You are on page 1of 2

Mariana Carvalho Mesquita Clinica e Cultura II Comentrios sobre o filme: Bem me quer, Mal me quer

Anglique uma artista plstica que desenvolve uma paixo desmedida por Loc, um mdico casado. Loc parece ser um daqueles homens que no decidem se deixam a esposa para viver com a amante ou no. No inicio do filme, acompanhamos o esforo de Anglique em ter o mdico s pra ela, ainda que este seja casado com uma advogada que espera um filho seu. No inicio, assistimos a desencontros amorosos e a obsesso de uma jovem com um homem mais velho. Anglique tenta conquistar o mdico com flores, recados, bilhetes, pinturas. Depois, precipita-se em mandar a chave de sua casa e uma passagem de avio - crente de que ele fugir com ela, vemos tambm Loc brigar com o amigo de Anglique...porm no h nenhuma cena em que os amantes apaream juntos. Tudo caminha de forma a mostrar um caso extraconjugal do mdico com Anglique, mas a medida que os desencontros vo ocorrendo, as concluses vo tomando novos rumos. Anglique tem esperana que o mdico abandone tudo por ela, tem a absoluta convico de que ele tambm a ama, embora seus amigos a aconselhem de que ele um canalha e que ir deix-la de lado. A medida em que seus presentes no conseguem o efeito desejado, e Loc no abandona a esposa, Anglique chega a atos extremos, como atropelar a esposa do mdico para que ela aborte e assassinar uma paciente que o acusa de agresso. Preso injustamente como suspeito desse assassinato, Loc amparado pela mulher. Ao presenciar isso, Anglique tenta o suicdio. Neste momento a histria retorna ao seu incio, mas sob um novo olhar: o do doutor Loc. Ao assistirmos novamente as mesmas cenas sob essa nova perspectiva, percebemos que na verdade, Loc no ama Anglique, o que realmente existe uma iluso por parte da jovem, que cr ser amada pelo mdico. Angelique sofre de Erotomania, que a convico delirante de ser amado por algum. Ela cr que Loc a ama, e passa a viver sua vida em funo disso. Seguem algumas caractersticas da doena que so bem claras em comportamentos de Anglique no filme:
O delrio pode apresentar-se em homens ou mulheres, e o parceiro "que ama pode ser real ou imaginrio. Normalmente o amante de posio social muito proeminente. No filme, percebemos que Loc, que mdico cardiologista, tem uma

condiao financeira muito melhor que a de Anglique, que trabalha em uma lanchonete para pagar seu curso de arte.

Uma outra caracteristica da doena que a outra pessoa geralmente tem pouco ou nenhum contato com o indivduo que sofre da sndrome, que frequentemente acredita que o objeto do delrio)iniciou a relao amorosa fictcia. Essa caracteristica da doena se evidencia no filme quando Anglique se apaixona por Loc. Na cena, ele, em estado de euforia ao descobir que sua esposa estava grvida, e sem nem mesmo conhecer Anglique, a entrega uma rosa do buquet que levava para a esposa. Ela se encanta com o mdico e encara o gesto uma declarao de amor. O indivduo que sofre dessa sndrome pode acreditar que ele e a outra pessoa, supostamente apaixonada, se comunicam secretamente atravs de mtodos sutis como gestos de postura, arrumao de determinados objetos da casa, etc. Isso fica claro no momento em que Anglique encontra no jardim de Loc uma echarpe. Ela imediatamente interpreta o fato como um sinal do seu amado para ela, como um presente secreto deixado pelo mdico em nome do seu amor. Anglique passa a crer que o mdico ir deixar a esposa para viver com ela um grande amor. H racionalizao por parte do paciente com relao ao comportamento paradoxal do objeto amado, que no corresponde efetivamente ao romance, h ausncia de alucinaes. Sempre que os amigos de Anglique tentam convence-la de que Loc um tratante, ela encontra para s desculpas pelas atitudes do amado, como por exemplo quando ela cr que eles iriam fazer uma viagem juntos e ele no comparece. Ela no alucina que Loc e ela vivem um amor e que ele a ama plenamente, ela se convence desses fatos, ela distorce a realidade. Chama a ateno necessidade de Anglique tem de reproduzir a imagem de Loc. Em suas pinturas no curso, em uma reproduo da figura dele em tamanho grande que ela tem em sua casa, e quando j no hospital, Anglique reproduz a imagem do amado atrs do armrio com os remdios que no tomava. No inicio, o filme realmente nos d a impresso que Anglique e Loc tem um romance. O filme bem didtico e posteriormente fica bem claro que Anglique possui um forte delrio psictico.

You might also like