You are on page 1of 4

FICHA DE LEITURA DA OBRA DE CONSULTA PESSOAL

(Tratam-se apenas de anotaes didticas de uso pessoal que compartilho, mas no substitui o conhecimento da integralidade da obra desse consagrado autor para qualquer fim. Luileny)

BACH, EDWARD. Os remdios florais do Dr. Bach. 19 ed. So Paulo: Pensamento, 2006. CURA A TI MESMO UMA EXPLICAO SOBRE A CAUSA REAL E A CURA DAS DOENAS PREFCIO BIOGRAFIA DE BACH Edward Bach, nascido em setembro de 1886, em um povoado perto de Birmingham, na Inglaterra, aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina. Aps sua concluso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e sade pblica. Durante a I Guerra Mundial trabalhou intensamente no Hospital Universitrio, sendo responsvel por 400 feridos de guerra. Durante seu trabalho, observou que, no tratamento das enfermidades, a ndole do paciente tinha mais importncia que seu corpo fsico. Bach descobriu uma vacina que curava doenas crnicas. Prosseguia seus estudos no aperfeioamento da vacina, quando, em julho de 1917, foi acometido de um mal incurvel. Foi operado, mas os mdicos lhe deram somente trs meses de vida. Ento, isolou-se em seu laboratrio e trabalhou dia e noite para terminar suas investigaes. Foi quando percebeu que estava curado. Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeoptico de Londres. Entusiasmou-se pela homeopatia, aprofundando-se nos estudos de Hahnemann e criando vacinas orais com ampla aceitao no meio mdico. Em 1929, aos 43 anos, Bach era respeitado por alopatas e homeopatas de toda a Europa. Contudo, atendendo a um chamado interior, abandonou suas atividades e partiu para o campo em busca de novos remdios. Entre 1930 e 1934, descobriu os 38 remdios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. Aps retornar, em 1936, Bach abandonou seu corpo fsico enquanto dormia, deixando um conhecimento profundo e simples, a ponto de permitir a automedicao e a prescrio por leigos. Esses remdios podem ser utilizados concomitantes a outros remdios e no provocam efeitos colaterais. Figuram entre os sistemas mdicos alternativos reconhecidos e recomendados pela OMS. REGRAS BSICAS PARA PRESCRIO: 1. Verificar as causas dos sintomas relatados, visto que os remdios florais removem os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz. 2. Limitar o nmero de remdios florais numa mesma composio, no passando de seis no mesmo fraco, quanto menos de cada vez, melhor. 3. Deve-se hierarquizar as emoes em desequilbrio, selecionando as principais desarmonias. 4. Os estados mentais e emocionais em desequilbrio devem ser conscientes ou perceptveis ao prescritor.

5. O remdio atua da superfcie para a profundidade. Equilibrada uma situao, outra desarmonia poder emergira, exigindo novo remdio. CAPTULO I A razo principal do fracasso da medicina moderna est no fato dela se ocupar dos efeitos e no das causas, concentrando-se no corpo fsico e aumentado sobremaneira o poder da doena. Uma das excees, a Homeopatia, de Hahnemann. Em essncia, a doena o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, e ela jamais ser erradicada, exceto por meio de esforos mentais e espirituais. CAPTULO II A compreenso da natureza da doena depende de certas verdades fundamentais: 1. O homem possui uma Alma que o seu eu real; um ser divino, poderoso, filho do Criador de todas as coisas, do qual o corpo, ainda que seja o templo terreno dessa Alma, no passa de um mnimo reflexo. 2. O homem uma personalidade vinda para com a misso de obter o conhecimento e experincia que podem ser adquiridos ao longo da sua existncia, de desenvolver as virtudes da qual carece e extinguir o que defeituoso, a caminho da perfeio da sua natureza. 3. A curta passagem pela Terra, conhecida como vida, no mais que um breve instante no curso da evoluo. 4. Estando as Almas e personalidades em harmonia, tudo paz, alegria, felicidade e sade. 5. A compreenso da Unidade de todas as coisas e a compreenso de tudo o que existe o Amor. A doena , em si mesma, benfica, tendo como objetivo conduzir a personalidade de volta Divina Vontade da Alma. A compreenso e a correo dos erros, reduziro o alcance da doena e leva o ser humano de volta sade. CAPTULO III As doenas reais e bsicas do homem so certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o dio, o egosmo, a ignorncia, a instabilidade e a ambio; e se cada um deles for observado individualmente, notar-se- que todos so contrrios Unidade. Cada uma dessas imperfeies refletiro no corpo fsico, produzindo um tipo especfico de enfermidade. CAPTULO IV Para se alcanar a cura completa, no somente devem ser empregados os recursos fsicos, escolhendo sempre os mtodos melhores e mais familiares arte da cura, mas tambm se deve lanar mo de toda a habilidade para eliminar qualquer falha de nossa natureza. CAPTULO V O Ofcio da Paternidade consiste em ser um instrumento privilegiado (divino) para capacitar uma Alma a entrar em contato com o mundo para a evoluo. um

trabalho de sacrifcio, que no deve pedir nada em troca, somente dar. Os filhos devem ser deixados livres para seguir segundo o seu prprio modo de ser, para que, tanto quanto possvel, se tornem aptos a cumprir a mesma tarefa depois. O Ofcio do Mestre o de ser o agente que d ao jovem orientao e oportunidades de aprender as coisas do mundo e da vida, de modo que cada criana, livremente, possa absorver esse conhecimento sua maneira, escolhendo instintivamente o que necessrio para o xito de sua vida. Os que so dominadores precisam de muita ajuda e orientao para que se tornem capazes de transformar em realidade a grande verdade universal da unidade. CAPTULO VI O primeiro meio de se evitar a propagao e o aumento da doena deixarmos de cometer aes que ampliem seu poder; o segundo, suprimir de nossa natureza os prprios defeitos, que consentiriam invases subseqentes. Conseguir isso significaria, na verdade, a vitria; ento tendo alcanado a liberdade, podemos ajudar os outros. O mdico do futuro ter dois objetivos principais: primeiro, ajudar o paciente a alcanar um auto-conhecimento, apontando os erros fundamentais que ele possa estar cometendo para a sua correo e os defeitos de sua natureza que devero ser substitudos por virtudes; segundo, ser ministrar os remdios que ajudem o corpo fsico a recobrar a fora, a mente a serenar, trazendo paz e harmonia para toda a personalidade. CAPTULO VII Como manter a mente e o corpo em estado de harmonia? Mente: O melhor mtodo de aprendizagem o pensamento sereno, a meditao, colocarmo-nos num atmosfera de paz para que nossas Almas sejam capazes de falar-nos atravs de nossa conscincia e intuio, e de guiar-nos segundo as suas vontades. Quando o defeito descoberto, o remdio consiste no firme desenvolvimento da virtude oposta. Outro grande fator de xito ter gosto pela vida, desenvolvendo uma verdadeira alegria na aventura de nossa jornada por este mundo. Nas coisas mais singelas, encontram-se o verdadeiro prazer. Outra ajuda fundamental pr de lado todo o medo. Corpo (Morada terrena da Alma): dever trat-lo com respeito e cuidado, de modo que se mantenham saudvel e resistam mais tempo. A limpeza interna e externa de grande importncia. O sono no deve ser excessivo. As roupas devem ser leves. Banhos de gua e sol so fontes de sade e vitalidade. CAPTULO VIII A vitria sobre a doena depende principalmente: 1. Compreenso da Divindade que existe dentro de nossas naturezas, do nosso conseqente poder para superar o que esteja errado. 2. Conhecimento de que a causa bsica da doena deve-se desarmonia entre a personalidade e a Alma. 3. A nossa Boa Vontade e Habilidade para descobrir a falta que est causando o conflito. 4. A remoo desse defeito, desenvolvendo a virtude oposta.

OS DOZE REMDIOS E OUTROS REMDIOS Introduo na mente que est a parte mais delicada e sensvel do corpo, onde aparece mais claramente a gnese e o curso da enfermidade do que no resto do corpo. A observao da mente o guia para conhecer que remdio ou que agrupamento de remdios necessrio. No se fixa na doena, mas no modo como o paciente v a vida. OS REMDIOS E AS RAZES DE CADA UM Os 38 remdios agrupados: 1. Para os que sentem medo: ROCK ROSE, MIMULUS, CHERRY PLUM, ASPEN, RED CHESTNUT. 2. Para os que sofrem de indeciso: CERATO, SCLERANTHUS, GENTIAN, GORSE, HORNBEAM, WILD OAT. 3. Falta de interesse pelas circunstncias atuais: CLEMATIS, HONEYSUCKLE, WILD ROSE, OLIVE, WHITE CHESTNUT, MUSTARD, CHESTNUT BUD. 4. Para a solido: WATER VIOLET, IMPATIENS, HEATHER. 5. Para os que tm sensibilidade excessiva a influncias e opinies: AGRIMONY, CENTAURY, WALNUT, HOLLY. 6. Para o desalento ou desespero: LARCH, PINE, ELM, SWEET CHESTNUT, STAR OF BETHLEHEM, WILLOW, OAK, CRAB APPLE. 7. Excessiva preocupao com o bem estar dos outros: CHICORY, VERVAIN, VINE, BEECH, ROCK WATER. MTODOS DE DOSAGEM Esses remdios so puros e inofensivos e no so perigosos se utilizados em demasia quantidade ou freqente. Se um remdio no indicado for utilizado, no ser prejudicial. A preparao da mistura: duas gotas do frasco do remdio dever ser despejado no vidrinho (at 30ml), quase cheio de gua, podendo se acrescentar brandy como conservante. O frasco do remdio provm as doses, bastando algumas gotas, tomadas com gua, leite ou quer que seja apropriado. Em casos urgentes, pode-se ministrar doses com intervalos de minutos, at a melhora. Em casos graves, aproximadamente a cada meia hora. Em casos persistentes, a cada duas ou trs horas, ou na freqncia que o paciente sentir necessidade. Em pacientes inconscientes, umedecer-lhe os lbios frequentemente. Qualquer molstia local, pode ter uma loo aplicada: algumas gotas do frasco numa vasilha com gua, umedecer com pano e colocar na regio afetada. Asperses ou Banhos com gua misturada podem ser benficos.

You might also like