You are on page 1of 7

opostas de Redao Dicas e Pr

su Linguagem, Cdigos e
6 Temtica Abordada

as Tecnologias
Prof. Well Morais

Sade Pblica
Durante os ltimos 30 anos, a situao da sade pblica, no Brasil e no mundo, evoluiu rpida e profundamente. Esta transformao foi determinante e consequncia da evoluo verificada nos conceitos e na prtica da sade pblica. Determinante por ter catalisado a pesquisa aplicada, estabelecido prioridades e por ter trazido uma realidade diferente, em constante evoluo, que pedia, e pede, conceitos novos para ser adequadamente compreendida. Consequncia por sofrer a influncia da aplicao destes novos conceitos e das tcnicas deles resultantes. Ao perder seu poder explicativo, os paradigmas em cincia do lugar ao novo. A progresso geomtrica da transformao do cenrio nacional e mundial vem causando mudanas cada vez mais frequentes. Talvez seja exagero afirmar que houve uma mudana radical de paradigma na sade pblica ao longo dos ltimos 30 anos, mas sem dvida verificaram-se trocas de paradigmas nas inmeras disciplinas que constituem seu embasamento cientfico. Essas mudanas influenciaram o pensamento em sade pblica, mas esta no uma disciplina acadmica exclusivamente. Pela sua prpria natureza, a sade pblica tem muito, seno tudo, a ver com o contexto econmico, social, cultural e poltico.
Luiz Jacintho da Silva Departamento de Clnica Mdica da Faculdade de Cincias Mdicas da Universidade Estadual de Campinas.

genticas, no deve levar posio de negligncia do papel dos fatores ambientais. Dentre estes, que estimulam a sade das pessoas, esto os exerccios fsicos, ao lado da boa alimentao, da higiene, das imunizaes, da vida em ambiente saudvel, do sono e da recuperao adequada dos esforos fsicos e mentais. Considerao de importncia a de que os benefcios do exerccio so comuns a todos os tipos de atividade fsica, esportiva ou laborativa, desde que os esforos no sejam excessivos em relao condio fsica da pessoa. O exerccio uma forma de sobrecarga para o organismo. Sobrecargas bem dosadas estimulam adaptaes de aprimoramento funcional de todos os rgos envolvidos, mas quando excessivas, produzem leses ou deteriorao da funo. O sedentarismo caracteriza-se por uma ausncia de sobrecargas para todo o sistema neuro-msculo-esqueltico e metablico, levando ao enfraquecimento progressivo de estruturas com funes biomecnicas, e a alteraes funcionais que estatisticamente se correlacionam com maior incidncia ou gravidade de doenas. Com base em estudos epidemiolgicos e fisiopatolgicos, formou-se o consenso de que os exerccios estimulam a sade em diversos aspectos: Alvio de tenses emocionais: a atividade fsica reconhecida como uma forma eficiente de aliviar o stress emocional, diminuindo assim um importante fator de risco para diversas doenas crnicas. Melhora da composio sangunea: os exerccios em geral tendem a normalizar os nveis de glicose, gorduras e diversas outras substncias no sangue, que podem estar alterados e trazer riscos aos portadores. Reduo da presso arterial: pessoas ativas fisicamente tendem a ter nveis pressricos mais baixos, e os exerccios em geral auxiliam a diminuir a presso arterial dos hipertensos. Estmulo ao emagrecimento: qualquer tipo de exerccio estimula a reduo da gordura corporal, diminuindo assim a possibilidade da pessoa desenvolver doenas como a aterosclerose, o diabetes e outras.

Condies para ter sade


Em toda a histria da humanidade, a atividade fsica vigorosa sempre esteve associada com a imagem de pessoas saudveis. Basta lembrarmos dos jogos olmpicos que comearam na Grcia 776 antes de Cristo! Mens sana in corpore sano, diziam os romanos. Popularmente existe a tendncia para considerar todas as pessoas iguais, sendo as diferenas individuais atribudas a fatores ambientais tais como hbitos de vida e alimentao, entre outros, e esquece-se os fatores hereditrios, genticos. importante lembrar que a sade das pessoas repousa sobre duas colunas : a constituio gentica e as condies ambientais. Entretanto, agora, vamos dedicar-nos a estas ltimas, porque a conscincia e a preocupao com as heranas

Aumento da densidade ssea: o sedentarismo leva a uma diminuio progressiva da resistncia ssea, aumentando o risco de fraturas, e os exerccios fsicos constituem recurso de alta relevncia para evitar e reverter essa situao. Aumento da massa muscular: a atividade fsica habitual leva a um aumento do volume e fora dos msculos, protegendo as articulaes e favorecendo a aptido fsica. Desenvolvimento da aptido fsica: os exerccios aumentam a capacidade das pessoas realizarem esforos, permitindo assim maior autonomia motora, condio conhecida como boa qualidade de vida.

http://blogdomangabeira.blogspot.com

Um dos aspectos que no pode ser esquecido, em funo de sua importncia para a vida em sociedade, a deteriorao da forma do corpo consequente ao sedentarismo. A falta de exerccios leva diminuio progressiva da massa muscular e tendncia para o acmulo de gordura. Tendo os msculos consistncia firme e formas arredondadas, sua funo modeladora, tanto no homem quanto na mulher. O tecido adiposo, de consistncia flcida e sem forma definida, o elemento deformante do corpo. Nas cidades, a soluo mais habitual para o sedentarismo imposto pelo trabalho intelectual so as atividades esportivas. Clubes, academias e empresas que fabricam equipamento profissional e domstico para ginstica proliferam nas regies urbanizadas de todo o planeta, em consonncia com a conscincia das pessoas quanto necessidade de atividade fsica. Atividades recreacionais como caminhadas, passeios ciclsticos, pescarias, camping e nutica tambm envolvem razovel e benfica atividade fsica, mas devido ao seu carter geralmente espordico, devem ser complementadas com outras formas de exerccio mais frequente. Uma questo que costuma receber nfase injustificada a indicao da atividade fsica supostamente ideal. O que se pode afirmar do ponto de vista do conhecimento cientfico

que todas as formas de exerccio possuem mais ou menos os mesmos efeitos salutares acima elencados. Assim sendo, no se justifica classificar as diversas atividades fsicas como mais ou menos salutares, a no ser que se considere a incidncia de traumas, que evidentemente pode variar entre as diversas formas de exerccio. A opo por uma ou outra forma de atividade fsica deve ficar por conta do prazer que cada pessoa encontra na sua prtica. Pessoas extrovertidas costumam apreciar atividades coletivas com bola e ao ar livre, nos clubes e praas esportivas. As pessoas mais introvertidas geralmente preferem atividades individuais em academias, e quando as suas personalidades no so adequadas nem para estes locais, os exerccios em casa podem ser os ideais. Escolhido o tipo de exerccio com base na preferncia e na condio fsica da pessoa, uma adequada orientao tcnica fundamental. Nos clubes e academias, professores e tcnicos podero oferecer a orientao adequada em cada modalidade esportiva. Para as pessoas que preferirem os exerccios domsticos, importante seguir as orientaes dos equipamentos utilizados, geralmente fornecidos por meio de folhetos ou vdeos. Qualquer dvida dever ser esclarecida com profissionais de educao fsica, muitos dos quais esto se dedicando funo de treinadores pessoais. A avaliao inicial de algum que deseja iniciar um programa de condicionamento fsico um outro aspecto que merece algumas consideraes. As recomendaes para atividade fsica de populaes estabelecidas pelos Centers for Disease Control and Prevention e pelo American College of Sports Medicina, dos Estados Unidos (Pate et al, 1995), esclarecem que a maioria das pessoas adultas no necessitam consulta mdica antes de iniciar um programa de exerccios suaves ou moderados. Homens acima de 40 anos e mulheres acima de 50 anos, devem consultar um mdico nas seguintes situaes: desejo de praticar exerccios intensos; quando apresentarem doenas crnicas do tipo diabetes, hipertenso arterial e aterosclerose; quando apresentarem fatores de risco para doenas crnicas tais como tabagismo e obesidade. Na consulta mdica, sero avaliados os antecedentes familiares e pessoais, os sinais e sintomas de doenas em geral, e exames laboratoriais podero estar indicados. Um deles o eletrocardiograma realizado durante exerccio em bicicleta ergomtrica ou esteira, que pode evidenciar estgios iniciais de doenas cardacas, caso em que estaro contraindicados exerccios exaustivos de qualquer tipo. Avaliao detalhada da composio corporal e das qualidades de aptido no uma necessidade para realizar exerccios com segurana e eficincia, desde que as pessoas sejam bem orientadas por um profissional competente. Mudanas de hbitos alimentares podem ser necessrias para que as pessoas possam atingir os seus objetivos, e neste caso uma consulta com nutricionista poder ser importante.

O nvel da sade pblica no Brasil

A populao com sobrepeso


Os nmeros do dficit de altura no pas

Crianas de 5 a 9 anos 33,5%


14,3%

Norte 8,5%

Crianas e adolescentes 10 a 19 anos 20,5% 4,9% Adultos com 20 anos ou mais

Com excesso de peso

Nordeste 5,9%

Obesos
Centro-Oeste 8,5%

49% 14,8%

Sudeste 6,1%

Sul 3,9%
EVOLUO DOS BRASILEIROS ACIMA DO PESO NAS LTIMAS DCADAS
Sexo Masculino (em %)
5 a 9 anos** 34,8 15 2,9 1974-75(1) 10 a 19 anos 16,7 3,7 7,7 0,4 1,5 4,1 2002-03(3) 21,7 5,9 2008-09 7,6 13,9 0,7 2,2 1989 15,1 3 2002-03(3) 4,1 1989(2) 2008-09 16,6 8,6 1,8 11,9 2,4 1989(2) 2008-09

Sexo Feminino (em %)


5 a 9 anos** 32 11,8

10,9

1974-75(1) 10 a 19 anos

19,4 4 2008-09

1974-75 20 anos ou mais

1989

1974-75 20 anos ou mais

50,1 41,4 29,9 18,5 Excesso de peso Obesidade 2,8 1974-75 5,4 1989 9 2002-03 12,4 8 1974-75 13,2 28,7 13,5 41,4 40,9

48

16,9 Excesso de peso

2008-09

1989

2002-03

2008-09

Obesidade IBGE.

(1) Estudo Nacional de Despesa Familiar 1974-75 IBGE. (2) Pesquisa Nacional Sobre Sade e Nutrio 1989 IBGE. (3) Pesquisa de Oramentos Familiares 2002-03 Fonte: Pesquisa de Oramentos Familiares 2008-09 IBGE. ** No h dados de 2002-03 para a faixa etria de 5 a 9 anos.

http://varzeadopoconoticias.blogspot.com/2010/11/saude-publica-no-brasil-hoje.html

A sade pblica do Brasil tem se revelado de baixssima qualidade e em quantidade inadequada para atender a populao, notadamente, a populao pobre. Quantas vezes temos visto pela grande mdia relatos e imagens que nos deixam indignados e revoltados com falta de estrutura fsica e humana para atender as pessoas? Certamente, muitas vezes. Quem tem um plano de sade privado passa pelo mesmo problema? O Brasil gasta de forma adequada com a sade dos brasileiros? Os gastos com sade no Brasil so gigantescos, entretanto, a carncia de recursos mdicos ainda persiste, notadamente nas regies mais distante dos grandes centros e nas periferias

das grandes cidades brasileiras. O Instituto de Pesquisas Econmicas Aplicadas (IPEA) realizou um estudo no qual comparou os gastos com sade de diversos pases. No Brasil so gastos 7,6% do PIB por anos com sade, destes, 45,6% do setor pblico e o restante corresponde aos gastos do setor privado. Alis, no Brasil, o setor privado cobre, por meio de planos de sade, atendimentos avulsos, hospitais e outras formas, cerca de 48 milhes de pessoas, gerando uma receita anual de aproximadamente US$ 27,2 bilhes. Em comparao com outros pases, o Brasil est em uma posio intermediria. Os Estados Unidos gastam 15,2% do PIB, sendo 44,6% do setor pblico; na Alemanha, essas propores so 11,1% e 78,2%; no Canad, so

9,9% e 69,9%; no Mxico, so 6,2% e 46,4%; na Argentina, so 8,9% e 48,6%; no Chile, so 6,1% e 48,8%. A mdia do conjunto dos pases da Amrica Latina de 6,7% do PIB com gastos com sade, sendo que 54,4% destes gastos corresponde ao gasto pblico; na mdia dos pases considerados ricos tem-se 10,8% do PIB com gastos de sade com a participao do setor pblico sendo de 68,2%. Observa-se nos nmeros que os pases mais ricos, apesar de a renda mdia ser muito superior renda do Brasil, gastam em termos percentuais com sade muito mais que o Brasil gasta. Alm disso, mais da metade dos servios mdicos pago pelo setor privado, embora muitos desses gastos privados acabam se tornando do setor pblico em razo das isenes descontos no imposto de renda. O Brasil gasta mais do que a mdia dos pases da Amrica Latina, entretanto a participao do setor pblico menor. Na comparao com os pases ricos, temos consideravelmente menos gastos com sade (em termos do PIB e de valor absoluto) e muito menos participao do setor pblico nos gastos totais com sade. Isso tem levado ao programa pblico de sade, o Sistema nico de Sade (SUS), a atender quase que exclusivamente as pessoas mais pobres, visto que at mesmo a grande maioria das pessoas que trabalham em fbricas e em empresas em geral esto cobertas por algum plano de sade privado. Ficam para serem atendidas pelo programa do governo as pessoas que no possuem nenhum plano privado, correspondendo geralmente s pessoas desempregadas, as subempregadas, os aposentados e as pessoas empregadas de pequenas empresas. Esse universo de pessoas, apesar de constituir em uma grande quantidade, tem muito pouca visibilidade e respeitabilidade entre os formadores de opinio e as autoridades responsveis pela oferta de sade pblica, para que suas vozes de reclamos sejam ouvidas por esses. Esse o principal motivo pelo qual a sade pblica to catica em nosso pas, ou seja, as nossas autoridades brasileiras e a sociedade no do a ateno devida para as pessoas que precisam dos atendimentos mdicos do setor pblico. Quando as prprias pessoas que utilizam a sade pblica se organizarem de forma eficaz e sistemtica, criando um movimento firme e forte, ento os gastos com a sade iro aumentar significativamente e a qualidade e a quantidade dos servios de sade pblica no Brasil aumentaria bastante e as pessoas seriam atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de sade pblicos em todo o nosso pas.

Sade pblica: investimento prioritrio


A sade pblica no Brasil passa por uma grave crise. Alm dos problemas habitacionais e educacionais, a populao sofre com a falta de atendimento mdico adequado e com a crescente privatizao do sistema de sade. O servio de sade no d conta de toda a demanda e os custos impostos pela iniciativa privada so incompatveis com o poder aquisitivo da maioria das pessoas. Outro problema importante o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na rea da sade. Em um setor amplamente domi-

nado por multinacionais, faz-se urgente e necessrio que as instituies nacionais de pesquisa em cincias e tecnologia aplicadas sade pblica trabalhem com afinco na busca de solues para os problemas que afligem a populao brasileira. Na maioria das vezes, projetos relacionados a doenas da misria so excludos do portflio de investimentos das empresas por razes de custo/benefcio, tornando-se assim um dever do Estado a alocao de recursos para este fim. Com a internacionalizao da economia, a liberao das foras de mercado e a veloz introduo de inovaes tecnolgicas, novas formas de comportamento, com nfase no aumento da qualidade e produtividade so impostas s organizaes, a fim de fazer frente s presses competitivas. No Brasil, a recente abertura do mercado e a gradual retirada do Estado de vrios setores econmicos so consequncia da adaptao s mudanas econmicas em curso no resto do mundo. Em face desse novo cenrio, as instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica nacionais devem encontrar sadas para a sua sobrevivncia, procurando desenvolver prticas de gesto compatveis com a nova realidade, capazes de oferecer flexibilidade e gerar respostas rpidas a problemas complexos. O investimento em cincia e tecnologia , pois, um ato da maior relevncia para a nao. O setor privado tambm deve ser envolvido nesse processo, apoiando a pesquisa, o desenvolvimento tecnolgico e a produo. O estabelecimento de parcerias entre entidades governamentais e empresas deve ser estimulado. No devemos ter receio do relacionamento pblico/privado, considerando-o como um dilema insolvel e excludente, e sim pens-lo com maior esprito pblico e menor esprito coorporativo, devendo ser esta relao completamente transparente em nvel institucional e individual. Em funo da concentrao das atividades de investigao tecnolgica por parte de corporaes multinacionais, os pases em desenvolvimento encontram srios obstculos para o acesso s novas tecnologias no campo da sade. O incentivo formao de alianas tecnolgicas deve vir acompanhado de nfase proteo do patrimnio cientfico-tecnolgico, atravs dos mecanismos oferecidos pelo sistema de propriedade intelectual. As instituies geradoras de cincia e tecnologia desempenham papel fundamental na nova ordem econmica mundial, em funo da valorizao do conhecimento e do incremento da capacitao tecnolgica. O gasto das verbas pblicas, quase sempre escassas, deve ser otimizado. A gerncia institucional ganha posio de destaque nas tarefas de reduo do tempo de processamento das operaes e dos custos das atividades internas, bem como evita a duplicao de esforos. Neste momento, torna-se premente o desenvolvimento de sistemas de avaliao institucional que se debrucem no s sobre a capacidade produtiva ou as realizaes ocorridas, como tambm sobre as oportunidades de investimento em reas de conhecimento e atuao, parcerias com empresas e organizaes no governamentais e prospeco tecnolgica, visando otimizao dos resultados das atividades tecnolgicas, configurando, portanto, uma efetiva ao de planejamento estratgico.

Embora o pas esteja passando por uma difcil fase de ajuste macroeconmico, onde os cortes oramentrios penalizam profundamente as organizaes do sistema de cincia e tecnologia e de sade pblica, fundamental para os atores envolvidos no processo de gerao e difuso de inovaes tecnolgicas empenharem-se cada vez mais na busca de produtos e processos que contribuam para a melhoria das condies de vida da populao brasileira.
Eloi S. Garcia Presidente da Fundao Oswaldo Cruz

coluna e nas articulaes. Existem diversos tipos de tratamentos, mas o mais eficiente mesmo a dobradinha dieta balanceada e exerccios fsicos regulares. Medicamentos tambm podem ajudar, desde que usados com a devida superviso mdica. 4. Alimentao equilibrada Dieta saudvel aquela que oferece as calorias e os nutrientes adequados para cada indivduo em quantidades equilibradas de protenas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras. Planeje trs refeies principais, intercaladas com lanches saudveis. Na dvida em relao ao que colocar no prato, procure ajuda de uma nutricionista ou de um endocrinologista. 5. Ginstica para o crebro Assim como os msculos, os neurnios podem enferrujar se no exercitados. Da comeam a surgir deficincias como perda de memria e queda na concentrao. Para prevenir danos, invista em atividades que movimentem o crebro: leia livros, participe de grupos de estudos, aprenda outra lngua, dedique- se a um hobby, faa palavras cruzadas, jogue xadrez. Quando voc encara um desafio, h estmulo formao de novas conexes entre as clulas nervosas, mantendo o crebro em forma. 6. Viva Leve O estresse um grande vilo. O problema no o mecanismo em si afinal, trata-se de uma descarga de adrenalina que prepara o corpo para lutar ou fugir e, assim, nos ajuda a escapar de situaes de perigo. Mas disparado com frequncia desgasta o organismo. Tambm destri os neurnios, favorecendo o aparecimento de males como Parkinson e Alzheimer. Procure levar o dia a dia de modo mais leve e no se ocupe de problemas que nem aconteceram. Administre melhor a carga reservando momentos de relaxamento entre as atividades dirias. 7. Prazer e sade com arte O cotidiano com tarefas prazerosas mais fcil de encarar. E faz bem sade. Transforme um cantinho aconchegante de sua casa em um ateli, por exemplo. Vale pintar, fazer esculturas ou artesanatos. Outra ideia para ocupar o tempo escrever um livro, uma crnica. Enfim, dedique-se a atividades onde possa colocar suas emoes. 8. Rir o melhor remdio Esquea as tristezas e deixe a seriedade de lado. Estudos compravam que uma boa gargalhada melhora a absoro de oxignio, estimula a ventilao pulmonar, acelera o ritmo cardaco, ativa a circulao e a oxigenao dos tecidos, reduz a presso arterial, exercita os msculos da face, dos ombros, do diafragma e do abdmen, favorece a digesto, traz sensao de relaxamento, combate o estresse, aumenta as defesas e emagrece. isto mesmo: manda embora aquelas gordurinhas a mais 15 minutos de gargalhada consomem 50 calorias, dizem estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Tem mais: em

Pesquisa
Uma pesquisa publicada no Journal of the American Geriatrics Society constatou que at pessoas que s deixaram de ser sedentrias aos 80 anos melhoraram a sade. Os idosos se exercitavam em bicicletas ou esteiras por cerca de 20 minutos, duas vezes por semana, e foram percebidos progressos entre os que apresentavam distrbios como artrite e doena coronariana. Se tivessem comeado anos antes, talvez os males nem chegassem a se manifestar. Concluso: preveno tudo. Por isso, preciso cultivar hbitos saudveis desde a infncia para que a terceira idade seja mesmo a melhor idade. Veja a seguir atitudes que podem ser tomadas para se viver mais e melhor. E, lembre-se, sempre tempo de comear. 1. Abaixo o cigarro O fumo a principal causa de morte evitvel no mundo segundo a OMS. Ter o tabaco como vcio pode causar cncer em vrios rgos. Tambm compromete artrias, sendo responsvel por 25% das mortes associadas s doenas do corao. Dobra o risco de derrames, atrapalha o mecanismo de renovao dos ossos e produz rugas precoces. Uma s tragada contm cinco mil substncias txicas. Para acabar com o problema, no tenha receio em pedir apoio mdico. Existem tratamentos com antidepressivos, suplementos de nicotina e terapia comportamental. E com fora de vontade as chances de sucesso aumentam. 2. Mexa-se sempre O exerccio regular previne problemas como distrbios cardacos, derrame e sndrome da imobilidade (reduo progressiva da fora e massa muscular por falta de uso). Movimentar o corpo ativa o sistema cardiovascular, auxilia no controle do colesterol, da presso, do diabetes, do peso e fortalece a musculatura. Um trabalho realizado pela Escola Paulista de Medicina atestou os benefcios. Depois de acompanharem 117 mulheres entre 50 e 79 anos que participavam de um programa de exerccios aerbicos duas vezes por semana, os pesquisadores confirmaram o efeito favorvel da atividade na promoo da sade. 3. Elimine os quilos a mais No Brasil, 17,5 milhes pessoas so obesas: isso significa que aproximadamente 10% da populao pode ter um aumento da incidncia de doenas associadas ao excesso de peso como o diabetes, que j afeta 10 milhes de brasileiros. Os quilos a mais ainda fazem crescer o risco de problemas cardiovasculares, cncer, distrbios do sono, alm de dores na

vez de provocar marcas de expresso, como se pensava anos atrs, enrijece a musculatura da face. como uma ginstica facial que proporciona relaxamento e prazer. 9. Em busca de um belo sorriso O cuidado com os dentes tambm previne doenas. E se a pessoa, desde a infncia, escovar os dentes trs vezes ao dia, usar o fio dental e for regularmente ao dentista, dificilmente chegar a terceira idade com problemas. Se acontecer, porm, no tenha medo. A visita a um profissional leva a um sorriso saudvel. As tcnicas esto cada vez mais avanadas, afastando os desconfortos na cadeira do dentista. 10. Um bom e el amigo Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, dizem que quem tem um bichinho em casa dificilmente sofre de problemas de sade e, por isso, vai menos ao mdico. Eles explicam que cuidar de um animal de estimao ajuda combater o estresse, melhorando at mesmo quadros de hipertenso. J pensou em adotar seu bichinho? 11. Sono tranquilo O sono reparador em todas as fases da vida. Durma as horas necessrias, de acordo com o que seu corpo pede. importante at seguir um pequeno ritual para o organismo se acostumar ao repouso noturno: no faa refeies pesadas no jantar, no deixe a televiso ligada e nada de luz acesa. E cuide bem de sua sade. s vezes so as doenas (como bronquite e apineia, por exemplo) que atrapalham o merecido descanso. 12. Pense positivo Psiclogos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, chegaram a concluso: pessoas com uma percepo positiva tiveram, em mdia, sete anos e meio a mais do que as pessimistas, de acordo com a pesquisa patrocinada pelo Instituto Nacional de Envelhecimento e publicada no jornal da Associao Americana de Psicologia. O trabalho comeou em 1975 quando os cientistas entrevistaram 660 pessoas com mais de 50 anos de uma pequena cidade de Ohio, para conhecer seus hbitos e ideias sobre envelhecimento. Passados 23 anos, a equipe examinou as respostas e constatou: ter uma viso favorvel do cotidiano pode influenciar a longevidade. 13. No fuja do mdico Visitas anuais ao mdico a recomendao do Ministrio da Sade para todas as pessoas. Vrias doenas podem ser prevenidas com exames simples como aferio da presso arterial, testes de colesterol, glicemia e urina e verificao da presso ocular. importante tambm deixar as vacinas em dia: ttano (a cada 10 anos), gripe (anualmente) e pneumonia (a cada 5 anos). E nada de tomar medicamentos sem o conhecimento do mdico. 14. Hora do check-up geral essencial verificar a sade com frequncia. E nada melhor do que um exame completo. Para diagnstico precoce de

doenas, a partir dos 50 anos, so indicados para homens: check-up cardiolgico (eletrocardiograma, teste ergomtrico, ecocardiograma, dosagem de colesterol, fraes e triglicrides), PSA, ultrassom de prstata, densitometria ssea. Para mulheres: mamografia, check-up cardiolgico, papanicolaou, coloscopia, densitometria ssea. 15. Importante ter f Acreditar em um poder superior, independente de religies, segundo o International Journal of Psychiatry in Medicine, dos Estados Unidos, ajuda a combater o estresse e problemas emocionais, fatores que comprometem a qualidade de vida. Exercite a habilidade de manter acesa a chama da f. 16. Divirta-se com amigos Tudo o que se faz em boa companhia traz mais prazer. Por isso to importante participar de atividades em grupo, fazer passeios ou exerccios ao ar livre, encontrar conhecidos, viajar... Isso ajuda a superar momentos difceis que tambm fazem parte da vida. 17. Uma viso do futuro Cerca de 74% dos problemas visuais esto relacionados ao glaucoma, catarata, oftalmopatia endgena, atrofia do nervo ptico, oftalmia neonatal e infeco no especializada. E vrios desses distrbios podem ser evitados com consultas regulares ao oftalmologista. Ento, trate de agendar uma visita ao especialista pelo menos uma vez ao ano. Enxergando melhor, certamente voc vai bem mais longe... 18. Escuta a! Mais de 15 milhes de brasileiros tm problemas de audio. A maioria demora, em mdia, seis anos para tomar uma providncia, comprometendo a qualidade de vida. Procure auxlio mdico o quanto antes se notar sinais como: zumbidos; sensao de que escuta, mas no entende a fala de outras pessoas; dificuldade de percepo, sobretudo das consoantes; incompreenso do que dito em cinema, rdio e TV; incapacidade de ouvir telefones, campainha e alarmes. 19. Entre na era digital Quem usa computador regularmente manifesta menos sintomas depressivos, aparenta ser mais jovem e demonstra melhor sade mental. Essas foram as concluses de um estudo apresentado na conveno anual da Associao Americana de Psicologia. Os computadores do aos idosos uma conexo maior com o mundo, disse a autora, Kathleen Triche, que dirige um centro de informtica para terceira idade da Village Care de Nova York. 20. Sexo vital Mdicos e psiclogos garantem que sexo to importante para a sade quanto comer, dormir e fazer exerccios. A OMS, inclusive, destaca o tema, colocando a atividade sexual como um dos ndices que medem o nvel de qualidade de vida. A verdade que, entre outras coisas, a prtica alivia as tenses, ajuda no combate depresso, revitaliza o corpo, estimula

a mente e queima calorias (cerca de 300 por hora), pois se trata de um excelente exerccio aerbico e anaerbico. Uma das responsveis por esse turbilho a endorfina substncia liberada durante o ato , que mexe com os mecanismos cerebrais, controlam o humor, a resistncia ao estresse e dor e, principalmente, as sensaes de prazer.

Proposta No de hoje que a denominada sade pblica anda mal. H um descaso generalizado e apenas alguns hospitais so referncias, como o das Clnicas em So Paulo, mas que no consegue atende demanda, dada a intensa procura. Em certos perodos alguns episdios se agravam. So hipertensos que morrem em filas; so jogadores que morrem por falta de aparelho em campo. So postos sem mdicos; so hospitais sem leitos. Repete-se mais esse drama eterno, sem soluo e sem melhoria. Ningum poderia j ter esquecido a interferncia do governo federal no Estado do Rio de Janeiro h pouco tempo, que no trouxe melhoria nem resultado positivo algum; apenas surtiu como propaganda oficial e escancarou em rede nacional o que todo brasileiro j conhece no dia a dia em qualquer unidade pblica de sade.
Pedro Cardoso da Costa Mdico

Na Mdia
Dengue permaneceu com altos ndices nos ltimos 8 anos Agncia Brasil
Algumas das chamadas doenas tropicais negligenciadas permaneceram como problema de sade pblica durante os oito anos de governo do presidente Luiz Incio Lula da Silva. O Brasil apontado pela OMS (Organizao Mundial da Sade) como um dos pases onde a maioria das 17 enfermidades ainda pode ser encontrada. No caso especfico da dengue, a doena manteve altos ndices de infestao durante os veres, tradicionalmente chuvosos em todo o pas. Os casos da doena praticamente dobraram de janeiro a outubro deste ano em comparao com o mesmo perodo de 2009, e a previso para este vero de epidemia em pelo menos dez estados. Em Pernambuco, dez cidades correm risco de surto da doena. O Rio Grande do Norte aparece em seguida, com quatro municpios em situao crtica. Bahia e Minas Gerais tm trs cidades na lista de risco do Ministrio da Sade. No Acre, so duas cidades nessa situao, e no Amazonas e em Rondnia h uma. O atual ministro da Sade, Alexandre Padilha, chegou a afirmar que a dengue ser um desafio permanente enquanto no houver vacina contra a doena. Infelizmente, vamos ter dengue todos os anos, enquanto no tivermos vacina, e isso vai demorar alguns anos, disse. Atualmente, a substncia est em fase de testes no Esprito Santo, por meio de uma parceria com um laboratrio francs.

Uma pesquisa em 27 capitais revela um quadro de obesidade, sedentarismo, m alimentao e abuso de lcool. Voc est nessa estatstica? Nos ltimos quatro anos, a renda mdia do brasileiro cresceu, mas o dinheiro extra no trouxe mais sade. O Brasil est mais gordo e sedentrio. Abusa mais de lcool. Come menos feijo, frutas e hortalias. Est mais sujeito hipertenso e ao diabetes. Esse o retrato de uma pesquisa anual feita pelo Ministrio da Sade desde 2006, com 54 mil moradores de todas as capitais.
Revista poca

Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: A sade pblica no Brasil deve ser prioridade. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexes feitas ao longo de sua formao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.

Instrues:
Seu texto deve ser escrito na modalidade padro da Lngua Portuguesa. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao. O texto com at 7 (sete) linhas escritas ser considerado texto em branco. A redao deve ser passada a limpo na folha prpria e escrita a tinta.

http://atualizem.net/a-saude-publica-no-brasil

You might also like