You are on page 1of 5

- CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAQUARA -

Trabalho Medicina Legal


Professor Roberto Cuan Documentos Mdico-Legais Direito Uniara

Aluno:
Camila Laureano Sgobbi 01110-227 2C

ndice:
I Sinopse................................................................................................................... III Os documentos mdicos.................................................................................... 2 II Introduo................................................................................................................ 2 3

IV - A Boa-f Objetiva no Cdigo Civil de 2002............................................................ 5 V Jurisprudncia........................................................................................................... 6 VI Referncias Bibliogrficas....................................................................................... 7

I-

SINOPSE

O presente trabalho tem por objetivo destacar as caractersticas dos documentos mdicos legais, tendo em vista sua importncia como meios de prova em processos judiciais. Sabe-se que os documentos aqui relatados tem importncia no campo da medicina, inclusive social, porm, ressalta-se aqui sua faceta jurdica, isto , os aspectos que conferem aos documentos legitimidade jurdica. Tendo em vista que documento toda anotao escrita, os documentos que podem interessar a justia so: notificaes, atestados, pronturios, relatrios e pareceres. Contudo, h ainda que se considerar os esclarecimentos no escritos, qual sejam, os depoimentos orais.

II-

INTRODUO

os documentos mdicos, alm de sua funo principal que documentao do atendimento prestado ao paciente, tem importncia como instrumento usado em processos judiciais e demonstram a atuao do profissional. As notificaes, pareceres, relatrios, pronturios, atestados, existem para que haja registro da conduta mdica, e os cuidados prestados, durante o tempo em que o paciente necessitou da tutela medica. Tais documentos devem informar com preciso as condies do paciente, o tratamento prescrito e a evoluo do quadro. As prescries informam Justia, e sociedade de uma forma geral, quais os medicamentos receitados ao paciente. Sabe-se que, muitas vezes, a prescrio de frmacos incondizentes com a situao do paciente podem levar morte.

III-

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

1. NOTIFICAES:

Na ocorrncia de um fato mdico, por necessidade social ou sanitria, deve o mdico, compulsoriamente, comunicar as autoridades competentes sobre tal fato. Essa comunicao feita atravs da notificao. A notificao obrigao do mdico, pois deve transmitir informaes para a sociedade, como regulamenta a Lei 8.489 de 18 de novembro de 1992, por oferecerem algum risco de sade ou segurana a populao. Esse documento usado para comunicar, por exemplo, sobre acidentes de trabalho, doenas infectocontagiosas. 2. ATESTADOS:

Em geral, atestado um documento que tem a finalidade de firmar a idoneidade de um fato, ou mesmo sobre a existncia de um estado. Reproduz uma manifestao do pensamento. Deste modo, atestado uma declarao escrita de um fato mdico e seus desdobramentos. Resume o que se obteve a partir de exame realizado no paciente. Trata-se de um documento particular, feito por mdico, desconectado de um compromisso legal, que tem a finalidade de sugerir um estado de sanidade ou doena, para fins de licena, dispensa ou justificativa de faltas. Destaca-se que, qualquer mdico est apto a fornecer atestados, desde que inscrito no CRM. Independe a especialidade do profissional, este deve apenas se sentir capacitado para tanto. No uma forma pre-definida de atestado, exige-se apenas que ela contenha, no mnimo, cabealho em que deve haver a qualificao do mdico e qualificao do paciente, referencia a solicitao do interessado, finalidade a que se destina, o fato mdico e suas consequncias, por exemplo quanto tempo de afastamento, local data e assinatura do mdico com o carimbo profissional. O atestado somente sera til quando este for fiel a real situao do paciente, seu contedo se destina a f pblica, assim, um atestado duvidoso tem o mesmo valor de uma declarao falsa. CLASSIFICAO DOS ATESTADOS : A) ADMINISTRATIVO: quando for destinado ao interesse do servio ou servidor pblico. B) JUDICIRIO: quando por solicitao da jurisidio. C) OFICIOSO: quando til ao interesse privado, como para justificar situaes menos formais, como ausncia em aula ou dispensa de atividade fsica.

Vale ressaltar que, na medida do possvel deve-se evitar a declarao do diagnstico no atestado, a no ser nos casos em que o Cdigo de tica mdica permite, isto , por justa causa, a pedido do paciente ou de seus representantes legais ou quando a lei assim determinar. H uma distino entre os atestados feita por HERMES RODRIGUES DE ALCNTARA. Este separa os atestados entre: ATESTADO GRACIOSO : tambm chamados de complacentes, so os atestados dados por mdicos que declaram que o paciente inepto para o desenvolvimento de alguma atividade, quando em verdade o paciente est saudvel. o atestado dado como um favor do mdico. ATESTADO IMPRUDENTE: aquele dado em favor de terceiros, de forma inconsequente, tendo apenas o crdito da palavra de quem assina. ATESTADO FALSO : tem carter doloso, pois aquele que o fornece tem a conscincia de que ser usado para fins ilcitos. A imprudncia do atestado falso est na falsidade ideolgica. Est fraudado na sua substancia, na sua natureza intelectual. Nesse tipo de delito, pois o Cdigo Penal prev sano para esse ato, a conduta tpica a inveracidade que o atestado pretende provar, e no a falta de habilitao de quem o expede. O atestado pode ser falso por afirma a existncia ou inexistncia de uma patologia, na causa mortis e no seu agente causador, ou em qualquer outra informao que no reflita a realidade do paciente. A falsidade incide sobre tudo que compete ao mdico verificar, podendo haver falsidade inclusive na opinio ou conceito sobre os fatos afirmados. Ainda no que tange aos atestados falso, h de se falar no atestado piedoso, que aquele dado a pedido, como regra, por parentes, em caso de doenas graves. O atestado piedoso geralmente apresenta um diagnostico de uma doena de carter benigno., na inteno de confortar o paciente. Mesmo que o atestado seja dado pensando-se no bem estar do paciente, um ato reprovvel. Cabe dizer que, o atestado no ilimitado, isto , as Juntas Mdicas so responsveis por acatar o atestado, no todo ou em parte ou no acata-lo. Estas no so adstritas aos atestados. Assim regulamenta Parecer Consulta CFM N 01/2002. Em alguns casos o atestado no suficiente para gerar consequncias imediatas, necessrio que haja um laudo mdico. Assim, em certas ocasies o laudo mdico deixa de ser facultativo e passa a ser obrigatrio. o que acontece para que haja interdio de um paciente, somente o atestado no capaz de gerar tal efeito. necessrio que haja um laudo mdico emitido por perito designado pela jurisdio.

3. PRONTURIOS

O pronturio mdico tem como funo registrar a anamnese do paciente, isto , todas as suas informaes sobre sade, como tambm registra todo o acervo documental referente ao cuidados mdicos prestados. Tal documento se apresenta como um verdadeiro dossi do paciente. Sendo til para analise da evoluo da doena, e para fins estatsticos que alimentam a memoria do servio. No se pode deixar de fala em sua relevncia como um modo de segurana para o profissional, pois se vier a ser responsabilizado por um resultado inesperado, ter o pronturio como defesa prpria. Porem, deve-se dizer que, no h nenhum dispositivo legal que obrigue o mdico ou diretor de instituio de sade entregar o pronturio. Tal afirmao embasada no Parecer Consulta CFM N 02/94 que estabeleceu que as instituies no esto obrigadas a enviar os pronturios a seus contratantes pblicos ou privados. H ainda que se destacar o Parecer Consulta CFM n 05/96: o diretor clnico no pode liberar cpia d pronturio de paciente para Conselho de Sade , porem tem o dever de apurar quaisquer fatos comunicados, dando-lhes conhecimento de suas providencias, sob pena de responsabilidade tica ou mesmo criminal. Segundo jurisprudncia do STF, a instituio somente tem obrigao de mostrar os pronturios ao peritos. E estes devem manter sigilo pericial, para que haja manuteno do sigilo profissional. Importante dizer que, o pronturio de propriedade do paciente de forma permanente, ou seja, naquilo que mais essencial, nas informaes contidas no pronturio. Ao mdico e instituio, cabe somente o dever de guarda. 4. RELATRIOS

You might also like