriminaes ora sustentados socialmente e que se apresentam sem fundamentao cientfica. O prprio idoso, ao se conscientizar de seu espao na sociedade, ter de si mesmo uma viso mais otimista, considerando-se produtivo, til, capaz de muito ainda colaborar para a sociedade na qual est inserido. Basicamente a UATI estrutura-se em disciplinas tericas e prticas, totalizando 240 horas, ao longo de trs semestres letivos, seguindo o calendrio universitrio. O nmero de vagas de 60, com a clientela a partir dos 50 anos de idade, tendo como critrio de ingresso apenas ser alfabetizado, gerando um grupo bem heterogneo no qual se refere educao formal. As disciplinas obrigatrias so escolhidas previamente, mas com certa flexibilidade conforme os interesses manifestados pelos alunos, abordando as diferentes reas de conhecimentos. As atividades de insero comunitria so realizadas atravs de visitas a asilos, centros de ao social, antecedidas de treinamento, palestras com orientaes e supervises para a realizao de prestao de servios. As disciplinas tericas abordam as diferentes dimenses humanas e sociais, apresentadas por diferentes profissionais em suas reas especficas, entre elas: sociologia, filosofia, psicologia, direito, previdncia social, histria, geografia, relaes humanas, educao, esoterismo, poltica, economia, medicina, fisioterapia, odontologia, nutrio, jornalismo, turismo, educao fsica e meio ambiente. As disciplinas prticas envolvem diferentes atividades, como: dana de salo, natao, hidroginstica, biodana, ioga, relaxamento e alongamento, atividades esportivas, informtica, francs, espanhol, ingls, oficina da comunicao, pintura, artesanato e seresta. O currculo organizado de maneira interativa, conforme as opes dos prprios idosos, sendo as disciplinas tericas de carter obrigatrio e as prticas de carter optativo.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

283

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Existe ainda o Grmio da Universidade Aberta para a Terceira Idade (GUATI), com regulamento prprio e diretoria organizada que, sob a coordenao do Programa, organiza viagens e festas ao longo do ano. Entre as principais festividades registram-se: Festa dos Calouros, Festa do Dia das Mes, Festa Junina, Festa da Primavera e Festa Natalina. O programa constantemente avaliado pela coordenao, pelos docentes e pelos idosos e reformulado conforme as necessidades e sugestes apresentadas. Os alunos recebem certificados de concluso de cursos. Hoje o Curso possui 15 anos de durao, de muito sucesso e reconhecimento pela comunidade acadmica e pela sociedade em que est inserido. REPERCUSSO DA UATI NA VIDA DOS IDOSOS Foram coletados depoimentos de 60 idosos, atravs de entrevistas, no sentido de captar a repercusso da UATI na vida de cada um. Os alunos foram escolhidos aleatoriamente, conforme a disponibilidade e interesse em participar da pesquisa. Alguns aspectos podem ser identificados nas falas a seguir: -Devo muito para a UATI porque ela me devolveu a vontade de viver e me fez esquecer de tomar tantos remdio. Meu mdico disse que estou muito bem porque estou feliz ( Maria 73 anos) -A melhor coisa que fiz na vida foi entrar aqui, agora consigo fazer coisas que antes eu no fazia como cantar, o artesanato e a dana. ( Ana- 68 anos) - Eu no vou deixar nunca isso aqui, muito bom, fiz muitas amigas e acho tudo maravilhoso. (Joana- 82 anos). - Essas aulas que aprendo coisas novas eu gosto muito, e tambm as de biodana, hidroginstica que me deixa mais disposta e feliz. (Cludia 72 anos) - As ginsticas me ajudam a fazer algumas coisas que antes eu no conseguia como andar mais rpido e colocar minhas meias. Isso muito bom e quero que todos venham estudar aqui. (Carla-77 anos). - Minha vida melhorou muito porque agora commo melhor, fao tudo com mais disposio e durmo mais gostoso. Tudo graas a UATI. (Cristina, 75 anos) Alm dos idosos que freqentam o Curso, a repercusso tambm positiva registrada por diferentes familiares e pela comunidade pontagrossense. Atravs dos depoimentos dos idosos que foram coletados, constata-se a unanimidade quanto a repercusso positiva que o Curso tem representado na vida de cada um, principalmente quanto a melhoria na realizao de atividades dirias, na qualidade de vida, na insero familiar e social, tornando-os pessoas mais alegres, otimistas, com vontade de viver. CONSIDERAES FINAIS Embora esses programas cada vez mais estejam se proliferando na sociedade brasileira, ainda torna-se necessria a sensibilizao da populao e do poder poltico para o problema da velhice que hoje est subordinado a outros problemas sociais e que, de certa forma, a poucos interessa. Com essas iniciativas ainda tmidas, o idoso est sendo trazido para a cena social, exigindo ateno e cuidados anteriormente inexistentes, acabando por receber um
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

284

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

reconhecimento simblico referente ao lugar social e cultural que no lhes tem sido atribudo. Negar a existncia de valores negativos relativos to nocivo quanto os aceitar passivamente, porque implica em assumir posies hipcritas e silenciar a imagem inscrita pela modernidade para a velhice. Todo o trabalho exige esforo e dedicao, principalmente aquele que se apresenta como pioneiro dentro de uma Instituio. A terceira idade veiculada como uma etapa da vida que merece ateno, cuidados, mas considerando que o indivduo ainda muito tem de potencial para desenvolver e continuar se formando. A sensibilizao da sociedade como um todo e do governo aspecto prioritrio na questo, sem o qual ser difcil serem registradas mudanas significativas. Esse repensar se deve basicamente ao resgate dos direitos humanos, o flagrante do crescimento nmero de eleitores j aposentados e a conscincia clara de que o envelhecimento demogrfico do Brasil fato explcito e os idosos no podem mais ser negligenciados. Prope-se uma mudana de paradigma. Para isso torna-se fundamental a ruptura de esteretipos negativos atribudos velhice, estabelecer um novo olhar sobre essa etapa da vida. Emerge a necessidade da desconstruo dessa imagem da velhice, negativa, do idoso como excludo do convvio social e profissional. Portanto, imprescindvel o incio da transformao progressiva do lugar social da terceira idade, o reconhecimento da velhice e do idoso como sujeito psquico existente e como agente social, permitindo uma outra maneira de redimensionamento e da insero do idoso na ordem da temporalidade, delineando a possibilidade de dimenso de futuro. REFERNCIAS BEAUVOIR, S. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. FERNANDES, F. As pessoas idosas na legislao brasileira: direito e gerontologia. So Paulo: LTr, 1997 FURTER. P. Educao e vida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. GADOTTI, M. A educao contra a educao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. GARCIA, A. Educacin y envejecimiento. Barcelona: PPU, 1994. LIMA, M. P. Gerontologia educacional. So Paulo: LTr, 2000. LOPES, Ruth. Sade na velhice: as interpretaes sociais e os reflexos no uso dos medicamentos. So Paulo: EDUC, 2000. NERI, A . Velhice bem sucedida. Campinas: Papirus, 2004. MOODY, H.R. Philosophical presuppositions of education for old age. Educational gerontology, n.1, Barcelona: CEAC, 1989. MOSQUERA, J. Educao: novas perspectivas.Porto Alegre: Sulina, 1975. OLIVEIRA, F. S. A implementao do Estatuto do idoso nas reas de sade e educao no Municpio de Ponta Grossa. Dissertao de Mestrado, Ponta Grossa, 2006. OLIVEIRA, R. C. S. Terceira idade: do repensar dos limites aos sonhos possveis. So Paulo: Ed. Paulinas, 1999.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

285

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

PALMA, L. Educao permanente e qualidade de vida. Passo Fundo: UPF, 2000. SALGADO, M. Velhice, uma nova questo social. So Paulo: Sesc, 1991. SAVIANI, D. Ensino pblico e algumas falas sobre universidade. So Paulo: Cortez, 1990. SIMSON, O. As mltiplas faces da velhice no Brasil. Campinas: Alnea, 2003.

Artigo recebido: 15/ 12/2007 Aprovado para publicao em: 15/01/2007

Doutora em Educao. Gerontloga. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG. Professora do Mestrado em Educao. E-mail: soliveira13@uol.com.br.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.278 286, dez. 2007 - ISSN: 1676-2584

286

You might also like