You are on page 1of 5

TEAR DE FLOR OU ROSETA

O QUE O Tear de Flor ou Roseta um tear manual, fabricado com material plstico ou de madeira, composto de 4 peas circulares encaixveis, de 12 pinos cada, destinado confeco de flores de diversos tamanhos e formatos. As flores produzidas por este aparelho, com ls, linhas, etc., Podem ser empregadas de diversas maneiras: - como flores, em arranjos de vasos ornamentais - aplicadas em tecidos para almofadas, mantas, quadros, bolsas, etc - interligadas em forma de tecido rendado da mais rica e variada beleza Obs.: Esta interligao pode ser direta ou atravs de pontos de croch. UTILIZAO - O aparelho deve ficar, normalmente, sobre a mesa de trabalho - A mo esquerda prende o aparelho mesa, enquanto a mo direita passa o fio em torno dos pinos. A medida que o trabalho se desenvolve, os dedos polegar e mdio da mo esquerda vo, alternadamente, ajudando a prender o fio nos pinos. - As figuras 1 a 5 mostram como fazer uma flor com trs camadas de ptalas - As figuras de 6 a 8 mostram como amarrar as ptalas das flores no tear e, ainda no tear, como unir uma flor a outras, para obteno de um tecido rendado. - As demais figuras apresentam variaes e sugestes

Fig. 1 Como enrolar o primeiro par externo de pinos,formando um nmero oito, com o cruzamento de fios no centro do tear - s assim o fio fica seguro.

Fig. 2 Observar o movimento do fio para enrolar o segundo par de pinos e prosseguir da mesma maneira, enrolando todos os pinos da carreira circular externa.

TEAR DE FLOR OU ROSETA

Fig. 3 Os pinos das carreiras circulares internas so enrolados da mesma maneira que os da externa.

Fig. 4 Para formar o centro da flor, seguir os movimentos da agulha que penetra no espao entre dois pinos, puxa a l para baixo e volta pelo vo existente quatro ptalas adiante.

Fig. 5 Depois a agulha penetra, novamente, no espao seguinte ao que comeou e volta pelo vo quatro ptalas adiante. Prosseguir desta maneira at fechar o centro da flor. Retirar o trabalho do aparelho e arrematar o fio, no centro da flor, pelo avesso. A flor, de ptalas soltas, estar pronta.

TEAR DE FLOR OU ROSETA

Fig. 6 Para amarrar as ptalas das flores no prprio tear, proceder da seguinte forma: terminado o centro da flor, como descrito anteriormente, passar a agulha pelo centro da flor, seguindo em direo a um dos pinos.

Fig. 7 Fazer uma carreira externa de ns, amarrando cada ptala a seguinte, at fechar o crculo. Retirar a flor pronta e amarrada.

Fig. 8 Para emendar as flores no tear, proceder assim, obtida a primeira flor, amarrada, fazer outra. Ao terminar o primeiro n da amarrao externa da nova flor, colocar o lado direito da primeira flor sobre a flor que est em execuo, juntando duas ou trs ptalas, conforme o caso. Fazer os ns, ligando essas duas ou trs ptalas e, em seguida, continuar a amarrao at terminar a flor. Juntando as ptalas duas a duas, voc ter um trabalho redondo com uma flor ao centro e seis flores ao redor. Prosseguindo o trabalho, com outra volta de flores, voc ter um hexgono.

TEAR DE FLOR OU ROSETA

Fig. 9 Esta outra maneira de enrolar o fio no tear. O resultado muito bom.

Fig. 10 Para obter uma flor com menor nmero de ptalas, basta enrolar a l em seis pinos. Muito interessante para arranjos de flores.

Fig. 11 Modo de unir as flores, de ptalas soltas.

TEAR DE FLOR OU ROSETA

Fig. 12 Para um flor com aspecto de boto, convm leventar uma ou mais carreiras de suas ptalas, com auxlio da agulha. Processo semelhante, em sentido contrrio, permitir a confeco do pednculo.A seguir, de fora para dentro, as carreiras destinadas normalmente flor.

Fig. 13 Para nhanduti ou tenerife, usar como guia dos ns internos um ou dois aros do tear, colocados ao contrrio.

You might also like