You are on page 1of 3

Universidade Federal de So Joo Del Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu Curso Bioqumica

Biologia Celular

Camila Ferreira Sales Regianne Ferreira Silva

Divinpolis - MG Outubro / 2009

Sinalizao Intracelular Introduo


Todas as clulas possuem complexas redes constituidas por diversas protenas, que atuam como sensores no controle e propagao de informaes do meio extracelular e na organizao do seu prprio sistema, meio intracelular, permitindo manter uma resposta rpida e apropriada s alteraes a que so sujeitas. Protenas responsveis pela transduo de sinais so essencias para o mecanismo de ao e reao da clula. A transduo de sinal desempenha um papel importante na ativao de funes celulares, na diferenciao e proliferao das clulas.

Vias de Transduo de Sinais


Vias de transduo de sinais so vias pelas quais molculas reguladoras, como hormnios influenciam o processo intracelular. Algumas substncias reguladoras esto presentes no meio extracelular e somente iniciam suas funes quando se ligam a protenas receptoras presentes na membrana plasmtica. Neurotransmissores e seus receptores so exemplos de substncias reguladoras extracelulares. As molculas reguladoras extracelulares exercem seus efeitos nas clulas por vias de transduo de sinais, nas quais a ligao de um agonista aos receptores de membrana plasmtica altera a atividade de protenas celulares especficas causando uma resposta celular. Agonistas extracelulares podem ser classificados como substncias endcrinas, parcrinas ou autcrinas. Substncias reguladoras Endcrinas so hormnios liberados por clulas endcrinas, que podem atingir suas clulas-alvo via corrente sangunea mesmo em uma distncia considervel. Substncias reguladoras Parcrinas so liberadas por clulas suficientemente perto para que essas substncias atinjam a clula-alvo por difuso. Substncias autcrinas so aquelas que agem sobre as clulas das quais se originaram. Basicamente pode-se dizer que h alguns tipos gerais de transdutores de Sinais, tais como Canais Inicos, Receptores Enzimticos, Receptores Serpentiantes (protena G) e Receptores Esterides.

Protena G
A classe de protenas conhecidas como Protenas G, foi caracterizada pela primeira vez por Alfred Gilman e Martin Rodbell, e recebeu esse nome devido sua alta capacidade de ligar-se aos nucleotdeos de Guanina GTP e GDP. Uma protena G pode ser considerada um comutador molecular, que pode existir em dois estados, ativo ou inativo. No estado inativo as protenas G se ligam preferencialmente a GDP. J no estado ativo as protenas G possuem alta finidade por GTP. A protena G ativada pode interagir com muitas protenas efetoras, principalmente com enzimas ou canais para ons, alterando suas atividades. A protena G ativada tem atividade de GTPase, de forma que o GTP ligado hidrolisado em GDP e a protena G retorna a seu estado inativo. As protenas G requerem, com freqncia, Protenas Acessrias para o seu bom funcionamento, tais como Protena Ativadora de GTPase que estimula a protena G correspondente a

hidrolisar GTP e Fator de troca de nucleotdeo de Guanina que induz a liberao do GDP ligado a sua protena G correspondente. Receptores de membrana que medeiam a ativao dependente de agonista da protena G constituem uma famlia de protenas com mais de 500 membros, que incluem receptores e -adrenrgicos, os receptores muscarnicos para acetilcolina,os receptores para serotonina, os receptores para adenosina, os receptores olfatrios, a rodopsina e os receptores para a maioria dos hormnios peptdeos. As protenas G so heterotrmeros constitudos por subunidades , e . H pelo menos 20 subtipos de subunidades , pois ela que confere especificidade de reaes subseqentes. As subunidades e tambm so capazes de modular as atividades de enzimas, de canais e de receptores da membrana. Os membros da famlia de receptores acoplados protena G possuem sete hlices transmembrana,cada uma com 22 a 28 aminocidos, predominantemente hidrofbicos. Aps a ligao de um receptor ao agonista,o receptor sofre uma mudana conformacional que lhe permite interagir e ativar um tipo especifico de protena G. As clulas dos mamferos podem conter vrios tipos diferentes de protena G. o que permite que vrios tipos celulares respondam de diferentes maneiras a uma grande variedade de estmulos. Uma interao de um nico ligante com um receptor pode ativar mais do que uma protena G, por isso, essa etapa da via de transduo de sinal serve para amplificar o sinal extracelular original. Alm disso, vrios tipos de complexos ligante-receptor podem ativar a mesma protena G, de forma que sinais extracelulares diferentes evocam a mesma resposta celular.

Tirosina Quinase
Os receptores para certos hormnios peptdicos e fatores de crescimento,como a insulina e o fator de crescimento de fibroblastos, so protenas com domnios extracelulares e uma sequencia transmenbrana nica com domnio intracelular, com atividade de Tirosina-quinase. A ativao do receptor pelo ligante leva a ativao da poro quinsica do receptor, resultando em autofosforilao e fosforilao de substratos SHC, o que culmina com a ativao da protena G monomrica RAS, tambm desencadeia outras respostas celulares como influxo de Ca+ e aumento na troca de Na+ / H+. H cinco subfamlias conhecidas que so receptores tirosina-quinase ( receptores de FGF, EGF, insulina, fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e fator de crescimento derivado de olaquetas (PDGF)). A ligao do ligante ao receptor resulta na dimerizao dos complexos ligante-receptor. Esta dimerizao aumenta a afinidade da ligao ativando assim a tirosina quinase do receptor. Nos receptores da insulina,o receptor sem o ligante existe como um dmero; nesta ligao a insulina resulta em uma mudana conformacional de ambos os monmeros. Esta mudana conformacional ativa a tirosina-quinase do receptor. A protena G monomrica RAS com ativao por tirosina-quinase provoca a ativao de uma via de transduo de sinal que no fim promove a transcrio de certos genes fundamentais na promoo do crescimento celular. A protena MAP-quinase tambm esta envolvida na ativao da RAS, sendo assim a cascata MAP-quinase um ponto importante na convergncia de mltiplos efetores que promovem a proliferao celular.

You might also like