You are on page 1of 16

Universidade Aberta do Nordeste e Ensino a Distncia so marcas registradas da Fundao Demcrito Rocha. proibida a duplicao ou reproduo deste fascculo.

. Cpia no autorizada Crime.

Paulo Srgio Lobo, Pedro Fernandes, Rivaldo Coelho e Sousa Nunes

Interpretao, Literatura, Redao, Ingls e Espanhol

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

07

Caro Estudante

cculo 3, trabalho iniciado no fas emos continuidade ao danas. Na produo e suas Tecnologias, dar r meio das agens, Cdigos linguagem corporal po Neste fascculo de Lingu em estrangeira moderrrios e no literrios e sua redao. Na linguag erpretao de textos lite abordando a int o da introduo de ra s H5, H6, H7 e H8. nejamento para a elabo balhando as habilidade textual, trataremos do pla Interpretao Textual, tra com a abordagem da na (LEM), prosseguimos Bom trabalho!

Objeto do Conhecimento

Textos literrio e no literrio


Nesta seo, temos como objetivo geral o estudo de aspectos relevantes da anlise literria. Primeiramente, faremos uma abordagem sucinta acerca das caractersticas da linguagem em funo esttica, componente fundamental do texto literrio, e em funo utilitria, a que tem a finalidade de transmitir o conhecimento para permitir a comunicao social. Depois, partindo de uma anlise de um poema de Manuel Bandeira, apresentamos-lhe um modelo de leitura e interpretao essencial para ajud-lo a desvendar as questes do Enem. A linguagem em funo utilitria aspira a ser denotativa (sentido real, dicionrio), enquanto a linguagem em funo esttica procura a conotao (sentido figurado ou virtual). Por isso, vale-se largamente de mecanismos como a metfora e a metonmia. Gregrio de Matos, por exemplo, depois de ter definido num soneto a vaidade como rosa, planta e nau, mostra, valendo-se de metforas e de metonmias, que a vaidade intil porque a vida passageira: Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa / De que importa, se aguarda sem defesa / Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa. O rochedo (penha) acaba com a nau; o instrumento cortante (ferro) com a planta; a tarde, com a rosa, que efmera como o dia. No uso esttico da linguagem, procura-se desautomatiz-la, ou seja, criar novas relaes entre as palavras, estabelecer associaes inesperadas e estranhas. Isso torna singular a combinatria das palavras. Enquanto a linguagem em sentido utilitrio pretende ter um sentido nico, a linguagem em funo esttica plurissignificativa. A produo de um texto literrio implica: a valorizao da forma, visando explorao de recursos expressivos da linguagem (figuras de linguagem ou estilo); a reflexo sobre o real; a reconstruo da linguagem; a plurissignificao, cuja base a conotao ou sentido figurado da palavra; a intangibilidade da organizao lingustica. 98 Exemplos de textos no literrios: notcias e reportagens jornalsticas, textos de livros didticos de Histria, Geografia, Cincias, textos cientficos em geral, receitas culinrias, bulas de remdio. Exemplos de textos literrios: poemas, romances literrios, contos, novelas.

A interpretao de um texto literrio


Examinemos agora um breve poema de Manuel Bandeira. Irene no cu Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor. Imagino Irene entrando, no Cu: Licena, meu branco! E So Pedro bonacho: Entra, Irene. Voc no precisa pedir licena. O texto centraliza-se na exaltao da humildade e da simplicidade, luz do Cristianismo. Remete tambm a uma realidade social brasileira, no apenas na vinculao a tal dimenso de religiosidade, mas ainda a uma atitude paternalista em relao ao negro, revelada na caracterizao de Irene, no comportamento a ela atribudo diante de So Pedro bonacho e na reao do santo porteiro do Cu sua atitude. O poema mobiliza elementos de nossa emoo relacionados com a formao crist e com certos comportamentos sociais que, como brasileiros, nos so peculiares. Observe-se que a humildade e a simplicidade depreendidas dos versos no se configuram apenas na parte de sentido de cada palavra que corresponde representao do mundo, mas, sobretudo, na parcela de significao que nelas corresponde capacidade de manifestar estados de alma e exercer uma atuao sobre o prximo. O sentido do texto emerge do ambiente lingustico em que os termos se inserem. Estes no reenviam necessariamente a uma realidade passvel de ser comprovada de forma imediata. A verdade que neles se consubstancia funda-se na coerncia.

O poema, ainda que capte algo da realidade, o que porque foi feito como foi feito. Irene, essa Irene, passa a viver a partir de sua presena nesse texto, por fora da linguagem de que este ltimo se faz, em que alguns procedimentos se destacam em relao ao uso da lngua portuguesa. O autor valeu-se de termos do falar cotidiano; reproduziu formas da fala coloquial despreocupada: ao atribuir ao santo o emprego da forma entra, em lugar de entre, exigida pelo tratamento voc, afastou-se da norma culta da lngua, em nome do efeito expressivo. Por norma, nesse sentido, entenda-se, como registra o Dicionrio de lingustica gramtica de Joaquim Mattoso Cmara Jr., o conjunto de hbitos lingusticos vigentes no lugar ou na classe social mais prestigiosa do pas. De forma mais ampla, a norma pode ser caracterizada como um sistema de realizaes obrigatrias consagradas do ponto de vista social e culturalmente: no corresponde ao que se pode dizer, mas ao que j se disse e tradicionalmente se diz na comunidade considerada. Em se tratando de Bandeira, o aparente erro ajuda a traduzir a naturalidade e a afetividade que marcam as palavras de So Pedro. O adjetivo bonacho e a simplicidade da expresso Licena, meu branco! popular, tpica, coloquial como que autorizam a forma entra. Por outro lado, para dar maior autenticidade ao que revela, o poeta recorreu ao dilogo; dividiu a composio em duas estrofes: a primeira centrada na caracterizao da figurao de Irene; a segunda, feita de elipses e entoao, vinculada caracterizao de So Pedro e ao de ambos, exigindo maior participao do leitor para melhor captar o que no poema se comunica. Os versos se fazem de emoo subjetiva, trazem elementos narrativos e at traos tpicos da linguagem dramtica. Na sua feitura, nota-se, alm disso, o aproveitamento do falar simples da gente simples do Brasil, que ganha condio de linguagem literria. No texto de Bandeira, literrio que , inter-relacionamse, interdependem-se elementos fnicos, pticos, sintticos, morfolgicos, semnticos, formando um conjunto de relaes internas, por meio das quais se revela uma realidade que no preexiste ao poema, a no ser como potencialidade. Caracteriza-se uma perspectiva existencial relacionada com o complexo cultural de que essa manifestao literria representativa, a partir das vivncias de um escritor brasileiro. Configura-se um posicionamento ideolgico na viso de mundo do autor.

1926-1998

SKEPSIS
Dois e dois so trs disse o louco. No so no berrou o tolo. Talvez sejam resmungou o sbio. Sobre as trs vozes que dialogam no poema correto afirmar que: a) a primeira vai ao encontro da lgica do pensamento matemtico, que se confunde com o pensamento logicizado das convenes sociais. b) a segunda, voltando-se contra a primeira, traduz o protesto imediato e alienante daquele que parece resguardar a normalidade das coisas, sabedor pragmtico de que o resultado da operao ser sempre quatro, indiscutivelmente. c) a terceira descarta a possibilidade de o erro metamorfosearse em acerto. d) a fala do tolo traduz uma viso de mundo favorvel aos movimentos ambguos do existir. e) a fala do sbio se solidariza com a do tolo, sugerindo adverbialmente ser a dvida a mais lcida das afirmaes. Soluo comentada: O ttulo do poema de Jos Paulo Paes, Skepsis, dentre outras acepes na lngua grega, tem por significado ver criticamente. A afirmao veiculada pelo louco vai de encontro lgica do pensamento matemtico, e no ao encontro dela, pois burla os nossos mais remotos e bsicos conhecimentos algbricos, transgredindo o teor das convenes sociais. Se observarmos os verbos de elocuo que aparecem nas trs falas, concluiremos que o louco apenas diz, como um gesto humilde de algum reconhecedor de que o mundo no gira em torno de suas assertivas, o que pode assemelhar-se atitude de um poeta diante da vida, que questiona o mundo regido pelas calculadoras e computadores para entregar-se poesia e perscrutar o novo. Est falsa, portanto, a opo a. A segunda fala, de fato, traduz um protesto contra o absurdo da afirmao do louco. O tolo, representante do pensamento comum, restritivo e alienante, incapaz de dizer as coisas de uma forma nova, como o louco-poeta, protesta contra a quebra das regras da lgica. A sua frase no dita com humildade, mas simplesmente berrada, com a arrogncia de quem reclama para si a autoridade incontestvel no assunto. A opo b est, portanto, correta. A terceira fala, a do sbio, no descarta a possibilidade de o erro metamorfosear-se em acerto, pelo contrrio, ele considera essa possibilidade, solidarizando-se com o pensamento do louco e resmungando contra o pensamento esttico e soberbo do tolo. A sua dvida, expressa pelo talvez, ataca o pensamento maniquesta que sustenta verdades absolutas. Est falsa, portanto, a opo c. A fala do tolo, pelo que se exps, no favorece os mo-

Questo Comentada
|C5-H17| No livro Socrticas, de Jos Paulo Paes, encontra-se este belssimo poema que esclarece como o autor trata do mbito da vida em sua extenso maior.

Universidade Aberta do Nordeste

99

vimentos ambguos do existir, porque no admite a hiptese de as coisas estarem fora de sua aparente ordem natural. o sbio que desconfia das verdades consolidadas (2 + 2 = 4) e prefere acolher a dvida (Talvez sejam). Por isso, est falsa a opo d. Por ltimo, falso afirmar que o sbio se solidariza com o tolo, pelo contrrio, ele reclama (resmunga) da viso mecanicista do outro, como se ensinasse que A liberdade no consiste em escolher entre preto e branco, mas em escapar a toda alternativa preestabelecida.
Resposta correta: b

Disse e ajoelhou-se, numa rogativa: no mate a rvore, pai, para que eu viva! E quando a rvore, olhando a ptria serra, Caiu aos golpes do machado bronco, O moo triste se abraou com o tronco E nunca mais se levantou da terra! |C5-H17| 01. Marque a alternativa em desacordo com o soneto de Augusto dos Anjos. a) Durante todo o primeiro quarteto, o pai tenciona convencer seu filho da necessidade de cortar uma rvore que lhe atrapalha a calma da velhice. b) No primeiro verso do poema, j se pode identificar uma das personagens e sua voz em discurso direto, ou seja, marcado por travesso, o que nos remete a uma conversao. c) A palavra serra, presente tanto no ttulo quanto no dcimo primeiro verso, traz em si uma ideia de morte, haja vista ser a serra instrumento de desmatamento e destruio, principalmente no contexto do poema. d) No quinto verso, o filho faz uma observao ao mesmo tempo interrogativa e exclamativa, dando-nos a entender que o pai se encontrava irado diante daquela situao aparentemente trivial. e) No ltimo terceto, temos uma trgica imagem, a rvore que cai, cai tambm o moo abraado definitivamente com o tronco, smbolo de sua alma desfalecida, ambos duplamente mortos jazem sobre a terra, dela no mais se levantaro. |C1-H1| 02. A obra de Augusto dos Anjos repleta de figuras de linguagem, que do aos seus poemas uma carga significativa muito vasta, acabando por ampliar o campo semntico, atravs de recursos estilsticos to bem explorados por esse autor. Em qual dos versos abaixo podemos identificar o uso de prosopopeia? a) E esta rvore me serve de empecilho... b) No v que em tudo existe o mesmo brilho?! c) no mate a rvore, pai, para que eu viva! d) As rvores, meu filho, no tm alma! e) E quando a rvore, olhando a ptria serra.

Para Fixar
Texto para as questes 01 e 02.

Augusto dos Anjos Poeta Singular

A RVORE DA SERRA As rvores, meu filho, no tm alma! E esta rvore me serve de empecilho... preciso cort-la, pois, meu filho, Para que eu tenha uma velhice calma! Meu pai, por que sua ira no se acalma?! No v que em tudo existe o mesmo brilho?! Deus ps almas nos cedros... No junquilho... Esta rvore, meu pai, possui minhalma!

Fique de Olho
O novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa foi assinado em Lisboa em 1990 e no dia 18 de abril de 1995 foi aprovado pelo Decreto Legislativo. Somente no ano de 2008 o decreto entrou em vigor, porm a sua obrigatoriedade s entrar em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2013.

http://www.faveladarocinha.com/joomla/images/stories/ortografia.jpg

100

Objeto do Conhecimento

A Linguagem do corpo As Danas


O domnio das linguagens como instrumentos de comunicao, interao e negociao de sentidos, fundamental para o desenvolvimento das relaes entre os indivduos. Esse processo de articulao de significados e suas representaes variam de acordo com os diferentes contextos culturais, necessidades e experincias da vida em sociedade e utilizam-se das mais diferentes formas de expresso. Dentre elas, destaca-se a linguagem corporal, um canal de comunicao no verbal que assume relevncia nos processos da comunicao humana, permitindo organizar uma viso de mundo mediada pelos inmeros elementos ldicos e estticos. Nesse sentido, a linguagem corporal indiscutivelmente um veculo de comunicao e, mais ainda, uma forma de estar e ser no mundo, tornando o homem um ser portador da razo, emoo e imaginao. Invocar a corporeidade\motricidade de capital importncia para as prticas de linguagens do indivduo em sociedade, j que promove sua insero no contexto cultural e desenvolve a sua relao com o espao.

Durante o Imprio Romano, as danas pareciam ter um carter mais claro e especfico, pois estavam divididas por categorias, tais como: dana agrria, dana guerreira (em honra a Marte, deus da guerra), e dana sagrada. Com a influncia dos helenos, as origens religiosas foram esquecidas e as danas passaram ser recreativas. No Egito, 20 sculos antes da Era Crist, j se realizavam as chamadas danas astroteolgicas em homenagem ao deus Osris.

INTRODUO
Compreendida como um importante componente de identidade cultural, a dana acompanha a histria da humanidade desde suas origens, funcionando como importante meio de comunicao e expresso humanas. Supe-se que as primeiras manifestaes de expresses corporais datam de cerca de 10.000 anos atrs. A tese est assentada a partir de registros de figuras encontradas em cavernas na Espanha e na Frana como os primeiros indcios da dana. Nesse perodo, a expresso corporal estava associada a um ato ritualstico, como parte do sagrado, ato ou efeito de consagrar atravs de uma cerimnia. Observe a imagem.

O SUPORTE E A BASE MATERIAL DAS DANAS


O suporte para a prtica da expresso corporal, em especial a dana, o aparelho biomecnico do corpo, em sua estrutura muscular e em suas articulaes sseas. A dramaticidade do corpo resultado da manipulao desse aparelho em suas dinmicas de movimento, produzindo informaes. J a base material a relao signoobjeto-interpretante, apresentada pela figura humana em suas possibilidades de movimento, de acordo com convenes comportamentais, arqutipos, mitos e associaes cotidianas.

FUNES DAS DANAS


Na Grcia antiga, as danas estavam presentes nas diferentes atividades do cotidiano do homem. Foi para honrar o deus Dionsio que apareceram os primeiros grupos de dana e foram compostos os primeiros Ditirambos (poesia lrica que exprime entusiasmo ou delrio). A linguagem corporal um importante elo de integrao entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Amparados nessa constatao, considera-se que o corpo um conjunto fantstico de estruturas e funes complexas e sutis que, atravs de movimentos, prope uma linguagem carregada de simbologias e representaes. 101

Universidade Aberta do Nordeste

Desse modo, suas funes se multiplicam em um leque de possibilidades na relao do homem com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Funo artstico-esttica. Funo psicomotora (cognitiva, fsica e afetiva). Funo preventiva e teraputica no processo de educao, preveno e tratamento de doenas. Funo sociointeracionista. Funo criadora no processo de liberao da imaginao e da expressividade. Funo social no processo de incluso.

cido, j no sculo seguinte, como o bal clssico. O bal clssico, desde ento, passar por inmeras modificaes estilsticas, que caracterizaram momentos histricos como o Barroco, o Rococ, o Neoclassicismo, o Romantismo e ainda suas manifestaes nos fins do sculo XIX e as variaes diversas no mundo contemporneo.

OS ESTILOS DE DANAS
H diferentes modalidades de danas em nossa sociedade, da dana voltada ao lazer aos rituais das danas do terreiro; das danas teatrais ou artsticas s danas populares de natureza folclrica. importante destacar que, em todos esses tipos de danas, h um contexto espao-temporal relacionado pluralidade cultural, pois elas expressam e comunicam conceitos e vivncias de diferentes pocas e espaos geogrficos (MARQUES, Isabel Danando na escola, p.38). A seguir, destacamos quatro grandes modalidades de danas. Danas clssicas. Danas de salo. Danas modernas. Danas folclricas.

al.mt.gov.br

Danas de salo Originaram-se nos bailes da nobreza europeia, em especial na corte francesa do rei Luis XIV, e se referem a diversos tipos de danas executadas por um casal de danarinos. As danas de salo so praticadas socialmente, nos bailes e reunies sociais, como forma de entretenimento, integrao social e, competitivamente, como desporto. Algumas danas de salo Foxtrote surgiu em 1913 em Nova Iorque (Estados Unidos) quando um artista Vaudeville (Harry Fox) executou um pequeno trote que agradou aos professores de dana social dos sales americanos. A dana foi sofrendo alteraes, tanto no aspecto do ritmo, que foi diminuindo, como no aspecto da suavizao dos movimentos. Tango nasceu no final do sculo XIX de uma mistura de vrios ritmos provenientes dos subrbios de Buenos Aires. Esteve, associado desde o princpio, aos bordis e cabars, mbito de conteno da populao imigrante massivamente masculina. Como no incio esse tipo de baile tinha aceitao somente de prostitutas, era comum que o tango fosse danado por um casal de homens. O tango a dana da carne, do desejo, dos corpos entrelaados. uma dana exibicionista, que destaca a seduo e a sensualidade. O espectador, fascinado, comporta-se como um voyeur, envolvido na atmosfera do espetculo.

ministerioadoraocomdancasshammah.blogspot.com

ESPECIFICANDO ALGUMAS DANAS


Bal clssico Organizada sobre rgidos cnones estticos, essa dana surge na corte de Catarina de Mdicis quando do seu casamento com o rei da Frana Henrique III. Ela trouxe da Itlia o artista Baldassarino Belgioso. Foi esse coregrafo que transformou o bal de corte em bal teatral. Sua primeira grande montagem de bal teatral na Frana foi o Ballet Comique de la Reine, em 1581, inaugurando o espao palaciano que conformar os incios do que ser reconhe102

apoioearte.blogspot.com

Samba de gafieira dana de forte identidade brasileira, um estilo derivado do maxixe danado no incio do sculo XX. Uma das principais caractersticas do samba de gafieira a atitude do cavalheiro frente a sua parceira, com um ar de malandro elegante, protege sua dama com movimentos sempre conduzidos por ele, nunca ao contrrio. Dana de rua Nascido nos guetos nova-iorquinos, o Street Dance uma dana associada cultura e identidade negra, sobretudo a partir da dcada de 70. Criada, inicialmente, pelos breakers, foi desenvolvida nas disputas e performances de suas festas. Tratase de um estilo de vida com vestimenta, msica e linguajar prprios. caracterizada por quatro elementos que se dividem em trs categorias: msica Rap (DJs e MCs); artes plsticas Grafite; dana Street Dance (vrios estilos). A chamada cultura Hip Hop caracteriza-se como um canal de informao de questes raciais, sociais e polticas, debates que estiveram sempre presentes na histria do povo que a concebeu.

Frevo essa dana pernambucana executada no festejos do carnaval uma espcie de ritmo acelerado, utilizando coreografias que lembram um bal rpido e com giros e rodopios. Os danarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreogrfico. Catira tambm conhecida como cateret, uma dana caracterizada pelos passos, batidas de ps e palmas dos danarinos. Ligada cultura caipira, tpica das regies interioranas dos estados de So Paulo, Paran, Minas Gerais e Gois e Mato Grosso. executada tradicionalmente por homens. Maculel de origem baiana, essa dana um bailado guerreiro desenvolvido por homens, danadores e cantadores, todos comandados por um mestre, denominado macota. Os participantes usam um basto de madeira ou faco com cerca de 60 centmetros de comprimento. Esses objetos so batidos uns contra os outros em ritmo firme e compassado. Carimb de origem paraense, uma dana de roda formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos midos arrastados e ligeiros. O apogeu da apresentao quando a danarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum danador. Caso jogue a saia e no cubra o parceiro, imediatamente substituda. Chula de origem gacha, chula uma dana de agilidade masculina ou de habilidade sapateadora, em que os executantes demonstram suas qualidades individuais.

saojosedoriopreto.olx.com

Danas folclricas O folclore brasileiro rico em danas que representam as tradies e a cultura de uma determinada regio. Esto ligadas aos aspectos religiosos, festivos, lendrios, histricos, como tambm aos acontecimentos do cotidiano e s brincadeiras. Vale destacar que as essas danas podem ser divididas em duas categorias: as danas folclricas sazonais (so as vinculadas a algum evento do calendrio cultural brasileiro) e as no sazonais (praticadas em qualquer poca do ano). Algumas danas folclricas Samba de roda estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no sculo XIX. a variante mais tradicional do samba. Maracatu um ritmo musical com dana, tpico da regio de Pernambuco e Cear. Rene uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indgenas e europeus. Possui uma forte caracterstica religiosa. Os danarinos representam personagens histricos (duques, duquesas, embaixadores, reis e rainhas) em forma de um grande cortejo.

Samba o estilo mais famoso da msica e dana brasileira. O samba saiu dos ritmos dos escravos africanos. A palavra samba tem origem africana: na lngua Quibundo, samba significa ondulao umbilical (Quibundo foi a lngua dos africanos indgenas trazidos ao pas da regio que a atual Angola). Os atuais estilos de samba se desenvolveram por mutao musical e disfuso geogrfica.

http://br.aquarela.com/Estilos.html

Bumba meu boi dana de forte identidade nordestina, surgida no sculo XVII, combina elementos de comdia, de drama, stira e tragdia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a fora bruta do boi. Essa dana recebe denominaes nas diferentes regies do Nordeste.

Universidade Aberta do Nordeste

103

Quadrilha uma dana tpica das Festas Juninas. H um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dana. Os danarinos (casais), vestidos com roupas tpicas da cultura caipira (camisas e vestidos com estampa xadrez, chapu de palha), vo fazendo uma coreografia especial. A dana animada com muitos movimentos. Questo Comentada
|C3-H9| Observe a imagem e o texto que segue.

Para Fixar
|C3-H9| 03. Observe a imagem a seguir.

caldodolui.blogspot.com

Folclore o conjunto de todas as tradies, lendas e crenas de um pas transmitidas atravs de uma tradio oral. O folclore inclui tambm festas, encenaes, artesanato, medicina popular, danas, msica instrumental, canes e gastronomia. Para ilustrar a tese, citemos o carimb, dana de roda, de origem paraense, formada por homens e mulheres. A seguir, identifique as manifestaes culturais que pertencem ao mesmo grupo da categoria folclrica descrita no texto. a) Carnaval e Bumba meu boi. b) Maculel e Saci Perer. c) Festa Junina e Reisado Imperial. d) Coco e Maracatu. e) Candombl e Forr. Soluo comentada: Considerando que o folclore o conjunto de tradies, lendas, crenas, festas, danas e mitos de um povo e que esse conjunto de valores faz parte do nosso Patrimnio Cultural imaterial, importante destacar que as danas folclricas ocupam um espao relevante, visto que funcionam como um importante componente de identidade cultural. A imagem e o texto convergem para a mesma rea de representao: exemplos da dana como manifestao cultural do folclore. Nas alternativas propostas para anlise, reconhecemos que todas elas so representaes culturais do povo, ou seja, so manifestaes folclricas. No entanto, o comando da questo solicita a identificao das manifestaes que pertencem a mesma categoria que est descrita no texto como exemplo de folclore, no caso a categoria das danas folclricas. Essas manifestaes so o coco (Difundido por todo o Nordeste, o coco uma dana de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de par ou individual. H uma linha meldica cantada em solo pelo tirador ou conquista, com refro respondido pelos danadores. Um vigoroso sapateado denominado tropel ou trop produz um ritmo que se ajusta quele executado nos instrumentos musicais. O coco apresenta variadas modalidades, conforme o texto potico, a coreografia, o local e o instrumento de msica) e o maracatu (Um ritmo musical com dana, tpico da regio cearense e pernambucana).
Resposta correta: d

As danas, enquanto linguagem corporal, nos introduzem modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade. Com relao s danas, correto afirmar que: I. enquanto componente esttico, funcionam como importante elemento de identidade cultural dos povos; II. nos processos de criao da dana, evidenciam-se aspectos scio-polticos-culturais; III. a busca pelo belo e artstico restringe o universo da dana ao meramente esttico. Est correto o que se diz em: a) I e III. b) I, II e III. d) II apenas. e) II e III.

c) I e II.

|C4-H12, H14| 04. Leia o texto a seguir e responda. Patrimnio Histrico Cultural pode ser definido como um bem material, natural ou imvel que possui significado e importncia artstica, cultural, religiosa, documental ou esttica para a sociedade. No Brasil, o Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan) tem registro de vrios Patrimnios Histricos Culturais. O Iphan divide o Patrimnio Cultural em dois grupos: imaterial e material. O imaterial aquele em que as prticas, representaes, expresses, conhecimentos e tcnicas, instrumentos, objetos, artefatos e lugares so reconhecidos por comunidades como parte integrante de seu Patrimnio Cultural. Dentre as imagens apresentadas a seguir, identifique a que exemplifica o Patrimnio Cultural imaterial do povo brasileiro. a)

Oscar Niemeyer

b)

Candido Portinari

c)

Machado de Assis

104

d)

e)

Bumba meu boi, 7b2arteband2010.blogspot.com

Aleijadinho, arteum.terra.com.br

Fique de Olho
A Educao Fsica na Escola
A Educao Fsica uma atividade dinmica que contribui na formao ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, atravs de oportunidades ldicas Ed. Fsica que proporcionam equilbrio entre ibma.org.br corpo, mente e espao. Desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, alm de manter elementos teraputicos, sejam eles emocionais ou fsicos. O surgimento da Educao Fsica se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caar etc. Aos poucos, percebeu que seu preparo fsico garantiria melhores condies de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir. Nas prticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustrao, ansiedade, pacincia, respeito ao prximo, dentre outros, alm de ter que aprender a esperar sua vez. O trabalho pedaggico desenvolvido na Educao Fsica deve estar voltado para a construo da cidadania dos sujeitos, formando elementos crticos e participativos no meio social em que esto inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno adquira a qualificao scio-histrico-cultural necessria para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crtica, autnoma e participativa.
Por Jussara de Barros Equipe Brasil Escola

Objeto do Conhecimento

A Redao no Enem
Caro aluno, no fascculo anterior, vimos que a Banca Examinadora exige do candidato a escritura de uma dissertao argumentativa em que se analisa/discute um problema social, poltico ou cultural brasileiro proposto, apresentando uma soluo inovadora para ele. Hoje, vamos ensin-lo a planejar a primeira das trs partes essenciais que compem essa modalidade redacional a introduo. dato, que o discutir segundo um ponto de vista prprio (tese). Trata-se da ideia central da dissertao a partir da qual se desenvolvem as outras partes do texto que justificam, fundamentam, demonstram, provam o(s) argumento(s) inicialmente exposto(s). A situao-problema suscitada pela coletnea contextualiza o tema proposto, permitindo ao candidato fazer uma abordagem fiel dele, sem o risco de zerar.

PLANEJANDO A INTRODUO
Como a proposta redacional do Enem exige uma dissertao argumentativa e compe-se de um tema mais uma coletnea de textos em torno de uma situao-problema, deve o candidato iniciar o primeiro pargrafo apresentando esse tema seguido da ideia principal (tese, ponto de vista) a ser desenvolvida e defendida nos pargrafos subsequentes. Essa ideia principal precisa considerar a situao-problema da coletnea, uma vez que os temas propostos pelo novo Enem, muito amplos, requerem delimitao. Seno vejamos: A valorizao do idoso (2009 - prova cancelada), O brasileiro frente tica (2009), O trabalho na construo da dignidade humana(2010) e A ajuda humanitria (2010). Observaes A tese no se confunde com o tema. Este proposto pela Banca Examinadora; aquela, formulada pelo candi-

EXEMPLO DE INTRODUO
Abordagem padro Neste tipo de introduo, apresenta-se primeiramente a tese e logo a seguir enumeram-se os argumentos que sero desenvolvidos ao longo do texto (cada um desses argumentos corresponder, a seguir, a cada um dos pargrafos subsequentes). Veja o exemplo a seguir. O mundo moderno, apesar de j perceber em sua constituio uma maior igualdade entre homens e mulheres, ainda est eivado de situaes ultrajantes para o sexo feminino. Nesse contexto, podemos perceber a submisso das mulheres islamitas a seus cnjuges, a presso da mdia sobre a esttica feminina e a resistncia dos homens quanto a auxiliar suas esposas nas tarefas domsticas.

Universidade Aberta do Nordeste

105

Nesse caso, a primeira frase, tpico frasal do pargrafo, tambm a tese do texto (ponto de vista principal defendido na redao). Seguem-se a ela trs argumentos, que sero explorados em detalhe nos prximos pargrafos de desenvolvimento. Essa tcnica de introduo muito produtiva, na medida em que exige poucos minutos para sua elaborao. preciso, no entanto, tomar cuidado para no tornar seu texto repetitivo. Se voc citou os trs argumentos j na introduo, no dever faz-lo novamente na concluso. Alm disso, em uma abordagem como essa, interessante que os pargrafos de desenvolvimento sejam iniciados por elementos coesivos que remetam noo de enumerao, presente na introduo. Dessa forma, uma boa ideia comear cada um deles por expresses como primeiramente, em primeiro lugar, alm disso, ademais, some-se a isso etc. Retomar ao longo do texto estrutura enumerativa presente na introduo garante sua redao mais coeso e unidade. Exposio do ponto de vista oposto Voc pode tambm iniciar seu texto enunciando um ponto de vista contrrio ao seu, na ambientao. Em seguida, use um conectivo que expresse oposio de ideias (porm, no entanto, contudo, todavia etc.) e apresente sua prpria tese, provando ser ela mais acertada do que o posicionamento anteriormente mencionado. Exemplo I H uma srie de homens que dizem que se as mulheres desejam direitos iguais tm de abrir mo de certas regalias, como o que a tradio convencionou chamar de cavalheirismo. Todavia, preciso destacar que a luta feminista no visa a acabar com as diferenas entre os gneros, tampouco com os mecanismos de interao entre eles, como a corte. Seu objetivo permitir que homens e mulheres tenham as mesmas chances de decidir sua posio na sociedade. Exemplo II Muitas pessoas acreditam que a segurana em uma sociedade s pode ser garantida por um policiamento ostensivo nas ruas. No entanto, pesquisas revelam que pases que adotaram essa estratgia tiveram resultados muito menos significativos que outros que investiram em educao. Tal fato revela serem lpis, papel e giz mais eficientes que fuzis, algemas e patrulhas no sentido de assegurar a ordem social. Nesse pargrafo, ao tpico frasal sobre a pretensa relao entre policiamento ostensivo e segurana, o candidato acrescentou dois perodos que conduzem a argumentao para uma direo oposta. Assim, em vez de uma paz armada, os perodos que expandem o tpico frasal defendem a educao como forma de garantir a ordem social. Note-se o papel do conectivo no entanto, que explicita a relao de oposio entre as ideias apresentadas. Outras estratgias de construo de pargrafo introdutrio poderiam ser mencionadas aqui; porm, julgamos, por ora, suficientes os aqui estudados. Agora, hora de praticar redao a partir de um excelente tema que selecionamos para voc. Bom trabalho!

Proposta de Redao
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da lngua portuguesa, sobre o tema A valorizao do professor, apresentando experincia ou proposta de ao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I Em O Grande Ditador, Charles Chaplin disse: Pensamos demais e sentimos muito pouco. Mais do que inteligncia, precisamos de bondade e compreenso. A capacidade da liderana traz consigo essa possibilidade. O professor-lder ainda aquele que acredita no poder do sonho o sonho que livra da domesticao imposta pela rotina. Para isso, ele compromete as pessoas, e elas passaro a seguir o sonho, no mais o lder.
Disponvel em: http://www.profissaomestre.com.br/php/ verMateria. php?cod= 1482.

TEXTO II A educao faz com que as pessoas sejam fceis de guiar, mas difceis de arrastar; fceis de governar, mas impossveis de escravizar. PETER, Henry TEXTO III

D. Pedro II

Se no fosse imperador, desejaria ser professor. No conheo misso maior e mais nobre que a de dirigir as inteligncias jovens e preparar os homens do futuro. TEXTO IV O professor disserta sobre ponto difcil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreend-lo? No. O professor baixa a voz, Com medo de acord-lo. Carlos Drummond de Andrade TEXTO V Professores de Japaratuba (SE) em greve por tempo indeterminado Texto publicado em 04 de julho de 2011 - 11h33min Desde sexta-feira (1), os professores da rede municipal de Japaratuba entraram em greve por tempo indeterminado. Eles chegaram a esse ponto porque a prefeita Lara Moura quer seguir o mau exemplo de no valorizao dos professores e enviou projeto de lei para a Cmara de Vereadores com uma proposta que destri a carreira do magistrio. Neste sbado, dia 2, os professores realizam panfletagem na feira livre do municpio. (Portogente)

106

Fique de Olho
DICAS PARA SE ALCANAR A REDAO NOTA 1000
claro que um trabalho de redao , antes de tudo, um texto criativo, que tem um autor, e com ele um estilo pessoal. O seu jeito de escrever a sua marca. Nosso objetivo, com essas dicas, no padronizar sua forma de redigir, mas apenas chamar a sua ateno para alguns aspectos que so considerados qualidades em um texto redacional. Voc sabe quais so? Veja: Correo: O texto deve obedecer s normas gerais da lngua, entendidas tais como aquelas em que so observadas as regras gramaticais, que envolvem ortografia, regncia, concordncia, colocao, pontuao. Clareza: O texto deve ser produzido de forma a ser entendido. preciso colocar bem as palavras, organizar as ideias segundo uma sequncia lgica. Voc deve ter um especial cuidado com os vocbulos que vo construindo o sentido do texto, os chamados conectivos, porque eles so elementos fundamentais de clareza. Conciso: Sem comprometer a clareza, o texto deve ser enxuto, objetivo. As ideias devem ser apresentadas com o mnimo indispensvel de palavras, distribudas em perodos curtos, evitando-se assim a prolixidade (excesso, superabundncia). Voc certamente conhece pessoas que, ao falarem, se repetem cansativamente. Evite que isso ocorra no seu texto. No canse o seu leitor... Preciso: Voc deve utilizar na sua redao a palavra certa para dizer exatamente o que pretende. Podemos considerar a conciso e a preciso como qualidades que tm grande afinidade entre si, mas a preciso tem a ver com o emprego das palavras exatas, enquanto a conciso se percebe na frase como um todo.

Objeto do Conhecimento

A lngua estrangeira moderna no Enem LEM (Ingls)


Nesta seo, daremos continuidade a nossas consideraes no que tange a lngua inglesa no novo Enem. Dando especial ateno leitura e interpretao de textos, interessante examinarmos de perto as palavras de Brown, retiradas de seu livro Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Pesquisas mostram que a leitura apenas acidentalmente visual. O leitor contribui com mais informaes do que a pgina impressa. Isto , os leitores entendem o que esto lendo porque so capazes de retirar o estmulo alm da representao grfica e design-lo membro de um grupo de conceitos apropriados j inclusos em suas memrias, (...) A habilidade na leitura depende da interao eficiente entre o conhecimento lingustico e o conhecimento de mundo.
BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall Regents, 1994, p.283-285.

The flights showed four large villages featuring huts and plantings of corn and bananas by the community, Funai said. The plantation, as well as the huts, are new, dated to a maximum of one year, said Mr Amorim. The state of the straw used in construction and the planting of corn indicate this. Besides corn, there was bananas and a vegetation in undergrowth that appeared to be peanuts, among other crops. The flyovers were carried out after small forest clearings were detected on satellite images, indicating the possibility of human settlements. Brazilian authorities ban the general population from any contact with the isolated tribes due to concerns that they could easily become infected with diseases for which they carry no immunity.
Disponvel em: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/southamerica/ brazil/8593128/Indigenous-tribe-discovered-in-Brazils-Amazon-rainforest.html. Acesso em: 26 Jun. 2011.

Questo Comentada
|C2-H5| Leia o texto e responda. INDIGENOUS TRIBE DISCOVERED IN BRAZILS AMAZON RAINFOREST An indigenous tribe of 200 people who have never had contact with the outside world has been discovered living in Brazils Amazon rainforest By Robin Yapp, Sao Paulo. 10:57 p.m. BST 22 Jun. 2011. Air surveillance images showed the tribe in the Javari Valley close to the border with Peru, according to Fabricio Amorim of the National Indian Foundation (Funai).

Uma nova tribo indgena foi descoberta na Amaznia brasileira. Com respeito a essa descoberta, podemos dizer que s foi possvel: a) porque a populao vizinha comunicou o fato Funai. b) porque avies sobrevoaram a regio detectando a existncia da tribo. c) por ter sido detectada por imagens via satlite. d) porque alguns ndios foram se imunizar em alguns postos de sade. Soluo comentada: Pela leitura do quarto pargrafo, percebemos que a tribo teve sua existncia detectada pela primeira vez atravs de imagens via satlite, e por conta disso, houve sobrevoos na rea para a ratificao do fato. A populao circunvizinha, de acordo com o texto, no tinha autorizao para entrar em contato com os ndios dessa tribo para que no pudessem contamin-los, uma vez que os indgenas no possuam nenhuma imunidade. Pelo estado da palha, informa-se no texto que o assentamento deveria ter, no mximo, um ano. A alternativa que traz a ideia correta, de acordo com o texto e seu tema, a c.
Resposta correta: c

Universidade Aberta do Nordeste

107

Para Fixar
|C2-H5| 05. Leia o texto a seguir e responda. NEYMAR, GANSO, PATO & ROBINHO THE NEW MAGIC QUARTET WHO MUST BRING THE SAMBA BACK INTO BRAZIL As Mano Menezes side prepare to embark on a new era, goal.com looks at the four players who can restore the national teams image as the prime entertainers of world football 3 Jul. 2011-11:57:00 ANALYSIS By KS Leong Its been a while since we last saw Brazil waltz past an opponent with rhythmic ease and put on a carnival to leave fans hypnotised. Ever since the sensational collapse of the fearsome, much-hyped magic quartet of Ronaldo, Ronaldinho, Adriano and Kaka after the 2006 World Cup, the five-time winners of the tournament have ditched their philosophy of head-spinning football in favour of a more disciplined, cautious approach under Dunga. Four years on, and the Selecao are still trying to rediscover the joga bonito fervour.
Disponvel em: http://www.goal.com/en-gb/news/3710/copaamerica/2011/07/03/2558396/neymar-ganso-pato-robinho-the-new-magicquartet-who-must. Acesso em: 03 Jul. 2011.

e) no tem encontrado nenhuma dificuldade em subjugar seus oponentes. |C2-H5, H7| 06. Leia o texto e responda ao que se segue. ONE TRICK OF A TINY BELLY: REPORTER LOSES HER BELLY USING ONE EASY TIP (Consumer TipsDaily) HCG the latest weight loss fad. These so called super hormone that you take as a supplement to lose weight have been getting a lot of international attention. And like you have probably already Katie investigates seen; they are all over the Internet in blogs the HCG+Colon diet to and success stories of people who have find out for herself if this super diet works. apparently used the pills and lost a ton of weight. But we here at Channel 7 are a little skeptical and arent sure that weve seen any real proof that these pills work for weight loss. So we decided to put these products to the test. What better way to find out the truth than to conduct our own study?
Disponvel em: http://www.consumeronlinetips.com/article /us4.php?t=82. Acesso em: 03 Jul. 2011.

De acordo com o texto acima, a seleo brasileira de hoje: a) no possui o jogo bonito e agradvel de se assistir, semelhante aos da antiga seleo. b) possui talentos iguais ou superiores aos da antiga seleo. c) convence a todos de que to boa quanto a que se consagrou pentacampe. d) redescobriu seu jogar brasileiro, isto , com dribles desconcertantes em cima de seus adversrios.

Pela leitura do texto acima, podemos dizer que: a) incontestvel a eficcia do uso do HCG na reduo de peso. b) Katie um dos raros exemplos internacionais de perda de peso pelo uso do hormnio HCG. c) a dieta HCG+ Colon provou-se eficaz com funcionrios do canal 7. d) uma funcionria do canal 7 no acreditou na propaganda divulgada pela Internet e resolveu experimentar por si s se o hormnio HCG faz realmente perder peso. e) apesar de o hormnio HCG fazer perder peso, ele no reduz a circunferncia abdominal.

Fique de Olho
Palavras cognatas so palavras que possuem grafia semelhante lngua portuguesa podendo, ou no, ter o mesmo significado. actually (adv): na verdade ..., o fato que ... baton (n): batuta (msica), cassetete cafeteria (n): refeitrio (tipo universitrio ou industrial) data (n): dados (nmeros, informaes) enroll (v): inscrever-se, alistar-se, registrar-se fabric (n): tecido genial (adj): afvel, aprazvel hazard (n,v): risco, arriscar ingenuity (n): engenhosidade jar (n): pote lamp (n): luminria large (adj): grande, espaoso mayor (n): prefeito moisture (n): umidade novel (n): romance office (n): escritrio prejudice (n): preconceito range (v): variar, cobrir senior (n): idoso tax (n): imposto trainer (n): preparador fsico vegetables (n): verduras, legumes

Objeto do Conhecimento

A lngua estrangeira moderna no Enem LEM (Espanhol)


Vestibulando, O homem tem na escrita um meio seguro para a conservao da cultura. Por isso, apesar do surgimento de outros meios de difuso de grande influncia como o rdio, o ci108 nema, a televiso e a informtica, o sistema escritural no foi abolido. Por essa razo, a leitura uma atividade indispensvel e complementar da escrita, pois permite captar

a mensagem escrita, prvia exigncia de uma capacidade para decifrar, interpretar e compreender. Leia o texto a seguir, para responder a questo que se segue.

EDWIN SUEA CON RETORNAR


Edwin camina todas las maanas hasta la sede de la Cruz Roja en Carabanchel Alto y pregunta si ya tienen listo el billete para regresar a Bolivia. Dos aos despus de su llegada a Madrid, su sueo es retornar. Est desempleado desde hace casi un ao, pero como no tiene papeles no forma parte de los 87.348 extranjeros que aparecen en las listas del paro. Lleg en enero de 2007. Aterriz en Barajas con dos maletas de ropa y 1.800 euros que le haba prestado una cooperativa de su barrio en Santa Cruz. Vena sin contrato de trabajo. Quera darle un futuro mejor a mis hijos, dice. Es padre de dos chavales de 14 y 12 aos. Pero en Madrid no encontr la tierra prometida. Su primer trabajo fue de vigilante en un pueblo. Le pagaban 600 euros. Viva en una caseta. All slo tena una radio. Despus consigui trabajo en la construccin. Le pagaban 35 euros el da, luego le bajaron a 30 y al final no haba euros para pagarle. Desde hace seis meses vive con una compatriota que le presta un cuarto en su casa y le da de comer. Espera que la Cruz Roja de Madrid le pague el billete para volver. Aunque all no tengo nada, al menos estar con mi familia, asegura.
http://www.elpais.com (08/06/09)

b) Edwin camina todas las maanas hasta la sede de la Cruz Roja en Carabanchel Alto y pregunta si ya tienen listo el billete para regresar a Bolivia. c) Aterriz en Barajas con dos maletas de ropa y 1.800 euros que le haba prestado una cooperativa de su barrio en Santa Cruz. d) Desde hace seis meses vive con una compatriota que le presta un cuarto en su casa y le da de comer. e) Le pagaban 35 euros el da, luego le bajaron a 30 y al final no haba euros para pagarle. Soluo comentada: O fato comprobatrio de que Edwin vive ilegalmente em Madrid encontra-se no fragmento no tiene papeles, o que o torna fora dos nmeros que compem a lista dos estrangeiros desempregados.
Resposta correta: a

Para Fixar As questes 07 e 08 tm como base o texto anterior.


|C2-H7| 07. Con la lectura del texto Edwin suea con retornar, podemos percibir la intencin del protagonista en tener xito fuera de su tierra natal. Tal idea est expresada en la frase: a) Me voy con los sueos rotos. b) Vena sin contrato de trabajo. c) Quera darle un futuro mejor a mis hijos. d) Al menos estar con mi familia. e) No s de qu voy a vivir all. |C2-H6| 08. Las palabras paro y chavales pueden traducirse al portugus, respectivamente, por: a) parada e meninos. b) desemprego e garotos. c) paralizao e rapazes. d) greve e jovens. e) seguro-desemprego e meninos.

Questo Comentada
|C2-H5| Edwin hace trabajos difciles por el hecho de que es un inmigrante no autorizado. Su ilegalidad es perceptible en: a) Est desempleado desde hace casi un ao, pero como no tiene papeles no forma parte de los 87.348 extranjeros que aparecen en las listas del paro.

Fique de Olho
Expresses idiomticas espanholas
Espanhol A cada dos por tres Andar por las ramas A regaadientes A rienda suelta Como quien oye llover Dar en el clavo Dejar plantado Estar hecho polvo Hacer la vista gorda Portugus Vira e mexe/Com frequncia Desviar do assunto Sem reclamaes rdea solta, desenfreadamente Sem fazer caso Acertar algo Ficar esperando Cansao fsico Fazer que no est vendo, ignorar Importar un pimiento Meter la pata Meterse en camisa de once varas No hay mejor espejo que el amigo viejo Qu pesado eres Tranqui De buena gana De balde De paro Nada importa Cometer um erro Complicar-se desnecessariamente O melhor espelho um velho amigo Como voc chato Tranquilo De boa vontade Inutilmente Em desemprego

Universidade Aberta do Nordeste

109

Exercitando para o Enem


|C6-H18| 01. Leia o texto a seguir e responda. O livro gua viva, de Clarice Lispector, inteiramente composto por fragmentos como estes: Eu, que fabrico o futuro como uma aranha diligente. E o melhor de mim quando nada sei e fabrico no sei o qu. Eis que de repente vejo que no sei nada. O gume da minha faca est ficando cego? Parece-me que o mais provvel que no entendo porque o que vejo agora difcil: estou entrando sorrateiramente em contato com uma realidade nova para mim e que ainda no tem pensamentos correspondentes, e muito menos ainda alguma palavra que a signifique.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 69-70.

c) para promover um dilogo, genuinamente romntico em cada um dos momentos, entre a parte satrica e a parte cmica de sua produo potica. d) de modo que, em ambas as partes, mas de modos distintos, o poeta manifestasse sua desconfiana diante da lrica romntica. e) para promover uma anttese entre sua poesia nativista e buclica, do primeiro momento, e sua lrica urbana, do segundo momento. |C6-H19| 03. Atente para as seguintes afirmaes. I. Considerando-se o contexto, correto agrupar em dois campos semnticos, sugestivos e distintos entre si, os elementos: sabi, primavera, flores, de um lado, e nervos, corpo e fibra, do outro; II. As duas expresses com funo conativa, Desculpai-os, em I, e Cuidado, leitor, em II, devem ganhar inflexes bem distintas, na leitura, para fazerem jus s diferentes convocaes do poeta; III. Os versos Poetas! Amanh ao meu cadver / Minha tripa cortai mais sonorosa! ... e os versos As ondas so anjos que dormem no mar, Que tremem, palpitam banhados de luz, ilustram, na ordem dada, as vertentes poticas que lvares de Azevedo apresenta em I e II. Est correto o que se afirma em: a) I e II, apenas. b) I, II e III. c) I e III, apenas. d) II, apenas. e) II e III, apenas.

a) b) c) d) e)

Com base nesses fragmentos, correto afirmar que a autora radicaliza o seu processo de criao: organizando uma narrativa em que as aes ocorrem numa temporalidade clara e linear. recusando a narrativa tradicional, substitudas as aes por reflexes de carter metalingustico. investindo em personagens exticas, cujos gestos fazem lembrar as fantasmagorias do surrealismo. propondo uma forma de romance na qual o narrador governa com poder absoluto o destino de suas criaturas. diluindo experincias anteriores mais ousadas, substitudas por narrativas de carter realista.

Texto para as questes de nmeros 02 e 03. O poeta lvares de Azevedo no chegou a ver publicado seu livro de poemas Lira dos vinte anos, para o qual escreveu dois prefcios, atendendo diviso interna do volume. Transcrevem-se abaixo dois fragmentos, um de cada prefcio. I. So os primeiros cantos de um pobre poeta. Desculpai-os. As primeiras vozes do sabi no tm a doura dos seus cnticos de amor. uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores; uma coroa de folhas, mas sem vio. Cantos espontneos do corao, vibraes doridas da lira interna que agitava um sonho, notas que o vento levou como isso dou a lume essas harmonias; II. Cuidado, leitor, ao voltar esta pgina. Aqui, dissipa-se o mundo visionrio e platnico. ( ... ) O poeta acorda na terra. ( ... ) tem nervos, tem fibra e tem artrias isto , antes e depois de ser um ente idealizado, um ente que tem corpo. E, digam o que quiserem, sem esses elementos, que sou o primeiro a reconhecer muito prosaicos, no h poesia. |C5-H16| 02. Esses fragmentos mostram que lvares de Azevedo tinha conscincia de que seu livro de poemas fora concebido: a) de modo que os ltimos poemas, apresentados em II, constitussem uma intensificao do lirismo puro e ingnuo, apresentado em I. b) segundo inclinaes opostas de sua poesia romntica, a que se realiza como lirismo idealizado e a que assume certa condio autocrtica.

|C4-H12, H13| 04. Analise a figura e leia o texto a seguir.

Andreas Vesalius (1514-1564). In: De Humani Corporis Fabrica. Gravura 25, dos msculos. Basileia: 1543.

Naturalmente, a preocupao maior estava na representao do ser humano. A arte renascentista nunca se distanciou demasiado dessa sua vocao antropocntrica. Nesse momento, a preocupao com a figurao da imagem humana se concentraria na representao do corpo, percebido em toda a extenso de sua carnalidade, suas formas, seu peso, sua textura, sua ossatura, sua musculatura, sua anatomia, enfim.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. So Paulo: Atual, 1994, p. 62.

Com base na imagem e no texto, considere as assertivas. Vesalius expressa na imagem uma viso romntica e idealizada do homem; II. O artista apoia-se numa concepo religiosa do homem; III. O nu foi um tema recorrente na arte ocidental da poca; IV. A gravura inspira-se em uma das fases da escultura grega: a das esculturas em movimento. I.

110

Est correto o que se diz em: a) I e II apenas. b) II e III apenas. d) I, II, III e IV. e) III e IV.

c) I, II e III.

d) a agilidade, que possibilita a execuo de movimentos rpidos e ligeiros com mudanas de direo. e) o equilbrio, que permite a realizao dos mais variados movimentos com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base. |C2-H5, H7| 07. Leia o texto a seguir e responda. THEYVE GOT TO BE JOKING: THE 15 SADDEST IN-FLIGHT MEALS

|C3-H9| 05. (Enem/2010) O folclore o retrato da cultura de um povo. A dana popular e folclrica uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenas, trabalho e significados. Danar a cultura de outras regies conhec-la, de alguma forma se apropriar dela, enriquecer a prpria cultura.
BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dana. So Paulo: cone, 2007.

a)

b)

c) d) e)

As manifestaes folclricas perpetuam uma tradio cultural, obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem, deixa-se de identificar como dana folclrica brasileira: o bumba meu boi, que uma dana teatral onde personagens contam uma histria envolvendo crtica social, morte e ressurreio. a quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebraes de origens pags envolvendo as colheitas e a fogueira. o congado, que uma representao de um reinado africano onde se homenageia santos atravs de msica, cantos e dana. o bal, em que se utilizam msicos, bailarinos e vrios outros profissionais para contar uma histria em forma de espetculo. o carnaval, em que o samba derivado do batuque africano utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma histria nos desfiles.

If you havent already been annoyed off the Internet by all the April Fools Day pranks running rampant, then take a deep breath and know that nothing will be amiss on jaunted today. Except for this, because the airlines have got to be joking. Weve dug around to discover the 15 saddest in-flight meals, including everything from a moldy fruit plate to our dreaded American Airlines croissant. Sadly these meals arent April Fools jokes, but, oh, how we wish they were...
Disponvel em: http://www.jaunted.com/story/2011/3/31/232014/680/travel/ They%27ve+Got+to+Be+Joking%3A+The+15+Saddest+In-Flight+Meals. Acesso em 03 Jul. 2011.

|C3-H10, H11| 06. (Enem/2010) Observe a imagem e responda.

a) b) c)
Disponvel em: http://lgarveturistico. com/wp-content/uploads/2009/04/ptmginasticaritmica-01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010.

d) e)

O desenvolvimento das capacidades fsicas (qualidades motoras passveis de treinamento) ajuda na tomada de decises em relao a melhor execuo do movimento. A capacidade fsica predominante no movimento representado na imagem anterior : a) a velocidade, que permite ao msculo executar uma sucesso rpida de gestos em movimentao de intensidade mxima. b) a resistncia, que admite a realizao de movimentos durante considervel perodo de tempo, sem perda da qualidade da execuo. c) a flexibilidade, que permite a amplitude mxima de um movimento, em uma ou mais articulaes, sem causar leses.

Sabe-se que os lanches que so oferecidos nas aeronaves no so, o que poderamos dizer, dignos da cozinha francesa. O texto nos mostra alguns aspectos concernentes a esse assunto. De acordo com a matria acima, podemos chegar a concluso que: as empresas areas esto dirimindo esforos para mudar esse quadro. algumas empresas areas americanas j esto oferecendo lanches de primeira qualidade. somente durante o ms de abril as empresas areas oferecem lanches melhores e mais saudveis. dentre os lanches mais saborosos esto os croissants americanos. j houve ocasies em que frutas mofadas foram oferecidas aos passageiros.

|C2-H5, H6, H7| 08. Leia o texto e responda. STRAUSS-KAHN RELEASED FROM HOUSE ARREST July 3, 2011. (JTA) Dominique Strauss-Kahn, the former director of the International Monetary Fund, was released from house arrest after prosecutors said the hotel maid who accused him of rape lied to a grand jury.

Universidade Aberta do Nordeste

111

Released June 1 by a judge from his house arrest in New York, Strauss-Kahn may now travel anywhere in the United States. He has a home in Washington D.C., where the IMF is located. He resigned as head of the IMF after he was jailed on charges of sexually assaulting a housekeeper at New Yorks Sofitel hotel on May 14. He still faces charges of raping the maid, who reportedly lied to the grand jury about the sequence of events after the alleged attack, and also lied on tax and immigration documents. Strauss-Kahns lawyers have called for all charges to be dropped against their client. They do not deny there was sexual encounter. Strauss-Kahn, 62, had been considered a front-runner for the French presidency, the first Jew to hold such a position since World War II.
Disponvel em: http://www.jta.org/news/article/2011/07/03/3088401/strausskahn-released-from-house-arrest. Acesso em: 03 Jul. 2011.

Responda s questes 09 e 10 com base na tirinha abaixo.


PARA M LO QUE EST MAL ES QUE UNOS POCOS TIENEN MUCHO,MUCHOS TIENEN POCO Y ALGUNOS NO TIENEN NADA SI ESOS ALGUNOS QUE NO TIENEN NADA TUVIERAN ALGO DE LO POCO QUE TIENEN LOS MUCHOS QUE TIENEN POCO... Y SI LOS MUCHOS QUE TIENEN POCO TUVIERAN UN POCO DE LO MUCHO QUE TIENEN MUCHOS, HABRA MENOS LOS PERO NADIE HACE MUCHO, POR NO DECIR NADA, PARA MEJORAR UN POCO ALGO TAN SIMPLE

|C2-H6| 09. A expresso habra menos los faz referncia: a) s pessoas. b) aos problemas. c) ao dinheiro. d) aos desafios. e) aos desagrados. |C2-H7| 10. A partir da leitura da tirinha, pode-se afirmar que sua temtica aborda: a) uma problemtica educacional. b) a inocncia infantil. c) uma questo de linguagem. d) a distribuio de bens. e) crianas de rua.

a) b) c) d)

e)

Ao ler a matria sobre o ex-diretor do Fundo Monetrio Internacional FMI, chegamos a concluso que Dominique Strauss-Kahn: se candidatar presidncia da Frana. foi libertado de sua priso domiciliar porque foi descoberto que a empregada do hotel mentiu ao grande jri. saiu da penitenciria e dever concorrer ao cargo de presidente da Frana. alegou no ter tido relaes sexuais com a camareira do hotel e foi solto pelo fato de se ter comprovado que a funcionria do hotel mentiu ao grande jri. foi liberado da delegacia pelo fato de a camareira ter mentido com relao a dois fatores: primeiro, com relao ao suposto estupro, e segundo, porque foi acusada de racismo, pelo fato de ele ser judeu (Jew).

Para Fixar
01 c 02 e 03 c 04 d 05 a 06 d 07 c 08 b

Exercitando para o Enem


01 b 02 b 03 a 04 e 05 d 06 c 07 e 08 b 09 b 10 d

Ateno!! Inscreva-se j e tenha acesso a outros materiais sobre o Enem no www.fdr.com.br/enem2011


Expediente
Presidente: Luciana Dummar Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste: Srgio Falco Coordenao do Curso: Fernanda Denardin e Marcelo Pena Coordenao Editorial: Sara Rebeca Aguiar Coordenao Acadmico-Administrativa: Ana Paula Costa Salmin Editor de Design: Deglaucy Jorge Teixeira Projeto Grfico: Dhara Sena e Suzana Paz Capa: Suzana Paz Editorao Eletrnica: Paulo Henrique do Anjos Ilustraes: Aldenir Barbosa, Caio Menescal e Joo Lima Reviso: Ana Paula Porfrio, Kelly Gurgel, Sara Rebeca Aguiar e Tesoro Hinojosa

Apoio

Parceria

Realizao

Promoo

You might also like