You are on page 1of 11

DA DOENA AOS INUMERVEIS ESTADOS DO SER:

Nise da Silveira, Antonin Artaud e a construo de novos paradigmas nas cincias sociais e humanas.
FBIO MEDEIROS MASSIRE Psiclogo, Ps-graduando em Teoria e Prtica Junguiana na Universidade Veiga de Almeida/UVA, RJ. Endereo eletrnico: famassiere@yahoo.com.br TAS DE LACERDA GONALVES Psicloga, Mestranda em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, RJ. Endereo eletrnico: lacerda.tais@yahoo.com.br

RESUMO Este artigo se prope a analisar de que forma os mtodos advindos das cincias naturais levaram o campo da sade mental a uma invalidao das vivncias e expresses subjetivas daqueles considerados loucos. Analisaremos a influncia da obra de Antonin Artaud sobre o pensamento de Nise da Silveira e de que forma esta relao contribuiu para a abertura de novas possibilidades metodolgicas no campo de estudos das cincias humanas e sociais, especialmente aquelas que utilizam a arte.

ARTIGO

Introduo

A partir da leitura de autores que abordam o processo de constituio do saber psiquitrico, observamos que este se fundamenta em uma viso hegemonicamente organicista e em intervenes de cunho normatizador. A partir da perspectiva de Canguilhem (1990), compreende-se que, ao longo do desenvolvimento das cincias da sade, estabeleceu-se uma separao entre normal e patolgico tendo por base variaes puramente quantitativas, que no so suficientes para compreender o processo singular que cada sujeito vivencia. Com base nesses pressupostos, a alteridade do denominado doente mental passou a ser resumida a um parecer mdico que trazia atrelado a si um estigma de periculosidade, insensatez e excluso.

Ao fazer um levantamento da psiquiatria da dcada de 1940, observamos que os principais mtodos utilizados eram o eletrochoque, o coma insulnico e as psicocirurgias (lobotomia). nesse contexto que a Dra. Nise da Silveira inicia o seu trabalho no Centro Psiquitrico Pedro II. Abismada com o tipo de tratamento utilizado em sua poca, Nise da Silveira resolve seguir um outro caminho e passa a se dedicar Seo de Teraputica Ocupacional do Centro Psiquitrico Pedro II, onde comea a se deparar com uma alteridade que ia muito alm do diagnstico ou da sintomatologia da esquizofrenia. Desmembramentos e metamorfoses do corpo, estreitamentos e ampliaes do espao, sentimentos de comunho com o sagrado, a angstia dos olhares, o encontro com o caos, o vazio e a imensido, vivncias subjetivas demasiadamente ricas, e por vezes terrveis que os ditos loucos experimentavam e que estavam muito alm de uma entidade nosogrfica definida.

Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ

Pgina - 5

Nise da Silveira encontrou na obra de Antonin Artaud o testemunho literal para aquilo que ela observava nas vivncias dos internos do Centro Psiquitrico Pedro II. Artaud, o exmio tradutor de imagens ao mesmo tempo devastadoras e belas, buscava atravs de seu teatro da crueldade revigorar uma sociedade estagnada, anestesiada por uma cultura que nunca coincidiu com a vida (Artaud, 2006, p. 1). O encontro da Dra. Nise da Silveira com o trabalho de Artaud possibilitou o incio de uma mudana do paradigma psiquitrico brasileiro, j que, desde os primrdios de sua criao, esta cincia reduziu o louco a um mero objeto de estudo, negando a sua subjetividade e acabando por constitu-lo como alteridade radical. O trabalho de Nise da Silveira pode ser considerado a experincia brasileira que serve como referncia para as proposies da atual reforma psiquitrica (Melo, 2005).

Esperamos, com este artigo, contribuir para o debate acerca da alteridade do denominado doente mental, possibilitando assim a abertura para a expresso de sua multiplicidade subjetiva. Para que isso seja possvel, temos como proposta aqui retomar as valiosas experincias que possibilitaram o incio de um processo de mudana no campo da sade mental. justamente neste aspecto que o trabalho de Nise da Silveira e as vivncias relatadas por Antonin Artaud se tornam essenciais.

Discutindo questes metodolgicas: Confrontando a construo social da loucura com as experincias de Nise da Silveira e Antonin Artaud

Como podemos acompanhar atravs de Ferreira (2005), a partir da segunda metade do sculo XVIII, em um momento de forte influncia do esprito humanista da Revoluo Francesa, o asilo tornou-se o espao privilegiado de estudo e categorizao da loucura. Neste contexto, Philippe Pinel chegou a Bictre, em 1793, com a funo de organizar o asilo, entrando para a histria da psiquiatria como libertador dos loucos. A partir de suas observaes, Pinel estabeleceu algumas categorias psicopatolgicas gerais e criou o tratamento moral, a partir da noo de que a loucura pertence ordem dos deveres, do como deve ser: o pensar adequado, o sentir apropriado, a vontade racionalmente dirigida (Serpa Jr., 2004). O modelo asilar implantado na Europa no sculo XIX foi institudo como paradigma universal, transformando-se em destino inquestionvel do doente mental. Neste sentido, o mtodo clnico, descritivo, predominou na constituio do alienismo (Foucault, 1977).

Segundo Nise da Silveira (1992), na dcada de 1940 a psiquiatria se fundamentava em prticas de cunho estritamente organicista. O eletrochoque criado por Ugo Cerletti se encontrava no pice de sua utilizao, a lobotomia descoberta por Egas Moniz, que posteriormente ganharia o prmio Nobel por tal inveno, comeava a ser utilizada indiscriminadamente. Ainda segundo a autora, no incio da dcada de 50, com o advento dos psicofrmacos, a interveno organicista foi intensificada, pois o uso desmesurado de tal recurso acabaria por torn-lo uma camisa-de-fora qumica. Observa-se que a psiquiatria se constitui Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 6

na modernidade tendo como referncia os paradigmas cientficos das cincias naturais, com um esforo de objetividade que hoje se expressa principalmente no modelo do biotecnicismo e nos sistemas de classificao das doenas (CID 10 e DSM-IV).

A partir de experincias alternativas, o campo das teraputicas asilares comeava a ser questionado. Em vrios lugares comearam a surgir novas modalidades de confronto com o hospcio: Cooper e Laing na Inglaterra, Nise da Silveira no Brasil, Tosquelles e outros na Frana e o movimento liderado por Basaglia na Itlia (Amarante, 1996). Podemos considerar que o que une tais autores a proposta de deslocar a ateno da doena para o acolhimento das vivncias do sujeito.

Um aspecto fundamental que desejamos ressaltar nesse histrico que, como nos lembra Foucault (2002), a questo da invalidao social do louco e do uso de tratamentos de carter repressor, vai muito vai alm do mbito mdico psiquitrico. A partir da anlise feita por este autor, possvel compreender que, com o surgimento do iluminismo e do primado da razo, o discurso do louco invalidado. Aos poucos foi se criando um padro de normalidade a ser seguido, sendo os considerados desviantes relegados ao asilo, e, consequentemente, anulados socialmente.

Pensar a constituio do objeto de estudo da psiquiatria e da psicologia, pressupe pensar a prpria constituio daquilo que entendemos por cincia. Conforme prope Figueiredo (2002), a partir de Francis Bacon e Ren Descartes inaugurou-se uma tradio que busca excluir as vivncias humanas relacionadas cultura do que considerado conhecimento cientificamente vlido, visando uma suposta neutralidade. Busca-se construir uma cincia das leis gerais, da mensurao e do controle dos objetos de estudo observados. desta maneira que o conhecimento passa a ser construdo de forma a se apartar da vida subjetiva do homem.

Assim, algo que fica cada vez mais claro quando nos aproximamos de campos que estudam o sujeito em relao com o mundo que, ao falarmos em vivncias humanas, estaremos sempre nos referindo a algo que inapreensvel por modelos provenientes exclusivamente das cincias naturais e exatas. Esta questo trabalhada quando Ewald (2008) cita o livro As Cincias do Impreciso, do fsico Abraham Moles, segundo o qual h uma dimenso da Cincia que lida com fatos imprecisos, para os quais uma linguagem e uma metodologia devem ser construdas. O que esse ponto de vista vem a afirmar a impossibilidade de se buscar preciso e exatido naquilo que pertence ordem do impreciso, como o caso dos fenmenos estudados pelas cincias humanas.

Tendo como ponto de partida o paradigma galileano, Carlo Ginzburg (1989) discute questes relacionadas posio desconfortvel ocupada pelas cincias humanas diante dos critrios de cientificidade do paradigma galileano e ressalta a necessidade de criarmos um mtodo prprio para as chamadas disciplinas indicirias. Assim, afirma o autor: o grupo de disciplinas que chamamos de indicirias (includa a Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 7

medicina) no entra absolutamente nos critrios de cientificidade deduzveis do paradigma galileano. Tratase, de fato, de disciplinas eminentemente qualitativas, que tm por objeto casos, situaes e documentos individuais, enquanto individuais [...] A cincia galileana tinha uma natureza totalmente diversa, que poderia adotar o lema escolstico individuum est ineffabile, do que individual no se pode falar. O emprego da matemtica e o mtodo experimental, de fato, implicavam respectivamente a quantificao e a repetibilidade dos fenmenos (p. 156). Vemos que Ginzburg ressalta o carter qualitativo das disciplinas que tm como ponto de partida os indcios, as pistas, fornecidas pela realidade, em torno das quais ir construir seu conhecimento, como ocorre com as disciplinas ligadas ao campo dos cuidados com a sade. A forma, como tais indcios sero interpretados, no est dada, mas depende do arcabouo terico e metodolgico escolhido por cada profissional. O que propomos que tal atividade interpretativa leve em conta os sentidos que podem ser criados a partir das vivncias singulares daqueles que foram historicamente enquadrados em classificaes diagnsticas. Sendo assim, as cincias humanas que buscam criar novas formas de atuar no campo dos cuidados de sade mental, tm como possibilidade, diante de si, outras escolhas epistemolgicas que priorizam avaliaes qualitativas que respeitam o processo singular vivenciado por cada sujeito.

justamente por considerar que uma psiquiatria pautada em critrios de cientificidade do chamado paradigma galileano insuficiente para compreender as vivncias humanas, que Nise da Silveira cria uma metodologia de trabalho que se contrape psiquiatria de sua poca. Ao comear seu trabalho no Centro Psiquitrico Pedro II, no Engenho de Dentro, em 1946, Nise da Silveira recusou-se a utilizar os mtodos predominantes na poca, considerados por ela agressivos, chegando mesmo a equipar-los a algumas tcnicas de tortura que ela viu serem utilizadas na priso onde esteve durante a ditadura Vargas. Tais mtodos tinham ainda um carter extremamente opressor, j que buscavam reprimir o delrio, o comportamento, as lembranas, e qualquer tipo de expresso do sujeito (Silveira, 1992).

Nise resolveu, ento, caminhar por outra via e comeou o seu trabalho em um setor, at ento desvalorizado, o Setor de Teraputica Ocupacional e Reabilitao. Em oposio psiquiatria da poca, Nise prope um trabalho que busca valorizar e acolher as expresses do sujeito, ao invs de transform-las em meros sintomas a serem reprimidos. No seu livro O Mundo das Imagens (1992), partindo da perspectiva de F. Capra, Nise afirma: ... os sintomas de um distrbio mental refletem a tentativa do organismo de curarse e atingir um novo nvel de integrao. A prtica psiquitrica corrente interfere neste processo de cura espontnea ao suprimir os sintomas. A verdadeira terapia consistiria em facilitar a cura, fornecendo ao indivduo uma atmosfera de apoio emocional (p. 13). E lana ainda a pergunta: valeria a pena esquecer os contedos nucleares das psicoses, ou antes, seria prefervel traz-los tona, confront-los, tentar interpretlos, metabolizando-os e mesmo transformando-os? (p. 12).

Vemos a, que aquilo que a psiquiatria tradicional considerava um sintoma da patologia, Nise encarava como uma expresso autntica do sujeito, que precisava ser acolhida. Em conjunto com esta nova forma de encarar a patologia, surge uma nova possibilidade de lidar com a alteridade do louco. Podemos ir mais alm e dizer ainda que neste momento que surge a possibilidade de o louco resgatar sua alteridade, j que para Emanuel Levins (2009) alteridade tirar o outro de lugar de objeto e o colocar no lugar de ser. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 8

justamente isto que Nise da Silveira faz com os internos do hospital, retirando-os de um mero lugar de objetos de pesquisa e aplicao de mtodos ditos cientficos, e passando a consider-los como seres que devem ser escutados e levados em conta, possibilitando assim, o comeo de uma revalidao da voz do louco.

Para possibilitar que os internos j cronificados pelo ambiente hospitalar pudessem expressar seus contedos internos e manifestar sua forma de ser, Nise prope a criao de um ambiente acolhedor no hospital, e uma teraputica pautada na relao, onde o afeto seria o catalisador para a cura do indivduo. Os atelis, as oficinas de trabalho e as atividades culturais proporcionavam condies para que os frequentadores expressassem suas vivncias, restabelecessem laos afetivos e desenvolvessem suas habilidades e potencialidades. A partir da intensa produo nos atelis do Setor de Teraputica Ocupacional foi criado o Museu das Imagens do Inconsciente, com o intuito de possibilitar um estudo mais aprofundado das impressionantes imagens que surgiam nos atelis. O estudo das imagens do inconsciente se mostrou uma importante ferramenta no trabalho de Nise, permitindo a compreenso das vivncias dos frequentadores dos atelis, assim como a identificao de temas mticos e de um sentido de continuidade na srie de imagens. A partir de sua experincia no Museu, Nise prope: ... uma reformulao da atitude face a estes doentes e de uma radical mudana nos tristes lugares que so os hospitais psiquitricos (Silveira, 1992, p. 18).

A grande questo colocada por Nise em seu trabalho era: como podiam os psiquiatras enquadrar pessoas que vivenciavam experincias psquicas to diferentes sobre um mesma entidade nosolgica? Alguns dos casos acompanhados por Nise da Silveira, relatados nos livros Imagens do Inconsciente (1981) e O Mundo das Imagens (1992), nos levam a pensar: como a sensao do espao subvertido, que surgiam nas imagens de Fernando Diniz, poderia se assemelhar metamorfose de Adelina em flor relatada na sua srie de imagens? Seria o diagnstico esquizofrenia suficiente para abranger a viso transcendente de Carlos Pertuis do planetrio de Deus e o reaparecimento do Deus Dionsio nos desenhos de Octavio e Carlos?

A partir de tais questionamentos e do trabalho de Nise da Silveira, podemos considerar que a arte mostra-se como um valioso instrumento no campo dos cuidados de sade ao possibilitar que aqueles que vivenciam intensas transformaes subjetivas tenham acesso a novos recursos de linguagem e de criao de sentidos. A temtica da criao trabalhada por Fayga Ostrower (1997), que traz a noo de que a criao nasce quando o homem impelido a dar forma aos fenmenos. Assim, a autora prope que criar , basicamente, formar. poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse novo, de novas coerncias que se estabelecem para a mente humana, fenmenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. [...] O homem cria, no apenas porque quer, ou porque gosta, e sim porque precisa; ele s pode crescer, enquanto ser humano, coerentemente, ordenando, dando forma, criando (p. 9-10). Consideramos importante destacar a questo levantada por Ostrower acerca da necessidade humana de criar. curioso notar, a partir das palavras da autora, que o ato

Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ

Pgina - 9

de criar se d como ordenao de nossa experincia no mundo. justamente essa criao e ordenao que constitui toda a base do processo teraputico. Sobre esta questo, Benilton Bezerra Jr. (1996) prope que todo esforo de linguagem, de construo narrativa, visa oferecer uma unidade e coerncia que impedem a fragmentao e a disperso dos fluxos da vida psquica (p. 22).

Nise da Silveira encontrou em Antonin Artaud a traduo em palavras para as incrveis imagens pintadas pelos internos do Engenho de Dentro, que expressavam experincias nicas, ricas e por vezes nefastas. A frase o ser tem estados inumerveis e cada vez mais perigosos (apud Silveira, 1989, p. 9) escrita por Artaud como um pequeno comentrio pintura do surrealista Victor Brauner, parecia ser a legenda das imagens que surgiam das pontas dos pincis dos internos. A expresso os inumerveis estados do ser passou ento a ser de uso comum de Nise da Silveira e toda a sua equipe.

As palavras de Artaud atingiram Nise profundamente. Sua Carta aos Mdicos-chefes dos Manicmios1 soavam para ela como um zunir de chicote de ao na face de todos os psiquiatras (Silveira, 1989). Talvez hoje em dia fosse mais adequado dizer que tais palavras trazem repercusses s prticas de todos os tcnicos de sade mental e, ainda, de toda a sociedade, j que consideramos que o equvoco no se d apenas pela ao, mas tambm pela omisso.

Ao escrever sobre o trabalho da Casa das Palmeiras2 em seu livro O Mundo das Imagens (1992), podemos sentir as palavras de Artaud ecoando por trs dos dizeres de Nise, que afirma que rtulos e diagnsticos, so, para ns, de significao menor, e no costumamos fazer esforo para estabelec-los de acordo com classificaes clssicas. No pensamos em termos de doena, mas em funo de indivduos que tropeam no caminho de volta realidade cotidiana (p. 21).

A Casa das Palmeiras uma experincia inovadora na modalidade de assistncia externa para egressos de estabelecimentos psiquitricos. Tem seu trabalho baseado em atividades de livre expresso, dando grande nfase nas relaes interpessoais, e na ateno aos processos psquicos fugidios vivenciados pelos clientes. O trabalho de Nise e de sua equipe na Casa das Palmeiras demonstra bem a posio de pioneira que ela assume no campo da psiquiatria brasileira, posio essa que refletida na maneira como ela encara o louco e suas vivncias. Buscando dar visibilidade social e voz loucura, atravs de todo tipo de artifcios, seja por exposies das obras de internos em diversas partes do pas e do mundo ou de passeios de clientes da Casa das Palmeiras por lugares pblicos. Ao confrontar o paradigma da psiquiatria clssica, Nise se mostra uma precursora de alguns movimentos que viriam a surgir no Brasil, como a reforma psiquitrica e o movimento anti-manicomial. 1 Disponvel em: http://www.redutoliterario.hpg.ig.com.br/poesia/antoninartaud6.htm. Acesso em 3 maio 2009. 2 A Casa das Palmeiras uma instituio sem fins lucrativos criada para funcionar como espcie de ponte entre o hospital e a vida na sociedade (Silveira, 1986, p. 9) para egressos de hospitais psiquitricos. Foi fundada em 23 de dezembro de 1956 por Maria Stela Braga, psiquiatra, Belah Paes Leme, artista plstica, Ligia Loureiro, assistente social e Nise da Silveira, psiquiatra. (Silveira, 1986) Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 10

Antonin Artaud, escritor, ator, dramaturgo, poeta maldito e visionrio francs, participou do movimento surrealista (posteriormente rompendo com este), atuou em inmeros filmes3, entre eles Napoleon (1927) e A Paixo de Joana DArc (1928), alm de ter escrito o roteiro de A Concha e o Clrigo (1928). Fundou o teatro Alfred Jarry (1927), e idealizou o teatro da crueldade, onde propunha uma mudana na forma de atuar, na estrutura do espetculo e na relao do teatro com o pblico, buscando perturbar os repousos dos sentidos e levar a uma revolta virtual. Esta forma de teatro seria como uma espcie de peste que atingiria a todos, para trazer a revelao, a afirmao e fazer vazar todos os abscessos coletivamente (Artaud, 2006). Nas palavras de Artaud: o teatro da crueldade foi criado para devolver ao teatro a noo de uma vida apaixonada e convulsa... (Idem, p. 143).

Artaud vivenciou os horrores de ser reduzido a um louco sem voz, a um desatinado, ficou nove anos internado em diversos asilos para alienados indo por fim parar em Rodez, na Frana. L voltou a escrever, elaborando aos poucos uma rica obra pictogrfica que mistura desenho e escrita. Entretanto, o tratamento a que era submetido o exasperava, sentia-se morrendo lentamente a cada sesso de eletrochoque e coma insulnico. Em 1945 escreve uma carta para Dr. Ferdire, psiquiatra e superintendente do hospital, implorando para que cessassem de aplicar-lhe tais tipos de tratamento. Eis um pequeno trecho da fatdica carta: o eletrochoque me desespera, apaga minha memria, entorpece meu pensamento e meu corao, faz de mim um ausente que se sabe ausente, e se v durante semanas em busca de seu ser, como um morto ao lado de um vivo, que no mais ele, que exige sua volta e no qual ele no pode mais entrar. Na ltima srie, fiquei durante os meses de agosto e setembro na impossibilidade absoluta de trabalhar, de pensar, e de me sentir ser... (apud Silveira, 1992, p. 12). Aps anos sofrendo tais tipos de tratamento, Artaud se tornou, em sua prpria concepo, um trapo, incapaz de lembrar ou ter sentimentos. Sentia-se morto. A experincia de Artaud um vvido exemplo de como os tratamentos denominados, por Nise da Silveira, de agressivos podem aniquilar a alteridade daqueles que foram relegados ao ttulo de alienados.

Antonin Artaud pode ser visto como um dos principais defensores da alteridade daqueles que eram denominados loucos. Considerava impossvel ter sua alteridade enquadrada em qualquer tipo de sistema ou norma. Nise, em seu texto sobre Artaud, afirma: impossvel rotular Artaud (Silveira, 1989, p. 10). Tal impossibilidade provm da audcia de Artaud em desafiar os diagnsticos e rotulaes proferidos pelos homens da cincia. Em sua obra, Van Gogh: o suicida da Sociedade4 (2003) coloca-se a pergunta: o que um autntico alienado?, para logo em seguida responder: um homem que preferiu tornar-se louco, no sentido em que isto socialmente entendido, a conspurcar uma certa ideia de honra humana. Foi assim que a sociedade estrangulou em seus asilos, todos aqueles dos quais ela quis se livrar ou se proteger pr ter se recusado em se tornar cmplices dela em algumas grandes safadezas. Porqu um alienado tambm um 3 O site http://www.imdb.com/name/nm0037625/ (acesso: 3 maio 2009) disponibiliza uma lista completa dos filmes que Antonin Artaud escreveu e nos quais atuou. 4 A traduo feita por Ferreira Gullar para o ttulo deste livro talvez no seja a mais adequada. Nise da Silveira em seu texto sobre Artaud (1989) prope uma outra, que consideramos mais adequada para o ensaio de Artaud: Van Gogh, o suicidado da sociedade. Silveira, ao comentar a obra, aponta: Segundo Artaud, Van Gogh no se suicidou foi suicidado (p. 22). Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 11

homem que a sociedade se negou a ouvir e quis impedi-lo de dizer insuportveis verdades (p. 32-33).

Tal citao demonstra bem que a obra de Artaud, assim como sua vida, pode ser considerada como um smbolo em prol da transformao de uma alteridade radical em uma valorizao da singularidade deste outro. Para Artaud, os mdicos estavam apenas preocupados em classificar as patologias e utilizar seus mtodos repressores, ao invs de tentar compreender as vivncias daqueles que eram encarcerados nos asilos. Por isto talvez estivesse falando de si prprio ao afirmar que Van Gogh, melhor do que qualquer outro psiquiatra do mundo definiu a sua doena. Assim, a patologia de Van Gogh poderia ser definida atravs de desenhos soberbos, feitos de uma exploso de cores que atingem, como um golpe poderoso e imprevisvel, todas as formas da natureza e dos objetos. Da mesma maneira, a etologia da doena de Artaud poderia ser pesquisada na alma exposta em cartas e pictografias, que tentavam a todo custo acordar os homens, atingi-los para que se reencontrassem com eles mesmos e com o cosmos, salvando-os de sua prpria auto-destrutividade (Artaud, 2006). Artaud sentia a necessidade de gui-los ao mundo vivenciado por ele, em suas palavras: eu desejaria fazer um Livro que perturbe os homens, que seja uma porta aberta e que os conduzam aonde eles jamais haveriam consentido de ir, uma porta simplesmente contgua realidade (apud Silveira, 1989, p. 11).

Artaud busca despertar o sentimento de estranhamento, de espanto, subvertendo as formas tradicionais do teatro e criando algo novo: o teatro da crueldade. Em O teatro e seu duplo (2006), Artaud afirma: o longo hbito dos espetculos de distrao nos fez esquecer a ideia de um teatro grave que, abalando todas as nossas representaes, insufle-nos o magnetismo ardente das imagens e acabe por agir sobre ns a exemplo de uma terapia da alma cuja passagem no se deixar mais esquecer. Tudo o que age uma crueldade. a partir dessa ideia de ao levada ao extremo que o teatro deve se renovar (p. 96). Assim pode ser resumido o Teatro da Crueldade de Artaud: trata-se, portanto, para o teatro, de criar uma metafsica da palavra, do gesto, da expresso, com vistas a tir-lo de sua estagnao psicolgica e humana. (p. 102).

Artaud se mostra um rebelde, um artista maldito, marginal, que compreendeu e vivenciou os inumerveis e cada vez mais perigosos estados do ser (apud Silveira, 1989, p. 9), um homem que sabia que o estranho nada mais do que, a multiplicidade que existe na unidade do homem, mas que este se recusa a ver e a refuga. Atravs da mscara de ator, marginal e louco, buscou aproximar o estranho da dita sociedade civilizada, tornando-se, ele mesmo, o estranho. Artaud, em seu texto sobre o Heliogbalo, demonstra bem esta ideia: ter o sentido da unidade profunda das coisas ter o sentido da anarquia e do esforo a ser feito para reduzir as coisas, reconduzindo-as unidade. Quem tem o sentido da unidade tem o da multiplicidade das coisas, desta poeira de aspectos atravs dos quais preciso passar para reduzi-los e destru-los (apud Silveira, 1989, p. 14).

Ao fazermos uma reflexo acerca da repercusso das palavras de Artaud em questes metodolgicas ligadas ao campo dos cuidados em sade mental, podemos pensar: como podemos construir um conhecimento a respeito das vivncias subjetivas humanas a partir daquilo que surge como estranho para ns? O exerccio Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 12

de estranhamento, proposto pelo teatro de Artaud o ponto de partida fundamental para que qualquer forma de crtica da realidade seja possvel. Quando estranhamos o mundo, quando olhamos para o cotidiano com um olhar enviesado, passamos a estranhar aquilo que tomado como banal, familiar, bvio, imutvel. O estranhamento, que pode tomar formas de espanto, assombro, nusea, angstia e desespero, o ponto de partida para qualquer forma de crtica, questionamento e para a criao do novo. Promove o deslocamento de nosso lugar habitual e nos permite vislumbrar outras possibilidades, que no aquelas dadas, nos permite sonhar, criar mundos, servindo como um caminho para enfrentar a lgica perigosa que nos leva a acreditar que o mundo est pronto e que no h nada que podemos fazer para mud-lo.

Em sua obra Sociologia da arte (1970), Jean Duvignaud ressalta o carter contestatrio da arte, afirmando: na realidade, a experincia artstica de criao de formas , de cada vez, um recomear do jogo que se apropria, sem dvida, dos elementos que constituem a paisagem humana que o artista habita (mesmo que essa paisagem seja mental ou anedtica), mas que sugira um novo arranjo, indito, e prope uma redistribuio do sistema constitudo. A arte s raramente a representao de uma qualquer ordem. Pelo contrrio, , habitualmente, a sua permanente e ansiosa contestao (p. 31). interessante notar que Duvignaud concebe a arte como uma espcie de jogo entre o artista e a paisagem humana que habita. Esta relao dinmica entre o artista e o meio social possibilita a criao do novo, a transformao das formas produzidas no jogo social.

Propomos aqui pensar a arte enquanto prtica social capaz de nos fornecer um conhecimento acerca dos modos de subjetivao presentes na sociedade. Neste sentido, Antonio Candido (2000) afirma que a arte social em dois sentidos: depende da ao de fatores do meio, que se exprimem na obra em graus diversos de sublimao; e produz sobre os indivduos um efeito prtico, modificando a sua conduta e concepo do mundo, ou reforando neles o sentimento dos valores sociais (p. 20-21). interessante notar, nas palavras de Antonio Candido, a valorizao da dinmica entre a arte e sociedade: o social age na arte e a arte age no social. Assim, o autor prope que a prpria natureza da obra ser social. Antonio Candido enfatiza a relao intrnseca entre arte e sociedade a tal ponto que chega a afirmar que a arte s est acabada no momento em que repercute e atua (p. 21).

A partir disso, vale retomar a proposta de Antonin Artaud (2006): a questo do teatro deve despertar a ateno geral, ficando subentendido que o teatro, por seu lado fsico, e por exigir a expresso no espao, de fato a nica real, permite que os meios mgicos da arte e da palavra se exeram organicamente e em sua totalidade como exorcismos renovados. De tudo isso conclui-se que no sero devolvidos ao teatro seus poderes especficos de ao antes de lhe ser devolvida sua linguagem (p. 101). possvel observar o quanto a produo de Antonin Artaud pode ser situada dentro de um jogo do artista com sua poca, com os sistemas normatizadores que se encontravam em ao tanto na psiquiatria quanto na arte. Assim, tornandose conhecido como um artista marginal, a obra de Artaud tornou possvel colocar em questo a ordem psiquitrica, social e artstica ao criar uma forma de arte provocadora e subversiva.

Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ

Pgina - 13

Concluso

A partir do caminho aqui percorrido, ressaltamos o debate acerca da alteridade do denominado louco ou doente mental, analisando algumas das valiosas experincias que possibilitaram o incio de um processo de mudana no campo da sade mental, como o trabalho de Nise da Silveira e as vivncias relatadas por Antonin Artaud.

Ao acompanharmos o processo histrico que levou a construo de uma determinada concepo a respeito das vivncias de pessoas que tm seus laos sociais marcados por grande sofrimento, propomos pensar a experincia de Antonin Artaud como exemplar em mostrar as possibilidades de abertura de sentido trazidas pela arte. Nise da Silveira utiliza as experincias de Artaud para mostrar que as vivncias do louco no podem ser reduzidas a diagnsticos, mas sim que devem ser compreendidas como modos ou estados de ser. A partir disso, devemos possibilitar o sujeito a encontrar canais de expresso para suas vivncias, sendo a arte, nesse momento, uma importante ferramenta teraputica.

Nise da Silveira e Antonin Artaud deixaram a marca da resistncia. Enquanto o saber mdico da poca tentava impor uma determinada racionalidade normatizadora, Nise ousou criar novas formas de tratamento. J Artaud, ousou construir sentidos para suas vivncias e subverter a ordem imposta pela arte e sociedade atravs de textos, desenhos e peas de teatro. O trabalho de Nise e a obra de Artaud nos abrem, assim, para uma nova concepo: a de que os estados de ser podem ser inumerveis, o que nos desloca de uma entidade chamada doena mental para nos fazer conceber uma diversidade de modos de ser e estar no mundo.

Por fim, esperamos que este trabalho possa servir para ampliar as possibilidades de reflexo. Para isso, deixamos ao leitor uma questo levantada por Flix Guatarri (1990): ... as melhores cartografias da psique, ou se quisermos, as melhores psicanlises no foram elas maneira de Goethe, Proust, Joyce, Artaud e Becket, mais do que de Freud, Jung, Lacan? (p. 18).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMARANTE, Paulo. O Homem e a Serpente: Outras Histrias para a Loucura e a Psiquiatria. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 1996. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. So Paulo: Martins Fontes, 2006. ______. Van Gogh: o suicida da sociedade. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2003. ______. Carta aos Mdicos-chefes dos Manicmios Disponvel em: http://www.redutoliterario.hpg.ig.com. br/poesia/antoninartaud6.htm. Acesso em: 3 maio 2009. BEZERRA, Jr. Benilton. A paixo da linguagem. Processos de subjetivao contemporneos: uma leitura de Clarice Lispector [tese de doutorado]. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social da Uerj, 1996. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ Pgina - 14

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. So Paulo: T. A. Queiroz, 2000. CANGUILHEM, G. O normal e o patolgico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. DUVIGNAUD, Jean. Sociologia da arte. Rio de Janeiro/So Paulo: Companhia Editora Forense, 1970. EWALD, A. P. A vida da crnica e a crnica da vida. Crnicas folhetinescas e psicologia social fenomenolgica. Revista Rio de Janeiro, UERJ, 2008. FERREIRA, A. Pacelli. O caso clnico: unidade de anlise da clnica psiquitrica e da reforma. Relatrio Final, Ps-doutorado em Psicologia, Laboratrio de Psicopatologia Fundamental PUC-SP, 2005. FIGUEIREDO, Lus Cludio. Matrizes do Pensamento Psicolgico. 9 edio. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. FOUCAULT, Michel. O nascimento da clnica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1977. ______. Microfsica do Poder. 17 ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2002. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Companhia das letras, 1989. GUATTARI, Flix. As trs ecologias. So Paulo: Papirus, 1990. LEVINS, Emanuel. Entre Ns: Ensaios Sobre a Alteridade Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. MELO, Walter. Ningum vai Sozinho ao Paraso: o percurso de Nise da Silveira na psiquiatria do Brasil. Tese, Ps-graduao em Psicologia Social, IP/UERJ, 2005. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criao. 12 ed. Petrpolis: Vozes, 1997. SERPA JR. Octavio Domont. Psiquiatria e neurocincias: como redescobrir o crebro sem eclipsar o sujeito. Latinoam. Psicopat. Fund. VII, no. 2, 2004. SILVEIRA, Nise da. O mundo das Imagens. So Paulo: Ed. tica, 1992. ______. Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro: Ed. Alhambra, 1981. ______.Um homem em busca do seu mito. In: Artaud: a nostalgia do mais. Marco Lucchesi (Org.). Rio de Janeiro: Ed. Numen, 1989. ______. Casa das Palmeiras. Rio de Janeiro: Ed. Alhambra, 1986.

Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ

Pgina - 15

You might also like