You are on page 1of 9

Esquizofrenia

A palavra esquizofrenia significa mente dividida Eugem Bleuler (Psiquiatra Suio) 1911. uma doena metal que se caracteriza por uma desorganizao ampla dos processos mentais. um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na rea do pensamento, percepo e emoes, causando prejuzos ocupacionais na vida de relaes interpessoais e familiares. Aproximadamente 1% da polulao portadora de esquizofrenia, ou seja, no Brasil h em torno de 1.800.000 pessoas esquizofrnicas. Como se desenvolve At hoje no se conhece nenhum fator especifico causador da esquizofrenia. H no entanto evidencias de que seria decorrente de uma combinao de fatores genticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento e desenvolvimento da doena. Sabese que filhos de de indivduos esquizofrnicos tem uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doena. Sintomas Os quadros de esquizofrenia pode varia r de paciente para paciente sendo uma combinao em diferentes graus. Delrios O individuo cr em ideias falsas irracionais ou sem logica. Em geral so temas de perseguio, grandeza ou msticos. Alucinaes O paciente percebe estmulos que em realidade no existem como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos, podendo ser bastante assustador para o paciente. Discurso e pensamentos desorganizados. O paciente esquizofrnico fala de maneira ilgica e desconexa demonstrando uma incapacidade de organizar pensamentos em sequencia logica. Expresso das emoes O paciente esquizofrnico tem um afeto inadequado ou embotado ou seja uma dificuldade de demonstrar a emoo que esta sentindo. No consegue demonstrar se esta alegre ou triste por exemplo tendo dificuldade de modular o afeto de acordo com contexto mostrando-se indiferente a diversas situaes do cotidiano. Alteraes de comportamento Os pacientes podem ser impulsivos, agitados ou retrados muitas vezes apresentando risco de suicdio agresso, alm de exposio moral como por exemplo falar sozinho ou andar sem roupa em publico.

Como o mdico faz o diagnstico O mdico realiza uma entrevista com o paciente e a famlia visando obter uma historia de sua vida e de seus sintomas o mais detalhado possvel. At o presente momento no existe marcadores biolgicos prprios dessa doena nem exames complementares especficos, embora existam evidencias de alteraes da anatomia cerebral, demonstrveis em exames de neuro imagem e de metabolismo cerebral sofisticado como a tomografia computadorizada, a ressonncia magntica entre outros. Alm de fazer o diagnostico o medico deve tentar identificar qual o subtipo clinico que o paciente apresenta. Essa diferenciao se baseia nos sintomas que predominam em cada pessoa e na evoluo da doena que variada conforme o subtipo especifico. Catatnico (alteraes da motricidade) residual estgio crnico da doena com muita deteriorao e pouca sintomatologia produtiva. Tratamento As medicaes antipsicticas ou neurolpticos so tratamento de escolha para a esquizofrenia. Elas atuam diminuindo os sintomas (alucinaes e delrios), regulam o equilbrio de neurotransmissores fetados pela doena, procurando restabelecer o contato do paciente com a realidade, entretanto, no restabelecem completamente o paciente. As medicaes antipsicoticas controlam as crises e ajudam a evitar uma evoluo mais desfavorvel da doena. Em geral as drogas antipsicodelicas apresentam efeitos colaterais que podem ser bem controlados. Em crises especialmente graves em que no houve resposta as medicaes podese fazer uso eletroconvulsoterapia (ECT) antigamente chamado de eletro-choque. Esse mtodo bastante seguro e eficaz para melhora dos sintomas sendo realizado com anestesia. Uma outra possibilidade utilizar antipsicoticos mais modernos chamados atpicos ou de ultima geracao. As abordagens psico socias, como acompanhamento psicoterpico, terapia ocupacional e familiar so tambm muito importantes para diminuir recadas e promover o ajustamento social dos portadores da doena.

Estudo de caso clnico A sra. M.R 43 anos deu entrada nesta unidade proveniente da residncia teraputica, recebendo seguintes medicaes: Biperideno, Diazepam, Clorpromazina, volproato de sdio, Haloridol. Qual o mecanismo de ao e relaes adversas dessas medicaes?

Medicamentos
Haloperidol neurolptico, antipsicotico. Mecanismo de ao: Altera os efeitos da dopamina no SNC e tambm um bloqueador anticolinrgico e alfa-adrenrgico. Reaes adversas: arritmia. Hipertenso postural, urticaria, infertilidade, anemia, ictercia, dispneia, tontura, tremor, edema cerebral, cefaleia.

Biperideno antiparkinsoniano Mecanismo de ao: bloqueador dos receptores colinrgicos. Auxilia a balancear a atividade colinrgica no crebro. Reaes adversas: rash, hipotenso postural, urticaria, boca seca, nusea, reteno urinaria, viso turva, euforia, tontura e tremores.

Diazepam ansioltico Mecanismo de ao: aes ansioltica sedativa, mior relaxante e anticonvulsivante . Atua como depressor do snc provavelmente facilitando a ao inibitria do neurotransmissor cidogama aminobutrico (GABA). Reaes adversas: ansiedade, agitao, sedao, queimao, viso turva, cefaleia, euforia, fadiga, soluo, delrio. Clorpromazina neurolptico, antipsictico. Mecanismo de ao: bloqueia os receptores dopaminrgicos no crebro. Reaes adversas: hipotenso postural, taquicardia, bradicardia, boca seca, anorexia, edema cerebral, ataxia, edema cerebral, sonolncia, tremor. Volproato de sdio - antiepiltico. Mecanismo de ao: aumenta os nveis de cido gama aminobutrico (GABA) um transmissor inibitrio do SNC. Reaes adversas: sonolncia, confuso, desmaio, cefaleia, tremor, disartria, vertigem, desmaio, fraqueza.

Diagnstico de enfermagem -heteroagressividade - ansiedade -mobilidade fsica prejudicada - pensamento confuso delirante Evoluo de enfermagem

Paciente no salao desorientada no tempo e lugar, ateno dispersa para si, defits de memorianrecente e tardia. Humor instvel, afeto embotado, pensamento desagregado. Apresenta abolamento craniano lado esquerdo. Doena atual: Esquizofrenia / confuso mental. Justificativa da internao: risco a integridade fsica e de outros. Varias internaes psiquitrica.

Bibliografia:

Manual prtico de diagnstico e tratamento. Fundadores e Organizadores. Atualizao Teraputica. S.Paulo: Artes Medicas. Edio 21. So Paulo, 2003.

Terminologias psiquitricas
Acatisia - Acatisia uma condio psicomotora onde o paciente sente uma grande dificuldade em permanecer parado, sentado ou imvel. Discinesia movimentos involuntrios do corpo.

Bizarro Estravagante, esquisito Desagregado Separado, desligado, desunido, despejado, alterao de forma de pensamento.
Ecolalia - A repetio patolgica tipo papagaio e aparentemente sem sentido ("fazer eco") de uma palavra ou frase recm-falada por outra pessoa. Exarcebar Mais violento. Fetichismo Desvio do interesse sexual para algumas partes do carpo parceiro, para alguma funo fisiolgica ou para peas de vesturio, adornos. Frangofilia - Dentre os impulsos dirigidos contra objetos, destacamos a chamada Frangofilia, o impulso ao estraalhamento de roupas, vestes, travesseiros, colches, mveis, etc., numa expresso de hostilidade ativa e incontida ao mundo material. A Frangofilia pode ocorrer nos episdios de euforia do Transtorno Afetivo Bipolar, no caso de oligofrnicos, na agitao catatnica e em estados demenciais, senis e prsenis. Quando ocorre na excitao manaca a Frangofilia transcorre sem obnubilao da conscincia. Hipervigilncia - Descarga autonmica prolongada e intensa acompanhada por um estado paralisante de hipervigilncia e hiper-reatividade aos estmulos ambientais. Tais respostas so vistas mais freqentemente em transtorno de reao protrada ao estresse e em transtorno reativo de vinculao na infncia. Legorreico Fala interminvel Mutismo Ausncia de linguagem voluntaria ou no. Neologismo Criao de uma palavra ou expresso nova. Obinubilado estado de apatia e topor, apresentando turvao e lentido no pensamento (observando geralmente em crises de epilpticas). Persolinilade pr-morbida pr disposio a desenvolver uma personalidade, doena mental. Puerilismo Retardo metal que faz em criana.

Ritualismo ritual habitual repetitivo. Soliloquios Discurso monologo consigo mesmo. Somaoforme Neurose cuja causa tem origem psicolgica, manifestaes somtica, sm etiologia, queixas fsicas sem comprovao. Taquilalia Acelerao da fala. Verborreico Uso de uma quantidade de palavras de enorme fluncia para dizer coisas de pouco contedo ou importncia. Vigil acodado, desperto. Volio Determinao de vontade.

Esquizofrenia

Lucidalva Maria Pereira Portela Uniban - Osasco

You might also like