You are on page 1of 16

TCNICAS DE CONSTRUO CIVIL E CONSTRUO DE EDIFCIOS

FORROS
APS ESTUDAR ESTE CAPTULO; VOC DEVER SER CAPAZ DE: Escolher o tipo de forro ideal para a sua edificao; Executar corretamente os apoios das lajes pr fabricadas; Especificar corretamente o escoramento e contraventamento das lajes pr fabricadas; Especificar o tipo de armadura adicianal para as lajes pr fabricadas Executar corretamente a cura e a desforma.

Existem vrios tipos de forros. Dependendo do tipo de obra, fica a cargo do projetista a sua escolha, levando em considerao a acstica, o acabamento, a esttica, etc... Os forros mais comuns so: madeira, gesso, aglomerados de celulose, laje macia, laje pr-fabricada, lajes protendidas, etc... 5.1 - FORRO DE MADEIRA Geralmente so lminas de pinho, pinus, ip, jatob, muiracatiara, etc...(Figura 5.1) e so pregadas em entarugamentos executados de 0,50 a 0,50m, presos s lajes ou nas estruturas do telhado, por buchas e parafusos ou pendurados por tirantes (Figura 5.2; 5.3)

Figura 5.1 - Tipos de forros de madeira

em telhado

Figura 5.2 - Fixao do forro na estrutura do telhado

89

Figura 5.2 - Fixao do forro em laje e em tirantes para execuo de rebaixos

5.2 - LAJES PR-FABRICADAS Originam-se das lajes nervuradas e das lajes nervuradas mistas, onde , em geral, as peas pr-fabricadas so empregadas para a formao das nervuras. Entre elas, colocam-se elementos intermedirios de cermica, concreto, EPS ou outros materiais, e o revestimento de concreto, feito no local, tem a funo de solidarizar os elementos, alm de resistir os esforos compresso, oriundos da flexo. As variedade desse produto grande e a sua escolha depende de vrios fatores tais como: estrutural, econmico, etc... Podemos ter: - Laje pr-fabricada "comum" - Laje trelia - Tipo Braslia - Protendidas etc... Nesta apostila abordaremos as lajes pr "comum" e as trelias, visto serem as mais utilizadas em obras de pequeno porte. 5.2.1 - Generalidade sobre a laje pr-fabricada "comum" a) - Elementos que a compem: Vigota de concreto pr fabricada; Enchimento entre as vigotas de tijolo cermico, elemento de concreto ou EPS; Capa de concreto (capeamento) de espessura e = varivel (Figuras 5.4 e 5.5)

90

Figura 5.4 - Elementos da laje pr fabricada comum

b) - Variao das alturas: A diferente altura dos elementos de enchimento, com o lanamento de capas de concreto em espessura adequada, resulta nas variadas alturas de lajes (Figura 5.5). - A diferente largura dos elementos de enchimento, proporciona os variados intereixos entre as vigotas. - As mais usuais so: 10 para forro e 12 para piso, em vos mximos de 4,50m. Para vos maiores, o ideal seriam outros tipos de lajes. - Geralmente o concreto utilizado para realizar o capeamento das lajes pr fabricadas o de 18Mpa, 20 Mpa, ou segundo a orientao do calculista.

Figura 5.5 - Variao das alturas de uma laje pr fabricada comum

c) - Armaduras usuais: Armadura de distribuio. A armadura de distribuio em lajes pr-moldadas tem a finalidade de limitar a fissurao que poder ocorrer pela retrao e/ou variao de temperatura e ainda melhora a monoliticidade do painel da laje, aumentando sua rigidez e evitando a fissurao decorrente de deslocamento diferenciais, que devero ocorrer entre suas vigotas de concreto. Caso no esteja especificado no projeto podemos adotar no mnimo: forro = malha 6,3mm de 33 x 33cm piso = malha 6,3mm de 25 x 25cm mnimos 3 por metro, ou em tela soldada leve para laje. aconselhvel que a ferragem de distribuio, no sentido da vigota pr fabricada, seja posicionada sobre a mesma. A armadura de distribuio atinge maior eficincia quando utiliza-se ao com dimetro menor e em quantidade maior. 91

Armadura negativa. A armadura negativa utilizada quando a laje for semi engastada na estrutura, contnua ou em balano. A funo da armadura negativa combater os momentos negativos formados pelos vnculos utilizados (Figuras 5.6; 5.7; 5.8; 5.9). Caso no esteja especificado no projeto podemos adotar: sobre a vigota, comprimento l/4, podendo tambm estar posicionada sobre o elemento de enchimento (a quantidade dever ser fornecida pelo fabricante ou calculista).

d) - Tipos de apoios:
APOIO EM ALVENARIA

Figura 5.6 - Apoio da laje pr comum sobre alvenaria


APOIO EM VIGAS

Figura 5.7 - Apoio da laje pr comum em estruturas de concreto armado


BEIRAIS

Figura 5.8 - Apoio da laje pr comum passante em beirais

92

Figura 5.9 - Apoio da laje pr comum balaneado em beirais

f) - Reforos usuais: Devemos evitar o apoio de elementos estruturais diretamente sobre as lajes pr fabricadas. Caso no seja possvel executar uma viga para receber as cargas provenientes de paredes ou muretas, devemos criteriosamente executar um reforo na laje pr fabricada (Figura 5.10). Estes reforos devem ser indicados pelo fabricante ou pelo engenheiro calculista.

Figura 5.10 - Exemplo de reforos em laje pr comum

g) - Vos livres e consumos de materiais: A Tabela 5.1 indica os vo livres mximos para intereixo de 41cm dependendo do tipo de apoio e sobrecargas utilizadas. E a Tabela 5.2 o consumo de materiais para capeamento e nervuras por m2 de laje pr fabricada comum.

93

Tabela 5.1 - Vos livres mximos para laje pr fabricada comum

Tabela 5.2 - Consumos de materiais para capeamento por m2 de laje

5.2.2 - Generalidades sobre laje Trelia So lajes em que a viga pr-fabricada constituda de armadura em forma de trelia, e aps concretada, promove uma perfeita solidarizao, tendo ainda a possibilidade de utilizar armadura transversal. Este sistema de pr fabricao conjuga uma srie de elementos estruturais independentes, formando com seus componentes, um sistema de pr fabricao semi-fechado e parcial da construo industrializada, integralmente compatibilizado com os sistemas convencionais. Como em qualquer sistema de pr-fabricao na construo industrializada, o sistema de laje trelia dever ser considerado na fase do projeto, visando alcanar melhor aproveitamento e eficincia. a) - Elementos que a compem: constituda por uma armadura treliada, variando de 7,0 a 25cm de altura, e a mesa inferior concretada com 3 cm de espessura e de 12 a 13cm de largura. O elemento de enchimento pode ser cermico de concreto ou EPS (Figura 5.11)

94

Figura 5.11 - Elementos de uma laje pr fabricada trelia

b) - Variao das alturas: A diferente altura do elemento de enchimento e a variao da altura da trelia mais a espessura do capeamento, resulta nas variadas alturas da laje (Figura 5.12). - A diferente largura dos elementos de enchimento, proporciona os variados intereixos entre as vigotas. - Geralmente o concreto utilizado para realizar o capeamento das lajes pr fabricadas o de 18Mpa, 20 Mpa, ou segundo a orientao do calculista.

Figura 5.12 - Exemplo das variaes das alturas da laje trelia

c) - Armaduras usuais: Armadura de distribuio Tem as mesmas funes das armaduras de distribuio descrita para as lajes pr fabricadas comuns, sendo no mnimo ou a critrio do calculista como: forro = 6,3mm a cada 33cm piso = 6,3mm a cada 25cm mnimos 3 por metro

No caso de laje trelia, podemos posicionar a armadura de distribuio, no sentido perpendicular a vigota, formando um ngulo aproximadamente de 90 em relao ao vergalho negativo da vigota treliada.

95

A altura da armao treliada deve ser igual a altura do elemento intermedirio (lajota cermica, bloco de concreto, EPS). Portanto a armadura de distribuio posicionada sobre o ao negativo da armao treliada fica no mnimo 1,0cm acima do elemento intermedirio proporcionando o envolvimento do capeamento de concreto no ato da concretagem. Nas lajes trelias ,alm da finalidade descrita para as lajes comuns, a armadura de distribuio assume dentro da laje trelia a funo de combater as tenses de cizalhamento que surgem entre a alma e a aba das nervuras das lajes trelias. A armadura de distribuio atinge maior eficincia quando utiliza-se ao com dimetro menor e em quantidade maior. Armadura negativa. A armadura negativa negativa deve estar posicionada em cima de cada viga trelia, com no mnimo 2 , sendo que sua bitola dever ser fornecida pelo calculista, ou fabricante. d) - Tipos de apoios e reforos: Na laje trelia podemos ter uma mobilidade das paredes internas, que podem ser apoiadas diretamente sobre a laje, e ainda nos permite em certos casos a passagem de tubulaes(Figura 5.16). Isso facilitado pelo fato da vigota ser concretada na obra, possibilitando efetuar vrios reforos (Figuras 5.14; 5.16; 5.16)

Figura 5.13 - Apoio da laje trelia em estrutura de concreto armado

Figura 5.14 - Armadura adicional de trao

96

Figura 5.15 - Armadura adicional de compresso

Armaduras adicionais

Figura 5.16 - Reforos em laje trelia

Na laje trelia temos facilidade na execuo de nervuras perpendicular as vigotas, para reforos em aberturas do tipo domos, pergolados, etc (Figura 5.17), e no seu transporte (Figura 5.18)

97

Figura 5.17 - Exemplo de execuo de nervuras

Figura 5.18 - Manuseio da laje trelia

e) - Vos livres: Na Tabela 5.3 temos os vos mximos para intereixo de 45cm dependendo do tipo de apoio e sobrecarga adotada.

98

Tabela 5.3 - Vos mximos para a laje trelia

f) - Vantagens: - Perfeita planimetria dos tetos, dada a ausncia de contraflecha inicial. Como conseqncia, o trabalho de revestimento com chapisco, emboo e reboco, fica extremamente facilitado e rpido, permitindo menor consumo de argamassa. - Garantia de inexistncia de fissuras nos tetos, porquanto a alma metlica garante a perfeita ligao da VIGOTA ao concreto, completado na obra, impedindo a rotao da VIGOTA quando o pavimento entrar em carga. - Facilidade de manuseio e transporte, conferido pelo prprio formato da VIGOTA. - Facilidade de montagem, dada leveza da VIGOTA, de aproximadamente 12kg por metro linear. - Execuo de balanos aliviados sem necessidade de contrabalano. - Comportamento ao fogo idntico ao do concreto armado, permitindo a utilizao de PISOS LEVES nas construes, onde se exija resistncia ao do fogo - Podem ser aplicadas na obra, dispensando a utilizao de um concreto complementar. De fato, em pequenas obras onde apenas se consegue um concreto fck 18,0 , esta caracterstica traduz-se numa segurana para o construtor. 5.2.3 - Montagem e execuo das Lajes pr-fabricadas J no incio da obra, deve-se pedir para o fornecedor, quando as paredes estiverem com 1,00m de altura, para que sejam tiradas as medidas para a confeco das vigas. Chegando as paredes no seu respaldo, executa-se a cinta de amarrao, ou uma viga armada, sobre a qual se apoia ou se semi-engastam as vigotas da laje pr-fabricada. As vigotas geralmente so colocadas nas menores dimenses dos ambientes, ou de acordo com o projeto, e procedendo-se da seguinte forma:

99

a) - Escolha do material: Verificar a colocao somente pela planta que lhe fornecida junto ao material, para a escolha das vigas, das armaduras de distribuio e das armaduras negativas. b) - Escoramento: Todos os vos superiores a 1,50m para as lajes pr-fabricadas "comuns" e 1,20 a 1,40m para as lajes trelias (piso e forro respectivamente), devero ser escorados por meio de tbuas colocadas em espelho, sobre chapuz, e pontaletadas (Figura 5.19). Os pontaletes devero ser em n de 1(um) para cada metro, e so contraventados transversal e longitudinalmente, assentados sobre calos e cunhas, em base firme, que possibilitem a regulagem da contra flecha fornecida pelo fabricante, geralmente de aproximadamente 0,4% do vo livre.

Figura 5.19 - Exemplo de escoramento para laje pr fabricada

c) - Colocao da laje: A vigota pr-fabricada dever estar centrada no vo, de modo que a superfcie de contato do concreto seja a mesma para cada apoio. Coloque a viga usando uma intermediria em cada extremidade para espa-las exatamente. A primeira carreira de intermediria deve apoiar, de um lado sobre a parede ou apoio e do outro sobre a primeira vigota. Coloque todas as intermedirias restantes entre as vigotas pr-fabricadas (Figura 5.20).

100

As vigotas pr-fabricadas devero estar sempre apoiadas pelo concreto, visto que os ferros no tem rigidez suficiente para tal. (detalhe na Figura 5.20)

Figura 5.20 - Detalhe da colocao da laje pr fabricada

d) - Armaduras de distribuio e negativas: Distribuir os ferros de acordo com as indicaes de bitola e quantidades da planta fornecida pelo fabricante. A armadura negativa no caso de laje pr-fabricada "comum" deve ficar sobre a vigota e no meio da espessura da capa de concreto. No dever ficar nas juntas, entre as vigotas e os blocos de cermica. No caso de laje trelia, a armadura poder ser amarrada junto ao banzo da vigota prfabricada.

Figura 5.21 - Detalhe da colocao da armadura negativa

101

Aps a colocao das armaduras podemos colocar os conduites e as caixinhas da parte eltrica. Os conduites devem ficar bem fixos junto a laje e sobre a armadura de distribuio e negativa. Ter o cuidado de no estrangular os conduites nas curvas. As caixinhas devem ser preenchidas com serragem mida para evitar a entrada do concreto no momento da concretagem. e) - Concretagem: Molhar bem o material antes de lanar o concreto, este deve ser socado com a colher de pedreiro , para que penetre nas juntas entre as vigas pr-fabricadas e os blocos cermicos. Salvo alguma restrio do calculista, o concreto da capa ser de trao 1:2:3 com resistncia mnima aos 28 dias de 18 a 20 MPa. Quanto s espessuras das capas de concreto para cada caso podemos seguir o tem "b" das generalidades descritas neste captulo. Para se concretar lajes que foram executadas sem escoramento (pequenos vos), ou com uma linha de escoramento, conveniente que se concrete primeiramente junto aos apoios para solidarizar as pontas das vigotas pr-fabricadas. f) - Cura do concreto e desforma Aps o lanamento do concreto a laje dever ser molhada, no mnimo, trs vezes ao dia durante trs dias (verificar maiores detalhes sobre cura na Anotaes de Aula no 11). O descimbramento da laje pr-fabricada, como em qualquer estrutura, deve ser feito gradualmente e numa seqncia que no solicite o vo a momentos negativos, geralmente em torno de 21 dias para pequenos vos e 28 dias nos vos maiores, salvo indicaes do responsvel tcnico. Nas lajes de forro aconselhvel que o escoramento seja retirado aps a concluso dos servios de execuo do telhado. g) - Cuidados Para caminhar sobre a laje durante o lanamento do concreto, aconselhvel faz-lo sobre tbuas apoiadas nas vigotas para evitar quebra de materiais ou possveis acidentes.

Figura 5.22 - Detalhe do apoio das tbuas

102

ANOTAES

1 Verificar sempre os escoramentos e contraventamentos. 2 Verificar o comportamento estrutural dos apoios das lajes pr fabricadas. 3 Proporcionar uma contra flecha compatvel com o vo a ser vencido. 4 Molhar at a saturao a concretagem no mnimo 3 dias e trs vezes ao dia. Noes de segurana: Andar sempre sobre passarela executada com tbuas e nunca no elemento intermedirio, mesmo sendo bloco de concreto. Para evitar quedas de operrios ou de materiais da borda da laje deve-se prever a colocao de guarda corpo de madeira ou metal, com tela, nas bordas da periferia da laje. Utilizar andaimes em todos os trabalhos externos laje.

103

You might also like