You are on page 1of 24

CURSO DE REGULAO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Prof. FABIANO JANTALIA1 - fjantalia@hotmail.com Aulas exibidas nos dias 16 a 20 de fevereiro de 2009

PROGRAMA DAS AULAS - Aula n 1 O Sistema Financeiro Nacional - Aula n 2 A Regulao Bancria: as funes do CMN e do Banco Central - Aula n 3 A Regulao Bancria (cont.): a Superviso Bancria - Aula n 4 A Regulao Bancria (cont.): o Saneamento do SFN e os Regimes Especiais - Aula n 5 Cmbio e Capitais Internacionais BIBLIOGRAFIA BSICA - JANTALIA, Fabiano (Org.). A Regulao Jurdica do Sistema Financeiro Nacional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

SITES INSTITUCIONAIS PARA PESQUISA COMPLEMENTAR Banco Central do Brasil www.bcb.gov.br; Comisso de Valores Mobilirios www.cvm.gov.br; Associao Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil www.apbc.org.br.

Procurador do Banco Central em Braslia (DF), Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Braslia (UnB) e Especialista em Direito do Estado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Econmico e Coordenador da Ps Graduao em Direito da Regulao do Instituto Brasiliense de Direito Pblico (IDP).

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

AULA N 1: O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

1. O SISTEMA FINANCEIRO NA ORDEM ECONMICA CONSTITUCIONAL O sistema financeiro encontra-se sinteticamente previsto no art. 192 da Constituio Federal, que, em sua redao original, j estabelecia que o SFN deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Pas e a servir aos interesses da coletividade e que deve ser regulado por leis complementares. At o advento da Emenda Constitucional n 40/2003, o dispositivo estabelecia, de forma pormenorizada, algumas diretrizes a serem seguidas pelo legislador na edio da norma de regncia a ser editada. A entrada em vigor da Constituio Federal de 1988 trouxe pelo menos duas grandes repercusses para a regulao do SFN. A primeira delas dizia respeito s condies de ingresso de novas instituies financeiras no mercado. Anteriormente, vigorava o sistema de cartas-patentes (espcies de autorizaes conferidas pelo Banco Central s IF) em que o Conselho Monetrio Nacional fixava um nmero mximo de instituies (e at mesmo agncias) que poderiam ser autorizadas a atuar no mercado. Assim, para que uma IF pudesse entrar no mercado ou mesmo para que pudesse ampliar sua atuao, eram necessrio adquirir a carta patente de outra, criando uma espcie de reserva de mercado. Com a redao conferida ao art. 192, 1, da CF/88, as autorizaes para o funcionamento de novas instituies passaram a ter carter inegocivel e intransfervel, sendo concedida sem nus s IF que preencherem os requisitos tcnicos previstos em lei. A superao do sistema de cartas patentes removeu a principal barreira para o ingresso de novas instituies no mercado, o que, na prtica, representou a transio do sistema financeiro para um regime de livre mercado. Outra mudana importante foi a introduo de uma limitao taxa de juros reais cobradas pelas IFs. O 3 do mesmo artigo 192 tipificava como crime de usura a cobrana em patamar superior a 12% ao ano. Com a promulgao da EC 40/2003, o dispositivo constitucional passou a contar com redao extremamente sinttica, remetendo a regulao de toda matria reserva de lei complementar, incluindo a participao do capital estrangeiro nas instituies financeiras. A mesma emenda conferiu nova redao ao art. 52 do ADCT, estabelecendo que, at que sejam fixadas as condies do art. 192, so vedados a instalao, no Pas, de novas agncias de instituies financeiras domiciliadas no exterior e o aumento do percentual de participao, no capital de instituies financeiras com sede no Pas, de pessoas fsicas ou jurdicas residentes ou domiciliadas no exterior.

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Atualmente, portanto, praticamente toda a regulao do SFN tem sede infraconstitucional, estando esparsa em leis e atos normativos infralegais. 2. O ARCABOUO JURDICO INFRACONSTITUCIONAL H uma grande confuso conceitual acerca do que constitui, em verdade, o Sistema Financeiro Nacional. Numa viso ampla, que considera tal sistema como aquele em que so desempenhadas atividades de cunho financeiro, possvel afirmar que o SFN compreende quatro grandes mercados ou segmentos, cada qual regulado por legislao e rgos especficos: Mercado Financeiro o conjunto de instituies, prticas e normas que viabilizam as relaes financeiras entre credores (agentes superavitrios) e devedores (agentes deficitrios). Uma das caractersticas principais desse mercado a intermediao financeira especializada. regido principalmente pela Lei n 4.595/64. Mercado de Capitais segmento especfico do mercado financeiro, em que a transferncia de recursos aos poupadores/agente superavitrios para os investidores/agentes deficitrios ocorre mediante colocao de ttulos e valores mobilirios emitidos pelas empresas, como aes e debntures, negociados especialmente em Bolsa de Valores e Mercado de Balco, sem a necessria intermediao do sistema bancrio. regido principalmente pela Lei n 4.728/65 e pela Lei n 6.385/76; Mercado de Seguros Privados e Capitalizao aquele onde so negociados os contratos de seguros oferecidos pela sociedades autorizadas a operar com seguros privados. De forma coligada, so tambm oferecidos os ttulos de capitalizao, por sociedades especificamente constitudas para este fim. disciplinado principalmente pelo Decreto-Lei n 70/66. Mercado de Previdncia Complementar compreende a negociao de planos privados de previdncia, de carter facultativo, complementar e organizado e forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social. Sua regra-matriz tem sede no art. 202 da CF/88, sendo disciplinado principalmente pela Lei Complementar n 109/2001. dividido em: Previdncia privada aberta operado pela entidades abertas de previdncia, que oferecem planos de benefcios a quaisquer pessoas fsicas (planos individuais) ou a pessoas fsicas vinculadas, direta ou indiretamente, a uma ou mais pessoas jurdicas contratantes (planos coletivos). Previdncia fechada operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar, comumente chamadas de fundos de penso. Somente acessvel: aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, entes denominados patrocinadores; e aos associados ou membros de pessoas 3

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

jurdicas de carter instituidores. 3. ESTRUTURA DO SFN 3.1 rgos Normativos

profissional, classista ou setorial,

denominadas

Conselho Monetrio Nacional o rgo responsvel por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. O CMN integrado pelo Ministro da Fazenda (que o preside), pelo Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e pelo Presidente do Banco Central do Brasil. Conselho Nacional de Seguros Privados rgo colegiado responsvel por fixar as diretrizes gerais e normas da poltica de seguros privados, por regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao das empresas que atuam no mbito do Sistema Nacional de Seguros Privados, e, ainda, por fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro. integrado pelo Ministro da Fazenda ou seu representante (que o preside) e por representantes do Ministrio da Justia, Ministrio da Previdncia, Superintendncia de Seguros Privados, Banco Central e Comisso de Valores Mobilirios. Conselho de Gesto de Previdncia Complementar rgo colegiado responsvel pela regulao das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar, funcionando ainda como rgo recursal, responsvel pela apreciao de recursos interpostos contra decises da SPC, versando sobre penalidades administrativas. O CGPC composto por representantes indicados pelo Governo (Ministrios da Previdncia, Fazenda e Planejamento), pelos fundos de penso, pelos participantes e assistidos e pelos patrocinadores e instituidores de planos de previdncia.

3.2 Entidades Supervisoras Banco Central do Brasil autarquia criada pela Lei n 4.595/64, a quem compete cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe so atribudas pela legislao em vigor e as normas expedidas pelo CMN. Na prtica, o BCB o principal executor das orientaes do CMN. Dentre outras atribuies, cabe ao BCB: emitir papel-moeda e moeda metlica; executar os servios do meio circulante; receber recolhimentos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras e bancrias; realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras; regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis; efetuar operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; exercer o controle de crdito; exercer a fiscalizao das instituies financeiras; autorizar o funcionamento das instituies financeiras; estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras; vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas. 4

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Comisso de Valores Mobilirios uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, a quem cabe precipuamente a regulamentao, controle e fiscalizao do mercado de valores mobilirios. Compete CVM, dentre outros: regulamentar, com observncia da poltica definida pelo CMN, as matrias expressamente previstas na Lei n 6.385/76 e na lei de sociedades por aes; fiscalizar permanentemente as atividades e os servios do mercado de valores mobilirios, bem como a veiculao de informaes relativas ao mercado, s pessoas que dele participem, e aos valores nele negociados; fiscalizar e inspecionar as companhias abertas. Superintendncia de Seguros Privados tambm um autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, a SUSEP foi criada pelo Decreto-lei n 73/66 e o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, resseguro, previdncia privada aberta e capitalizao. Secretaria de Previdncia Complementar integrante da estrutura do Ministrio da Previdncia, a SPC responsvel pela fiscalizao das atividades das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar (fundos de penso). So algumas das competncias da SPC: propor as diretrizes bsicas para o Sistema de Previdncia Complementar; harmonizar as atividades das entidades fechadas de previdncia privada com as polticas de desenvolvimento social e econmico-financeira do Governo; fiscalizar, supervisionar, coordenar, orientar e controlar as atividades relacionadas com a previdncia complementar fechada; analisar e aprovar os pedidos de autorizao para constituio, funcionamento, fuso, incorporao, grupamento, transferncia de controle das entidades fechadas de previdncia complementar, bem como examinar e aprovar os estatutos das referidas entidades, os regulamentos dos planos de benefcios e suas alteraes.

3.3 Instituies operadoras 3.3.1 Supervisionadas pelo Banco Central a) Instituies financeiras captadoras de depsitos vista: - Bancos Comerciais - Bancos Mltiplos - Banco do Brasil - Caixa Econmica Federal - Cooperativas de Crdito b) Demais Instituies financeiras: - Agncias de fomento - Bancos de Desenvolvimento - Bancos de Investimento 5

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

- BNDES - Banco de Cmbio - Sociedades de crdito, financiamento e investimento (financeiras) - Sociedades de Crdito ao microempreendedor - Sociedades de Crdito Imobilirio - Companhias Hipotecrias - Cooperativas Centrais de Crdito c) Outros intermedirios financeiros: - Administradoras de Consrcio - Sociedades de arrendamento mercantil (leasing) - Corretoras de cmbio - Corretoras de ttulos e valores mobilirios (apenas no que tange s operaes com ttulos de renda fixa) - Distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (apenas no que tange s operaes com ttulos de renda fixa) 3.3.2 Supervisionadas pela CVM - Companhias abertas (isto , as S/A com aes livremente negociadas no mercado) - Bolsas de Valores - Bolsa de Mercadorias e futuros2 - Corretoras de ttulos e valores mobilirios (operaes com ttulos e valores mobilirios) - Distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (operaes com ttulos e valores mobilirios - Fundos de Investimento 3.3.3 Supervisionadas pela SUSEP - Sociedades seguradoras - Sociedades de capitalizao - Sociedades resseguradoras (a includo o IRB Brasil Resseguros, que antes atuava como ente normatizador) - Entidades abertas de previdncia complementar 3.3.4 Supervisionadas pela SPC - Entidades fechadas de previdncia complementar (Fundos de Penso)

Importante destacar que, atualmente, a Bolsa de Valores de So Paulo (BOVESPA) fundiu-se com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Mas, diante da possibilidade, ainda que remota, de que novas bolsas possam vir a operar e diante do teor da legislao atual, a distino conceitual permanece vlida.

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

AULA N 2: A REGULAO BANCRIA AS FUNES DO CMN E DO BCB

1. AS FUNES DO CONSELHO MONETRIO NACIONAL No Brasil, a regulao bancria conduzida por uma estrutura hbrida de regulao. A funo normativa do sistema conferida primordialmente ao Conselho Monetrio Nacional, cabendo ao Banco Central um papel mais executivo, embora lhe sejam atribudas tambm atribuies normativas. 1.1 Composio e funcionamento - A partir da Lei n 9.069/95 (art. 8), passou a ser composto pelo MF (Presidente), MPOG e Presidente do BCB; - Tem reunies ordinrias mensais, mas podem ser convocadas extraordinariamente; - Deliberaes veiculadas em Resolues; - assessorado pela COMOC (Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito), que faz a anlise tcnica das medidas a serem adotadas pelo CMN; - Tem os servios de Secretaria-Executiva providos pelo BCB;

1.2 Principais atribuies - Objetivos: Segundo o art. 3 da Lei n 4.595/64, a atuao do CMN deve ter por objetivo: adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos; orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras; propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras; coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria e da dvida pblica interna e externa. - Competncias: O art. 4 elenca um extenso rol de competncias ao CMN, nas quais se destacam: o Estabelecer condies para que o BCB emita moeda; o Fixar as diretrizes e normas da poltica cambial; o Disciplinar o crdito em todas as suas modalidades e as operaes creditcias em todas as suas formas; o Regular a constituio, funcionamento e fiscalizao dos que exercerem atividades disciplinadas na Lei n 4.595/64, bem como a aplicao das penalidades previstas; o Determinar a percentagem mxima dos recursos que as instituies financeiras podero emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas; 7

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

o Estipular ndices e outras condies tcnicas sobre encaixes, mobilizaes e outras relaes patrimoniais a serem observadas pelas instituies financeiras; o Expedir normas gerais de contabilidade e estatstica a serem observadas pelas instituies financeiras; o Delimitar o capital mnimo das instituies financeiras privadas; o Baixar normas que regulem as operaes de cmbio; 2. AS FUNES DO BANCO CENTRAL Embora sua atuao seja umbilicalmente ligada regulao bancria, o BCB desempenha uma srie de outras funes to importantes quanto esta para a solidez da economia e do SFN, adiante explicitadas. 2.1 Monoplio de Emisso de Moeda Por fora do art. 164 da Constituio Federal, bem como do art. 10, inciso I, da Lei n 4.595/64, a competncia para emisso de moeda privativa do BCB. Segundo a definio clssica, h emisso de moeda quando o BCB entrega o numerrio (cdulas ou moedas metlicas) ao banco, colocando-o em circulao e no quando a moeda confeccionada. Logo, a impresso ou cunhagem da moeda (que, no Brasil, feita com exclusividade pela Casa da Moeda, por determinao legal) apenas uma etapa preparatria emisso propriamente dita. A emisso de moeda um dos servios de meio circulante executados pelo BCB, que envolve ainda: os estudos e pesquisas para elaborao de novas cdulas; o atendimento e controle das necessidades de numerrio da populao; e o saneamento do meio circulante (com a destruio e substituio das cdulas desgastadas pelo uso). 2.2 Banco do Governo O art. 164, 3, da Constituio Federal estabelece que as disponibilidades de caixa da Unio devem ser depositadas no BCB. Antes da CF/88 e da Lei de Responsabilidade Fiscal, as relaes financeiras entre o BCB e o Governo Federal eram bastante confusas e desorganizadas, o que se devia principalmente s constantes ingerncias do Poder Executivo federal sobre as atividades do BCB. Em tempos de surto inflacionrio, trao caracterstico das dcadas de 80 e 90 no Brasil, os dficits oramentrios do Governo federal eram freqentemente financiados no s pela emisso de ttulos e de moeda como tambm pela obteno de crditos externos pelo BCB.

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Com a criao da Secretaria do Tesouro Nacional, em 1986, e com a promulgao da CF/ 88, houve uma srie de reformas na gesto das contas pblicas que culminaram com a segregao de atividades do Tesouro e do BCB. Segundo o art. 164, 1 da Carta Magna, passou a ser vedado ao BCB conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. Com isso, o BCB, na verdade, no emite ttulos pblicos, mas apenas compra e vende ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. 2.3 Formulao, execuo e acompanhamento da Poltica Monetria A poltica monetria uma das vertentes de poltica econmica e, talvez, a principal funo, em termos polticos e econmicos, que tradicionalmente desempenhada por um banco central. Por meio dos instrumentos de PM, o BCB zela pela estabilidade da moeda, de forma a manter seu poder de compra. Nesse mister, o BCB busca adequar o volume dos meios de pagamento (todos os ativos que funcionam como moeda) real capacidade da economia de absorver recursos sem causar desequilbrio dos preos. Para tanto, a Autarquia usa instrumentos como o redesconto, o recolhimento compulsrio, as operaes de mercado aberto e a taxa bsica de juros da economia (no caso do Brasil, a taxa Selic). Desde 1999, a poltica monetria brasileira adota o chamado Regime de Metas para a Inflao, no qual o BCB se compromete a atuar de forma a garantir que a inflao medida em determinado perodo atenda a uma meta pr-estabelecida. No Brasil, a taxa-meta fixada pelo CMN. O Comit de Poltica Monetria (COPOM), formado pelos Diretores do Banco Central, se rene ento a cada 45 dias para aferir como fazer para cumprir a meta. Como o instrumento tradicional de execuo de PM baseada no regime de metas inflacionrias a taxa bsica de juros da economia, as reunies do COPOM so, atualmente, voltadas para decidir basicamente o percentual da taxa Selic que ir vigorar no perodo entre suas reunies. Quando as metas fixadas pelo CMN no so cumpridas (ou seja, quando a inflao fica acima ou abaixo do intervalo estabelecido), o Presidente do BCB deve enviar um carta aberta ao Ministro da Fazenda para explicitar os motivos do descumprimento. 2.4 Poltica Cambial e Relaes com o Exterior Segundo o art. 4, incisos V e XXXI, a competncia para fixao de diretrizes gerais para a poltica cambial e para baixar normas que regulem as operaes de cmbio do CMN. Contudo, a competncia para executar a poltica cambial estabelecida pelo CMN, bem como para regulamentar suas disposies, estabelecendo os procedimentos operacionais necessrios, do BCB. 9

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

no exerccio dessa atribuio que, uma vez fixadas as normas gerais de operao do mercado de cmbio pelo CMN, o BCB edita normativos disciplinando as mincias e a dinmica dessas operaes. Atualmente, tais normas esto contidas no Regulamento do Mercado de Cmbio e Capitais Internacionais, veiculado por circular editada pelo BCB. Alm dessa atividade regulatria, o BCB atua na administrao das reservas internacionais do pas, consoante determinado pelo art. 10, inciso VIII da Lei n 4.595/64. Tais reservas se formam, em geral, a partir do saldo positivo entre o volume de exportaes e importaes, bem como de entrada e sada de capitais estrangeiros no Pas. Assim, um maior volume de exportaes e de ingresso de recursos no Brasil, frente s importaes e sada de recursos leva a um aumento das reservas internacionais. Por fim, cabe ao BCB entender-se, em nome do governo brasileiro, com instituies financeiras estrangeiras e internacionais (art. 11, inciso I da Lei n 4.595/64) 2.5 Banco dos Bancos Esta outra das funes mais importantes de um Banco Central, que j se insere no contexto da regulao bancria. Na funo de banco dos bancos, o BCB atua prestando assistncia financeira s instituies financeiras e prestando servios de transferncia de fundos e de liquidao de operaes no sistema bancrio. Nesse contexto, h um instituto muito importante: a conta Reservas Bancrias, que compreende as disponibilidades, em moeda nacional, que instituies financeiras mantm obrigatoriamente depositadas no BCB. Tal conta no pode apresentar saldo negativo nem mesmo no decorrer de um mesmo dia. Ela sensibilizada (isto , tem seu saldo alterado) pelas operaes realizadas pelos bancos e seus respectivos clientes, como saques, transferncias, compensao de cheques etc. 2.5.1 Prestamista de ltima instncia Quando as instituies financeiras esto com dificuldades de caixa ou de liquidez, elas recorrem ao BCB, que realiza com elas operaes de crdito. Tendo em vista que, normalmente, as IFs s recorrem ao BCB depois de no conseguirem obter crdito junto s demais IFs, no mercado interbancrio, estas operaes so consideradas emprstimos de ltima instncia. A mais comum das operaes de crdito chamada de redesconto. Por esta operao, a autoridade monetria empresta dinheiro a curtssimo ou curto prazo IF, mediante a apresentao de ttulos como garantia, como forma de apoiar os bancos com problemas transitrios de liquidez ou para viabilizar ajuste patrimonial de instituio financeira com desequilbrio. Tal operao realizada por intermdio da conta Reservas Bancrias.

10

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Recentemente, em virtude da crise financeira internacional, foi instituda uma nova modalidade de socorro financeiro aos bancos: o emprstimo em moeda estrangeira. 2.5.2 Sistema de Pagamentos Brasileiro No Brasil, os servios de transferncia de fundos e liquidaes de operaes so veiculados por meio do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), regido pela Lei n 10.214/01. A importncia desse sistema reside no fato de que os sistemas de compensao e liquidao de obrigaes interligam no apenas as IF e o BCB como tambm estes com os agentes da economia real. Assim, um cheque dado em pagamento numa loja ou um DOC efetuado para pagamento de uma dvida pessoal, por exemplo, precisam ser liquidados para que a quantia neles representada chegue efetivamente a seu destinatrio. Segundo a Lei n 10.214/01, o SPB compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com a transferncia de fundos e de outros ativos financeiros, ou com o processamento, a compensao e a liquidao de pagamentos em qualquer de suas formas. Alm do servio de compensao de cheques e outros papis (COMPE), integram o SPB, na forma de autorizao concedida s respectivas cmaras ou prestadores de servios de compensao e de liquidao pelo BCB ou pela CVM, os seguintes sistemas: - Sistema de compensao e liquidao de ordens eletrnicas de dbito e de crdito; - Sistema de transferncia de fundos e de outros ativos financeiros; - Sistema de compensao e de liquidao de operaes com ttulos e valores mobilirios; - Sistema de compensao e de liquidao de operaes realizadas em bolsas de mercadorias e de futuros; e - Outros sistemas, inclusive envolvendo operaes com derivativos financeiros, cujas cmaras ou prestadores de servios tenham sido autorizados na forma deste artigo. O principal objetivo da instituio de sistemas e cmaras de liquidao estanques minimizar a ocorrncia do risco sistmico, definido pelo BCB como o risco de que a inadimplncia de um participante com suas obrigaes em um sistema de transferncia, ou em geral nos mercados financeiros, possa fazer com que outros participantes ou instituies financeiras no sejam capazes, por sua vez, de cumprir com suas obrigaes (incluindo as obrigaes de liquidao em um sistema de transferncia) no vencimento. Para viabilizar o SPB e sua cameralizao, a Lei n 10.214/01 permitiu a compensao multilateral de obrigaes no mbito de uma mesma cmara ou prestador de servios de compensao e de liquidao, de modo a que se apure a soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relao aos demais. Nos sistemas em que o volume e a natureza dos negcios, a critrio do BCB, forem capazes de oferecer risco solidez e ao normal funcionamento do sistema financeiro, as cmaras

11

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

e os prestadores de servios de compensao e de liquidao assumiro, em relao a cada participante, a posio de parte contratante, para fins de liquidao das obrigaes. Para o correto e seguro funcionamento do SPB, a lei estabelece ainda que os sistemas devero contar com mecanismos e salvaguardas que permitam s cmaras e aos prestadores de servios de compensao e de liquidao assegurar a certeza da liquidao das operaes neles compensadas e liquidadas. Esses mecanismos compreendem dispositivos de segurana adequados e regras de controle de riscos, de contingncias, de compartilhamento de perdas entre os participantes e de execuo direta de posies em custdia, de contratos e de garantias aportadas pelos participantes. Alm disso, as cmaras e os prestadores de servios de compensao e de liquidao responsveis por um ou mais ambientes sistemicamente importantes devem separar patrimnio especial, formado por bens e direitos necessrios a garantir exclusivamente o cumprimento das obrigaes existentes em cada um dos sistemas que estiverem operando. Por determinao do art. 6 da lei, tais bens e direitos so impenhorveis, e no podero ser objeto de arresto, seqestro, busca e apreenso ou qualquer outro ato de constrio judicial, exceto para o cumprimento das obrigaes assumidas pela prpria cmara ou prestador de servios de compensao e de liquidao na qualidade de parte contratante. A arquitetura do SPB pode ser resumida no seguinte esquema:

Fonte: Banco Central do Brasil

12

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

AULA N 3: A REGULAO BANCRIA (cont.)

1. AS FUNES DO BANCO CENTRAL (CONT.): A SUPERVISO BANCRIA De modo geral, a atividade de superviso visa a assegurar a solidez do SFN e o regular funcionamento das entidades supervisionadas. Segundo o Manual de Superviso do BCB, tal atividade tem como objetivos: - Avaliar as instituies supervisionadas, no tocante aos riscos assumidos e capacidade de gerenciamento dentro de limites regulamentares e prudenciais; - Verificar o cumprimento das normas especficas de sua competncia, para que as instituies supervisionadas atuem em conformidade s leis e regulamentao; - Fomentar a divulgao de informaes pelas instituies supervisionadas, com vistas s melhores prticas de governana corporativa nos aspectos de transparncia e eqidade no relacionamento com os participantes do mercado; - Prevenir a utilizao do sistema financeiro para o trnsito de recursos oriundos da prtica de ilcitos financeiros, da lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo; e - Atender denncias, reclamaes e pedidos de informaes. importante esclarecer que, apesar da competncia fiscalizatria do BCB ter sido inicialmente delimitado pela Lei n 4.595/64 alcanando assim apenas as instituies financeiras outras leis atriburam competncia Autarquia para fiscalizao e superviso de outras instituies. o caso, por exemplo, das corretoras e distribuidoras de valores mobilirios (Lei n 4.728/65), das cooperativas de crdito (Lei n 5.764/91) e das administradoras de consrcio (originalmente em decorrncia da Lei n 8.177/91 e agora com base na Lei n 11.795/08). 1.1 Autorizao para funcionamento de instituies supervisionadas Uma etapa preliminar, que consubstancia uma espcie de superviso prvia, tem sede no art. 10, inciso X, c/c art. 18 da Lei n 4.595/64, que estatui que as instituies financeiras somente podem funcionar no Pas mediante prvia autorizao do BCB. Aps o incio das atividades da instituio, caber Autarquia conceder autorizao para uma srie de atos societrios e negociais, como a transformao, fuso, incorporao ou encampao. As instituies supervisionadas pelo BCB precisam tambm de autorizao para praticar operaes de cmbio, crdito real e venda habitual de ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal, aes, debntures, letras hipotecrias e outros ttulos de crdito ou mobilirios; alterar seus estatutos; ou ainda para alienar ou, por qualquer outra forma, transferir o seu controle acionrio.

13

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

O BCB pode ainda estabelecer condies para a posse e para o exerccio de quaisquer cargos de administrao de instituies financeiras privadas, assim como para o exerccio de quaisquer funes em rgos consultivos, fiscais e semelhantes, segundo diretrizes gerais expedidas pelo CMN. 1.2 Superviso Indireta A superviso indireta das instituies que integram o SFN conduzida pela rea tcnica do BCB mediante o monitoramento, por meio eletrnico, da situao econmico-financeira, do atendimento aos limites operacionais, dos riscos incorridos pelas instituies (como risco de liquidez e de crdito), bem como pelo monitoramento dos estoques e das operaes cursadas em sistemas de registro e de liquidao financeira das instituies por ele supervisionadas. Essa atividade de superviso est baseada na coleta e anlise das informaes enviadas pelas instituies e conta com o suporte de sistemas de grande porte desenvolvidos pelo BCB para o bom exerccio de suas funes. Dentre os instrumentos utilizados pela Autarquia destacam-se: - Sistema de Informaes sobre Entidades de Interesse do Banco Central (UNICAD) contm informaes cadastrais das entidades supervisionadas pelo Banco Central, bem como de pessoas fsicas vinculadas a essas entidades. Esto ali retratadas informaes como a composio societria, autorizaes obtidas e pendentes e instalaes e agncias, dentre outros; - Sistema de Informaes de Crdito (SCR) consiste num banco de dados sobre operaes de crdito das instituies fiscalizadas pelo BCB. Seu principal objetivo permitir superviso do Banco Central aferir as condies econmico-financeiras das instituies financeiras, com o propsito de proteger seus depositantes Se forem observados indcios de operaes ilcitas, o BCB d incio a processo administrativo para apurao dos fatos. Sem prejuzo disso, a Autarquia comunica a(s) operao(es) suspeita(s) ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF) quando verificados indcios de crime de lavagem de dinheiro e Secretaria da Receita Federal do Brasil quando verificados indcios de ilcitos fiscais. 1.3 Superviso Direta A superviso direta aquela que se d pela inspeo in loco (ou distncia, em alguns casos) dos tcnicos do BCB. Normalmente, a superviso direta ocorre posteriormente indireta, diante dos resultados ou suspeitas levantadas pela fiscalizao do BCB quanto s informaes e dados previamente analisados na SI. Nessa inspeo, muitas vezes os dados contbeis no so o elemento de maior preocupao. Seu real objetivo identificar e avaliar os riscos e os controles inerentes a cada rea

14

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

ou atividade da instituio, bem como a atuao da alta administrao na manuteno da solidez e do regular funcionamento da entidade. A deciso sobre o tipo e o alcance da inspeo leva em conta as caractersticas e o porte da instituio, bem como sua situao econmico-financeira e seu perfil de risco. 1.4 Processos Administrativos Consoante disposto no art. 4, inciso VIII, da Lei n 4.595/64, compete ao CMN regular a aplicao das penalidades previstas. Por sua vez, o Art. 10, inciso IX, da mesma lei, estabelece a competncia do BCB para exercer a fiscalizao das instituies financeiras e aplicar as penalidades previstas. No exerccio de suas competncias normativas, o CMN editou a Resoluo n 1.065/85, que veicula o Regulamento de Aplicao de Penalidades s instituies financeiras, seus administradores, membros de conselhos consultivos, fiscais e semelhantes, gerentes e outras pessoas que infrinjam as disposies das Leis n. 4.595/64, bem como outras normas legais ou regulamentares aplicveis. Esse regulamento parte integrante do Manual de Normas e Instrues do BCB. Aps instaurados, os processos administrativos punitivos no mbito do BCB passam pelas fases de defesa do acusado e exame do processo, at a prolao da deciso administrativa pelo BCB. As penas aplicadas pela Autarquia variam de acordo com a instituio supervisionada e com a respectiva previso legal, indo desde a mera advertncia e multa at a suspenso ou inabilitao para o exerccio de cargos (no caso de pessoa fsica) ou a cassao da autorizao de funcionamento (pessoa jurdica). Dessa deciso cabe recurso ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), ou, quando a penalidade for imposta com amparo na Lei n 9.613/98, ao Ministro da Fazenda. O CRSFN um rgo colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda, cuja Secretaria-Executiva funciona no Edifcio Sede do BCB. constitudo por oito conselheiros com conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiro, de cmbio, de capitais, de crdito rural e industrial e de consrcios, sendo quatro indicados pelo Governo (Ministrio da Fazenda, BC, CVM e Secretaria de Comrcio Exterior do MDIC) e quatro indicados pelas entidades de classe dos mercados supervisionados, em lista trplice. Seu Regimento Interno veiculado em Decreto Presidencial. Aps a deciso administrativa proferida pelo CRSFN, ou pelo Ministro de Estado da Fazenda, e sua posterior publicao no Dirio Oficial, o BCB pode aplicar a penalidade. Em todo o processo administrativo aqui abordado, a Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, tem aplicabilidade apenas subsidiria. Isto , somente aplicada diante da inexistncia de regramento especfico nos diplomas j citados.

15

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

AULA N 4: A REGULAO BANCRIA (cont.)


1. AS FUNES DO BANCO CENTRAL (CONT.): O SANEAMENTO DO SFN A funo de saneamento do SFN exercida pelo BCB est relacionada sua atuao diante da iminncia ou efetiva concretizao de crises bancrias. Tal como hoje se v com a crise norteamericana dos subprimes, a grande relevncia do sistema bancrio para a economia real torna as crises bancrias potencialmente perigosas para os demais segmentos da economia, principalmente porque o sistema atua na captao de poupana popular. preciso ento que as entidades reguladoras do sistema financeiro (no caso especfico, o Banco Central) sejam dotados de um arsenal normativo para combater e debelar as crises, inclusive intervindo na atividade das instituies financeiras e at de outras instituies que, as no financeiras, mas que atuem como intermedirios. No Brasil, a legislao atribui ao BCB o poder de aplicar os chamados Regimes Especiais, em que a Autarquia efetivamente atua da administrao da instituio. Contudo, o BCB, antes de decidir pela instaurao de um regime especial, tem o poder de determinar s instituies financeiras a adoo de determinadas medidas. Em nosso sistema, h trs tipos de regimes especiais que podem ser aplicados s instituies financeiras privadas e s pblicas no federais: - Interveno; - Liquidao; - Regime de Administrao Especial Temporria (RAET) 1.1 A Interveno Regida pela Lei n 6.024/74, a interveno pode ser decretada de ofcio pelo BCB ou por solicitao dos administradores da instituio, quando se verificar: - prejuzo, decorrente da m administrao, que sujeite a riscos os seus credores; ou - diante da constatao de reiteradas infraes a dispositivos da legislao bancria no regularizadas aps as determinaes do BCB no uso das suas atribuies de fiscalizao; Trata-se de medida de carter cautelar e, por isso, a lei fixa um prazo de seis meses para sua concluso, prorrogveis por mais seis meses. Seu objetivo principal evitar o agravamento da situao patrimonial da instituio ou fazer cessar a prtica de irregularidades que j foram reiteradamente constatadas pelo BCB.

16

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Uma vez decretada, a interveno importa a suspenso da exigibilidade das obrigaes vencidas; a suspenso da fluncia do prazo das obrigaes vincendas anteriormente contradas; e a inexigibilidade dos depsitos j existentes data de sua decretao. Sua execuo fica a cargo de um interventor nomeado pela Autarquia, que pode atuar mesmo antes da publicao do ato de sua nomeao no Dirio Oficial. A lei prev a possibilidade do incio de sua atuao a partir da transcrio ou registro de seu termo de posse ou de sua nomeao nos registros internos do BCB. Ao assumir, o interventor dever imediatamente iniciar o levantamento da real situao financeira da instituio, devendo, para tanto, arrecadar, mediante termo, todos os livros da entidade e os documentos de interesse da administrao, bem como levantar o balano geral e o inventrio de todos os livros, documentos, dinheiro e demais bens da entidade, ainda que em poder de terceiros, a qualquer ttulo. Os poderes do interventor so bem amplos no que diz respeito auditoria de contas da empresa, mas, no plano negocial, so limitados administrao cotidiana da instituio. Os atos de disposio patrimonial e de admisso e demisso de pessoal dependem de prvia e expressa autorizao do BCB. Das decises do interventor, cabe recurso Autarquia no prazo de dez dias. No prazo de 60 dias a partir de sua posse, o interventor deve apresentar um relatrio ao BCB, contendo fundamentalmente o exame da escriturao, da aplicao dos fundos e disponibilidades, e da situao econmico-financeira da instituio; a indicao, devidamente comprovada, dos atos e omisses danosos que eventualmente tenha verificado; e uma proposta justificada da adoo das providncias que lhe paream convenientes instituio. Diante do relatrio, o BC pode determinar a cessao da interveno, manter a instituio sob interveno - at que sejam sanadas as irregularidades que a motivaram ou decretar a liquidao extrajudicial da entidade. importante frisar que o BCB no est vinculado ao relatrio e proposta do interventor. 1.2 A Liquidao Extrajudicial Diferentemente da interveno, a liquidao tem cunho definitivo, tendo por objetivo viabilizar o pagamento dos credores e promover a extino da instituio. Pode ser decretada de ofcio pelo BCB em trs hipteses previstas no art. 15 da Lei n 6.024/74: em razo de ocorrncias que comprometam sua situao econmica ou financeira especialmente quando deixar de satisfazer, com pontualidade, seus compromissos ou quando se caracterizar qualquer dos motivos que autorizem a declararo de falncia; quando a administrao violar gravemente as normas legais e estatutrias que disciplinam a atividade da instituio bem como as determinaes do CMN ou do BCB; quando a instituio sofrer prejuzo que sujeite a risco anormal seus credores quirografrios; 17

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

quando, cassada a autorizao para funcionar, a instituio no iniciar, nos 90 dias seguintes, sua liquidao ordinria, ou quando, iniciada esta, o BCB verificar que a morosidade de sua administrao pode acarretar prejuzos para os credores;

Ela tambm pode ser decretada pelo BCB por solicitao dos administradores da instituio se o estatuto social lhes conferir esta competncia ou por proposta do interventor. No ato que decretar a liquidao extrajudicial, o BCB deve indicar a data em que se tenha caracterizado o estado que a determinou, fixando o termo legal da liquidao, que no poder ser superior a 60 dias, contados do primeiro protesto por falta de pagamento ou, em sua falta, do ato que haja decretado a interveno ou a liquidao. A decretao da liquidao tem efeitos bem mais amplos que o da interveno, a saber: suspenso das aes e execues iniciadas sobre direitos e interesses relativos ao acervo da entidade liquidanda, no podendo ser intentadas quaisquer outras, enquanto durar a liquidao; vencimento antecipado das obrigaes da liquidanda; no atendimento das clusulas penais dos contratos unilaterais vencidos em virtude da decretao da liquidao extrajudicial; no fluncia de juros, mesmo que estipulados, contra a massa, enquanto no integralmente pago o passivo; interrupo da prescrio relativa a obrigaes de responsabilidade da instituio; no reclamao de correo monetria de quaisquer divisas passivas, nem de penas pecunirias por infrao de leis penais ou administrativas.

A liquidao conduzida por um liquidante nomeado pela Autarquia, que tem amplos poderes de administrao e liquidao, especialmente os de verificao e classificao dos crditos, podendo nomear e demitir funcionrios, fixando-lhes os vencimentos, outorgar e cassar mandatos, propor aes e representar a massa em Juzo ou fora dele. No entanto, necessria a prvia e expressa autorizao do BCB para que ele conclua os negcios pendentes e onere ou aliene bens da massa, o que, segundo a lei, deve ocorrer por meio de licitao. Das decises do liquidante, cabe recurso ao BCB, sem efeito suspensivo. Diante de sua complexidade, no h prazo fixado em lei para a concluso da liquidao. No entanto, tal como ocorre com a interveno, o liquidante tem um prazo de 60 dias para apresentar um relatrio sobre a situao da liquidanda. De posse desse relatrio, o BCB pode autorizar o prosseguimento da liquidao ou autorizar o liquidante a requerer diretamente a falncia da entidade, que se processar na forma do art. 75 e seguintes da Lei n 11.101/05 (nova Lei de Falncias), quando o seu ativo no for suficiente para cobrir pelo menos a metade do valor dos crditos quirografrios ou quando houver fundados indcios de crimes falimentares. Uma das etapas mais importantes da liquidao a chamada dos credores, que d incio classificao dos crditos, culminando com a formao do quadro geral de credores, que servir de base para a concluso da liquidao, mediante a satisfao dos passivos da liquidanda. 18

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

1.3 O Regime de Administrao Especial Temporria (RAET) O RAET disciplinado pelo Decreto-lei n 2.321/87, consistindo num regime em que, diferena do que ocorre com a interveno e a liquidao, no implica interrupo nem suspenso das atividades normais da instituio. Com a decretao, ocorre a perda do mandato dos administradores e membros do Conselho Fiscal da instituio, ficando sua execuo a cargo de um conselho diretor, nomeado pelo BCB, com plenos poderes de gesto, constitudo de tantos membros quantos julgados necessrios para a conduo dos negcios sociais. A instituio do RAET atendeu a razes circunstanciais: na poca, muitos bancos estaduais comearam a apresentar problemas, o que, em condies normais, poderia levar interveno ou mesmo liquidao de tais instituies. Contudo, por serem bancos dos Estados, muito se questionava se eventual atuao do BCB, enquanto autarquia federal, constituiria violao ao pacto federativo. Da surgiu a concepo do RAET, que, por no contemplar uma forma to brusca de intromisso na atividade da instituio, no desafia tantos questionamentos quanto os demais regimes especiais. Com o advento do PROES e das muitas privatizaes ocorridas com estes bancos, o RAET foi perdendo importncia, tendo, hoje, pouca aplicabilidade. 1.4 A atuao preventiva do BC: a Lei n 9.447/97 At o advento da Lei n 9.447/97, o BCB no dispunha de muitos instrumentos para uma atuao preventiva e, na prtica, s tinha como alternativa a aplicao dos regimes especiais. Com a edio da Medida Provisria n 1.182/95, posteriormente transformada na Lei n 9.447/97, o arsenal normativo da Autarquia ganhou substancial incremento. Segundo a norma, quando verificada a ocorrncia de qualquer das hipteses ensejadoras da interveno, liquidao ou RAET, o BCB, em vez de decretar imediatamente a instaurao do regime especial e visando assegurar a normalidade da economia pblica e resguardar os interesses dos depositantes, investidores e demais credores, pode determinar aos administradores da instituio que promovam a capitalizao da sociedade com o aporte de recursos necessrios ao seu soerguimento, em montante por ele fixado a transferncia do controle acionrio, ou a reorganizao societria, inclusive mediante incorporao, fuso ou ciso. Alm disso, a lei previu que, a partir da instaurao de processo administrativo, o BCB pode adotar medidas cautelares, como determinar o afastamento dos indiciados da administrao dos negcios da instituio, enquanto perdurar a apurao de suas responsabilidades; impedir que os indiciados assumam quaisquer cargos de direo ou administrao de instituies financeiras ou atuem como mandatrios ou prepostos de diretores ou administradores; impor restries s atividades da instituio financeira; ou ainda determinar instituio financeira a substituio da empresa de auditoria contbil ou do auditor contbil independente.

19

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

A lei permitiu ainda ao interventor, ao liquidante e ao conselho diretor da instituio submetida ao RAET, mediante prvia e expressa autorizao do BCB, transferir para outra(s) sociedade(s), isoladamente ou em conjunto, bens, direitos e obrigaes da empresa ou de seus estabelecimentos; alienar ou ceder bens e direitos a terceiros e acordar a assuno de obrigaes por outra sociedade; proceder constituio ou reorganizao de sociedade ou sociedades para as quais sejam transferidos, no todo ou em parte, bens, direitos e obrigaes da instituio sob interveno, liquidao extrajudicial ou administrao especial temporria, objetivando a continuao geral ou parcial de seu negcio. Outras medidas importantes implementadas pela lei foram no campo da responsabilizao dos controladores e dos prestadores de servio de auditoria. A partir da Lei n 9.447/97, os controladores passaram a ser solidariamente responsveis pelos prejuzos apurados em sede de interveno ou liquidao, respondendo com seus bens pessoais. Os auditores que tenham analisado os balanos e demonstraes contbeis de instituies que, posteriormente, sejam submetidas a regimes especiais passaram a estar sujeitos apurao de responsabilidade.

20

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

AULA N 5: CMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS

1. ARCABOUO NORMATIVO 1.1 Base legal - Lei n 4.595/64: Art. 4, inciso XXI competncia do CMN para baixar normas que regulem as operaes de cmbio; Art. 10, inciso VII competncia privativa do BCB para efetuar o controle do capital estrangeiro; Art. 11, inciso III competncia do BCB para atuar para o funcionamento regular do mercado de cmbio.

- Lei n - 4.131/62: Dispe sobre o capital estrangeiro e as remessas de valores para o exterior; Art. 3 - instituiu o registro de capitais estrangeiros, no mbito do BCB.

- Lei n 11.371/06: Flexibiliza algumas normas sobre operaes de cmbio e registro de capitais estrangeiros; Permite a regularizao do capital contaminado (capital estrangeiro no registrado).

1.2 Base regulamentar - Resoluo CMN n 3.568, de 2008 Dispe sobre o Mercado de Cmbio; Prev um MC unificado; Atribui ao BCB competncia para baixar as normas necessrias ao cumprimento da Resoluo;

- Circular BCB n 3.454, de 2009 (e alteraes posteriores):

21

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Regulamento do Mercado de Cmbio e Capitais Internacionais RMCCI; Estabelece as regras de funcionamento do MC e do fluxo de capitais internacionais.

- Outros normativos, relativos a operaes especficas 1.3 Regras Gerais do Mercado de Cmbio 1.3.1 Operaes cursveis Compra e venda de moeda estrangeira ou de ttulos que a representem (ex: cheques); Transferncias Internacionais em Reais (TIR anteriormente conhecidas como CC5) so operaes em moeda nacional entre residentes no Brasil e residentes no exterior, em que se efetua crditos e dbitos em R$ em uma conta de no residente; Operaes com ouro-instrumento cambial posio de cmbio, decorrente da compra de ouro-ativo financeiro da IF, bem como de compra e venda do metal com o BCB ou outras IF;

Esto tambm compreendidos no universo do mercado de cmbio os recebimentos e pagamentos efetuados por meio carto de crdito e dbito internacional e as transferncias postais internacionais. 1.3.2 Tipos de cmbio Cmbio Sacado entrega da moeda por meio de crditos e dbitos entre comprador e vendedor conta do agente autorizado; Cmbio Manual entrega da moeda em espcie ou ttulo representativo ao comprador no ato do negcio;

1.3.3 Regras para curso das operaes a) Agentes do MC As operaes de cmbio podem ser realizadas por: agentes autorizados pelo BCB; pessoas jurdicas contratadas ou conveniadas por agentes autorizados; pessoas fsicas e jurdicas; So agentes autorizados: os bancos e a Caixa Econmica Federal; as IF no-bancrias (corretoras, sociedades de crdito), as Agncias de Turismo e os Meios de hospedagem; A autorizao tem natureza precria, podendo ser revogada ou suspensa: 1) por convenincia e oportunidade; 2) em razo de irregularidade apurada em Processo Administrativo; 3) por ausncia de operao em prazo superior a 180 dias.

22

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

b) Liberdade para realizao das operaes No h limite de valor; A taxa de cmbio livremente pactuada pelas partes; Deve ser observada a legalidade e a fundamentao econmica da transao.

c) Formalizao por meio do contrato de cmbio O contrato de cmbio um contrato de compra e venda de moeda estrangeira, que estabelece as caractersticas e condies da operao; Para operaes de at US$ 3.000,00, a celebrao do contrato dispensada; As operaes so classificadas de acordo com cdigos definidos pelo BCB; Necessidade de registro no Sisbacen; A intermediao da operao por corretora facultativa.

1.4 Mercado de Cmbio e Comrcio Exterior 1.4.1 rgos envolvidos Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC) responsvel pelas regras comerciais; Secretaria da Receita Federal do Brasil responsvel pelas regras aduaneiras; BCB responsvel pelas regras cambiais; Outros rgos especficos Ex: Ministrio das Relaes Exteriores cuida das relaes comerciais internacionais

1.4.2 Etapas do processo Acerto negocial da exportao/importao as partes ajustam quantidades, especificaes da mercadoria, preo e prazo de pagamento; Celebrao de contratos de cmbio para remessa dos valores cada parte busca uma instituio financeira para promover o envio/recebimento dos valores do negcio, informando seus dados bancrios outra; Liquidao da operao equivale, de um lado, entrega da mercadoria pelo exportador e, de outro, ao pagamento dos valores devidos pelo importador.

1.5 Capitais Internacionais

23

Programa Saber Direito A Regulao do Sistema Financeiro Nacional

Prof. Fabiano Jantalia

Segundo a legislao cambial brasileira, os capitais internacionais so classificados em capitais estrangeiros no Brasil e capitais brasileiros no exterior. 1.5.1 Capitais Estrangeiros no Brasil So os capitais que ingressam no Brasil, na forma de moeda estrangeira, bens ou servios. H duas espcies: a) Capital estrangeiro produtivo disciplinado pela Lei n 4.131/62, compreende os bens, mquinas e equipamentos, entrados no Brasil sem dispndio inicial de divisas, destinados produo de bens ou servios, bem como os recursos financeiros ou monetrios, introduzidos no pas, para aplicao em atividades econmicas desde que, em ambas as hipteses, pertenam a pessoas fsicas ou jurdicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior (art. 1); b) Capital estrangeiro para operaes financeiras so os recursos financeiros que ingressam para fins de aplicao no mercado financeiro e de capitais, constituindo portflio de investimento, ou para operaes de crdito externo, como emprstimos, financiamento a exportao, arrendamento mercantil etc. No h, na legislao cambial brasileira, restries ao ingresso de capital no pas. Contudo, h disposies no cambiais, previstas em leis prprias, que restringem o investimento estrangeiro em setores especficos, como em instituies financeiras, energia nuclear e veculos de comunicao. O ingresso do capital estrangeiro ocorre diretamente pela rede bancria autorizadas a operar no mercado de cmbio. Aps o ingresso efetivo, o capital deve ser levado a registro no Banco Central, no prazo de 30 dias corridos. Seu registro feito por meio eletrnico, no Sistema de Informaes Banco Central (Sisbacen), num mdulo chamado sob a forma de Registro Declaratrio Eletrnico (RDE). Dentro do sistema, h mdulos especficos para registrar cada tipo diferente de capital estrangeiro. Para cada registro gerado um nmero/cdigo, que consigna um histrico daquele investimento, cuja utilizao obrigatria para as operaes de cmbio para o retorno do capital ao pas de origem ou mesmo para pagamento de juros, lucros ou dividendos sobre o investimento efetuado no Brasil. 1.5.2 Capitais Brasileiros no exterior Compreende as aplicaes no exterior efetuadas por pessoas fsicas ou jurdicas residentes, domiciliadas ou com sede no Brasil. Tal como ocorre com o capital estrangeiro, o envio de valores ao exterior ocorre diretamente pela rede bancria autorizada. So normalmente destinados constituio de disponibilidades no exterior (manuteno de recursos em conta bancria mantida fora do Brasil), para investimento direto ou em portflio ou, ainda, para constituio de hedge cambial. Os capitais brasileiros no exterior devem ser anualmente declarados ao Banco Central. 24

You might also like