You are on page 1of 3

1

O C APITAL INTELECTUAL : ATIVO DAS EMPRESAS


www.intangiveis.com.br Jos Roberto Martins (copyright 2006, original: 1998) Se voc trabalha em uma agncia de propaganda, ou um prestador de servios de marketing, financeiros, mdicos, outros, interrompa a leitura por um momento. Olhe em volta e anote todos os bens materiais que a sua empresa possui, incluindo o prdio e at mesmo os carros na garagem. D um valor aproximado em dinheiro para cada um deles e feche a conta. Compare o valor encontrado com o valor do faturamento bruto, o lucro lquido, a folha salarial, ou qualquer outro dado contbil que lhe parea um indicador confivel do porte econmico-financeiro da sua empresa.

O resultado no ser uma surpresa. Na maioria dos casos, o valor de todos os bens materiais (tangveis) das empresas menor que o volume em dinheiro que elas movimentam ou possuem. Para movimentar e ganhar dinheiro com um negcio, voc ir concluir que no precisa de muitos ativos tangveis (materiais). Seu escritrio provavelmente alugado (bobagem imobilizar nessas coisas), os computadores e os veculos podem ter sido adquiridos pelo sistema de leasing. Talvez os nicos bens realmente comprados tenham sido os mveis e outras peas de decorao, alm dos livros e alguns programas de computador, no caso para exercer a criao de solues para os clientes. As ferramentas de informao, somadas a sua capacidade de utilizlas, so os principais ativos da sua empresa. Se bem administrados, eles podem atrair e reter clientes, gerando caixa para pagar as contas ao final de cada ms.

J do conhecimento quase geral que os ativos intangveis respondem, conforme o caso, por uma parcela significativa do valor total de uma corporao ou negcio, ainda que no sejam lanados nos balanos da maioria das empresas. Seja para efeitos de ativao patrimonial nas demonstraes financeiras, ou instrumento de avaliao estratgica nas anlises de gesto ou investimentos, as corporaes mundiais esto se tornando mais conscientes da importncia desses ativos e da necessidade de avalilos. So ativos to fundamentais para voc como os so para os seus clientes.

2 Existe uma infinidade de ativos intangveis que podem ter seu valor monetrio apurado. Os mais conhecidos so: marcas; patentes; copyrights; softwares. Existem tambm ativos intangveis e propriedades intelectuais que igualmente possuem valor, mas cuja aplicao como ativos das empresas ainda se encontra em fase restrita de uso, como os slogans ou personagens de animao. Desenhos de embalagens e grafismos possuem igualmente valor no mbito do capital intelectual.

Pesquisas indicam que o interesse de reconhecimento patrimonial pelos ativos intangveis vem crescendo desde meados do sculo 19, principalmente em funo da garantia de proteo legal a esses ativos. O mais antigo desses ativos a proteo dos direitos de inveno e criao de autores, inventores, fabricantes e comerciantes. Copyright, o direito exclusivo de proibir a cpia de uma pea de literatura, ou um trabalho de arte e msica, hoje universalmente reconhecido como uma propriedade que tem valor monetrio indiscutvel. Estudos recentes propem a medio e ativao patrimonial da inteligncia das pessoas que integram determinadas organizaes.

Se voc est comeando os seus estudos sobre este assunto, comece por se perguntar: estou preparado para reconhecer, administrar e valorizar o capital intelectual dos meus clientes? Por exemplo, muito em breve, eles comearo a cobrar resultados com base na valorizao dos seus ativos intangveis, ou brand equity conforme o caso. No h outro caminho que no seja a ativao fsica do seu "prprio" capital intelectual.

Os casos recentes de fuses e aquisies no Brasil, demonstram que os empresrios e executivos brasileiros ainda caminham de maneira lenta na compreenso do fenmeno. Diversas corporaes continuam a ser avaliadas e vendidas com base em critrios no mnimo arcaicos de avaliao. A maioria das operaes recentes de venda no considerou, por exemplo, que os compradores estavam interessados nas marcas dessas empresas e no em seus "parques-fabrs". E por que isso continua ocorrendo?

3 As pessoas se esquecem que o sentido de um negcio transformar dinheiro e idias em ativos, os quais iro gerar mais dinheiro. Espera-se, com o passar do tempo, que os recursos obtidos sejam transformados em novos investimentos para gerar novas idias, ganhar dinheiro... O autor Gordon V. Smith1 nos lembra que a riqueza das empresas formada por um conjunto muito amplo de ativos:

1. Monetrios: dinheiro; investimentos de curto prazo; contas a receber; estoques;matria prima e produtos acabados, dentre outros; 2. Tangveis: terrenos; prdios incluindo reformas; mquinas; equipamentos; laboratrios; veculos, dentre outros; 3. Intangveis: Direitos (acordos de distribuio e armazenagem, contratos com empregados e de servios; licenas ganhas em licitaes, etc.); Relacionamentos (distribuidores; empregados; clientes, etc.); Propriedade intelectual (patentes; copyrights; softwares; slogans; vinhetas; trilhas sonoras, etc.); marcas e patentes...

importante lembrar que "valor" no igual a "preo", j que os ativos negociados ou avaliados apenas encontram seu valor real quando so efetivamente administrados para um determinado propsito do interessado. De forma geral, possvel avaliar o sentido da posse partir do objetivo ao qual o bem se destina. De volta ao conceito primrio de valor, basta refletir sobre a real capacidade do bem em permitir e facilitar a gerao de idias e riqueza.

A noo de uso do ativo, muitas vezes, supera a anlise da forma - metodologia - que foi aplicada na avaliao do bem. Talvez esse fato possa explicar o baixo nvel tcnico de muitas avaliaes em processos de fuso e aquisio, seja por parte do vendedor, quanto por parte do avaliador. O comprador, na maioria das vezes, sabe muito bem o propsito da compra: atingir mercados e oportunidades que possam gerar dinheiro...

www.globalbrands.com.br

Trademark Valuation, Wiley, 1997

You might also like