You are on page 1of 23

CINCIA E CONHECIMENTO

Prof. Santiago Torrente Perez

Conhecimento

O que conhecer?

Mais profundo do que a informao; So snteses, cruzamentos, inferncias, tratamentos e interpretaes, simulaes, etc. Conhecer o processo de compreender e internalizar as informaes recebidos do ambiente possivelmente combinando-as de forma a gerar mais conhecimento.

POSSIBILIDADES DE CLASSIFICAO DO CONHECIMENTO

Conhecimento Explcito:

Conhecimento Tcito:

conhecimento til, tal como um dado ou uma informao. Este tipo de conhecimento est registrado e pode ser facilmente processado. possui uma qualidade pessoal. um conhecimento til para a organizao, mas a utilizao desse conhecimento depende das experincias, valores, emoes e relacionamentos dos indivduos. A transmisso do conhecimento tcito [...]exige comunicao pessoal e interao[...] RODRIGUES, 2001, p. 89).

Conhecimento Tcito e Explcito

Formas de Conhecer

O homem tem intencionalidade prospectiva; V e tem conscincia desse ver; Processo de saber: conhece quando consegue reunir, atravs de fragmentos de experincias, percepes sensoriais prprias e lembras, idias formando novos conceitos

O medo

Os seres humanos pr-histricos no conseguiam entender os fenmenos da natureza. Por este motivo, suas reaes eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como no conseguiam compreender o que se passava diante deles, no lhes restava outra alternativa seno o medo e o espanto daquilo que presenciavam.

O misticismo

A inteligncia humana evoluiu do medo para a tentativa de explicao dos fenmenos atravs do pensamento mgico, das crenas e das supersties. J que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolncia dos mitos, as desgraas ou as fortunas do casamento do humano com o mgico.

A cincia

Como as explicaes mgicas no bastavam para compreender os fenmenos os seres humanos finalmente evoluram para a busca de respostas atravs de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a cincia metdica, que procura sempre uma aproximao com a lgica. O desenvolvimento do conhecimento humano est intrinsecamente ligado sua caracterstica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivduo transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a cincia.

CINCIA

A evoluo humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligncia. podemos definir trs nveis de desenvolvimento da inteligncia dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros homindeos: o medo, o misticismo e a cincia

IMPORTANTE

A cincia no o nico caminho de acesso ao conhecimento ou verdade (at porque no existem verdades absolutas), por isso lembre-se que o senso comum importante para a dinmica social.

CONHECIMENTO POPULAR, OU SENSO COMUM

Surge da necessidade de resolver problemas imediatos da vida cotidiana; O senso comum se situa num mbito cognitivo muito prximo dos elementos concretos da realidade Suas principais caractersticas so:

Heterogeneidade: Sua organizao e sntese esto aliceradas na realidade imediata. Acriticidade: Como est muito presente na vida cotidiana, no mundo vivido, seu saber constitudo e assimilado de forma fragmentada. Imediaticidade: O momento base primordial para a compreenso da realidade. No h distncia dos fatos. Dogmaticidade: Os dogmas (ponto fundamental e indiscutvel de um doutrina ou sistema) um porto seguro

CONHECIMENTO RELIGIOSO

O que funda este tipo de conhecimento a crena e f; Suas verdades so reveladas e em geral tidas como definitiva, no permitindo reviso mediante reflexo ou experincia. No se define por sua capacidade explicativa; O temor um elemento presente

Apia-se em doutrinas que contm proposies sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Suas verdades so consideradas infalveis e indiscutveis (exatas); e um conhecimento sistemtico do mundo como obra de um criador divino; Suas evidncias no so verificadas: est sempre implcita uma atitude de f perante um conhecimento revelado.

CONHECIMENTO CIENTFICO

A realidade a ser conhecida no se apresenta como um objeto mostra ela necessita ser descoberta. Procura conhecer os fenmenos em profundidade, trata-se de um longo trabalho de investigao, anlise e de estabelecimento de relao entre as partes e o todo. O conhecimento se constri a partir da sua ao prtica e intelectual sobre o que se est investigando e reconstri sua forma de pensar atravs de trs etapas:

A percepo da realidade Da percepo da realidade ao pensamento abstrato.


Associao Anlise Estabelecer relaes Sntese

Do pensamento abstrato prtica.

As principais caractersticas do pensamento cientfico so


Racionalidade Est baseado em um Mtodo: Capacidade analtica Sistmico No definitivo Trata-se de um comportamento que busca soluo verdadeira e coerente para um problema usando mtodos adequados.

reas do conhecimento Cientfico


rea do conhecimento
Cincia Fsicas, Naturais e Tecnolgicas Cincias da Vida

Objeto
Fenmenos Fsicos e Naturais

rea de Concentrao
Cincias Exatas e da Terra - Tecnologia

Ciclo vital dos seres vivos Cincias Biolgicas e seres humanos, Cincias Agrrias vegetais, animais, sua Sade Humana evoluo e complexo Manifestaes artsticas dos seres humanos O homem social, seu Cincias Humanas comportamento e relao Cincias Sociais Aplicadas com o meio

Letras e Artes

Cincias Humanas e Sociais

Particularidades da rea de Cincias Sociais


Diferente do objeto das cincias Fsicas e naturais; Pesquisa social reflete o contexto social. Objeto: histrico Objeto de estudo o homem e suas relaes e o seu meio ambiente. impossvel pesquisar assuntos das cincias sociais sem se posicionar ideologicamente. Manifestaes mais qualitativas do que quantitativas.

Etapas do processo de busca e construo do conhecimento cientfico


Etapa 1 Planejamento,a proposta: O projeto de pesquisa Etapa 2 A Execuo - Pesquisa Proposio de um trabalho; Planejamento da pesquisa; Definio dos tpicos norteadores do trabalho ou pesquisa Realizao, execuo da pesquisa ou trabalho; processo de busca, de investigao, de confirmao das propostas Registra os resultados o trabalho realizados;registro e divulgao dos resultados objetivos na pesquisa

Etapa 3 Registro dos resultados: A Monografia

COMO FAZER REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

O ttulo (REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS) deve figurar no alto da pgina, centralizado e com o mesmo recurso tipogrfico utilizado nas sees primrias; Todos os documentos citados no trabalho devem, obrigatoriamente, aparecer na lista de referncias; Para facilitar a elaborao das referncias, anote os dados dos documentos aps consult-los:

COMO FAZER REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


a) livros: autor(es), ttulo, n. de edio, local, editora, ano de publicao e nmero total de pginas; b) artigos de peridicos: autor(es) e ttulo do artigo, ttulo da publicao, local, nmero do volume e/ou ano e do fascculo, paginao inicial e final do artigo, ms e ano da publicao; c) material disponvel na Internet: alm das informaes pertinentes a cada tipo de documento, inclua tambm o endereo do site e a data de acesso. Por exemplo: Disponvel em: <www.site.com.br>. Acesso em 20 abr.

COMO FAZER REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


A lista de referncias deve estar ordenada alfabeticamente; As referncias devem ser digitadas em espao simples entre linhas e alinhadas esquerda (e no no modo justificado como o restante do trabalho). Devem estar separadas entre si por dois espaos simples. EXEMPLOS:

IANNI, O. O prncipe eletrnico. In: Revista Cultura Vozes, So Paulo/SP, 1999, p. 05-29 . Disponvel em: < www.efdeportes.com/efd77/midia.htm > Acesso 12/nov.2007. LAZZOLI, J.K; et al. Atividade fsica e sade na infncia e adolescncia. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Rio de Janeiro,v. 4, n. 4, p. 1-3, jul./ago. 1998. LUDKE, Menga; ANDR Marli. Pesquisa e Educao, abordagem qualitativa,. So Paulo: EPU 1986.

You might also like