You are on page 1of 19

CURSO DE UNIX I por rodrigo feher <feher@ibm.

net> * Historia O sistema operacional UNIX nao foi feito como algo comecial, mas como uma ferramenta para hackers, feito POR programadores PARA programadores. So para ter uma ideia, os primeiros releases eram chamados de PWB (Programmer's Work Bench). O primeiro UNIX foi escrito por Dennis Ritchie e Ken Thompson, na AT&T Bell Labs, para uso prprio. Ultilit rios foram escritos a medida que eles tinham problemas a resolver. Pelo simples motivo que o Bell Labs nao era uma empresa de computadores, o source code foi compartilhado para universidades. Programadores brilhantes escreveram seus proprios programas e adicionaram ao UNIX. Nestes 20 anos o UNIX foi ganhando cada vez mais programas, cada vez mais usuarios. Hoje em dia e praticamente impossivel falar em Internet sem falar em UNIX. * O Shell Talvez uma das razoes do poder do UNIX e que voce nao "fala" com o sistema diretamente. Ao contrario, voce "fala" com um programa chamado shell. O que o shell faz e pegar tudo aquilo que voce digita e interpretar, tomando a acao desejada, como executando um programa ou coisa parecida. Por exemplo, quando voce digita um comando para mostrar todos os arquivos que comecam com a letra "m": $ cat m??? O shell procura pelos arquivos, faz uma lista deles, chama o programa cat e pede para ele mostrar os arquivos da lista. O comando cat chama o kernel atraves das "system calls" para pegar cada arquivo no disco e mostrar seu conteudo na tela. Por que isso e importante? Primeiro, porque voce pode escolher entre diferentes shells, cada um com diferentes funcoes e regras. Segundo porque e importante saber quais as regras que o shell usa para interpretar o que voce digita, para obter-se o resultado desejado. Por exemplo, a regra basica que o shell usa para o espaco (" ") e separar os argumentos da linha de comando. Porem, as vezes, voce quer que o shell interprete-os de forma diferente. O shell permite que voce pegue uma frase como um unico argumento. Voce pode fazer isso usando as aspas basicamente, como no exemplo abaixo: $ grep "Isso e apenas um parametro" arquivo.txt Se voce entender como o shell interpreta a linha de comando isso pode ser muito util em dezenas de casos, principalmente quando estiver lidando com asteriscos ("*").

Segue abaixo a relacao entre o kernel e os programas. +--------------------------------------------------------------------+ | USUARIO +---+----------------------------------------------------------------+ | dados e comandos ^ ^ | do usuario | | | | saida | saida v | | +-------------------+ | | | shell +----+ transferencia +--+--+ | comandos internos +----------------------> | cat | +-------+---------- + de controle +--+--+ | | | | "system calls" v v +-------------------------------------------------------------------+ | Kernel de UNIX e Drivers +-------------------------------------------------------------------+ |

Vale lembrar que alguns comandos fazem a entrada de dados diretamente do usuario, sem a intervencao do shell. Nestes casos o unico papel do shell e chamar o programa. Um editor de texto, por exemplo, quase sempre inclue seu proprio interpretador de comandos e suas proprias regras.

CURSO DE UNIX II por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Os Programas Funcionam Juntos No UNIX a maioria dos programas foram desenhados para justamente trabalharem juntos. Isso e realmente maravilha (como voce vai perceber ao longo do curso) pois voce nunca vai ter que reinventar a roda. :-) Para a melhor interacao entre os programas, um ultilitario deve seguir os tres conceitos basicos: * Dentro do possivel, a saida de um programa deve ser usavel como a entrada de outro. * Toda a informacao que um programa necessitar deve ser passada em um unico "stream" ou especificada na linha de comando. Um programa nao deve perguntar dados ao usuario ou fazer uma formatacao desnecessaria da saida. * Se nenhum argumento for passado na linha de comando, a entrada deve ser feita pela stdio (entrada padrao, normalmente o teclado) e a saida deve ser feita pela stdout (saida padrao, normalmente a sua tela). Os programas que forem escritos seguindo as "regras" acima podem ser facilmente usados como filtros. A barra vertical "|" representa o pipe, isso e, "pegue a saida do programa da esquerda como entrada". Com isso voce podera pegar a saida de um comando de procura, jogar para outro que colocara a saida em ordem alfabetica e este entao jogar o resultado para um arquivo.

Isso fica assim (veremos isso mais tarde, nao se preocupe se nao entender - o intuito e apenas demostrar o poder da linha de comando): $ find -name "aula_unix*" -print | sort > indice.txt Que tal? :-)

CURSO DE UNIX III por rodrigo feher <feher@ibm.net> nota: eu estava lendo as aulas I e II e achei melhor antes de dar os comandos basicos do UNIX apresentar rapidamente quais sao os shells mais populares. * Os Diversos Shells Como voce pode ver na aula I, existem muitos shells disponiveis; tambem e muito importante saber usa-lo, ja que isso e vital para o total aproveitamento do UNIX. Na maioria dos sistemas operacioais, o shell (ou interpretador de comandos) e parte interna do sistema operacional. No UNIX isso e totalmente diferente. O shell e apenas mais um programa, que vai proteger voce do kernel - e o kernel de voce! :-) Existem uma grande diversidade de shells disponiveis, onde voce esta livre para escolher aquele que mais se adapta a voce. Os mais comuns sao: * sh O Bourne Shell (tem esse nome por causa do seu criador - Steve Bourne) e o mais antigo dos shells atualmente disponiveis. Ele e bastante primitivo. E quase sempre usado para a programacao de shell por alguns motivos que irei provavelmente mostrar em alguma outra aula. * csh O C Shell foi desenvolvido em Berkeley (para quem nao sabe, quem faz os "BSDs": FreeBSD, NetBSD, etc) como parte da sua implementacao do seu UNIX. E de longe o mais popular e usado shell disponivel. Ocasionalmente o csh nao e encontrado em um System V UNIX, porem e bastante raro. Possui varias coisas que o sh nao tem - e fazem bastante falta. Sao elas o controle de tarefas (jogar um programa para background, foreground, etc) e o "history", entre outras. Nao e aconselhavel se escrever shell scripts para ele, pois possui varios bugs. Entretanto para o uso normal, voce nao percebera nada. * jsh Uma nova versao do Bourne shell que possui a implementacao de controle de tarefas. Disponivel apenas para o System V Release 4 UNIX. * ksh

O Korn Shell (tem esse nome por ter sido criado por David Korn) e compativel com o Bourne shell, entretanto tem a maioria das facilidades do C shell implementada e mais algumas totalmente novas como a edicao do "history". E mais confiavel que o csh. * bash Este e o Bourne-Again Shell. Foi desenvolvido pela GNU. Possui a maioria das funcoes do C shell e do Korn shell e mais um comando de ajuda interno. Fora isso ainda existem shells como o tcsh (Turbo C Shell), que e apenas uma variacao do tradicional C Shell. * Como Identificar O Shell Que Esta Usando Basicamente voce pode identificar que shell esta usando pelo prompt: "%" para o csh e "$" para o sh. Porem como e possivel a customizacao do prompt, talvez isso nao funcione em casos de prompts redefinidos. Para se certificar, use um dos comandos abaixo: $ grep "seu nome de login" /dev/passwd Caso esteja usando NIS, use: $ ypcat passwd | grep "seu nome de login" No meu caso a saida sera: feher:x:501:100:Rodrigo Feher:/home/feher:/bin/bash Note que o nome do shell e o ultimo parametro, onde eles sao separados por ":". Logo, o meu default e o Bourne-Again Shell. Apenas por curiosidade os campos sao login, senha (criptografada), User ID, Group ID, nome real, homedir e shell default.

CURSO DE UNIX IV por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Os Comandos Internos e Externos A maioria dos comandos que voce executa sao externos. Por exemplo, quando voce quer listar os arquivos de um diretorio e digita "ls" voce esta usando um programa externo (/bin/ls). Entretanto, quando usa o comando "cd" para mudar de diretorio voce esta usando um comando interno do shell. O shell nao cria um novo processo para rodar comandos internos. A grande vantagem dos internos sobre os externos e a velocidade: comandos externos precisam que o shell use as chamadas "fork" e "exec" para criar um subprocesso. Veremos mais tarde varios casos onde isso e vital para o nosso programa e/ou shell script. Vejamos como o shell interpreta o que voce digitou: se existir algum comando interno com aquele nome, ele e executado. Se o comando digitado contiver o path absoluto (veremos mais tarde) como "/bin/ls" entao esse e executado mesmo se houver algum comando interno com o mesmo nome. Caso nao exista nenhum comando externo com aquele nome e voce nao expecificou o path absoluto entao o shell procurara no seu path pelo programa.

O path e apenas uma string, que expecifica onde o shell deve procurar pelos programas externos. Ele e geralmente especificado nos seus arquivos de configuracao (veremos mais tarde, tambem). Normalmente programas de uso geral sao localizados no diretorio "/bin", alguns tambem ficam em "/etc", porem sao normalmente apenas usandos pelo administrador do sistema. O path fica armazenado numa variavel ambiental (veremos mais sobre isso depois) chamada PATH. Provavelmente sera algo como: PATH=/bin:/usr/bin:/usr/local/bin:/home/seulogin/bin: Os varios lugares especificados, como voce pode ver, sao separados por ":". O shell faz a procura dos programas externos nos diretorios que voce especificou na ordem em que sao declarados. * Arquivos no UNIX Como em todo sistema operacional, os arquivos sob o UNIX possuem nomes. Normalmente esses nomes nao tem restricao quanto ao tamanho, exeto em algumas versoes mais antigas onde o limite era 14 caracteres. Teoricamente os arquivos sobre UNIX podem conter qualquer caractere, exeto a barra "/". Entretanto e altamente recomendavel que voce use apenas letras e evite a pontuacao, pois isso podera causar alguns problemas quando voce tiver que acessar um arquivo. Use as regras abaixo quando for nomear um: * Maiusculas e Minusculas. O UNIX e sempre case-sensitive, ou seja, letras maiusculas sao tratadas diferentemente das minusculas (ao contrario do DOS, Windows 95, OS/2, etc). O que isso significa? Voce pode ter no mesmo diretorio simultaneamento os arquivos "ABCD", "AbCd", "abcd" e assim em diante. * Underscore (_) Underscores facilitam a criacao de um arquivos com um nome composto de varias palavras. Evite usar o espaco para nao ter problemas futuros. Em vez de criar um arquivo chamado "planilhajan96" use "planilha_jan_96". * Pontos (.) Os pontos sao usandos frequentemente para especificar o tipo do arquivo. Por exemplo, arquivos como "aaa.c" geralmente sao programas escritos em C, enquanto um arquivo do tipo "aaa.txt" geralmente sera um texto. Fora o ponto evite usar outros tipos de pontuacao. Uma coisa muito importante sobre delecao de arquivos: uma vez deletado, o arquivo nao pode ser mais recuperado. Logo tome muito cuidado quando usar wildcards com o comando "rm" ou similar.

CURSO DE UNIX V por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Wildcards

[para os usuarios que estao migrando do DOS] Antes de mais nada, precisa ficar bem claro para os usuarios do DOS que os wildcards no DOS funcionam de forma muito diferente em relacao ao UNIX: quem os interpreta e o shell. Como assim? Se voce mandar um programa no DOS mostrar todos os arquivos de um diretorio, usamos por exemplo "dir *.*", o shell passa o parametro "*.*" para o comando "dir" e este ira fazer a procura dos arquivos correspondentes, mostrando-os na tela. No UNIX e diferente: quem faz a procura e o shell. Por exemplo, quando digitamos o comando "ls *", o shell primeiro pre-processa a linha, expandindo o "*" para todos os arquivos do diretorio e entao executando o "ls" usando como argumento os arquivos achados em uma lista concatenada, usando o espaco (" ") como separador de campos. Se voce tiver acesso a uma maquina que rode UNIX, experimente executar o comando "echo *" e entao entendera melhor o que eu estou dizendo. [pronto, so isso... :-) Agora iniciamos a nossa aula.] Como na maioria dos outros sistemas operacionais, os shells do UNIX tem a facilidade dos wildcards, porem com muito mais poder. Veremos agora algumas maneiras de se abreviar o nome de um ou mais arquivos. Comecaremos a demonstrar o uso dos wildcards pelo mais simples: o ponto de interrogacao ("?"). O shell ira interpreta-lo como um unico caractere. Por exemplo: voce quer listar todos os arquivos que comecam com "curso_unix_" e possuem mais um caractere. Faremos a procura usando a string "curso_unix_?". Com isso, o shell ira expandir a string acima transformando-a no resultado da busca. Se no diretorio houver os arquivos "curso_unix_1" e "curso_unix_2", o shell passara como argumento ao programa: "curso_unix_1 curso_unix_2". Agora vamos ver o wildcard "*". Ele e praticamente igual ao "?" com a diferenca que ele significa "zero ou mais caracteres". Se tivermos num diretorio os arquivos "curso_unix_1", "curso_unix_2" e "dummy.tar.gz", usando-se "curso*" o shell fala a expansao para "curso_unix_1 curso_unix_2". As vezes voce precisara ser mais restrito quando for especificar um grupo de arquivos. Na pratica, para achar todos os arquivos de um diretorio que terminam com a letra "Z" ou "z", voce deve usar o wildcard "[]". Fica assim: "*[Zz]". Com isso serao localizados arquivos como "teste.Z", "abobora.z", "xyz", "xyZ", etc. Em outras palavras, o wildcard "[]" sempre ira corresponder-se a um dos caracteres da lista que for especificada. Vale lembrar que se voce quiser, por exemplo, achar todos os arquivos que terminarem com as letras de "b" ate "l" voce pode usar: "*[b-l]". Resumo pratico: Wildcard ? * Equivale a... Um unico e qualquer caractere Zero ou mais caracteres

[ab] [a-z]

Ou "a" ou "b" Caracteres de "a" ate "z"

Vale a pena lembrar que os wildcards apenas sao expandidos para nomes de arquivos que ja existam, logo, se voce quiser criar dez arquivos, de "carta_1" ate "carta_9" e usar "carta_[1-9]" voce nao obtera sucesso. Para isso voce deve usar o operador "{}", que veremos brevemente numa proxima aula. Caso queira ir mais fundo nos wildcards, consulte a manpage do seu shell. Para o bash, fica "man bash", para o csh, fica "man csh" e assim por diante. * Extensoes de Arquivos Apenas para referencia, segue uma tabela de como identificar qual o tipo do arquivo usando-se como referencia a sua extensao. Vale lembrar que isso nao vale para 100% dos casos, ja que ninguem e obrigado a usar esta convencao. Extensao O arquivo e' um... .c Source code de um programa escrito em C. .h Header de um program escrito em C. .f Source code de um programa escrito em FORTRAN. .o Arquivo objeto (compilado). .s Source code de um programa escrito em assembly. .Z Arquivo comprimido pelo programa compress. .[1-8] Source code para uma "manpage". .tar Arquivo "tarado". .gz Arquivo comprimido pelo programa gzip. .tgz Arquivo "tarado" e comprimido pelo gzip. .txt Arquivo texto. .shar Arquivo shell. .sh Script para o Bourne shell. .csh Script para o C shell. .ps Arquivo fonte para postscript Extensao O arquivo e' um... .c Source code de um programa escrito em C. .h Header de um program escrito em C. .f Source code de um programa escrito em FORTRAN. .o Arquivo objeto (compilado). .s Source code de um programa escrito em assembly. .Z Arquivo comprimido pelo programa compress. .[1-8] Source code para uma "manpage". .tar Arquivo "tarado". .gz Arquivo comprimido pelo programa gzip. .tgz Arquivo "tarado" e comprimido pelo gzip. .txt Arquivo texto. .shar Arquivo shell.

.sh .csh .cs

Script para o Bourne shell. Script para o C shell. Arquivo fonte para postscript

CURSO DE UNIX VI por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Usando O Operador "{}" Continuando a aula passada, vamos agora aprender como usar as chaves. Vale lembrar que elas nao funcionam em qualquer shell, algumas implementacoes nao possuem esta facilidade. Vamos ao que interessa. As chaves possuem uso semelhante ao dos colchetes, com uma diferenca: elas podem ser usadas em qualquer caso, nao apenas quando o arquivo o qual voce quer se referenciar exista. Digitando no shell: $ echo "aula_unix_{um,dois}" Voce obtera: aula_unix_um aula_unix_dois Uso pratico: voce quer extrair planilhas de um arquivo .tar. Vejamos como fica: $ tar xvf planilhas_1995.tar planilha_{jan,fev,mar} O shell ira expandir as chaves, passando para o tar como parametros as palavras formadas. Neste caso voce nunca poderia ter usado qualquer outro wildcard, ja que o shell nao conseguiria expandi-los pela simples causa da inexistencia dos arquivos no diretorio corrente. * A Estrutura em Arvore do Disco Antes de comecar a demonstrar os comandos mais usados no UNIX, e importante que voce saiba como e organizado o disco. Os arquivos estao todos dentro de diretorios (sao como gavetas), sendo que sao permitidos diretorios aninhados. Para os usurios do DOS e bom lembrar que as barras usadas sao ao contrario. Por exemplo, se no DOS voce se referencia a um arquivo como "\tmp\abc" no UNIX voce usaria "/tmp/abc". Segue abaixo como voce se referenciaria a todos os diretorios mostrados na arvore acima: / /bin/ /usr/ /home/ /etc/ /usr/bin/ /usr/X/ /home/feher/ /home/joao/

Ficou claro? Se voce estiver no diretorio "/home/feher/", por exemplo, e quiser se referenciar ao "/home/joao/", voce pode usar "../joao/". O ".." e sempre um link para o diretorio "de baixo". * O Home Directory No UNIX, quase sempre todo usuario tem seu home directory. E neste local que voce ira guardar os seus seus arquivos em geral, salvas algumas exessoes. Os homedirs originalmente foram colocados em "/usr/", porem hoje em dia e muito comum voce encontra-los em "/home/" ou "/u/". Independente de onde voce estiver no filesystem, digitando apenas "cd", sem nenhum argumento, voce ira automaticamente voltar ao seu homedir. E muito interessante como voce pode se referenciar a um homedir. Assumindo-se que seu homedir esta em "/home/feher/", e seu nome de login e "feher" voce pode se referenciar ao diretorio "/home/feher/bin/" usando apenas "~/bin/". Como voce deve ter percebido, o shell ira entender o "~" como homedir. E se voce quisesse se referir ao subdiretorio "bin/" no homedir do usuario "joao"? Basta voce usar "~joao/bin/". Note que se voce digitar, por exemplo, "cd ~joao" o shell expandira o til e entao chamara o comando cd, que recebera como parametro "/home/joao/". * Paths Absolutos e Paths Relativos A diferenciacao entre paths absolutos e relativos e muito simples. Se comecar com uma barra ("/"), o path e absoluto. Caso contrario, e relativo. Se voce estiver no diretorio "/home/feher/" e digitar "cd bin", voce ira para o diretorio "/home/feher/bin/". Caso digite "cd /bin" entao ira para "/bin/" (estou assumindo que os diretorios especificados existam. Caso contrario voce recebera uma mensagem de "diretorio nao encontrado").

CURSO DE UNIX VII por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Como Funciona Mais "Intimamente" o Filesystem do UNIX Quando falamos no filesystem do UNIX, nao podemos deixar de falar do mais importante: a palavra chave e "inode". O inode e a estrutura de dados que mantem todas as informacoes essenciais sobre os arquivos. Ele abriga: * UID e GID do dono do arquivo. * As permissoes do arquivo. * O timestamp do arquivo (informacoes sobre a ultima modificacao, ultimo acesso, etc). * O tipo do arquivo (arquivo de dados, device, imagem da memoria, etc).

O comando "ls -l" mostra quase todas as informacoes acima, "ls -i" mostra o inode. Todos os filesystems tem um numero pre-definido de inodes, determinados na sua criacao; e isso que vai determinar o numero maximo de arquivos que o ele pode guardar. As vezes, mesmo nao sendo muito comum, voce tera ter bastante espaco livre entretanto nao podera criar novos arquivos. Este caso identifica o esgotamento de inodes livres. O numero de inodes nao pode ser redefinido sem que haja perda de dados, ou seja, o filesystem tem que ser recriado. * As Diversas Permissoes de Acesso a um Arquivo Como o UNIX e um sistema operacional multiusuario, seria impossivel administra-lo sem que se tivesse permissoes de arquivos. As permissoes sao baseadas em dois conceitos: o de usuario e grupo. Todo usuario tem uma unica conta, com um unico nome de login e um unico UID (o numero de identificacao do usuario - consulte as aulas anteriores para informacoes de como achar seu numero atraves do arquivo passwd) (*). Todo usuario tambem e membro de um ou mais grupos (no BSD e em algumas outras implementacoes do UNIX, voce e membro de todos os grupos os quais voce tem acesso, simultaneamente. Em outros sistemas, para mudar o grupo ativo voce devera usar o comando "newgrp"). O seu grupo primario e especificado no arquivo passwd (normalmente em "/etc/"). Caso o operador do sistema deseje lhe dar acesso a mais grupos, voce sera adicionado no arquivo group (tambem normalmente em "/etc/"). Quando voce cria um arquivo ele sera automaticamente setado para o seu grupo primario ou para o grupo do dono do diretorio em que ele esta sendo criado. Exeto em sistemas que possuem quota, voce pode mudar o dono (apenas o root) e o grupo (apenas para algum o qual voce pertenca) com o comando chown e/ou chgrp (veremos mais adiante). Por exemplo, eu pertenco aos grupos "users e "staff". Quero mudar o grupo do arquivo "planilha_jan96", que esta em "users", para "staff": $ chgrp staff planilha_jan96 Agora vejamos como e formada as permissoes de leitura, escrita e execucao. Todo arquivo possui tres diferentes sets de permissoes: um para o dono do arquivo, outro para o grupo o qual o arquivo pertence e outro para os outros (ou seja, todos exeto os usuarios que nao se enquadrarem em nenhuma das especificacoes anteriores). A permissao de escrita e simbolizada pela letra "w", a de leitura pela letra "r" e de execussao pela letra "x". Usando a saida do comando "ls -l", temos abaixo: -rw-r--r-- 1 feher users 0 Mar 29 17:12 planilha_dez94 O arquivo "planilha_dez94" possui um set de permissoes de "rw-r----". Desmembrando, temos:

* "rw-" para o dono do arquivo. Significa: "tem acesso a escrita e leitura, porem nao pode executar o arquivo". * "r--" para os usuarios pertencentes ao grupo do arquivo. Significa: "tem acesso a leitura, porem nao pode escrever nem executar o arquivo". * "---" para os outros usuarios. Significa: "Nao tem acesso nem a leitura, nem a escrita e nem para a execucao do arquivo". Agora que voce ja conhece as permissoes, vejamos elas mais intimamente, a nivel de bits (parcialmente): execucao -----------+ escrita --------+ | leitura ---+ | | | | | | | | +---+---+---+ | 0 | 0 | 0 | +---+---+---+ Agora (totalmente), englobando os tres sets de permissoes: dono do usuarios outros arquivo do grupo usuarios +---+---+---++---+---+---++---+---+---+ | 0 | 0 | 0 || 0 | 0 | 0 || 0 |0 | 0 | +---+---+---++---+---+---++---+---+---+ Um bit setado ("1") significa "sim", caso contrario ("0") significa nao. Agora vejamos como vamos formar o set de permissoes na forma de numero em base octal: um bit setado para leitura soma 4, um bit setado para escrita soma 2 e um para execucao soma 1. Por exemplo, tenho acesso a leitura, para escrita mas nao para execucao. Fica 4 +2 + 0 = 6. Logo, concluimos a tabela abaixo: Octal Permissao 0 "---" 1 "--x" 2 "-w-" 3 "-wx" 4 "r--" 5 "r-x" 6 "rw-" 7 "rwx" Sendo assim, um arquivo com permissao "rwxr-x--x" tera permissao 651. Ficou claro? A primeira vista isso nao teria ultilidade, porem voce ficara surpreso quando for usar o comando "chmod" (veremos brevemente).

CURSO DE UNIX VIII por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Os Atributos SUID e SGID Os atributos SUID e SGID tem uma funcao muito especial no UNIX: uma vez executados o seu UID e/ou GID e alterado. No caso do atributo SUID estar presente, voce passa a ter a identidade do dono do arquivo; no caso do SGID voce passa a ser do mesmo grupo a qual o arquivo pertence. Vale lembrar que a identidade e apenas mantida naquele programa, apenas durante a sua execucao. Mas qual seria a ultilidade de um programa com esses atributos? Por exemplo, voce quer que um usuario possa fazer a impressao de um documento. Para isso, ele precisara ter permissao de acesso ao device da impressora. Porem nao voce que quer que esse usuario possa fazer qualquer coisa com aquele device, voce quer apenas que ele use-o pra impressao. Qual a saida? Setar atributos SUID ou SGID ao programa que fara a impressao. Assim voce limitara o seu acesso. Seja muito cauteloso quando for criar um programa SUID ou SGID: 90% dos casos de buracos na seguranca sao causados esses programas. Um exemplo classico foi um worm (se nao me engano foi em 1989) que praticamente derrubou toda a Internet: ele usava um bug de um programa com SUID (o sendmail). Outro exemplo recente e o webserver httpd, da NCSA. Rodando com SUID root, um bug nele comprometeu a seguranca de milhares de computadores. * O Superuser (no caso do UNIX, o root) Em um sistema multiusuario seria impossivel fazer a administracao sem algum "super" usuario. No UNIX ele e o root (UID 0). Rapidamente: o root pode fazer praticamente qualquer coisa: ler arquivos (mesmo sem ter permissao), mudar permissoes, matar e mudar a prioridade qualquer processo, etc. * Como Funcionam as Permissoes para Diretorios Os diretorios no UNIX usam as mesmas permissoes que os arquivos, porem elas sao interpretadas diferentemente. Para voce poder listar os arquivos de um diretorio, voce precisa ter o atributo "r" setado. Caso nao tenha, voce ainda pode acessar arquivos do mesmo, porem com uma restricao: voce tera que saber previamente o nome do arquivo que voce quer acessar. Diretorios como "rwx--x--x" sao muitas vezes chamados de "black boxes". O atributo de execucao (search bit) e o mais importante: caso voce nao tenha ele setado, nada podera ser feito, o diretorio esta "fechado". O atributo de escrita determina se voce tera permissao de criacao e modificacao de um arquivo. *NUNCA*, repito, *NUNCA* sete isso para o seu homedir. Algum ususario mal intencionado pode preparar uma "surpresinha" para voce.

Como sempre, o root e uma excecao: ele passa por cima de todos os atributos. Em outras palavras, ele pode escrever, ler, etc em qualquer diretorio (claro que em casos como volumes montados como "ro", a escrita nao e permitida; isso vale para os demais casos). * Programas em Background: Como funciona O UNIX sendo um sistema multitarefa, permite que voce rode varios programas simultaneamente. Fazendo uma compilacao em background: % cc program.c & [1] 1297 % Como voce pode perceber, o simbolo "&" significa: "execute em background". O numero entre colchetes e chamado de "job number" e o numero que o segue e o PID (process ID). * Mais Sobre Programas em Background No C Shell, Korn Shell, Bash, etc voce tem a facilidade do chamado "job control". Com isso voce podera manipular os processos com muito mais facilidade. Veja como funciona: * Para colocar um programa rodando em background (se voce esqueceu o "&", por exemplo: % cc program.c <Ctrl-Z> Stopped % bg [1] cc program.c Como voce pode perceber, depois que o Control-Z foi pressionado no teclado, o programa foi suspenso e voce retornou para o shell. Neste ponto o programa esta totalmente parado. Depois foi dado o comando "bg". Isso faz que o ultimo programa em estado "stopped" seja colocado em background. Para jogar o ultimo programa parado de background para foreground, use o comando "fg". Caso tenha varios processos rodando em background, voce pode ter uma lista deles usando o comando "jobs". Para colocar em background o job numero "3": % bg %3 Para colocar em foreground o job numero "2": % fg %2

CURSO DE UNIX IX por rodrigo feher <feher@ibm.net> * Um Pouco Mais Sobre Processos em Background No Bourne Shell, caso voce queira colocar uma serie de comandos em background, separados por ";", voce devera usar os parenteses. Por exemplo:

$ sleep 15; ls & O "&" ira apenas afetar o ls, ou seja, o resultado obtido sera uma espera de 15 segundos em foreground e entao a execucao do comando ls em background. Neste caso, voce devera usar: $ (sleep 15; ls) & Com o comando acima voce obtera o resultado desejado. Outra coisa que acontece no Bourne Shell e que quando voce da um logout todos os seus programas que foram colocados em background sao terminados. Para evitar isso, use o comando "nohup". Por exemplo, para fazer uma compilacao em background, independentemente se voce der um logout: $ nohup cc program.c & [1] 3409 $ logout * Passwords no UNIX O UNIX sendo um sistema operacioal multiusuario acaba implicando na necessidade do usuario ter permissoes restritas. Isso normalmente e feito atraves de passwords. Seja muito cauteloso quando for escolher um password: uma escolha errada pode se tornar numa grande dor de cabeca. No UNIX os passwords estao guardados (de modo criptografado) no arquivo "/etc/passwd". Quando voce tenta logar no sistema, o programa "login" nao faz a descriptografia da sua senha e compara com o que voce entrou, mas sim criptografa o que voce entrou e compara com o que esta no "passwd". Se bater, ela esta correta. Como voce pode perceber, uma senha criptografada *NAO* pode ser simplesmente descriptografada por um algoritimo reverso: ele nao existe. * O Algoritimo crypt O algoritimo "crypt", baseado no DES, e usado pelo UNIX para fazer a criptografia dos passwords. Ele usa uma chave de 56bit (oito caracteres low-ascii) para encriptar blocos de texto de 64bit. Hoje em dia nao ha nenhum metodo conhecido que consiga quebrar o algoritimo em pouco tempo, pelo fato dele ser "one way". A criptografia dos passwords e feita da seguinte maneira: pega-se o password do usuario como chave de criptografia e criptografa-se um bloco de 64bit de zeros. Entao o processo e repetido, num total de 25 vezes. No final, adiciona-se o sal(*), e entao 64bit criptografados sao transformados em uma string de 11 caracteres, que sao guardados em "/etc/passwd". Para se ter uma ideia, na epoca que este processo foi idealizado o processador PDP-11 demorava algo em torno de um segundo para completar o processo.

Mas nao para por ai. Para eliminar a possibilidade de se usar algum tipo hardware especializado em quebrar senhas, Robert Morris e Ken Thompson (os idealizadores) adicionaram o chamado "sal". O sal e um numero de 12bit, ou seja, entre 0 e 4095, que muda o resultado do que o DES retorna. Sendo assim, cada password pode ser criptografado de 4096 maneiras diferentes! Quando voce muda seu password, o programa "passwd" escolhe qual sal usar baseado no relogio do computador. Vejamos abaixo uma tabela de passwords, sais, etc. password sal pass. criptografado nutmeg Mi MiqkFWCm1fNJI ellen1 re re79KNd7V6.Sk Sharon ./ ./2aN7ysff3qM norahs am amfIADT2iqjAf norahs 7a 7azfT5tIdyhOI Note como o password "norahs" foi criptografado de duas maneiras diferentes por terem sais diferentes.

CURSO DE UNIX X por rodrigo feher <feher@ibm.net> * O Comando "ls" Como em qualquer outro sistema operacional, o UNIX tambem possui um comando para listar arquivos. Ele e o "ls". Na sua forma mais reduzida, ou seja, sem nenhum parametro, voce obtera como saida uma listagem em formato horizontal com os arquivos do diretorio corrente: $ ls Documentos.tar.gz backup.tar.gz bin/ planilha_fev96 planilha_jan96 Caso voce queira uma saida em formato longo, use o parametro "l". $ ls -l total 1 -rw-r--r-- 1 feher -rw-r--r-- 1 feher drwxr-xr-x 2 feher -rw-r--r-- 1 feher -rw-r--r-- 1 feher users users users users users 0 Apr 13 10:14 Documentos.tar.gz 0 Apr 13 10:14 backup.tar.gz 1024 Apr 13 10:14 bin/ 0 Apr 13 10:13 planilha_fev96 0 Apr 13 10:13 planilha_jan96

Vamos interpretar a saida deste comando: (nao vale para todos os UNIXes) O primeiro bloco faz referencia as permissoes do arquivo (sobre permissoes, consulte a aula 7), exeto o primeiro caractere. Ele significa:

+-----------+----------------------------------+ | Caractere | Significado | +-----------+----------------------------------+ | | arquivo normal | | d | diretorio | | c | dispositivo de caracteres | | b | dispositivo de blocos | | l | symbolic link | | s | socket (apenas em alguns UNIXes) | | p | FIFO (apenas em alguns UNIXes) | +-----------+----------------------------------+ O segundo bloco indica quantos hard links (veremos mais tarde) ele possue ou em caso de diretorios, quantos arquivos la existem. O terceiro bloco indica o nome do dono do arquivo. Caso voce obtenha um numero, significa que o sistema nao pode associar o UID ao nome do seu dono (provavelmente foi deletado sua entrada no arquivo "passwd"). O quarto bloco indica a que grupo o arquivo pertence. Vale o comentario do paragrafo acima: caso voce obtenha um numero, o sistema nao pode assiciar o GID ao seu nome (so que neste caso provavelmente nao foi encontrado a sua entrada no arquivo "groups"). O quinto bloco indica o tamanho do arquivo. O sexto, setimo e oitavo indicam a data e hora da sua ultima modificacao. Finalmente, o nono bloco e o nome do arquivo. No UNIX os arquivos que comecam com um ponto (".") ficam ocultos na listagem. Para mostra-los, use o parametro "a". Veja como fica a saida do comando "ls -la": total 1 -rw-r--r-- 1 feher -rw-r--r-- 1 feher drwxr-xr-x 2 feher -rw-r--r-- 1 feher -rw-r--r-- 1 feher -rw-r--r-- 1 feher users users users users users users 0 Apr 13 10:14 Documentos.tar.gz 0 Apr 13 10:14 backup.tar.gz 1024 Apr 13 10:14 bin/ 0 Apr 13 10:13 planilha_fev96 0 Apr 13 10:13 planilha_jan96 0 Apr 13 10:13 .signature

Para mostrar um diretorio em vez de seu conteudo, use o parametro "d". Para obter o inode de cada arquivo, adicione o parametro "i". Usando-se o parametro "F", no final do arquivo sera adicionado um simbolo indicando qual e o seu tipo, para facilitar na sua identificacao. Veja a tabela abaixo: +---------+----------------+ | Simbolo | Significado | +---------+----------------+ | (nada) | arquivo normal | | * | executavel | | / | diretorio | | = | socket |

| @ | simbolic link +---------+----------------+

Lembre-se sempre que voce pode especificar nomes de arquivos (usando wildcards ou nao) e diretorios ao comando ls. Nao importanto onde voce esteja, para listar os arquivos do diretorio "/usr" basta voce usar "ls /usr". Vale lembrar que voce na maioria dos casos voce pode usar varios parametros simultaneamente. Nota: o comando "ls" e realmente muito completo, com dezenas de parametros. Caso voce queira algo mais especifico, procure consultar sua manpage. * O Comando "cd" Como voce ja deve ter percebido lendo as aulas anteriores, o comando "cd" muda de diretorio. Sua sintaxe e muito simples, bastando apenas voce especificar como parametro o diretorio de destino. Por exemplo, para mudar o diretorio corrente para "/usr/local/bin" usa-se "cd /usr/local/bin".

CURSO DE UNIX XI por rodrigo feher <feher@ibm.net> * O Comando "rm" Como no DOS existe o comando "del", no UNIX o equivalente e o "rm". Sua sintaxe e um tanto quanto simples: para remover o arquivo "misc.txt": $ rm misc.txt Para remover recursivamente use o parametro "r". Por exemplo, para remover os arquivos do diretorio "teste": $ rm -r teste Caso voce tente remover algum arquivo que seja seu, mas nao tenha setado o atributo de escrita "w", o programa ira lhe perguntar se tem certeza que deseja fazer aquilo. Para passar por cima disso, use o parametro "f" (force). $ rm -f homework.tex O parametro "f" tambem ignora arquivos nao existentes e nunca faz perguntas ao usuario. Dica: para remover um diretorio e tudo que ha dentro dele, use em combinacao os parametros "f" e "r". Fica: $ rm -fr teste Isso ira eliminar todos os arquivos pertencentes a teste e tambem a propria entrada do diretorio. Portanto, tome *muito* cuidado ao usar este comando desta maneira.

Nota: sempre que for apagar algum arquivo, pense duas vezes: uma vez apagado, o arquivo muito dificilmente podera ser recuperado. Nao existem ferramentas como o "undelete" (DOS) para UNIX. O parametro "i" e exatamente o inverso do "f": ele causa uma execucao interativa do programa. A cada arquivo que for processado sera pedida uma conformacao do usuario. * O comando "mv" O comando "mv" serve para mover ou renomear (o que acaba dando na mesma) arquivos e diretorios. Com ele voce pode desde renomear um simples arquivo ate mover toda uma arvore de diretorios para outro lugar. Para renomear o arquivo "teste.html" para "beta1.html": $ mv teste.html beta1.html Tome bastante cuidado ao tomar atitudes como esta: caso o arquivo beta1.html ja existir, ele sera destruido! O parametro "i" causa a execucao do comando "mv" no modo interativo: para cada arquivo que sera destruido o programa pedira a confirmacao por parte do usuario. Caso voce especifique mais que dois arquivos, automaticamente o programa percebera que voce quer mover um grupo de arquivos para outro diretorio. Neste caso o ultimo parametro deve ser um diretorio; caso contrario uma mensagem de erro sera emitida. Para mover todos os arquivos que comecam com "a" para "/usr/a" e todos que comecam com "b" para "/usr/b": $ mv a* /usr/a $ mv b* /usr/b * O comando "cp" O comando "cp" serve para fazermos copias de arquivos. Na sua forma reduzida, remos: $ cp sent-mail-jan96 backup O comando acima ira fazer uma copia do arquivo "sent-mail-jan96" para o arquivo "backup". Use tambem com cautela este comando: voce podera facilmente destruir arquivos importantes se o alvo da copia for um arquivo ja existente! Para evitar problemas, use o parametro "i": ele executa o programa em modo interativo. Como no comando "mv", sera pedida uma confirmacao antes que o arquivo seja destruido. Algumas versoes do programa "cp" possuem o parametro "r". Ele e usado para fazer copias de arvores completas. Por exemplo: $ cp -p /usr/X11 /backup O comando acima ira fazer uma copia recursiva do diretorio "/usr/X11" para "/backup".

You might also like