You are on page 1of 84

IFSC

Hidrulica, Eletrohidrulica e Eletropneumtica

IFSC SUMRIO: Assunto Noes bsicas de hidrulica Lei de Pascal Vantagens do acionamento hidrulico Fluidos Bombas Cavitao Reservatrio Presso Instrumentos indicadores Escoamento Fluxo em paralelo Fluxo em srie Pneumtica Caractersticas do ar comprimido Propriedades fsicas dos gases Transformao de temperatura Produo de ar comprimido Reservatrio de ar comprimido Tubulaes e conexes Unidade de conservao Elementos de trabalho Elementos de comando e regulagem Tipos de acionamento Representao de seqncia de movimentos Esquemas de comando Converso pneumtica de sinais Equipamentos eltricos Equipamentos de sada de sinal Montagem de tarefas de pneumtica Montagem de tarefas de eletropneumtica Montagem de tarefas de hidrulica Simbologia

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

pg 03 03 04 04 05 05 07 08 08 09 10 11 12 12 12 13 13 15 16 18 19 21 25 31 32 32 34 36 36 48 60 70

IFSC 1- Noes Bsicas de Hidrulica

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1. Hidrulica: utiliza um lquido confinado (leo/gua) para transmitir movimento multiplicando foras. Para ganhar em fora, perde-se em deslocamento. Pelo fato de usar lquido praticamente incompressvel, a transmisso de movimentos instantnea.

1.1. Lei de Paschal: se aplicarmos uma fora em uma rea (rolha) em lquido confinado, o resultado ser uma presso igual em todas as direes.

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

F P
A

F = Fora (Kgf) P = Presso (Kgf/cm) A = rea (cm)

rea da Circunferncia: A = 0,7854 x d

1.2. Vantagens do acionamento hidrulico: - Velocidade varivel atravs da vlvula reguladora de fluxo; - Reversibilidade atravs da vlvula direcional; - Parada instantnea atravs da vlvula direcional; - Proteo contra sobre carga atravs da vlvula de segurana ou limitadora de presso; - Dimenses reduzidas.

1.3.Fluido definido como sendo qualquer lquido ou gs. Entretanto, em hidrulica, refere-se ao lquido utilizado como meio de transmitir energia (leo ou gua). 1.3.1. Funes do fluido hidrulico: - Transmitir energia; - Lubrificar peas mveis; - Vedar folga entre essas peas mveis; - Resfriar ou dissipar calor; - Limpar o sistema. 1.3.2. Principais fluidos hidrulicos: - gua (com aditivo); - leos minerais; - Fluidos sintticos; - Fluidos resistentes ao fogo (emulses de glicol em gua, solues de glicol em gua e fluidos sintticos no aquosos).

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1.3.3. Viscosidade: a caracterstica mais importante a ser observada na escolha de um fluido hidrulico. Pode ser definida como sendo a medida de resistncia do fluido ao se escoar, ou seja, a medida inversa da fluidez. Se um fluido escoa com facilmente, sua viscosidade baixa e pode-se dizer que o fluido fino ou lhe falta corpo. Um fluido que escoa com dificuldade tem alta viscosidade. Neste caso, diz-se que grosso ou tem bastante corpo. Quanto maior for a temperatura de trabalho de um leo, menor ser sua viscosidade, ou seja, a viscosidade inversamente proporcional temperatura de trabalho.

1.4. Bomba Hidrulica utilizada nos circuitos hidrulicos para converter energia mecnica em energia hidrulica. Ela responsvel em criar fluxo de fluido para o sistema. A bomba hidrulica no gera presso. A presso s criada quando houver restrio passagem de fluxo.

Motor

Acoplamento

Bomba Hidrulica

Fluxo Hidrulico

Presso Atmosfrica

Reservatrio

Motor eltrico: converte energia eltrica em movimento mecnico rotativo. Acoplamento: transfere movimento mecnico rotativo do motor para a bomba. Bomba hidrulica: converte movimento mecnico rotativo em fluxo hidrulico. Reservatrio: armazena o fluido hidrulico. 1.4.1. Cavitao: a entrada de ar, pela tubulao de entrada de leo para a bomba, para o sistema hidrulico. Pode ser provocada por filtro entupido ou at nvel de leo baixo no reservatrio. A cavitao deixa o sistema trabalhando irregularmente e a bomba barulhenta.

IFSC 1.4.2. Classificao das bombas:

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1.4.2.1 Bombas hidrostticas: so bombas de deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotao ou ciclo. Como nas bombas hidrostticas a sada do fluido independe da presso, com exceo de perdas ou vazamentos, praticamente todas as bombas necessrias para transmitir fora hidrulica em equipamentos industriais, em maquinaria de construo e em aviao, so do tipo hidrosttica. Os tipos de bombas hidrostticas mais comuns encontradas so: de engrenagens, de engrenagens internas, de lbulo, tipo gerator, de palhetas balanceadas e no balanceadas, de pisto radial e axial.

Bomba de Engrenagens

Bomba de Rtulo

Bomba de Engrenagens Internas

Bomba de Gerator

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Bombas de Engrenagens

1.4.2.2 Bombas hidrodinmicas: so bombas de deslocamento no positivo, usadas para transferir fluido e cuja nica resistncia criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Por isso, so raramente utilizadas em circuitos hidrulicos, pois quando aumenta a resistncia passagem de fluido, reduz o seu deslocamento. 1.4.2.3 Deslocamento: o volume de lquido transferido durante uma rotao da bomba e equivalente ao volume de uma cmara, multiplicado pelo nmero de cmaras que passam pelo prtico de sada da bomba durante uma rotao.

1.5. Reservatrio

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1.6. Presso: Podemos definir como sendo a restrio passagem do fluxo, ou ainda como a fora exercida por unidade de superfcie. 1.6.1. Presso absoluta: a soma da presso atmosfrica mais a sobrepresso (aquela indicada pelo manmetro). 1.6..2. Presso relativa: tambm chamada de sobrepresso (aquela indicada pelo manmetro), no est includa a presso atmosfrica. 1.6..3. Presso atmosfrica: a presso exercida por uma coluna de mercrio (Hg) de 76 cm de altura, a 0C de temperatura, ao nvel do mar (barmetro de Torricelli).

1.6.4. Unidades de presso mais utilizadas nas indstrias: atm, bar, kgf/cm e PSI (Libras por polegada quadrada) 1.6.5. Para clculo aproximado: 1atm = 1bar = 1kgf/cm = 1kp/cm = 14,7 PSI

1.7.Instrumentos indicadores: Os instrumentos indicadores mais utilizados em hidrulica e tambm em pneumtica so: manmetro, vacumentro e o termmetro.

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1.7.1. Manmetro: instrumento utilizado para indicar presso.

1.7.2. Vacumetro: instrumento utilizado para indicar vcuo (ausncia total ou parcial de ar).

1.7.3. Termmetro: instrumento utilizado para indicar temperatura.

1.8. Escoamento As molculas de um fluido que se movimentam em tubulaes atritam-se umas s outras e com as paredes da tubulao, provocando perdas de foras. A velocidade de fluxo recomendada no sistema leo hidrulico podem ser: Presso bar Tubos de presso P < 50 50 < p < 100 100 < p < 200 P < 200 Tubos de suco -0,3 < p 1,5 Tubos de retorno 2 < p 20 2-3
9

Velocidade m/s 4 45 56 6-7 0,5 1,5

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1.9. Fluxo em srie e em paralelo 1.9.1. Fluxo em paralelo Uma caracterstica peculiar a todos os lquidos o fato de que eles sempre procuram os caminhos que oferecem menor resistncia. Assim, quando houver duas vias de fluxo em paralelo, cada qual com resistncia diferente, a presso s aumenta o necessrio e o fluxo procura sempre a via mais fcil.

10

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

1.9.2. Fluxo em srie

11

IFSC 2 - Pneumtica Caractersticas do ar comprimido

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

2. Pneumtica a cincia que estuda as propriedades fsicas do ar e de outros gases. 2.1. Pneumtica utiliza ar sobre presso (ar comprimido) para transmitir movimento mecnico (linear ou rotativo) multiplicando foras. 2.1.1. Ar compressvel. 2.1.2. leo/gua incompressvel. 2.1.3. Ar comprimido ar atmosfrico com volume reduzido. 2.2. Caractersticas do ar comprimido: 2.2.1. Vantagens: Volume Temperatura Construo Transporte Segurana Velocidade Armazenagem Limpeza Regulagem

Segurana contra sobrecarga 2.2.2. Desvantagens: Preparao Compressibilidade Custo

Potncia

Escape ruidoso/desperdcio Rentabilidade (estudo da utilizao)

2.3 Propriedades fsicas dos gases: 2.3.1. Ar: o ar pode ser comprimido ou expandido, dependendo da variao da temperatura, presso e do volume. 2.3.2. A lei de Boyle-Morriotte: (transformao isomtrica). F1 F2 ar confinado a uma temperatura constante F3 p1 . v1 = p2 . v2
V1 V2 V3

2.3.3. Lei de Gay-Lussac: a uma presso constante (transformao isotrmica). V1 : V2 = T1 : T2 V1


T1

V2 T2

12

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

2.3.4 Lei de Charles: a um volume constante (transformao isobrica).

V1 p1
T1

V2

p2

T2

p1 / T1 = p2 / T2 2.3.5 Transformao de temperatura: Temperatura de Vapor da gua 100 180 divises 212 373

100 divises Temperatura de congelamento da gua

C 0

F 32

100 divises

K 273

tC 0 = tF 32 = tK 273 100 0 212 32 373 273 Para clculos realizados nas propriedades dos gases, a escala de temperatura utilizada a Kelvin por se tratar de uma escala absoluta.

3 - Produo do ar comprimido 3. Compressores: So mquinas ou equipamentos responsveis por admitir ou sugar o ar da atmosfera, comprimi-lo e envi-lo para uma reservatrio que o armazenar. 3.1. Tipos de compressores: 3.1.1. Compressores de mbolo com movimento linear: Pisto: de efeito simples; duplo efeito; um estgio; dois estgios. Membrana;
13

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Compressor de mbolo rotativo; Multicelular (palhetas); Helicoidal de fuso rosqueado; Tipo Roots. 3.1.2. Turbocompressor Radial; Axial.

3.2. Critrios para a escolha de um compressor: 3.2.1. Volume fornecido: terico e efetivo. 3.2.3. Presso: de regime ou de trabalho. 3.2.4. Acionamento: motor eltrico ou de exploso (gasolina, lcool ou diesel). 3.2.5. Regulagem: 3.2.5.1. De marcha em vazio: - regulagem por descarga atingindo a regulagem mxima, o ar escapa livremente por uma vlvula; regulagem por fechamento atingindo a regulagem, fecha-se o lado da suco; regulagem por garras usada em compressores de mbolo atingindo a regulagem mxima, algumas garras mantm as vlvulas de suco abertas.

3.2.5.2. Regulagem de carga parcial: - regulagem na rotao; - regulagem por estrangulamento. 3.2.5.3. Regulagem intermitente: quando o compressor atinge a presso mxima, o motor desligado e quando atinge a presso mnima o motor ligado. 3.2.5.4. Refrigerao: a refrigerao de um compressor poder ser feita por: gua utilizando um trocador de calor; e por ar dissipando o calor atravs de palhetas.

14

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

3.3. Reservatrio de ar comprimido: no faz parte obrigatoriamente do compressor, tendo as seguintes funes: - estabilizar a distribuio do ar comprimido; - eliminar oscilaes de presso na rede; - separar parte da umidade existente no ar; - garantir reserva de ar.

3.3.1 O tamanho do reservatrio depende: - do volume de ar fornecido pelo compressor; - do consumo de ar; - da rede de distribuio; - da regulagem do compressor; - da diferena de presso na rede. 3.4. Manuteno do compressor: deve-se seguir as orientaes do fabricante, mas existem algumas verificaes peridicas a serem seguidas: - verificar o nvel de leo lubrificante; - filtro de ar; - vlvula de segurana; - drenar o condensado; - manmetro. 3.5. Irregularidades na compresso: 3.5.1. Aquecimento exagerado do compressor: pode ser causado por: - falta de leo no crter; - vlvulas presas ou sujas; - ventilao insuficiente; - vlvula de recalque quebrada; - leo viscoso demais; - filtro de ar entupido.
15

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

3.5.2. Batidas ou barulhos anormais no compressor: - volante solto; - vlvulas mal assentadas; - desgaste nos mancais principais; - jogo nos mancais das buchas no eixo das manivelas; - folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas ou pistes; - sujeira no pisto.

4 - Tubulaes e conexes 4.1. Escolha do dimetro de uma tubulao: O dimetro de uma tubulao da rede de ar comprimido deve ser escolhido de maneira que a queda de presso no ultrapasse 0,1 bar, mesmo se houver um crescente consumo de ar. Quanto maior for a queda de presso, menor ser a rentabilidade e a capacidade do sistema. 4.2. Consideraes para o dimensionamento da tubulao: - volume corrente (vazo); - comprimento da rede; - queda de presso admissvel; - presso de trabalho; - nmero de partes de estrangulamento na rede. Observao: considerar comprimento de reserva para futuras instalaes. 4.3. Tipos de rede de distribuio: primria e secundria. 4.3.1. Tipos de redes primrias de distribuio de ar: - rede de circuito aberta; - rede de circuito fechada;

rede de circuito combinada.

16

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

4.4. Critrios para montar uma rede de distribuio: - as tubulaes devem ter um declive entre 1 e 2% do seu comprimento no sentido do fluxo; sempre que possvel, manter a rede em circuito fechado que permite uma distribuio mais uniforme da presso; retirar a rede secundria da parte superior da primria.

4.5. Materiais utilizados nas redes: 4.5.1. Rede primria: - cobre; - lato; - ao-liga; - tubo de ao preto (galvanizado); - tubos sintticos (plstico). 4.5.2. Rede secundria: - materiais base de borracha (menos usado); - materiais base de polietileno (mais usado). 4.6.. Conexes: acessrios utilizados para unir tubulaes e tambm demais componentes do circuito como, por exemplo, vlvulas, atuadores, etc. 4.6.1. Conexes de tubos metlicos: so encontradas no mercado: - com anel de corte; - com anel de presso; - conexes rebordadas; - de engate rpido, etc.
17

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

4.6.2. Conexes de mangueiras: - conexes com porcas; - conexo espigo; conexes de engate rpido, etc.

5. Unidade de conservao: Partculas de p ou ferrugem e umidade que se condensam nas tubulaes podem ocasionar falhas ou avarias nas vlvulas, por isso perto do local de consumo colocada uma unidade de conservao que composta de: filtro de ar comprimido; regulador de presso; lubrificador de ar comprimido.

5.1. Filtro de ar comprimido A funo do filtro de ar comprimido de reter as partculas slidas e a umidade condensada existente no ar comprimido. 5.2. Regulador de presso O regulador de presso mantm constante a presso de trabalho (secundria), independentemente da presso da rede (primria) e de consumo do ar.

18

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

5.3. Lubrificador de ar comprimido O lubrificador acrescenta ao ar comprimido uma fina nvoa de leo que ir se depositar nas vlvulas e cilindros, proporcionando a esses elementos a necessria lubrificao. 6.. Elementos de trabalho A funo de um elemento de trabalho a de converter a energia hidrulica ou pneumtica em movimento. So classificados em: 6.1. Atuadores lineares A funo de um atuador linear a de converter a energia hidrulica ou pneumtica em movimento linear multiplicando foras. So classificados em: 6.1.1. Atuador linear de simples ao ou simples efeito: Realiza trabalho em um s sentido.

6.1.2. Atuador linear de dupla ao ou duplo efeito: Realiza trabalho nos dois sentidos, tanto no avano quanto no retorno. Tambm conhecido como atuador diferencial, pois a fora de avano maior que a fora de retorno.

19

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

6.1.3. Atuador linear tipo telescpico: composto por vrias hastes.

6.1.4. Componentes de um cilindro hidrulico: 1. camisa; 2. tampa ou flange traseira; 3. tampa ou flange dianteira; 4. 5. 6. 7. 8. 9. haste; retentor dianteiro; bucha guia; limpa trilho; mbolo; amortecedor.
20

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

6.2. Atuadores rotativos: A funo do atuador rotativo a de converter a energia hidrulica ou pneumtica em movimento rotativo, multiplicando fora.

7. Elementos de comando e de regulagem: 7.1. Elementos de comando 7.1.1. Vlvulas direcionais A funo de uma vlvula direcional a de direcionar o sentido de fluxo atendendo necessidade do circuito.

21

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

So caracterizadas por: - nmero de vias; - nmero de posies; - posio de repouso; - tipo de acionamento (comando); - tipo de retorno (para a posio de descanso); - vazo. 7.1.1.2. Smbolos

a) as posies das vlvulas so representadas por quadrados; b) o nmero de quadrados unidos representa o nmero de posies que a vlvula pode assumir; c) as linhas indicam as vias de passagens; a seta indica o sentido de fluxo; d) os bloqueios so indicados dentro dos quadrados com traos transversais; e) a unio de vias dentro de uma vlvula representada por um ponto; f) as conexes (entrada e sada) sero caracterizadas por traos externos que indicam a posio de repouso da vlvula. O nmero de traos indica o nmero de vias; g) outras posies so obtidas deslocando os quadrados, at que coincidam com as conexes; h) as posies de comando podem ser indicadas por letras minsculas; i) vlvula com trs posies de comando. Posio central = posio de repouso.
22

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

7.1.1.3. Tipos de centro das vlvulas

7.1.1.4. Vias de acesso

7.1.1.5. Formas de representao das vlvulas direcionais

23

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

7.1.1.4. Tipos de acionamento

24

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

7.1.1.5. Tipos de acionamentos das vlvulas direcionais: Acionamento por fora muscular

Geral

Por boto

Por alavanca

Por pedal

25

IFSC Acionamento mecnico

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Por apalpador

Por mola

Por rolete apalpador Por rolete apalpador escamotevel (gatilho)

Acionamento eltrico Por eletroim com (bobina solenide):

Um enrolamento ativo

Dois enrolamentos ativos no mesmo sentido

Dois enrolamentos ativos em sentido contrrio

Acionamento pneumtico

Acionamento direto

Por acrscimo de presso (positivo)

Por decrscimo de presso (negativo)

Por acionamento de presso diferencial

26

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Acionamento indireto

Por acrscimo de presso na vlvula de prcomando (servopiloto positivo) Por decrscimo de presso na vlvula de prcomando (servopiloto negativo)

Acionamento combinado
Por eletrom e vlvula de pr-comando (servocomando). Por eletrom ou vlvula de pr-comando

7.1.1.6. Aspectos construtivos: O princpio de construo da vlvula determina: - a fora de acionamento; - a maneira de acionar; - a possibilidade de ligao; o tamanho da construo.

7.1.2. Vlvula de reteno A vlvula de reteno usada para permitir a passagem do fluido num determinado sentido e fazer seu bloqueio no sentido oposto.

27

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

7.1.3. Vlvula de escape rpido Essa vlvula colocada diretamente no cilindro ou o mais prximo dele, com a finalidade de aumentar a velocidade do mbolo.

7.1.4. Vlvula alternadora (funo lgica OU) Essa vlvula empregada quando h necessidade de enviar sinais de lugares diferentes a um ponto comum de comando.

7.1.5. Vlvula de simultaneidade (elemento lgico E) Emprega-se essa vlvula, principalmente, em comando de bloqueio, comandos de segurana e funes de controle em combinaes lgicas.

7.2. Elementos de regulagem 7.2.1. Vlvula reguladora de fluxo Emprega-se essa vlvula para a regulagem da velocidade em atuadores

28

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

7.2.1.1. Mtodos de regulagem de fluxo

Por Desvio

Pela Entrada

Pela Sada

7.2.2. Vlvula de retardo A vlvula de retardo empregada quando h necessidade, num circuito pneumtico, de um espao de tempo entre uma e outra operao em um ciclo de operaes.

29

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

7.2.3. Vlvula de seqncia Essa vlvula utilizada em comandos pneumticos quando h necessidade de uma presso determinada para o processo de comando (comando em dependncia da presso e comandos seqenciais).

7.3. Vlvula limitadora de presso A finalidade dessa vlvula limitar a presso de trabalho a um determinado valor ajustado.

7.4. Vlvula redutora de presso A vlvula redutora de presso tem a funo de manter constante a presso de sada, mesmo havendo variao da presso de entrada, que dever ser sempre maior.

30

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

8. Representao de seqncia de movimentos Quando a instalao hidrulica ou pneumtica realiza vrias operaes, possuindo vrios cilindros e/ou motores, importante que o tcnico de manuteno tenha a seu dispor os esquemas de comando e seqncia para montar ou reparar o equipamento. Esses esquemas permitiro realizar um estudo para localizar o defeito e com isso ganharse tempo na manuteno. Existem vrias formas de representar esta seqncia de trabalho, tais como: - relao em seqncia cronolgica; - tabela; - setas ou smbolos; - diagramas. 8.1. Relao cronolgica Essa relao trata da descrio dos fatos na ordem exata dos acontecimentos. Por exemplo: - o cilindro A avana e eleva os pacotes; - o cilindro B empurra os pacotes no transportador II; - o cilindro A desce; - o cilindro B retorna. 8.2. Tabela Para representar a seqncia de trabalho de uma instalao em uma tabela, devem-se dispor, em colunas, os passos de trabalho e os movimentos dos cilindros. Por exemplo: Movimento do Cilindro A Para cima Para baixo B Para frente Para trs

Passo de Trabalho 1 2 3 4

8.3. Setas ou smbolos As setas ou smbolos oferecem um tipo de representao bem simplificada. Por exemplo: Avano ou + Retorno ou A ou + B ou + A ou B ou 31

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

8.4. Diagrama de movimento Esse diagrama representa o estado de comutao dos elementos de comando.

8.5. Esquemas de comando

32

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

9. Converso pneumtica de sinais Pressostato: tambm conhecidos como sensores de presso, so chaves eltricas acionadas por um piloto hidrulico ou pneumtico. Os pressostatos so montados em linhas de presso hidrulica e ou pneumticas e registram tanto o acrscimo como a queda de presso nessas linhas, invertendo seus contatos toda vez em que a presso do leo ou ar comprimido ultrapassar o valor ajustado na mola de reposio.

10. Equipamentos eltricos 10.1 Equipamentos de entrada de sinais 10.1.1 Interruptor Elemento de comutao acionado manualmente com, pelo menos, duas posies de comutao, e que permanece em cada uma das posies aps o acionamento.

10.1.2. Botoeira Elemento de comutao acionado manualmente, com reposio automtica aps a retirada da fora de acionamento.

10.1.3. Chave fim de curso Elemento de comutao acionado mecanicamente, cuja finalidade transmitir informaes da instalao ao comando.

33

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

10.2.Equipamento para processamento de sinais 10.2.1. Contator de potncia Elemento de comutao, acionado eletromagneticamente, sendo, portanto, comandado indiretamente. Trabalha com potncia elevada, sendo utilizado para o comando de elementos de trabalho: eletroms, motores eltricos, etc.

Comutao direta para inverso do sentido de rotao de motores trifsicos

34

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

10.2.2. Contator auxiliar Elemento de comutao de potncia baixa, utilizado para auxiliares. comutao de circuitos

10.2.3. Rel de tempo Elemento de comutao temporizado, com retardo de fechamento ou de abertura.

35

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

11.3. Equipamento de sada de sinal 11.3.1. Vlvula magntica Elemento conversor eletromecnico

12. Montagem de tarefas 12.1. Comando pneumtico bsico direto:

36

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.2. Comando em srie:

37

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.3. Comando em paralelo:

38

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.4. Comando bsico indireto com simples piloto positivo:

39

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.5. Comando bsico indireto com duplo piloto positivo:

1 2 1 2 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula reguladora de fluxo unidirecional Vlvula 5/2 vias duplo piloto positivo Vlvula 3/2 vias NF de boto, retorno por mola Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes No Ident. 1.01 - 1.02 1.1

40

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.6. Comando de cilindro com escape rpido no avano:

1 1 1 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula de escape rpido Vlvula 5/2 vias simples piloto, retorno por mola Vlvula 3/2 vias NF de boto, retorno por mola Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes

41

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.7. Comando de ciclo nico com retorno automtico:

1 2 1 1 1 1 1 1 Q.Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula reguladora de fluxo unidirecional Vlvula 5/2 vias, duplo piloto Vlvula alternadora (elemento OU) Vlvula 3/2 vias de alavanca, retorno por mola (NF) Vlvula 3/2 vias de rolete, retorno por mola (NF) Vlvula 3/2 vias de boto, retorno por mola (NF) Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes No Ident. 1.3

42

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.8. Comando de inverso em dependncia de presso (ciclo nico):

1 1 1 1 1 Q.Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, duplo piloto Vlvula de sequncia Vlvula 3/2 vias NF de boto, retorno por mola Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes No Ident. 1.3

43

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.9. Comando de inverso em dependncia de presso com controle mecnico (ciclo nico):

1 1 1 1 1 1 Q.Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, duplo piloto positivo Vlvula 3/2 vias NF de rolete, retorno por mola Vlvula de seqncia Vlvula 3/2 vias NF de boto, retorno por mola Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes

44

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.10. Comando de inverso e corte de sinal em dependncia de tempo (ciclo nico):

1 1 2 1 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, duplo piloto positivo Vlvula 3/2 vias NF de rolete por mola Temporizador pneumtico NF (timer) Vlvula 3/2 vias NF de boto, retorno por mola Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes No Ident. 1.3

O retorno do mbolo acontece, mesmo que o boto de partida esteja acionado.

45

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.11. Comando de ciclo contnuo com parada no avano ou no retorno:

1 2 1 2 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula reguladora de fluxo unidirecional Vlvula 5/2 vias, duplo piloto positivo Vlvula 3/2 vias NF, de rolete com retorno por mola Vlvula 3/2 vias NF, de boto com trava Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes No Ident. 0,2

46

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.12. Comando seqencial com vlvula Flip-Flop

2 2 1 3 1 1 1 2 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, duplo piloto positivo Vlvula de escape rpido Vlvula reguladora de fluxo unidirecional Vlvula 3/2 vias NF, (Flip - Flop) Vlvula alternadora (elemento OU) Vlvula 3/2 vias NF de gatilho, retorno por mola Vlvula 3/2 vias NF de rolete, retorno por mola Vlvula 3/2 vias de boto, retorno por mola Unidade de conservao (FRL) Denominaes e observaes No Ident. 1.4

47

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.13. Comando eletropneumtico bsico com cilindro de simples ao:

1 1 1 Q. Equip. Precauo

Cilindro de simples ao com retorno por mola Vlvula 3/2 vias NF, simples solenide (C1) com retorno por mola Boto de comando (pulsador) Denominaes e observaes b1 No Ident. 1.1

Verifique se os tubos plsticos e os fios esto conectados corretamente aos equipamentos, antes de energiz-los.

48

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.14. Comando eletropneumtico bsico com cilindro de dupla ao:

1 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, acionada por solenide, pilotada por ar, retorno por mola Boto de comando (pulsador) Denominaes e observaes No Ident. 1.1

49

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.15. Comando em srie:

1 1 2 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, acionada por solenide, pilotada por ar, retorno por mola Boto de comando Denominaes e observaes

50

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.16. Comando em paralelo:

1 1 2 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, acionada por solenide, pilotada por ar, retorno por mola. Boto de comando Denominaes e observaes

51

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.17. Comando com vlvula de impulso:

1 1 2 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 5/2 vias, duplo solenide, duplo piloto indireto Boto de comando Denominaes e observaes

52

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.18. Comando de auto-reteno:

1 1 1 2 Q. Equip.

Cilindro de simples ao Vlvula 3/2 vias NF, simples solenide Contator auxiliar 2 contatos NA Boto de comando Denominaes e observaes

53

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.19. Comando com retorno automtico (duplo solenide):

1 1 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 4/2 vias, duplo solenide Chave fim-de-curso de rolete Boto de comando Denominaes e observaes

54

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.20. Comando bsico com retorno automtico (simples solenide):

1 1 1 1 1 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 4/2 vias, simples solenide Contator auxiliar Chave fim-de-curso de rolete Boto de comando Denominaes e observaes

55

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.21. Comando de auto - reteno (ciclo contnuo):

1 1 2 1 2 Q. Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 4/2 vias, simples solenide Chave fim-de-curso de rolete Boto de comando com trava ou comutador Boto de comando Denominaes e observaes

56

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.22. Comando com rel de tempo:

2 2 1 1 4 1 1 Q.Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 4/2 vias, simples solenide Temporizador (rel de tempo) Contator auxiliar Chave fim-de-curso de rolete Boto de comando com trava Boto de comando Denominaes e observaes

57

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.23. Circuito seqencial com vlvula de impulso:

2 2 3 4 5 Q.Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 4/2 vias, duplo solenide Contator auxiliar Chave fim-de-curso de rolete Boto de comando Denominaes e observaes

58

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

12.24. Circuito seqencial com comando de auto-reteno.

2 2 5 4 5 Q.Equip.

Cilindro de dupla ao Vlvula 4/2 vias, simples solenide Contator auxiliar Chave fim-de-curso de rolete Boto de comando Denominaes e observaes

Movimento (A + B + A - B -)

59

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.1. Circuito hidrulico bsico linear:

60

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.2. Circuito hidrulico bsico rotativo:

61

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.3. Circuito hidrulico regenerativo:

62

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.4. Circuito hidrulico com controle de velocidade:

63

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.5. Circuito hidrulico com controle de velocidade:

64

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.6. Circuito hidrulico com aproximao rpida, avano controlado e retorno rpido:

65

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.7. Circuito hidrulico em seqncia:

66

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.8. Circuito com contrabalano:

67

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.9. Circuito hidrulico em seqncia com presso reduzida para a primeira operao:

68

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

14.10. Circuito hidrulico em seqncia com velocidade controlada na segunda operao:

69

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Smbolos bsicos funcionais


Pneumtico Hidrulico Fluxo Fonte de presso Descrio

Motor eltrico

Motor trmico

Silenciador

Reservatrio aberto atmosfera Reservatrio com linha terminando abaixo do nvel de fluido

Reservatrio pressurizado

Bocal de enchimento

70

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Smbolos de linhas de fluxo


Pneumtico e hidrulico Descrio Linha de trabalho, de retorno ou de alimentao Linha de pilotagem Linha de dreno ou sangria Mangueira ou tubo flexvel

Linha eltrica

Unio de linhas

Linhas cruzadas, no conectadas

Sangria de ar

Compressores e bombas
Pneumtico Hidrulico Descrio

Com um sentido de fluxo

Com dois sentidos de fluxo

Bomba hidrulica de deslocamento varivel com um sentido de fluxo Bomba hidrulica de deslocamento varivel com dois sentidos de fluxo

71

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Motores/Atuadores rotativos
Pneumtico Hidrulico Descrio

Com um sentido de fluxo

Com dois sentidos de fluxo

Com um sentido de fluxo e deslocamento varivel Com dois sentidos de fluxo e deslocamento varivel

Motor oscilante Bomba/motor de deslocamento fixo com reverso do sentido de fluxo (funcionamento como bamba ou motor conforme o sentido de fluxo)

Cilindros/Atuadores lineares
Pneumtico e hidrulico Descrio Cilindro de ao simples com retrao por uma fora no especificada (smbolo geral quando o mtodo de retorno no for especificado) Cilindro de ao simples com retrao por mola Cilindro de ao dupla com haste simples

Com dois amortecimentos fixos Com dois amortecimentos regulveis

72

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Cilindro telescpico com intensificador de presso

Cilindro telescpico com ao simples Cilindro telescpico com ao dupla Cilindro telescpico com conversor hidropneumtico Cilindro telescpico com haste dupla Cilindro telescpico com cilindro diferencial

Observao O funcionamento do cilindro depende da diferena das reas efetivas de cada lado do mbolo Com um amortecimento fixo no avano Com um amortecimento fixo na retrao Com um amortecimento regulvel no avano Com um amortecimento regulvel na retrao

73

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Smbolos acumuladores
Hidrulico Descrio Acumulador (smbolo gernrico)

Acumulador por mola(s)

Acumulador por peso

Acumulador por gs (genrico)

Acumulador por gs com bexiga

Acumulador por gs com membrana

Acumulador por gs com mbolo

Trocadores de calor
Pneumtico e hidrulico Descrio Resfriador (smbolo genrico). O sentido das setas no losango indica a dissipao de calor sem representao das linhas de fluxo do meio refrigerante Resfriador (smbolo genrico). O sentido das setas no losango indica a dissipao de calor com representao das linhas de fluxo do lquido refrigerante Resfriador (smbolo genrico). O sentido das setas no losango indica a dissipao de calor com representao das linhas de fluxo do gs refrigerante

74

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Smbolos de filtros, purgadores e lubrificantes


Pneumtico Hidrulico Descrio Filtro (smbolo genrico)

Purgadores com dreno manual Purgadores com dreno automtico Filtro com purgador com dreno manual Filtro com purgador com dreno automtico Filtro com purgador com desumidificador de ar Filtro com purgador com lubrificador

Filtro com purgador com unidade condicionadora

Vlvulas direcionais
Pneumtico e hidrulico Descrio 2 vias com 2 posies posio normal fechada (NF)

2 vias com 2 posies posio normal aberta (NA)

3 vias com 2 posies posio normal fechada

3 vias com 2 posies posio normal aberta

75

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

4 vias com 2 posies

4 vias com 3 posies posio intermediria com sadas livres para R 4 vias com 3 posies posio intermesiria fechada

5 vias com 2 posies

5 vias com 3 posies

Acionamento das vlvulas


Pneumtico Hidrulico Descrio Acionamento direto por piloto externo por aplicao ou por acrscimo de presso Acionamento direto por piloto externo por despressurizao Acionamento indireto por acrscimo de presso Acionamento indireto por despressurizao Acionamento indireto por reas de atuao diferentes (no smbolo, o retngulo maior representa a rea de atuao maior Acionamento combinado por solenide com piloto e dreno (hidrulico), exausto (pneumtico) externo

76

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Acionamento combinado por solenide com piloto e dreno interno Acionamento combinado por solenide ou piloto Acionamento combinado por solenide e piloto ou por ao muscular Smbolo bsico, sem indicao do modo de operao Boto de acionamento manual Alavanca de acionamento manual Pedal

Apalpador ou pino

Mola

Rolete Rolete articulado ou gatilho (operando em um nico sentido) Acionamento por solenide com uma bobina Acionamento por solenide com duas bobinas, operando em sentido oposto Acionamento por solenide com uma bobina operando proporcionalmente Acionamento com duas bobinas operando proporcionalmente em sentidos opostos Acionamento por motor eltrico reversvel

77

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Vlvulas de presso
Pneumtico Hidrulico Descrio Vlvula de alivio, de segurana, limitadora de presso ou de seqncia diretamente operada Vlvula de alivio, de segurana, limitadora de presso ou de seqncia comandada por piloto a distncia Vlvula de alivio, de segurana ou limitadora de presso properada com piloto e dreno interno Vlvula de alivio, de segurana ou limitadora de presso properada com piloto externo e dreno interno Vlvula de alivio, de segurana ou limitadora de presso properada com dreno esterno e comando a distncia Vlvula de alivio, de segurana ou limitadora de presso properada com vlvula de seqncia (simbologia no normalizada)

Vlvula redutora de presso com conexo de descarga

Vlvula redutora de presso com conexo de descarga, com comando a distncia

Normalmente fechada, com um estrangulamento

78

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Normalmente aberta, com um estrangulamento

Normalmente fechada com dois estrangulamentos

Vlvula redutora de presso diretamente operada

Vlvula redutora de presso com comando a distncia

Vlvula redutora de presso com vlvula reguladora de presso diferencial

Vlvula redutora de presso com vlvula reguladora de presso proporcional

Vlvulas de bloqueio
Pneumtico Hidrulico Descrio Vlvula de reteno dupla ou germinada Vlvula alternadora (elemento OU)

Vlvula de escapa rpido

Vlvula de simultaneidade (elemento E)

Vlvula de reteno sem mola

Vlvula de reteno com mola

79

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Vlvula de reteno pilotada

Vlvulas de fluxo Pneumtico e hidrulico


Descrio Estrangulamento influencivel pela viscosidade Estrangulamento no influencivel pela viscosidade Com orifcio de passagem fixo Com orifcio de passagem regulvel

Vlvulas reguladoras de vazo com orifcio de passagem fixo Vlvulas reguladoras de vazo com orifcio de passagem fixo e descarga no reservatrio

Observao Igual anterior porm o excesso do fluxo descarregado no reservatrio Vlvulas reguladoras de vazo com vazo regulvel

Vlvulas reguladoras de vazo com vazo regulvel com descarga no reservatrio

Vlvulas reguladoras de vazo om controle unidirecional

80

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Instrumentos e acessrios
Pneumtico e hidrulico Descrio Manmetro ou vacumetro (a linha pode ser conectada a qualquer ponto da circunferncia)

Termmetro

Medidor de vazo

Pressostato

Fluxostato

Componentes eltricos
Smbolo Descrio

Contato NA

Contato cumutador

Contato NF

Boto liso tipo pulsador

Boto com trava

Boto giratrio com trava

Boto tipo cogumelo com trava

Chave fim de curso tipo rolete

81

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Chave fim de curso tipo gatilho

Sensor indutivo

Sensor capacitivo

Sensor ptico

Rel auxiliares

Rel temporizadores com retardo na ligao Rel temporizadores com retardo no desligamento

Contador predeterminadoo

Indicador luminoso e indicador sonoro

Rel auxiliar comutador

Solenide

82

IFSC

Eletrohidrulica e Eletropneumtica Industrial

Pressostatos

Rel

83

You might also like