You are on page 1of 19

Turismo

Turismo
Embora no haja uma definio nica do que seja Turismo, as Recomendaes da Organizao Mundial de Turismo/Naes Unidas sobre Estatsticas de Turismo,[1] o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanncia em lugares distintos dos que vivem, por um perodo de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negcios e outros." Em 2001, o Sr. David Martin Rendn Cohala graduado em turismo pela Universidade Privada de Tacna no Peru, define a cincia do turismo atravs da turismologia como: "A Cincia Social de fatos, obtida por um processo consecutivo,o qual abrange vrias medidas de movimento, motivao e uso do espao turstico, que a base que suporta a estrutura e super estrutura do homo tursticus.[2] Turista um visitante que desloca-se voluntariamente por perodo de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residncia e do seu trabalho sem, este ter por motivao, a obteno de lucro.
Smbolo popular para designar o termo "Turismo".

Evoluo Histrica
Segundo autores, existem duas linhas de pensamentos, no qual a Histria do Turismo se divide. A primeira seria que o cio, descanso, cultura, sade, negcios ou relaes familiares. Estes deslocamentos se distinguem por sua finalidade dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratrios, conquista, comrcio, etc. No obstante o turismo tem antecedentes histricos claros. Depois, se concretizaria com o ento movimento da Revoluo Industrial. A segunda linha de pensamento se baseia em que o Turismo realmente se iniciou com a Revoluo Industrial, visto que os deslocamentos tinham como intuito o lazer.

Idade Antiga
Na Histria da Grcia Antiga, dava-se grande importncia ao tempo livre, os quais eram dedicados cultura, diverso, religio e desporto. Delfos Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam com a finalidade de assistir as olimpadas (que ocorriam a cada 4 anos na cidade de Olmpia). Para l se deslocavam milhares de pessoas, misturando religio e desporto. Tambm existiam peregrinaes religiosas, como as que se dirigiam aos Orculos de Delfos e ao de Ddona. Durante o Imprio Romano os romanos frequentavam guas termais (como as das termas de Caracalla). Eram assduos de grandes espetculos, em teatros, e realizavam deslocamentos habituais para a costa (como o caso de um, muito conhecido, para uma vila de frias: a "orillas del mar"). Estas viagens de prazer ocorreram possivelmente devido a trs factores fundamentais: a "Pax Romana", o desenvolvimento de importantes vias de trfego e a prosperidade econmica que possibilitou a alguns cidados meios financeiros e tempo livre.

Turismo

Idade Mdia
Durante a Idade Mdia ocorreu num primeiro momento um retrocesso devido ao maior nmero de conflitos e a recesso econmica, entretanto surge nesta poca um novo tipo de viagem, as peregrinaes religiosas. Embora j tenha existido na poca antiga e clssica, entretanto o Cristianismo como o Isl estenderam a um maior nmero de peregrinos e deslocamentos ainda maiores. So famosas as expedies desde Veneza a Terra Santa e as peregrinaes pelo Caminho de Santiago (desde 814 em que se descobriu tumba do santo), foram contnuas as peregrinaes de toda a Europa, criando Peregrino em Meca. assim mapas e todo o tipo de servio para os viajantes. Quanto ao Turismo Islmico de Hajj a peregrinao para Meca um dos cinco Pilares do Islamismo obrigando a todos os crentes a fazerem esta peregrinao ao menos uma vez em sua vida.

Idade Moderna
As peregrinaes continuam durante a Idade Moderna. Em Roma morrem 1.500 peregrinos por causa da peste. E neste momento quando aparecem os primeiros alojamentos com o nome de hotel (palavra francesa que designava os palcios urbanos). Como as viagens das grandes personalidades acompanhadas de seu squito, comitivas cada vez mais numerosas, sendo impossvel alojar a todos em palcio, ocorre criao de novas edificaes hoteleiras. Esta tambm a poca das grandes expedies martimas de espanhis, britnicos e portugueses que despertam a curiosidade e o interesse por grandes viagens. Ao final do sculo XVI surge o costume de mandar os jovens aristocratas ingleses para fazerem um Grand Tour ao final de seus estudos, com a finalidade de complementar sua formao e adquirir certas experincias. Sendo uma viagem de larga durao (entre 3 e 5 anos) que se fazia por distintos pases europeus, e desta atividade

Isabel I, Rainha da Inglaterra e Irlanda.

nascem as palavras: turismo, turista, etc. Existindo um ressurgir das antigas termas, que haviam decado durante a Idade Mdia. No tendo somente como motivao a indicao medicinal, sendo tambm por diverso e o entretenimento em estncias termais como, por exemplo, em Bath, na Inglaterra. Tambm nesta mesma poca data o descobrimento do valor medicinal da argila com os banhos de barro como remdio teraputico, praias frias (Niza,) onde as pessoas iam tomar os banhos por prescrio mdica.

Turismo

Idade Contempornea
Com a Revoluo Industrial se consolida a burguesia que volta a dispor de recursos econmicos e tempo livre para viajar. O invento do maquinrio a vapor promove uma revoluo nos transportes, que possibilita substituir a trao animal pelo trem a vapor tendo as linhas frreas que percorrem com rapidez as grandes distncias cobrindo grande parte do territrio europeu e norte-americano. Tambm o uso do vapor nas navegaes reduz o tempo dos deslocamentos. Inglaterra torna-se a primeira a oferecer passagens de travessias transocenicas e dominam o mercado martimo na segunda metade do sculo XIX, o que favorecer as correntes migratrias europeias para a Amrica. Sendo este o grande momento dos transportes martimos e das companhias navais. Comea a surgir na Europa o turismo de montanha ou sade: se constroem famosos sanatrios e clnicas privadas europeias, muitos deles ainda existem como pequenos hotis guardando ainda um certo charme. tambm nesta poca das praias frias (Costa azul, Canal da Mancha,). Thomas Cook Em 1840, Thomas Cook, considerado o pai do Turismo Moderno, promove a primeira viagem organizada da histria. Mesmo tendo sido um fracasso comercial, considerada como um profundo sucesso em relao a organizao do primeiro pacote turstico, pois se constatou a enorme possibilidade econmica que este negcio poderia chegar a ter como atividade, criando assim em 1851 a Agncia de Viagens Thomas Cook and son. Em 1867 inventa o voucher, documento que permite a utilizao em hotis de certos servios contratados e propagados atravs de uma agncia de viagens. Henry Wells e William Fargo criam a agncia de viagens American Express que inicialmente se dedica ao transporte de mercadorias e que posteriormente se converte em uma das maiores agncias do mundo. Introduzindo o sistema de financiamento e emisso de cheques de viagem, como por exemplo o travel-check (dinheiro personalizado feito com papel moeda de uso corrente que protege o viajante de possveis roubos e perdas). Cesar Ritz Cesar Ritz considerado pai da hotelaria moderna. Desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possveis em um hotel at chegar a gerente de um dos maiores hotis de seu tempo. Melhorou todos os servios do hotel, criou a figura do somellier, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as sutes, revolucionando a administrao. (Converteu os hotis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudnimo de mago). Ao explodir a Primeira Guerra Mundial no vero de 1914 acredita-se que havia aproximadamente 150.000 turistas americanos na Europa.

Freedom of the Seas, o maior navio cruzeiro do planeta, smbolo da era das grandes viagens martimas.

Htel Ritz Paris.

Ao finalizar a guerra comea a fabricao em massa de nibus e carros. Nesta poca as praias e os rios se convertem em centros de turismo na Europa comeando a adquirir grande importncia o turismo costeiro. O avio, utilizado por minorias em longas distncias, vai se desenvolvendo timidamente para acabar impondo-se sobre as companhias navais.

Turismo A crise de 1929 repercute negativamente em todo o setor turstico limitando seu desenvolvimento at aproximadamente 1932. A Segunda Guerra Mundial paralisa absolutamente o setor em todo o mundo e seus efeitos se estendem at o ano de 1949.

O boom turstico
Entre 1950 e 1973 se inicia a falar de boom turstico. O turismo internacional cresce a um ritmo superior ao de toda a sua histria. Este desenvolvimento consequncia da nova ordem internacional, a estabilidade social e o desenvolvimento da cultura do cio no mundo ocidental. Nesta poca se comea a legislar sobre o setor. A recuperao econmica, especialmente da Alemanha e do Japo, foi uma assombrosa elevao dos nveis de renda destes pases e fazendo surgir uma classe mdia estvel que comea a interessar-se por viagens. Entretanto com a recuperao elevando o nvel de vida de setores mais importantes da populao dos pases ocidentais, surge a chamada sociedade do bem-estar que uma vez com as suas necessidades bsicas atendidas passa a buscar o atendimento de novas necessidades, aparecendo neste momento a formao educacional e o interesse por viajar e conhecer outras culturas. Por outra parte a nova legislao trabalhista adotando a semana inglesa de 5 dias de trabalho, a reduo da jornada de 40 horas semanais, a ampliao das coberturas sociais (jubilacin, desemprego, invalidez,), potencializam em grande medida o desenvolvimento do cio e do turismo. Tambm estes so os anos em que se desenvolvem os grandes ncleos urbanos e se evidencia a massificao, surge tambm o desejo de evaso, escapar da rotina das cidades e descansar as mentes da presso. Nestes anos se desenvolve a produo de carros em srie o que permite acesso cada vez maior a populao deste bem, assim com a construo de mais estradas, permite-se um maior fluxo de viajantes. De fato, a nova estrada dos Alpes que atravessa a Sua de norte a sul supondo a perda da hegemonia deste pas como ncleo receptor, pois eles iam agora cruzar a Sua para dirigir-se a outros pases com melhor clima. A evaso substituda pela recreao, o que se supem um golpe definitivo para as companhias navais, que se vem obrigadas a destinar seus barcos aos cruzeiros.
Porta de Brandemburgo.

Partenon em Atenas, Grcia, um dos monumentos antigos mais visitados da Europa.

Castelo de Praga, acima o rio Vltava, em Praga na Repblica Tcheca.

Todos estes fatores nos levam a era da estandardizao padronizando os produtos tursticos. Os grandes operadores tursticos lanam ao mercado milhes de pacotes tursticos idnticos. Na grande maioria utiliza-se de vos charter, que barateiam o produto e o popularizam. No princpio deste perodo (1950) havia 25 milhes de turistas, e ao finalizar (1973) havia 190 milhes.

Turismo

No obstante, esta etapa tambm se caracteriza pela falta de experincia, o que implica as seguintes consequncias. Como a falta de planejamento (se constri sem fazer nenhuma previso mnima da demanda ou dos impactos ambientais e sociais que se podem surgir com a chegada massiva de turistas) e o colonialismo turstico (existe uma grande dependncia dos operadores estrangeiros estadunidenses, britnicos e alemes fundamentalmente). Na dcada de 1970 a crise energtica e a consequente inflao, especialmente sentida no setor dos transportes ocasionam um novo perodo de crise para a indstria turstica que se estende at 1978. Esta recesso implica uma reduo da capacidade de abaixar os custos e preos para propor uma massificao da oferta e da demanda. Na dcada de 1980 o nvel de vida volta a elevar-se e o turismo se converte no motor econmico de muitos pases. Esta acelerao do desenvolvimento ocorre devido melhoria dos transportes com novos e melhores avies da Boeing e da Airbus, trens de alta velocidade e a consolidao dos novos charter, tambm observa-se um duro competidor para as companhias regulares que se vem obrigadas a criar suas prprias filiares charter. Nestes anos se produz uma internacionalizao muito marcante das grandes empresas hoteleiras e das operadoras. Buscam novas formas de utilizao do tempo livre (parques temticos, deporte, resorts, sade,) e aplicando, ainda mais tcnicas de marketing, pois o turista tem cada vez mais informao e maior experincia, buscando novos produtos e destinos tursticos, o que gera uma forte competio entre eles. A possibilidade de utilizao de ambientes multimedia na comunicao transformaro o sector, tornando o designer dos produtos, a prestao do servio, a comercializao dos mesmos de uma maneira mais fluida. Na dcada de 1990 ocorre grandes acontecimentos, como a queda dos regimes comunistas europeus, a Guerra do Golfo, a unificao alem, a guerra da Bsnia, que incidem de forma direta na histria do turismo. Trata-se de uma etapa de amadurecimento do setor que seguiu crescendo, sendo que de uma maneira mais moderada e controlada. Os significativos problemas desta poca ocasionaram limitaes capacidade receptiva gerando a necessidade de adequar a oferta demanda existente, empenhando-se no controle de capacidade de carga dos ambientes patrimoniais de importncia histricos e diversificando a oferta de produtos e destinos. Tendo ainda a percepo da diversificao da demanda aparecendo novos tipos perfis de turistas que exigiam uma melhor qualidade. O turismo entra como parte fundamental da agenda poltica de numerosos pases que desenvolvendo polticas pblicas focadas na
Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, Alemanha. Rio de Janeiro,a Cidade Maravilhosa. Em destaque, a esttua do Cristo Redentor, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Torre Eiffel, principal cone e ponto turstico de Paris.

Palcio de Westminster e o Big Ben. So alguns dos principais cartes postais de Londres.

Turismo

promoo, no planejamento e na sua comercializao como uma pea chave do desenvolvimento econmico. Melhorando-se a formao e desenvolvendo planos de educao especializada. O objetivo de alcanar um desenvolvimento turstico sustentvel mediante a captao de novos mercados e a regulao da sazonalidade. Tambm as polticas a nvel supranacional que consideram o desenvolvimento turstico como elemento importante como o Tratado de Maastricht em 1992 (livre trfego de pessoas e mercadorias, cidadania europeia), e em 1995 a entrada em vigor Schegen e se eliminam os controles fronteirios nos pases da Unio Europeia. Ocorre novamente um barateamento das viagens por via area por meio das companhias de baixo custo (Low cost) e a liberao das companhias em muitos pases e a feroz competio das mesmas. Esta liberalizao afeta a outros aspectos dos servios tursticos como a gesto de aeroportos e sem duvida ser aprofundada quando entrar em vigor a chamada Directiva Bolkestein (de liberalizao de servios) em tramite no Parlamento Europeu.

Machu Picchu em Cuzco, Peru.

Estatsticas sobre o turismo internacional


Os principais destinos no mundo
De acordo com as estatsticas da Organizao Mundial de Turismo (OMT) em 2009 aconteceram 880 milhes de chegadas de turistas internacionais, um decrscimo de 4,4% em relao a 2008 que teve 917 milhes de visitantes.[3] Para 2010 o turismo recuperou-se e as chegadas de turistas atingiram 940 milhes.[4] A regio mais afetada pela crise economica foi Europa, com uma reduo de 5,6%.[3] Porm, os pases mais visitados pelos turistas internacionais entre 2006 e em 2010 so europeus, com a Frana mantindo o primeiro lugar j por vrios anos.[3] [5] [6] [7] Os seguintes pases foram os 10 maiores destinos do turismo internacional entre 2010 e 2007:

O Templo de Kukulcn, em Chichn Itz, no Mxico.

Cancn, no Mxico, um dos principais plos tursticos do pas.

Turismo

Posio mundial

Pas

Continente

Chegadas de Chegadas de Chegadas de Chegadas de turistas turistas turistas turistas internacionais internacionais internacionais internacionais em 2010 em 2009 em 2008 em 2007 [4] [4] [3] [3] (em milhes) (em milhes) (em milhes) (em milhes) 76,8 59,7 55,7 52,7 43,6 28,1 27,0 26,9 24,6 22,4 940 76,8 55,0 50,9 52,2 43,2 28,2 25,5 24,2 23,6 21,5 882 79,2 57,2 53,0 57,9 42,7 30,1 25,0 24,9 22,1 22,6 917 80,9 58,7 54,7 56,0 43,7 30,9 22,2 24,4 21,0 21,4 904

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Frana Estados Unidos China Espanha Itlia Reino Unido Turquia Alemanha Malsia Mxico Total mundial

Europa Amrica Asia Europa Europa Europa Asia Europa Asia Amrica

Os destinos com as maiores receitas e os paises com as maiores despesas


De acordo com as estimativas da Organizao Mundial de Turismo (OMT), em 2008 as receitas geradas a nvel mundial pelo turismo internacional atingiram USD 942 bilhes ( 641 bilhes), mas devido crise econmica de 2008-2009 as receitas disminuiram para USD 852 bilhes ( 611 bilhes) em 2009, representando uma queda de 5,8%, levando em considerao o ajuste pelas fluctuaes da taxa de cmbio e da inflao do dlar americano em relao ao euro. Em 2010 as receitas totales atingiram USD 919 bilhes ( bilhes ) e os pases que mais arrecadaram com o turismo internacional continuam se concentrando na Europa, mas o maior arrecadador em 2010 continua sendo os Estados Unidos com USD 103,5 bilhes seguido pela Espanha e Frana.[3] [4] Em 2010 Alemanha continua como o pas emissor com maiores despesas nos outros destinos, seguido pelos Estados Unidos.[3] [4] Segundo as estatsticas da OMT, em 2010 os seguintes 10 pases receberam as maiores receitas vindas do turismo internacional, e tambm se apresentam os 10 pases emissores com as maiores despesas em turismo internacional:
Receitas do turismo internacional por pas receptor [3] [8] [4] 2008-2010 Posio mundial Pas Continente Receitas geradas turismo intl. em 2010 (em bilies) Receitas geradas turismo intl. em 2009 (em bilies) Receitas geradas turismo intl. em 2008 (em bilies) Despesas do turismo internacional por pas de emissor [3] [8] [4] 2008-2010 Posio mundial Pas Continente Despesas Despesas Despesas em em em turismo turismo turismo intl. intl. intl. por pas por pas por pas emissor emissor emissor em 2010 em 2009 em 2008 (em (em (em bilies) bilies) bilies) Europa US$77,7 US$ 81,2 US$91,0

Estados Unidos Espanha

Amrica

US$103,5 US$94,2 US$110,0

Alemanha

Europa

US$52,5

US$53,2

US$61,6

Estados Unidos China

Amrica

US$75,5

US$74,1

US$79,7

Frana

Europa

US$46,3

US$49,4

US$55,6

Asia

US$54,9

US$43,7

US$36,2

Turismo

8
China Asia US$45,8 US$39,7 US$40,8 4 Reino Unido Frana Canad Japo Europa US$48,6 US$50,1 US$68,5

5 6 7

Itlia Alemanha Reino Unido Austrlia Hong Kong Turquia

Europa Europa Europa

US$38,8 US$34,7 US$30,4

US$40,2 US$34,6 US$30,1

US$45,7 US$40,0 US$36,0

5 6 7

Europa Amrica Asia

US$39,4 US$29,5 US$27,9

US$38,5 US$24,2 US$25,1

US$41,4 US$27,2 US$27,9

8 9

Oceana Asia

US$30,1 US$23,0

US$25,4 US$16,4

US$24,8 US$15,3

8 9

Itlia Rssia

Europa Europa

US$27,1 US$26,5

US$27,9 US$20,9

US$30,8 US$23,8

10

Asia

US$20,8

US$21,3

US$22,0

10

Austrlia

Oceana

US$22,5

US$17,6

NA

As cidades e as atraes tursticas mais visitadas do mundo


A Revista Forbes realizou uma pesquisa em 2007 para classificar as 50 maiores atraes tursticas do mundo, considerando tanto turistas internacionais como domsticos.[9] Por outra parte, a firma Euromonitor classificou as 150 cidades mais visitadas pelos turistas internacionais no mundo durante 2006.[10] As seguintes so as 10 melhores atraes do mundo segundo a Forbes, e se incluem tambm alguns outros destinos famosos posicionados dentro dos 50 melhores,[11] e tambm se apresentam as 10 cidades mais visitadas do mundo e se incluem cidades de pases lusfonos que classificaram dentro deste ranking:

Vista noturna da Times Square, Nova Iorque.

National Mall & Memorial Parks, Washington, D.C..

Turismo

Castelo da Cinderela, no corao do Magic Kingdom.

A Muralha da China, na China.

Coliseu em Roma, Itlia.

Turismo

10

Taj Mahal em Agra, ndia.

Pirmides de Giz no Cairo, Egito.

Esttua da Liberdade, um dos principais pontos tursticos dos Estados Unidos da Amrica.

Atraes tursticas mais visitadas do mundo em 2007 [9] por turistas domsticos e internacionais Top 10 Posio mundial Atrao turstica Cidade Pas Nmero de turistas (em milhes) 35 25 16,6

Cidades mais visitadas em 2006 [10] por turistas internacionais Top 10 Posio mundial Cidade Nmero de turistas (em milhes) 15,64 10,35 9,70

1 2 3

Times Square National Mall & Memorial Parks Walt Disney World's Magic Kingdom Trafalgar Square

Nova Iorque Washington, D.C. Lake Buena Vista, FL

EUA EUA EUA

1 2 3

Londres Bangkok Paris

Londres

Reino Unido

15

Cingapura

9,50

Turismo

11
Disneylndia Cataratas do Nigara Anaheim, CA Ontrio & Nova Iorque & Golden So Francisco,CA EUA CAN & EUA EUA 14,7 14 5 6 Hong Kong Nova Iorque 8,14 6,22

5 6

Fisherman's Wharf Gate

[12]

13

Dubai

6,12

8 9 10

Tquio Disneylndia & Disney Sea Tquio Catedral de Notre-Dame de Paris Disneylndia Paris Paris Paris Outros destinos famosos

Japo Frana Frana

12,9 12 10,6

8 9 10

Roma Seul Barcelona

6,03 4,92 4,69

Cidades lusfonas no ranking China 10 35 Rio de Janeiro Lisboa So Paulo Salvador Fortaleza Foz do Iguau Bzios Florianpolis 2,19

11

Muralha da China

Badaling Paris Arizona

[13]

18 31 36 37 39

Torre Eiffel Grand Canyon Esttua da Liberdade Vaticano e seus museus Coliseu de Roma

Frana EUA EUA Vaticano Itlia

6,7 4,4 4,24 4,2 4

47 62 71 104 109

1,72 1,10 0,94 0,50 0,44

Nova Iorque Vaticano Roma

47 50

Pirmides de Giz Taj Mahal

Cairo Agra

Egito ndia

3 2,4

118 123

0,36 0,31

Categorias
Ainda segundo a OMT, dependendo de uma pessoa estar em viagem para, de ou dentro de um certo pas, as seguintes formas podem ser distinguidas: Turismo receptivo - quando no-residentes so recebidos por um pas de destino, do ponto de vista desse destino. Turismo emissivo - quando residentes viajam a outro pas, do ponto de vista do pas de origem. Turismo domstico - quando residentes de dado pas viajam dentro dos limites do mesmo.

Turismo receptivo
O turismo receptivo o conjunto de bens, servios, infra-estrutura, atrativos, etc, pronto a atender as expectativas dos indivduos que adquiriram o produto turstico. Trata-se do inverso do turismo emissivo. Corresponde oferta turstica, j que se trata da localidade receptora e seus respectivos atrativos, bens e servios a serem oferecidos aos turistas l presentes. O turismo receptivo, para se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de trs elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso. So eles: Relao turismo e governo em harmonia; Apoio e investimentos dos empresrios; Envolvimento da comunidade local. A partir da inter-relao desses elementos que pode nascer um centro receptor competitivo, lembrando que eles so apenas os essenciais, mas no os diferenciais, uma vez que o diferencial que far com que o turista se desloque at esse possvel centro.

Turismo Nesse centro receptor, alm de haver esses trs elementos de fundamental importncia para a formao do produto turstico, tambm deve haver outros que devem estar presentes na localidade. Alguns deles: Atrativos naturais e histrico/culturais; acessos; marketing; infraestrutura bsica e complementar; condies de vida da populao local; posicionamento geogrfico; entre outros.

12

Importncia econmica
O Turismo a atividade do setor tercirio que mais cresce no Brasil (dentre as espcies, significativamente, o turismo ecolgico, o turismo de aventura e os cruzeiros martimos) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhes (2004), criando tambm, direta ou indiretamente, 170 milhes de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo. Tal ramo de fundamental importncia para o profissionalismo do setor turstico e necessrio para a economia de diversos pases com excelente potencial turstico, como o Brasil.

No Brasil, cidades mdias e pequenas que so desprovidas de um prprio centro financeiro, precisam de meios para o crescimento de sua economia e de seu desenvolvimento. Alguns exemplos sobre esse caso so: Vitria, Guaruj, Ilha Bela, Ubatuba, Ouro Preto, Tiradentes, Paraty, Angra dos Reis, Armao dos Bzios, Cabo Frio, entre outras. Grandes metrpoles globais tambm usam o turismo para sua fonte econmica, apesar de terem uma ampla economia de influncia nacional ou internacional, como: So Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova York, Los Angeles, Londres, Paris, Tquio, entre outras. Muitas delas utilizam diversos tipos de turismo, como: de negcios, lazer, cultural, ecolgico(mais aplicado em cidades menores com maior rea rural, apesar de existirem reservas florestais em algumas metrpoles), etc. Em outros pases, entre desenvolvidos e subdesenvolvidos, ocorre Paraty, cidade brasileira do estado do Rio de Janeiro, que depende economicamente do turismo. o mesmo. Nos Estados Unidos da Amrica, o estado do Hava, alm de ser uma ilha distante do continente, possui tambm pouca populao, em comparao outros estados, sendo assim, difcil de ter um maior maior crescimento na sua economia. Portanto, o estado teve de optar para o turismo, e hoje um dos mais famosos pontos tursticos dos Estados Unidos, sendo conhecido por suas belas praias e resorts. Atualmente, um dos locais que mais crescem com o turismo, a cidade de Dubai, nos Emirados rabes Unidos. Pela sua localizao, prxima regies de conflitos tinicos e religiosos, a cidade teve de enfrentar muitos obstculos para ser conhecida em diferentes partes do mundo. Conta com os mais exticos e originais arranha-cus, sendo muitos deles, hotis, tendo destaque para o Burj Al Arab, carto postal da cidade, e para o Rose Tower, o hotel mais alto do mundo.

Honolulu, a maior cidade do estado do Hava. O estado por si s um dos maiores pontos indutores do turismo nos Estados Unidos.

Turismo

13

Estudo do turismo
O estudo do turismo uma rea de recente desenvolvimento dentre as cincias sociais aplicadas. No Brasil os primeiros cursos superiores na rea sugiram no incio da dcada de 1970, destacando-se aqueles criados na antiga Faculdade Anhembi Morumbi e na Universidade de So Paulo, e tambm o da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Apesar de controverso, o termo turismologia tm sido utilizado para designar essa rea de estudos, sendo turismlogo o termo utilizado designar o estudioso da rea.

Turismo nos pases lusfonos


Turismo no Brasil
O turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama mais que variada de opes. Nos ltimos anos, o governo tem feito muitos esforos em polticas pblicas para desenvolver o turismo brasileiro, com programas como o Vai Brasil [15] procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infra-estrutura turstica e capacitando mo-de-obra para o setor, alm de aumentar consideravelmente a divulgao do pas no exterior. So notveis a procura pela Amaznia na regio Norte, o litoral na regio Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Rio de Janeiro um dos principais destinos Centro-Oeste, alm do interesse pela arquitetura brasiliense, o turismo tursticos dos estrangeiros que viajam ao [14] histrico em Minas Gerais, o litoral do Rio de Janeiro e da Bahia e os Brasil. negcios em So Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas, o clima frio, arquitetura germnica e o turismo paleontolgico na Paleorrota no Sul do pas. O turismo interno muito forte economicamente. Os destinos mais procurados pelos brasileiros so So Paulo, Rio de Janeiro e os estados da regio Nordeste, principalmente Bahia e Pernambuco. Segundo a pesquisa "Hbitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia o destino turstico preferido dentre os turistas que residem no pas,[16] j que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos prximos dois anos optaro pelo estado. A vantagem grande para os demais, Pernambuco, com 11,9%, e So Paulo, com 10,9%, esto, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas.

So Paulo, a maior cidade do Brasil. a cidade mais visitada do pas por estrangeiros que viajam [14] a negcios e eventos.

No turismo internacional, a imagem de que o Brasil um pas muito procurado por turistas estrangeiro, e que esta terra recebe um nmero enorme de visitantes oriundos de outros pases relativamente enganosa. Apesar das opes variadas e do enorme territrio a ser visitado, o Brasil no figura sequer entre os trinta pases mais visitados do mundo. Alguns fatores como o medo da violncia, da m estrutura e falta de pessoal capacitado (como a carncia falantes de ingls no servio pblico do turismo, por exemplo) podem ser motivos para explicar esta relativamente baixa procura pelo Brasil como destino. Contudo, ao que tudo indica, a razo principal pela baixa procura por estrangeiros pelo Brasil, se deve pelo fato deste pas se encontrar distante dos pases grandes emissores de turistas. 85% das viagens areas feitas no mundo acontecem em, no mximo, duas horas de vo[carecede fontes?]. Os problemas estruturais e socioeconmicos do Brasil parecem no interferir tanto no fluxo de turistas estrangeiros, uma vez que, segundo o Plano Aquerela, conduzido pela Embratur, 92% dos estrangeiros que estiveram neste pas pretendem voltar.

Turismo Mas situao do turismo no Brasil aos poucos tem melhorado. Em 2005 o Brasil recebe 564.467 turistas a mais que em 2006. Mas ainda assim o nmero de estrangeiros muito pequeno se compararmos, por exemplo, Frana, um pas com o territrio de tamanho semelhante ao do estado de Minas Gerais, mas que recebe 14 vezes mais visitantes estrangeiros que o Brasil. Os pases que mais enviaram estrangeiros para o Brasil em 2008 foram:
Principais 15 pases emissores de turistas para o Brasil em 2008 Posio Pas de origem Turistas % estrangeiros total 2008 1.017.675 Posio Pas de origem [17] Turistas % estrangeiros total 2008 202.624 199.403 181.179 96.846 93.693 84.072 4,01 3,95 3,59 1,92 1,86 1,66 1,62

14

1 2 3 4 5 6 7 8

Argentina

20,15 9 12,39 10 5,26 5,03 4,75 4,41 4,31 4,25 11 12 13 14 15

Espanha Uruguai Reino Unido Colmbia Peru Bolvia

Estados Unidos 625.506 Itlia Alemanha Chile Portugal Paraguai Frana 265.724 254.264 240.087 222.558 217.709 214.440

Pases Baixos 81.936

Turismo em Portugal
Portugal sempre se mostrou como um dos destinos tursticos mais seguros da Europa. Se apesar de at 1974 o pas ter sofrido com o seu regime ditatorial, aps esta data o turismo em terras portuguesas cresceu imenso. Lisboa e Cascais foram os plos iniciais do turismo, aos quais se juntaram mais tarde a Ilha da Madeira e o Algarve; actualmente todo o pas goza de um prestgio em todo o mundo. Hoje em dia, mais de 13 milhes de turistas anuais percorrem os cerca de 1000 quilmetros de costa, visitam os inmeros locais Praia do Tamariz, Estoril - Portugal amplamente considerados Patrimnio da Humanidade, cruzam as Plancies do conhecido na Europa pelas suas estncias tursticas. Alentejo, escalam a Serra da Estrela, sobem o Rio Douro, mergulham nas praias do Algarve e da ilha do Porto Santo, encantam-se nos Aores ou, ainda, divertem-se nos muitos casinos portugueses. Actualmente, o Algarve, a regio de Lisboa, Cascais e Sintra, a Madeira, e o Porto lideram o ranking de destinos nacionais. O Alentejo Litoral comea tambm a afirmar-se como um grande plo turstico onde esto a efectuar-se grandes investimentos nesse sector nomeadamente em Tria (Grndola) e Santiago do Cacm.

Turismo

15

O Algarve um dos principais destinos de frias, durante todo o ano, dos pases nrdicos e do Reino Unido. Vilamoura (o maior complexo turstico da Europa), Portimo, Albufeira e Faro so o centro da actividade algarvia. Ao passo que os portugueses elegem a Espanha, Brasil, Cuba, Tailndia, Mxico, Itlia, Marrocos, Moambique, Tunsia, Cabo Verde ou a Repblica Dominicana como seus destinos principais, Portugal escolhido, preferencialmente, por turistas oriundos do Reino Unido, Irlanda, Pases Baixos, Dinamarca, Sucia, Noruega, Itlia, Blgica, Alemanha, Sua, Frana, Espanha e um nmero cada vez maior turistas da Rssia, Polnia, Estados Unidos da Amrica, Canad, Pases Blticos, Repblica Checa, Hungria, Japo e China.

Torre de Belm, em Lisboa.

Cultura, sol, praias, diverso, natureza, histria e gastronomia so os pratos fortes do turismo portugus. O turismo um dos mais importantes sectores da economia portuguesa, representando cerca de 8% do PIB. Portugal encontra-se entre os 15 pases com maior procura turstica em todo o mundo.

Turismo na Amrica Latina


Durante vrios anos o Mxico tem sido o destino mais visitado por turistas estrangeiros na Amrica Latina. As receitas do turismo internacional so uma importante fonte de divisas para vrios dos pases da Amrica Latina, e representa um porcentagem importante do PIB e das exportaes de bens e servios, assim como uma fonte importante de emprego, com destaque da Repblica Dominicana.[18] Segundo o FEM vrios dos pases da Amrica Latina, ainda que apresentam deficincias nas reas de infra-estrutura e marco jurdico, so competitivas nos aspectos relativos a recursos culturais e naturais, fatores que fazem atrativo realizar investimentos ou desenvolver negcios no setor de viagens e turismo nos pases da regio.[19] Por exemplo, o Brasil foi classificado no ndice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2009 na posio 45 a nvel mundial, mas entre os 133 pases avaliados classificou na posio 2 em recursos naturais, e na posio 14 em recursos culturais, ainda que classificou na posio 110 en infraestrutura rodoviria e no 130 en segurana pblica.[20] A continuao apresenta-se um resumo das principais estatsticas sobre o turismo dos 20 pases da Amrica Latina, incluindo indicadores que reflitem a importncia que esta atividade tem nas suas economias.
Pas da Amrica Latina Chegadas Receitas Receita Chegadas Receitas Receitas Receitas % Classif. Valor do turistas turismo mdia por por per % turismo Empregos Mundial ndice [3] [3] [3] [22] [23] internl. internl. chegada 1000 hab capita exportao % diretos Competitiv. TTCI [18] [23] (estimado) 2005 bens e PIB e indiretos Turstica [6] [18] 2009 2009 (2) / (1) 2007 USD servios 2003 no 2011 [21] [18] (mil) (mil 2009 turismo TTCI USD) (USD/tur) 2003 2005 2011 4.329 671 4.802 2.750 n/d 1.923 2.405 968 3.916 279 5.305 1.568 1.999 2.075 2.080 663 905 416 1.105 570 n/d 1.079 865 685 115 58 26 151 26 442 188 71 57 22 18 73 25 343 169 35 7,4 9,4 3,2 5,3 6,6 17,5 n/d 6,3 1,8 2,2 0,5 1,9 1,4 8,1 n/d 1,5 9,1 7,6 7,0 6,8 5,9 13,3 n/d 7,4 60 117 52 57 77 44 n/d 87 4,20 3,35 4,36 4,27 3,94 4,43 n/d 3,79

Argentina Bolvia Brasil Chile Colmbia Costa Rica Cuba Equador

Turismo

16
1.091 1.392 n/d 870 21.454 932 1.200 439 2.140 3.992 319 820 n/d 611 11.275 346 1.483 112 2.046 4.065 292 589 685* 702 526 371 1.236 255 956 1.018 195 108 n/d 117 201 443 330 68 65 408 67 66 12* 61 103 316 211 11 41 353 12,9 16,0 19,4 13,5 5,7 16,5 10,6 4,2 9,0 36,2 3,4 2,6 3,2 5,0 1,6 7,9 6,3 1,3 1,6 18,8 6,8 6,0 4,7 8,5 14,2 13,1 12,9 6,4 7,6 19,8 96 86 n/d 88 43 100 56 123 69 72 3,68 3,82 n/d 3,79 4,43 3,56 4,30 3,26 4,04 3,99

El Salvador Guatemala Haiti* Honduras Mxico Nicargua Panam Paraguai Peru Repblica Dominicana Uruguai Venezuela

2.055 n/d

1.311 788

638 n/d

525 28

145 19

14,2 1,3

3,6 0,4

10,7 8,1

58 106

4,24 3,46

Nota (1): Os dados marcados com * no esto disponveis para 2009 em web sites de acesso pblico, ento se incluram como referencial os [6] [22] datos disponves de 2003 para o Haiti. Nota (2): A cor sombreado verde denota o pas com o melhor indicador e a cor sombreado amarelo corresponde ao pas com o valor mais baixo.

Ligaes externas
OMT (Organizao Mundial do Turismo) [24] (em ingls, espanhol, francs e russo) Wikitravel, o guia de viagens livre [25]

Referncias
[1] Concepts and definitions (http:/ / www. world-tourism. org/ facts/ eng/ methodological. htm#2) (em Ingls). [2] Tourism and Cience, Lic. D. Rendn, Tacna - Per 2001 [3] UNWTO World Tourism Barometer, April 2010 - Interim Update (http:/ / www. unwto. org/ facts/ eng/ pdf/ barometer/ UNWTO_Barom10_update_april_en_excerpt. pdf) (em ingls). Organizao Mundial de Turismo (Abril 2010). Pgina visitada em 2010-08-28. [4] UNWTO Tourism Highlights - 2011 Edition (http:/ / mkt. unwto. org/ sites/ all/ files/ docpdf/ unwtohighlights11enhr_1. pdf) (em ingls). Organizao Mundial de Turismo (June 2011). Pgina visitada em 2011-09-26. [5] Datos Esenciales del Turismo Edicin 2007 (http:/ / unwto. org/ facts/ eng/ pdf/ highlights/ UNWTO_Highlights07_sp_HR. pdf) (em Espanhol) (2007). [6] UNWTO World Tourism Barometer June 2008 (http:/ / www. tourismroi. com/ Content_Attachments/ 27670/ File_633513750035785076. pdf) (em Ingls). UNWTO (2008).Volumen 6 No. 2 [7] UNWTO Tourism Highlights, 2009 Edition (http:/ / www. unwto. org/ facts/ menu. html) (em ingls). World Tourism Organization (2009). Pgina visitada em 2009-10-04. Clique no link "UNWTO Tourism Highlights" para acessar o relatrio em pdf. [8] UNTWO Tourism Highlights 2010 Edition (http:/ / unwto. org/ facts/ menu. html) (em ingls). Organizao Mundial de Turismo (2010). Pgina visitada em 2010-11-07. Clicar no link "UNWTO Tourism Highlights" para acessar o relatrio em pdf. [9] Top 50 Most Visited Tourist Attractions (http:/ / www. forbestraveler. com/ best-lists/ most-visited-tourist-attractions-story. html) (2007-04-25). (Ingls) [10] Top 150 City Destinations: London Leads the Way (http:/ / www. euromonitor. com/ Top_150_City_Destinations_London_Leads_the_Way) (em Ingls). Euromonitor International (2007-10-11). [11] Forbes Traveler 50 Most Visited Tourist Attractions (http:/ / thehopefultraveler. blogspot. com/ 2007_07_29_archive. html) (em Ingls) (2007-07-29). Veja neste website a relao completa das 50 atraes [12] http:/ / www. visitfishermanswharf. com/ [13] http:/ / www. kinabaloo. com/ badaling_great_wall. html [14] Anario Estatstico Volume 33 2006 (http:/ / 200. 189. 169. 141/ site/ arquivos/ dados_fatos/ Anuario/ anuario_estatistico_2006_pdf. pdf). Ministrio do Turismo (2006). [15] http:/ / www. vaibrasil. com. br

Turismo
[16] Bahia o destino turstico preferido dos brasileiros (http:/ / homologa. comunicacao. ba. gov. br/ noticias/ 2009/ 11/ 04/ bahia-e-o-destino-turistico-preferido-dos-brasileiros) (em portugus). Comunicao do Governo da Bahia (4 de novembro de 2009). Pgina visitada em 23 de janeiro de 2010. [17] EMBRATUR (2009). Anurio Estatstico de Turismo 2009 (http:/ / 200. 189. 169. 141/ site/ arquivos/ dados_fatos/ Anuario/ anuario_estatistico_2009___ano_base_2008. pdf). Ministrio de Turismo. Pgina visitada em 2008-09-07. [18] El turismo en Amrica Latina y el Caribe y la experiencia del BID, Paper Series ENV-149 (http:/ / www. iadb. org/ sds/ doc/ env-149e. pdf) (em Espanhol). Banco Interamericano de Desenvolvimenteo (2006). [19] Travel & Tourism Competitiveness Report 2009 (http:/ / www. weforum. org/ pdf/ TTCR09/ TTCR09_FullReport. pdf) (PDF) (em Ingls). World Economic Forum, Geneva, Switzerland (2009). Ver Resumo Executivo e perfil por pas [20] Travel & Tourism Competitiveness Report 2009. Country Profiles (http:/ / www. weforum. org/ documents/ TTCR09/ index. html) (em Ingls). World Economic Forum, Geneva, Switzerland (2009). Consultar qualquer pas no "2.1 Country Profiles" pelo nome da lista [21] = Argentina UNData. Country profiles (1999-2007) (http:/ / data. un. org/ CountryProfile. aspx?crName) (em Ingls). Populao por pas estimada para 2007 (procure a ficha de cada pas) [22] Datos Tourism Market Trends, Annex 12, 2006 Edition (http:/ / unwto. org/ facts/ eng/ pdf/ indicators/ new/ ITR05_americas_US$. pdf) (em Ings) (2006). [23] Jennifer Blanke and Thea Chiesa, Editors (2011). Travel & Tourism Competitiveness Report 2011 (http:/ / www3. weforum. org/ docs/ WEF_TravelTourismCompetitiveness_Report_2011. pdf) (em ingls). World Economic Forum, Geneva, Switzerland. Pgina visitada em 2011-03-19. [24] http:/ / www. world-tourism. org/ [25] http:/ / www. wikitravel. org/ pt/

17

Fontes e Editores da Pgina

18

Fontes e Editores da Pgina


Turismo Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=27144396 Contribuidores: 200-204-118-206.speedyterra.com.br, 555, Adailton, Adamlorenz, Ademario neto, Agil, Alchimista, Alexg, Arges, Augusto Reynaldo Caetano Shereiber, Bahiaweb, Barao78, Belegurth, Beria, Beto chaves, Bisbis, Bomba Z, Brasilturismo, Bruna luz, Brunoslessa, Campani, Carlinhos.tavares, ChristianH, Comidadehospital, CommonsDelinker, Courcelles, Danielahumberto, Dantadd, Dante, the Wicked, Der kenner, Deyvid Setti, Diegofc88, Dpc01, Eamaral, Ecodreams, Edfolley, Eduardo Sellan III, Eduardoferreira, Eikenls, Epinheiro, EuTuga, Fazendoasmalas, Febgrj, Felipe red, Franco Pieragnoli, Fredinho84, Gabrielt4e, Get It, Giro720, Glaubereduardo, Guerini, Gustavonec, HVL, Heitor CJ, Helder.wiki, Hjjg, Hybrid-2k, Indech, JG 2, JSSX, Jcosta80, Jo Lorib, JoaoMiranda, Jorge, Joseolgon, Joo Carvalho, Joofcf, Kiko.empis, LP Srgio LP, Leito3000, Leonardo.stabile, LeonardoRob0t, Lijealso, Lukinhaz, Lunan, Lusitana, Luso-Tuga, Lus Felipe Braga, Lpton, MSN, Maestry, Maktour, Manuel Anastcio, Manuel de Sousa, MarceloB, Marcos Batista, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Marino99, Mariordo, Maurcio I, Mosca, Mschlindwein, Muriel Gottrop, NH, Nemracc, Nice poa, Niltonbr, Nistelrooy, Noodlerio, Nuno Tavares, Nunoms, OS2Warp, Osias, Paratii, Patrick, PatrciaR, Patyturismo, Porantim, PortugalSuperGay, Raafael, Reynaldo, Rmx, Ruy Pugliesi, SISMATICOS, SandraC, Sarilho1, Sergio Kaminski, Sistema428, Spoladore, Ssasantos, Tassiana, Theus PR, Tumnus, Turismologotcq, TuristaHD, Turistaaa, Ultima thule, Vitor Mazuco, Vmadeira, Waltter Manoel da Silva wppt, Wenderdasilvasouza, Whooligan, Wikiboy2, 325 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Tourism.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Tourism.png Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: Ficheiro:Buliding at Delphi.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Buliding_at_Delphi.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.0 Contribuidores: http://flickr.com/photos/liz/ Ficheiro:Supplicating Pilgrim at Masjid Al Haram. Mecca, Saudi Arabia.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Supplicating_Pilgrim_at_Masjid_Al_Haram._Mecca,_Saudi_Arabia.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.5 Contribuidores: Ali Mansuri Ficheiro:Elizabeth1England.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Elizabeth1England.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Ficheiro:MS Freedom of the Seas in its maiden voyage.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:MS_Freedom_of_the_Seas_in_its_maiden_voyage.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Andres Manuel Rodriguez Ficheiro:Hotel Ritz Paris.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Hotel_Ritz_Paris.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: User Vlastula on en.wikipedia Ficheiro:Parthenon.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Parthenon.JPG Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: Onkel Tuca Ficheiro:Hradschin Prag.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Hradschin_Prag.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.5 Contribuidores: Stefan Bauer, http://www.ferras.at Ficheiro:Brandenburger Tor abends.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Brandenburger_Tor_abends.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Thomas Wolf (Der Wolf im Wald) Ficheiro:Westminster palace.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Westminster_palace.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Ficheiro:Panorama Paris December 2007.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Panorama_Paris_December_2007.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Rosss Ficheiro:Rio de Janeiro Helicoptero 47 Feb 2006.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Rio_de_Janeiro_Helicoptero_47_Feb_2006.jpg Licena: Creative Commons Attribution 3.0 Contribuidores: Mariordo Ficheiro:Castle Neuschwanstein.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Castle_Neuschwanstein.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Softeis Ficheiro:Sunset across Machu Picchu.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Sunset_across_Machu_Picchu.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.0 Contribuidores: audrey_sel Ficheiro:Chichen-Itza-Castillo-Seen-From-East.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Chichen-Itza-Castillo-Seen-From-East.JPG Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0,2.5,2.0,1.0 Contribuidores: Bjrn Christian Trrissen Ficheiro:Imagebysafa2.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Imagebysafa2.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Safa in la but uploaded by Mardetanha Imagem:Flag of France.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_France.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:SKopp, User:SKopp, User:SKopp, User:SKopp, User:SKopp, User:SKopp Ficheiro:Flag of the United States.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_the_United_States.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Dbenbenn, Zscout370, Jacobolus, Indolences, Technion. Imagem:Flag of the People's Republic of China.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_the_People's_Republic_of_China.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Drawn by User:SKopp, redrawn by User:Denelson83 and User:Zscout370 Recode by cs:User:-xfi- (code), User:Shizhao (colors) Imagem:Flag of Spain.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Spain.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Pedro A. Gracia Fajardo, escudo de Manual de Imagen Institucional de la Administracin General del Estado Imagem:Flag of Italy.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Italy.svg Licena: Public Domain Contribuidores: see below Ficheiro:Flag of the United Kingdom.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_the_United_Kingdom.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Original flag by James I of England/James VI of ScotlandSVG recreation by User:Zscout370 Imagem:Flag of Turkey.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Turkey.svg Licena: Public Domain Contribuidores: David Benbennick (original author) Ficheiro:Flag of Germany.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Germany.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:Madden, User:Pumbaa80, User:SKopp Image:Flag of Malaysia.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Malaysia.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Drawn by User:SKopp Ficheiro:Flag of Mexico.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Mexico.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Alex Covarrubias, 9 April 2006 Based on the arms by Juan Gabino. Imagem:Flag of Canada.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Canada.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:E Pluribus Anthony, User:Mzajac Imagem:Flag of Japan.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Japan.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Various Imagem:Flag of Australia.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Australia.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Ian Fieggen Imagem:Flag of Hong Kong.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Hong_Kong.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Designed by Imagem:Flag of Russia.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Russia.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Zscout370 Ficheiro:Largeviewtimessquare.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Largeviewtimessquare.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Ficheiro:Washington DC Oct 2005 Obelisco 25.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Washington_DC_Oct_2005_Obelisco_25.JPG Licena: Creative Commons Attribution 3.0 Contribuidores: Mario Roberto Duran Ortiz Mariordo Ficheiro:Magic Kingdom castle.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Magic_Kingdom_castle.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Ficheiro:GreatWallNearBeijingWinter.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:GreatWallNearBeijingWinter.jpg Licena: desconhecido Contribuidores: Ficheiro:Colosseum in Rome, Italy - April 2007.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Colosseum_in_Rome,_Italy_-_April_2007.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.5 Contribuidores: Diliff Ficheiro:Taj Mahal in March 2004.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Taj_Mahal_in_March_2004.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Dhirad, picture edited by J. A. Knudsen

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:All Gizah Pyramids.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:All_Gizah_Pyramids.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.0 Contribuidores: Ricardo Liberato Ficheiro:Statue of Liberty, NY.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Statue_of_Liberty,_NY.jpg Licena: Creative Commons Attribution 2.0 Contribuidores: William Warby Ficheiro:Flag of Canada.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Canada.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:E Pluribus Anthony, User:Mzajac Imagem:Flag of the Vatican City.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_the_Vatican_City.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Imagem:Flag of Egypt.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Egypt.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Open Clip Art Ficheiro:Flag of India.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_India.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:SKopp Ficheiro:Honolulu01.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Honolulu01.JPG Licena: Public Domain Contribuidores: ErgoSum88 Ficheiro:Paraty 09 2007 59.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Paraty_09_2007_59.JPG Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Mariordo Mario Roberto Duran Ortiz Ficheiro:Rio de Janeiro Helicoptero 49 Feb 2006 zoom.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Rio_de_Janeiro_Helicoptero_49_Feb_2006_zoom.jpg Licena: Creative Commons Attribution 3.0 Contribuidores: Mariordo (Mario Roberto Durn Ortiz) Ficheiro:Ponte estaiada Octavio Frias - Sao Paulo.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Ponte_estaiada_Octavio_Frias_-_Sao_Paulo.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Marcosleal Imagem:Flag of Argentina.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Argentina.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Work of Dbenbenn about a national sign Imagem:Flag of Uruguay.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Uruguay.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Ficheiro:Flag of Colombia.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Colombia.svg Licena: Public Domain Contribuidores: SKopp Imagem:Flag of Chile.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Chile.svg Licena: Public Domain Contribuidores: SKopp Ficheiro:Flag of Peru.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Peru.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:Dbenbenn Imagem:Flag of Portugal.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Portugal.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Vtor Lus Rodrigues, Antnio Martins-Tuvlkin, User:Nightstallion Imagem:Flag of Bolivia.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Bolivia.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:SKopp Imagem:Flag of Paraguay.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Paraguay.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Republica del Paraguay Imagem:Flag of the Netherlands.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_the_Netherlands.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Zscout370 Ficheiro:Praia do Tamariz - Estoril.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Praia_do_Tamariz_-_Estoril.jpg Licena: Creative Commons Attribution 2.0 Contribuidores: User:Rei-artur Ficheiro:Torre Belem (Lisboa).jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Torre_Belem_(Lisboa).jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.5 Contribuidores: Ficheiro:Flag of Brazil.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Brazil.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Brazilian Government Imagem:Flag of Costa Rica.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Costa_Rica.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Drawn by User:SKopp, rewritten by User:Gabbe Imagem:Flag of Cuba.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Cuba.svg Licena: Public Domain Contribuidores: see below Imagem:Flag of Ecuador.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Ecuador.svg Licena: Public Domain Contribuidores: President of the Republic of Ecuador, Zscout370 Imagem:Flag of El Salvador.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_El_Salvador.svg Licena: Public Domain Contribuidores: user:Nightstallion Imagem:Flag of Guatemala.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Guatemala.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:K21edgo Imagem:Flag of Haiti.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Haiti.svg Licena: Public Domain Contribuidores: (colours and size changes of the now deletied versions) Madden, Vzb83, Denelson83, Chanheigeorge, Zscout370 and Nightstallion Coat of arms :Lokal_Profil and Myriam Thyes Imagem:Flag of Honduras.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Honduras.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Imagem:Flag of Nicaragua.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Nicaragua.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:Nightstallion Imagem:Flag of Panama.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Panama.svg Licena: Public Domain Contribuidores: Imagem:Flag of the Dominican Republic.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_the_Dominican_Republic.svg Licena: Public Domain Contribuidores: User:Nightstallion Imagem:Flag of Venezuela.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Flag_of_Venezuela.svg Licena: Public Domain Contribuidores: -

19

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like