You are on page 1of 110

1

ORGANOGRAMA DOS CARGOS E FUNES


Presidente: Delegar responsabilidade aos lideres Determinar preletores

Supervisor Geral: Coordenar as diretrizes organizacionais do Encontro Determinar o Supervisor Geral, Supervisor Espiritual e demais lideres de equipes. Estabelecer cronograma, cobrar tarefas. Coordenador: Coordenar equipe de Locao e Transporte, Recepo e Apoio e Stand By. Organizar sada dos nibus. Supervisor Espiritual: Levantar equipe de intercessores que orem antes e durante o Encontro Dar as boas vindas aos encontristas e ler regras do Encontro. Fazer cumprir os horrios de acordar, dormir, refeies (placas de limite de templo). Anunciar preletores palestras. Reunir obrigatoriamente com lideres e equipe para avaliao ao final de cada dia (rever o programa do prximo dia). Intercessores: Todas equipes de intercessores juntamente com O supervisor espiritual devero orar e ungir todas as dependncias do local com um dia antecedncia, devero estar no local onde ser realizado o Encontro s 16:00 da sexta feira. Equipe de apoio: Providenciar gua fresca para preletores, lenos de papel para encontristas. Movimentao de cadeiras. Ministraes das musicas Segurar pessoas que caiam sob o poder de Deus.

Recepo / Locao e Transporte: Recepcionar e alojar os encontristas em locais previamente distribudos em listas (preferencialmente pessoas que no se conheam). Providenciar crach para equipe, lenos, equipamento de som, CDs, confeccionar e fixar placas de avisos, mensagens no acampamento, placas de limite de tempo. Determinar o Stand By Fotgrafos, filmes, maquinas. Fogueira Obs: confeco de placas de avisos, mensagens, crachs e limites de tempo. Correios: Verificar se todos os participantes esto recebendo seus correios Cobrar cartas das equipes, Coordenadores, Presidentes, etc. Preencher nomes nas sacolas e providenciar presentes: chocolates, livros. Tesouraria: Receber pagamento dos encontristas (Receber no Pr-Encontro). Recepo: (No retorno para a Igreja) Receber juntamente com uma equipe os Encontristas na Igreja.

ORGAANOGRAMA DE CARGOS E RESPECTIVAS FUNES NO ENCONTRO

Presidente do Encontro: Deve ser sempre o Pastor Presidente (pastor, coordenadores, principal de acordo com a regio) que abraou a viso, fez o Encontro, e que delega responsabilidades aos seus lideres, tais como: Determinar os ministradores para cada palestra, de acordo com a experincia e a competncia espiritual. Supervisionar as equipes e pessoas escaladas. Fazer-se presente e ou ministrar as palestras mais importantes (Peniel, Libertao, Cura Interior, Cruz, Batismo no Esprito Santo). Motivar toda a Igreja a passar pelo Encontro Apoiar de plpito tudo o que diz respeito ao Encontro e suas fases pr e ps. Supervisor Geral: Deve ser sempre o Pastor Presidente (pastor, coordenadores, principal de acordo com a regio) que abraou a viso, dever coordenar todas as diretrizes organizacionais do Encontro . O supervisor dever: Determinar que ser o coordenador e o supervisor espiritual e com estes levantar outras equipes. Supervisionar o andamento de todas as equipes e interferir no processo, caso necessrio. Dever delegar algum que seja responsvel por arranjar o local para o acampamento e negociar todo e qualquer processo de locao, acomodao, cozinha, locomoo, etc. Para no haver despesas desnecessrias. Estabelecer horrios e cobrar as tarefas de toda a equipe do Encontro. Supervisionar e fazer acontecer os pr e ps Encontro. Providenciar uma secretria para recebimento de inscries, bem como um tesoureiro pra a administrao das finanas. Coordenador: O coordenador condenar e supervisionar as equipes de locao e transportes, recepo e apoio, suprimento e alimentao, bem como o Stand by (Uma pessoa com um carro utilitrio que ficar disposio para atender quaisquer emergncias durante os Encontros). Dever trabalhar lado a lado com o supervisor geral e prestar relatrio ao mesmo.

Supervisor Espiritual: O supervisor espiritual tem parte fundamental para a realizao de todo o Encontro. Ele dever: Jejuar pelo menos duas semanas antes do Encontro (por isso deve ser escolhido com antecedncia). Levantar uma equipe de intercessores (que j passaram pelo Encontro) para que participem do jejum e participem das ministraes em intercesso. No dever ser qualquer pessoa, mesmo que j tenha passado pelo Encontro. A equipe espiritual deve ser levantada com pessoas que sejam realmente intercessoras. No permitir que em sua equipe de intercessores estejam pessoas que o discipulador enviou ao encontro por mais de uma vez, para serem ministrados novamente. O intercessor deve ser uma pessoa preparada espiritualmente. Dever coordenar os horrios dos palestrantes e levantar as placas avisando sobre o tempo, durante as minstraes. Entre uma palestra e outra, o supervisor poder introduzir os ministradores para fazerem observaes quanto ao comportamento dos encontristas, caso seja necessrio. Caso algum ministrador se atrase, pode usar algum tempo permitindo que um, dois ou trs encontristas testemunhem sobre o que Deus est fazendo na vida deles nestes dias. (testemunhos brevssimos). Ter a responsabilidade de ao final do dia, reunir-se com a sua equipe e fazer a avaliao do dia, orando e pedindo direo para tudo que ainda ira acontecer. Supervisionar a equipe de correspondncias, verificando se todos de fato recebero as lembranas; verificar o que est faltando e suprir quaisquer necessidades nesta rea. Informar e encaminhar os encontristas para o refeitrio, momentos de descanso, ou dormitrios. Equipe de recepo e Apoio: Providenciar a fixao das placas de avisos por todo o acampamento. Levantar 3 equipe, no Maximo, 4 pessoas para: o Receber os encontristas encaminha-los para os alojamentos e auxilia-los no que for preciso enquanto se acomodam. o Cuidar da limpeza e higienizao de banheiros e arredores. o Manter limpo e em ordem o alojamento e o lugar onde so realizadas as reunies, bem como o refeitrio.

Equipe de Louvor e Transporte: Ajudar na locao do acampamento e transporte para os encontristas Providenciar pelo menos 1 carro utilitrio para o transporte de equipamentos e para que esteja disposio durante o encontro. Ajudar na compra de suprimentos.

Equipe de Suprimentos e Alimentao: Coordenar diretamente as compras (suprimentos) para todo o Encontro, procurando diminuir custos sem perda de qualidade da alimentao. Escalar as pessoas que trabalharo na cozinha, desde o mestrecuca at os seus auxiliares. O responsvel pelo suprimento e alimentao pode ser o prprio mestre-cuca. Manter em ordem a limpeza da cozinha, bem como cuidar da manipulao dos alimentos no local. Escalar duas pessoas para trabalharem na cantina. Os dois cantineiros te ma responsabilidades de: o Providenciar doces, balas, chocolates, biscoitos e refrigerantes para a cantina (solicitar finanas da tesouraria do Encontro). o Estar disponvel durante o encontro o Prestar contas ao tesoureiro no final do Encontro. o Ter criatividade para gerar finanas na cantina, oferecendo produtos de boa qualidade. Sugesto: Os preos podem ser um pouco acima dos da cidade, pois as pessoas consumiro sabendo que estaro abenoando os prximos Encontros. Toda renda da cantina para compra de equipamentos para o Encontro. Equipe do Correio: Todo Encontro deve contar com o trabalho de uma equipe que preparar as lembranas que sero entregues aos encontristas. Esta equipe a do correio. Devem ser preparadas embalagens bem bonitas, como caixa de presente ou embalagem do tipo sacola de presente.

As lembranas devem ser preparadas pelo discipulador do encontrista, e devero conter: Uma carta do ministrio ou da Igreja local agradecendo a participao do encontristas, conclamando-o a ser um com a viso da multiplicao e declarando que a igreja conta com ele. (verificar modelo anexo). Cartas de parentes e amigos. Fotos de momentos especiais da vida da pessoa. Escrever atrs das fotos um versculo bblico de motivao para a pessoa nesta nova fase. Bombons, caixa de chocolate, etc. Pequenas lembranas como: canetas, lapiseiras, livros devocionais ou que falem da necessidade pessoal do discpulo, etc. Uma copia da fotografia tirada com todos os encontristas. Esta foto deve ser tirada no Sbado de manh, revelada e reproduzida para que seja acrescentada uma copia nas lembranas de cada encontrista. A quantidade e a variedade de lembranas depender das condies do ministrio local, e tambm dos parentes ou discipuladores que quiserem aumentar a alegria do encontrista, dando-lhe presentes variados.

CRONOGRAMA DO ENCONTRO COM DEUS


SEXTA FEIRA !9:00 h ...................................... Sada dos nibos em direo ao local do Encontro. Aps a chegada .......................... Recepo, Alojamento. Leitura das regras.

As mulheres faro suas refeies em seguida tero a sua 1 palestra: O Peniel e seguida iro dormir. Os homens tero sua 1 palestra: O Peniel em seguida faro sua refeies e iro dormir.

SBADO 08:00 h ...................................... Acordar.

08:30 h ...................................... 1 palestra: O que o Encontro?.

09:30 h ...................................... Caf (foto).

10:15 h ...................................... 2 palestra: Como devemos nos comportar no Encontro. 11:15 h ...................................... 3 palestra: Voltando a Casa. 12:15 h ...................................... 4 palestra: Libertao.

13:45 h ...................................... Almoo.

16:30 h ...................................... 5 palestra: A mulher virtuosa (para mulheres). 16:30 h ...................................... 5 palestra: O homem sbio (para homens). 17:30 h ...................................... 6 palestra: Cura Interior.

19:00 h ...................................... Jantar.

Aps a palestra Cura Interior as mulheres jantaro, retornando em seguida para a 7 palestra s 20:30: Cruz, em seguida ter o Momento da Fogueira. Logo depois o repouso. Os homens aps a palestra Cura Interior tero o lanche em seguida a 7 palestra: Cruz, a termino da 7 palestra tero o Momento da Fogueira, depois: jantar e repousar. DOMINGO 08:00 h ....................................... Acordar.

08:30 h ....................................... 1 palestra: A orao como estilo de vida.

09:30 h ....................................... Caf.

10:15 h ....................................... 2 palestra: A nova vida em Cristo. 11:15 h ....................................... 3 palestra: Batismo no Esprito Santo. 12:30 h ....................................... 4 palestra: Implantado a Viso. No termino da 4 palestra: Ministrar a uno da Multiplicao e tirar a oferta de gratido selando profeticamente o que Deus fez durante o Encontro.

13:30 h ........................................ Momento supressa. 14:00 h ........................................ Almoo especial 16:30 h ........................................ Retorno dos encontristas ao local de origem. 20:00 h ........................................ Recepo e Culto de Encerramento na Igreja.

FOI TREMENDO!!!

ALIMENTAO DO ENCONTRO

10

A alimentao do Encontro uma parte to importante quanto s outras, tudo para o Encontro precisa ser bem elaborado, porque os encontristas esto sendo confrontados em todas as reas de suas vidas. Assim sendo necessrio ter um cardpio adequado e pratico. As pessoas responsveis precisam ter experincias previa nesta rea. Ser a responsvel e a nica autorizada a fazer mudanas na alimentao. Todas as pessoas da equipe devem desde o inicio, saber que ela a encarregada desta rea. Equipe de trabalho: A equipe de trabalho ter sob sua responsabilidade: Uma copia do cardpio Lista de compras Escala de servios de sua equipe Acondicionar e cuidar dos alimentos Detalhes importantes: A equipe dever ser formada por 4 pessoas, que tenham a disponibilidade de trabalho exclusivo na cozinha e que tenham principalmente amor pelos encontristas. Quando o grupo ultrapassar 50 pessoas, dever ser acrescentado mais um ajudante para cada 20 pessoas. Os encontreiros podero realizar suas refeies um pouco antes dos encontristas ou logo aps os mesmos, isto opcional. As pessoas designadas a servirem as refeies devem ser cordiais, atenciosas, rpidas e serias, devendo permanecer em silencio durante o ato de servir, uma vez que os encontristas estaro reflexivos. Dicas de cardpios: Um bom cardpio para o Encontro no depende de comidas sofisticadas, grandes variedades e nem mesmo de produtos de primeira qualidade. O segredo est na combinao de alimentos e na quantidade suficiente para todos comerem vontade. Nunca se deve pretender que a alimentao oferecida tenha a mesma variedade possvel de um restaurante, pois a meta principal do Encontro no a alimentao. Informaes gerais para o cozinheiro: Um bom equilbrio na variedade tornar o cardpio sugerido fcil de preparar. Analise os seguintes detalhes:

11

Nas trs pode aparecer o uso do arroz, sendo que na ultima, ele no o prato central. Possibilitando assim, que seja feito assim em quantidade que no sobre nada. Caso haja sobra de arroz no almoo pode ser aproveitado no jantar. A batata com carne dificilmente sobrar, caso ocorra, a carne poder ser picadinha e adicionar macarronada. As trs saladas que sero oferecidas devem ser variadas. Quando for preparar salada com a proviso para sobra, no deve colocar tempero na poro que vai ser guardada. Sugere-se frango para o jantar, pois de fcil preparo e de grande aceitao. Prepara-se um molho branco que pode ser servido em cima do arroz, proporcionando uma tima aparncia de sabor. No preparo da refeio de Domingo deve ser tomado muito cuidado com as quantidades, pois caso haja sobra no poder ser aproveitado.

Pr-Encontro
... E porque isso te farei, prepara-te Israel, para te ENCONTRARES com o teu DEUS. (Amos 4:12)

12

Informaes gerais do pr-Encontro pra o Ministrador


O que o Pr-Encontro? um tempo de ministrao especifica e direcionada para que o novo convertido entenda os processos espirituais nos quais est envolvido agora que aceitou a Jesus. um tempo de aprender a ouvir a voz de Deus atravs da Palavra ensinada, promovendo crescimento espiritual (Fp 2:12). Nestas reunies o novo convertido ter oportunidade de ser auto avaliar, de pensar sobre sua converso e seu interesse em prosseguir nos caminhos de Jesus. tempo de sondagem, o discipulador poder avaliar se o novo convertido est realmente respondendo ao processo e se est apto para ir ao Encontro (Os. 6:3). Princpios do Pr-Encontro: Todos devem seguir rigidamente os horrios estabelecidos, tanto o do inicio como o do termino (tanto para a liderana como para os discpulos). Os discpulos s podero ir ao Encontro, se tiverem participando de, no mnimo 3 reunio do Pr-Encontro e tendo o discipulador tomado a responsabilidade de passar, ao discpulo, o estudo que lhe faltou. Isto deve ser seguido rigorosamente, s existindo exceo em casos de extremos (doenas, trabalho, etc.) Caso contrario, o encontrista dever ser convidado a participar do prximo Pr-Encontro. Os discpulos devero procurar copiar tudo, ou o que for possvel, em um caderno pessoal, para uma melhor fixao das ministraes. Estrutura e Funcionamento do Pr-Encontro: Quatro reunies previamente marcadas. Uma vez por semana rigorosamente. Exatamente uma hora de reunio.

13

Local das reunies deve ser proporcional ao numero de encontristas, com ambiente adequado ao bom desempenho do processo ensino e aprendizagem. As ministraes so especificas e direcionadas de acordo com o programa proposto. No ultimo dia do Pr-Encontro, aps a ultima lio, o ministrador dever tratar dos seguintes pontos: o Confirmar o dia, local e horrio de sada para o Encontro. Deve mencionar tambm o destino. o Estabelecer dia, local e horrio do retorno. o Informar o que se deve e o que no se deve levar para o Encontro:

DEVE: Bblia, caderno de anotao, caneta, materiais de higiene pessoal como sabonete, creme dental, desodorante, toalha de banho, roupa de cama, e outras itens que se fizerem muito necessrios, etc. NO DEVE: Radio, Walkman, chicletes, livros, materiais extras de trabalhos ou estudo. Telefone celular, bip, bola, etc.

Informar quem poder ir ao Encontro: apenas os que fizeram o Pr-Encontro satisfatoriamente. Termos usados no Encontro:

Encontrista O crente novo convertido que est inscrito no Encontro e que participou do Pr-Encontro. Conselheiro O Obreiro que trabalha para que o Encontro seja um sucesso. Ministrador O que trar o ensino do dia, em reunio especifica. Discipulador Aquele que tem discpulos e que tem um discipulador acima dele. Discpulos - Aquele que tem discpulos e que tem discipulador acima dele. Adoratorio Lugar de concentraes das reunies.

1 PALESTRA

14

TEMA: O PECADO E SUAS CONSEQUNCIAS TEXTO: ROMANOS 3:23 Informaes para o Ministrador: Dar uma palavra de Boas Vindas. Dar palavra de nimo e de vitria Motivar os candidatos a encontristas a irem ao Encontro. Enfatizar que Deus nos transportou das trevas para o Reino do Filho do seu amor, portanto somos templos do Esprito Santo. Levar os encontristas a confessarem que so pecadores. H 240 textos que dizem que somos pecadores. Explanar sinteticamente o que a Igreja do Senhor. Introduo: Ao criar o universo, Deus o fez debaixo de princpios espirituais eternos regidos por Ele mesmo. Estes princpios so inviolveis, pois Ele justo e bondoso. Deus colocou limites entre o cu e a terra, estrela e estrelas, sol e lua, planetas e planetas, continentes e paises, departamentos e estados. Existe uma fronteira entre o homem e Deus: o nosso pecado fez separao entre Deus e o homem (Isaias 59:2). Essa fronteira s removida pela obra da cruz (Glatas 3:13). Ao criar o homem, Deus buscou nele um amigo, um filho, um herdeiro de tudo aquilo que Ele mesmo possui, mas este homem deveria ter poder de deciso para interagir com o Senhor do Universo em toda a dimenso. Este homem pecou e distanciou-se de Deus, a partir da uma srie de situaes novas passaram a ocorrer, afetando diretamente os rumos da humanidade. Passo a passo entenderemos os propsitos eternos de Deus e o seu desejo de que este homem se salve e venha ao conhecimento da verdade, volte encontra com Ele (I Timteo 2:4).

PRINCPIOS ESPIRITUAIS

15

H leis espirituais: Existem princpios que governam o mundo fsico, e que nos conduzem ao conhecimento de Deus. Assim como existem leis fsicas que governam o universo, existem leis espirituais que governam seu relacionamento com Deus. A nossa existncia no mundo fsico teve o aval do mundo espiritual. Tudo no reino fsico tem sua base no espiritual; tudo no reino natural tem a sua origem no sobrenatural. Todo homem precisa saber disso. No plano espiritual o homem pecou. Todo pecador precisa se arrepender (Atos 3:19). Este o propsito de Deus (Rom. 3:23). No h excees, todos pecaram e o salrio do pecado a morte (Romanos 6:23). OBSERVAO PARA O INSTRUTOR Pea aos discpulos para repetirem esta frase: Todo homem pecador e precisa de arrependimento. Eu sou pecador e preciso de arrependimento. Existe recompensa para o pecado Tudo no mundo natural tem origem no mundo espiritual. Como entrou o pecado no mundo? Atravs da quebra dos princpios divinos, da renncia ao governo de Deus. Isto abril brecha para que o pecado reinasse e desse fruto. Agora estamos distante da glria de Deus (Romanos 3:23). Este pecado se chama rebelio, insubmisso. uma herana maligna de Satans, que se insurgiu contra Deus, usando um agente no plano fsico (Ado) para quebrar um princpio espiritual. Assim sendo, a recompensa do pecado a morte eterna, separao total de Deus. Existem legalidades para a entrada do pecado O pecado entrou por um homem: Ado. Ele deveria dar cobertura para Eva, mais foi negligente. Quando se fala em Ado deve-se generalizar para homens e mulheres. Esta palavra tambm est relacionada a casal, pois so uma s carne (Gneses 2:24). Pelo primeiro Ado entrou o pecado no mundo. Pelo ltimo Ado (Jesus), a redeno.

16

Pela rebelio foi estabelecido o pecado (Romanos 5:14). Com o pecado o homem ficou sem comunho com Deus (Isaias 59:2). Todo homem em pecado est condenado (Romanos 6:23). Deus quer homens santos (I Pedro 1:14-16). Existe legalidade para se Mortificar o pecado Jesus (o ltimo Ado) quem nos resgata (I Corintios 15:22 e 45). Nele est a legalidade para se mortificar o pecado na nossa vida. O ltimo Ado me conscientiza de que sou criado a semelhana de Deus. O ltimo Ado derrota a morte e nos d a vida eterna (I Joo 5:1112). O ltimo Ado tem um plano para minha vida. Eu preciso conhecer este plano (I Pe. 2:9). O ltimo Ado foi feito Esprito vivificante. O ltimo Ado me tirou do imprio das trevas e me trouxe para o reino de luz (Colossenses 1:13-18). Qual o plano de Deus para as nossas vidas? Por que Jesus Cristo morreu e ressuscitou? O Plano trazer para ns a Sua vida, trazer restaurao. Ele o primognito entre os irmos. Jesus ressuscitou para restaurar a minha vida. Todo aquele que conhece o plano do ltimo Ado no vive no pecado; o pecado no tem domnio sobre si (Romanos 6:14). No estou debaixo da lei, no sou mais escravo do pecado. Jesus Cristo o Senhor da minha vida e Ele real para mim. Concluso: Temos a herana do pecado e, sem Jesus, estamos destitudos da glria de Deus. Somos pecadores. Se negarmos isto, vamos atrair maldies (esprito de engano) e dizer que Deus mentiu (I Joo 1:10). S Jesus nos liberta do pecado. Devo reconhecer que sou pecador (Romanos 3:23), e como tal, confessar os pecados. A semente de Deus estando em mim, j no posso viver na pratica do pecado, pois amo a Deus (I Joo 3:9). Pela redeno do ltimo Ado somos perdoados. Se pecarmos, temos um advogado para com Deus (I Joo 2:1).

LEIA COM TODA A CLASSE I JOO 1:5-9

17

E esta a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus luz, e no h nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunho com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e no praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz est, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustia. Algumas perguntas sobre a lio que deve ser feita classe O que todo pecador precisa? Quem pecou? Romanos 3:23 Qual o salrio do pecado? Romanos 6:23 Como entrou o pecado no mundo? Por intermdio de quem entrou o pecado? I Corintios 15:22 Qual a misso do ltimo Ado? Romanos 5:18 Leia Romanos 6:15 e responda: O pecado tem domnio sobre voc? Por que? Rom. 6:14 Antes voc era criatura, quem voc agora no Reino? Joo 1:12 Leia Joo 3:16 e responda: Qual a expresso do amor de Deus? Orientaes ao Ministrador: Aps o questionrio, sempre que possvel deve orar com todos, ministrando sobre as dificuldades da pessoa. Conduzir cada pessoa a reconhecer que pecador e a confessar os pecados que ainda esto por ser confessados. Conduzir cada pessoa a renunciar o pecados e quebrar as fortalezas das trevas. Promover quebrantamento com liberao das amaras do pecado, atravs da orao.

2 PALESTRA

18

TEMA: O PRIMEIRO ADO E O LTIMO ADO (MORTE E RESSURREIO) TEXTO: I CORINTIOS 15:22 INFLUNCIA DO PRIMEIRO E DO LTIMO ADO SOBRE MIM Primeiro Ado: Todos fomos feitos pecadores por causa de Ado (Romanos 5:12). Por causa de uma transgresso de um homem, todos conhecemos a morte (Rm. 5:14). A principio parece injustia o fato de a morte reinar sobre aqueles que no pecaram semelhana de Ado. Ado colocado como nosso Pai, significando uma categoria de parentesco que a ningum dado o direito de escolha. A expresso paulina: em Ado todos morrem (I Corintios 15:22) refere-se ento a 100% da humanidade: Todos fomos feitos pecadores e por isso todos experimentamos a morte. ltimo Ado: Assim est tambm escrito: O primeiro homem, Ado, foi feito em alma vivente; o ltimo Ado em esprito vivificante. (I Corintios 15:45) Pois assim como por uma s ofensa veio o juzo sobre todos os homens, para condenao, assim tambm por um s ato de justia veio graa sobre todos os homens, para justificao e vida. Romanos 5:18 O que parecia injustia (um nico ato de Ado nos trazes a morte), reveste-se na maior misericrdia, quando o juiz maior se satisfaz com tambm apenas um ato de um s homem, Jesus, para dar opo de vida a todos. Agora colocamos Jesus, ltimo Ado, no como nosso Pai, mas como nosso marido, significando uma categoria de parentesco que a todos Deus d o direito de escolher (Nm. 36:6). Ento, a expresso de Paulo: ... todos sero vivificados em Jesus no se refere a 100% da humanidade, mas a 100% daqueles que escolheram o marido, isto , todos que O receberam como Senhor e Salvador (Joo 1:12). O primeiro Ado influencia toda a humanidade, de forma inexorvel, rgida, transformando todos em pecadores. O ltimo Ado, Jesus, influencia a todos que de forma original, O aceitem, O queiram, sendo transformados em justos.

A morte espiritual um fato pelo qual todo ser humano passa; a vida eterna, pelo contrario, s experimentada por todos que optam, que queiram receber o ltimo em suas vidas. Redeno O que Jesus fez por mim diante do diabo: Exemplo: Redeno o ato de uma pessoa rica ir a uma feira de escravos e pagar a carta de alguns escravos, dando-lhe a liberdade. Colossenses 2: 14-15 nos informa que o escrito de dvida que era contra ns; Jesus j cancelou, rasgou, porque nos comprou por bom preo (I Corintios 6:20) e preo do precioso sangue de Cristo (I Pedro 1:18-19). Com esta redeno ou resgate, Jesus cancelou todo o argumento do diabo contra ns (Romanos 8:1). Ao cancelar nossas dvidas, Jesus, ltimo Ado, nos liberta do imprio das trevas, onde tnhamos a natureza pecaminosa, e nos transporta para o seu Reino, onde adquirimos a natureza justa (Colossenses 1:13-14). O que Jesus fez por mim Diante de Deus: ... Os pecadores no prevalecero na congregao dos justos (Salmos 1:5). Uma a congregao dos pecadores; outra a congregao dos justos. ... no se promulga lei para justos, mas para ... pecadores (I Timtio 1:9). Diante da lei, um o cidado justo, outro o cidado pecador (Romanos 2:13). Romanos 5:8 nos informam que a grandeza da prova do amor de Deus por ns est no fato de Jesus ter morrido por ns quando ainda ramos pecadores. Ai o apstolo introduz o verso 9 dizendo: muito mais agora (no tempo em que no somos mais pecadores, mas justos), seremos salvos da sua ira. Eu era pecador pela filiao de Ado, mas agora, que Jesus o meu marido, sou justo. Santificao O que Jesus espera de mim: I Pedro 1:14-16 - Como filhos obedientes, no vos conformando com as concupiscncias que antes havia em vossa ignorncia; Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto est escrito: Sede santos, porque eu sou santo. Hebreus 12:14 Segui a paz com todos, e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor.

19

Apocalipse 22:11 Quem injusto, faa injustia ainda; e quem est sujo, suje-se ainda; e quem justo, faa justia ainda; e quem santo, seja santificado ainda. Quem santo ainda peca? Peca. Mas o pecado na nossa vida deve ser acidente, e no hbito, uma vez que a natureza pecaminosa j foi arrancada de ns e fomos regenerados da semente incorruptvel que a Palavra de Deus (I Pedro 1:23). O captulo 6 da Carta de Romanos nos informa que no estamos mais debaixo do domnio do pecado. Digo, porem: Andai pelo Esprito, e no haveis de cumprir a cobia da carne (Glatas 5:16).

20

Em Romanos 12:1-2 Aprendemos que, se com diligncia e inteligncia buscarmos a renovao de nossa alma frgil, a sade mental proposta pelo Senhor (renovao da mente) nos ajudar indubitavelmente a experimentara sempre vontade de Deus em todos os momentos da vida, como boa, agradvel e perfeita experincia esta que nos garantir vivermos a vida santa de Deus para ns. Acusao O que o diabo sempre far: Em Apocalipse 12:10-11 Satans nos acusa diariamente. A vitria contra a acusao, que ele faz ao nos lembrar fatos reais de pecado, est em: O Sangue de Jesus I Joo 1:7-9 Elemento purificador. A Palavra de Deus Romanos 8:1 O estar em Cristo me isenta, me exima da culpa. Em Miquias 7:19 lemos a promessa de que Deus lanar todos os nossos pecados no fundo do mar. E l Deus colocou uma placa dizendo: proibido pescar. Orientaes ao Ministrador: Incentivar os encontristas a irem ao Encontro; todos precisam ir. importante cumprir todas as fazes do Pr-Encontro. Que eles no deixem para a ultima hora. Incentivar que os encontristas se inscrevam para o Encontro. Aps o questionrio, sempre que possvel deve orar com todos, ministrando sobre as dificuldades da pessoa.

3 PALESTRA

21

TEMA: SOMOS SANTOS E FILHOS DE DEUS TEXTO: I JOO 3:11 I PEDRO 1:15-16 Iniciar sondando como a classe estar, e aps fazer a orao de abertura, ministrar coragem e mente aberta para receber a palavra. Chamando como filhos para cumprirmos o propsito: Imagine um pai que faz muitos investimentos na famlia. Ele algum muito interessado nos filhos. Esse pai tem sete filhos e d a cada um a mesma educao, mas cada um tem aspiraes para profisses diferentes. O pai investir neles. Por mais que o filho seja diferente, o pai no abre mo do filho. Deus nosso Pai, e ns, seus filhos. Cada um tem seu espao no Reino para desenvolver o carisma natural (Efsios 4:11). Cada um vai cumprir o propsito para o qual foi chamado. O Pai nos chamou para ganhar almas este o propsito central do corao de Deus para nossas vidas. O corao de Deus est cheio de amor por almas perdidas (Lucas 19:10). Observao para o instrutor: Pea aos discpulos para repetirem estas frases: Nos diferentes segmentos da vida vou cumprir o meu propsito. Meu Pai quer que eu lhe d mais filhos, que multiplique a famlia. Essa multiplicao feita em amor. Sou uma nova pessoa. No existe esterilidade no Reino de Deus, a chamada : Crescer Frutificar Governar.

(Joo 15:1-5). Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o lavrador. Toda a vara em mim, que no d fruto, a tira; e limpa toda aquela que d fruto, para que d mais fruto. Vs j estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vs; como a vara de si mesma no pode dar fruto, se no estiver na videira, assim tambm vs, se no estiverdes em mim. Eu sou a videira, vs as varas; quem est em mim, e eu nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

22

Informaes para o instrutor: Diga para os discpulos ministrarem uns sobre os outros com a seguinte frase Voc uma nova pessoa e precisa conhecer mais do amor de Deus. Cresa, Frutifique , Governe. Chamados como filhos para estarmos no seu plano: Ns no somos frutos do pecado. Somos resultado do plano de Deus e pelo seu sangue somos santos. Ele nos amou, nos alcanou e nos santificou. Mas, como eu sou santo, se eu peco? Sou santo por causa do amor de Deus. Estou debaixo do seu amor, vou seguir-lo com alegria (I Pedro 1:15-16). Lutarei para viver em plena santidade. ... Mas como santo aquele vos chamou, sede vs tambm santos em todo o vosso procedimento: porquanto est escrito: Sereis santos, porque eu sou santo (I Pedro 1:15-16). Como Deus demonstra amor por mim? Atravs da Sua graa. A graa de dar (Joo 3:16). O que Deus nos deu? O seu filho Jesus Cristo. Viverei em pleno amor (gape). Chamados como filho para a vida em Cristo: Deus nos deu seu nico Filho. Deu o melhor para termos o melhor. Deus nos ama e quer muitos filhos em Sua casa. Para que Ele nos deu Seu Filho? Para demonstrar o seu amor para conosco. Pelo amor de Deus somos resgatados.

Para que Ele nos deu seu amor e perdo? (Ler Joo 3:16-21) Para vivermos eternamente com Ele.

23

Ilustrao: Um dia um jovem se rebelou contra seu pai, machucando toda a sua famlia. Tornou-se uma pessoa indesejvel na famlia. Por conta disto decidiu ir embora, dizendo que no precisava de nada, que no precisava do amor de ningum. Depois de algum tempo ele comeou a sentir saudades de casa, mas ficou com medo de voltar, pois tinha quebrado princpios. Resolveu escrever uma carta pedindo perdo e permisso para voltar, mas para saber se o receberiam, pediu o seguinte sinal: Na casa se seu pai havia uma rvore que podia ser vista pelas pessoas que passavam de trem. Se o pai amarrasse uma bandeira branca na rvore significaria que ele estava perdoado. Caso contrrio, tudo estaria encerrado. No trem ele compartilhou sua ansiedade com um rapaz. O trem se aproximava. Como no tinha coragem de olhar, pediu ao seu companheiro de viagem que procurasse a bandeira branca. Qual foi a sua surpresa ao receber a noticia de que no havia uma bandeira branca, mas a rvore estava toda embranquecida, cheia de bandeiras. A casa tambm estava e seu pai estava gritando para os passageiros do trem: Eu te perdo, porque eu te amo!. Para que serve o amor de Deus na minha vida? Para conhecer a grandeza de Deus. Seu amor muito extenso. Para que eu ministre este amor a muitas vidas. Para que eu saiba os Seus projetos para minha vida. No seu plano para minha vida. Ele tem alvos especficos para mim. Para que eu seja santo como Ele o . Tudo comea com a certeza da vida eterna. Se vamos para o cu porque somos santos, porque temos uma vida eterna com Deus e por isso no queremos pecar. Deus quer que sejamos iguais a Ele na sua santidade. Para que eu tenha vida plena. Como a vida que Deus tem para ns? Vida plena e abundante. Ele nos amou e nos deu tudo o que precisamos. ...Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia (Joo 10:10). Mas, s terei tudo de Deus quando Ele tiver tudo de mim. A bondade de Deus move o Seu corao. Ele bom, amor, vida e paz. O Senhor bom, uma fortaleza no dia da angustia; e conhece os que Nele confiam (Naum 1:7).

Chamados ao arrependimento (Romanos 2:4) Atravs do Seu amor, Deus quer que todo homem chegue ao arrependimento. Arrepende-se sentir profunda tristeza pelo pecado cometido e decidir mudar completamente, no voltando mais a cometer o mesmo erro. Assim fazemos, porque amamos a Deus mais do que amamos o pecado. Quando entendo sobre este amor, sou constrangido (II Corintios 5:14). Entendemos que no temos mais nenhum contrato com o mundo. O amor de Deus declarado e provado, Ele nos ama e quer dar o melhor para as nossas vidas. Os princpios de Deus so o melhor para ns. Segui-los a melhor receita para ser feliz. Algumas perguntas sobre a lio que deve ser feita classe Se Deus nos ama, o que de melhor Ele nos deu? Para que Deus nos deu o Seu nico filho? Como o amor de Deus demonstrado? Como demonstrar a Deus o amor que temos para com Ele? Ns somos pecadores santos, ou santos que pecam? Por que? No plano de Deus Ele tem um alvo. Que alvo este? Deus quer que todos conheam o seu amor e cheguem ao arrependimento (Romanos 2:4). Como a vida que Deus tem para mim, segundo Joo 10:10? Lendo II Corintios 5:14, que lio voce tira?

24

Orientao para o ministrador: Orar com base nos pontos principais mencionados na lio. Levar a classe a um quebrantamento, reconhecendo o profundo amor de Deus por todos. Ratificar a importncia de que todos devem estar no Pr-Encontro, na prxima semana.

4 PALESTRA

25

TEMA: QUEM SOMOS EM CRISTO JESUS TEXTO: EFSIOS 2:6 Orientao para o ministrador: Cumprimentar a classe, orar por eles liberando o amor de Cristo. Diga: Ns somos a carta de Cristo. Uma carta magna, de profundos ensinos (II Cor. 3:2). NOSSA REALIDADE EM CRISTO Recebemos Jesus: Quem eu recebi? Jesus Para que eu recebi? Para tornar-me filho de Deus. Ele me escolheu e eu sou d`Ele. Fui escolhido para dar frutos. Vs no me escolheste a mim, mas eu vos escolhi a vs, e vos designei, para que vades, e deis frutos, e o vosso fruto permanea (Joo15: 16). O Senhor quer que saibamos que somos Seus filhos e herdeiros. Este direito foi conquistado por Jesus. S Jesus pode converter algum. Fui feito filho de Deus (preciso particularizar minha experincia). Recebemos a Vitria: No nascemos para sermos mais um e sim para triunfarmos. Somos vencedores. Eu sou um vencedor. Este o ministrio de Cristo: nos fazer triunfar (Romanos 8:37). Estamos assentados com Cristo, em posio de reinar, triunfar, vencer (Efsios 2:6). Estou em Cristo e Ele est no centro da minha vida, portanto, posso reinar com Ele em glria, Ele me transportou das trevas para o reino da luz (Colossenses 1:13). Cristo em ns a esperana da glria (Colossenses 1:27).

Recebemos o Reino pela F: Muitas vezes no sentimos tudo o que Deus nos d, mas cremos sem ver. Fomos recebidos e isto um fato. Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andssemos nelas (Ef. 2:8-10). Fomos chamados, recebemos o convite no corao (Mt. 11:28-29). Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas. Obs: Mencionar a importncia do convite de Jesus para fazer parte do Seu corpo e incentivar o desejo do batismo nas guas.

26

Nossa realidade no processo de mudana: Eu recebi a Cristo, isso implica em mudana. Metania uma nova atitude. Isto arrependimento: deixei de ser aquela pessoa de outrora, hoje eu sou uma nova criatura e Cristo (II Corintios 5:17). O arrependimento me leva a deixar muita coisa que antes fazia parte do meu dia-a-dia. o Esprito Santo que me convence do pecado, da justia e do juzo de Deus (Joo 16:8). Devemos parar de confiar em ns mesmos: Sou capaz na fora do meu brao. Sou dono do meu nariz. Devemos confiar completamente em Deus. Devemos deixar que Cristo faa a obra em ns, que Ele molde em ns Seu carter. Devemos deixar que Jesus faa tudo o que Ele quer na nossa vida (Romanos12: 1-2). A realidade do controle de Jesus sobre a vida pessoal: 1 Exemplo Quando Jesus no est no Centro da Vida de uma pessoa como prioridade, h completa desarmonia. No h direo, Jesus no tem participao nos projetos da pessoa. Qual o resultado? Discrdia, frustrao, sentimento de perda, etc. A minha vida precisa voltar ao controle de Cristo. Se Ele estiver no centro estarei bem.

2 Exemplo Quando Jesus est no centro, isto faz com que todas as coisas estejam organizadas. O eu est fora. A cruz de Cristo est no trono do meu corao, est no comando. Jesus est por cima, direcionando. Em tudo terei harmonia e minha vida ser um sucesso. Se Jesus est no centro, tudo ter sucesso, tudo ter prosperidade. Nosso livre arbtrio s tem sucesso se Jesus estiver no centro. Para meditar: Jesus Cristo est sempre no centro da sua vida? Qual dos dois quadros voc tem retratado sua vida? Como voce est vivendo?

27

Orientao para o ministrador: Orar pelos discpulos, por libertao do ego. Pedir que o Senhor fale aos coraes. A orao deve ser feita de acordo com o que foi ensinado e deve haver quebrantamento, citar J. 5:8-13 e Hb. 13:5. Lembre-se que tudo muito simples, mas tem muito fundamento espiritual, e trar um resultado poderoso. Estimule-os a irem ao Encontro. Passe todas as informaes sobre o Encontro, quanto o dia, lugar, horrio, taxa, etc.

Encontro
Sugestes Gerais para realizao de um Encontro bem sucedido

28

rea Organizacional: O Encontro tem a durao de trs dias. Para atender a nossa realidade de compromissos seculares, o Encontro dever ser realizado nos fins de semana, comeando na sexta feira e terminando no domingo no final da tarde (Ver cronograma anexo). Deve haver Encontros especficos para casais, homens, mulheres, jovens e adolescentes e crianas. Cada Encontro deve ter a sua equipe homognea. A Equipe homognea formada por pessoas do mesmo sexo ou faixa etria. Obs: proibidas as mes levarem crianas. Nada pode distrair os encontristas. Certifique-se que o encontrista realmente passou por um processo de converso e se quer ser abenoado por Deus no encontro. As fichas de inscrio devem ser conferidas no momento da partida para que no haja falhas na administrao. Ningum pode ser recebido no encontro aps a misnistrao da primeira noite dever aguarda em orao a oportunidade que Deus dar para ira o prximo encontro. Obs: Alguma placa ser preparada para serem erguidas (por traz dos encontristas no auditrio) para indicarem ao ministrador o tempo que ele ainda tem para ministrar. rea Espiritual: Selecione os ministradores e repasse a ministrao especifica para cada ministrador escolhido. Uma semana antes ele dever saber qual assunto ministrar, e dever receber o material sobre o mesmo. Selecione um lder espiritual para formar uma equipe de pessoas que sejam realmente intercessoras, para a cobertura geral de todo o Encontro. Esta equipe dever interceder por todas as ministraes. Entre uma palestra e outra, o lder espiritual do Encontro quem d as orientaes sobre o que acontecer nas prximas atividades ou quem faz comunicado extra (caso necessrio). Todos encontreiros devem preparar-se com orao e jejum para o dia das ministrae de libertao e cura interior, bem como pra o batismo com o Esprito Santo.

1 Dia do Encontro Sexta Feira REGRAS A SEREM MENCIONADAS NO 1 CONTATO COMO OS ENCONTRISTAS
Ateno ministrador: Aps a chegada no local do Encontro todos devero tomar seus lugares nos alojamentos e rapidamente dirigirem-se ao auditrio onde as palestras sero ministradas. Em seguida ouviro as regras que deveram se lidas em alta e bom tom. Regras Gerais do Encontro: Aqui e o Peniel, um lugar de santificao e Encontro com Deus. Assim sendo: Estes dias esto reservados para crescimento espiritual. Deus vai fazer maravilhas nh vida de cada um neste Encontro com Ele. Durante a ministraes no se pode conversar, nem fazer perguntas aos companheiros, a ateno deve estar direcionada ao que se ouve. proibido ir ao banheiro, beber gua, etc. (durante as minstraes). No pode haver distraes (satans vai querer, de diversas maneiras, criar distrao). Guardar a pontualidade no esperar um pelo outro. O horrio aqui cumprido rigorosamente. Tudo deve ser organizado, as pessoas que estaro ministrando so disciplinadas. Nada de cochilo vamos nos despertar. Caso algum comece a cochilar, deve levantar-se para que no haja distrao. Durante o Encontro, evite comer fora de hora ou intervalos. Deve-se observar o tipo de roupa adequada para cada situao, pois para tudo h uma ordem e isto gera respeito. Se algum trouxe revista pornogrfica, cigarro, maconha, crak, cocana, calendrio de bolso imoralidade, etc. favor entregar liderana do Encontro. Obs: lembra-se que a maioria novo decididos, e alguns ainda no esto libertos de muitas coisas.

29

30

No permitido o uso de telefone celular: exceto em caso de extrema necessidade previamente autorizado pela direo do Encontro. Sua famlia sabe que voce esta no Encontro. Por isso qualquer emergncia ser comunicada a equipe. Cada caso ser julgado pela equipe. Se Deus no pode cuidar dos seus negcios e famlias nesses trs dias, voce tambm no pode. Ento, descanse concentre-se aqui. Se algum trouxe qualquer servio extra do seu trabalho, faculdade, etc. no estar autorizado faze-lo. Aps a ministraes desta noite deve ser feito o maior silencio possvel. Durante o Encontro, Deus estar falando com voce, sua comunho nesses dias ser com Deus e no com o seu companheiro. Observao para o instrutor: Os encontristas s esto liberados para conversar com os outros aps a fogueira. Deve-se escrever tudo que puder, o que no puder, tentar abreviar. Nunca se pode distrair o colega ao lado perguntando sobre o assunto ministrado. No pegar nada dos outro sem permisso: sabonete, toalha, creme dental, etc. Se sentir falta de algo, deve procurar o lder e no comunicar s pessoas do quarto. O que aconteceu ser tratado. No se pode divulgar nada do Encontro a ningum, nem as regras (que so rgidas). Nem palestras, etc. importante que cada um tenha a sua prpria experincia. Sempre estimule as pessoas, com muita alegria, a fazer o Encontro. Sempre se deve mencionar que tudo o que aqui acontecer no se pode divulgar em hiptese alguma, a no ser dizer que o Encontro tremendo. No permitido aos encontristas ministrarem uns aos outros, voce est aqui para ter um encontro com Deus e receber dEle.

Orientao para o ministrador:

31

Pea que todos fiquem de p e orem a Deus pedindo que sejam poderosamente ministrados neste Encontro. Repasse a Palavra ao ministrador que iniciar com a pregao sobre Peniel. Deixe disposio um bom gravador com musicas que falem sobre a dependncia de Deus, o amor de Jesus, o seu perdo, etc. a musica dever ser tocada na hora da orao de arrependimento e quebrantamento; bom que seja sempre a mesma musica, para ficar um marco na lembrana dos encontristas. Aps a ministrao do Peniel e a orao o supervisor espiritual dever encaminha-los ao refeitrio para o lanche e mencionar novamente que no devem conversar com ningum, que os encontristas devem deixar-se ser ministrados pelo Senhor. Avise sobre o horrio de dormir e o de levantar no dia seguinte. Algumas pessoas ficam to quebrantadas que no querem nem lanchar. Rena-se com a liderana do Encontro. Comente como foi o resultado da primeira noite e orem pelo sucesso dos prximos dias. Orientaes para a equipe de intercessores: Durante todas palestras o lder espiritual, juntamente com sua equipe de intercessores, devero estar em orao quebrando as resistncias e servindo de apoio espiritual para o ministrador. Devem estar pro trs do auditrio, pois no devem chamar ateno. Durante o tempo de orao e quebrantamento os intercessores devero andar pelo auditrio orando discretamente. Guardanapos de papel devero ser providenciados para serem distribudos entre as pessoas que necessitem. No Encontro muitas pessoas choram e nem sempre possuem lenos.

1 DIA

32

TEMA: PENIEL TEXTO: GNESES 32:30 OBS: Todo estudo dever estar numa linguagem muito simples, para que haja 100% de compreenso. Esta palestra deve ser dada por algum que tenha bastante experincia em ministrar. A partir desta palestra o Encontro vai deslanchar. Introduo: Peniel um lugar de encontro com DEUS (Gn. 32:30). Lugar de sentir profunda dor pelos pecados Lugar de confronto consigo mesmo e com Deus. Em Peniel Deus mostrar quem voc . Lugar de luta, de arrependimento, de guerra, de choro, de prato. Em Peniel voc ir ouvir claramente a voz de Deus. Jamais esquecer de Peniel. Peniel tem como objetivos principais: Leva-lo (a) ao arrependimento nos tornamos seres .... desprovidos de humildade. Leva-lo (a) ao propsito certo fazemos tantas coisas que Deus no mandou fazer. Leva-lo (a) a estar face a face com DEUS tudo muda quando vamos a Deus. Jac esteve em Peniel e toda a sua vida foi mudada. Seu nome foi mudado de Jac para Israel. Seu carter foi mudado, ele era usurpador e seu nome de fato significava usurpador, enganador, mau carter. Jac sentiu profunda dor nesse lugar. Voce tambm sentir essa dor, porem sair daqui completamente curado e com uma nova identidade (II Cor. 5:17). Comente sobre a experincia de Jac em Peniel.

Ateno !!
Voce pode achar que sua vida est bem, mas Deus ir mostrar se voce est realmente bem ou no.

VEJAMOS O QUE ACONTECEU EM PENIEL

33

Somos confrontados: Quando peco, abro uma porta de legalidade par satans entrar em minha vida. Satans entra com seu propsito: Roubar, Matar, Destruir. (Joo 10:10). Todo confronto, quando h arrependimento genuno gera cura e libertao. Em Peniel voc ser confrontado com os princpios divinos que voc quebrou. Voc poder avaliar a sua vida como Deus a avalia. Somos conduzidos ao arrependimento: Diante da realidade dos nossos pecados, no podemos nos arrepender pela metade. No podemos pensar que o sangue de Jesus como um carto de credito que usamos sem responsabilidade (I Jo. 1:7, Hb. 6:4-6). Precisamos ser genunos e sinceros diante do arrependimento (I Jo. 1:8-9). Ns jamais enganaremos a Deus (Sl. 139). Arrependimento sem dor no arrependimento. Precisamos sentir dor pelo pecado que comentemos. Quando o pecado lembrado com dor, h cura. Arrepender-se reconhecer o erro e decidir no faze-lo mais (Sl. 51:2-3). Quando renunciamos o pecado, arrancamos os argumentos do Diabo (Cl. 2:12-15). Somos desmascarados diante de algumas mentiras nas quais vivemos: Voc tem mentido? (Ef. 4:25, Zc. 8:16-17). Contado piadas indecentes? (I Co. 15:33, Pv. 26:18-19). Tem cobiado (marido, esposa alheio (a), roupa, casa, bens emprego, carro, etc. (Ex. 20:17). Tem se prostitudo, se masturbado, tido pensamentos impuros, trado seu cnjuge, fornicado (imoralidade sexual)? (I Co. 6:9-10). Tem sido grosso no falar, respondo, falador, maledicente, brigo? (Cl. 3:8-9). Tem sido sensual, indecente, defraudador? (I Co. 6:18). Tem tratado o cnjuge e os filhos com violncia, com espancamento? (Ef. 4:31-32). Tem sido gluto, insubmisso, rebelde, desobediente? No importa o que voce fez, Deus lhe aceita em Peniel.

Muitos de ns somos doentes no fsico por causa de problemas na alma (Sl. 32:3). S conseguimos ser totalmente curados e libertos se confessarmos tudo. Voc no pode confessar pela metade, nem confessar os pecados de s um tempo de sua vida. Voc precisa confessar todas as coisas desde a infncia at o dia de hoje, lembre-se que voce tem uma aliana com Jesus. O processo de arrependimento comea atravs de um quebrantamento diante da presena de Deus: sentimos dores profundas por havermos ofendido ao Pai. No se trata de remorso, trata-se de um sentimento interior, de um corao impulsionado a dor volta, a retornar o cominho correto de acordo com a vontade do Pai, tal como fez o filho prdigo.

34

Observe: Quando um marido trai uma esposa e chega em casa confessando o que faz, a reao da esposa a melhor possvel, no assim que acontece? Claro que no. Ela diz: Como? Com quem? Por que? Quantas vezes isso aconteceu? Ela fica completamente insatisfeita. Assim quando pecamos contra Deus. Ele sente dor, fica triste. Voc deve sentir a dor do seu pecado e confessar tudo ao Senhor (Sl. 51:1-4). O verdadeiro arrependimento acontece quando nos conscientizamos que ao pecarmos, perdemos algo e fazemos tudo para recuperar. Somos comparados como alguns exemplos bblicos e confrontados por causa de nossos pecados: Ateno, ministrador: pergunte quantos querem ser segundo o corao de Deus. Relate claramente os fatos abaixo: Davi era um homem segundo o corao de Deus. Davi tinha liderana desde de pequeno. O pai confiou o seu rebanho a ele. Davi cuidava dos negcios de seu pai. Davi tinha uma vida exemplar. Ele tambm era um adorador, descobriu o poder do louvor. Ele preservou a comunho com o Senhor e foi colocado como rei. Este homem, com todas as suas caractersticas naturais foi colocado no trono por deciso do Senhor (Deus nos faz o ser que Ele deseja que sejamos). Para algum ser o rei tinha que enfrentar a guerra e voltar vencedor.

35

Hoje no passamos por batalhas fsicas, mas por guerras espirituais (Ef. 6:10-18). Todos ns fomos chamados para a mesma guerra s aprovado quem for batalha e sair vencedor. s vezes sabemos o que Deus quer para ns, mas no enfrentamos a batalha. Muitos lderes caem porque no esto em guerra constante. No podemos ser apanhados de surpresa (Mt. 26:41). Temos um inimigo que no dorme, no descansa, que traa planos diariamente para nossa derrota, mas, diz a Bblia: no deis lugar ao diabo. Nunca podemos baixar as armas, pois se subestimarmos o inimigo perderemos a guerra. Nas vezes em que perdemos, porque estamos fazendo coisas que Deus nunca nos pediu. Temos que cumprir o Seu propsito. Nada de ficar de frias de Jesus ou de almeja-las. Davi era um homem segundo o corao de Deus. Venceu guerras e sozinho matou um gigante, mas pecou, pois deixou de fazer o que Deus mandou. Ele instruiu e treinou saldados, mas no foi para a guerra. Cuidado com as pausas na vida crist, pois todos que as fizeram sofreram conseqncias danosas. Davi ficou em casa dormindo at tarde (II Sm. 11:2). O diabo aproveitou as frias de Davi e lhe armou uma cilada de adultrio com Bate-Seba, mulher de Urias. Urias, pelo contrario, se recusava a fica em casa sabendo que seus companheiros estavam no campo de guerra. Enquanto o povo estava na guerra, Davi estava de frias cobiando e adulterando. Nesta pausa, Davi ficou no palcio. Qual o seu palcio, o lugar que voce descansa? O pecado como uma bola de neve: comea pequeno e depois causa uma catstrofe. Por causa do adultrio comeou a desgraa para a vida de Davi. Ele planejou a morte de Urias, desviou o foco da viso de Deus e viveu debaixo da misria. Instalou a maldio na casa da famlia real: incesto, homicdio entre irmos, imoralidade, traio do seu prprio filho e etc. Davi esqueceu que deveria estar em constante guerra. Satans lana argumentos e nos detm. Hoje Deus quer acabar com isso. Geralmente camos por causa da pausa. Em nada somos diferentes dos outros, nossa carne carne. Estamos em luta, na linha de frente, e tudo que satans quer nos derrubar. Qualquer pecado no coberto pelo sangue de Jesus propriedade legal de satans. Satans trabalha em nossas preferncias tentando nos fazer para. A psicologia chama de fantasia, mas a Bblia chama de carnalidade.

Os argumentos que o diabo usa devem ser quebrados agora, liberando nossa vida para tudo o que Deus quer fazer. As preferncias vm pelas janelas da alma os rgos do sentido. Esta gerao tem os olhos carregados de adultrios. O que Deus quer de ns? Que sejamos livres (I Joo 2:15-16). Na poca de Isaias o povo estava contaminado pelo que falava. Isaias teve seus lbios purificados (citar Is. 6:7). Temos que fazer diferena. Se somos santos, o povo ver nossos lbios purificados. Deus s enviou Isaias depois que seus lbios foram purificados. Deus s nos usar quando formos purificados. Ele mesmo trar cura a ns. O pecado nunca instantneo. Ele progressivo. Temos que renuncia-lo, pois ele quer nos reduzir sempre. Davi olhou pecaminosamente, alimentou o pecado e contaminou-se. s vezes o lugar onde vivemos o objeto de nossa contaminao. Quantos de ns ja estamos contaminados! Nunca transfira seus pecados, confesse sempre, pois Sl. 47:7 (citar) diz que abismo chama outro abismo. Qual a conseqncia do pecado? (Rm. 6:23). A beno obstruda, perdida. Davi perdeu famlia, finanas, glria nos cus e guerras. Os argumentos do diabo voltaram. A maldio instalou-se na famlia dele (II Sm. 12 e 13). s vezes erramos e pecamos, mas no nos arrependemos. Enquanto no confessarmos que erramos no h arrependimento genuno. Precisamos nos arrepender, pois Deus nos ama e abomina o pecado. Davi perdeu a paz. A nossa intranqilidade sinal de pecado. O pecado perdoado, mas as conseqncias perduram. Pequei contra Deus! esta foi viso de Davi: Eu feri a vontade de Deus. Confessei-te (em hebraico: fiz declarao publicas e ordenada uma aps outra. Sl. 32:5). Pecado tem nome. No basta dizer: H, eu pequei muito! Deve-se dizer o pecado pelo nome. O Esprito Santo vai trazer conscincia a voc. Hoje Peniel. um encontro face a face com Deus, onde voc vai lutar e prevalecer. No inicio talvez o pecado parea agradvel e prazeroso, mas, concluda a sua trajetria, fica o seu rastro de destruio, angustia e perdas. O nico caminho de livramento volta para Deus, com arrependimento e f na morte expiatria de Jesus Cristo. Enquanto calai o meu pecado, meu organismo sofreu as conseqncias (Sl. 32:3). Houve um tempo de aparncias s vezes, dizemos que est tudo bem quando tudo vai mal. A alegria s lhe devolvida quando confessou.

36

37

O pecado no tira do centro das decises, j no sabemos decidir. Deus quer que vejamos os atropelos do passado para que possamos romper com eles. O pecado destri as finanas. O reino de Davi entrou em deficincia financeira e no conseguiu romper com o gafanhoto (locusta). No pecado no h cobertura espiritual. Davi se arrependeu! O que arrependimento? (Pr. 28:13). No remorso. No remorso h choro, h sofrimento, mas depois volta e faz tudo de novo. No arrependimento h entrega total, rendio total, no h contra-argumento. O arrependimento no ressentimento, uma dor profunda que vem prose reconhecer que pecou contra o Senhor, que foi cometido um ato terrvel. no querer nunca mais voltar ao pecado. Todas as vezes que recebemos a proposta de pecado (tentao), ns lembramos da dor do nosso arrependimento e dizemos: no ao pecado. Jesus se ope a qualquer pessoa tolerante para com o pecado. (I Co. 5:2, Gl. 5:21). Somos santos que odiamos e aborrecemos o pecado. Deus quer que cresamos com Ele, preciso ter arrependimento. Quando do pecado lembrado com dor, h cura. Em Peniel voc ter um encontro face a face com Deus. Chore em Sua presena. Hoje dia de romper como o pecado. Jesus deseja riscar o escrito da divida que contra ns (Cl 2:12-15).

Final da preleo

Instrues para o Ministrador: Comunique que este um tempo entre os encontristas e Deus: podem chorar, gritar, arrepender-se em Sua presena. Deve-se dizer que os pecados devero ser confessados um a um, nome por nome. Sem esquecer de nada. Inclusive as pocas em que ocorreram Ao fundo dever estar tocando a musica escolhida para esses momentos. Este um tempo que toma o mnimo 40 minutos, at que todos sejam convencidos pelo Esprito Santo sobre seus pecados. (Deixe a musica tocando e ore por entre o povo. Os intercessores devem ter lenos de papel nas mos para auxiliar aqueles que necessitarem caso estejam chorando). Aps o tempo de quebrantamento, orar por todos e por tudo que ainda ira acontecer nos dias vindouros no Encontro. Mencionar que no devem conversar com ningum antes, durante e aps o jantar. O Esprito Santo estar ministrando a eles sobre varias situaes de pecado. As conversaes tiram a ateno daquilo que Deus quer nos dizer. Avise sobre o horrio de dormir e o levantar na manh seguinte. Deve-se encaminha-los ao refeitrio, para o lanche, e em seguida ao dormitrio, onde permanecero e silencio. Algumas pessoas ficam to quebrantadas que nem querem comer. Rena-se com a liderana do Encontro. Faa uma avaliao dos resultados da primeira noite. Orem pelo sucesso dos prximos dias.

38

2 DIA 1 PALESTRA Orientaes gerais para o Ministrador:

39

Antes do caf todos devem reunir-se no auditrio, onde sero repassados algumas instrues gerais quanto s regras que devem ser rigidamente seguidas. Deve-se orar quebrando resistncias. Pode-se permitir que algumas pessoas se apresentem, mencionado o que esto esperando do Encontro, seu nome, discipulador. Etc. Citar Gl. 4:19: Deus est permitindo uma insatisfao em ns para que samos do estilo de vida que temos e recebemos a proposta do Senhor. A nossa vida crist deve ser uma eterna dor de parto para gerarmos o que Deus tem para nossas vidas. No podemos ser meramente religiosos. Precisamos de Deus para vencer. Orar mencionando o que vai acontecer doravante. Em seguida, iniciar com a 1 palestra antes do caf. TEMA: A IMPORTNCIA DO ENCONTRO COM DEUS TEXTO: AMOS 4:12 Veremos dois tipos de encontros: Com o mundo (Tg. 4:4). Com Deus (Cl. 1:13). Encontro com o Mundo: Precisamos nos conscientizar de que um dia ns encontramos com o mundo e esse encontro nos deixou com muitas seqelas. S o Encontro com Jesus pode tirar as seqelas do encontro com o mundo, o encontro com o mundo somente nos ministra destruio. O ficar calado no Encontro significa reflexo sobre as seqelas que o encontro com o mundo deixou. O encontro com o mundo busca seus prprios interesses, a felicidade prpria. O mundo tenta nos impedir de encontrarmos com Jesus: certamente muitos tivemos dificuldades de chegar aqui (citar algumas se for o caso). Os homens seguem os caminhos que o mundo oferece. Passam por cima dos outros, buscam seus prprios interesses, denigrem a imagem uns dos outros, mentem, enganam, etc.

Os homens buscam a felicidade e satans se aproveita para encanta-los. Nada h de errado procurar a felicidade. Mas, por onde andamos e o que fazemos para conseguir o que pensamos ser a nossa felicidade? As pessoas s pensam em si, s elas so prioridade na busca da felicidade. Um dia ns fomos assim e andamos por muitos caminhos tortuosos, julgando sempre estar buscando felicidade. Os homens buscam a fama, o dinheiro, o prazer (isto o encontro como mundo). Tudo isso inicia um processo de destruio, pois as pessoas buscam felicidade nos lugares errados. Acham que ter fama, prazer, dinheiro, tudo.

40

As iluses do Mundo: Fama desejo de ser conhecido por todos, de ser admirado. A fama uma das maiores mentiras da vida do homem. Desde criana do diabo trabalha para gerar em ns um desejo pela fama, pelo estrelato. Os artistas, os heris, as modelos passam a sr os dolos assim que os chamamos no mundo. Deixamo-nos iludir tanto quanto os prprios dolos deste mundo. O Dinheiro o desejo pelo mundo gera situaes estranhas: pessoas do R$ 15,00 num carto de bingo, mas no do oferta na Igreja; filhos matam os pais por causa de herana; pessoas jogam tudo que tm e no conseguem nada, etc. A Bblia diz que no devemos amar o dinheiro (I Tm. 6:10). Se o dinheiro for mal canalizado ele trar infelicidade. Nem sempre o dinheiro vai comprar sade, respeito, carinho, amor, honra, etc. Mas no mundo assim: se amanh voc no tiver mais dinheiro, as pessoas no o respeitaro. Deus deve ser o centro do nosso amor, no o dinheiro. O dinheiro uma bno quando bem aplicado e quando abenoa os outros, mas uma maldio quando chega com maus desgnios ao corao (Mt. 6:21). O Prazer muitas pessoas, quando no mundo, s vivem em funo de buscar prazer. Inmeros casamentos so destrudos porque se buscar prazer sexual em uma terceira pessoa. Geralmente, no interessa, ao homem do mundo, se sua esposa se satisfaz sexualmente, desde que ele obtenha o seu prazer pessoal. Pessoas pagam para se prostituir, suas relaes sexuais s servem para ter

prazer fsico, como se homens e mulheres fossem animais. Nunca pensam que os seus parceiros so a imagem de Deus.

41

Resultado do Encontro com o mundo: Todos os trs itens citados acima se referem as coisas superficiais. Ainda que consigamos fama, dinheiro e prazer passageiro, no temos garantida a felicidade. Este o resultado do encontro como mundo; isto foi o que o diabo programou par voc: uma grande frustrao. Hoje viemos aqui para buscar algo diferente. Ns que buscamos coisas superficiais, agora estamos buscando uma nova felicidade. Conclumos, ento: a felicidade tem nome: Jesus. Ele lhe dar aquilo que o diabo nunca lhe deu. Ele lhe proporcionar tudo o que voc tem necessidade. ENCONTRO COM JESUS ... saram, pois da cidade e foram ter com ele. (Joo 4:1-30). necessrio sair para encontrar-se com Jesus Quando encontramos com Jesus a nossa vida muda para melhor. (II Cor. 5:17). Samos da cidade pra termos um Encontro com Ele. Abrao, Moises, Jesus .... Saram da cidade. Ns tambm precisamos sair da agitao para nos encontrarmos com Deus. Temos muitas preocupaes no mundo. Por isso, durante esses dias, estamos sem celular, em telefone, etc. preciso um despojar, um esvaziar de ns mesmos para encontrarmos com Jesus. A mulher disse: Venham, vamos sair da cidade para nos encontrar com Ele. Jesus deu oportunidade para que aquela mulher encontrasse com Ele. Por mais que satans utilizasse suas foras, para nos impedir de estar aqui, o inimigo no prevaleceu, pois Jesus quer encontrar-se conosco. Neste Encontro a sua vida transformada Exemplificar: no intervalo v ao espelho, olhe-se como est, veja toda sujeira que est em voc e na Segunda feira olhe-se de novo e voc ver a limpeza maravilhosa que Deus operou. O Senhor vai nos limpar e nos dar nova vida. Todos que se encontraram com Jesus mudaram de vida.

42

Se disserem que voc est diferente, concorde. Se perguntarem: O que voc tem? Responda: Eu tive um Encontro com Jesus. O seu Corao ser renovado Suas emoes sero renovadas (Fp. 2:1-4). Toda ociosidade e tristeza sero tiradas. Hoje Jesus Cristo trar libertao e livramento. Teremos o corao de Jesus Cristo e o Seu sangue em toda a nossa vida. Hoje o Senhor nos dar um novo corao, no sairemos os mesmos (o Encontro com Jesus traz mudana de Vida). O Senhor tem se preocupado coma nossa vida, no podemos nos deixar corromper. Quem est com Deus, no tem o corpo para deposito de dor, tristeza, etc. (somos um vaso que todos os dias o Esprito Santo est enchendo). Exemplo da guia esta uma ave que sempre se recicla. De tempos em tempos ela sobe aos montes e fica l. Sua plumagem renovada e o seu bico tambm trocado. Assim somos ns quando esperamos no Senhor. Os que esperam no Senhor renovam suas foras (Is. 40:31). Seja como a mulher samaritana (Joo 4:9-12) que se despojou, abandonou tudo, e deixou ser ministrada por Ele, e a partir disso ela levou a multido consigo. Voc est em um Encontro a partir do qual multides lhe seguiro. Voce vai trazer vidas, frutos do que este Encontro lhe proporcionou, e as multides como fruto do seu trabalho, tambm viro a estes Encontros. Neste Encontro voc receber a fortaleza de Jesus satans um gigante vencido. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Fl. 4:13). Deus sempre faz mais do que pedimos. LEMBRETES IMPORTANTES: Algumas coisas impedem o Encontro: No diga: Ah, eu no mereo, fiz muitas coisas erradas. No deixe o diabo trazer acusao (Rm. 8:1). No diga: J aceitei a Jesus, mas nada mudou. Acho que Deus est longe por causa dos meus pecados. Deus se importa com voc. Voc precisa de um Encontro com Jesus Cristo, e Ele vai de fato mudar

toda a sua vida. Seu pecado no repele a Deus, pelo contrario, Deus se volta para lhe curar. Onde abundou o pecado, superabundou a graa (Rm. 5:20). A Bblia afirma que: Jesus Cristo est interessado em ter um Encontro conosco. Ele disse: Eis que estou porta e bato (Ap.3:20). Ele est nossa disposio. Somos, em Cristo, a imagem de Deus (Gn. 1:26). Somos da linhagem santa, somos gerao de Deus (I Pe. 2:9). Se voc aceitou a Jesus Cristo, Ele certamente entrou no seu corao e voc tornou-se seu filho. Temos tudo o que o nosso Pai tem. Qual o filho que no se parece com o Pai?

43

Lembra-se: Nunca mais pergunte para Deus: Oh, onde estas?. Ele diz: Eu estou aqui!. Ele maior que seus problemas. Estamos aqui hoje porque Jesus Cristo nos escolheu para estarmos aqui. Somos muito importantes para Ele. Quando nos escolheu. Ele no viu o que ramos, mas o seriamos e o que faramos. Jesus Cristo disse a Paulo: Por que me persegues? Voc hoje ser confrontado com tudo que fez, inclusive com o que fez a Jesus Cristo. Paulo passou por essa experincia, mas toda a maldio de sua vida Jesus Cristo transformou em beno.

Fim da preleo

Instrues ao Ministrador: Orar por todos mencionar os pontos abordados e leva-los a um quebrantamento profundo e arrependimento de pecados. (colocar musica de adorao ao fundo). Logo aps intervalo de 10 minutos. Lembrar que devemos permanecer em silencio.

2 DIA 2 PALESTRA

44

TEMA: COMO DEVO ME COMPORTAR NO ENCONTRO? TEXTO: GNESES 32:1-2 E 30 Objetivo da palestra: Essa palestra parece que est fora de hora, mas no est: ela objetiva fazer com que as pessoas lembrem que AINDA esto no Encontro com Deus. Caractersticas comuns a todo Encontro: Todos j tiveram um Encontro na vida. S h encontro se houver, pelo menos, duas pessoas. Em todo encontro h expectativas. Um encontro pode ser satisfatrio ou frustrante expectativas no forem correspondidas). Causas de um Encontro: Casualidade Quando o ser humano no atua premeditando o encontro. Preparao acontece por motivos vrios: interesses, amor dor, obedincia, etc. Deus deseja ter encontros motivados pelo preparo: ... prepara-te, Israel, para encontrares com teu Deus. (Am. 4:12) Ainda h tempo!!! Prepare-se!!! Prepara-se para que este Encontro seja melhor para voc, como instrumento de mudana na sua vida. Viemos aqui para ter a vida transformada; no podemos sair como chegamos. Preparo para um Encontro de Sucesso: H uma exigncia: responsabilidade das duas partes. 1 Parte: Jesus Sua responsabilidade: estar disponvel. (Joo 17:24, Ap. 3:20, Jr. 29:13-14). 2 Parte: Eu Minha responsabilidade: querer intensamente encontrar-me com o Senhor. Conceituao apropriada para os participantes do Encontro: EU PECADOR Se ainda no experimentei o novo nascimento. SANTO Mas tendo uma carne fraca que me faz depender de Jesus para acertar (Joo 15:5).

(quando

as

45

ELE JUSTO - Jamais toma o culpado pro inocente (Naum 1:3). Misericordioso sempre disposto a perdoar (Lm. 3:22-23). O QUE DEVO FAZER PARA TER UM ENCONTRO DE SUCESSO

Com esse conceito apropriado devo ir ao Encontro com:


Honestidade: Mostrando-me nu diante de Dele, chorando a rea que percebo que ainda preciso de cura. Em ns mesmos no temos condies de obter vitrias. S Jesus Cristo pode ajudar-nos a sair das situaes das quais nos envergonhamos. O que depender de Deus Ele far. Ento, voce tem tudo para ser liberto, transformado. A mulher Canania apelou para a compaixo de Jesus Cristo e para o seu amor infinito. Baseados em sua misericrdia e compaixo, ns podemos, clamar a Ele sem reservas. Precisamos reconhecer que no somos nada. Se somos alguma coisa porque temos a Jesus. A mulher Canania declarou sem meias-palavras: Tenho uma filha terrivelmente endemoninhada (Mt. 15:22). Este era um problema que tirava a paz da sua vida e que precisava de soluo. Ela estava disposta a buscar naquele Encontro com Jesus mudana de sua situao calamitosa. Ele quer trazer libertao de cada problema, de cada pecado, quer sejam grandes ou pequenos. Humildade: A mulher decidiu humilhar-se at o nvel de cachorro, aceitando tal tratamento, sabendo que humilhando-se a tal ponto, a beno estaria garantida. Deus quer que nos humilhemos para que Ele possa amassar o barro a tal ponto que o resultado seja um vaso de exaltao (Lc. 14:11). Inconformao: Desejando ser melhor do que fui anteriormente (Ap 22:11). necessrio que o Jesus cresa dentro de mim e que o Eu diminua. necessrio sair do pedestal e abrir para Deus toda a verdade a respeito da minha e da minha necessidade: s dessa forma terei a vitria. (Mt. 15:27). No posso me acomodar achando que no d para mudar.

Diligncia: No viver adiando o que deve ser feito, confessado ou resolvido hoje (Hb. 3:7). Voce tem um ministrio pela frente, portanto no deve se conformar em permanecer como est. No deixe para amanha ou para depois o confronto sobre seus problemas, aproveite o Encontro com o Senhor Jesus. ATENO A MIM: Devo fixar-me no que Deus quer fazer comigo neste Encontro. (Gn. 32: 24). necessrio nos expor mesmo: precisamos sacrificar o Eu para que alcancemos a cura. O Encontro acontece pra transformar situaes, para mudar historias de Vida. Logo, preciso atentar para a minha prpria vida, em analisa-la e questiona-la luz do que Deus est monstrando-me nesses dias. No devo olhar para a vida dos outros, nem para as circunstancias, nem para o que os outros vo dizer: devo olhar pra dentro de mim e para o meu Pai amado. Meu ministrio vai depender dos meus Encontros com Deus. Se o meu Encontro for bem sucedido, meus discpulos sero estimulados a que o deles tambm seja. No tente enrolar a seu discipulador, ou aos ministradores, ou ao pastor ou a Deus... V direto ao mago da questo, exponha sua vida. Seja claro e objetivo com as pessoas. Jesus quer mudar toda a sua historia de vida e, Ele pode usar pessoas para ajuda-lo nisso. Se voce assim o permitir, Deus h de fazer mudanas to maravilhosas que voce, pelo seu testemunho, afetar a outros. Nunca mais voce ser o mesmo. Ao sair desse Encontro voce dever continuar desejando Encontros com Jesus: Separe tempo de qualidade para estar com Senhor, no o tempo que sobra. Local, etc. Prepare-se, pois dentro de seu corao h algum que diz: Buscai a minha presena (Sl. 27:8). Humilhe-se na presena do Senhor e exalte a Ele (Tg. 4:6-10). Fim da preleo Instrues ao ministrador: Orar para que sentimentos de perda de tempo, para quem no se preparou devidamente, no assolem as mentes, e para que desse momento at o final do Encontro, cada pessoa esteja vigilante, preparado, sendo honesta e diligente em cada ministrao.

46

2 DIA 3 PALESTRA

47

TEMA 1: VOLTANDO A CASA (PARA ENCONTRO DE JOVENS RAPAZES E MOAS) TEXTO: 15:11-24

Tema 1: Voltando a Casa: Orao: Meu lar teu, tu o compraste, tu o limpaste, usa-me Senhor para sua glria para teu louvor. Motivaes que levam a sair da casa do Pai: Desejo de ser Independente Ambio Presuno Conseqncias vividas por aquele jovem: Desperdiou seus bens Viveu dissolutamente. Foi viver com porcos Comeu alfarrobas Quando se sai da casa do Pai? Quando se est maduro. O jovem ao qual o texto se refere no amava de fato seu pai, sua famlia, pois a herana se toma quando o pai morre. Vs. 18 O Arrependimento: Me levantarei e irei ter com meu Pai Levantou-se e foi (Muitos falam e no fazem). Aquele pai todos os dias o esperava olhando pela porta. Aquele pai via seu filho no se importando como estava, lanou-se aos seus braos. O que voce estava fazendo quando Jesus te Encontrou, quando te deu roupas limpas de linho puro? Como est tua me, seu pai? H quanto tempo no os visitas? Precisamos avaliar nossa postura, deixar que o Esprito Santo sonde nosso corao, pois muito do que nos impede de relacionarmos com Deus e com nossos pais, esta relacionada com o corao orgulhoso e egosta como foi a postura inicial daquele jovem. (I Cor. 1:26-28).

No importa que eu seja, sbio, poderoso ou nobre, importa que sou uma criatura dEle e Ele deseja que reconcilie-me com Ele. No importa onde estamos, em idolatria, bruxaria, Mas voltando-se a se levantou se e foi. Orao: Pelo retorno a nossa casa Pelo retorno dos pais a sua casa Repreendendo todo esprito de abandono, de irresponsabilidade. Orar para que Deus de sabedoria para ganhar seu (a) esposa (o) Aquele Jovem: Arrependeu-se Mudou de atitude Parou seu rumo Mudou de direo Seu Pai (v. 20): Estando ainda longe o viu Encheu-se de compaixo Abraou Beijou Deu-lhe veste nova Colocou-lhe um anel (sinal de autoridade) E novas alparcas.

48

Passos para voltar a Casa: Avistar com Deus Cair em si (v. 17) Reconhecer que estou mal e necessitando de ajuda (v. 17) Decidir voltar ao Pai (decidiu e cumpriu a sua deciso (v. 18) Se dar conta que no digno de ser chamado filho de Deus (v. 21) O que recebo quando sou filho de Deus: Prosperidade Is. 23:18 (tenham abundancia e vestes finas) Autoridade Recebeu o anel Calaram seus ps Quo formoso so os ps dos que anunciam boas novas (Rm. 10:15) H paz e alegria (vs. 23 e24)

2 DIA 3 PALESTRA

49

TEMA 2: NO ENCONTRO AMPLIAMOS A NOSSA POSTURA ESPIRITUAL (PARA ENCONTROS DE HOMENS E MULHERES ADULTOS) TEXTO: LUCAS 11: 37-44 / ATOS 9:9 Introduo: Todos nos temos um passado se Deus, e entre nosso passado e o presente h uma cruz. Vamos falar da vida de Paulo (Saulo), um homem que teve um passado horrvel, mas que leva nos levar cruz e apresenta Jesus. Este homem o exemplo de um corao de pedra transformado em um corao de carne, cheio do Esprito de Deus. Ele deixou de ser um religioso convicto, porque se encontrou verdadeiramente com o Senhor (Cl. 3:7-8). As Caractersticas de Saulo O Religioso Paulo era religioso, um seguidor de dogmas (Fl. 3:5-6 / Atos 9:1). Era duro de corao, vivia cheio de rancor, respirava ameaas e morte, era um homem injusto. Porem, ele acreditava que estava fazendo a vontade de Deus. Os crentes tinham medo dele (Atos 9:13-14,21). Falar de Paulo era falar de morte. Ele arrastava homens e mulheres para a priso dizendo que com isso, servia a Deus (Atos 8:3). Nossa realidade semelhante de Saulo (Cl. 3:7-8) Um dia Paulo teve um Encontro com Jesus. Sua vida foi mudada. Todas as suas atitudes foram mudadas. Todas as zombarias que fizeram aos crentes, todas as perseguies das quais participamos, toda a dureza dos nossos coraes, eram atitudes da mesma natureza das que Saulo fazia. Jesus Cristo disse-lhe: Por que me persegues (Atos 9:4) a perseguio aos crestes perseguio a Jesus. Ns tambm um dia perseguimos a Cristo. Saulo via as coisas de crentes como loucura (Atos 9:2) ele no conhecia o amor de Deus.

50

Saulo rendeu-se diante do Encontro: Quem s Senhor? O que queres que eu faa? (Atos 9:5). Saulo esteve trs dias sem ver, sem comer e sem beber nada (Atos 9:9). Quantos dias passaremos no Encontro? Trs dias!! Longe de tudo aquilo que est ligado ou que faz parte do mundo. Saulo ficou cego. Ele precisou de trs dias para ser curado. Vocs tambm. Aqui ouviram a voz de Deus. Durante os trs dias Paulo ouviu a voz de Deus. Ananias foi envidado para ajudar a Saulo, que estava orando (Atos 9:11). Saulo estava com Deus e Deus lhe respondia. Aqui h pessoas dispostas a ajudar voc. Ananias resistiu ao chamado de Deus (Atos 9:13, 14). Ele no quis ajudar a Saulo, porque estava com medo, pois Saulo, antes era inimigo. No fomos chamados para julgar os homens, mesmo que se declarem nossos inimigos. Satans que o acusador. Uma pessoa que est doente precisa de ajuda e no de um dedo apontando suas faltas. Voce foi chamado para ajudar, obedece a ordem de Deus: Vai porque ele um vaso escolhido ... (Atos 9:15). Ns, um dia, fomos prostitudos, mentirosos, egostas, etc. Deus no est interessado nos seus pecados de outrora, e sim no que voc vai ser e fazer a partir do Encontro com Ele. Temos que nos submeter a Deus com jejum e orao. Depois de apenas trs dias Paulo j estava conversando com o Senhor e recebendo respostas atravs de viso!! O processo de restaurao da sua vida pode ser rpido. Deus vai confronta-lo com seu pecado (Por que me persegue?), mas no vai ficar lanando em rosto o seu pecado. (Hb. 8:12). Por que escolher homem que fez tanto mal? Por que no outro: Pedro, Mateus, Ananias, etc. porque no interessa a Deus o que fomos. Interessa que hoje somos santos no mais pecadores. Ao sair do Encontro no deixe o diabo lhe acusar (Rm. 8:1).

Concluso: No mais vivo eu, mas Cristo vive em mim (Gl. 2:20). O velho homem que lhe regia, morreu, e que vive em voce o Esprito Santo. Por isso voc no tem mais livre arbtrio. Somo servos e servos no em querer. A cruz nos prendeu a Jesus Cristo. Tudo isso s possvel atravs do arrependimento (Atos 2:38), e da busca sincera (Jr. 29:13). Devemos confessar que erramos, que pecamos e no apenas pedimos desculpas. No transfira, confesse (Pv. 28:13). O arrependimento a chave para um corao puro. No diga: Ah, eu j ouvi tanto sobre arrependimento.... Voce ouviu mais ainda, se o Senhor julgar nescessrio. Busque no seu corao algo de errado que ainda esteja l.

51

Fim da preleo

Instrues para o Ministrador: Orar para que caiam as escamas dos olhos dos encontristas e para que se tornem ganhadores de almas. Quebrar as fortalezas da religiosidade A musica dever ser tocada durante todo o tempo.

2 DIA 4 PALESTRA

52

TEMA: LIBERTAO TEXTO: Tg. 4:7 / I JOO 3:8 / Ef. 4:27 / I Pe. 5:8 / Ex. 20:5 Introduo: Inicie com uma orao de cobertura sobre todos os encontristas. Deus te trouxe aqui para fechar todas as brechas da sua vida e colar todo argumento de satans contra voce. Mesmo convertido h algum tempo, sempre acreditamos que pecados e demnios so coisas para os outros no para ns. Nunca falamos: Isto obra do maligno na minha vida. No entanto. Falamos com facilidade que isto ou aquilo obra do maligno na vida dos outros. Declare: Toda maldio est renunciada em minha vida!. CONSIDERAES INICIAIS Libertao No Hebraico significa: Salvao, sair. No Grego dignifica: Perdoado, livre, remisso, retirar as amarras, liberto das ataduras ou algemas, remisso da pena. A Libertao fala de ficarmos livres de algo que nos prendeu. Ex: Pssaro que ficou preso por tanto tempo, que ao ter a porta da gaiola aberta no quis ir embora. A herana espiritual uma realidade, no h como falar de libertao sem falarmos do mundo espiritual a Terra a nossa habitao, as regies celestiais onde esto anjos e demnios e o cu dos cus onde est o trono de Deus. Com a morte de Jesus Ele nos deu livre acesso ao Pai. Compreendendo algumas Realidades Espirituais Anjos Seres espirituais criados por Deus, este assunto na Bblia est em 34 livros. A palavra anjos est implcita, em Colossenses 1:16, antes da criao do mundo em J 38:4-7. Criados em pleno estado da santidade (Jd 6d). Existem em grande quantidade e foram criados para diversas funes determinadas por Deus (Cl. 1:10 Hb. 1:13).

HIERARQUIA ANGELICAL ORGANIZAO Anjos mensageiros Gabriel (Dn. 9:21 Lc. 1:26). Arcanjos prncipes de Deus, anjos de guerra, protetores. Miguel ( Dn. 12 Jd. 9). Serafins Ligados adorao (Is 6:1-3). Querubins ligados santidade (Gn. 3:22-24).

53

Os anjos podem se manifestar aos homens. Os anjos do Senhor, quando se apresentam aos homens, podem se apresentar como so ou tomam forma humana. (Gn. 18:2, 19:1, Sl. 34:7). Demnios So seres espirituais. O demnio que citado em Mateus 17:18 chamado de esprito imundo no relato paralelo de Marcos 9:25. veja Efsios 6:12. Eles conhecem a Jesus (Mc. 1:24), conhecem seu prprio destino final (Mt. 8:29), e conhecem o plano da salvao. (Tg. 2: 19). Lcifer Era um querubim, segundo Ezequiel 28:14-16. Responsvel pela musica, pelos louvores (Is. 14 Ez. 28). Deus no criou Lcifer para ser um esprito maligno. O problema dele estava em querer ser igual a Deus e maior que Deus (Is. 14:12). Acabou se tornando o ser maligno que o diabo. A terra parte dos anjos do cu caiu com Lcifer. Deus fez o inferno para satans e seus anjos. Os demnios ou os anjos cados (II Pe. 2:4), para manifestarem-se, ou usam uma forma que no a deles (pois so mentirosos) ou manifestam-se atravs de: Pessoas Quanto mais brechas tm a pessoa possessa, mais legalidade tem satans para agir. Animais Mc. 5:11 Os demnios no tem interesse e animais e sim nos homens e nos territrios. O objetivo de satans instalar a maldio no homem atravs do pecado. (I Pe. 5:8). Satans o prncipe dos demnios Ele possui uma hierarquia bem organizada. Porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regies celestiais. (Efsios 6:12). Os demnios agem por territrios (Js. 1:3 I Pe. 5:). Satans se apodera dos territrios ou por consagrao ou pela legalidade do pecado

Principados No original Grego significa ARCHON, que princpio e no prncipe como alguns falam. A palavra principal no grego ARCHE, com a mesma raiz, mas com significados diferentes. A luta ento contra os principados, incios, Ex: inicio ou inaugurao de uma cidade ou o primeiro fato que deu origem quela cidade.

54

Potestade Significa Autoridade. No grego a palavra exousia (autoridade sobre o lugar). Foras do mal nas regies celestes So poderes que s tem um objetivo: o MAL (Ef. 6:12). Como surgem as maldies Maldio: a permisso (legalidade) dada ao Diabo pra causar dano vida das pessoas. Essa permisso pode se dada por algum que exerce autoridade sobre outrem ou por si mesmo. s vezes lanamos maldies atravs de nossas palavras, de prognostico negativo (conhecido como rogar praga) e no temos conscincia da seriedade disso. A maldio se instala porque pecamos (Lm. 5:7-10). Todo pecado uma quebra de comunho com Deus. Cada nvel de pecado libera uma quantidade de demnios, cada pecado atrai uma maldio. O pecado que d a legalidade para a ao de demnios (I Pe. 5:8 Gn. 4:6-7). A maldio repousa na 1,2,3 e 4 gerao Dt. 11:26, 30:19). A maldio se instala no tempo e no espao (Ef. 5:15-16), mas ela se encerra na 4 gerao. Exemplos de pecados que podem ser identificados na sua vida Alguns bons pais de famlias que adulteram (Hb. 13:4 Pv. 6:32). Alguns liderem na igreja que so mentirosos (Mt. 5:37 Ef. 4:25). Pessoas que fora de casa, so um exemplo, mas em casa so agressivos (Mt. 23:27). Que falam uma coisa, mas fazem diferentes (Tg. 1:8). Pessoas que trabalham com disposio na Igreja, mas que so imorais, olhos carnais (I Co.15:33dd I Joo 2:6-17). Pessoas que comeam algo e nunca terminam so inconstantes. Pessoas maledicentes (Cl. 3:5-9) semeiam a desconfiana. Decidindo entre a beno e a maldio (Dt. 11:26). Coloco diante de ti a beno e a maldio. O Senhor d a sugesto Meu filho, escolhe a beno pra que voce viva.

Quebrando todas as maldies No h maldio que no possa ser quebrada e no h pessoa que no possa mudar de vida (Pv. 28:13). Deus ira quebrar toda a maldio da sua vida.

55

Maldio do Princpio No inicio de sua vida, quando voc nasceu tinha um anjo e u demnio l, e contra esse demnio que estava l que voce est lutando. Ef. 6:12. Deus mandou pedir a beno e rejeitar a maldio na entrada e na origem da terra de Cana Dt. 11:29. Em todos os principados ou incios de sua vida, foi igual. Quando voce andou pela primeira vez tinha um anjo e u demnio que queria dirigir sua vida. Se voce foi estimulado a continuar e vencer as dificuldades o anjo vai dirigir sua vida te manter inseguro e sempre com problemas nos membros inferiores. Dependemos do inicio nas diversas reas de sua vida que voce pode ter sucesso ou no. O processo de libertao passa necessariamente por um Ir dos princpios dos fatos. importante ir ao principio. Inicio dos fatos, tentar lembrar de tudo como aconteceu e como iniciou. O Esprito Santo nos faz lembrar de todas as coisas. Voce no est s. Jesus ir com voc aos princpios dos fatos para arrancar de l todos os demnios e declarar a beno sobre sua vida. Leia Glata 5:19 (as obras da carne) Exemplos: Sofreu abuso Sexual: Brigas dos pais: Surras: Viu pai bbado: A primeira vez na escola: A primeira vez em grupo Abandono Rejeio Viu pai ou me adulterando Viu pai mentindo, roubando

Maldio Hereditria A maldio um pecado ou demnio que entra na origem de um fato ou de uma postura. Fica ali permanente at que se faa algo, caso contrario fica ali por quatro geraes. Um pai chorava pelo filho que era maconheiro, mas o pai no se dava conta de que ele semeou isso sendo um fumante. A maldio do vicio era a mesma, s mudou a droga. preciso arrependimento pelo pecado do vicio do cigarro. A maldio hereditria vem por nveis, diferentes e se no fizermos nada, ficar ali por quatro geraes (Ex 20:5).

A maldio hereditria se instala atravs dos pais ou antepassados que abriram legalmente tais como: Exemplo: Idolatria Prostituio Rebeldia a Deus Feitiaria Mentira Adultrio Maledicncia Depresso Vcios Misria, pobreza Solido Obesidade Ira Roubo ...

56

Um exemplo bblico de maldio familiar: (I Sm. 12:7-14) O rei Davi confrontado por Deus, atravs do profeta Nato, pelos seus pecados de adultrio e homicdio. Quando Davi pecou, ele no somente deu lugar a maldio de adultrio em sua prpria via, mas permitiu que a imoralidade sexual entrasse na vida de sua famlia. Em II Samuel 13 voce pode verificar o drama da famlia de Davi, quando seu filho Amnon possuiu a sua irm Tamar. Maldio voluntria Ler I Joo 3:8-9 Tg. 4:7 I Pedro 5:8 So maldio por atitudes irresponsveis, a prpria pessoa decide pecar. EX: Eu mesmo me dispus a ir a macumba, a adulterar, etc. (Sl. 51:3). Quando voce pensa que pode pecar e logo depois pedir perdo. 1 - O grande problema que voce estar quebrando sua comunho com Deus. Mesmo que Ele perdoe por ser fiel e justo, todo pecado tem suas conseqncias e a pratica do pecado grave, to grave que tirou Ado do Jardim do Edem. 2 - O pior de tudo isso a legalidade dada aos demnios para agirem em sua vida. Voce recebe o perdo de Deus, no entanto se sentir enfraquecido, desprezado, pouco amado, etc. sabe porque? Voce est debaixo de maldio. A palavra maldio no original: Pouco amado,vil, desprezado. Jesus te perdoa e o amar sempre, o pecado em sua vida deve ser um acidente, no uma constante. 3 - Quando voc peca, promove um novo inicio, princpio, debaixo da ao de demnios. Ex: Infidelidade nos dzimos, mentira, maledicncia Leia Mt. 5:37. Lembre-se: Voc colhe o que planta. 4 - O pecado destri a sua saude. Saude no original quer dizer: inteireza. Completo, santo. No existe santidade sem saude, que atravs

de boa alimentao, exerccios e descanso.Como vencer o maligno se no vence um prato de comida. Gula pecado, no a quantidade que voce come que lhe d saude, mas sim a qualidade.

57

Maldio involuntria Quando os pais ou autoridade sobre determinada pessoa leva para terreno de macumba. Batismo na igreja catlica, etc. Ex: Meus pais fizeram pactos por mim (Ef. 6:4). Maldio da nao Exemplo do Brasil: nossa colonizao nos trouxe diversas maldies: homens de m ndole (bandidos) foram enviados de Portugal para o Brasil, a fim de povoar essa terra. Estes, como tambm nossos colonizadores, saquearam, praticaram abuso sexual, abuso fsico (escravido, violncia). E extermnio contra os ndios nativos. Muitos negros que vieram para o Brasil foram entregues pelos de sua prpria raa (rejeio), ou trocados, ou mesmo forados a vir para o Brasil sob violncia. Esses africanos implantaram aqui suas praticas de feitiaria, e assim se instalou uma aliana entre a idolatria de Portugal e a feitiaria da frica. O desenrolar da nossa historia revela atrocidades cometidas pela prpria populao que aqui habitava as quais atraram maldies sobre a nossa nao. Essa maldio s pode ser quebrada e esto sendo , pelo nome de Jesus, pela eficcia do seu sangue j derramado para a remisso de pecados e pela proclamao do povo brasileiro que crer na libertao que Jesus pode fazer. A maldio (o pecado) mata seus sonhos Como vimos definio de maldio, voc fica fraco, se torna menosprezado. Quando voc tem sonhos, voc tem paixo, esperana, fora, objetivo. Observe uma pessoa com sonhos e outra sem (compare). Voc lembra do sonho que o Senhor lhe deu? Lembra da sua alegria, do entusiasmo, dos planos? Mas veio o pecado, voc ticou debaixo da maldio e o teu sonho morreu. O teu sonho vai voltar e com toda fora e alegria voc vai realiza-lo. No pense que voc no vai dar conta. Deus o Senhor dos teus sonhos. Ler Pv. 28:13 Ns temos trs fortes inimigos, que so: O diabo, o mundo, e a carne. Deus te trouxe aqui para que voc se encontre com Ele e sua trindade O Pai, O Filho e Esprito Santo. O Pai amor, os seus sonhos so gerados em amor. O Filho salvao, a salvao dos seus sonhos est em Cristo. O Esprito Santo uno, a uno para realiza-los est em voc.

Ministrar vida sobre os sonhos mortos

58

O mal proveniente dos traumas Alguns demnios entram pelos traumas na infncia, na adolescncia, maturidade ou atitudes que partem de ns (Js 32 e 36). EXEMPLOS: Rejeio abuso sexual violncia medo brigas acidentes abandono falta de amor palavras duras drogas ausncia dos pais divorcio namoros ilcitos adultrio aborto. S podemos curar o trauma atravs da cruz de Jesus (Gl. 3:13). S seremos libertos se permitirmos que o Filho do Homem o faa. Palavras proferidas carregadas de sementes do mal Palavras so sementes que, uma vez plantadas, iro frutificar. Palavras edificam ou destroem. As palavras so responsveis pelas guerras, separaes, morte, inimizades, desgraas (Pv. 15:1). Seremos justificados ou condenados pelas nossas palavras. (Mt. 12:36-37 I Co. 15:3). O pecado de maledicncia gera uma maldio instalada pela palavra maldita. Davi pediu que Deus guardasse seus lbios (Sl. 141:3). O complexo de inferioridade vem por causa de palavras malditas: escrnio, zombarias, etc. Deus abomina o escarnecedor (Pv. 13:3). Tg. 3:1-7 s vezes pais oprimem seus filhos chamando-os de gays, de imprestveis, de vagabundos, e assim estes acabam sendo. (Pv. 18:21). Na semente e estas podem dar legalidade a demnios. Processo de Libertao: Todo crente deve ter sobre sua vida: Integridade Tem bom carter (J 1:8). Santidade Ser separado do mundo (I Pe. 1:14-16) Sinceridade Chamara de pecado o pecado. Enquanto no enumerar os meus pecados, adoeci (Sl. 32:3). A minha alegria se transformou em tristeza (Sl. 51:12).
O principal elemento para ser liberto o genuno arrependimento

Mas, o que o arrependimento?

Arrependimento (Atos 3:19) sentir dor profunda pelo pecado cometido. confessar o pecado, abandona-lo e no querer mais sentir aquela dor novamente. Metania. Ore: Ah! Senhor! Eu ofendi a tua santidade. Isto di ... No vou mais pecar nessa rea, ajuda-me!. Remorso (Tg. 4:7). Traz ressentimento. Pxa, no deveria ter feito (mas volta a fazer novamente). Justifica a atitude pecaminosa. Ah! por causa disso e daquilo ... Compreendendo se preciso de libertao: Sou crente, mas por que ainda: Assisto filmes demonacos, filmes de terror? (II Co. 6:15). Quero me prostituir? (I Co. 3:16 6:18: 20). Quero ver o que no devo? (Tg. 4:4). Sinto desejo de pecar? (Rm. 7:15).

59

Porque ainda no houve genuno arrependimento. O verdadeiro arrependimento gera a genuna libertao. (Pv. 28:13). A pessoa arrependida sente verdadeira dor pelo pecado porque sabe que, enquanto durou o pecado, sua comunho com Deus foi estragada. Para qualquer mudana acontecer, precisamos sentir uma dor profunda. Essa dor deve-se ao reconhecimento de que, como filho de Deus, ofendeu ao Pai, e tambm s pessoas envolvidas, com o pecado (Lc. 22:44). Quando o pecado lembrado com dor, ai h cura. A cura no elimina as lembranas, mas remove a dor. Pecados tm que ser declarados um a um: Eu fiz isto, desta forma, x vezes. (Sl. 32:3-4). Davi disse: todos os meus pecados eu te declarei. Quando o marido comete pecado e confessa, a esposa questiona: Como? Onde? Por que? Que horas? Com que? etc. Com Deus tambm assim, temos que detalhar. No podemos pecar a varejo e pedir perdo no atacado. Todo pecado tem que ser renunciado (Tg. 4:7). Lembra onde est a origem, o principio? Ento, para que essa brecha seja fechada, necessrio que haja uma renncia. Precisamos aprender a viver como santos. preciso cortar a raiz de maldio que entrou pelo pecado. Mesmo tendo sido uma maldio que entrou atravs do pai, av, bisav, etc. precisa ser fechada. Satans quer manipular esta gerao (Jl. 1:1-27).

Deve-se chamar existncia o oposto: Prostituio Santidade (I Pe. 1:14-16). dio Amor (Rm. 13:8). Rebeldia Submisso (Fl. 2:5-8). Mentira Verdade (Ef. 4:25).

60

Chame existncia a libertao. A base do plano do diabo a mentira.Tenha cuidado com o que expe a sua mente. O diabo quer te acesso sua mente todo tempo (Fl. 4:8 I Co. 2:16). Princpios para receber a Ministrao de Libertao: Sentir necessidade reconhecer que precisa de libertao (Sl. 5:13). Arrepender-se do pecado cometido por si prprio ou por seus antepassados. No ter medo do processo de libertao o medo amarra voc, impedindo a sua libertao (II Tm. 1:7 I Joo 4:4). Lutar pela sua libertao se os demnios tentarem dificultar a libertao lute: no deixe que sua mente fique vagando, pense em sua necessidade de libertao (Ef. 6:12). Lembrar dos pactos e qualquer nvel de envolvimento com o pecado e rejeita-lo. Orao de Libertao Fim da palestra Instrues para o Ministrador: Afaste pra as laterais as cadeiras ou bancos, para que todos estejam livres no centro do auditrio e para que os ministradores possam por entre as pessoas. Chame, para que fiquem mais frente, as pessoas que tiveram qualquer tipo de contato com o ocultismo elas devem ser ministradas especificamente. Os intercessores devero atuar de duas formas: o Uma equipe far um circulo ao redor das pessoas que esto sendo ministradas no auditrio (cobertura de orao). o Outra equipe ministrar especificamente a cada pessoa, quebrando os pactos e as maldies, conforme a direo do Esprito Santo. Se algum ficar possesso, duas ou trs pessoas, no mximo, devem usar de autoridade para a libertao, e os

outros no devero se distrair com o processo. Devem continuara ministrando aos demais. o Declare libertao de consagraes no perodo de fecundao, no perodo de gestao, at o nascimento. Lembra-se que temos pessoas que foram consagradas antes de serem geradas pelos pais (I Joo 3:8). E ministre em cada gerao desde 1, 2, 3 e 4 gerao .... a pessoa se encontra. o Declare a quebra de maldio pela legalidade da Palavra (Gl. 3:13-14 II Co. 5:21 Rm. 8:1-3).

61

Busque Cobertura Espiritual para os Ministradores e o Local: Tome a armadura de Deus (Ef. 6:13-18). Tome posse do poder do sangue de Jesus que nos limpa de todo pecado (I Joo 1:7). Tome posse da autoridade dada por Jesus (Mc. 16:17-18) e (Lc. 10:19) Entre em orao sobre cada fase da vida das pessoas: em cada gerao desde 1 at a 4 (Ex. 20:5), e at a 10 gerao caso sejam filhos gerados fora da aliana do casamento: (conforme Dt. 23:2-6). Ore pedindo o poder do Esprito Santo enchendo o lugar que ficou vazio na libertao (Is. 61:1-4). Declare que a partir de hoje e para sempre o nico esprito com autoridade legal para agir em nosso esprito o Esprito Santo de Deus (I Pe. 2:9). Ao final faa uma orao de agradecimento e leve todos a confessarem que so livres e a terem um tempo de celebrao na presena do Senhor. Leve as pessoas a declararem em voz alta que esto livres.Pea que repitam: o Eu estou livre (3X) o Eu estou perdoado (3X) o Eu estou curado (3X) Ateno: A brecha fechada na cruz. Satans s se torna ilegal se voce fechar a legalidade. Se no, ele est agido na legalidade, porque todos, sem Cristo, esto debaixo da maldio da lei, ou seja, da maldio do pecado. OBS: Aps uma ministraao de libertao comum o cansao fsico, pois no mundo espiritual houve uma batalha e o nosso esprito esteve envolvido diretamente nisto, ocasionando assim uma fraqueza em nosso corpo. Para que haja uma recuperao fsica acelerada necessria a ingesto de alimentos lquidos: sucos, gua de coco, gua mineral.

2 DIA - 5 PALESTRA

62

TEMA 1: A MULHER VIRTUOSA (PARA MULHERES) TEXTO: TITO 2:3-5 A MULHER VIRTUOSA As mulheres ser a melhor, mas se destri o seu lar no nada, ficado marcado nos filhos e estes repetiro pela herana que receberam. Reverente no viver No Caluniadoras No Alcolatras Mestras do Bem Ama seu Marido e Filhos Moderadas Castas Operosas Donas de Casa Bondosas Submissas Pessoas Santas Ajuizadas Fieis, Honestas Sensatas, Serias Amveis

Reverente no viver pessoas santas, idneas para uma vida religiosa, com a dedicao e consagrao de sacerdotisas. Caluniadora atribui falsamente a algum fato definido com crime, acusao falsa da reputao de algum. Maledicentes. No Alcolatras No dominada por vcios, sbria, lcida. Bom Conselhos Instruir, ensinar, dar bons conselhos, amar o seu marido e filhos. preciso aprender como amar o marido? Como amar os filhos? Ser amigo do teu esposo, compartilhar tudo. Lembre-se que no matrimonio no importante quem tem razo, e sim o que melhor para o matrimonio. O amor gape no nasce espontaneamente no corao. Ele vem atravs da obedincia.

o amor que segura o casamento ou o casamento que segura o amor? a Aliana Aliana feita nos cus, fidelidade. O que Deus uniu no separe o homem. No diga: No sinto mais amor. No andamos pelo sentir, mas pelo obedecer. Voc pode provar ao mundo que o casamento no uma empresa falida. O sentimento, Deus coloca nos coraes.

63

O livro de Cantares deixa claro a deciso de amar e desenvolver o amor romntico. Sexual. Quando namorados, somos audaciosas para falar lindas poesia de nossa autoria, de expressar em um beijo o maior carinho, de investir em cinema, passeio ... Tudo por amor. importante dizer Eu te amo, dar beijo na boca, toques fsicos, um bilhetinho na roupa para surpresa dele e tudo que traz vida ao casamento. O primeiro sintoma do esfriamento do amor a falta de carinho, beijos. Pv. 31: 28-29 Os filhos so o que ns fazemos com que eles sejam. Se forem amados, aceitos, valorizados, eles tambm nos amaro, nos valorizaro. Ajuizadas Que tem juzo, prudentes, Moderadas: comedidas, equilibradas Sensatas: que tem bom senso, cautelosas, prudentes. Serias: integras. Fieis Leais, que cumprem suas obrigaes. Castas Pura Honestas Virtuosas, modestas, honradas. Puras Genunas, transparentes Boas donas de Casa O que ser uma boa dona de casa? fazer verdadeiramente do lar um lugar aprazvel onde seu marido, seus filhos tero prazer em ficar. Amveis Atenciosas, agradveis, delicadas Bondosas Brandas. Submissas Respeitosas. Ser submissas, no ser algum se valor, algum em honra, no ser desprezada, humilhada, mas se encaixar no

lugar dado por Deus. A submisso te levar ao sucesso no lar, lugar de proteo e de amor I Pe. 3:7. Quando ns cumprimos nossa parte, Deus o nosso juiz e Ele se encarregar de nos honrar. S valorizada quem se valoriza S honrada quem se honra Ter um tempo especial para fazer a Sua comida predileta. Cl. 3:21 Ter equilbrio na hora silenciosa dos filhos, no exigir alm da idade deles. Fazer tabela de leitura bblica e livros, e ser responsvel para ensinar, exigir como voc faz coma escola. Eles no podem ter como opo o querer ir a Igreja, orar, ler a Bblia, livros.

64

Dt. 6:7 E as ensinaras a teus filhos e delas falars sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. A palavra de Deus no deve ser s ensinada no cultinho, ela, deve ser vivida na sua casa, atravs da sua vida. Aproveite todas as oportunidades para dar ensinamentos bblicos para seus filhos, formando assim o seu carter. Sentados em volta da mesa Andando pelo shopping, levando-os para escola... Ao deitar-se, Ao levantar-se. Assim, a Bblia no ser uma imposio, mas ser algo vivo, natural I Co. 7:1-5 Orientao ao Ministrador Pea que elas leiam os versculos de I Co. 7:1-5 em voz alta. Pergunte o que significa o vers. 4. No tem autoridade sobre seu prprio corpo no pode dizer no ao marido. No se negar ao marido a no ser que haja comum acordo. No ficar muito tempo sem ter relaes sexuais Ele homem de Deus, porem, pode se assediado por satans. Ele sujeito a tentao de satans. Quando suprimos nosso marido nas suas necessidades fsicas, ele suprira as nossas necessidades emocionais. Comece dando para receber. Quando algum tem sede, ele quer beber gua, no adianta querer dar um filme, um presente. Se h barreiras (brechas) procurar ajuda, pois esta muito importante pra o casamento.

Unio completa: Corpo Alma S com o cnjuge Esprito Vejamos a Palavra no que se refere mulher sabia

65

Pv. 31:10-31 v. 10 valor de finas jias Virtuosa fora, capacidade, eficiente, riqueza e valor. Mulher excelente. v. 11 confivel (no inconstante) v. 15 No dorminhoca, sabe dar ordens as suas empregadas v. 16 faz servios, empreendimentos, fora de casa (com o seu prprio dinheiro) v. 18 consciente do que faz, sabe que bem feito. Est sempre pronta; v. 21 No se preocupa com os atropelos, porque sua casa est bem suprida e bem administrada.Sua famlia est bem cuidada. V. 25 forte, digna e cheia de f e confiana, no tem o que temer. V. 26 Sabe o que falar com sabedoria, com bondade (no fofoca conversa v). V. 29 Ela mais do que todas. V. 30 Beleza ao pe mesa (ditado popular) V. 31 Ela vai colher o que plantou e ser honrada por outras pessoas far da famlia. Nosso testemunho, o modo como agimos algo muito crio, pois influenciara nossos filhos, nossos netos e ata depois de morrermos seremos lembradas ou como uma mulher virtuosa ou como uma mulher que s deu problemas, tristeza, desgastos para a famlia. Se j erramos, tempo de arrepender, pedir perdo e reconhecer. Todos os atos negativos, falhos, podem se apagados quando h arrependimento, mudana de atitudes (com orao) e amor. Seus filhos, seu marido, vero o milagre de Deus na sua vida. Orao para Deus fazer de ns mulheres segundo o seu corao, mulheres virtuosas.

2 DIA 5 PALESTRA

66

TEMA 2: HOMEM SBIO (PARA HOMENS) TEXTO: EZEQUIEL 22:33 HOMEM SBIO Busquei entre eles um homem que tapasse o murro e se colocasse na brecha perante mim a favor esta terra, mas a ningum achei. (Ez. 22:30). Introduo: Esta busca no comeou aqui e tambm ainda na terminou. O plano de Deus sempre foi o de ter muitos filhos, e para isso Ele conta com voc. Em Gn. 3:9 o Senhor procurou pelo homem e no o achou, pois o pecado havia feito separao entre o homem e Deus. Hoje, o Senhor pode estar a sua procura. Precisamos reconhecer em primeiro lugar que o Senhor Deus nos fez a sua imagem e semelhana. E disse Deus: Faamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhana, domine ele sobre os peixes do mar sobre as aves do cu, sobre os animais domsticos, e sobre toda a terra, e sobre todo rptil que se arrasta sobre a terra (Gn. 1:26). Ns fomos feitos a imagem de Deus. O padro da criao de Deus para o homem a sua prpria imagem, ao contrrio de que alguns pensam, essa imagem no se refere imagem fsica, mas sim a imagem de carter, santificao, poder, autoridade, etc. Imagem de Carter: Ef. 1:4, Fl. 2:15, Cl. 1:22 Quando o Senhor entra em nossa vida, todos os valores aprendidos que colaboraram na formao do nosso carter so confrontados pela sua Palavra que a base de nosso viver, temos agora um modelo de homem santo, puro, irrepreensvel, integro que deu sua prpria vida por ns e hoje habita em ns, ou seja, nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa vida deve refletir o carter de Deus: Imagem de Santificao: Rm. 6:19, II Co. 6:11 ou 7:1, Hb. 12:14, I Pe. 1:16. Imagem de Poder: Joo 1:12, Ef. 1:18-22. Imagem de Autoridade: Mt. 28:18-20.

Deus fez o homem para dominar, liderar, cultivar a terra, zelar, cuidar do que Ele criou, com tanto esmero e dedicao. Deus procura homens que queiram assumir o seu papel na historia. Homens que tenham ousadia e a coragem de fugir do pecado, injustias, da mentira, enfim de tudo que possa manchar a santidade de Deus em sua vida. Homens que sejam ntegros e limpos de corao (Mt. 5:8). A integridade conduz o homem a uma vida sem falsidade, sem mentiras, sem infidelidade, recusando propostas imorais. Homens que se revoltem contra o sistema do mundo, e sejam pacificadores (Mt. 5:40-41, Tg. 4:4-). Homens que sejam adoradores (Joo 4:23-24). Homens que choram (Mt. 5:4). o Pelas nossas crianas, adolescentes, jovens, esposa, famlia, pelos pais, pelos lideres, pela nao. o Pelas misrias que ferem o corao de Deus (Ne. 1:4). o Por causa da violncia que oprime nossas cidades. o Pelo massacre que nossas crianas sofrem atravs de influencias mundanas e malignas inspiradas no inferno. o Pela violncia contra as mulheres feridas na suas individualidade. Homens que tenham a f e a coragem de fazer de Jesus o seu modelo Maximo, deixando-se moldar pelo Esprito Santo de Deus de modo a ter o carter de Cristo. Homens que se disponham a gastar tempo com Deus (Mt. 1:35, 6:45-47). DEIXE-SE ACHAR POR DEUS Deus deseja realizar coisas extraordinrias atravs da sua vida Ele quer que seu propsito seja cumprido em sua vida, para isso necessrio apenas que voc se disponha. Ele quer fazer de voc um homem bom, um homem segundo o Seu corao, quer fazer de voc um bom filho, um bom marido.

67

O papel do marido: Gn. 2:24 Aqui vemos que em 1 lugar a ordem de Deus para deixar pai e me. Isto no significa abandonar os pais, mas sim que agora a prioridade sua esposa, sua famlia. A famlia a sua clula principal. Vejamos ento o que Deus quer do homem (Ef. 5:25-29 I Pe. 3:7). Estes so textos bsicos na Bblia que Deus coloca como uma reflexo sobre o papel do esposo. O que Deus quer do Homem? (Ef. 5:25-29 I Pe. 3:7). Estes so textos bsicos na Bblia onde Deus coloca com uma reflexo sobre o papel masculino.

68

Liderar: Ef. 5:23 Porque o marido a cabea da mulher, como tambm Cristo a cabea da Igreja, sendo este mesmo salvador do corpo. I Co. 11:3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo a cabea de todo homem, e o homem a cabea da mulher, e Deus a cabea de Cristo. Cabea o chefe, o dirigente, o lder. Deus coloca o marido com lder, lder aquele que sabe para onde vai e capaz de levar outros com ele. O chefe costuma dar as ordens somente, o lder e aquele que dirige atravs do caminho. A prova de uma boa liderana o que os outros so e fazem como resultado daquilo que o lder e faz. Gl. 3:28 Ds sorte no pode haver judeu nem grego, nem escravo, nem liberto, nem homem, nem mulher, porque todos vs sois um em Cristo Jesus. Deus deixa claro que a liderana do homem no significa que espiritualmente ele superior a mulher. Lideranas Negativas: Marido passivo: raramente toma decises a respeito da famlia. Marido ditador: usa a liderana do modo autoritrio, faa isso, faa aquilo. Ex: de Jesus na ultima ceia (Joo 13:5 depois deitou gua na bacia e passou a lavar os ps aos discpulos e a exugar-lhos com a toalha com que estava cingido). o chefe da casa e no o lder. Marido democrtico: todas as decises so votadas, no assume a responsabilidade. Deus deu ao marido a responsabilidade final.

(Ex: vamos votar para onde vamos passar as frias. Se alguma coisa no der certa ele diz: Voc que decidiu.) Marido teimoso: no admite estar errado.

69

Marido insensvel: no demonstram sensibilidade aos medos, alegrias, segredos e sonhos de sua esposa. Marido silencioso: no sabe governar verbalmente. Seu dialogo monossilbico. Marido explosivo: cuidado, seu pai no est numa boa no provoquem seu pai hoje. Marido crtico: Ex: do almoo (Comida salgada guardanapo mal dobrado, etc.). Marido irresponsvel: leva tudo na brincadeira

Fazer orao de renuncia pelo que tem sido

Fim da preleo

2 DIA 6 PALESTRA

70

TEMA: CURA INTERIOR TEXTO: SALMOS 32 OSIAS 2:14 JEREMIAS 17:9-10, 24:7 Preparao dos participantes: Posio o mais confortvel possvel Registro apenas dos sentimentos ideais que lhe ocorrem durante a ministrao, em relao a voc. Atitudes mentais: Abertura Ateno a si mesmo e no ao outro. Salmos 119:28 129:1-3 Provrbios 14:10 16:6 I Tes. 5:23 Em Romanos 12:2 lemos o seguinte: E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente... Conformar= Ajustar, moldar, identificar. No vos conformeis no aceitar de forma alguma ser identificado com este mundo. A cura interior a renovao de nossa mente. Com a renovao da nossa mente jamais aceitaremos ser escravos da prpria alma. A sua alma precisa estar livre (Joo 8:32), para viver a abundancia prometida por Jesus. ver o nosso corao com os olhos de Deus. Jesus disse o seguinte: Eu estou deixando-lhes uma ddiva paz de esprito e de corao! E a paz que eu dou no frgil como a paz que o mundo d. Portanto no se aflijam no tenham medo (Joo 14:27). Em Isaiais 53:5 vemos como a Bblia prediz a obra de Jesus: ... ele foi transpassado pelas nossas transgresses e modo pelas nossas iniqidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele quer salvar-nos de nossos pecados (cura espiritual) quer que tenhamos paz (cura interior) quer que fiquemos livres de dores e doenas (cura fsica). Ele quer que todo nosso seja perfeito. Cura Espiritual (esprito) = Perdo dos Pecados Cura Emocional (alma) = Paz de mente e corao Cura Fsica (corpo) = Libertao de doenas e dores

Percebendo a dor de lembranas Se ao lembrar de um assunto sente-se dor, porque a ferida ainda no cicatrizou. Dor na alma se apresenta de diversas formas: nojo, raiva, angustia, ansiedade, medo, vergonha...

71

Exemplo 1: Sinto muito inveja, ou raiva, do meu irmo (que minha me preferia). Exemplo 2: Sinto nojo de sexo (lembra que foi estrupada). Percebendo Comportamentos limitadores ou sintomas H feridas as quais no percebemos uma dor consciente, mas podemos classificar como limitador um comportamento pouco sadio na rea em que fomos feridos. Exemplo 1: Embora no sinta raiva do meu irmo que era preferido da minha me, no tenho muito assunto para conversar com ele; entre ns h uma certa indiferena visvel. Exemplo 2: Embora no sinta nojo (ou raiva) ao lembrar do estupro, no consigo manter firme um relacionamento afetivo e ter prazer sexual. Alguns tipos de feridas na alma, Expressas por comportamentos limitadores Comportamento Limitador Viver ameaado Viver chantageando Sentir-se constantemente confuso Jamais admitir erros Racionalizar todas as situaes Sentir prazer no infortnio do outro Desqualificar o sucesso do outro No ter sonhos, aspiraes. Desconfiar sempre e de todos Ser hipocondraco Ser ciumento Ser triste Ser risonho demais Comparar compulsivamente Possuir dinheiro e no usufruir dele Gastar o que no tem Ter dificuldade para dizer no Feridas Medo Manipulao Desvalor Auto-Justificao (culpa dos outros) No entrar em contato com emoes Desamor, magoa. Inferioridade, ningum pode ser melhor Desvalor Medo Auto-Piedade Desvalor Tristeza, angustia, falta de paz Esconder os sentimentos Inferioridade Inferioridade, no se dar o direito. Querer se suprir atravs de coisas Desvalor (todos so superiores)

72

Sentir-se sem mrito, diante elogios. Desvalor Viver sob angustia Tristeza Ter vontade enfraquecida Ser dominado Pensar que o mundo estar contra ti Todos me odeiam! Ter timidez paralisante Potencial amarrado Ter pesadelos constantes Falta de paz No ter prazer sexual no casamento Desvalor, no tem direito de prazer. Masturbar-se compulsivamente Prazer solitrio, no consegue envolver. Como ser curado? A cura interior envolve a Psicoterapia mais a operao de Deus. Jesus o maior dos mdicos o maior psiclogo que pode haver. Somente Ele pode curar-nos integralmente. Ele sofreu com todo o pecado, com toda a amargura e com todas as enfermidades da humanidade. Ele sabe exatamente o que voce sofre, porque Ele viveu o que voc est vivendo. Na cruz Ele sofreu espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. Ele deseja sarar nossas tristezas e magoas. Onde havia confuso de esprito, Ele quer introduzir serenidade. Onde houver medo, Ele quer trazer segurana. Ele quer restabelecer relacionamentos destrudos, quer reerguer casamentos desmoronados. Como curar feridas Admitindo que precisa de cura Acreditar que qualquer comportamento limitador pode modificado. Entrando em contato com lembranas dolorosas Externas lembranas dolorosas e comportamento limitadores O QUE PODE TER FERIDO VOC REJEIO um sentimento de que no somos amados, aceitos ou bem vindos. Um sentimento de inferioridade e de autopiedade. s vezes, tem muito potencial, mas o mesmo acaba sendo menosprezado. A pessoa rejeitada sempre interpreta mal as atitudes das outras pessoas. Elas sempre tm a sensao de que as pessoas sua volta criam situaes para despreza-las. A pessoa rejeitada, quando ama algum, como um aspirador de p: suga completamente a pessoa amada. Ela te medo do que as outras pessoas pensam. Na nossa vida a rejeio uma das maiores portas de

ser

acesso a cadeias, correntes, grilhes e demnios. A rejeio vem atravs de varias situaes, tais como: Miniistrao: Aps cada item 1, 2, 3, e 4, falar que quem tem esse tipo de experincia, para repetir a orao com voce pedindo libertao dessa rejeio, libertao perdo pra quem te feriu.

73

1 O nome prprio: Ex: Novalgina de Almeida, ou mesmo um outro nome no tem esquisito, mas a pessoas que tem se sente humilhada. (citar alguns outros nomes Trifena, Trifosa, Andrnico, Aristbulo, Flegonte.... Apelido: Referindo-se a possveis deformaes (orelhudo, nariz de bruxo, boca de cabide, baleia, boca de gamb, etc). 2 Morte do pai, da me ou de ambos. Inconscientemente a pessoa toma como rejeio a si. Suicdio de um dos pais Gravidez indesejada: Talvez seja fruto do relacionamento da me com o namorado que a abandonou. Rejeio do marido quando soube que a mulher estava grvida. Rejeitando a ela e a criana. Divrcio dos pais Vcios dos pais. O pai ou a me foi alcolatras, drogados, prostitutos, e isto trouxeram muitos traumas, muitas mgoas e ate vergonha para os filhos. 3 Preferncia dos pais. O pai da preferncia a um filho mais inteligente, bonito, descontraindo, brincalho e esquece do outro filho. Os melanclicos podem se encaixar nesta situao por no serem to comunicativos. Abandono da me. A me que deixou o filho com a av ou com o pai, para ir trabalhar em outra cidade ou morar com outro homem ou vice-versa.

Carncia afetiva: O pai e ou me nunca lhe disseram que o amavam, nunca lhe fizeram carinho.

74

Desinteresse (ausncia) do pai e da me (atravs de morte, excesso de trabalho, descanso). Ensino sem disciplina. Fruto do lar sem liderana, sem controle, sem equilbrio. Causa de muitos no conseguirem ter bons relacionamentos com seus lideres. 4 Rejeio no casamento: Ex: O marido rejeita a esposa por estar gorda, fala coisas desagradveis a ela, h adultrio, h humilhao. Na relao sexual s o marido se satisfaz (a esposa no tem orgasmos e o marido no se importa com isso). A mulher se sente usada, o marido subestima a inteligncia e a capacidade da esposa. Profecias auto-realizdoras: A me ou o pai que lanou palavras de maldio sobre os filhos, chamando-os de burro, prostituta, gay, vagabundo, dizendo que os filhos ao deveriam ter nascido, no presta, para nada, no valem nada, no vo dar para nada. Discriminao racial, sexual, cultural AUTO REJEIO feito a mesma ministrao anterior. Deficincia fsica Magreza excessiva Obesidade (algumas pessoas aceitam como padro de beleza um manequim que nunca alcanaro e criam complexo por causa disso: vivem em academias tentando alcanar um corpo perfeito). Seios muito grandes, pnis aparentemente pequeno demais. Cravo e espinhas em excesso, especialmente na adolescncia. Doenas constantes Se sentir muito feio Cabelos lisos, crespos. Cor

CULPA Culpa por: Por Por Por Por Por Por Por Por Por Por Por Por ter abortado ou ter pagado o aborto de algum homicdio espancar filhos ou irmos mais novos, etc. roubar ter enganado no ter cuidado dos filhos ter usado algum sexualmente ter sido algum de programa ter abusado sexualmente ou ter estuprado algum no ser mais virgem ter sido homossexual ter adulterado. Etc.

75

POR ISSO VOC : Inseguro, medroso, birrento, rancoroso, assustado, odiado, tmido, inconstante, solidrio. ABUSOS SEXUAIS Abusos de vizinhos, pai, me, tio, primo, empregada, etc. a maioria dos abusos sexuais no mundo acontece no seio familiar por parentes prximos. Orao ser livre perdoar Tcnica: UMA NOVA HISTORIA Deus hoje vai escrever uma nova historia para sua vida, voc vai vla sobre um ngulo novo, diferente. Ver com os olhos de Deus. Voce vai aprender a escrever outra historia para sua vida com os olhos de Deus. ter os olhos iluminados por Deus. Isaias 58:8-9 Colossenses 3:2 Ler neste momento o Salmo 139 Citar estes versculos: Jr. 29:11, I Sm. 16:7, Sl. 34:5, Ez. 1:18. Coloque Deus em cada etapa da vida. magoado, melindrado,

76

Tente lembrar os sentimentos que recebeu: amor, rejeio, tentativa de aborto, perigo de vida por motivos de doenas, insegurana ... Obs: O ministrador dever instruir os Encontristas a se lembrarem de momentos difceis, amargos, traumatizantes ..., necessrio lembrar dos momentos difceis, eles precisam liberar perdo s pessoas envolvidas em cada caso: Libere perdo para: Seu pai Sua me Irmos Familiares. Amigos Patro, etc.

No prenda pessoas no mundo espiritual por falta de perdo. Jesus lhe perdoou, perdoe-os tambm. Aps a Liberao de Perdo: Orar ministrando a cada pessoa, uma a uma (so necessrios vrios ministradores). Abraar aqueles que necessitam sentir-se amados. A musica deve continuar tocando durante todo esse processo. O preletor, no momento adequado, retorna a Palavra e pede para que uns abracem aos outros e, pouco a pouco, voltem para os seus lugares. Alguns lenos de papel devero ser repassados s pessoas que precisam. O preletor declara em voz alta que o Esprito Santo esta comeando uma obra de cura interior nas vidas. Logo em seguida pede que cada um volte no seu lugar e iniciar a preleo sobre a cruz (8 palestra 2 dia).

2 DIA 8 PALESTRA

77

TEMA: INDO CRUZ TEXTO: MATEUS 10:37-38 Introduo Por que a Cruz? Jesus Cristo disse quem no toma a sua cruz e vem aps mim, no digno de mim (Mateus 10:37). Devo negar-me a mim mesmo, crucificar a minha carne e render-me ao Esprito Santo. O meu propsito estar na cruz todos os dias. Eu no posso descer da cruz. Mateus 16:24 Ento disse Jesus aos seus discpulos: Se algum quiser vir aps mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Glatas 2:20 J estou crucificado com Cristo; e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na f do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Glatas 5:24 E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. Glatas 6:14 Mas longe esteja de eu gloriar-me, a no ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo. PODEMOS DIVIDIR O PROCESSO DA CRUZ EM 3 PONTOS 1 A Obra da Cruz Nos mostra o processo de representao, ou seja, o que Jesus fez por ns, morreu por ns pecadores (Isaias 53:4-5). Garantindo-nos assim um vivo caminho para obtermos a vida eterna e nos achegar a Deus. 2 O Poder da Cruz Nos mostra o processo de incluso, Jesus no s morreu por ns, mas conosco, ou seja, ns morremos com Ele (Romanos 6:5-6). Estamos mortos para o pecado e vivos para Deus. 3 O Principio da Cruz Viver o principio da cruz fala de andar em novidade de vida (Romanos 3 4), andar em novidade de vida significa deixar que a vida de Cristo reine em nosso ser, a vida que agora vivemos devemos vive-la para Deus (Romanos 6:10). Viver para Deus viver debaixo da vontade de Deus negando a mim mesmo e renunciando a minha vontade e todo meu ser a Deus. Para que vontade de Deus prevalea em minha vida.

A Cruz um caminho de frutificao (Joo 12:24-25) Na verdade, na verdade vos digo que, se o gro de trigo, caindo na terra, no morrer, fica ele s; mas se morrer, d muito fruto. Quem ama a sua vida perd-la-, e quem neste mundo odeia a sua vida, guard-la- para a vida eterna. O trigo deve cair na terra e morrer para que nasa e frutifique. Morrer significa submeter primeiramente ao Senhor minha opinio, minhas idias e sentimentos. por isso que Jesus colocou o negar-se a si mesmo junto com o tomar a cruz. Se quero frutificar preciso morrer. Uma pessoa salva por crer em Jesus Cristo, ainda vive neste mundo e ainda existem muitas tentaes. Alem disso, o diabo freqentemente a engana e a natureza pecaminosa dentro dela opera continuamente. Morrendo pelos pecadores (obra da cruz) o Senhor Jesus libertou o homem da punio do pecado. Morrendo com os pecadores (poder da cruz) Ele libertou o homem do poder do pecado, o velho homem est morto, ele no mais um escravo do pecado. O pecado no vem de fora, mas de dentro. Se o pecado viesse de fora, ento ele no teria muito poder sobre ns, o pecado habita em nossa carne. Portanto, ele mortal para ns. A tentao vem de fora enquanto o pecado habita dentro de ns, ao virem as tentaes do lado de fora o que est dentro responde quilo que est fora, e o resultado so os muitos pecados. Exemplos 1 Por termos orgulho (por vezes oculto) a tentao exterior vem e o resultado nos tornarmos orgulhosos. 2 Por termos cime interiormente, a tentao exterior vem e o resultado acharmos os outros melhores do que somos e ficarmos enciumados. 3 Por termos um temperamento agitado interiormente, a tentao exterior vem e perdemos nossa calma. Os pecados que o homem comete provm do velho homem, e a maneira em que Deus trata como velho homem crucifica-lo (Romanos 6:3-5). A OPERAO DA CRUZ Crucificamos a carne com as suas paixes (Glatas 5:24) Crucificar a carne significa: Fazer morrer as paixes e concupiscncia que so desejos fortes, a cruz nos ensina que no somos mais escravos do

78

pecado, mas sim livres. O que so paixes? Tudo o que d prazer carne e que vai de confronto com a palavra de Deus.

79

Exemplos: Bbedice, Glutonaria, Sexo Ilcito, Prostituio, Mentira, Inimizades, Idolatria, Feitiaria, Contendas, Faces, Dissenses, Orgias, e coisas semelhantes a estas (Glatas 5:19-21). Crucificamos nosso Eu, Estou Crucificado para o Mundo. Glatas 2:20 Vivo no eu, mas Cristo vive em mim. Toda nossa vontade est sujeita a vontade de Deus, ou seja, importa-me fazer a Sua vontade e no a minha. A vontade humana, carnal tende a se sujeitar quilo que o mundo oferece e que claramente confronta com a palavra de Deus. Exemplos: Boates, Festas pags, Festas mundanas, Jogos (que na maioria das vezes acabam com a vida financeira de uma pessoa chegando a destruir a famlia). O que significa se sujeito a vontade de Deus? Dispor do meu tempo para Deus e seu propsito para minha vida mesmo que isto implique em sacrificar o meu tempo. Dispor dos meus talentos e dons a favor do Reino de Deus me sujeitando e submetendo-me a sua vontade. Dispor do meu dinheiro e bens em prol do reino de Deus para que atravs disso vidas sejam alcanadas. Viver a vida de Cristo em mim implica em no s me sujeitar a Ele em tudo, mas confiar que j no vivo com minha prpria fora, sabedoria, conhecimento, mas vivo na total dependncia d`Ele. Recebemos o Resgate de Toda Maldio Glatas 3:13-14 Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendose maldio por ns... para que aos gentios viesse a beno de Abrao em Jesus Cristo, a fim de que nos recebssemos pela f a promessa do Esprito. A Cruz bloqueia a maldio na terra. Na Cruz est a soluo para nossa vida pessoal e para a humanidade inteira. Foi l que Jesus abriu o caminho de acesso a Deus. Na Cruz toda maldio quebrada, todo argumento do diabo e encerrado. Ainda na Cruz Jesus disse: Est consumado.

Portanto eu s posso fechar a porta da legalidade para o pecado permanecendo na Cruz. Quando eu vou a Cruz deixo l meus pecados por isso preciso permanecer crucificado na Cruz de Cristo. O sacrifcio da cruz o principio e o fim da restaurao na sua vida. A morte e o pecado no mais tm domnio sobre voc. Celebre com palmas, abrace seu irmo e d gritos de vitrias: Jesus ressuscitou!

80

Aps este momento, pea que todos se sentem e tomem um papel para as orientaes que sero dadas: O ministrador dever pedir que os encontristas escrevam tudo o que o Esprito Santo os lembrar sobre acontecimento ruins, pecados, traumas, etc. em uma folha de papel, que ser queimada na fogueira, exemplificando o mesmo acontecimento no livro de Atos dos Apstolos (At. 19:19). Aps escrever, todos devem caminhar rumos fogueira. Instrues caminhando para a Fogueira: Enquanto o ministrador dirigir a orao, a equipe de apoio do Encontro dever acender a fogueira, previamente montada em um lugar seguro, sem que os encontritas percebam. Ministrador dever tambm informar que peas de roupas que tenham smbolos da Nova Era, cartas de pessoas com quem tiveram relacionamento ilcito, presentes de origem ilcita, CDs mundanos, crucifixos e todos os objetos que se relacionam com algum pecado, devem ser queimados. As pessoas podem ir ao dormitrio pegar os objetos pra que sejam destrudos. Todo argumento de satans dever ser anulado. Diga lhe que Deus j os perdoou, e que devem pegar o papel, bem como os objetos, e queima-los na fogueira, testificando que renunciam a tudo isso e ao que significam. Prximo fogueira, eles devem jogar ao fogo os papeis e objetos e juntos gritarem: ESTO ANULADOS TODOS OS ARGUMENTOS SOBRE MINHA VIDA!. Deve-se cantar um hino de vitria, e em comunho, abraarem-se uns aos outros. Encaminhe os encontristas para o jantar. Estabelea a hora de recolher e de dormir. Nesta noite muitas bnos se manifestaro na vida da maioria dos encontristas. Deus tremendo!

3 DIA 1 PALESTRA

81

TEMA: ORAO COMO ESTILO DE VIDA TEXTO: MATEUS 6:9-15 E II CRNICAS 7:14 Introduo: Quando oramos, estamos falando com o Senhor. H princpios para a orao eficaz, para vermos aquilo que desejamos sendo cumprido em nossas vidas. Princpios para a orao No devemos orar como uma forma de ostentao e sim para que ns sejamos ministrados por Deus. Orar para que Deus oua, no para que pessoas ouam. preciso se humilhar na orao e no se exaltar (Mateus 23:14 e Lucas 18:11: 14). A orao algo particular entre ns e Deus. Precisamos ser sinceros diante de Senhor. No podemos ser superficiais na conversa. Deve-se manter um devocional pessoal dirio.Isto gera intimidade com Deus. (Mt. 6:6 e Salmos 25:14). Deve-se gastar nisso pelo menos 60 minutos por dia. Temos que estabelecer um tempo de orao pessoal. Temos que estabelecer um tempo de orao para a famlia. No se deve usar de vs repeties. Ex. rezas, novenas. Devemos ter propsitos na orao O Esprito Santo colocar nos nossos lbios as palavras certas, se esperarmos nEle. A orao deve ser acompanhada de f, sem a f no h respostas (Hebreus 11:6). No precisamos ver para crer, mas crer pra ver (Joo 11:40 e 20:29). Devemos estar plenamente convictos de que Deus est atento ao que falamos, pois Ele ouve nossas oraes. O Nosso Estilo de Orao Estilo o conjunto das qualidades de expresso, caractersticas de algum. Veremos em alguns personagens bblicos seu estilo de orao: Quanto ao Local: Gneses 24:63 Isaque medita no campo Gneses 3:8 Deus buscava a comunho com o homem no jardim Mateus 14:23 Jesus subiu ao monte para orar

82

Lucas 5:16 Jesus se retirava para lugares solitrios Joo 11:41-42 Jesus orou no cemitrio Atos 21:5 Paulo ora na praia Atos 22:16 Paulo ora no templo Daniel 6:10 Daniel orava no quarto em direo a Jerusalm

Quanto ao tempo Gnesis 3:8 Deus buscava o homem na virao do dia Gnesis 24:63 Isaque meditava no cair da tarde Mateus 14:23 Jesus orava no cair da tarde Salmos 5:3 Davi ora pela manh Salmos 42:8 Davi ora noite Salmos 119:63 Davi ora a meia-noite Daniel 6:10 Daniel orava trs vezes por dia Daniel 10:2 Daniel ora 21 dias Efsios 6:18 Paulo ora todo o tempo Quanto ao tamanho Neemias 1:4-9 Orao tamanho mdio senta, chora e lamenta. Daniel 2:19-23 Orao tamanho curto agradece resposta Neemias 2:4-5 Orao tamanho curtssimo busca direo Neemias 9:5-37 Orao tamanho longo intercede pedindo socorro pelo povo Quanto ao modo Daniel 6:10 como de costume Lucas 22:44 intensamente Daniel 10:2 intercede pela nao Daniel 2:17-18 clama socorro Salmos 26:1 clama socorro por si Salmos 69:22-25 desabafa seus desejos Lucas 9:12 preparando-se para a escolha de discpulos Joo 11:4l-42 agradecendo antecipadamente, (Colossenses 4:2).

conforme

Assim, como voc criou seu estilo de roupa, de uso do cabelo, de alimentao, busque desenvolver seu estilo de comunho com o Senhor. Viver orando deve ser um estilo de vida para todo o crente. (I Tessalonicenses 5:17), na sua intimidade com seu Senhor voc descobrir a forma peculiar de seu comungar com Ele. E no se esquea de que Ele lhe aguarda na virao do dia. Encontrar-nos-emos no Trono s 18:00 horas, entregando ao nosso Rei o

incenso, que so as nossas oraes, e neutralizando a adorao chamada rainha dos cus (Jeremias 7:18). DEZ ITENS QUE JESUS ESTABELECEU NA ORAO

83

Redeno Pai Nosso Porque cham-lo de Pai? Porque s os convertidos, s os que receberam a Jesus, podem chamai-lo de Pai (Joo1: 12; 10:30). Porque Ele nos deu vida quando estvamos mortos (Efsios 2:1 e Glatas 2:20). Deus nos deu promessas, e por elas nos fez participantes da natureza divina (II Pd. 1:4). Autoridade Que est nos Cus Ele o Senhor, Soberano, Criador, Todo-Poderoso. Ele nos deu autoridade e poder (Marcos 16:17 e Lucas 10:19) Ele nos deu senhorio na Terra (Gneses 1:28 e Efsios 1:22-23) Adorao Santificado seja o teu Nome Senhor procura verdadeiros adoradores que o adorem em esprito e em verdade (Joo 4:23-24) Governo Venha a ns o teu reino Todo o poder nos cus e na terra foi dado a Jesus ... Isto uma herana para ns tambm (Mateus 28:18 e Efsios 1:22-23) Deus governa todo o Universo e governa tambm a minha vida Governo de Deus implica em impactar o mundo atravs do Evangelho (Atos 17:6) Estabelecer o governo de Deus aqui na Terra implica em obedecer ao mandamento que Paulo registrou em I Timteo 2:1-4 Orar por todas as autoridades constitudas Evangelizao Seja feito a tua vontade assim na terra como no cu A implantao do reino de Deus diz respeito ao desejo que Deus tem de colocar todas as coisas em ordem com a Sua palavra revelada: que todos sejam salvos, que sejam santos, que no haja injustia ou corrupo, etc. vontade de Deus que todo pecador se arrependa, ento, precisamos evangelizar o mundo (Marcos 16:17).

Sete condies para ser um evangelista Ser salvo (Romanos 3:24) Capacitar-se biblicamente (Provrbios 2:1-5) Ter compaixo pelos perdidos. Am-los e no critic-los (Marcos 6:34 e Mateus 14:14) Ser cheio do Esprito Santo (Atos 1:8, 2:4, Joo 14:16). Ser membro ativo de uma Igreja (Hebreus 13:17) Ter um bom testemunho (xodo 18:21) Testificar a outros o que Deus fez em sua vida Por isso tenha uma vida segundo o padro de Deus: no bebe, no fuma, no usa drogas, no se prostitui, etc. (Joo 4:28-30, I Tessalonicenses 4:3-4). Proviso O po nosso de cada dia d-nos hoje Deus garante a proviso necessrias para um vida sem carncias, sem misria. Dependncia de Deus, confiana, f (Hebreus11: 1). Perdo Perdoa as nossas dividas assim como perdoamos Ah! Senhor me perdoa ... Voce j perdoou sem irmo? (Mateus 6:12, 18:21-22). O seu corao no pode estar cheio de magoas (Efsios 4:31)

84

Proteo no nos deixe cair em tentao necessrio fotalecer-se no Senhor e vestir-se de toda a armadura de Deus (Ef. 6:10-13). Precisamos resistir nos dias maus, e estaremos firmes diante das circunstancias (Tg. 4:7 e II Corintios 4:17). Liberao Mas livra-nos do mal S est livre quem redimido por Cristo (Joo 8:32) Quem livre tem autoridade em nome de Jesus (Marcos 16:17) Para ser livre sempre, necessrio caminhar na direo que o Esprito Santo os orienta (Glatas 5:25). Segurana Pois teu o reino, o poder e a glria para sempre. Pode-se chegar com confiana diante do Trono da Graa (Hebreus 4:16, Salmos 91). Instruo para o Ministrador J que a lio estimula a orao com estilo de vida, promova um gostoso tempo de orao com o grupo.

3 DIA 2 PALESTRA

85

TEMA: A NOVA VIDA EM CRISTO TEXTO: GL. 5:1, 4,5,13,14,16,25, / CL. 3:5-10 / II CO. 5:17 Introduo: E assim, se algum est em Cristo, nova criatura: as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas. (II Corintios 5:17) Na nova vida em Cristo devo eliminar as obras da carne: Prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiaria, inimizade, porfia, emulaes, ira, pelejas, dissenses, heresia, invejas, homicdios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes (Ler Gl. 5:19-21 / Ts. 4:4 / Cl. 3:8-10). Obs: Falar explicita e detalhamento sobre cada obra da carne. Nos ramos um pecador que carregava o fardo do pecado. (Mateus 11:28-30). Algum pode servir para ilustrao de um novo convertido carregando um fardo. Outra pessoa pode fazer a figura do inimigo trazendo mais fardos. (I Pe. 5:8). Quando nos encontramos com Jesus Cristo, Ele nos liberta. (Joo 8:36). Algum, coberto com um lenol branco, como se fosse o Esprito Santo, vem e tira o fardo da pessoa. Quando nos encontramos com Jesus, o Esprito Santo nos mostra os nossos pecados. A nova criatura no pode agradar a Deus se no andar em santidade (Rm. 6:4 / Rm. 8:8). O Esprito Santo comea a nos mostrar onde estamos errados ou a revelar pecados escondidos (Joo 16:7-8). Como Ele fez aqui no Encontro, Ele continuara fazendo (Fl. 1:6). A pessoa que representa o novo convertido deve ter em seu bolso pedaos de papeis recortados, onde estejam escrito, em cada um, as obras da carne. A pessoa que representa o Esprito Santo vai apresentando papeis (pecados) um a um, com a explicao do ministrador. O ministrador dir que o Esprito Santo nos revelar cada pecado, passo a passo.

Nesse Encontro o Esprito Santo revelar os pecados para remover toda obra da carne. Na rea espiritual: idolatria e feitiaria (I Joo 3:8). (A pessoa tira do bolso uma vela e um cordo do bolso, e ou outros objetos msticos, ento, descreve-se os pactos; macumba, despachos, banhos, novaera, gnose, yoga). Na rea de relacionamento: inimizades, cime (no namoro, no casamento, nas atitudes). Iras (temperamento agressivo, estupidez, grosseria), dissenses (confuso por tudo), faces (brigas partidrias), inveja, vcios (lcool, fumo, drogas). (Fl. 2:15). (A pessoa tira dos bolsos carta amassada, cigarro, retratos rasgados, etc). Na rea sexual: prostituio, impureza, conversas maliciosas, lascvia (filmes pornogrficos, desejos, sonhos erticos, revistas). (A pessoa tira dos bolsos uma revista mundana, como fotonovela, por exemplo). (I Joo 3:8). o Se no resistirmos e dermos brechas, o diabo entra (Tg. 4:7). o Se nos desviarmos vm mais 7 demnios (Lc. 11:24-26). o Precisamos vigiar para que satans no encontre brecha para agir em ns, atravs de ns e contra ns (I Pe. 2:1-2). Na nova vida em Cristo eu devo ser fiel: Fiel ao cnjuge, nos negcios, no trabalho, fiel s autoridades espirituais, fiel nos dzimos, nas ofertas, etc. Ora, alem disso o que se requer dos despenseiros que cada um deles seja encontrado fiel. (I Co. 4:2). Jesus h muito tempo preparou esse Encontro para voce. Entenda que voce foi alcanado pela misericrdia de Deus e, por isso, no vive mais no passado: agora nova criatura. Fim da preleo Instrues para o Ministrador: Fomos chamados para dar frutos de multiplicao Precisamos guardar os ensinamentos aqui recebidos para poder derramara a vida de Deus sobre outras pessoas. Precisamos firmar nosso compromisso com Deus. Mencionar cada fruto da carne e rejeita-los (pedindo que eles repitam a orao com voc). Orar pela nova vida em Cristo Jesus. Ao final, mande-os declarar em voz alta: o EU SOU LIVRE! (Cl. 1:13-14). o EU TENHO UMA NOVA VIDA EM CRISTO! (II Co. 5:17).

86

3 DIA 3 PALESTRA

87

TEMA: IMPLANTANDO A VISO TEXTO: MATEUS 28:19

Viso
Ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. Mateus 28:20 O verbo no Imperativo Ide O verbo no Gerndio Continua Indo O propsito de Deus para voc que define a Viso: A: Evangelizar Isaias 6:3-8 o Deus toco-lhe os lbios com brasas vivas o A quem enviarei, e quem h de ir por ns? o Eis-me aqui, envia-me a mim. Deus quer que voce pregue a Palavra. Como pregar a Palavra? Fazendo a Orao por (3) trs. Escolha trs pessoas e faa uma lista e comece a interceder por eles. Faa jejum por eles. No existe corao que no se quebre como jejum de quarenta (40) dias. B: Leve o Novo Convertido para a clula ou grupo familiar. Clula a cobertura espiritual do novo convertido. Ef. 4:14 C: Empenhe-se em que o Novo Convertido passe por: Pr-encontro Encontro Ps-encontro Escola de Lideres Lidere uma Clula ou Grupo familiar Re-encontro

Como ter sucesso na viso?

88

1: Os justos Florescero como a Palmeira, Crescero como o Cedro no Lbano (Sl. 92:12). A promessa do Senhor para os filhos que Floresceram como a palmeira. Crescero como o Cedro no Lbano. Ele o Senhor, dEle vem a uno. Ele mesmo d as estratgias, pois o seu propsito que sejamos ganhadores de almas e tenhamos sucesso na viso. Para isto importante ressaltarmos algumas recomendaes que o Senhor em sua palavra nos traz. 2: Estar sempre disposto a aprender a crescer: Efsios 4:12 ... Seguindo a Verdade Cresamos em tudo naquele que a Cabea, Cristo. Crescer em Cristo significa estar sempre pronto pra ouvi-lo e obedece-lo em todas as circunstancias seja para edificao pessoal ou no contexto de submisso a liderana. A vida crist consiste em um constante crescimento, precisamos desenvolver um nvel de relacionamento onde estaremos sempre com os olhos fitados no Senhor, dispostos a seguir sua vontade pra nossas vidas e cumprir o seu propsito. 3: No ser menino agitado pelo vento: Efsios 4:14 No ser influencivel, estar firme, comprometido com Jesus e Sua Igreja. O que pode nos tirar a ateno: Profecias Mdia (testemunhos) 4: Aprender a viver no foco certo, (Ex:) Decidir sua clula Lutar pra ser Consolidador de algum Fazer cumprir etapas, que so: o Pr-encontro o Encontro o Ps-encontro o Escola de Lideres o Ser um lder de Clulas

o Re-encontro o Encontro de Lideres 5: Ter uma vida de Orao e Santidade

89

6: Ter um Corao sensvel, tratvel, ou seja, que permite correo e orientao. (Mateus 13:23). 7: Estar disposto a abrir sua vida financeira pra abenoar a casa de Deus com seus recursos. 8: Ter a iniciativa de representar com coragem e ausadia o Reino de Deus: Em seu trabalho e em os seus contatos, aproveitando todas as oportunidades que Deus te der: Em sua escola No contexto familiar Em sua empresa Nos momentos de lazer Enfim seja ousado e perspicaz, esteja atento a tudo ao seu redor para no perder a oportunidade de representar o Reino de Deus em qualquer situao. (ster 4:14). 9: Faa o Ps-encontro 10: Faa Escola de Lideres Para voce ser treinado 11: V para uma Clula Seja um discpulo para crescer Informaes ao Ministrador: Aps a ministrao desta palavra, ministrar a uno de multiplicao a todos os encontristas e retirar uma Oferta de gratido selando este momento.

90

3 DIA 4 PALESTRA TEMA: BATISMO NO ESPRITO SANTO TEXTO: ATOS 1:8 Introduo: Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm, como em toda a Judia, e at aos confins da terra. O Batismo no Esprito Santo a experincia de se receber um revestimento de poder (Lucas 24:49), um batismo com fogo (Mateus 3:11), onde a pessoa preenchida, envolvida pela glria de Deus, o batismo no Esprito Santo significa a plenitude do Esprito possuindo a plenitude do homem. Ningum pode ser 100% feliz na vida ministerial se no for cheio do Esprito Santo. para todos os que professam a f em Jesus (Atos 2:39 e Joo 14:12-17) um dos alvos principais de Cristo (Mateus 3:11) Significa experimentar a plenitude (Atos 1:5; 2:4). O propsito do Batismo no Esprito Santo ... concernente a Jesus de Nazar, como Deus o ungiu com o Esprito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele. (Atos 10:38) Manifestar o Esprito Santo a cada um, individualmente, visando uma atuao til na obra de Deus. Uma manifestao do Esprito Santo na qual a Sua presena, a Sua glria, e a Sua operao fazem-se presentes atravs de cada um dos colaboradores (I Corintios 12:7). Capacitar para um testemunho eficaz, testemunho com poder. (Atos 1:8). Dar a identidade de filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo. O selo do Esprito Santo nossa identidade no mundo espiritual (Efsios 1:13).

Quando estamos cheios do Esprito Santo o mundo das trevas nos identifica e treme. O revestimento do Esprito uma poderosa arma contra satans, um revestimento total. Para sermos cristos tivemos que nascer do Esprito de Deus. Para vivermos como cristos e alcanarmos a maturidade depois do novo nascimento devemos ser guiados constantemente pelo Esprito Santo. Atravs do Esprito Santo somos levados a um plano de vida sobrenatural. Na histria da Igreja, no decorrer do tempo, muitos receberam o mover do Esprito, mas no aproveitaram esse presente, no fizeram uso desse dom. Mas hoje, vivemos em meio a uma grande gerao proftica e Deus derramar do Seu Esprito sobre toda a carne. Porque a terra se enchera do conhecimento da glria do Senhor, como guas cobrem o mar. (Isaias 11:9). Os resultados do Batismo no Esprito Santo Mais sensibilidade contra o pecado (Joo16: 8) Uma vida que glorifica a Jesus Cristo (Joo 16:13-14 Atos 4:33) Mensagens profticas e louvores (Atos 2:4-17 I Corintios14: 2,15) Vises da parte do Esprito (Apocalipse 9:1-20) Manifestao dos dons espirituais (I Corintios12: 4-10) Maior desejo de o orar e interceder (Atos 2:41-42, Romanos 8:26). O Esprito Santo foi nica fonte de poder no ministrio de Jesus. Foi a uno de Deus que levou Davi vitria contra Golias. Assim tambm em ns, a uno de Deus em nossas vidas que foram identidade de guerreiros do Senhor. Condies para receber o Batismo no Esprito Santo Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador (Atos 2:38-40) Buscar e obedecer a Deus (Atos 5:32) Consagrar-se e dedicar-se a Ele (II Timtio2: 21) Desejar esse batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Esprito Santo (Joo7: 37-39, Mateus 5: 6). Pedir a Deus em orao (Lucas 11:13 e Romanos 8:14-17)

91

Falar em lnguas um das evidncias do Batismo com Esprito Santo (Atos 2:4) Falar em lnguas uma manifestao sobrenatural do Esprito Santo. uma expresso vocal inspirada pelo Esprito Santo, mediante a qual o crente fala numa lngua que nunca aprendeu (Atos 2:4, 10:44, 19:1-6, I Corintios 14:14-15)

92

As lnguas podem ser humana (Atos 2:6), desconhecidas na terra (I Corintios 13:1; 14:2). Falar em lnguas pode ser um sinal eteno no batismo no Esprito Santo, mediante o qual o esprito do Crente e o Esprito Santo se unem em louvores, oraes ou profecias. Falar em lnguas um dom (I Corintios 12:4-10). Tem dois propsitos: Falar em lnguas com interpretao para edificao (I Corintios 14:5, 6, 13, 14). Falar um lnguas como devoo entre o crente e Deus, para edificao pessoal (I Corintios 14:2-4, 14). A necessidade de estar cheio do Esprito Santo Propsito de Deus que sua Igreja esteja sempre estabelecida com o leo do Esprito Santo, esteja cheio do Esprito Santo (Mt. 25:1-13). Enchimento traz nova graa e novo nimo Esprito Santo traz luz sobre o nosso entendimento (Efsios 1:18) Batismo no Esprito Santo uma conquista de Jesus para que as Sua Igreja viva em plenitude (Joo 16:76 e Lucas 24:49). Somos ungidos para vencer as hostes de satans, e nunca para sermos vitimas de seus ardis. Concluso: Todos ns precisamos ser cheios do Esprito Santo, necessitamos ser renovados nEle. No duvidemos de milagres, porque quando vivemos no mover do Esprito Santo, tudo pode acontecer em nossa vida. Neste momento ministraremos esse batismo, atravs de Jesus, que Aquele que batiza no Esprito Santo.

Fim de preleo

93

Instrues para o Ministrador: Mande afastar os bancos ou cadeiras para que haja mais empaco. Comece louvando e exaltando o nome do Senhor Jesus. Utilize musicas que enfatize a presena do batismo no Esprito Santo. Comece a ministrar em cada pessoa o batismo no Esprito Santo, permita que oram lnguas, orem livremente, e que os que ainda no oram, sejam ministrados, para que recebam esse sinal. Obs: Nesse momento muitos sero cheios do Esprito Santo, estaro orando em lnguas e o Esprito Santo se mover livremente. Deixe-os serem ministrados por Deus.

Momento surpresa
Aps a orao e ministrao do batismo no Esprito Santos encontristas so convidados a voltarem sentar-se, fecharem os olhos por algum tempo e permanecerem orando. Nesse instante as lembraas-supresas so arrumadas em uma mesa ou no palco. Toda a equipe que trabalhou no Encontro deve ficar alinhados um ao lado do outro, na frente, impedindo que os encontristas vejam as lembranas. As mesmas devem ser identificadas como nome de cada encontristas de forma bem legvel. A direo espiritual apresenta a equipe que trabalhou durante todo o Encontro e pele palmas de agradecimento. Diz tambm que a equipe no se preocupa s com parte espiritual, mas que pensa tambm no aspecto fsico e emocional. Ento, pede que a equipe saia da frente e mostra os presentes. Pede-se que algum abra as lembranas at que todos as recebam. Duas pessoas passam a chamar os encontristas pelo nome, enquanto outras vo entregando os presentes.

94

Coloca-se uma musica ao fundo, enquanto eles abrem os presentes. Este um momento muito especial e deve ser preparado pela Turma do Correio. Deixe-os vontade: uns choram, outros riem, outros lem as cartas emocionadas, etc. Aps este momento o lder espiritual pode perguntar: como o Encontro? E todos responderam: TREMENDO!! Este o momento para lembrar aos encontristas que tero responsabilidade de: Irem ao Ps-encontro (Obrigatoriamente) Matricular-se na Escola de Lideres Faa com os encontristas o Voto de Compromisso, ou seja leve-os a se comprometerem a no dizer, a outras pessoas que ainda no fizeram o Encontro, absolutamente nada sobre o que ocorreu nesse trs dias. Peaos por ficarem de p e repetirem o seguinte compromisso: Eu me comprometo a no mencionar nada do que aconteceu no Encontro. Terei a responsabilidade de incentivar outros a fazerem o Encontro e a experimentar como o Encontro TREMENDO!!. Aps o momento surpresa os encontristas devem se preparar para retornar a Igreja, todos devem ir juntos para serem recepcionados, e esta recepo deve ser preparada antecipadamente por uma equipe desiguinada com antecedncia pela coordenao do encontro.

95

Ps-Encontro
E depois de terdes vencido tudo, permanecerei inabalveis (Efsios. 6:13)

Informaes Gerais do Ps-Encontro Para o Ministrador


Nos Encontro as pessoas so impactadas como que o Senhor ministra. O Ps-Encontro visa solidificar o ensino ministrado durante o Encontro. O Ps-Encontro uma serie de 4 reunies, cada uma com a durao de uma hora, durante 4 semanas, que acontecem aps o Encontro, ou 2 reunies com 2 horas de durao cada. realizado a fim de: Fortalecer o novo convertido ou o lder Consolidar mais intensamente o novo convertido Solidificar o crescimento da f do novo convertido Implantar a viso com qualidade Firmar nos caminhos do Senhor o novo convertido, atravs da conscientizao da Palavra. Estimular a cumprir o propsito ganhar vidas Alertar o novo convertido sobre os contra-ataques do diabo. No Ps-Encontro, o Discipulador deve: Cobrir o corao do novo convertido de uno, graa e fora. Ele precisa saber que o Senhor bom e que traz estas bnos. A pessoa fica enriquecida na f. Se voce no tem voce no pode dar, temos quer ter uma vida de orao e consagrao.

96

Preparar o discpulo para permanecer firme ao contra ataque do inimigo (Efsios 6:11-13). Vencer e estar atento a ciladas do diabo, suas armas seus laos. Ensinar o discpulo a proibir e inoperar as retaliaes de diabo (Marcos 3:27). Amarar as aes do inimigo e nome de Jesus. Fortalecer o ensino, para que no sejam pegos de surpresa. (Marcos 3:27). Firmar o discpulo no propsito de Deus, mostrando que ele no pode perder a noo da caminhada. Ensinar sobre submisso, uno e vida de Deus nessa nova fase (Atos 20:24). Levar uma vida casta diante de Deus. Incentivar e encaminhar o discpulo a fazer a Escola de Lideres. Administrao: Desde o Encontro, avisar sobre a necessidade de estarem no PsEncontro. Mesmo local do Pr-Encontro pode ser utilizado pra o Ps-Encontro, desde que mantenham o mesmo clima de aprendizado. Ministrador deve ser escalado com antecedncia. Seguir os mesmos preceitos do Pr-Encontro. Usar as mesmas musicas que foram usadas no Encontro no fundo.

97

1 PALESTRA TEMA: VENCENDO O CONTRA ATAQUE O INIMIGO (A IMPORTNCIA DO PS-ENCONTRO) TEXTO: MATEUS 4 / I PEDRO 5:8 Conscientize seu Rebanho: Todo propsito e plano que so srios e de carter profundamente espiritual atraem o contra ataque do inimigo. Mencione testemunhos e alerte os discpulos a aprenderem a vigiar e a entenderem que o adversrio poder usar a famlia, os amigos, etc. Aps o Encontro, o inimigo tentar nos intimidar para sairmos da beno. Muitas situaes satans armar para tentar nos prender. O que devemos fazer, ento? Entender que estamos no meio de uma batalha espiritual e que temos que resistir ao inimigo. Os contra-ataques do inimigo viro, por isso temos que resistir ao inimigo. Os contra-ataques do inimigo viro, por isso devemos estar vigilantes e preparados. No Encontro Deus realizou uma obra maravilhosa e especifica na sua Vida. Isto foi um ataque ao reino das trevas, pois o diabo perdeu mais uma batalha na sua vida. E, como estamos em meio a uma guerra, o reino inimigo est preparando um contra ataque. por isso que voc precisa participar do Ps-Encontro, para saber como vencer o contra-ataque do diabo. O CONTRA-ATAQUE DO INIMIGO: De aonde vem o contra ataque? Satans utilizar as reas de fragilidade da nossa alma. O contraataque vir por uma rea que lhe afeta, mexe, assusta, amedronta (nunca por uma rea em que voc j esteja plenamente curado). Satans vira para afrontar, dizendo que nada do que lhe aconteceu no Encontro realmente vai permanecer em voc. Foi assim com Jesus

quando saiu do Encontro de 40 dias com Deus no deserto satans veio afronta-lo. Suas reas de fragilidade podem ser: brigas, lcool, drogas, amigos mundanos, prostituio, brincadeiras sujas, adultrio, insubmisso, grosseria, namoro ilcito, famlia, etc. O inimigo chega na hora que voc tem o desejo ou a necessidade. (tentao).

98

As armas da nossa milcia no so carnais, mas sim poderosa em Deus para destruio das fortalezas, derrubamos raciocnios e toda altivez, que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento obedincia de Cristo. II Corntios 10:4-5. Satans far tudo para afetar a sua comunho com Deus, para promover o desanimo: este o alvo do inimigo. O nosso despreparo permite que o desanimo venha. O diabo tem estratgias para destruir sua vida. Estas estratgias so fraudulentas, sujas, satans tem um currculo sujo. Como neutralizar o contra-ataque? Lembre-se: Se voc est num contra-ataque porque antes voc atacou. Voc no atacou sozinho, Jesus estava com voc. Esteve no Encontro e estar para sempre com voc. Ele vencedor, est sua frente. Agora, para satans lhe vencer, ter que vencer Jesus; como isso no possvel, porque Jesus j o venceu, voce est seguro. Assegure-se da sua vitria: venha o que vier, voc vencedor. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou Romanos 8:37. Tenha a linguagem de Jesus na sua boca durante o contra-ataque. Voc uma nova criatura, no deve responder da forma que fazia antes. Voc precisa agir como Jesus agiria na situao que est enfrentando. Aprenda a calar na maioria das vezes. No agrida, no discuta, no murmure Cuide da sua lngua (Tg. 3:1-12). Creia na grande obra que Jesus fez, e ainda est fazendo, na sua vida. Est escrito: Sem f impossvel agradar a Deus. A f o escudo para apagar os dardos inflamados de satans contra voce (Ef. 6:16). Dardos so lanas, no mundo fsico; no mundo espiritual so ingerncias na mente, nas emoes, ou mesmo no corpo. So situaes ou pensamentos que satans lana para que caiamos na armadilha dele.

A f na Palavra de Deus, o agir e o falar direcionado pelo Esprito Santo faro com que voc envergonhe o inimigo e ele ter que desistir de voc. Quando voc for agredido aprenda a agir no Esprito. Se algum vier a voc com pedra, v com amor. (Gl. 5:22-23). No lute contra as pessoas, lute contra satans e seus demnios. Est escrito: Nossa luta no contra a carne e o sangue, mas sim contra satans e seus agentes (Ef. 6:12). Por isso, ore, busque a Deus, pea conselhos ao seu discipulador, no v pela sua prpria carne, pelo seu prprio desejo: agora voce uma nova criatura (II Co. 5:17). Orientao para o ministrador: Ore por todos. Leve-os cruz novamente. Siga os mesmo desgnios da palestra Cruz. Promova o mesmo sentimento de alegria e quebrantamento pela presena do Senhor experimentando no Encontro. Diga para eles que eles so mais do que vencedores e o inimigo no podem os deter. Utilize a mesma msica tocada no Encontro. Incentive-os sobre a Escola de Lideres. Estabelea o horrio para a prxima reunio e motive-os a no falta.

99

100

2 PALESTRA TEMA: CONSERVANDO A LIBERTAO E A CURA INTERIOR TEXTO: EFSIOS 6:10-18 Revestindo-se de toda a Armadura de Deus Introduo: No podemos ter mais aquelas enfermidades e seqelas que tnhamos antes de Cristo. Cingindo-se com a verdade: Viver o que se prega. Vestindo-se com a couraa da justia: (Vestimenta) Confiar em Cristo, sem Ele ns no somos nada. Calando os ps com a preparao do evangelho da paz: Somos pessoas de paz, sem briga com esposa, filhos, maridos. A serpente fere o calcanhar e se no estivermos calados seremos atingidos. Embraando sempre o escudo da f: A f exercitada apaga os dardos do maligno. Ns estamos constantemente da mira do inimigo (I Corntios 15:30). Tomando o capacete da salvao: Ter certeza de salvao, viver esta salvao. Tomando a espada do Esprito, que a Palavra de Deus: Saber usar a espada ela tem poder, a palavra precisa estar no nosso corao, precisamos est sujeito a Deus para depois resistir satans e ele fugira de ns (Tiago 4:7). Orando em todo o tempo no Esprito: Orao e Suplica em todo o momento de nossa vida Confessando a Beno Declaraes negativas caracterizam a influncia demonaca. Confisso positiva f expressada. Confesse aquilo que a Palavra de Deus diz. Qualquer outra declarao abrir a porta ao inimigo.

101

Guardemos firme a confisso da nossa esperana, pois fiel aquele que fez a promessa Hebreus 10:23. No voltar a pensar ou sofrer por aquilo que j foi perdoado e confessado. No abrir porta para o inimigo em nenhuma rea de nossa vida. Permanecendo nas Escrituras Jesus resistiu s tentaes de satans pelo uso das Escrituras. A Palavra um espelho para a alma; lmpada para os ps, mostra claramente o caminho (Salmos 119:105); alimento para o esprito (I Pedro 2:2 e Mateus 4:4). Ningum pode conservar sua libertao por muito tempo sem que a Palavra de Deus seja um fator primordial em sua vida. Bem aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele como arvore plantada junto a corrente de guas que, no seu devido tempo d o seu fruto, e cuja folhagem no murcha; e tudo quanto ele faz ser bem sucedido Salmos 1:1-3. Crucificando a Carne Tome sua cruz diariamente e siga a Jesus (Lucas 9:23). Quebre os hbitos ligados com os espritos do mal. Se os vcios, desejos e concupiscncias no esto entregues ao p da cruz, o caminho para a volta dos demnios est aberto (Glatas 5:19-21,24). Ainda que voc sinta um intenso de voltar a pratica do pecado, diga no a si mesmo, renuncie, lute. No atenda aos apelos da carne. Desenvolvendo uma vida de Louvor e de Orao Continua O louvor cala o inimigo. (Davi tocava a harpa e o esprito maligno saia de Saul). No devemos louvar apenas quando temos vontade, mas em todo momento, mesmo que o nosso corao esteja triste, ou que as situaes sejam adversas. Isto sacrifcio de louvor ao Senhor (Hebreus 13:15). O louvor deve ser a expresso de gratido a Deus, expresso de adorao e alegria atravs do falar, cantar, danar, tocar instrumentos, bater palmas, etc.

A Palavra nos exorta a orar sem cessar (I Tessalonicense 5:17). Devemos ora no Esprito (em lnguas) e tambm no entendimento. (I Corntios 14:14).

102

Mantendo uma vida de comunho e um ministrio espiritual A ovelha que anda desgarrada a que est em maior perigo. Juntese ao rebanho de Jesus. Procure cumprir sua funo dentro co Corpo de Cristo. Deseje os dons espirituais e deixe-os operarem, atravs de voce, sendo til na Igreja (I Corntios 12:7-14). Mantenha-se submisso autoridade. Sempre procure seu discipulado para lhe ajudar. Busque a comunho com os irmos. Esteja sempre disponvel. Entregando-se por completo a Cristo Determine que cada pensamento, palavra e ao reflitam a natureza de Cristo. Permanea em Cristo, de modo que o fruto do Esprito possa fluir em abundancia. Os espritos demonacos so inimigos do fruto do Esprito. A f e a confiana em Deus so as armas mais poderosas contra as mentiras do diabo. Embaando sempre o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno (Efsios 6:16). Fechando as janelas da Alma. Olhos cuide com seus olhos, desvie o olhar de coisas impuras, filtra tudo. Ex: alguns programas de TV, revistas pornogrficas, no se olha duas vezes para a mulher, etc. Ouvidos no oua tudo que lhe dizem. Voce pode at escutar, mas no retenha, no deixa entrar para o corao. Tato no toque em coisas imundas. Ex; sexo fora do casamento. Olfato evite perfume associados ao departamento sexual. Ex: incenso etc. Paladar no coma nem beba alimentos consagrados a dolos, pois por detrs de cada dolo existem, demnios. (I Corntios 10:20). Cumprindo esses itens, sua casa (vida) ficar repleta da presena de Deus, depois da limpeza pela qual passar. Mesmo que voc peque, dando assim brecha para o inimigo, lembre-se que Jesus perdoa todos os seus pecados, quando voce os confessa e se arrepende. Dessa forma, repreenda o inimigo utilizando sua autoridade espiritual. No aceite acusaes e caminhe firme na sua libertao,

confessando o que a Palavra diz: Se o Filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Joo 8:36). Uma libertao total foi o que Jesus tornou possvel a ns. Ande totalmente liberto diariamente. No aceite menos do que isso! Porque se ns, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho, muito mais, estando j reconciliados, seremos salvos pela Sua vida. (Romanos 5:10).

103

Orientao para o ministrador: Faa uma orao de batalha espiritual pedindo a cobertura do sangue do Cordeiro revestindo-se com a armadura de Deus. Ministre sobre eles neutralizando toda a cilada de satans. Incentive a classe a no faltar escola batismal. Fale sobre a escola de Lideres.

104

3 PALESTRA TEMA: AS REAS DE CONTRA-ATAQUE TEXTO: XODO 14:9 / TIAGO 4:4 / I CORNTIOS 15:30 Introduo: Depois que o povo de Israel tinha sado do Egito, Fara armou contra-ataque (Ex. 14). Satans quer fazer o mesmo. Jesus nos tomou das mos de satans, mas o inimigo quer nos pegar de volta para sermos seus escravos. Ao declarar sua libertao, o diabo vai querer agir. Jesus nos tirou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. (Colossenses 1:13) Porque estamos ns tambm a toda hora em perigo (I Corntios 15:30) s vezes nos pomos em perigos ... Precisamos estar vacinados contra o pecado. O inimigo perde quando nos vencemos costumes e hbitos maus AS REAS DE CONTRA-ATAQUE Amigos do passado (Tiago 4:4). Eles viro para o persuadir na f: Ah, voce doido! Voce vai virar marrequinha? Ns sentimos a perda dele. Vo nos criticar com gozaes. Viro fazer observaes sobre sua f e vida. Traro novas propostas para tentar nos impedir de prosseguir firmes na f. O que fazer?

105

Resistir firme para no perder a comunho com Deus. (J 1:1-2, manter sua fidelidade a Deus). Procurar lembrar dos ensinamentos recebidos, at que esteja firmado; talvez precise mudar de hbitos, ter novos amigos. Fugir do homem mau (canal). Por que? Com ele o nvel de conversao no bom, e as ms conversaes corrompem os bons costumes (I Corntios 15:33). No voltar a se alianar com os incrdulos (Salmos 1:1). Evite sadas com seus antigos amigos se voce sabe que eles vo lhe chamar para o caminho mau, evite estar em rodinhas de piadas, pois estas sempre tendem a pornografias, e eles certamente escarnecero da sua deciso por Cristo. Deus dar estratgias. O discipulador lhe ajudar nesse processo, e O Senhor lhe dar novas estratgias para ganhar seus amigos para Jesus, mas no volte para o mundo. Algum da sua famlia Satans pode tentar usar algum da sua famlia para desanima-lo. Por que da famlia? Porque a ferida feita por uma pessoa que amamos di muito mais do que aquela feita por algum com quem no temos tanto afeto. Temos que rejeitar toda idia que vem contra a nossa f. As pessoas de dentro de casa sero ganhas por voc (Atos 16:31). Desde o dia que voce aceitou a Jesus como teu Salvador satans armou ciladas e jogou setas para que voce encontrasse lutas, palavras de criticas e desmotivadora dentro da sua prpria famlia, para te desacreditar. Satans vai querer que voce desista e para tal usar diversos argumentos. Voce vai conquistar cada membro da sua famlia atravs da orao. Diga: A MINHA FAMLIA NO FICAR NAS MOS DO INIMIGO. Saude (xodo 23:25) O diabo vai querer mexer em sua saude. Lembre ao inimigo que Isaias 53 uma verdade. Finanas (Filipenses 4:19) Seja fiel no pouco e sobre o muito o Senhor o colocar. (Isaias 1:19 / Lucas 16:10). Seja fiel nos dzimos e nas ofertas (Malaquias 3:10). visvel a beno para os fiis, as brechas so fechadas, ento, vo aparecendo coisas novas para abenoar sua vida (II Corntios 8:9).

106

Ataques na mente e na alma O tempo todo voce poder sentir a vontade de questionar, dizendo: Ser que isto verdade? Estou mesmo no lugar certo? A nossa mente um campo de batalha e o diabo nos ataca. Rejeite todo pensamento do inimigo, em nome de Jesus (Filipenses 4:8). Recebemos a mente de Jesus Cristo, por isso Ele vai transforma-la, tirar todo o lixo do diabo (Romanos 12:1-2). Diga: Fora os padres do mundo, eu sou de Deus!. A mente renovada transforma o mundo (Romanos 12:1-2). Nossa mente dominada pelo que ns ouvimos, vemos, lemos, sentimos. Voce gastou muito tempo da vida se expondo ao que no era de Deus, agora ter que trabalhar sua mente pela Palavra. Gaste tempo lendo a Bblia, orando e jejuando at que sua mente esteja limpa e cheia de Jesus. Orientao para o ministrador: Ore pelos encontristas ministrando a beno de Deus e que os mesmos sejam fortalecidos no Senhor, permanecendo em Seus caminhos. Incentive-os a matricularem-se desde j na Escola de Lideres para que haja continuao do processo de Deus em suas vidas.

107

4 PALESTRA TEMA: COMO POSSO DETER SATANS? TEXTO: MARCOS 3:27 / EFSIOS 6:10-18 Introduo: Satans no o senhor do universo, ele no onisciente, nem onipresente, nem onipotente. Jesus nos deu toda a autoridade para determos o maligno e destruirmos as obras de satans (Lucas 10:19). COMO DETER SATANS? Amarando as foras das trevas (Marcos 3:27 / Lucas 11:21-22) Prender as foras demonacas um ensino de Jesus. Ele nos ensinou que quando um valente guarda a sua casa, se faz necessrio que um mais valente venha e o amarre para que sua casa seja saqueada. (Lucas 11:21-22). Satans se acha valente, mas h um povo autorizado a pisar serpente, escorpies e toda a fora do maligno (Lucas 10:19). Ns somos este povo com autoridade para manietar, prender, amarrar o diabo. Quando algum est preso, por mais que queira reagir, ele no tem como o fazer. Usando a autoridade dada por Deus A Bblia diz que Deus nos d o cetro de autoridade. Domine o inimigo, no seja dominado por ele (Lucas 10:17-19). Declare: Eu tenho a promessa; o inimigo no me toca. (I Joo 5:18-19). Evitando brechas Por que o inimigo toca em alguns de ns? Devido brecha, a portas abertas para sua atuao. Como so abertas? Pecado Desobedincia deliberada (Romanos 6:23) Medo O amor lana fora o medo (I Joo 4:189)

108

Desconfiana (falta de f) coloca em suspeita o carter de Deus. (I Joo 5:10) Incredulidade No creio que Deus far (Romanos 8:31 / Hebreus 11:6). Quando abrimos precedentes deixamos a carne em operao Conhecendo os inimigos O mundo se vence com orao (Mateus 7:7-8) A carne se vence com jejum (Mateus 17:21) O diabo se vence pela palavra e sangue de Cristo (Apocalipse 12:11 / Mateus 22:29) Como guerreara contra satans? Pelo poder do sangue de Jesus (Apocalipse 12:11) Pelo poder do nome de Jesus (Marcos 16:17) Revestindo-se de toda armadura de Deus (Efsios 6:10-18) Fechando as portas. Se as portas forem fechadas, a vitria estar instalada (Efsios 4:27).Hoje precisamos fechar as portas do medo, da insegurana, da incredulidade e outras. (I Timtio 1:7) Submetendo-se a Deus, obedecendo a Palavras, sendo fiel (Tiago 4:4 e Malaquias 3:11). O contra-ataque vem do adversrio e ele no brinca. No se pode vacilar. Satans o nosso adversrio declarado. Temos a certeza que o poder de Jesus Cristo em ns maior do que qualquer fora inimiga, mas no podemos esquecer que estamos em batalha espiritual. (I Joo 4: 4). COMO VENCER O CONTRA-ATAQUE? Saiba quem voc Eu vou vencer porque eu sei que Deus , e sei quem sou em Cristo: sou mais que vencedor (Romanos 8:37) Maior o Senhor que vive em mim do que o diabo (I Joo 4:4) A autoridade que est em mim d-me autoridade sobre principados (Lucas 10:19) Conhea o plano da Cruz Seu preo quanto vale o plano da cruz No baixa a guarda Esteja alerta o tempo todo

109

Retenha a confisso para o pecado Anule os argumentos e a condenao do inimigo contra voce. No dei lugar ao diabo (Tiago 4:7). Como conservar a vitria Confessando a Palavra, retendo a confisso da f e da esperana. Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4:13) Em todas as coisas sou mais do que vencedor (Romanos 8:37) Minhas necessidades so supridas segundo as riquezas de Cristo (Filipenses 4:19) Pelas pisaduras de Jesus eu fui sarado (Isaias 53:5)

O que acontecer com o encontristas depois do Ps-Encontro: Dever estar debaixo do acompanhamento de seu discipulador semanalmente. Dever imediatamente se encaminhado para a Escola de Lideres. L ele ser edificado e crescer na viso Solicitar que eles sempre estimulem outros a participarem do Encontro, pois este tremendo. Posteriormente ele ser convocado a participar de um Reencontro.

Orientao para o ministrador: Ore por todos ministrando a beno de Deus e que os mesmos sejam fortalecidos no Senhor, permanecendo em Seus caminhos. Incentive-os a no faltarem aos eventos da Igreja.

Foi Tremendo!

110

You might also like