You are on page 1of 16

O poder de fogo da relao educativa na mira de novos e velhos prometeus

Claudemir Belintane*

RESUMO: O presente trabalho enfoca a relao educativa no contexto da escola pblica das periferias dos centros urbanos, procurando distinguir uma certa indisciplina e at mesmo um certo tipo de violncia inerente ao prprio entrechoque civilizatrio que o ato educativo, em geral, pressupe, de outro tipo de violncia social mais contundente, arredia escolarizao. O autor lana mo de duas experincias pessoais vividas em escolas distintas: uma escola da periferia da Grande So Paulo, onde a violncia, no interior da escola, atinge nveis acima do tolervel, e uma outra escola, tradicional de classe mdia, na qual tambm ocorre um certo tipo de violncia. Acrescenta ainda ao esquema comparativo algumas reflexes oriundas de um enfoque psicanaltico institucional, procurando demonstrar a conjuno de foras inconscientes na construo do pacto mnimo para o estabelecimento de relaes educativas.

Palavras-chave : Escola, violncia, indisciplina, pacto social, relao educativa

No mesmo dia em que escrevo este artigo, 19 de abril de 1998, os dois maiores jornais do pas estampam em suas manchetes o(s) tema(s) violncia e trfico de droga na escola (Folha de S. Paulo : Violncia atinge 50% das escolas do pas; O Estado de S. Paulo : Droga faz escola virar risco para estudantes). No mesmo final de semana, em diversos telejornais, o tema reiterado em pequenas notcias, rescaldo ainda do

Professor de Prtica de Ensino da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo; ex-professor da rede pblica e privada de So Paulo.

20

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

assassinato de uma professora em Jacare, no dia 7/4/1998. Em todas as reportagens e notcias, trfico (e consumo) de drogas e violncia aparecem imbricados, sugerindo sempre que o primeiro causa direta do segundo. Ainda no mesmo final de semana, o presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, est no Chile, no encontro das Naes Americanas, e uma das vitrias cantadas pelos pases da Amrica Latina exatamente a emergncia de duas prioridades na pauta do encontro: a educao na Amrica Latina e o combate ao trfico de armamentos, que supostamente alimenta o trfico de drogas e a violncia. Bem! Preparado um cenrio mnimo para a atualizao do tema, tomo a liberdade de buscar duas experincias pessoais, num passado no muito distante (final dos anos 80). Pretendo, com tais experincias, balizar dois referenciais tericos, duas possveis sadas para a anlise do tema: uma possvel abordagem psquica do fenmeno da violncia no processo instituinte da relao educativa; uma busca da instituio escolar no contexto das condies econmicas e socioculturais. Ou seja, de imediato j se enuncia minha preocupao: distinguir uma possibilidade de violncia e indisciplina intrnseca ao processo educativo, com a qual o educador, de antemo ciente, deve aprender a conviver e administrar, de uma outra violncia que extrapola os limites da relao educativa e coloca em jogo a prpria instituio escolar e suas potencialidades. Aps apresentar as duas histrias e as reflexes que as mesmas me possibilitam, pretendo, na concluso, recuperar o contexto hodierno das possibilidades mobilizatrias do tema. Vamos s histrias!

Primeira histria: A escola do (quase que eu) morro


Era aula de Lngua Portuguesa, numa quinta srie de uma escola pblica de primeiro grau. A professora Soraya recm-formada em letras na Universidade de So Paulo, recendendo sintaxe e morfologia, prenhe do estruturalismo lingstico de Greimas e Pottier e ainda preparada para sacar a qualquer momento um formalista russo ou um grande nome das teorias literrias pretende ensinar a seus alunos o perodo simples, a orao absoluta, a anlise dos termos essenciais e integrantes da orao. Apesar de ser uma quinta srie, h alunos de 15 e at de 17 anos. Um deles o Genio, um Eugnio, cuja fama provm de sua coragem de interromper as aulas, desacatar as ordens, ameaar professores, coordenadores e diretores. Foi ele o notvel aluno que botou fogo

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

21

nos papis da lata de lixo, transformando-a numa tocha e com ela nas mos, rindo, desvairadamente, correu atrs de Soraya, fazendo resvalar lnguas de fogo nas ndegas de nossa estreante. No preciso dizer que Soraya nunca mais apareceu na escola, sequer para reivindicar o ponto dos dez dias trabalhados. Mas esse arrevesado Prometeu, o Genio, nessa escola, ainda fraco, ainda aluno, est dentro da escola, freqenta as aulas e tem at cadernos e livros. Com alguns professores, faz lies e at mesmo vai lousa. Difceis mesmo eram a Fininha e o Cas: ambos eram da escola e ambos, cada um a sua maneira, lideravam uma gangue do tipo faz-tudo assalto a nibus, a bares e padarias, trfico de cocana e fumo (o crack ainda no era popular, nessa poca). Cas, quando chegava na escola, quase todos o temiam: porteiro, diretora, professores e alunos. O mesmo ocorria com Fininha, que era uma franzina garota de 15 anos, um verdadeiro marco do feminismo underground. Quase todos a tem: idem , idem ! Fininha foi autora de uma proeza da qual se jactam, com muita freqncia, todos os seus fs, alunos da escola: prendeu todos os professores numa sala, liberou os alunos, teve uma conversa arrasadora com todos, ofendeu, gritou, deu um tiro no cho e aps fazer com que todos abaixassem a cabea e se ajoelhassem diante dela, liberou-os e decretou fim de expediente na escola. Cas no deixava por menos: administrava a justia no ptio e nas salas de aula, cobrava pedgio nos banheiros, comerciava seu fumo dentro da escola vista de todos e amedrontava professores com muita facilidade. Cas e Fininha no se casavam, nem se afinavam, antes se odeiavam e todos na escola no deviam tomar partido, deviam disfarar. Ambos e suas respectivas gangues no atrapalhavam ainda mais a escola porque faltavam muito, estava sempre em outras, vinham para a escola de vez em quando para um lazer rpido, para assegurar a demonstrao de poder, como fazem os ces quando mijam nos entornos para demarcar territrio. Assim figuravam hericos, diante da estupidez parva dos eugenies e dos alunos menores. Mas, segundo alguns alunos e professores (que no so loucos para se identificar!), h justia neste mundo: Fininha e Cas esto, ambos, bem mortos. Fininha foi capa do jornal Notcias Populares, reagiu ordem de priso, foi alvejada por algumas dezenas de balas. Cas apareceu morto no campinho do bairro assassinado com requintes de crueldade: seu corpo foi dependurado na trave de futebol com um grosso arame farpado.

22

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

Para finalizar esse isso que parece no ter fim, resta abordar aqueles quases em itlico que deixei no pargrafo em que apresento nossos heris. Eles eram temidos por quase todo mundo. Quem permite o uso desse quase destacado? Pois ! Inacreditvel: o caseiro da escola! De fato, a escola no sofria assaltos, nem depredaes, o uso da quadra nos finais de semana tambm era bem administrado. Esse caseiro, um rapaz de 35 anos, muito loquaz e articuladssimo no bairro, amigo de Jnio (ainda estava vivo) e de Maluf provava isso, mostrando fotos suas com os dois. Era ele quem descolava medalhas e trofus para os campeonatos no campinho, era ele quem conseguia o palco e shows gratuitos para o bairro, era amigo de policiais, de vereadores, dos bicheiros e at dos ps-de-pato como aqueles, por exemplo, que eliminaram Cas. No cotidiano da escola, sobretudo no perodo noturno, o caseiro no interferia, seu limite era cuidar do patrimnio fsico da escola, no se metia na didtica nem tampouco na manuteno da ordem nos corredores papel de inspetor de alunos (que nunca existiu). Entretanto, de vez em quando, nas emergncias, era solicitado pela diretora para falar com alguma turma, para acalmar uma briga ou aconselhar algum desvairado; mas, s ia se fosse chamado e quando estava de bom humor. Nas reunies de pais, era ele quem dialogava com os raros pais que apareciam nesses momentos, por vezes, acabava se metendo em didtica, pois complementava com garbo e elegncia a fala dos professores mais acanhados, dos mestres mais assustadios. S falta dizer, para encerrar essa primeira histria, que eu trabalhei um ano nessa escola, substituindo a professora Soraya. No consegui ensinar sintaxe nem pude fazer nada com a lingstica estrutural de Pottier e Greimas, tampouco consegui grandes coisas com os formalistas russos e os grandes da teoria literria. Mas, com alguns textos de cronistas brasileiros, de alguns poetas contemporneos, com a msica de Adoniran, de Zeca Pagodinho, de Raul Seixas e outros apelos, consegui trabalhar alguns conceitos de texto e textualidade, consegui dinamizar e valorizar a expresso de alguns alunos e obter alguns textos razoavelmente bem escritos. Quando deixei a escola, no final do ano, minha relao com boa parte do grupo era boa, a aula de Lngua Portuguesa era reconhecida, por alguns alunos, como um valor, havia algumas esperanas, alguns desejos, algumas chamas acesas sobre o ato de ler e de produzir textos. Mesmo o Eugenio andou fazendo umas parfrases de pagodes, andou exercitando a voz em leituras e recontos.

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

23

Por que eu deixei a escola? Em primeiro lugar, medo! Depois, pelo salrio e por todos os outros sufocos cotidianos: agentar o caseiro, o diretor omisso, manter a sutileza ou o medo refinado, ininterruptamente, para no queimar o filme com os traficantes e bandidos cotidianos, silenciar diante das injustias e dos triunfos sempre crescentes da bestialidade. Alm de tudo isso, tenho conscincia de que a prontido, a cota de energia que a escola suga de um professor predisposto a fazer frente s situaes muito grande; o estresse, a sensao de impotncia, a exposio aos riscos e outros reveses pesaram muito na deciso permanecer na escola seria quase assumir uma posio religiosa, desejo de canonizao ou purgao de onerosos passados. Isso talvez poderia ser um bom trabalho, penso, para as escolas confessionais, para os que pugnam por um vida sublime depois da morte. Os outros, a maioria dos professores, ficaram l no tinham alternativas, as escolas mais bem situadas e as privadas no chegam para todo mundo e, alm do mais, alguns j tinham desenvolvido seus mecanismos de proteo: concomitar aula (dar aula dobrada, em duas salas ao mesmo tempo) e rearranjar o horrio para sair mais cedo ( uma forma de no ficar at as 22h:45, horrio em que os nimos na escola esquentam); fingir que as aulas esto sendo dadas normalmente; aceitar e at mesmo contar com a justia do caseiro; encher a lousa de matria para ver se eles copiam e ficam em silncio; fazer vista grossa diante do trfico e dos abusos dos marginais e ser compreensivo com eles, afinal eles so produto do capitalismo selvagem etc. Chega! Vamos segunda histria, que mais curta e aparentemente menos trgica!

Segunda histria: A escola do padre


Trata-se de uma dessas instituies confessionais, beneficentes, em que a piedade crist consegue unir o til ao agradvel: oferecer educao tradicional burguesia e, ao mesmo tempo, aumentar o patrimnio e o poder da santa ordem religiosa a que pertencem os padres. A escola tradicional: mensalidade de mais de R$ 500,00, uma lista de nomes famosos que por l passaram; por incrvel que parea, com uma mdia de 40 alunos por sala nos colegiais; com valor hora-aula no topo da tabela do sindicato; com muitos inspetores de alunos, fortes e bem treina-

24

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

dos, nos corredores; com alunos perfilados em carteiras emendadas umas nas outras por peas de ferro fundido e parafusadas no assoalho (o que evita a indesejada mobilidade); alunos fortes e bem nutridos (muitos j apresentando uma certa obesidade), cujas ndegas sobejam nos assentos estreitos com as pernas grossas abertas e os ps para fora porque no cabem debaixo da carteira (antigamente, os adolescentes no eram to grandes assim!). Nessa escola, a aula prossegue normalmente. De vez em quando uma ou outra indisciplina, um desacatozinho, que prontamente punido pelo Padre Diretor e repelido pela famlia, que quer, antes de mais nada, ensino srio, provao, ritual de passagem, para que o filho saia dali pronto para as grandes universidades pblicas. No entanto, apesar desse tudo bem, vez por outra h caso de polcia na escola, com B.O. e tudo! um ritual que j vem se consagrando ao longo dos ltimos anos: os alunos do terceiro (3o colegial) marcam esse ano terminal, esse fim da passagem, com um vigoroso quebra-quebra. No dia azado, descem do ltimo andar, como uma tribo de cossacos, com as camisas enrodilhadas cabea, desvairados, gritando obscenidades (mesmo diante das diversas imagens sacras que povoam os corredores!), atiram carteiras nos vitrs, quebram lustres, queimam cadernos e livros, liberam os extintores e mangueiras de incndios; tudo isso, diante das caras aparvalhadas dos inspetores que, apesar de serem muitos, no conseguem conter a multido em fria (por volta de 100 alunos, de peso-mdio para cima). Esse quebra-quebra acaba em B.O., com a convocao urgente dos pais, soma dos prejuzos, advertncias e suspenses s vezes, uma ou outra expulso para aqueles que tm antecedentes no pronturio. Os pais fecham um acordo final com os padres, fecham-se as contas, rateiam-se os prejuzos e todos partem felizes para a festa de formatura, que ocorre num bom buffet e que conta at com a presena de polticos importantes e personalidades da mdia. Nessa escola do padre tambm trabalhei apenas um ano, mas pude notar algumas coisas interessantes, alm de um quebra-quebra. Na escola no havia ismos: construtivismo, sociointeracionismo, multiculturalismo no tinham vez. O que s podia medrar ali era o denso contedo advindo dos livros, da cabea do professor e aquele que os alunos traziam de casa (que no necessariamente precisaria ser respeitado). A regra era dar o mximo de contedo, no deixar aluno parado,

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

25

no deix-los sem os pacotes dirios de lies cabea desocupada oficina do demo!. As pequenas querelas e rusgas com alunos resolviam-se encaminhando-os aos inspetores de alunos, pastoral da juventude, ao diretor, aos pais, aos psiclogos e, no caso do quebra-quebra, fazia-se o B.O. Nessa escola, a sintaxe, com todos os perodos simples e compostos, os verbos, as colocaes pronominais, as escolas literrias em seqncia cronolgica rigorosa e mais os temas de redao compunham o contedo de Lngua Portuguesa. Os alunos davam conta de reproduzir nas provas, alguns com auxlio de cola, os contedos dados. O que ficava evidente era que meu ritual de docente encontrava prontas algumas condies para a sua execuo; os alunos, funcionrios, pais e professores desempenhavam bem seus papis. Os poucos casos de dificuldades de aprendizagem ou de indisciplina muito marcada eram resolvidos por psiclogos especializados ou barrados pelo filtro da reprovao (l s possvel reprovar apenas uma vez em cada srie: com duas reprovaes o renitente est convidado a deixar a escola). O nico grande medo que por l grassava era de seqestro na hora da entrada e da sada, a vigilncia e os cuidados se redobravam. Traficantes e gangues? Nem no porto! Tambm no consegui me adaptar a essa escola. Era frustrante no ter um projeto pedaggico com o qual minhas opinies pudessem se confrontar, era mais frustrante ainda executar um ritual e um programa pronto, para os quais todas as minhas potencialidades como educador no eram necessrias nem pertinentes. Apesar do salrio razovel e de estar assegurado e protegido contra os cass, fininhas e genies, o desejo no quis afigurar-se em gozo. No ter, l na alma, o objeto da completude, do gozo, do encaixe perfeito das partes desandar sempre num querer-mais de prontido, que no casa com o projeto da escola do padre, mais propenso ao xtase, ao (ex)esttico, manuteno alegrica do eterno. Cumpre ir embora quem quer desassossego.

Fim das histrias! Vamos s teorias


H uma tentao, de imediato, de recortar a escola do (quase que eu) morro utilizando sociologia e poltica. Parece at que a situao no pede outra coisa, gangues, crise de autoridade, choques culturais, diferenas sociais, desemprego etc. Dar um tratamento ao indivduo, s idiossincrasias, seria burgus demais, no?! A tentao gritar por

26

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

polticas educacionais, pugnar por policiamento, por mais po, por mais verbas etc. J na escola do padre, para as rusgas, as dificuldades de aprendizagem, alguns desacertos de alguns jovens antes da expulso do paraso , cabe perfeitamente a psicologia e at mesmo uma certa clnica psicanaltica. s uma questo de ajuste ou mesmo de averiguar como se pode meter um cubo dentro de um cilindro quando se tem o direito de aparar arestas ou de diminuir o volume do cubo! isso! Na (quase que eu) morro, no h nem tem como haver (e a ver) a lgica do Psi. Ali, se ajustes vo ser feitos, sero entre os podres poderes. Afinal, a polcia est ou no est do lado da escola, defende ou no defende esse tipo de instituio? Os arredores da escola, o bairro, os morros, as periferias andam mesmo transbordando suas violncias sobre a escola e sufocando as possibilidades de exerccio da didtica v-se isso, claramente, por exemplo, na atitude do loquaz caseiro que, com todas as suas amizades importantes, no quer se meter em didtica. O danado prefere ficar s no patrimnio fsico, mais concreto, pragmaticamente falando, mais til: a administrao da quadra esportiva, por exemplo, d um ibope danado; o ptio da escola para shows , tambm! O patrimnio fsico, diria o caseiro, vale, tem valor, um valor! J a parte didtica no um valor para esse quero-j iracundo e borbulhante que vem dessa gente. O que eles querem dessa nossa escola pblica no cabe nas exguas tetas dela, da escola, que, em suas inusitadas metamorfoses, transformou-se j em refeitrio, em creche, em posto de vacinao de gente e de ces e gatos, local de abrigo a vtimas das enchentes, em centro de lazer nos finais de semana e, agora, segundo alguns, em posto de distribuio de drogas. O que vai se apagando cada vez mais seu compromisso com a didtica. Na escola do padre, apesar do peso da tradio sobre os ombros dos alunos, h um pacto que se preserva, que se mantm no consuetudinrio, por meio da inrcia da cotidianidade inrcia essa cujo eco primrio ainda ressona, ou seja, h um pacto de classe que referenda os valores que a escola pe para circular. Por mais que tudo seja velho, por mais que o discurso seja repetitivo, as aulas montonas, por mais que se tenha que usar a autoridade diante das indisciplinas cotidianas, a escola mantm sua pose, sua funo, sua envergadura institucional . Os alunos, mesmo os endiabrados, reconhecem, no discurso escolar, um certo direito existncia e circulao. Podemos dizer que a indisciplina e sua represso, ali, circunscrevem-se ao que inerente s idiossincrasias, s neuroses, ao pacto edpico, ao referendar-se na lei do pai, na lei do outro, no simblico, na

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

27

instituio. Na escola pblica, em geral, sobretudo nessas encravadas nos morros e nas periferias, algo estremece no s o pacto e suas possibilidades, mas tambm o valor do prprio objeto do pacto. O par educar e ser educado, cuja matriz institucional comea na tessitura das dinmicas parentais, parece enredado em outra lgica que extrapola a subverso comum do filho que luta para subverter o desejo ou o gozo paterno. Essa revolta normal resultante da dialtica do processo civilizatrio quanto aos ajustes narcsicos entre o princpio do prazer e o princpio de realidade, entre o eu ideal e o ideal do eu (essas abstraes psquicas que, de certo modo, podem nos ajudar a extrapolar a dicotomia indivduo/sociedade) parece apontar, em alguns casos, para alm da cota de conteno mnima que o trabalho intelectual, o estudo e a escola exigem. O que vem imediatamente baila o famoso Mal-estar na civilizao, texto que Freud (1988) fez cair como uma luva no perodo de entreguerras, em que a iminncia de catstrofe se fazia sentir nos cus ocidentais e orientais de onde podemos ainda sentir a seguinte aguilhoada:

No preciso dizer que uma civilizao que deixa insatisfeito um nmero to grande de seus participantes e os impulsiona revolta no tem, nem merece, a perspectiva de uma existncia duradoura. (p. 133)

A questo evoca tambm a releitura de Marcuse (1978), de sua obra Eros e civilizao , da idia de sobretaxa de represso. Aplicando s nossas histrias, temos: na escola do padre, haver a dinmica da indisciplina diante do pacto escolar, das regras institucionais, ou seja, o jovem destilar seu dio contra o processo civilizatrio, exercitar alguns retornos da dinmica edpica, visto que a metfora paterna, o lugar da lei, oscilar sempre diante de possveis novas substituies ou recontextualizaes j que a escola o lugar da cultura formalizada, extenso do desejo paterno, da lei. Assim sendo, a investida agressiva, s vezes violenta, contra a instituio e seu funcionamento ser sempre uma possibilidade, parte do prprio processo. Na escola do (quase que eu) morro, h muitos fatores sociais e psquicos que levam exacerbao da investida agressiva. A sobretaxa, a mais-represso de que fala Marcuse, evidente nas camadas desprivilegiadas. As correlaes entre pacto edpico e pacto social so muito incongruentes, o que a civilizao e o Pai prometem em troca da

28

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

conteno dos instintos agressivos e dos esforos civilizatrios inscrevem-se na categoria do dolo, ou seja, no ganha fora suficiente para sublimar em pactos culturais. Nesse contexto, podemos considerar o trfico de drogas, por exemplo, como a ponta de um iceberg que esconde essa grande rea em que se acumulam o rancor e a revolta das vtimas lesadas no pacto doloso. Se possvel que vtimas de fome e de misria assumam uma postura ablica, inofensiva diante da realidade, possvel tambm que a carncia de outros bens sociais tais como moradia, condies de higiene e sade, acesso a direitos, s condies dignas de trabalho e exerccio da cidadania seja suficiente para reunir as condies necessrias emergncia de significantes inconscientes, refratrios ao pacto social, s regras que garantem as lutas institucionais. O trfico e a delinqncia permitem estruturaes outras das relaes de poder, abrem as portas para pactos mais brbaros, mais propensos ao domnio de territrios e de grupos pelo uso da fora bruta. Muitas vezes, a escola pblica funcionar como um centro para onde iro convergir, e no qual iro se chocar, os valores e as expectativas de cada grupo. A sobrecarga imposta a ela, esse desempenho das mil e uma utilidades, revela o quanto se sonega aos que vivem oblquos, aos sem-teto, aos sem-emprego, aos sem-proteo-contra-enchentes, aos sem-fantasia, aos sem-reconhecimento etc. A sobretaxa de represso e de sacrifcio imposta pelo processo civilizatrio, no contexto brasileiro dos grandes centros urbanos, onera demais o psiquismo, inviabiliza a dinmica parental pacfica e a assuno da metfora da lei, do cdigo, porque os referenciais do simblico, do grande Outro civilizatrio, em virtude do excesso de mais-sangria, engendram as nervuras inconscientes das foras pr-edpicas, das foras do caos, das foras de tanatos. O processo ertico-civilizatrio no consegue estabelecer-se em fora desejante de logos j que o logos que se oferece tambm nada pode contra o desemprego, nem satisfaz s exigncias mais imediatas necessrias a uma imagem especular que tenha o poder de afastar a obesidade do real e dar campo sublimao do simblico. O sonho dos poderosos e da classe mdia, portanto da escola-conteno, da escola mgica que faz sublimar em logos todas as misrias e mazelas da pobre periferia, da escola que faz decrescer o nmero de seqestradores e de traficantes, da instituio que reduz a violncia ao nvel do tolervel, que consiga conter as gangues, os

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

29

eugenies, fininhas e cass e ainda, de quebra, consiga vacinar todas as crianas, velhos e ces das periferias, que consiga servir como abrigo para as vtimas das enchentes, que tenha seus caseiros oferecendo as dependncias esportivas e culturais da escola para campeonatos e forrs um sonho que acresce ao pacto, ao funcionamento da instituio, a dinmica da perverso. A escola pau-para-toda-obra, responsvel ou irresponsvel pelo sossego social, no pode cumprir misso to complexa; essa me pervertida est assumindo uma estranha lei e uma dolorosa misso de um estranho falo, de um esquizo-Outro. Na escola do padre, apesar da religio, o centro do processo, o eixo bsico do pacto escolar, o denso contedo tradicional, a moral religiosa, a ameaa da reprovao, a autoridade e o autoritarismo dos educadores correlacionados autoridade e ao autoritarismo dos pais. A estrutura imaginria e simblica que d respaldo ao pacto e aos valores colocados em jogo pela instituio no chega a esgotar o real, a dar conta das inexplicveis e arredias foras inconscientes, mas margeia com elas, estabelece com elas uma dialtica da qual a indisciplina uma das possveis vlvulas de escape. bem provvel que o quebra-quebra do terceiro acabe funcionando como sintoma til, como indcio para a busca de uma pedagogia mais adaptada aos tempos e s emergncias hodiernas, que os novos paradigmas, as novas tecnologias emergentes, novas dinmicas construam novos pactos sobre os quais podero reconfigurar a relao educativa. A evoluo do capitalismo, a globalizao, as novas tecnologias, as exigncias dos novos mercados de trabalho no dispensam as escolas; ao contrrio, solicitam-nas cada vez mais, enfatizando o valor da inteligncia e das novas cincias a servio do mercado. A educao vem sendo apontada por diversos indicadores e especialistas internacionais como um dos campos profissionais em expanso no mundo todo. O trabalho de um certo tipo de educador, do educador preparado para fazer frente s demandas do mercado, s novas tecnologias, est em crescente valorizao. Por outro lado, o educador da escola pblica em sua funo polivalente, de amortecedor de choques sociais a psiclogo dos pobres tem o valor de seu trabalho cada vez mais depreciado, chegando mesmo ao nvel da impossibilidade de obter um mnimo razovel entre os demais salrios (parece que consenso para o governo e para a opinio pblica que o salrio garantido pelo fundo, trezentos e poucos reais, represente o grande avano possvel para a recomposio dos

30

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

salrios da categoria em escala nacional). Nesse sentido, a cada dia o professor da escola pblica da periferia est mais parecido com sua clientela, destitudo do pacto social, sem-teto, sem-carro, sem-poder e semprofisso j que estar assumindo a profisso como bico, como alternativa ao desemprego , e seu logos escolar cada vez mais minguado e insignificante nas relaes educativas acaba figurando como um triste legado do grande logro a que foi submetido; sem fora nenhuma, portanto, para assegurar qualquer pacto. Assim sendo, reconstruir novos pactos para a instituio escolar pblica, por mais que surjam novas tcnicas e concepes educativas, somente ser possvel se outros pactos sociais vierem a ocorrer simultaneamente. Os pactos isolados com a comunidade, promovidos por diretores e professores zelosos e esforados (lideranas mpares) por mais que sejam apontados como exemplos , sempre tm seus dias contados j que a relao custo-benefcio, tanto em termos econmicos como sociais ou psquicos, em geral, no compensadora. Com esse reforo do trfico de drogas em virtude do desemprego estrutural e a escola configurando-se como mercado de reserva para o consumo, o embate com os traficantes e seus exrcitos inevitvel. Assim, configuramos, ao longo de nossa anlise, duas escolas, duas possibilidades civilizatrias uma conseguindo ainda manter seus nveis de indisciplina e violncia dentro do pacto institucional, contraposta a outra, cujo pacto encontra-se abalado, cujas resultantes das foras dos sujeitos instituintes parecem apontar para uma crise mais profunda, para uma possibilidade de a relao ser sustentada por novos e estranhos objetos, muito diferente dos tradicionais contedos e objetivos escolares. Retornando agora s duas preocupaes dos governantes da Amrica Latina, o controle de armas e a educao, podemos nos atrever a ilaes, no mnimo, interessantes. Na viso dos governantes, o controle de armas representa um passo importante no combate ao crime organizado, ao assalto a banco, ao seqestro, ao domnio territorial do trfico de drogas e do jogo do bicho e por que no? guerra de guerrilhas. Esse macrocombate teria repercusses na porta da escola, no bairro pobre, nas periferias, pois diminuiria o poder de Estado que a marginlia vem adquirindo, facilitando a ao da polcia e de outros agenciadores da ordem e da paz entre eles, o trabalho do educador? O combate s armas enredaria mais diretamente em suas malhas a viabilidade da escola pblica? Estariam os governos tomando conscincia da inviabilidade da educao como tarefa solitria no

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

31

combate ao caos social? Nesse caso, o combate s armas e violncia estaria sendo considerado condio sine qua non ao funcionamento da escola pblica? Se as respostas forem afirmativas, estaramos, ento, diante de uma viso poltica que trata os deserdados e suas escolas como uma questo social bruta, em que arranjos nas partes certamente produziriam efeitos sobre o todo. Nesse sentido, estaria confirmado mesmo na viso das polticas internacionais o que dissemos para as duas escolas: para um tipo de escola, cabem a psicologia, a psicanlise e os acertos civilizatrios mais sutis incidindo sobre o indivduo; para o outro tipo, a fora dos controles mais primitivos, o controle do poder de fogo em primeiro lugar, seguindo o lema: pacificar para educar. E bvio que o governo estaria dando sem ironias um dos passos necessrios. realmente fundamental a conteno dos surtos delinqenciais e policiais para que a escola restabelea a potencialidade de novos pactos . Agora, para compreender os pactos e explorar suas potencialidades, necessrio mais do que a paz sorna e ablica almejada pelo governo. preciso que nossos modelos econmicos e por que no? civilizatrios incluam uma pauta social mais complexa, visto que a estruturao dos pactos institucionais no depende apenas de controles, mas de sutilezas outras, tais como o despertar do desejo, tanto por um certo resgate da dignidade social dos sujeitos que jogam o jogo pedaggico como pelo prprio objeto que se veicula no pacto. Reconfigurando nossas comparaes, retomemos a questo das potencialidades de novos (e velhos) pactos no contexto contemporneo. As rupturas delinqenciais que rondam e turbilhonam a escola pblica, que no a reconhecem como um veculo adequado de enlevao espiritual ou mesmo de ascenso social, parece que antevem (consciente ou inconscientemente) um fosso intransponvel entre a margem da sociedade aquele estado que colocado fora de todos os planos e seu microcentro para cujos habitantes so feitas as grandes possibilidades da escolaridade. Essa gente que habita essa margem sabe que o nosso futuro imediato vai permitir um certo cio e que, possivelmente, o prprio governo e as classes mais altas providenciem para que no haja fome todos podero comer uma rao razoavelmente balanceada por nutricionistas. No entanto, poucos, um nmero insignificante de pessoas, ganham e ganharo importncia no mundo do trabalho e do saber. Resumindo, parece que h no ar uma certa percepo do logro positivista quanto felicidade

32

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

prometida pelo mundo do capital e da tcnica; ouamos Castoriadis (1992), a respeito dessa promessa:

Dizia-se que a durao do trabalho ia ser reduzida dramaticamente, e a sua natureza fundamentalmente transformada. Esperava-se que a automao e o tratamento eletrnico dos dados transformassem o velho labor industrial, repetitivo e alienante, num campo aberto livre expresso da inventividade e da criatividade do trabalhador. (p. 14)

O desemprego estrutural e a falta de perspectiva penalizam de maneira crucial o jovem trabalhador emergente. Por um lado, ele sabe que as leis iro proteg-lo da explorao do trabalho, haver, portanto, um certo cio gratuito, escola com comida, com vacinas, um pouco de diverso e, quem sabe, at mesmo paz. Mas estar faltando o essencial, algum tipo de utopia, o sonho, a busca de uma certa dignidade. Mais uma vez, fala Castoriadis:

Em resumo, teoricamente, uma sociedade de tempo livre est ao nosso alcance ao passo que uma sociedade que torna possvel, para cada um de ns, um trabalho pessoal e criativo, parece to distante como no sculo XIX. (1992, p. 15)

Paradoxalmente, logo agora que o Estado logrou um certo xito em estender a escolarizao a todos os segmentos sociais, parece quase impossvel estender sonhos e utopias do mesmo calibre da escola do padre escola pblica. Na nossa comparao, a escola figura bem como necessidade absoluta para os que passam pela escola do padre, estava e ainda est adequada ao sonho dos pais, ao desejo dos filhos mesmo que a esses desejos sejam acrescidas as indisciplinas possveis, sobeja sempre, ao final, um esboo de futuro qualquer. Mesmo que esse futuro, esse desejo, no seja palpvel no cotidiano da criana e do adolescente, uma imago-mater parece enredar-se entre a instituio escolar, a famlia e o Estado e dar sustentculo aos mecanismos de funcionamento da justia escolar e da assuno do valor e das utopias prometidas. Todavia, na escola dada periferia, os jovens parecem no reconhecer esses valores e caminhos de sonhos, parecem reivindicar algo

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

33

mais primitivo, o poder em si, retirar do professor, do diretor, dos funcionrios esse poder em si, demonstrar a todo o momento que o nosso real, nosso aqui e agora mais forte do que as promessas, do que a lei e a tica apregoadas pela escola. E esse poder o governo sabe disso o poder do fogo, no do fogo na lata do lixo improvisado pelo Eugenio, mas do fogo das armas, de um fogo prometico e primitivo, que desafia o pai, que inverte o modo civilizatrio. a ascenso desses novos prometeus que a mdia, os empresrios e o governo temem. contra eles que o discurso de investimento na educao vem engrossando o caldo. Mais uma vez, a funo do educador dever substituir a do soldado, a do pacificador, portando nas mos um poder flico atrofiadssimo (O incrvel exrcito de Brancaleoni) j que, para o modelo civilizatrio e o tipo de sociedade em que vivemos, socializar esperanas e utopias, trabalho e dignidade social, parece cada vez mais impossvel. Para finalizar, no pretendo deixar a impresso ao leitor de que estou apregoando um suvarinismo, daquele Suvarin, personagem do Germinal de Zola, que pretendia enterrar todos os mineiros com uma exploso para dos escombros ver germinar uma nova sociedade. O que chamo ateno que a escola, a educao, apesar de ter sido feita para atuar como substituto parental no modelo civilizatrio, a nossa escola pblica da periferia, com esse nosso professor fragilizado, no pode e no ter fora para, sozinha, propor pactos com novos prometeus. Nesse sentido, preciso que os deuses, a mdia, os empresrios e a classe mdia, todos, se mobilizem e estendam mais do que comida e vagas escolares para os que, como disse o poeta Chico Lopes, vivem oblquos.

The fire power of the educational relationship as a target of new and old Prometheus

ABSTRACT: This paper focuses on the educational relations in the context of public schools in the poor suburbs of urban centers aiming to identify a certain indiscipline and even a certain kind of violence inherent to the civilizing clash itself that is assumed by the act of education in general, from another kind of social violence more incisive which is a resistant to formal education. The author uses two personal experiences from two different schools: one in the poor outlining areas of Great So Paulo, where violence in the school reaches unbearable levels, and antoher in a traditional

34

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

middle class school, where a certain kind of violence also occurs. The author also adds some reflections derived from a psychoanalytical focus on institutions to this comparative scheme attempting to show the conjunction of subconscious forces in the construction of a minimal pact for the establishment of educational relations.

Bibliografia

CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto III: O mundo fragmentado . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FREUD, S. Mal-estar na civilizao. In: Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud: edio standart brasileira. Rio de Janeiro, 1988. MARCUSE, H. Eros e civilizao. So Paulo: Zahar, 1978.

Cadernos Cedes, ano XIX, n 47, dezembro/98

35

You might also like