You are on page 1of 10

Como construir um abrigo

Introduo
Imagine essa situao terrvel: voc se perdeu do seu Aviso grupo de trilha (em ingls) no final de uma tarde fria de As informaes deste artigo so outono e percebe que ficou sozinho na floresta. E no direcionadas somente para uso educacional. Por favor, use tem nenhuma barraca ou saco de dormir e, enquanto essas informaes por conta isso, a noite vai caindo rapidamente na floresta. Voc grita e no ouve nada alm do vento gelado. Voc marca prpria. uma rvore, anda meio quilmetro e volta em todas as direes. No h ningum por perto. Sente um arrepio e percebe que estar em srios apuros caso no consiga um abrigo para se proteger do frio da noite. O que acontecer nas prximas horas pode decidir se voc ir sobreviver ou no quela noite.

Fotgrafo: Melster | Agncia: Dreamstime

Um abrigo aberto e suspenso como este o manter seco e protegido

Voc pode pensar que nunca precisar aprender tcnicas de sobrevivncia. Contudo, o fato de voc no se achar um Rambo no significa que no enfrentar uma situao como essa. Poderia acontecer um desvio de uma estrada ngreme e sossegada. Talvez voc fique ferido e incapaz de pedir ajuda. Conhecer algumas tcnicas bsicas de sobrevivncia lhe daro uma chance de lutar pela vida.

O manual de campo 21-76-1 do exrcito norte-americano diz que sobrevivncia uma "deciso". Isso significa que se seguir os passos certos em uma situao de vida ou morte, voc ter uma boa chance de sobreviver e contar a histria. Existem muitas decises importantes que voc deve tomar para sobreviver na selva. A primeira e talvez a mais importante arranjar um abrigo adequado. Um bom abrigo importante por vrios motivos. Ele no apenas o protege dos quatro elementos fundamentais (gua, ar, fogo e terra), mas tambm o esconde de intrusos selvagens e oferece o conforto psicolgico necessrio para manter a calma e o controle. Dependendo da situao de sobrevivncia em que voc se encontra, h vrias maneiras diferentes de procurar um abrigo. Neste artigo, ns veremos algumas dessas situaes e examinaremos as diferentes maneiras de construir o melhor abrigo para as suas necessidades.

Survivorman
Toda semana, o especialista em sobrevivncia na selva, Les Stroud, passa por condies extremas no "Survivorman", da Discovery Channel. Numa semana, ele est perdido no mar no meio do Pacfico Sul. Na outra, ele est sozinho no calor escaldante do deserto do Kalahari. Dos pntanos da Georgia s plancies da frica, "Survivorman" mostra exatamente como voc pode sobreviver em situaes da vida real. A nica coisa que diferencia o programa de qualquer outro que o apresentador est completamente sozinho. No existe equipe de filmagem ou de som filmando o apresentador. Por sete dias, Stroud carrega seu equipamento de filmagem e documenta sua jornada na primeira pessoa. Geralmente, ele fica sem comida ou gua, e com apenas uma multiferramenta disposio. Em situaes de acidente, ele pode usar os destroos de um barco pequeno, de um avio ou de uma balsa. divertido ver Stroud comer coisas nojentas e lamber seus cortes com satisfao pela deliciosa "energia alimentar". Stroud utiliza tudo e qualquer coisa que ele encontra pela frente para auxili-lo no caminho. Ele j at entortou e modelou sua gaita para fazer uma lana de pesca.

Na prxima seo, vamos descobrir algumas informaes bsicas sobre o abrigo de selva.

O bsico de um abrigo
Ao escolher um lugar para construir seu abrigo, tente ficar prximo a uma fonte de gua. Se a situao for a de um acidente de carro ou de avio pequeno, fique o mais perto possvel dos destroos. Se a viso estiver muito bloqueada, fique prximo, porm visvel. Voc tambm deve evitar riscos naturais como queda de rvores, despenhadeiros e leitos de rio secos. Chuvas fortes podem transformar rapidamente um leito de rio seco em um rio de forte correnteza. O seu abrigo no deve ser maior do que o necessrio: quanto maior for o abrigo, mais difcil ser manter o calor. Se possvel, no durma diretamente sobre o solo. Empilhar mato ou folhas de pinheiro podem ajudar bastante na reteno de calor corporal. Seu abrigo deve ser ventilado,

especialmente se voc planeja ter uma fogueira dentro ou perto da entrada. Utilize rochas grandes ou galhos de rvores para bloquear a porta. Isso previne que o calor saia e que os animais entrem. Vamos supor que voc tenha sido desviado para uma montanha noite e no consegue chegar estrada. O mais importante passar a noite em um abrigo de emergncia temporrio. Tudo o que precisa fazer providenciar alguma proteo bsica dos quatro elementos. Se o terreno estiver seco, voc pode simplesmente cavar um buraco no cho e cobri-lo com pedaos espessos de madeira, seguidos de galhos de rvore densos. Galhos de pinheiros so muito bons para isolar o frio. Se estiver chovendo ou o terreno estiver molhado, evite entocar-se em um buraco e saia do solo. Se isso no for possvel no momento, faa uma cobertura em terra plana com uma poa para que a gua da chuva possa ser drenada.

Frederick M. Brown/Stringer / Getty Images

O apresentador de "Man vs. Wild", Bear Grylls, discursa no Television Critics Association Press Tour em 13 de julho de 2007, em Beverly Hills, Califrnia

Outras maneiras de encontrar um abrigo de emergncia: utilize rvores cadas ou ocas como refgios para dormir; entre em uma caverna ou debaixo de uma salincia para se proteger do vento e da chuva; permanea debaixo de galhos de rvore densos para ter uma cobertura espessa; use pedras e troncos grandes para quebrar o vento. Apenas lembre-se de que em uma emergncia, seu objetivo no o conforto, e sim o de passar a noite at que voc possa avaliar sua situao e construir um abrigo apropriado. Tambm importante ter cuidado quando estiver lidando com cavernas. Fique perto da entrada da caverna para no se perder e esteja atento s outras criaturas que tambm esto procurando abrigo como voc.

Man X Wild
O ex-membro das Foras Especiais britnicas, Bear Grylls, o

apresentador do popular programa de sobrevivncia da Discovery Channel, "Man vs. Wild". Como Les Stroud de"Survivorman," Grylls viaja para lugares remotos a fim de demonstrar as vrias habilidades de sobrevivncia. O que o difere de "Survivorman" que Grylls possui uma equipe de filmagem que o acompanha em suas aventuras. Isso o proporciona vivenciar situaes mais elaboradas. Grylls pula em areia movedia, lagos gelados e correntezas para mostrar como sobreviver em diversas circunstncias. Outra diferena de "Survivorman" que Grylls interage com os indgenas da regio. Em um episdio, ele ganha de presente um camelo morto no Deserto do Saara, e ento, prontamente demonstra como sobreviver em uma tempestade de areia. Ele retira as vsceras e a pele do camelo e entra em sua carcaa. Esse um abrigo que esperamos que voc nunca tenha de usar.

Na prxima seo, vamos ver como construir abrigos com os materiais disponveis.

brigos utilizando materiais disponveis


vital em qualquer situao de sobrevivncia fazer uso de qualquer coisa que voc encontrar ou que voc j tenha disponvel. Quase sempre, voc encontra materiais teis deixados por outros. Um pedao de corda de escalada, uma placa de plstico ou at mesmo uma bota de trilha pode ser de grande utilidade na floresta. Voc deve sempre juntar aquilo que j possui ou que encontrar e guardar esses materiais em seu acampamento de base. Itens como ponchos, redes de nilon ou pra-quedas podem servir como materiais de abrigo. Se voc tiver um poncho ou qualquer tipo de placa de plstico, voc poder construir vrios tipos diferentes de abrigos. O que voc deve fazer imitar o formato de uma barraca. Para um abrigo bsico contra a luz, tudo o que precisa fazer distribuir o material de forma que voc possa se abrigar dentro dele. Se tiver uma corda, voc poder amarr-la entre quatro rvores para formar uma cobertura. Voc pode estilizar um abrigo ao colocar uma corda no centro do poncho entre duas rvores, e ento prender as laterais no solo com madeiras afiadas para criar um formato de A. Outro abrigo em forma de telhado simples pode ser feito amarrando dois cantos opostos do poncho s rvores. A outra extremidade se inclina diagonalmente no cho e pode ser segura com pedaos de madeira ou rochas pesadas.

Esse abrigo simples pode ser feito se voc tiver um poncho e uma corda

Se voc no tiver nenhuma corda, construa uma barraca que comporte uma pessoa com galhos de rvore: pegue um ramo de rvore bifurcado em Y e prenda-o cerca de 30 cm dentro do solo, com o "Y" apontando para cima; a viga mestra do telhado o apoio central do teto e deve ser reta e resistente. Coloque-a do cho at a bifurcao, apoiando-a no "Y". crie uma estrutura em formato de "A" para a porta da barraca com galhos diagonais em direes opostas um do outro que se encontram na bifurcao; use videira ou galhos de rvores finos para juntar todos os trs pontos de suporte; crie uma estrutura em forma de costelas com os galhos colocados na diagonal ao longo da viga mestre do telhado, de modo largo o bastante para obter um espao dentro; quando terminar de construir a estrutura, coloque a cobertura no topo e prenda-a com madeiras pontiagudas.

Essa barraca para uma pessoa fcil de se construir e oferece um bom abrigo contra os quatro elementos fundamentais

Se voc tiver material suficiente e deseja estar suspenso do cho, voc pode criar uma cama de lona. Procure dois galhos compridos e resistentes e enrole-os no material em cada lado como um grande pergaminho, deixando cerca de 30 cm de madeira exposta em cada um dos lados. Ento, simplesmente prenda a cama em quatro rvores a alguns metros do cho. Suba com cuidado, mas note se o seu peso corporal mantm a estrutura firme, levando em considerao que ela deve estar coberta com a quantidade de material suficiente. Junte essa cama de lona suspensa com uma cobertura para criar uma plataforma elevada. Se voc no conseguir encontrar quatro rvores prximas o bastante, use uma rvore bifurcada em uma das extremidades para criar uma base em formato de "Y". Se voc tiver uma corda, mas nenhuma rvore para amarr-la, amarre-a ao redor de uma rocha de tamanho mdio e afunde-a em cerca de 15 a 20 cm no cho. Se voc amarrar cordas ou cordel em uma altura maior do que a do abrigo, voc dever anexar pedaos de madeira. Arranje um pedao de madeira de 15 cm e junte-o linha a alguns centmetros de onde ele encontra o material. Isso permite que a gua desa pelo pedao de madeira em vez de permanecer em seu abrigo. Na prxima seo, ns veremos como construir um abrigo usando somente materiais naturais.

Abrigos de Expedientes de Campo

O termo militar norte-americano que designa o uso de objetos naturais para concluir uma tarefa expediente de campo (FE). Se estiver perdido ou isolado na selva e no possuir nenhum material, voc precisar de ferramentas de FE e abrigo. Abrigos de FE utilizam os mesmos mtodos daqueles construdos com ponchos ou lonas. A nica diferena o material que voc utiliza para cobrir a estrutura. Aps construir a estrutura, utilize galhos e moitas para criar o telhado. Galhos de pinheiro criam um bom isolamento, mas somente se voc juntar e tranar vrias folhas, galhos e gravetos, voc ter um abrigo adequado. Pense no telhado do seu abrigo como o de uma casa. Trabalhe em camadas construdas a partir do solo e mantenha os galhos virados para baixo a fim de escoar a gua da chuva. Uma cabana de fragmentos um abrigo de FE fcil de se construir e oferece uma tima proteo contra os quatro elementos fundamentais. Para construir uma cabana: posicione uma viga mestra, aquela que d a extenso do abrigo, com um lado no cho e o outro no topo de uma base rgida como uma tora de rvore ou um seixo. Voc tambm pode amarr-la em uma rvore; pegue mais dois galhos espessos e os coloque diagonalmente no topo da viga mestra e os amarre juntos com uma videira; use galhos de rvore espessos para alinhar a extenso da viga e criar uma estrutura em forma de costelas. Certifique-se de que ficou larga o bastante para acomod-lo; coloque galhos menores cruzados para criar um efeito de trelia; acrescente fragmentos mais leves como folhas de pinheiro at obter uma espessura de 60 cm: quanto mais espesso for o fragmento, mais proteo ele ir oferecer; cubra o cho da parte de dentro da estrutura com pinheiro e folhas e bloqueie a entrada com uma rocha ou mais fragmentos.

Uma cabana de fragmentos oferece tima proteo contra o frio

Se voc estiver em um local com bastante neve e com muitas rvores perenes ao redor, construa um abrigo de neve em uma cavidade: procure uma rvore perene com galhos baixos; cave a neve na profundidade e dimetros desejados: quanto mais confortvel, melhor; preencha bem o interior do poo de neve; use os galhos naturais acima e acrescente galhos adicionais para a cobertura; use galhos como isolamento no solo interior.

Um abrigo de neve na cavidade toma muita energia para ser construdo, mas um timo isolamento contra temperaturas muito frias

Outras dicas para se lembrar: se voc quer uma fogueira, melhor mant-la do lado de fora ou prxima da entrada do abrigo. Em condies extremas, voc pode traz-la para dentro, mas o local deve ser bem-ventilado e as chamas no podem se aproximar das paredes do abrigo; esquente rochas na fogueira e as empilhe no interior do abrigo para um aquecimento extra; sempre desligue o gs ou a lanterna dentro do seu abrigo: o gs do monxido de carbono pode mat-lo; metal fundido no bom para fazer telhados. Ele desviar a gua e o vento, e tambm o sol necessrio ao aquecimento; a neve um timo isolamento, ento utilize-a o mximo possvel; despeje gua sobre telhados de palha no clima gelado: isso criar um isolamento congelado que o proteger. Qualquer que seja a sua situao de emergncia, o mais importante manter a calma e o controle. Pnico no o levar a lugar nenhum e ter o conhecimento de algumas habilidades de sobrevivncia rudimentares pode fazer a diferena em situaes de vida ou morte. Abrigos bsicos so fceis de construir e cruciais para sobreviver a elementos nocivos das grandes reas abertas. Se voc gosta de acampar ou for um praticante de trilhas (em ingls), voc deve treinar a construo de um abrigo na sua prxima excurso. Isso pode ser educativo, um potencial salva-vidas e tambm muito divertido.

Para mais informaes sobre construir abrigos e outras tcnicas de sobrevivncia, deixese guiar pelos links da prxima pgina.

You might also like