You are on page 1of 13

Coleta de material biolgico

Coleta de Material Biolgico


Este manual prov informaes para todos os profissionais envolvidos com a coleta de sangue, dando orientaes que possam minimizar as dificuldades, sendo um recurso para o dia-a-dia descrevendo procedimentos, incorporando padronizaes, noes de biosegurana, o manuseio correto dos materiais de coleta e o envio das amostras.

Laboratrio de Anlises Clnicas

1. 2. 3.

Amostras de Materiais Biolgicos................................................................................................4 Recipientes de Coleta..................................................................................................................4 Coleta de Materiais Biolgicos.....................................................................................................6

3.1 Atendimento ao Paciente.............................................................................................................6 3.2 Condies Necessrias para a Coleta.........................................................................................7 3.3 Venopuno.................................................................................................................................7 3.4 Coleta com Sistema a Vcuo e Coleta Mltipla...........................................................................8 3.5 Homogeneizao dos Tubos........................................................................................................9 3.6 Sequncia de Coleta....................................................................................................................9 3.7 Cuidados Ps-coleta....................................................................................................................9 3.8 Higienizao das Mos................................................................................................................9 3.9 Coleta de Urina de 24 horas........................................................................................................10 3.10 Coleta de Urina I..........................................................................................................................10 3.11 Coleta de Fezes...........................................................................................................................10 3.12 Envio de Amostras Congeladas...................................................................................................11 3.13 Envio de Amostras Protegidas da Luz.........................................................................................11 4. Identificao, Preparo e Documentao de Envio das Amostras................................................12

Laboratrio de Anlises Clnicas


Amostras de Materiais Biolgicos
Considera-se material biolgico (amostra), lquidos, secrees, excrees, fragmentos de tecido obtidos do corpo humano e que possam ser analisados. Do ponto de vista da sua constituio, o sangue considerado como um sistema complexo e relativamente constante, constitudo de elementos slidos (clulas sangneas), substncia lquida (soro ou plasma) e elementos gasosos (O2 e CO2 ). Embora no seja necessrio conhecer todos os detalhes sobre os procedimentos analticos dos testes, essencial conhecer o tipo de amostra necessria para cada tipo de anlise.

Tipo de Anlise
Bioqumica e Sorolgica Hematolgica Glicmica Coagulao Urianlise em Amostra Isolada Urianlise em Amostra de 24h Parasitolgica

Tipo de Amostra
Soro ou plasma Sangue total com EDTA Plasma com fluoreto de sdio Plasma com citrato de sdio Urina recente (jato mdio 1 urina da manh) Urina feita no perodo de 24 horas Fezes recente (sem conservantes)

Recipientes para Coleta


Cada tipo de amostra deve ser coletada em um recipiente especfico para cada tipo de anlise, sendo de extrema importncia conhecer estes recipientes para a realizao de uma coleta de material biolgico. O material colhido em recipiente inadequado ser rejeitado e descartado pelo laboratrio pois no ter validade para a realizao da anlise.

Anlises Bioqumicas e Sorolgicas


Quando se pretende fazer anlise bioqumica ou sorolgica, dever ser colhida uma amostra de soro. Esta ser obtida atravs da coleta em tubo sem anticoagulante para que ocorra o processo de coagulao. Portanto, a coleta deve ser feita no tubo de tampa amarela com gel. Este tubo contm ativador de cogulo e deve-se, imediatamente aps a coleta, homogeneizar o tubo por inverso de 5 a 8 vezes para evitar hemlise, manter em repouso na posio vertical por 30 minutos para retrair o cogulo e seguir a centrifugao a 3.000 rpm durante 10 minutos. Deve-se colher um volume mximo de 7ml de soro neste tubo.

Anlises Hematolgicas
Quando se pretende fazer anlise hematolgica, dever ser colhida uma amostra de sangue total (EDTA). Esta ser obtida atravs da coleta em tubo de EDTA de tampa roxa. Este tubo contm anticoagulante especfico para evitar a coagulao. O sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inverso de 5 a 8 vezes para evitar hemlise e a coagulao do sangue. Deve-se colher um volume mximo de 2ml de sangue neste tubo.

Laboratrio de Anlises Clnicas


Anlises Glicmicas
Quando se pretende fazer anlise de glicemia, dever ser colhida uma amostra de Plasma (FLUORETO DE SDIO). Esta ser obtida atravs da coleta em tubo de tampa cinza. Este tubo contm Fluoreto de Sdio com EDTA, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inverso de 5 a 8 vezes para evitar hemlise e a coagulao do sangue. Deve-se colher um volume mximo de 2,5ml de sangue neste tubo.

Anlises de Coagulao
Quando se pretende fazer anlise de coagulao, dever ser colhida uma amostra de Plasma (CITRATO). Esta ser obtida atravs da coleta em tubo de Citrato de tampa azul. Este tubo contm Citrato de Sdio, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inverso de 5 a 8 vezes para evitar hemlise e a coagulao do sangue. Deve-se colher um volume mximo de 1,8ml de sangue neste tubo.

Urianlise em Amostra Isolada


Quando se pretende fazer anlise em urina isolada, dever ser colhida uma amostra de urina recente (jato mdio 1 urina manh) ou urina com no mnimo de 4h aps ltima mico no recipiente estril de urina. Fazer higienizao da genitlia com gua e sabo neutro previamente e enviar rapidamente ao laboratrio.

Urianlise em Amostra de 24h


Quando se pretende fazer anlise em urina de 24h, dever ser colhida toda a urina feita no perodo de 24h em recipiente limpo e seco. Fazer higienizao da genitlia com gua e sabo neutro previamente e informar o volume total colhido.

Anlises Parasitolgicas
Quando se pretende fazer anlise parasitolgica, dever ser colhida uma amostra de fezes recente (sem conservantes) no recipiente estril especfico para fezes. Colher cerca de metade do volume do frasco. No colher as fezes aps ingerir contraste radiolgico e evitar a contaminao das fezes com a urina.

DEVE-SE RESPEITAR RIGOROSAMENTE O VOLUME CRTICO DE AMOSTRA INDICADO PARA CADA TIPO DE RECIPIENTE

Laboratrio de Anlises Clnicas


Coleta de Materiais Biolgicos 3.1:. Atendimento ao Paciente
Em qualquer coleta de material biolgico indispensvel a apresentao do documento do paciente, como o R.G, carto do convnio ou similar. Sendo assim, deve-se abordar o paciente sempre pelo seu nome completo evitando a troca de identidade pois pode existir outro paciente aguardando com nome muito semelhante ou at mesmo igual. As informaes mnimas que devem ser adquiridas dos pacientes so: nome completo (sem abreviaes), idade e data de nascimento, telefone para contato, medicamentos que faz uso, inclusive anticoncepcionais, frmulas ou chs emagrecedores e data da ltima menstruao. A maior quantidade de dados possveis dever ser obtida do paciente. Essas informaes so de grande importncia para os setores que iro realizar e liberar o laudo dos exames. Alm disso, caso haja necessidade do pedido de uma nova coleta, o contato com o paciente ser necessrio. O profissional que realizar a coleta deve mostrar-se sempre seguro e confiante perante o paciente e explicar-lhe como ser o procedimento, muitas vezes pode haver dor ou medo e o profissional deve sorrir e ser amvel passando segurana e tranquilidade ao paciente. Alm disso, o profissional deve ter uma boa aparncia, usar roupas brancas e limpas, sapatos fechados, avental limpo e bem passado, cabelos presos, brincos e jias curtas que no atrapalhem a manipulao. Os exames solicitados pelo mdico (a) do paciente devero estar escritos na Solicitao Mdica. importante observ-la cuidadosamente para que todas as informaes contidas sejam visualizadas e para que no faltem informaes e dados importantes do paciente. De acordo com a Solicitao Mdica, deve-se identificar os exames solicitados e orientar-se sobre a coleta de cada exame no Manual de Exames do laboratrio, onde constam os materiais, os recipientes de coleta, os volumes de amostra e as condies necessrias referentes a cada exame. importante verificar se o pedido mdico est com assinatura e carimbo do mdico e se o paciente seguiu o preparo adequado para o exame, pois se o paciente no tiver seguido impossibilitar a coleta. Alm da identificao do mdico, o pedido mdico deve constar a identificao do profissional que coletou os materiais para anlise, isso facilitar caso o laboratrio necessite de alguma informao. A interpretao dos exames e a orientao a tratamento cabero somente ao mdico do paciente, portanto, deve-se sempre manter o sigilo quanto aos resultados dos exames, identidade do paciente e aos exames coletados.

Laboratrio de Anlises Clnicas


3.2:. Condies necessrias para a coleta
- Estantes para os tubos - Luvas descartveis - Avental e mscara - Recipiente rgido e prprio para desprezar material prfucortante - Etiquetas para identificao de amostras - Tubos indicados para o tipo de amostra a ser colhida - Sistema a vcuo: suporte, tubo e agulha descartvel - Seringa descartvel - Agulha descartvel - lcool etlico a 70% - Algodo hidrfilo - Garrote - Cadeira reta com braadeira regulvel ou maca - Lavatrio - Sala bem iluminada e ventilada

3.3:. Venopuno
Passos para coleta com seringa e agulha descartvel: 1 Coloque a agulha na seringa 2 Movimente o mbulo e pressione-o para retirar o ar. 3 Oriente o paciente quanto ao procedimento. 4 Ajuste o garrote e escolha a veia. 5 Faa a anti-sepsia do local da coleta com algodo umedecido em lcool 70%. 6 Faa a puno. 7 Solte o garrote assim que o sangue comear a fluir na seringa. 8 Colete o sangue de acordo com o volume indicado para cada exame solicitado. 9 Separe a agulha da seringa com a ajuda do suporte de desconectar ou com uma pina e descarte-a no recipiente adequado para material prfurocortante. 10 Oriente o paciente a pressionar com algodo a parte puncionada, mantendo o brao estendido, sem dobr-lo. 11 Transfira o sangue para um tubo de ensaio, com ou sem anticoagulante, de acordo com o exame solicitado. Escorra delicadamente o sangue pela parede do tubo para evitar a hemlise da amostra. 12 Descarte a seringa no recipiente especfico para prfurocortante, no ultrapassando 2/3 do limite da capacidade.

Laboratrio de Anlises Clnicas


3.4:. Coleta com sistema a vcuo e coleta mltipla
1 Enrosque a agulha no adaptador. No remova a capa protetora de plstico da agulha. 2 Oriente o paciente quanto ao procedimento. 3 Ajuste o garrote e escolha a veia. 4 Faa a anti-sepsia do local da coleta com algodo umedecido em lcool 70% 5 Faa a puno e aps introduza o tubo no suporte, pressionando-o at o limite. 6 Solte o garrote assim que o sangue comear a fluir no tubo. 7 Separe a agulha do suporte com a ajuda do frasco desconectador ou com uma pina e descarte-a no recipiente adequado para material prfurocortante. 8 Oriente o paciente a pressionar com algodo a parte puncionada, mantendo o brao estendido, sem dobra-lo. O volume de sangue aspirado varia de acordo com a altitude, a temperatura ambiente, a presso baromtrica, a validade do tubo, a puno venosa e a tcnica de enchimento do tubo. Tubos com um volume de aspirao menor do que as dimenses indicadas (tubos de aspirao parcial) podem encher-se mais lentamente do que os tubos de igual tamanho com um volume maior de aspirao. Tubos com volume insuficiente ou com excesso de sangue, alteram a proporo correta de sangue/aditivo e podem gerar resultados incorretos ou desempenho precrio do produto

Laboratrio de Anlises Clnicas


3.5:. Homogeneizao dos tubos
Todos os tubos devero ser homogeneizados imediatamente aps a coleta. Deve-se invert-los de 5 a 8 vezes, suavemente. Tubos homogeneizados inadequadamente podero conter pequenos cogulos sanguneos que diminuiro a utilidade do tubo.

3.6:. Sequncia de coleta


Quando o paciente possui mais de um exame solicitado e estes exames necessitam de materiais diferentes que devem ser coletados em recipientes diferentes, deve-se obedecer uma sequncia para coleta dos materiais para que no haja contaminao dos aditivos de um tubo para outro, o que ocasiona grandes alteraes em alguns parmetros analticos: Ordem 1 2 3 4 Recipiente Tubo seco com gel (Tampa Amarela) Tubo com citrato (Tampa Azul) Tubo EDTA (Tampa Roxa) Tubo com Fluoreto (Tampa Cinza)

ATENO: Quando o paciente tiver apenas exames de coagulao, dever ser


coletado primeiro um tubo de descarte. Isso devido ao fato de o primeiro fluxo de sangue coletado conter os fatores de coagulao, principalmente a protrombina, o que altera os resultados.

3.7:. Cuidados ps-coleta


Aps todos os tubos coletados, remover a agulha e fazer uma compresso no local da puno com algodo ou gaze secos e limpos por aproximadamente 2 minutos a fim de evitar a formao do hematoma e sangramento. Colocar o curativo e orientar o paciente para no dobrar o brao e no carregar peso por at uma hora aps a coleta. Nunca corte ou reencape agulhas.

3.8:. Higienizao das mos


Lave as mos frequentemente, antes e depois do contato com o paciente ou com material biolgico. Use gua e sabo e lave as mos de cima para baixo para reduzir o fluxo de bactrias. Deixe a gua correr, seque as mos com toalha de papel e depois a use para fechar a torneira. Boa higiene muito importante.

Laboratrio de Anlises Clnicas


3.9:. Coleta de Urina de 24h
1 - Ao acordar o paciente dever esvaziar a bexiga e desprezar a urina, chamada de primeira urina da manh. S ento iniciar a coleta das prximas mices. 2 - Coletar todas as mices, inclusive a primeira urina da manh do 2 dia, ou seja, procure acordar no mesmo horrio que acordou no dia anterior e colha, toda a primeira urina da manh. 3 - Encerrar a coleta. 4 - Em alguns casos especiais, conforme orientao do laboratrio, a 1 urina da manh dever ser colhida em frasco separado. 5 - Aps cada coleta manter o frasco refrigerado em geladeira. 6 - Aps a ltima coleta enviar o frasco ao laboratrio. 7 - Nos casos de solicitao mdica de Clearence, deve-se, no dia da entrega coletar uma amostra de soro com o paciente em jejum de 4 horas. 8 - Anotar na etiqueta de cada frasco o nome completo, peso, idade e altura do paciente. 9 - Durante as coletas, evitar perdas de volume urinrio. O volume correto das 24 horas importante para o resultado do exame. 10 - Informar quaisquer medicamentos utilizados nos ltimos 5 dias.

3.10:. Coleta de Urina I


1 - Preferencialmente, colher a primeira urina da manh. 2 - O paciente dever estar em reteno urinria de pelo menos 2 horas. 3 - Orientar o paciente para que colete o jato mdio no frasco de urina estril.

3.11:. Coleta de Fezes


1 - Identifique o frasco com o nome completo e legvel do paciente. 2 - Abra o frasco cuidadosamente. 3 - Coletar aproximadamente 30g de fezes em frasco coletor de fezes sem conservante, ou conforme orientao mdica. 4 - Feche bem o frasco. 5 - Anote na etiqueta a data da coleta. 6 - Encaminhar cada amostra ao laboratrio imediatamente aps a coleta de cada amostra e mant-las refrigeradas.
10

Laboratrio de Anlises Clnicas


3.12:. Envio de amostras congeladas
1 - Envolver as amostras em gelo reciclvel imediatamente aps a coleta. 2 - Congelar o sanduche (gelo + amostra + gelo). 3 - Colocar o sanduche em um plstico (exclusivo para a amostra). 4 - Fechar bem o plstico e escrever: AMOSTRA CONGELADA. 5 - Acondicionar a amostra na parte inferior da caixa de transporte.

3.13:. Envio de amostras protegidas da luz


Envolver o tubo ou frasco em papel alumnio ou carbono.

11

Laboratrio de Anlises Clnicas


Identificao, Preparo e Documentao de Envio das Amostras
Assim que coletada, toda e qualquer amostra dever ser identificada imediatamente com a etiqueta de cdigo de barras constando o nome completo e legvel ainda na presena do paciente. Nunca enviar amostras sem identificao ao laboratrio, nesse caso a amostra ser descartada e dever ser feita nova coleta. Aps a identificao das amostras, elas devem ser mostradas ao paciente para que ele confirme o nome identificado no material. Nos tubos de coleta de sangue as etiquetas devem ser fixadas de modo vertical, em cima da etiqueta do fabricante de forma que no envolva completamente o tubo, pois assim, dificultaria a visualizao do material e a percepo de cogulo ou hemlise. Nos frascos de urina e fezes, fixar a etiqueta no corpo do frasco, nunca na tampa. Nunca identificar os tubos com esparadrapo, pois no momento em que a amostra seguir para a centrifugao a identificao ser invalidada. A falha na identificao do paciente pode levar a um erro fatal. Toda amostra enviada ao laboratrio deve ser documentada atravs da Relao de Pacientes e Materiais para Anlise fornecida pelo laboratrio, onde deve constar a data de envio, a origem do material, o responsvel pelo envio, o nome completo do paciente, a identificao da pendncia com o nmero de atendimento pendente (fornecido na relao de pendncias) se for o caso, e todos os materiais enviados em seus respectivos recipientes. Toda e qualquer amostra enviada ao laboratrio deve estar acompanhada desta relao, que ser conferida pela triagem no momento do recebimento e na presena do profissional responsvel pela entrega dos materiais no laboratrio, que receber a segunda via (folha amarela) da relao assinada confirmando o recebimento. Caso a relao contenha alguma incomformidade, o recebimento no ser confirmado com a assinatura do responsvel. A Relao de Pacientes e Materiais para Anlise um documento importante e s deve ser preenchida aps a coleta ter sido realizada e os materiais prontos para serem enviados, evitando pendncias e inconformidades.
01/09/2009 Matias Barbosa Jos da Silva
2 x 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Luiz de Souza

Maria Aparecida da Silva Pedro Antonio Almeida Joo de Oliveira Santos

25000

*Modelo de exemplo

12

Laboratrio de Anlises Clnicas


As anlises no laboratrio clnico so de grande importncia e responsabilidade, devemos ter um cuidado especial na preservao, no acondicionamento, na identificao e no preparo do transporte dos materiais. Trata-se de um material biolgico nobre, de difcil re-coleta e cujo resultado esperado com grande ansiedade por pacientes, familiares e mdicos assistentes. O envio destes materiais um procedimento que deve seguir certas normas para otimizar o processo e garantir a integridade das amostras: - A amostra deve ser preparada para o transporte de acordo com a condio dos exames solicitados indicada no Manual de Exames. (Ex. Refrigerada, Congelada, Protegida da Luz, etc.). - As amostras devem ser ordenadas na bandeja na mesma ordem em que foram descritas na Relao de Pacientes e Materiais para Anlise. - Deve-se acomodar as amostras de Urina e de Fezes na caixa trmica prpria para o transporte de forma que no corra risco de tombar, entornar ou perder o contato com o gelo, no caso de amostras que precisam de refrigerao. - Tomar o mximo de cuidado ao manusear a caixa trmica, no bater, no vir-la e no fazer movimentos bruscos. - Em caso de dano ou vazamento, informe imediatamente o laboratrio ou as autoridades de sade pblica.

13

You might also like