You are on page 1of 2

Texto de Nino Denani para o site ArteFolk (WWW.artefolk.com.br) Amigos, Ainda quero falar a respeito de nossas relaes interpessoais.

Na ultima semana lancei um tpico em um texto de meio que deixei no ar para ver se algum viria a complementar minha idia mas, como no foi o caso, vou colocar aqui a concluso a que chego. Acho estranho algumas questes que venho reparando ultimamente. Engraado como todos ns, sem exceo, aconselhamos nossos irmos a estudar. Sempre dizemos aos novos, aos nossos irmos mais novos, que estudar, em nossa filosofia religiosa, fundamental. Mas quantos de ns damos suporte a isso? Sim, porque sugerir fcil, parece at ser caridoso, mas s a sugesto, apesar de ser um incio, no vale muito sem o suporte adequado. Estive observando isso por esses tempos atrs. Dentro da Umbanda, por exemplo, a premissa do estudo doutrinrio sempre enaltecida. Mas raramente se diz: estude aqui, ali, com esse livro, com aquele autor. Geralmente se para no bsico: Chico Xavier, Kardec, quando muito, para aqueles que so asseclas, principalmente, Saraceni ou Rivas Neto. As vezes at Mata e Silva. Mas por que? Isso lugar comum e no adianta muito simplesmente indicar tais leituras. O nefito at se esforar a aprender, ler os livros, mas at conseguir formar uma opinio crtica a respeito pode demorar. E as coisas podem at ser incongruentes. No adianta um Umbandista em incio de desenvolvimento ler o Livro dos Espritos, pois ele no se identificar com ele de imediato, no entender as nuances que existem, porque Kardec no conviveu com elas em seu tempo. No se identificando, no levar em conta e a leitura passar desapercebida. O que fazer ento? a que entra o irmo mais velho, que aquele que tem um tempo a mais de entendimento do assunto: mesmo que seja algumas semanas a mais. obrigao dele dar as indicaes e acompanhar o crescimento de seu irmo, pois s assim ele conseguir crescer. Ensinar , ao bem da verdade, a nica maneira de aprender. Ler algo, assimilar seu contedo e guardar para voc no serve para nada, algo que ficar insosso e cair no esquecimento. Diga para mim qual grande mestre que fez isso? Duvido que voc encontrar algum, pois eles entendiam o valor do ensinar. Ok, entendo que existem certas coisas na Umbanda, principalmente, que no podem ser ditas para qualquer um. Sim, temos o ArteFolk a mais de um ano no ar e nunca falamos essas coisas, mas ainda assim fazemos o mximo para passar o mximo de conhecimento. E no tentamos humilhar algum nem nos colocar na posio de mestres: fazemos como uma conversa amigvel, propomos vises e deixamos as pessoas encontrarem suas verdades. Pelo menos o que tentamos e, acredito, alcanados algum xito, pelos comentrios e emails que recebemos. Claro que, tambm, estamos sempre abertos a novas opinies, foi assim que conhecemos o Tambor de Mina, coisa que nem passava pela nossa mente h um ano atrs. Se nos fechssemos para essa informao, teramos perdido conhecimentos valiosos e amigos importantes que passaram por aqui.

Mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que ns que j temos algum tempo de Espiritualidade, mesmo que seja s alguns meses, temos a obrigao de ensinar aqueles que chegam agora. E se no tivermos o ensinamento completo, temos a obrigao de correr atrs do que falta, mas no com a inteno mesquinha de guardar para ns, e sim com a nobre proposta do ensinar. E se voc no souber o que lhe foi perguntado, junte-se ao seu irmo em busca da resposta. Alm de conhecimento, voc conseguir um amigo. E voc que quer guardar algo para voc: Isso mesquinhez. tentar manipular algum pelo poder da informao. negar ao seu irmo a oportunidade de andar com as prprias pernas. H coisas que no podem ser ensinadas para qualquer um? Sim, isso verdade. Mas dentro da esfera das pessoas comuns, daquelas que vivem suas vidas e tem os problemas que todos tem, essas coisas secretas no so to importantes quanto parece. No a isso que eles querem, simplesmente um direcionamento. Na prxima vez que algum for perguntar algo, lembre-se disso. Muitas vezes as pessoas no procuram estudar simplesmente porque no sabem por onde comear. E se comearam por voc, isso deve ser uma honra, no um incmodo. Abs.

You might also like