You are on page 1of 4

______________________________________________________________________

CARTA ABERTA AOS CIDADOS PORTUGUESES DOS ADVOGADOS INSCRITOS NO SADT

______________________________________________________________________

www.projectoacessoaodireito.webs.com

______________________________________________________________________
Os Advogados inscritos no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais, a quem o Estado portugus deve milhes de euros por servios jurdicos prestados aos cidados e que com empenho, zelo e dignidade continuam a prestar esses mesmos servios, assim como, a suportar do seu bolso todas as despesas inerentes ao bom andamento dos milhares de processos que tm em mos, vm por este meio dizer BASTA! campanha de difamao de que esto a ser alvo. Estes Advogados lamentam que haja figuras pblicas com responsabilidades polticas e sociais, que recebem os seus salrios mensalmente e outras benesses a que o comum do cidado jamais poder aspirar, pagos por todos ns, Advogados includos, a prestarem to mau servio cidadania sempre que falam em acesso ao direito. Estes Advogados cansaram-se de ouvir tantos notveis a falar do que simplesmente desconhecem, pessoas que nunca advogaram no mbito do sistema de acesso ao direito e aos tribunais, que desconhecem por completo a legislao pela qual se pauta este sistema, com fins que se desconhece, mas que no so seguramente os da defesa dos Direitos, liberdades e Garantias dos Cidados, nem o acesso dos mesmos ao Direito e aos Tribunais. Estes Advogados fartaram-se de servir de bode expiatrio das guerras polticas de uns, aspiraes pessoais de outros e dos interesses corporativos dos demais. Estes Advogados no querem ser fonte de sustento de tantos comentadores que pululam por esses rgos de comunicao social, uns pagos em dinheiro e outros em protagonismo. O que estes Advogados pretendem to somente que a verdade seja reposta, duma forma clara e inequvoca, por quem efectivamente demonstre ter conhecimentos do que fala e com a seriedade que este assunto exige. FALSO que os honorrios pedidos no mbito do Apoio Judicirio no estejam sujeitos a fiscalizao. Nos termos do art. 28 n 4 da Portaria n 10/2008 de 3 de Janeiro, alterada pela Portaria n. 210/2008 de 29 de Fevereiro, alterada e republicada pela Portaria n. 654/2010 de 11 de Agosto, "O IGFIJ, I. P., pode realizar auditorias ao sistema de acesso ao direito e aos tribunais () para efeitos de confirmao da informao remetida pela Ordem dos Advogados." E foi no mbito desta Portaria que o anterior governo auditou estes mesmos Advogados e o actual governo o est a fazer.

______________________________________________________________________

www.projectoacessoaodireito.webs.com

______________________________________________________________________
Se mais auditorias no so feitas porque o Ministrio da Justia, atravs do Instituto que tutela, se demitiu das funes que lhes esto exclusivamente adstritas. FALSO que os servios prestados no mbito do Apoio Judicirio sejam pagos por actos. Os Honorrios aos Advogados so Anexa Portaria n. 1386/2004 de mesmos honorrios de acordo com mesmo intervm, independentemente pagos de acordo com a Tabela 10 de Novembro, que fixa esses o tipo de processo em que o dos actos que nele pratica.

J o Acrdo da Relao de Lisboa, de 29.10.2003, assim o referia: ...fixao dos honorrios deve limitar-se aplicao da tabela, no havendo j campo para ponderar o tempo gasto, o volume e a complexidade da interveno, os actos e as diligncias realizadas pelo defensor, ou outros factores, que foram tidos em conta no estabelecimento dos escales tabelares... Refere-se que h deslocaes a Estabelecimentos Prisionais sem que existissem presos no mbito do Processo, mas OMITE-SE que esses cidados podem estar presos no mbito de outros processos que no aquele para o qual o patrono/defensor foi nomeado. OMITE-SE ainda que de acordo com a tabela supra referida o patrono/defensor at se poder deslocar 84 vezes a uma priso, mas s receber um mximo de trs deslocaes. Refere-se que h queixas de Advogados inscritos no Acesso ao Direito, mas OMITE-SE, que grande parte dessas queixas se devem aos facto dos Advogados se recusarem propor em Tribunal aces inviveis. Refere-se que o nmero de sesses peticionadas pelos Advogados no coincide com o nmero apurado pela auditoria, mas OMITE-SE que auditores existiam que interpelavam Advogados para que estes lhes informassem o que juridicamente era considerado uma sesso. Refere-se que existem processos que custam 100 mil euros ao Estado, mas OMITE-SE que os mesmos se tratam de mega processos, muitos deles com mais de 30 Advogados e mais de 90 arguidos. OMITE-SE ainda que muitas das vezes esses Advogados defendem mais do que um arguido, sendo que o nmero de defesas efectuadas no se repercute nos honorrios recebidos.

______________________________________________________________________

www.projectoacessoaodireito.webs.com

______________________________________________________________________
Refere-se a existncia de desconformidade entre o requerente do pagamento e o advogado que consta no processo, mas OMITE-SE que nos termos legais o Advogado nomeado pode substabelecer noutro Advogado a prtica de actos, sendo que s ao primeiro permitido requerer honorrios. E doutra forma no poderia ser, porque o art. 35 da Lei n. 34/2004 de 29 de Julho, alterada e republicada pela Lei n. 47/2007 de 28 de Agosto, assim o obriga: 1 - O patrono nomeado pode substabelecer, com reserva, para diligncia determinada, desde que indique substituto. 2 - A remunerao do substituto da responsabilidade do patrono nomeado. OMITE-SE ainda que h Advogados que no tm forma de ser compensados pelos actos praticados, porque tendo sido nomeados em escala para o processo em interrogatrio de arguido, vm-se arbitrariamente substitudos por outros defensores, atravs de nomeaes efectuadas pelos Srs. Procuradores, aquando a prolao do despacho de acusao. Refere-se que o apoio judicirio custa no mnimo 50 milhes de euros por ano ao Estado, mas OMITE-SE que mais de 60% das intervenes dos Advogados so efectuadas no mbito de processo penal e que na maioria desses casos os arguidos pagam os honorrios do defensor oficioso e ainda uma taxa de 450,00, que o Estado arrecada para si. verdade porm que algo corre mal no Acesso ao Direito, nomeadamente: - Divulgar-se unilateral e publicamente nmeros duma auditoria que supostamente era conjunta, tecendo-se comentrios sobre a mesma, enquanto uma das entidades ainda se encontra em processo de anlise dos primeiros resultados apurados. - Condenar-se publicamente uma classe, sem que os visados conheam os factos de que esto a ser acusados, em clara violao do contraditrio e fazendo-se tbua rasa da presuno da sua inocncia. O que perturbador, alis muito perturbador, para um Estado que se diz de direito e democrtico.

Projecto Acesso ao Direito

Subscreve a carta aberta em:


http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=PAD ______________________________________________________________________

www.projectoacessoaodireito.webs.com

You might also like